Categorias
Histórias

Fanta Jota Quest: uma banda numa propaganda de refrigerantes

“A juventude é uma banda numa propaganda de refrigerantes”. Assim cantava Humberto Gessinger na canção “Terra de Gigantes”, lançada em 1987, dos Engenheiros do Hawaii. Mas o que esse verso tem a ver com Jota Quest e, ainda, com ônibus?

Em julho de 2000, a banda mineira Jota Quest lançou seu terceiro álbum, chamado “Oxigênio”. Com participações especiais de vários artistas já consagrados, como Milton Nascimento e Zé Ramalho, o grupo, que já era conhecido, fez ainda mais sucesso, colocando a música “Dias Melhores” no topo das rádios FM brasileiras. De carona com o sucesso do novo disco, a banda de Rogério Flausino foi convidada para fazer uma campanha publicitária para o refrigerante Fanta, que seria veiculada no final do ano 2000 e verão de 2001.

Um dos comerciais gravados pela banda Jota Quest em campanha para o refrigerante Fanta, em 2001.

No final do ano de 2000, a parceria entre a Fanta e a banda Jota Quest rendeu uma novidade para o mundo do ônibus. Um Busscar Panorâmico DD da empresa Horizonte Turismo, de Belo Horizonte, foi inteiramente envelopado com o tema da campanha “Fanta – Jota Quest, a todo vapor“. Envelopar um ônibus inteiro ainda pode custar caro em 2019, mas no começo da década passada, era caríssimo. O envelopamento começou a ganhar espaço depois que os ônibus com vidros colados se tornaram uma tendência, a partir do final de década de 1990. A lateral inteiramente lisa e livre dos movimentos das janelas era um convite aos adesivos.

Nos vidros, utilizam-se adesivos com pequenos furos, muito próximos entre si, que permitem a visualização de dentro para fora, mas são imperceptíveis para quem olha um pouco mais de longe.

Uma bela recordação: comercial da campanha Fanta Jota Quest, com a participação especial do famoso Panorâmico DD inteiramente envelopado. Fonte: Jota Quest, página oficial da banda no Facebook.

A campanha foi veiculada durante o verão de 2001 e, após poucos meses, o Panorâmico voltou para as cores originais da Horizonte Turismo, sendo vendido alguns anos depois. Já a banda mineira continuou fiel à Horizonte Turismo e hoje utiliza um G7 1800DD 8×2, prefixo 51000.

A partir de então, os envelopamentos caíram no gosto dos artistas e de campanhas publicitárias, como a do lançamento da recém-criada Gol Linhas Aéreas, que envelopou um Busscar Panorâmico DD da Breda, ex Viação Piracicabana, com a foto de perfil de um Boeing 737 da companhia aérea.

O Sérgio Canuto foi um dos poucos a conseguir foto do ônibus nas cores da campanha Fanta Jota Quest.

Ônibus Fanta Jota Quest, a todo vapor. Busscar Panorâmico DD da Horizonte Turismo.
Ônibus Fanta Jota Quest, a todo vapor. Busscar Panorâmico DD da Horizonte Turismo. Foto: Sérgio Augusto Braga Canuto.

Veja esta foto na galeria do Sérgio Canuto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *