Categorias
Políticas e Diretrizes

Proposta de melhoria para a organização dos prefixos de ônibus nas galerias do Ônibus Brasil

Neste artigo trazemos à tona a discussão de uma nova forma de organização dos prefixos de ônibus nas fotos publicadas nas galerias no Ônibus Brasil. O objetivo é expor a proposta de nova padronização e iniciar junto à comunidade uma discussão acerca do assunto, em que possam ser levantados casos e situações, favoráveis ou desfavoráveis, à implantação do novo modelo.

Como funciona o modelo atual?

Desde o início do Ônibus Brasil, os prefixos dos ônibus fotografados são organizados em uma estrutura semelhante à de diretórios ou pastas dentro da página da empresa proprietária ou detentora da identidade visual do veículo. Portanto, ao preencher o campo “prefixo” na ficha catalográfica de uma foto, ela será alocada em uma pasta, dentro do diretório da empresa, correspondente ao prefixo informado.

Caso já existam outras fotos com o mesmo prefixo, esta foto será alocada junto às demais. Se a foto for a primeira, um novo diretório será criado automaticamente e passará a agrupar a foto em questão, além de permanecer disponível para receber novas fotografias que, eventualmente, possam ser publicadas no futuro.

Atualmente, a forma de nomeação dos diretórios é de equiparação exata (“match”) ao texto que foi preenchido no campo “prefixo”. Todos os caracteres são levados em consideração, sejam eles letras, números ou caracteres especiais, como pontos, barras e, até mesmo, espaços em branco.

O nome dado à pasta que abrigará as fotos do veículo será exatamente o mesmo que foi informado no preenchimento da ficha cadastral da primeira foto publicada e este nome será composto por exatamente todos os caracteres digitados.

Por exemplo, ao publicar uma foto do veículo com prefixo “RJ 108.111” da Auto Viação 1001, uma pasta será criada com os seguintes caracteres: R, J, espaço em branco, 1, 0, 8, ponto, 1, 1 e 1.

Qual é a dificuldade enfrentada pelo modelo atual?

A atual forma de agrupar fotos pelo prefixo digitado nas fichas catalográficas enfrenta um desafio quando o assunto é a padronização. Percebemos que, ao longo do tempo em que um veículo recebe fotos, o prefixo pode passar por mudanças de formatação ou, ainda, diferentes usuários podem preferir adotar diferentes padrões de preenchimento nas fotos que publicam em suas galerias.

Por exemplo, o ônibus Auto Viação 1001 “RJ 108.111”, poderia ter seu prefixo preenchido das seguintes maneiras:

  • RJ 108.111;
  • RJ108.111 (sem o espaço em branco após o J);
  • RJ 108 111 (com um espaço em branco ao invés do ponto entre os números);
  • RJ-108.111 (com um hífen após o J, ao invés de um espaço em branco);
  • RJ108111 (sem o espaço em branco após o J e sem o ponto entre o 8 e o 1);

Como é possível observar, pequenas variações na forma com o prefixo foi preenchido levam à criação de novas pastas para um mesmo ônibus.

Ao acessar a listagem de prefixos na página da empresa dentro do Ônibus Brasil ou, ainda, ao realizar uma pesquisa pela placa do veículo, o visitante se deparará com fotos deste veículo agrupadas em diversas pastas, de acordo com a variação com que o campo “prefixo” foi preenchido em cada uma das fotos.

Entretanto, por se tratar de um mesmo veículo, estas variações não fazem sentido e apenas atrapalham a organização dos diretórios, tanto da empresa, da galeria do usuário ou da pesquisa de placas.

Qual é a proposta de novo modelo de organização de prefixos?

A nova proposta de organização dos prefixos busca conciliar dois fatores: a formatação preferida pelo usuário – ou pela empresa do ônibus – e a forma mais eficiente de agrupar fotos de um mesmo prefixo dentro do sistema do Ônibus Brasil.

Pela nova proposta, nada muda na hora de preencher o prefixo. Você continuará preenchendo da mesma forma como já preenche, inclusive podendo utilizar o preenchimento automático.

O que realmente muda é a forma como o Ônibus Brasil processa o que você preencheu. Ao invés de considerar todos os caracteres preenchidos, incluindo pontos, espaços em branco, hífens ou qualquer outro caracter digitado, o novo sistema levaria em consideração apenas letras e números, desprezando todos os demais caracteres.

Assim, acontecerá uma separação entre o que é visualizado e o que é entendido pelo sistema do Ônibus Brasil no momento de agrupar as fotos. É como se cada foto tivesse dois prefixos, um para visualização, exatamente como foi digitado pelo usuário, da forma como já funciona atualmente, e outro apenas para uso interno, para realizar o agrupamento de fotos de maneira mais eficiente.

Pelo mesmo exemplo utilizado acima, considerando o ônibus Auto Viação 1001 “RJ 108.111”, os prefixos RJ 108.111, RJ108.111, RJ 108 111, RJ-108.111 ou RJ108111 seriam agrupados dentro de uma única pasta, identificada pela numeração RJ108111. O prefixo utilizado internamente, pelo sistema do Ônibus Brasil, é composto apenas por letras e números, ignorando todos os demais caracteres que possam levar à criação de pastas redundantes.

Mais alguns exemplos

  • Prefixos da cidade de São Paulo:
    • Atualmente: 1 1012, 11012, 1-1012, 11 012
    • Novo modelo: 11012
  • Prefixos da cidade de Curitiba:
    • Atualmente: CI006, CI 006
    • Novo modelo: CI006
  • Prefixos da cidade de Maricá – RJ:
    • Atualmente: MAR 04.2009, MAR042009, MAR 04 2009, MAR 042009, MAR-04.2009
    • Novo modelo: MAR042009

Vale lembrar que, no novo modelo, o prefixo continuará a ser exibido tal como preenchido pelo usuário, incluindo caracteres como pontos e espaços. A mudança será na forma como esse prefixo é utilizado para agrupar as fotografias, que passará a ignorar caracteres que não sejam letras e números.

Queremos ouvir sua opinião!

Você conhece algum caso de prefixos em que esse novo modelo não será favorável? Queremos ouvir sua opinião! Deixe um comentário nessa postagem.

61 respostas em “Proposta de melhoria para a organização dos prefixos de ônibus nas galerias do Ônibus Brasil”

Nesse caso não muda nada,na hora de postar a foto você coloca com pontos, porém na hora que alguém pesquisar na pasta da empresa tanto como quem colocou o prefixo 7.8.14,7-8-14 ou 7814 vão aparecer na pesquisa da página da empresa,ele vai pegar todos os resultados com o mesmo número digitado sem pontos ou ifem

Minha opinião sobre o preenchimento de prefixos é a numeração de ônibus particulares,que todos coloquem ao últimos 4 digitos da placa,isso para a placa nacional,já a mercosul deveriam colocar os dois últimos dígitos,por exemplo,HBZ6B75,na mercosul deveria colocar o 75 como o prefixo do ônibus no preenchimento.Eis aqui minha sugestão

Eu prefiro que deixem como está.
Em São Paulo o primeiro número é referente ao lote, por exemplo: 7 3815, com o espaçamento entre 7 e o 3 fica mais fácil de observar que o número 7 é referente ao lote, e o número 3 é sobre a empresa.
Quando se tira o espaço fica 73815 e pra quem é de fora SP ou está começando na busologia não vai conseguir saber o que aquele número significa.
Na minha opinião tem coisas no site mais importantes para serem resolvidas, como por exemplo a quantidade excessiva de anúncios que as vezes atrapalha a visualização da imagem.

Eu concordo com você Marcus. Ah propósito, a moderação deveria dar uma atenção também pois criaram pastas desnecessárias em São Paulo. Por exemplo, da Cooper Quality, QualiBus e UPBus, que na prática só houve a troca de nome, não houve divisão ou repartição de prefixos ou linhas. Então poderia unificar a muito tempo algumas galerias, pelo menos em São Paulo, tem esses exemplos abaixo:
Cooper Quality -> QualiBus -> UPBus
Cooper People/CooperTranse -> Move
CooperAlfa -> Alfa Rodo Bus (deveriam separar as fotos da pasta do RJ, que muita gente preenche errado).
Unicopers -> TransCap.

Não precisamente, mas até algumas empresas poderiam ter pasta unificadas, como por exemplo:
Via Sul -> Via Sudeste
Bola Branca -> Cidade Dutra -> Grajaú.

Um exemplo de pastas unificadas, que está correto é da Trascooper -> Norte Buss e Fênix -> Spencer (no caso de ex Cooper) e de Empresa um exemplo é a MobiBrasil.

Nesse caso não muda nada,na hora de postar a foto você coloca com espaço, porém na hora que alguém pesquisar na pasta da empresa tanto como quem colocou o prefixo: 5 3034 , 5-3034 ou 53034 vão aparecer na pesquisa da página da empresa,ele vai pegar todos os resultados com o mesmo número digitado sem pontos ou espaços vazios pra juntar o máximo de fotos possíveis pra evitar que pastas desnecessárias sejam criadas pra o mesmo tipo de veículo

Meu amigo, leia a proposta novamente por que acho que você não entendeu. VISUALMENTE, continuará sendo da forma que é. O interesse deles é só uma forma para o sistema “entender” e não multiplicar prefixos iguais por erros de digitação ou variações na escrita.

O site vai entender como “73815”, a visualização vai depender do que o usuário tiver preenchido, se estiver com espaço a visualização consequentemente igual, já se tiver preenchido sem vai estar sem. O site não vai excluir o espaço é só uma forma dele ler para deixar tudo numa única pasta.

Bom mesmo seria se os autores das fotos tivessem a preocupação em transmitir ao onibus brasil a informação correta sobre o veículo que fotografaram. Todo o sempre temos que ficar mandando comentario sobre o local correto onde a foto foi tirada, o tipo de veiculo, a placa, a numeração… se se prestassem ao valor de postar tudo de forma correta teríamos pouquíssimos problemas…

Acho excelente, essa bagunça de formatação acaba só dificultando localizar alguns carros. Também acharia interessante uma forma de reportar erros, vejo casos de fotos repetidas e informações erradas que mesmo alertando ao autor, não se importa ou se recusa a fazer algo sobre.

Boa Tarde, seria de Grande Valia esse novo modelo pois ficaria mais fácil o preenchimento pelo modo automático e também facilitaria a redução dessas varias pastas de um mesmo ônibus.

Outro exemplo, são os prefixos EMTU. Como 90.001 e 90001 que aparecem como ônibus diferentes na mesma empresa.

Uma sugestão adicional é associar o prefixo com o ano de operação do ônibus. Na 1001 por exemplo, o mesmo prefixo está associado à vários modelos de ônibus de várias épocas diferentes. Poderia associar com uma década ou quinquênio específico. como por exemplo:
RJ 108.111 década 90
RJ 108.111 década 2000
RJ 108.111 década 2010
RJ 108.111 década 2020

O antigo modo de prefixo é mais interessante, o que poderia mudar é tirar alguns prefixos desnecessário como dois prefixos em uma pasta da empresa

Exemplo, na pasta da empresa Urbi Mobilidade Urbana existe uma foto com dois prefixos preenchidos quando deveria ter apenas 1…

Outra maneira de melhorar sem esse novo sistema seria colocar todos os prefixos que o carro recebeu em apenas uma foto, outro exemplo da mesma pasta no caso Urbi é carro 330019, que antes do sufixo era apenas 33001, então é umas das dicas que dou.

Boa tarde!

Obrigado por ouvir nos primeiramente, acredito que dessa nova forma, ficaria bem melhor na organização dos prefixos, acredito que no Brasil, até onde sei, são esses padrões de prefixação citado no blog com pontos e letras, agora teria que ver os internacionais pra agrupar nesse novo modelo de cadastro de prefixo.

*(OFF) Gostaria de dar uma sugestão: Onde colocamos a linha que aquele carro está fazendo no momento da foto, ex: Cliquei o carro da Itapemirim 17019 na São Paulo x Curitiba, quando eu clicar na linha cadastrada, aparecer outros carros e empresas que fazem/fizeram essa linha, ou seja, viraria um link nesse item que cadastramos!

Eu acho que, para efeitos de organização e principalmente da BUSCA, acho válido.

Porém, isso de que pessoas “criam seus próprios padrões” incomoda, principalmente quando o mesmo veículo tem numerações diferentes, para serviços diferentes.

Desta forma, creio que o correto seria adotar para as numerações algo parecido com o que há para as placas, ou seja, criar os padrões dos sistemas utilizados tipo “Padrão Detro RJ XXX” ou ” Padrão ARCE (CE) – XXX.0.XXX” e por aí vai…

Sou a favor desta mudança proposta, creio que irá melhorar muito, outra sugestão é que outros usuários pudessem alterar a ficha de determinado ônibus que esteja cadastrado errado, por exemplo chassi errado, carroceria errada ou até mesmo empresa, algo no formato colaborativo, onde é feita a mudança e os administradores validam a mudança, ou algo no estilo daqueles “captcha”, em que outros usuários atestam que aquela mudança está correta.

Esse novo tipo de formatação ficará muito bom, acabando com a redundância. Mas acho que se os membros tivessem mais atenção ao cadastrar e menos apelação evitaria isso, mas sou 100% a favor. Sugiro rever nos casos de ônibus que não possuem prefixo, ao invés de aparece as letras ”X” deveria aparecer realmente o nome ”Sem Prefixo” Pois o que acontece, eu assim como a maioria colocamos os numerais das placas desses veículos sem prefixo e agora com o novo padrão Mercosul alguns colocam do primeiro número, a 4ª letra e os dois números restantes, então deixa minhas sugestão e observação.

Minha humilde opinião, só vai confundir mais um pouco esse novo sistema, até porque, o autor (sem qualquer generalização) tem a responsabilidade de preencher corretamente as informações. Já vi que tem fotos de ônibus em empresa que tem absolutamente nada a ver. Só falta atenção, não mais que isso.

O problema e que dependendo não tem como alguém falar que pessoa x ou y está colocando errado, um exemplo são os consórcios da EMTU,o prefixo utilizado por exemplo é o 20.305, porém dependendo da empresa ela não coloca o ponto depois dos dois primeiros números (algo que eu já vi bastante), no geral o certo e com o ponto porém se no ônibus ta sem o ponto então o certo dependendo da pessoa seria o espaço (já que fica um espaço ali pela falta do ponto), nesse novo sistema você coloca o prefixo como você quiser 20.505 ou 20505 que na hora da pesquisa ele vai mostrar foto tanto de quem colocou ponto, espaço ou nenhum dos dois, fica algo bem mais organizado

Antes o site cobrava por publicar corretamente mandando avisos de correção da foto, mas simplesmente perderam esse costume de corrigir as postagens.

Vou pedir aqui algo que não está relacionado a publicação, deveria ter um área para pedir o cadastramento de empresas, pois já pedi mais de 10 empresas e só 2 foram cadastradas, espero que a moderação ouça o meu pedido.

Concordo, já que se você e nível III sua foto e aprovada automaticamente, não passa por um ADM pra ele ler o comentário do autor, fora que seria também interessante um botão de denúncia de foto caso alguém pegue uma foto sua e poste novamente no site como sendo dela,e claro que os ADM teriam que analisar bem a denúncia porém e algo que realmente faz falta

Creio que deveria voltar com as correções automáticas nas informações como existia no início do site, assim evitaria que os usuários fizessem a publicação de qualquer jeito, não só com prefixos mas com toda a informação que é apresentada. Essa mudança vai tirar a identidade dos prefixos de SP e RJ que já são conhecidos por serem dessa forma

Concordo Fernando.
Aqui em Resende acontece esse problema com a Resendense e a Falcão.

A Resendense teve em menos de 10 anos o prefixo RJ 192.010 no Caio Apache Vip 2 , Vip 3 e no Vip 4.

Se podessemos selecionar por ano ou prefixo mais modelo atual ficaria mais organizado

Toda mudança benéfica é bem vinda. Aproveito o espaço para sugerir o retorno das buscas em uma só pagina como era antigamente, onde podemos alterar uma variavel sem ter que setar todas as opções (Ex: Pesquisa de Marcopolo G7 1200 MB O-500 sem fotos HD. Para refinar a busca com fotos HD tenho de refazer todo o processo)

Outra sugestão seriam o retorno de tickets de correções de local, carroceria, chassis e afins. Após a mudança do layout do site, muitos erros de preenchimento de ficha estão ocorrendo.

Seria interessante criar um método para padronizar os sistemas.
Fazer um formulário como é feito com as placas e já formatar no padrão pré-estabelecido.
Detro: RJ xxx.xxx
SPTrans: 1 2345
Transcol: 16216

Desse jeito dá para padronizar e “forçar” o pessoal cadastrar da maneira correta, porém, é de grande importância ter contato com o pessoal da região para não padronizar errado e alterar quando houver mudanças e ter um caminho para cadastrar prefixos antigos.

E fica meu apelo para observar o cadastramento de empresas que não existem como Unimar Sevice Log (Unimar Transportes) e Planeta Fretamento (Planeta Transportes Rodoviários), criam pastas diferentes para divisões da empresa que não existem.

Pra mim com respeito a esse assunto, tanto faz mas quero expressar aqui uma reclamação pois não achei outros meios, o número excessivo de anúncios pelo amor de Deus tá demais não tem como fazer pesquisas direito no site até um tempo atrás ainda dava mas agora tá ficando impossível

Prezados do Ônibus Brasil, tomando como Exemplo o ônibus Auto Viação 1001 “RJ 108.111”, as fichas preenchidas como: RJ 108.111; RJ108.111 (sem o espaço em branco após o J); RJ 108 111 (com um espaço em branco ao invés do ponto entre os números); RJ-108.111 (com um hífen após o J, ao invés de um espaço em branco); RJ108111 (sem o espaço em branco após o J e sem o ponto entre o 8 e o 1) devem ser devidamente agrupadas dentro de uma única pasta, identificada pela numeração “RJ 108.111”, portanto tomando sempre como base o que está devidamente inscrito na carroceria do ônibus. Agradeço a oportunidade e a leitura

Uma sugestão em complemento à esta mudança é organizar os prefixos onde uma mesma empresa utiliza 3, 4 ou 5 caracteres por exemplo, pois os prefixos ficam misturados na listagem. Ex.: Catarinense: 3311, 33113, 33119, 3312 ficaria na sequência: 3311, 3312 // 33113, 33119

aí é uma questão técnica. Como o campo é string e não número, ele ordena os caracteres individualmente e não agrupados, como vc sugeriu.
Explicando: numericamente sabemos que 33113 é maior que 3312, porém, se separamos os números, fica:
3+3+1+2
3+3+1+1+3

veja que o 2 é maior que o 1 na 4ª posição. por isso o ‘3312’ fica depois do que qualquer ‘3311X’ na lista.

Para agrupar como número, a chave de ordenação deveria ser como número, e isso “destruiria” o atual sistema de busca (não seria mais possível cadastrar padrão DETRO-RJ, colocando o “RJ” à frente do prefixo, por exemplo).

Esta proposta é a melhor para padronizar e qualificar a busca por prefixo. Para melhorar isso também, seria bom padronizar os prefixos no caso dos Ônibus Particulares, Motorhomes, Escolares, etc, utilizando todos os caracteres da placa do veículo (não apenas os números) independente do tipo de placa.

Outras sugestões pertinentes ao site:
– Sistema de busca http://www.onibusbrasil.com/busca/ (bem como a busca por na galeria: http://www.onibusbrasil.com/GALERIA/busca/) volte a funcionar como na versão anterior, mas mantendo as atuais formas de busca
– Incluir busca de galeria por nome do autor
– E-mail [email protected] volte a funcionar como ferramenta de comunicação, principalmente para cadastro de dados (alterar/correção de empresas e demais dados técnicos)
– Que a lista de empresas por cidades e estados volte a funcionar como na versão anterior
– Que o nível II possa ter publicação de 10 fotos (atualmente proporcionalmente 30 fotos)
– Criação de caixa de entrada, para respostas aos comentários feitos nas fotos (separando das curtidas das fotos)
– Os números da galeria (fotos aprovadas, reprovadas) em números totais e atualização em tempo real
– Inclusão de mais moderadores ao site, para dar conta da demanda de ações para o site
– Na edição da foto, incluir uma marca d’água sobre a foto, para evitar roubo da foto
– Na tarja do nome do autor da foto, permitir editar os créditos
– Permitir publicação de fotos históricas (como fotos de catálogos, revistas, etc) estando devidamente creditadas, pelo valor agregado a foto
– Incluir no site a Política de Qualidade (revisada)

Concordo, irá facilitar demais e tornar as pastas mais organizadas.
Poderia também utilizar esse mesmo sistema quanto aos modelos das carrocerias, pois tem carros que estão com mais de uma forma de preenchimento de carroceria, exemplo é o caso do Viale, que tem Viale, Gran Viale e Viale Articulado. Deveria haver uma melhor organização nas pastas das carrocerias. Ficaria mais organizado também!!

O site precisa rever urgentemente um sério problema: apps de mobilidade e consórcios de empresas como donos de veículos, quando não são! Buser, Wemobi, FlexiBus, assim como consórcios não são os legítimos donos dos veículos fotografados e não podem ser registrados desta forma. Tem que registrar a empresa proprietária do ônibus segundo seu CNPJ.

Apoio! Em alguns casos pode se tornar confuso como apontado por um comentário acima citando a ordem dos prefixos de SP, porém visando o cenário nacional (as vezes internacional por conta de algumas publicações de fora que o site recebe) se tornará muito mais agradável o fato de não ter 5 diretórios do carro 1 2345 por exemplo, cada um com um estilo de escrita!!

Acho que a mudança não precisa ser desta forma. Se um mesmo ônibus tem duas pastas diferentes (com o mesmo prefixo), acredito que deveriam deixar uma pasta só com o prefixo mais relevante, transferindo as fotos com o prefixo menos relevante para a mais relevante.

Por exemplo: Na empresa Auto Viação 1001, há o prefixo “Rj 108.1038” e o “RJ 108.1038” cadastrados. As fotos do “Rj 108.1038” poderiam ser movidas para a do “RJ 108.1038”, sem nenhum prejuízo. O que eu sou contra é remover completamente os espaços e pontos, pois é desnecessário. Os caracteres especiais são importantes.

Pra mim o que precisaria ser resolvido mesmo é a questão da pasta ÔNIBUS PARTICULARES, onde no campo PREFIXO os usuário colocam apenas os números da placa, isso faz com na mesma pasta tenha vários carros diferentes. Por exemplo os onibus cuja as placa são AAA-1234, BBB-1234, CCC-1234 vão estar todos na pasta do prefixo “1234”, minha sugestão é que nestas situações preencham no campo PREFIXO a placa inteira do carro, evitando duplicidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *