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Entenda o que são fotos em duplicidade e como evitá-las

Exemplo de fotos em duplicidade, tiradas sequencialmente, no mesmo local e da mesma posição do ônibus: frontal e lateral direita. Entre a seis fotos, apenas uma ou duas (uma foto de cada linha horizontal) seriam o suficiente para fazer o registro mantendo uma boa relevância do conteúdo.

Fotos em duplicidade são imagens muito semelhantes, do mesmo ônibus e no mesmo local, usualmente tiradas em sequência, que não são capazes de agregar nenhuma nova informação relevante ao registro fotográfico. Em resumo, são imagens que apenas fazem volume e tornam tediosa a experiência de navegação entre as galerias e seções que subdividem o acervo do site.

É importante ter em mente que a qualidade de qualquer acervo fotográfico ou coleção provém da diversidade de registros e não simplesmente do volume de fotos.

É comum que fotógrafos amadores ou profissionais realizem muitas fotos em sequência, até mesmo como forma de garantir a qualidade do registro final, podendo escolher entre duas ou mais fotos em posições semelhantes, aquela que resultou em melhor qualidade de foco, balanço de cores, iluminação, ajustes automáticos, entre outros fatores.

Contudo, isso não significa que todas essas fotos devam ser publicadas. Pelo contrário. A maioria dos fotógrafos profissionais tira centenas, ou quiçá até milhares, de fotos para que, no final, possam ser escolhidas uma, duas ou três para ilustrar uma matéria jornalística ou uma peça publicitária.

Um bom trabalho fotográfico vai muito além de apenas apertar o botão da câmera. Passa pela triagem do conteúdo, edição e o resultado final é aquilo que chega até o público.

Agora, coloque-se no lugar de quem busca por fotos de um ônibus específico no Ônibus Brasil. Você provavelmente deseja ver registros em diferentes ângulos, diferentes localidades, diferentes datas, etc.

Todas as fotos no Ônibus Brasil devem agregar alguma informação ao histórico do ônibus que nelas está registrado. Portanto, para manter a relevância e a qualidade do acervo, é muito importante que o autor das fotos realize uma curadoria do material que é publicado, selecionando as fotos que apresentem a melhor relevância e qualidade geral.

Entendemos que não se deva estipular um limite de fotos do mesmo ônibus por galeria, uma vez que é possível ter registros de um mesmo ônibus e, ainda assim, agregar novas informações. Por exemplo, um mesmo ônibus pode ser fotografado em diferentes linhas e cidades, com diferentes identidades visuais, em diferentes épocas.

Cabe ao autor das fotos ter o bom senso necessário para dosar a quantidade de fotos do mesmo veículo em relação à relevância de cada fotografia. E a relação entre essas duas variáveis é inversamente proporcional. Quanto maior a quantidade de fotos semelhantes, menor a relevância de cada foto individualmente. E esse raciocínio pode ser expandido à galeria e, consequentemente, ao acervo como um todo.

Caso você tivesse a opção de escolher entre folhear dois álbuns de fotos. O primeiro com 1.000 fotografias de um mesmo ônibus, na mesma data e local. E o segundo com 1.000 fotografias de diversos ônibus, em diversas datas e localidades. Qual você consideraria mais atraente?

Com este pensamento, estamos adotando práticas que valorizem a diversidade de registros em detrimento da quantidade de fotos publicadas. Entenda-se cada registro como cada ônibus diferente que é fotografado. Ao mesmo tempo em que aumentamos a cota diária para envio de fotos, deixamos de considerar a quantidade total de fotografias enviadas como critério para promoção de galerias aos níveis de maior autonomia para publicação, passando a adotar, em substituição, a diversidade de registros fotográficos realizados.

No mesmo sentido, estamos criando mecanismos para reforçar o cumprimento das regras e evitar abusos. Uma vez identificada a prática recorrente da postagem de registros duplicados, a galeria em questão receberá uma restrição educativa e perderá imediatamente os privilégios do nível em que se encontra, devendo reiniciar a qualificação a partir do nível I, após permanecer durante o prazo de 30 dias em um nível que restringe a publicação de fotos a apenas uma por dia.

Durante este período, a galeria sob restrição deverá promover uma autorregularização, identificando fotos em duplicidade e removendo registros publicados em excesso.

Ao término do período de restrição, a galeria será reavaliada e poderá retornar ao nível II, caso tenha solucionado o problema. Caso nenhuma ação seja tomada, a galeria poderá ter todas as fotos excluídas, para que se extinga o problema causado pelo volume massivo de registros já publicados e recomece, desta vez, de acordo com os termos de uso.

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