Gidion Transporte e Turismo 90025 na cidade de Joinville, Santa Catarina, Brasil, por Diego Lip. ID da foto: 5809894.
Gidion Transporte e Turismo 90025 na cidade de Joinville, Santa Catarina, Brasil, por Andrews  Fuscolin. ID da foto: :id.
Gidion Transporte e Turismo 90025 na cidade de Joinville, Santa Catarina, Brasil, por Diego Lip. ID da foto: :id.
Gidion Transporte e Turismo 90025 na cidade de Joinville, Santa Catarina, Brasil, por Matheus Vieira Mortari. ID da foto: :id.
Gidion Transporte e Turismo 90025 na cidade de Joinville, Santa Catarina, Brasil, por Matheus Vieira Mortari. ID da foto: :id.
/ 3.095 acessos / 105 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Gidion Transporte e Turismo 90025 em Joinville por Diego Lip - ID:5809894

Joinville na vanguarda do retrocesso no Brasil. Mas comentários de motoristas esse carro teria 340 cv. Apesar de tudo o motor misterioso puxa com folga a carroceria.

105 comentários

  • Jose Carlos 15/03/2018 22:06

    o que você achou Diego do chassi comparando com vw 26.330 ota ?e acredita que ele será aprovado ?

  • Andre 15/03/2018 22:08

    o cambio automatico deve dar uma vida a esse carro!
    carro como esse seria bem vindo aqui em recife, so que sem o AC...

  • Diego 15/03/2018 22:13

    Jose Carlos do Espirito Santo Junior
    Achei um pouco melhor que o 26.330, andei pouco. Parece um padron com motor na frente com potência sobrando, mas o dia a dia de operação irá ditar a avaliação.

  • Gabriel 15/03/2018 23:06

    Diego Lip
    Ruído muito alto como em todo dianteiro?

  • Jonathan 15/03/2018 23:07

    Se é melhor, o que significaria retrocesso na melhoria de um chassi artuculado?

  • Jonathan 15/03/2018 23:08

    Acrescentando ao comentário anterior: chassi articulado dianteiro

  • Jackson 15/03/2018 23:12

    Diego Lip
    o Erro do 26.330OTA foi a potencia baixa do motor aliada à suspensão mista e onome volkswagen pra um Articulado nato! se viesse como nome MAN estampado na grade um motor de 420,450CV e suspensão pneumática total venderia até bem. Lembrando que a Agrale faz sucesso com seu MT 27.0 na argentina se viesse pra cá beirando os 380cv já poderia abocanhar uma pequenina fatia de quem usa dianteiro por conta do preço baixo...

  • Carlos 15/03/2018 23:12

    Esse é com transmissão Automática, Diego ?


    Mas comentários de motoristas esse carro teria 340 cv e faria 2,4 km/l e tudo com ar-condicionado ligado.

    Estranho ... Pelo chassi, 17-260, 260 cvs.

  • Carlos 15/03/2018 23:14

    Jackson Sousa Leite
    o Erro do 26.330OTA foi a potencia baixa do motor aliada à suspensão mista e onome volkswagen pra um Articulado nato! se viesse como nome MAN estampado na grade um motor de 420,450CV e suspensão pneumática total venderia até bem. Lembrando que a Agrale faz sucesso com seu MT 27.0 na argentina se viesse pra cá beirando os 380cv já poderia abocanhar uma pequenina fatia de quem usa dianteiro por conta do preço baixo...

    Em Brasilia, me disseram uma vez, a posição do filtro de ar tambem. Nos Millenniuns BRTs da São José de lá. O motor é muito silencioso ... mas alguns motoristas disseram que são frouxos.

  • Wayrque 15/03/2018 23:16

    Carrão, 340cv, automático, suspensão a ár...Não tem nada de retrocesso, excelente jogada da MAN, que se espalhe pelo Brasil.

  • Wendell 15/03/2018 23:20

    Wayrque Ferrari
    Corajoso, o motor pode ate ser silencioso quando esta novo, mas depois de um tempo rodando o barulho fica alto, e coitado do motorista com uma bomba dessa no ouvido e dos passageiros

  • Diego 15/03/2018 23:26

    Gabriel Moura
    Não há tanto ruído, mas fiquei na articulação e com o a/c ligado. Não consegui prestar tanta atenção no ruído interno.

    Jonathan Pereira Silva
    Se é melhor, o que significaria retrocesso na melhoria de um chassi artuculado?
    O motor é dianteiro, só isso já basta para ser um retrocesso.

    Jackson Sousa Leite
    A potência não era baixa, a do 26.330 OTA, mas a suspensão mista era uma tristeza que só, horrível, o consumo também não ajudava.

    Carlos Júnior
    O carro conta com transmissão automática sim, mas o motor 260 cv estampada na plaqueta não é o que está sob o capô, trocaram a motorização, por isso que há motorista chutando 340 cv. Ainda não sabemos, mas logo a gente descobre.

    Wayrque Ferrari
    Mas pelos dados do primeiro dia, parece que é beberrão, ou seja, perde (por enquanto) a vantagem sobre a Volvo e a Scania.

  • Diego 15/03/2018 23:33

    Wayrque Ferrari
    Wendell Santos
    É retrocesso por ser motor dianteiro, chassi de caminhão adaptado, isso já basta para esse carro ser um retrocesso. Poucos lembram da salubridade do local do motorista.

  • Dennis 15/03/2018 23:38

    Diego Lip
    Show, Belo Clique!

  • Matheus 15/03/2018 23:42

    Como sempre o amigo Diego Lip trazendo as novidades mais top! Parabéns pela foto, um carro bonito com um bom chassi, pena ser motor dianteiro!!!

  • Claiton 15/03/2018 23:44

    Jackson Sousa Leite
    Chassi articulado com 450 cv ?, fora o ar-condicionado e câmbio automático. Vc já parou pra imaginar o consumo de diesel disso?.

  • Eronildo 15/03/2018 23:45

    Sei que a maioria dos busólogos amam ônibus de motor traseiro, mas verdade seja dita, nem todos os sistemas tem condições de manter um articulado de motor traseiro, pois sabemos é bem mais caro, não acho que seja retrocesso, e sim flexibildiade.

  • Matheus 15/03/2018 23:51

    não acho que seja retrocesso, e sim flexibildiade sim é péssimo motor dianteiro, mas é bem isso aí mesmo
    Eronildo Assunção

  • Giovanni 15/03/2018 23:58

    Carrão, 340cv, automático, suspensão a ár...Não tem nada de retrocesso, excelente jogada da MAN, que se espalhe pelo Brasil.
    Pois , mania desse povo só é motor na frente é retrocesso.
    Engraçado que daquele Scania estranho ninguém fala.

  • Everton 16/03/2018 00:00

    Não vou querer ser um hipócrita, más acredito que os ônibus do futuro no Brasil e em toda a América Latina serão os hibridos como os B215RH da Volvo (70% Elétrico e 30% Diesel) que oferecem grande autonomia (diferente dos elétricos puros com autonômia que só fazem linhas curtas enquanto pras linhas longas aí é pior pois tem que ser troleibus e o custo da fiação de toda a rede dos troleibus é altíssimo e não permite que seja colocado em todas as linhas), consomem menos diesel e não precisam de cabos aéreos e nem recarga de horas como os elétricos puros a bateria, esses sim poluirão pouquíssima coisa e se trocar o diesel pelo BIODIESEL PURO (B100) AÍ SERÁ ÔNIBUS ZERO DE POLUIÇÃO, VEÍCULO NÃO POLUENTE, pois o Biodiesel puro não precisa de nenhuma adaptação do motor e o mesmo motor a diesel pode receber o biodiesel puro sem mexer nada e sem adaptar nada, pois o Biodeisel puro vem de óleos vegetais e óleos de cozinha usados como frituras. O Brasil tem Biodeisel a vontade, coisa que a Europa não tem, então nós temos a anti-poluição aqui dentro de casa e com custo baixíssimo que é o biodeisel, claro que com as normas Euro 6 aí será melhor ainda pois a eficiência do Diesel ou Biodiesel terá que ser muito bem melhorada pra gastar menos combustível além da redução drástica da poluição dos motores a diesel

  • Everton 16/03/2018 00:00

    Aproveitando, não deixem os empresários brasileiros verem isso, MOTOR DIANTEIRO HÍBRIDO no Transmilênio de Bogotá, Colômbia; no caso o dianteiro da foto é um Blue Bird Híbrido
    https://www.taringa.net/p...ansMilenio.html

  • Everton 16/03/2018 00:01

    Blue Bird Dianteiro Híbrido em exposição na Colômbia antes de ir pro Transmilênio e receber a adesivagem dos híbridos
    https://www.flickr.com/ph...63972/lightbox/

  • Diego 16/03/2018 00:07

    Eronildo Assunção
    Matheus Rodrigues Lucas
    Giovanni Rodrigues
    Continua um retrocesso essa "flexibilização", qualquer país decente aboliu esse tipo de motorização que é ruim principalmente para o profissional que ali atua. Agora, se o sistema exige um veículo de maior capacidade, um articulado, pode sim receber motor traseiro ou central, é tudo questão de adaptação, os Monoblocos mandaram lembranças durante décadas rodando em linhas urbanas pelo país. Motores dianteiros são gambiarras do século XX, mais que óbvio isso, estamos em 2018 e isso deveria ser banidos dos centros urbanos. Sobre o Scania, andei no carro-teste em Curitiba e achei ruim, péssimo ao motorista e aos passageiros que ficam próximos.

  • Romney 16/03/2018 00:09

    Eronildo Assunção

    É um retrocesso pelo simples fato de ser uma tentativa de prolongar um conceito arcaico que está em declínio no restante do mundo. Ao invés de você gastar tempo e dinheiro para arrastar um conceito que não atende as mais modernas normas de segurança e saúde do trabalhador, muito menos as questões de Acessibilidade Universal, seria muito mais produtivo investir na flexibilização do veículo com motor traseiro, buscando soluções que diminuam seu custo operacional e possibilitem que, ao mesmo tempo, o ambiente de trabalho do condutor seja salubre e a acessibilidade universal seja garantida. Acho ridículo pensar em pleno século XXI, beirando 2020, não tenhamos capacidade tecnológica para criar um modelo traseiro, adequado às diretrizes que citei, que esteja versátil o suficiente para circular na infraestrutura do Brasil. Na realidade, a situação é da forma que é porque o setor, superconservador, não está disposto a investir em uma mudança brusca. Isso porque, antes de se tornar rentável, é preciso que haja certo investimento financeiro. Ninguém está disposto a fazê-lo quando se pode fazer lobby no legislativo para manter as coisas como sempre foram.

  • Everton 16/03/2018 00:10

    Diego Lip
    A Scania se queria articulado de Motor Dianteiro deveria ter feito no modelo igualzinho a esse da foto, Motor Compacto e com a Porta antes do eixo dianteiro igual os demais dianteiros, aquele motorzão enorme do F360HA com porta após o exio dianteiro mata o pobre coitado do motorista de tanto calor

  • Everton 16/03/2018 00:14

    Micro-ônibus ou Midiônibus de Motor Traseiro não presta em vários locais como Petrópolis-RJ onde não entraria em cerca de 97% das linhas que eles rodam; além do Transporte Alternativo Legalizado operado por Permissionários de Pessoa Física/CPF que é usado Microônibus de Motor Dianteiro

  • Everton 16/03/2018 00:15

    Midiônibus também não prestariam pois seriam carros de até 10,50 metros porém operando em linhas que em parte delas as ladeiras fariam a traseira onde ficaria o motor bater no chão mesmo com a proteção que teria que ser frequentemente trocada

  • Diego 16/03/2018 00:34

    Dennis Hofstetter
    Matheus Rodrigues Lucas
    Obrigado pelos elogios gente!

    Claiton Reis
    Romney Alves Pereira
    Gente, obrigado pela visita e pelos elogios e esclarecimentos.

    Eronildo Assunção
    Giovanni Rodrigues
    Continua um retrocesso essa "flexibilização", qualquer país decente aboliu esse tipo de motorização que é ruim principalmente para o profissional que ali atua. Agora, se o sistema exige um veículo de maior capacidade, um articulado, pode sim receber motor traseiro ou central, é tudo questão de adaptação, os Monoblocos mandaram lembranças durante décadas rodando em linhas urbanas pelo país. Motores dianteiros são gambiarras do século XX, mais que óbvio isso, estamos em 2018 e isso deveria ser banidos dos centros urbanos. Sobre o Scania, andei no carro-teste em Curitiba e achei ruim, péssimo ao motorista e aos passageiros que ficam próximos.

  • Jonathan 16/03/2018 01:06

    Bom, seria grande avanço (pelo o que me dizem) de colocar veículos articulados (ou até mesmo simples) de motor traseiro em buracos, poeiras, barros e assim por diante. Seria grande avanço também investir mais de 450 mil num articulado traseiro pra durar 10 anos no máximo no sistema de transporte. Nós como busólogos adoramos novidades para avanço, se fossemos empresários começaríamos a repunar nossas próprias ideologias...

  • Jonathan 16/03/2018 01:09

    Queria colocar até uma observação (Diego Lip e demais), essa é a minha observação, minha visão. Não to obrigando ninguém a concordar, nem menos criar brigas, somente continuar com uma discussão (sentido de conversa) interessante.

  • Romney 16/03/2018 01:20

    Jonathan Pereira Silva

    Deixa eu te contar um segredo? Ônibus de motor traseiro roda em buracos, poeira, lama e tudo mais. Ele é feito do mesmo material que o dianteiro (o chassi é até mais resistente). Assim como esse articulado dianteiro, sua suspensão é pneumática. Em Joinville a frota sempre foi majoritariamente traseira, e a cidade sempre possui uma quantidade imensa de vias sem pavimentação. Esse veículo caiu em desuso por aqui não porque a estrutura era ruim (melhorou muito de 15 anos pra cá), mas sim porque pararam de fabricar veículos do tipo acessíveis financeiramente.
    Quem fala que motor traseiro só pode operar piso regular, não conhece a operação desse tipo de veículo mundo afora. Aliás, parece sofrer de amnésia também, já que num passado não muito remoto, a solução era aplicada em terrenos irregulares sem empecilho algum. Usa-se essa desculpa da "fragilidade" apenas como justificativa para manter o conceito de ônibus engessado nisso que vemos aí.

    Ps: amigo, tem gente aqui no meio da discussão que é empresário e/ou profissional liberal, ok? Não cite a palavra empresário para dar razão a uma teoria. Até porque, se todo empresário soubesse o que está fazendo na administração da sua empresa, não teríamos tantas empresas de ônibus falindo por não conseguir competir com outros modais. São vítimas da própria ignorância, muitas vezes.

  • Diego 16/03/2018 01:26

    Jonathan Pereira Silva
    Bom mesmo deve ser comprar carro barato e básico para o transporte coletivo, com certeza. O Uber mandou flores de alegria com isso. Sobre os motores traseiros, lembremos dos Monoblocos que fizeram linhas urbanas por esse país durante décadas, e todos com o motor na parte de trás dos veículos. Eu, como empresário pensaria muito bem que meus concorrentes seriam o carro particular, moto, Uber táxi, piratas, então tenho que pôr algo decente para atrair o usuário do transporte coletivo. Eu, como empresário, brigaria com o poder público para pavimentar as vias por onde meus ônibus rodam e brigaria com as montadoras para oferecerem produtos bons para os passageiros e para os motoristas.

  • Ismael 16/03/2018 01:29

    Vixi aqui em Jundiaí esse modelo tem lugar garantido...

  • Edson 16/03/2018 01:33

    Eronildo Assunção concordo com vc, aqui em Recife seriam ótimos, pena que aqui só querem cabritos agora no lugar de articulados, trucks cabritos e quentes que se acabam com um ou dois anos no lugar de um articulado para linhas de demanda alissima, isso sim e um retrocesso para mim, desqualifica o serviço veementemente massacrando o usuário, já um articulado com motorização dianteira que fosse não ia desqualificar tanto nem massacrar o usuario por causa da posição de um motor somente, isso eu garanto!

  • Wendell 16/03/2018 02:05

    Giovanni Rodrigues
    Pois , mania desse povo só é motor na frente é retrocesso.
    Engraçado que daquele Scania estranho ninguém fala

    É retrocesso, os países mais desenvolvidos nem se quer tem ônibus dianteiro em sua frota, ônibus dianteiro pode ate ser econômico e de fácil manutenção,mas na pratica é um caminhão com a carroceria em cima e ponto, e sobre o dianteiro da scania, falo e repito se fosse K360 articulado em vez de F360 faria mais sucesso

  • Leonardo Bruno 16/03/2018 02:34

    Diego Lip
    Romney Alves Pereira
    Faço minhas as suas palavras! Em pleno século XXI ainda estarmos utilizando caminhônibus em linhas que poderiam circular perfeitamente ônibus padrons com motor traseiro...

  • Lucas 16/03/2018 03:45

    Jackson Sousa Leite
    Carlos Júnior

    o Erro do 26.330OTA foi a potencia baixa do motor...
    ... mas alguns motoristas disseram que são frouxos.

    Não acho que a potencia do 26.330ota seja baixa e que o motor dele seja frouxo há não ser nas subidas onde o motor acaba penando um pouco, mas fora isso o bicho anda se for por exemplo numa reta.Não acho que em termos de desempenho e potência o mesmo decepcione.

    Também acho o desempenho dele parecido ou igual de um rodoviário, mas claro o OTA utiliza o motor Cummins ISL que é o mesmo motor utilizado em rodoviários como o 18.330ot por exemplo, também nos articulados da New Flyer na América do Norte e em caminhões como o Vw Constellation ( nas versões cavalo mecânico extra pesada).
    Tirando a suspensão mista eu acho o OTA muito bom.

    O motor é muito silencioso `É bem silencioso, mas dependendo do pé do motorista ou numa subida (onde acaba exigindo mais do motor) berra que nossa senhora... há quem aguente principalmente quem senta atrás.

    Falo isso por experiência própria pois já andei várias vezes nos Millenniuns BRT da São José que utilizam esse chassi ( inclusive andei em um ontem a caminho da faculdade) e também pesquisando um pouco.


  • Caio 16/03/2018 03:55

    O investidor/empresario, sempre atras do mais economico, como os amigos disseram acima, o transporte no BR se transformou algo engessado e atrasado, passei 2 anos no Chile, e basicamente todos os carros do transporte publico la são de motor traseiro com raras excessoes dos articulados com motores centrais, visto que os mondegos vao do BR pra la rs, vai entender...

  • Carlos 16/03/2018 06:42

    Diego Lip
    O carro conta com transmissão automática sim, mas o motor 260 cv estampada na plaqueta não é o que está sob o capô, trocaram a motorização, por isso que há motorista chutando 340 cv. Ainda não sabemos, mas logo a gente descobre.

    Obrigado pelas informações.

    Do jeito que a coisa anda aqui em Goiânia é capaz de seguirem a tendência, igual ai. Aqui economia ! O que importa é a catraca rodando.

  • Ricardo 16/03/2018 08:53

    Do jeito que as coisas vao, vai chegar F360 articulado da Scania e o OF1730 da MBB..... e o Brasil a capital mundial dos cabritos.

  • Vítor 16/03/2018 10:15

    Deus me livre um troço desse na minha cidade, pode ter a potência que for, junta uma carroceria com chassi adaptado
    ao mais barato é desconfortável possível, pra isso é retrocesso aos anos 80.

  • Romney 16/03/2018 10:53

    Carlos Júnior
    Do jeito que a coisa anda aqui em Goiânia é capaz de seguirem a tendência, igual ai. Aqui economia ! O que importa é a catraca rodando.

  • Romney 16/03/2018 10:55

    Carlos Júnior

    Do jeito que a coisa anda aqui em Goiânia é capaz de seguirem a tendência, igual ai. Aqui economia ! O que importa é a catraca rodando.


    Aí que tá. Seguindo a atual linha de raciocínio nos empresários, as catraca estão rodando cada vez menos. Em Joinville mesmo, a queda é astronômica.

  • Andrey 16/03/2018 11:04

    Falar que Articulado Dianteiro é um avanço. Se enterra. Só a Volks pra fazer uma coisa dessas.

  • Claiton 16/03/2018 11:23

    Romney Alves Pereira
    Diversos fatores contribuíram pra isso: a recessão pela qual passou o país e o número gigantesco de desempregados mais outro número grade de desalentados fizeram com que o número de usuários caísse muito.

    A questão é que enquanto não houver uma legislação que discipline o uso dos cabritos, esse tipo de veículo sempre será a preferência das empresas, infelizmente.

    As indústrias já estão no século 21, mas nossos gestores ainda estão na idade média. Pra vc ter uma idéia, o secretário da SEMOB daqui de Salvador, diz com orgulho que após a licitação, todos os ônibus são Euro V, como se isso fosse mérito dele.

  • Romney 16/03/2018 11:45

    Claiton Reis

    Infelizmente, o fenômeno de queda na demanda já é antigo. Em tempos de boa economia ele também estava presente. Joinville parou com o aumento da demanda no final da década de 90. Desde então, a cidade cresceu assustadoramente em número de habitantes, contudo, a demanda do sistema só diminuiu. Em muito, por conta dessa "gestão de idade média", como tu bem citou. Não se faz nada para atender as necessidades dos usuários. Muito menos para fazer o sistema acompanhar a evolução tecnológica. Não consigo enxergar os operadores como vítimas da história, visto que tudo isso foi construído com a influência deles.

  • Claiton 16/03/2018 12:14

    Sim, mas se torna muito maior quando se tem 14 milhões de desempregados que deixam de utilizar o transporte pra ir trabalhar, ao lazer, ao médico, etc.. Ou seja, o que já vinha caindo, despencou.

    Eu tbm não acho que os operadores sejam vítimas, mas pra mim é claro que sem regras claras que determine como os operadores devem operar, eles vão optar por aquilo que tenha um custo menor.

    E isso não é só no transporte. Aqui por exemplo, os supermercados tiveram que ser obrigados a ter empacotadores e assim mesmo, colocaram um empactador só pra dois ou três caixas e como não houve fiscalização, sumiram de novo.

    Como disse, não acho que os operadores sejam vítimas, mas, cúmplices dos gestores, até porque, muitas vezes são eles os patrocinadore$ de $ua$ campanha$.

  • Marcio 16/03/2018 13:01

    Diego Lip
    Claiton Reis
    Marcos Silva
    Esse é o X da questão, empresário por si só, não quer mudar, ele cegamente bate em ponta de faca. Culpa o governo, a economia, transporte clandestino, blábláblá! Culpa, mas não cobra a solução, choraminga, mas não larga o osso. Quer andar com carro cheio, mas não oferece serviço de qualidade. Diz que oneroso manter o serviço, mas não larga o osso. Resultado pagamos caro por um péssimo transporte. Quanto ao nossos gestores, melhor nem comentar, mal tem preparo para políticas públicas. É como contratar um técnico de futebol, sem siquer ter pisado num gramado. Lembro na época que trabalhei empresa aqui de Poços de Caldas. O dono anunciava as novidades; micros, micrões, acessibilidade a cadeirantes. Como se estivesse inventando a roda. Levaram 10 anos para elaborar o projeto de integração e três terminas de bairros. Que não foram usados na prática nem 6 meses. Não verdade o desinteresse é muito, nem frotista, nem poder público, nem , tem interesse de mudar. Fica inviável( ou não haja interesse também)a indústria lançar no mercado um portfólio de produtos ao setor urbano, pois não existe a menor vontade de mudanças, por parte do governo, órgãos fiscalizadores e empresários de modificar o sistema.

  • Diego 16/03/2018 13:48

    Marcos Silva
    Marcio V Boas
    Pior que temos tecnologias tão avançadas como outros países, mas que são quase boicotadas pelos empresários. México já é um país que já está ficando mais avançado que o Brasil.

  • Marcio 16/03/2018 15:24

    Diego Lip
    Isso deveria ser exigência em toda licitação. Apresentação de novas tecnologias por parte do empresário, que com parceria com montadoras, trariam a vanguarda do transporte público ao público. Alternativas existem muitas, como disse o Claiton Reis Regras claras e bem definidas. Ou abra o mercado a quem queira trabalhar.

  • Marcio 16/03/2018 15:33

    Marcio V Boas
    Só um detalhe em terra de empresários com uma ganância pelo dinheiro e de um poder público entregue à mãos de qualquer um que tenha "um por fora para oferecer" Dificilmente veremos isso acontecer.

  • Claiton 16/03/2018 15:39

    Marcio V Boas
    Acredito Márcio que o problema seja exatamente a licitação. E é nesse ponto onde eu cito que se tenha regras claras, onde por exemplo que se diga onde pode ser utilizado cabritos e que em linhas com demanda X tenha que ter articulados do tipo Y com potência Z, entendeu?. Agora as licitações são feitas de modo que dá margem para "interpretações" e essas interpretações nunca são a favor dos usuários.

    Aliás, a própria legislação é flexível, o que permite que as fabricantes produzam veículols desse tipo e que os operadores os utilize.

    Vou citar um exemplo:ano passado a MB apresentou aqui no Brasil novos sistemas de segurança e a própria disse que na Europa eram itens obrigatórios. Ou seja, o estado determina e fabricantes e operadores acatam. Aqui pra implantar o ABS de fábrica foi uma novela.

  • Marcio 16/03/2018 16:04

    Claiton Reis
    Concordo plenamente contigo. Deveria assim mesmo. Cada produto, para a demanda específica.
    Nenhum governante quer criar imbróglios ao seus principais financiadores. E assim vamos vivendo a mais de 500 anos.

  • Claiton 16/03/2018 16:11

    Marcio V Boas
    Exatamente. Sem falar que muitas vezes, os próprios operadores viram "governantes", como por exemplos, o Camilo Cola que foi deputado federal, o Acir Gurgacz que é senador, o Ronaldo Carletto que é deputado estadual aqui na Bahia e por aí vai.

  • Romney 16/03/2018 17:26

    Aí voltamos a um ponto importante: ausência de legislação que torne as coisas mais justa para os usuários. Quem é competente para legislar? O poder legislativo, composto por deputados federais, estaduais e vereadores. Aí você analisa a origem dos nossos legisladores, e chega a conclusão de que a maioria deles é empresário ou tem ligação com as maiores empresas do ramo, direta ou indiretamente. Aí eu te pergunto: quem é que realmente está causando todo esse problema? O Estado por si só ou terceiros que o dominaram para satisfazer seus interesses?

  • Romney 16/03/2018 17:28

    As licitações, em sua grande maioria, têm sido redigidas seguindo norte dado pelos próprios operadores. Aí não é possível melhorar a prestação do serviço quando o interesse da comunidade afetada não é o principal foco.

  • Allan 16/03/2018 17:30

    Belo Clique Dessa Máquina!!!

  • Claiton 16/03/2018 17:42

    Romney Alves Pereira
    O nosso congresso é formado por bancadas: tem a bancada da bala, a bancada religiosa, a bancada do agronegócio e por aí vai.

  • Leonardo Bruno 16/03/2018 18:47

    Claiton Reis
    Ou seja isso nunca irá mudar, rs...

  • Claiton 16/03/2018 19:21

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Pois é, até pq somos "nós" que votamos nesses caras.

  • Giovanni 16/03/2018 20:50

    Está ok, é retrocesso, mas querem acabar com isso? Simples, não votem em candidatos a deputados, senadores, governadores e presidentes que tem "espirito" de paternalista, não votem em candidatos em que em seu plano de governo quer inchar ainda mais a máquina pública, não votem em candidatos que fazem lobby com os grandes por trás dos panos, mas nas propagandas dizem lutar por igualdade e pelos direitos dos pobres, Não votem em candidatos que pregam pra todos os cantos que o capitalismo e o livre mercado são o demônio e que eles precisam ser controlados e regulados de toda forma (gerando mais ônus para todo o setor que recai sobre a população).

    Eu mesmo se fosse um frotista, nunca iria investir em uma frota moderna, com essa politica tributária e econômica que só serve pra sugar e sugar, apenas pra privilegiar apenas os políticos e um pequeno percentual dos seus "amigos" enquanto o restante do povo vai tomando no lombo.

    É muito fácil querer exigir apenas do empresário que compra um K360, um B340M, um O500MDA, sem cobrar do governo mudanças radicais no sistema tributário nacional e na abertura de mercado, sem o excessiva regulação do governo, é facil exigir né, porque não seria o negócio de voces que iria ruim. Estamos vivendo num tempo em que as empresas estão fazendo das tripas coração pra manter OF e vcs querendo que elas invistam em ônibus modernos.

    É lógico que eu gostaria de ver toda uma frota evoluída, bem moderna, com acessibilidade e quase 0 de poluição, mas nas atuais circunstâncias em que vive o Brasil e principalmente a mente política de nossos governantes e da maioria da população, não dá, é utopia.

  • Daniel 16/03/2018 23:06

    Everton Costa Goltara
    Micro-ônibus ou Midiônibus de Motor Traseiro não presta em vários locais

    Midiônibus também não prestariam pois seriam carros de até 10,50 metros porém operando em linhas que em parte delas as ladeiras fariam a traseira onde ficaria o motor bater no chão

    A posição do motor não é o problema, e se fosse o caso podiam recorrer ao motor transversal para poder encurtar o balanço traseiro, além de montar motor e câmbio numa posição um pouco mais alta.


    Wendell Santos
    os países mais desenvolvidos nem se quer tem ônibus dianteiro em sua frota, ônibus dianteiro pode ate ser econômico e de fácil manutenção,mas na pratica é um caminhão com a carroceria em cima e ponto

    Até tem ônibus de motor dianteiro nos Estados Unidos, mas principalmente os escolares mesmo, e a grande maioria do tipo "bicudo". Nesse caso, pelo menos o motor fica mais isolado do cockpit e do salão de passageiros.


    Giovanni Rodrigues
    Eu mesmo se fosse um frotista, nunca iria investir em uma frota moderna, com essa politica tributária e econômica que só serve pra sugar e sugar, apenas pra privilegiar apenas os políticos e um pequeno percentual dos seus "amigos" enquanto o restante do povo vai tomando no lombo.
    É lógico que eu gostaria de ver toda uma frota evoluída, bem moderna, com acessibilidade e quase 0 de poluição, mas nas atuais circunstâncias em que vive o Brasil e principalmente a mente política de nossos governantes e da maioria da população, não dá, é utopia.

    Infelizmente nós temos que reconhecer que tu está coberto de razão nesse aspecto. No meio desse mar de lama que o país está afundado, eu também teria receio de investir. Fora a questão do vandalismo né, afinal imagina o sujeito gastar uma nota com frota de primeiro mundo para ser depredada e incendiada em atos terroristas que o desgoverno e a mídia ainda insistem em tentar legitimar a título de "protesto".

  • Marcio 16/03/2018 23:20

    Giovanni Rodrigues
    Me permita uma observação. Qualquer um para ser empresário no Brasil tem que ser um herói qualquer um sabe disso. O ponto chave aqui é que o empresário do ramo de transporte público, sem querer generalizar é O mais interessado em participar naquela licitação multimilionária. E acaba se permitindo todos os meios. Desde aquela reunião secreta para se combinar valores e vencedores, ou aquele consórcio superfaturado de empresas. Ou senão, procuram ou são procurados por aquele lobista, que tem livre acesso ao ambiente político. Então porque não tentar fazer de modo diferente? Ninguém aqui está exigindo do empresário uma frota impossível de se manter? Essa exigência de cobrar uma tributação justa do setor, uma abertura de mercado e regras claras de regulação. Deve partir do maior interessado o próprio empresário. São eles que devem também querer um jogo limpo. Eles que devem cobrar até em escala maior dos governantes . Pois criam postos de trabalhos nascidades

  • Marcio 16/03/2018 23:33

    Continuando... Pois são os principais criadores de postos de trabalho, e tem seus tributos pagos a municípios, estados e união. Ele que deve exigir dos governantes icentivos para se criar novos modais, diversivicando seus próprios negócios. Não se prendendo em um clubinho, que joga um jogo de cartas marcadas. Falta sim por parte do empresário interesse em mudar esse jogo. Senão ele não estaria interessado em participar dele.

  • Carlos 17/03/2018 07:15

    Romney Alves Pereira
    Aí que tá. Seguindo a atual linha de raciocínio nos empresários, as catraca estão rodando cada vez menos. Em Joinville mesmo, a queda é astronômica.

    Ainda mais nesse momento, que abrem inumeras brechas de oportunidades. Hoje mesmo, ate com um salario minimo uma pessoa pode comprar uma motinha de 125 cc e quiça juntando a renda da familia um carrinho 1.0, de 2005 pra cá.

  • Rafael 17/03/2018 16:30

    Caso seja um motor de +/-340cv, conforme especulado, acredito que a VW esteja apenas testando o motor (potência/torque), para uma futura aplicação num OTA.. Também gostaria muito de ver esse 18-280 LE em SP, mas as empresas "clientes" Brígida, Gato Preto entre outras, já estão renovando com MBB e Volvo.. Bela foto!!

  • Jose Carlos 17/03/2018 16:33

    Rafael Silva
    A gatusa comprou vw 18.280 ot 38 unidades

  • Rafael 17/03/2018 16:37

    Jose Carlos do Espirito Santo Junior

    Opa mano, aí sim, valeu pela informação!! Será sob Millennium IV ou BRT?

  • Jose Carlos 17/03/2018 16:40

    Rafael Silva
    A carroceria não sei mas acho que seja MI4

  • Leonardo Bruno 17/03/2018 16:41

    Claiton Reis
    Pois é, infelizmente...

    Giovanni Rodrigues
    Concordo contigo, mas particularmente eu não serviria para ser empresário de ônibus, pois na minha frota só haveria ônibus padron piso baixo com ar condicionado, suspensão a ar, câmbio automático e poltronas estofadas no mínimo, não consigo gostar de ônibus com motor dianteiro como é feito aqui no Brasil em hipótese nenhuma, ou melhor, salvo em raríssimas exceções...

    Marcio V Boas
    Interessante o seu ponto de vista, mas infelizmente os empresários aqui no Brasil pensam quase todos de forma igual e de maneira conservadora, visando somente lucro exacerbadamente acima de tudo, ou seja, tá para nascer alguém com pensamentos completamente diferentes em planos de transportes...

  • Arthur 17/03/2018 19:46

    Uma bela foto! Apesar de que ônibus cabrito não é uma maravilha (óbvio), mas não se pode negar que é uma alternativa barata para cidades e/ou empresas pequenas que não conseguem manter um motor central ou traseiro, e o empresário empresário liga mais pro lucro. Então manutenção barata indica que menos grana será gasta pela empresa pra manter o buzão. Sobre qual é a potência, chuto num 26.330 ou 26.280 ODA.

  • Claiton 17/03/2018 21:21

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Desculpa, mas eu duvido muito disso, rsrsrs. Principalmente se vc viesse de uma família tradicional do transporte. Vc só faria isso se fosse obrigado por uma licitação ou tivesse alguma concorrência. Digo isso exatamente pela explanação do Giovanni.

    Quanto a forma de fazer cabrito, não existe outra forma. O contrário disso é chassi de motor traseiro. Pra mim não tem exceção, cabrito é cabrito e deveria ter uso restrito a determinadas linhas, como a que a Ouro e Prata trafega, por exemplo.

  • Guilherme 17/03/2018 23:43

    Tem que comer muito feijão com arroz pra chegar aos pés da Volvo e fazer um motor entre os eixos hahahahhahahahahhaha

  • Pietro 18/03/2018 01:53

    Tem 280cv isso aí.

  • Ricardo 18/03/2018 11:05

    Diego Lip
    Alguma noticia da Busscar, tem um tempo sem noticias novas.....

  • Diego 18/03/2018 11:26

    Ricardo Sobral Pinto
    Por ora não há nada ainda, só a entrega do novo Vissta Buss 340 mês que vem.

  • Lucas 18/03/2018 22:03

    Diego Lip o motor é meio beberrão mesmo? Já vi que tá difícil, dizem que o 17.230 OD bebe bagarai tbm

  • Diego 18/03/2018 22:10

    Lucas Agra
    Pelo que marcou no esses tempos, sim. Mas vamos aguardar mais alguns dias de operação.

  • Richard 19/03/2018 01:10

    O motor misterioso e seu retrocesso histórico.

  • Leonardo Bruno 19/03/2018 02:49

    Claiton Reis
    Haha, você tem todo o direito de duvidar brother! Nós como passageiros reclamamos disso e daquilo outro, mas quando estamos do outro lado quando é para tirar a grana do bolso, só aí é que sentimos! A verdade é que sem subsídio nada funciona, e que com certeza optaríamos pelo mais barato e funcional se não houvesse obrigação nenhuma...

    Mas aí é o que te falo, por isso que não sirvo para ser empresário de ônibus, pois eu penso diariamente em minha frota fictícia na minha cabeça de tudo beirando à perfeição (ainda bem que sonhar não paga imposto), porém sei perfeitamente que a realidade não é bem assim... Tenso...

    Mas cabrito é cabrito, e ao meu ver, só serve para operações fora de estrada, como você mesmo explanou...

    Porém, aqui chegou a ter cabrito micrão rodando em linha onde só tinha carro pesado ou padron, aí é difícil, né ?

  • Marcio 19/03/2018 10:53

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Esse é o ponto, subsídio. E como havia dito, o empresário de modo geral, não exige que o governo, lhe de garantia nenhuma. Quer um investimento em infraestrutura, quer em incentivos fiscais, quer na abertura do mercado em novos modais. Sabe o motivo?
    O Claiton Reis deu a resposta.
    O motivo é que na maioria das vezes, e as empresário, está ligado ao grande grupo político que domina a máquina pública a anos. Então para quê mudanças. É um círculo vicioso que não vai acabar.
    Como eu disse no meu primeiro comentário, culpam tudo e todos, mas não querem largar o osso de jeito nenhum.

  • Leonardo Bruno 19/03/2018 16:37

    Marcio V Boas
    Exatamente, perfeitas análises meu caro! É por essas e outras que não defendo empresário nenhum! Há uma grande troca de favores entre o empresariado e os políticos, ou seja, como você mesmo mencionou, é tudo um círculo vicioso que não irá acabar...

    E o passageiro que paga caro é que se estrepa sempre... Atualmente até para os rodoviários está sobrando também...

  • Richard 20/03/2018 00:13

    Porém, aqui chegou a ter cabrito micrão rodando em linha onde só tinha carro pesado ou padron, aí é difícil, né ?
    Leonardo Bruno Mello dos Santos lembrei da 260, 392, 393, S-13, 472...fora outras que não me lembro agora.

  • Gustavo 20/03/2018 17:36

    Depois do XY036 não tinha porque barrarem esse carro aí. Inclusive não acho tão ruim o motor na dianteira do veículo, os antigos articolados eram sofridos porque era um 17210 puxando uma carroceria pesada e sem susp. a ar, esse dai é dotado de susp. pneumática e com um motor bastante forte.

  • Diego 20/03/2018 18:27

    Gustavo Pierin
    O XY036 atende perfeitamente os requisitos mínimos da ABNT para articulados, esse da foto não atende, a princípio, por isso querem afrouxar a norma para a entrada de cabritos.

  • Marcello 20/03/2018 18:41

    Jonathan Pereira Silva
    So uma perguntinha, ja voi ounibus traseiro fazer linha na transamazônica?, Porque será hein?.
    Ora ser busologo e amante de onibus com motor traseiro pois tem uma serie de beneficios como todos nos estamos cansados de saber e enumerar e mais do que valido. Mas uma discussão dessas chega a ser uma balela, pois o transporte publico é muito mais amplo do que tipo A ou B de onibus, não adianta ficar comparando com outros paises pois antes de ver os onibus urbanos tops nas ruas, por tras há politicas serias de transporte urbano e principalmente a educação do usuário. Vejam um exemplo o rio de janeiro. Não estou demerecendo nenhum comentário mas é uma visão muito fixa em um assunto que não leva a lugar algum.

  • Romney 21/03/2018 22:35

    Gustavo Pierin
    Depois do XY036 não tinha porque barrarem esse carro aí. Inclusive não acho tão ruim o motor na dianteira do veículo, os antigos articolados eram sofridos porque era um 17210 puxando uma carroceria pesada e sem susp. a ar, esse dai é dotado de susp. pneumática e com um motor bastante forte.

    Você só esqueceu de um detalhe: a posição do motor na dianteira diminui muito a salubridade do ambiente de trabalho para o motorista. Vejo que muitos aqui fazem suas análises esquecendo da questão da exposição a agentes insalubres como o calor, a vibração e o ruído, presentes no conceito de ônibus com motor na dianteira.

  • Jonathan 25/03/2018 00:30


    Deixa eu te contar um segredo? Ônibus de motor traseiro roda em buracos, poeira, lama e tudo mais.

    Romney Alves Pereira Ironia vem de pessoas perturbadas, seu mal educado!
    Não estou demerecendo nenhum comentário mas é uma visão muito fixa em um assunto que não leva a lugar algum.
    Marcello Jose Tavares N?o discordo, mas também n?o concordo. Quem tem empresa sabem bem onde pisa, quem n?o tem vê de fora e ceitica até o ultimo (n?o to falando que a faça mas muitos fazem).

  • Romney 25/03/2018 16:04

    Jonathan Pereira Silva
    ronia vem de pessoas perturbadas, seu mal educado!

    Só expus um fato que todos parecem ignorar. Agora, sobre o perturbado, deixa eu te contar outro segredo? O único perturbado dessa história é você. Além de não saber ingressar num debate com dados coerentes, acha que vai ganhar alguma moral partindo pra ofensa pessoal.

  • Diego 25/03/2018 19:09

    Jonathan Pereira Silva
    Desculpe, mas o perturbado deve ser você, o Romney Alves Pereira é uma das pessoas mais inteligentes e estudadas que comenta aqui neste site, se há alguém que sabe bem o que fala, é ele. Você deveria se recolher à sua insignificância antes de ofender as pessoas aqui, ainda mais um dos meus amigos.

  • César 25/03/2018 21:07

    O melhor articulado de todos os tempos.

  • EVERSON 26/03/2018 14:17

    Infelizmente, enquanto houver no mercado a opção ônibus com chassi dianteiro, será a opção dos empresários. E a explicação é extremamente complexa e diria a todos aqui que haveria pontos de concordância e discordância entre nós mesmos.
    Pode ser que num futuro distante as coisas mudem, mas infelizmente vai demorar e não estaremos aqui pra ter certeza .

    Belo registro meu caro

  • Diego 26/03/2018 14:34

    EVERSON COSTA
    Belo registro meu caro
    Obrigado pelo elogio.

  • Marcello 10/04/2018 13:38

    Jonathan Pereira Silva, Para responder a sua pergunta, veja ai no alguns videos das estradas da amazônia e creio q sua visão a respeito desse assunto com certeza vai melhorar.

  • Marcello 10/04/2018 13:40

    Estou dizendo isso pois tive falimiares que tinham uma pequena empresa de onibus e digo com certeza "o buraco é bem mais embaixo do que imaginam"

  • André Rodrigues 22/09/2021 10:26

    Esse carro ainda roda? É o único Vip 4 articulado do país certo?

    • Diego 22/09/2021 19:11

      Roda sim, eu o vi ainda hoje rodando, e sim, é o único do Brasil.

  • Marcos Vinicius 23/08/2022 13:45

    Uma pena ser filho unico , trabalho com vip IV todo dia e sao muito resistentes , gostaria que tivesse articulado por aqui rambem

    • Diego 23/08/2022 21:19

      Quem quer fazer alguma foto dessa versão, só indo a Foz do Iguaçu, pois não haverá mais em outro lugar.

    • André Rodrigues 23/08/2022 21:22

      Ele tá rodando em Foz agora? Fotografei ele aqui no Rio 1 vez

    • Diego 23/08/2022 21:30

      Sim André Rodrigues, o teste eterno dele acabou em Joinville.

    • André Rodrigues 23/08/2022 21:31

      Hum. Entendi. Ainda bem que peguei ele aqui!

    • Diego 23/08/2022 21:39

      Hahahaha! Acabei de saber, o carro voltou pra Joinville.

  • Marcello 24/08/2022 00:35

    Estranho segundo o diretor da VW, eles estavam aguardando a publicação das normas dos orgãos de transporte para comercializar o chassis pois ja estava homologado.

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
Canon
Modelo da Câmera Fotográfica
Canon PowerShot SX520 HS
Tempo de Exposição
1/30
ISO
250
Valor da Velocidade do Obturador
4906891/10
Valor de Abertura
3531069/10
Valor Máximo de Abertura
113/32
Abertura (fnumber)
34/10

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 90025 que se encontra na identidade visual da empresa Gidion Transporte e Turismo, de Joinville, Santa Catarina, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Apache Vip IV Articulado, fabricada pela encarroçadora CAIO. O chassi é um 17.260 OD Euro V, fabricado pela Volkswagen. A fotografia foi publicada por Diego Lip, em 15/03/2018 e consta como tendo sido registrada em 15/03/2018, na localidade de Joinville, Santa Catarina, Brasil. Na ocasião, o veículo operava o serviço serviço urbano, na linha ITAUM/CENTRO (0300).

Referência Bibliográfica

LIP, D. Gidion Transporte e Turismo 90025 em Joinville por Diego Lip - ID:5809894. Ônibus Brasil, 2018. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/diegolip/5809894> Acesso em: 04 mai 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Gidion Transporte e Turismo Joinville, Santa Catarina, Brasil
Numeração:
90025
Placa:
KWE3265
Carroceria:
CAIO
Apache Vip IV Articulado
Chassi:
Volkswagen
17.260 OD Euro V
Serviço:
Serviço Urbano: 0300 - ITAUM/CENTRO
Local:
Joinville, Santa Catarina, Brasil
Data:
15/03/2018 09:42:31
Autor:
Diego Lip
Publicação:
15/03/2018 21:49