Scania 9709 na cidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: 3693265.
Scania 1157 na cidade de Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: :id.
Scania 5809 na cidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: :id.
Scania 9709 na cidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: :id.
Scania CAIO Millennium na cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: :id.
/ 4.158 acessos / 132 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Scania 9709 em Rio de Janeiro por Carlos Júnior - ID:3693265

1º Onibus NEOBUS Mega BRT Bi-articulado SCANIA F360 HA 8x2 NA. Um lançamento cheio de divindades, história, pioneirismo e claro, performance veicular. Um mix de mercado para Biarticulados do setor. Breve em Goiânia para demonstração. Já confirmado pela SCANIA.

132 comentários

  • Carlos 09/10/2015 21:02

    SCANIA F360 HA 8x2 NB - O Primeiro Biarticulado da SCANIA.

  • Marcelo Malaquias 09/10/2015 21:02

    O motor na frente ficou estranho, com um misto de perigoso para o condutor, porém deu um charme a mais no mesmo, pois a vista e o limpador de pára-brisas trocaram de lugar, indo a vista para baixo, e o limpador para cima.


    Queria poder andar nesse veículo...

  • Carlos 09/10/2015 21:03

    Para os admiradores da SCANIA, postei esse video no Youtube quando no lançamento do Projeto Ponto a Ponto em 2003 quando a SCANIA lançou o F94 HA 6x2/2 NA com a carroceria COMIL Doppio. Segue o link:

    https://www.youtube.com/watch?v=ZAY_D9Ucb6M&feature=share

  • Luiz 09/10/2015 21:03

    Show, imagina a potencia dessa máquina, bela foto Carlos.

  • Carlos 09/10/2015 21:04

    Marcelo Malaquias - Grupo Para Todos
    O motor na frente ficou estranho, com um misto de perigoso para o condutor, porém deu um charme a mais no mesmo, pois a vista e o limpador de pára-brisas trocaram de lugar, indo a vista para baixo, e o limpador para cima.


    Queria poder andar nesse veículo...


    A SCANIA já está em contato com a METROBUS para testes com ele no corredor Anhanguera aqui em Goiania.

    Goiânia virou a cidade dos testes de Onibus agora KKKKK

  • Guilherme Henrique 09/10/2015 21:07

    Finalmente A GRANDE SUECA está de volta mesmo como Testes seria uma boa ver as duas compatriotas juntas novamente já q a estrelinha alemã retornou a VW/MAN outra tbm que é alemã está ai novamente mais a IVECO uma verdadeira mistura de fabricadoras de chassi

  • Carlos 09/10/2015 21:10

    Luiz Lima
    Show, imagina a potencia dessa máquina, bela foto Carlos.

    Motorização de 13 litros - DC13 114 360 cavalos, Transmissão Automatica Allison GA 868R, com seis marchas, Retarder Allison, 6 cilindros em linha, Euro 5, 1850 Newton/Metro de torque, 360 HP, SCANIA SCR.

  • Carlos 09/10/2015 21:14

    Guilherme Henrique de Caires Nascimento
    Finalmente A GRANDE SUECA está de volta mesmo como Testes seria uma boa ver as duas compatriotas juntas novamente já q a estrelinha alemã retornou a VW/MAN outra tbm que é alemã está ai novamente mais a IVECO uma verdadeira mistura de fabricadoras de chassi

    Essas duas na ANHANGUERA aqui ... Um marco historico em nossa cidade. Dois Biarticulados VOLVO e SCANIA juntos.

  • Jehan Melanco 09/10/2015 21:22

    Carlos Júnior
    Novidade muito interessante

  • Fábio 09/10/2015 21:23

    Provavelmente não terá nenhum ônibus com este chassi em São Paulo

  • Vinicius 09/10/2015 21:37

    lindaço!!

  • Marcos Jr. 09/10/2015 21:45

    Grande máquina, apesar ficou bastante diferente no mega brt

  • Carlos 09/10/2015 21:49

    Posso ser idiota ... porem esse MEga BRT com essa configuração veio a minha cabeça o Papa-Fila.

    Itinerario frontal central ... limpadores teto para baixo e esse vidro inteiriço.

    A diferença é ser SCANIA.

  • Danilo 09/10/2015 22:05

    Tem suspensão a ar pelo menos ?

  • Agnaldo 09/10/2015 22:16

    esse é top!

  • Felipe 09/10/2015 22:19

    ficou nervosão

  • Lucas 09/10/2015 22:35

    Marcelo Malaquias - Grupo Para Todos
    O motor na frente ficou estranho, com um misto de perigoso para o condutor
    Motor dianteiro ser perigoso pra mim é novidade.
    Tomara que venha logo mesmo, to ansioso pra ver pessoalmente.
    Ficou show esse, 360 cv com o torque de 1850 Nm deve puxar muito bem. Se o B340M já é bom, esse deve ser melhor ainda, com a a vantagem da ventilação e acesso a manutenção do motor dianteiro.
    Pelas fotos, capricharam no isolamento da cabine do motorista, que é isolada do salão de passageiros

  • Carlos 09/10/2015 22:37

    Agnaldo Jazon de Lima
    Felipe Dn
    Falou SCANIA ... já pensamos que o bixo é bruto. Ainda mais a tradicionalidade do motor dianteiro dela.

  • Carlos 09/10/2015 22:37

    360 cavalos de sobra e com ar condicionado que nem diferença irá fazer nas subidas.

    Força ae é inegável.

  • Carlos 09/10/2015 22:37

    Lucas Fernandes dos Santos
    Motor dianteiro ser perigoso pra mim é novidade.
    Tomara que venha logo mesmo, to ansioso pra ver pessoalmente.
    Ficou show esse, 360 cv com o torque de 1850 Nm deve puxar muito bem. Se o B340M já é bom, esse deve ser melhor ainda, com a a vantagem da ventilação e acesso a manutenção do motor dianteiro.
    Pelas fotos, capricharam no isolamento da cabine do motorista, que é isolada do salão de passageiros


    Resumiu muito bem ... gostei de ver.

  • Carlos 09/10/2015 22:39

    Pra quem ainda não viu o som do motor da fera:

    https://www.youtube.com/watch?v=FAhlU1-ph3I

  • Lucas D. 09/10/2015 22:39

    Interessante esse Mega BRT

  • Lucas 09/10/2015 22:49

    F360 HA ---- 360cv 1850 Nm de torque
    B340M ------ 340cv 1700 Nm de torque
    O500 MDA - 354cv 1600 Nm de torque

  • Carlos 09/10/2015 22:52

    Lucas D. Lima
    Interessante esse Mega BRT
    Ainda mais nessa configuração. A NEOBUS veio pra ficar nos BRTs.

  • Carlos 09/10/2015 22:52

    Lucas Fernandes dos Santos
    F360 HA ---- 360cv 1850 Nm de torque
    B340M ------ 340cv 1700 Nm de torque
    O500 MDA - 354cv 1600 Nm de torque


    Bem lembrado .. gostei do comparativo. E o Grande Mercado agradece ... concorrencia !!

  • Guilherme José 09/10/2015 23:34

    Caramba! BRT de motor dianteiro. Haja força!

  • Graciliano Santos 09/10/2015 23:43

    Lançamento bruto!!!!

  • Vítor 09/10/2015 23:46

    Vale lembrar que o O500MDA recebe carrocerias de até 23m,ele não faz parte do time de bi-articulados rsrs só falta a Volks Ea MBB entrar no jogo Agr.

  • Everton 09/10/2015 23:52

    Que verdadeiro regresso, Biarticulado de Motor Dianteiro, a Scania perdeu uma verdadeira oportunidade de oferecer um biarticulado de 28 metros de Motor Traseiro (EU DISSE MOTOR TRASEIRO DE VERDADE) e uma potência maior (tipo K-360IA Biarticulado de uns 360 cavalos)

  • Lucas 09/10/2015 23:55

    Avá, se não tivesse dito, ngm ia saber.
    São os maiores disponíveis pra BRT piso alto de cada uma, por isso a comparação

  • Vítor 10/10/2015 00:00

    Rsrs se fosse assim teria que colocar o 26.330 que eo maior da Volks, já não é só Scania, MBB e volvo que tbm tem articulados; é meio que besta a comparação de um articulado com 2 bi-articulados.

  • Lucas 10/10/2015 00:04

    O Volks não é "superarticulado" como o MDA

  • Vítor 10/10/2015 00:07

    Lucas Fernandes dos Santos
    Scania tbm tem seu "super Articulado" K310
    http://onibusbrasil.com/foto/3147877/
    Esse sim é comparável com o O500MDA, não um BI-articulado.

  • Lucas 10/10/2015 00:09

    '''''"Maiores de cada uma"""""

  • Lucas 10/10/2015 00:12

    Além do K310 ser 5 cilindros

  • Manoel 10/10/2015 00:23

    Carlos Júnior Show parceiro ótimo registro dessa linda maquina hein é isso ai parabéns parceiro é isso ai!!!!

  • Wesley 10/10/2015 01:09

    Que lixo, um bi-articulado de motor dianteiro, e ainda tem gente aplaudindo esse retrocesso...

  • Alexandre 10/10/2015 01:24

    Wesley Rocha

    Gostaria de não ter lido isso. Tarde demais...

  • Victor 10/10/2015 08:19

    scania nao eh uma das mais usadas no Urbano "mosca branca" que so algumas cidades tem... e "isso ai" mesmo com toda essa potencia pra chegar nos pes de Venda dum "Vorvo" falta muito....

  • Lucas 10/10/2015 08:28

    Wesley Rocha
    Quer oq? Bi articulado traseiro? kkkk

  • Realy 10/10/2015 08:32

    Alexandre Coelho
    2
    Pessoal ta achando que isto ai e um 1722.

  • Ricardo 10/10/2015 08:47

    Wesley Rocha
    Se você descobrir uma forma de colocar esse motor na parte traseira sem prejudicar o comportamento dinâmico do biarticulado, aplaudirei de pé.

  • Alexandre 10/10/2015 09:57

    Wesley Rocha

    Por acaso você já seu sobre os tipos de articulação existentes, pusher e puller? Acho que você está desinformado, amigo.

    O tipo de articulação puller, em que a tração é dada antes da da primeira articulação, é bem mais eficiente no quesito estabilidade e segurança. Tente colar 3 carrinhos de brinquedo ou amarrá-los com um barbante. Depois veja o "avanço" que é empurrar esses três carrinhos só tocando na traseira do último. Depois que você fizer essa simples experiência você vai poder entender um pouco do tamanho da bobagem que você falou.


    Abraços!

  • Lucas 10/10/2015 11:53

    Éca!!! Não gostei!!! Super feio!!!

  • Everton 10/10/2015 12:19

    A ABNT e o Contran deveriam se unir e fazer uma verdadeira norma brasileira (conhecida coimo NBR) para Ônibus Articulados e Biarticulados e sentar com as fabricantes (Volvo, Scania, Mercedes-Benz, Wolkswagen/MAN, e as demais) pra elaborar normas únicas como:
    1 - Padronização da distancia entre os eixos dos veículos e simultaneamente padronização do posicionamento dos eixos (há diferenças entre os modelos que pode ser um verdadeiro complicador para os sistemas BRT que possem distancias entre as portas padronizadas vide o exemplo dos articulados de 18 e 21 metros).
    2 - Padronização de Motorização dos Articulados, Articulados Trucados e Biarticulados para apenas o Motor Central Entre-Eixos igual os Volvos B340M sem comer os espaços do veículo fora do motor (como as laterais) e o Motor Central ser adaptado as versões hibrida e outras versões ecológicas sem comer os espaços do veículo fora do motor (como as laterais). Pra isso a Volvo vai ter que ceder a sua tecnologia do Motor Central aqui no Brasil.
    3 - Padronização do Tamanho dos Articulados para 21 Metros 6x2; Padronização do Tamanho dos Articulados Trucados para 23 Metros 8x2; e Padronização dos Biarticulados para 28 Metros 8x2.
    4 - Padronização do posicionamento das articulações dos articulados e biarticulados (tem modelos que a articulação/sanfona é mais adiantada e tem modelos que articulação/sanfona é mais recuada).

  • Michael 10/10/2015 13:05

    Muito legal, não tenho nada contra motor dianteiro, até gosto, para rodar dentro cidades, não vejo problemas. Como fã de Scania que sempre fui achei ótimo esse carro.

  • Ricardo 10/10/2015 13:15

    Um 1724L tamanho família. E que agrada a bozós, também.

  • Cláudio 10/10/2015 13:30

    Everton Costa Goltara
    Que verdadeiro regresso, Biarticulado de Motor Dianteiro, a Scania perdeu uma verdadeira oportunidade de oferecer um biarticulado de 28 metros de Motor Traseiro (EU DISSE MOTOR TRASEIRO DE VERDADE) e uma potência maior (tipo K-360IA Biarticulado de uns 360 cavalos) (2).

    Tomara que não venda nada!!!

    Chega de cabritos!!!

    E quem acha bonito é porque não passa 6, 7, 8 horas ao lado de motor, exposto a altas temperaturas e ruídos!!!

  • Anderson 10/10/2015 13:35

    Tão feio quanto um Maxibus.

  • Wendell 10/10/2015 15:00

    Show de bola,porém esse ai esta em umas das paradas mais difíceis, tirar a volvo da liderança que já esta a bastante tempo no segmento,consolidada e que tem confiança dos frotistas que tem bi-articulado na frota, espero que seja um bom concorrente se não ele será tipo a volks tentando passar a Mercedes.

  • Gilberto 10/10/2015 15:31

    Será que compete com VOLVO em termos de bi-articulado?

  • Andrews 10/10/2015 16:49

    Não é o primeiro Scania biarticulado não... a diferença é que esse foi lançado

  • André Luiz 10/10/2015 17:07

    Esse não entrará no sistema daqui do Rio pois a legislação aqui só comporta motores traseiros ou centrais a partir de 340cv.

  • Eronildo 10/10/2015 17:49

    Everton Costa Goltara
    Que verdadeiro regresso, Biarticulado de Motor Dianteiro, a Scania perdeu uma verdadeira oportunidade de oferecer um biarticulado de 28 metros de Motor Traseiro (EU DISSE MOTOR TRASEIRO DE VERDADE) e uma potência maior (tipo K-360IA Biarticulado de uns 360 cavalos)
    Que verdadeiro regresso, Biarticulado de Motor Dianteiro, a Scania perdeu uma verdadeira oportunidade de oferecer um biarticulado de 28 metros de Motor Traseiro (EU DISSE MOTOR TRASEIRO DE VERDADE) e uma potência maior (tipo K-360IA Biarticulado de uns 360 cavalos)

    Quando um ônibus é bem feito, não importa a posição do motorista, pois dará conforto pra quem dirige e pra quem é passageiro, abraço !

  • Marcello 10/10/2015 17:56

    Everton Costa Goltara Vi uma reportagem em um site sobre o lançamento desse chassi, e lá falava que até hoje não criaram um chassi biarticulado de motor traseiro por motivos técnicos!

  • Eronildo 10/10/2015 17:56

    posição do motor *

  • Lucas 10/10/2015 18:07

    Maravilha, Carlos! Parabéns!

  • Everton 10/10/2015 19:52

    André Luiz Costa
    Que deus te ouça amigo e a prefeitura do Rio não aprove essa abominação pra rodar no BRT do Rio.

  • Claiton 10/10/2015 20:39

    Everton Costa Goltara
    Existe uma limitação técnica em alguns casos. A Scania por exemplo, não tem em sua linha de motores, um produto que funcione na horizontal, como tem a MB e a Volvo. Ela poderia desenvolver um motor assim, mas levaria tempo e custaria mais do que adaptar um chassi com motor dianteiro para biarticulado.

    Essa padronização que vc sugere é um tanto surreal, pq os modelos tem características técnicas particulares, já que são modelos diferentes de fabricantes diferentes.

  • Ricardo 10/10/2015 20:42

    Cláudio Lopes
    André Luiz Costa
    Vcs falando que o carro é fraco, que n entra no RJ por ter menos de 340cv, mas leram o nome dele? Viram as especificações?

  • Claiton 10/10/2015 20:55

    Ricardo Bastos
    Desculpa Ricardo, mas eles não disseram isso não. O que o André disse é que no Rio de Janeiro a lesgislação só permite articulado e biarticulado com motor central ou traseiro a partir de 340 cv.

  • Gabriel 10/10/2015 21:34

    Sou fã incondicional da Scania mas, com esse recente lançamento não posso deixar de fazer críticas ao mesmo. Xô cabritos!!!

  • Ricardo 10/10/2015 21:44

    Sempre é bom ter concorrência, porém não vejo esse Scania tirando o posto da Volvo. O B340M é um veículo incrível, potência, torque, estabilidade incríveis! Pode estar pesado mas ganha de todos os morros e elevações, e olha que aqui em Curitiba tem vários (nas linhas 203 e 030, por exemplo).

    Mas acredito que tenha mercado sim para esse Scania no Brasil, principalmente por que o conforto é o último a ser levado em consideração aqui.

  • Alexandre 10/10/2015 21:46

    Sinceramente eu não consigo ler uma pérola do tipo um 1724L tamanho família, tomara que não venda nada, super feio ou que verdadeiro regresso e não rir. E não rir muito.

    Gente, não sei em que mundo vcs vivem, mas se o motor aquece demais e faz muito barulho na frente e prejudica o motorista, ele faria o mesmo aos passageiros se fosse em posição traseira! Se o motor aquece demais e prejudica alguém, independentemente de quem for, a culpa não é da posição, e sim da fábrica, que o deixou com uma falha de projeto GRAVÍSSIMA! Sem querer defender os carros com motorização dianteira, mas isso é só ver o lado do motorista! Reiterando o que eu já disse, a estabilidade de um articulado ou biarticulado com motorização antes da primeira articulação é INFINITAMENTE MAIOR que a de um com tração traseira!

    Aproveitando um pouco do que alguns colegas que têm uma mente aberta (e boa) falaram acima, alguns "bozólogos" aqui estão confundindo as coisas. Pessoal, não se trata de um carro como esse:

    http://onibusbrasil.com/alexandrecoelho/3687939/

    Esse sim merecia todos os adjetivos negativos que alguns falaram acima, e não um F360IA.

  • Marcos 10/10/2015 23:41

    Linda foto

  • Lucas 11/10/2015 00:11

    Everton Costa Goltara
    Que verdadeiro regresso, Biarticulado de Motor Dianteiro, a Scania perdeu uma verdadeira oportunidade de oferecer um biarticulado de 28 metros de Motor Traseiro (EU DISSE MOTOR TRASEIRO DE VERDADE) e uma potência maior (tipo K-360IA Biarticulado de uns 360 cavalos)
    Bi articulado com motor traseiro e Yakult 2 litros, tai coisas difíceis de se ver um dia kkkkkk

  • Claiton 11/10/2015 01:22

    Marcello Felipe
    Lucas Fernandes dos Santos
    Já existiram modelos biarticulados com motor na traseira na década de 80, como o MAN SGG280H com motor MAN D-2566 de 11,4 litros e 280 cv com tração no segundo e terceiro eixos e o Heuliez-Renault GX-237, renomeado depois para Megabus com motor Mack 11 litros e 280 cv com tração no segundo, terceiro e quarto eixos.

    MAN SGG280 H:
    http://www.omnibusarchiv..../MAN_SGG_01.jpg

    Renault MEGABUS:
    https://www.youtube.com/watch?v=dYtCEwzi1Xc

  • Fabricio 11/10/2015 03:58

    Claiton Reis
    As vezes só queria entender o porque povo ainda insiste em falar mal de um produto sem antes pesquisar sobre, não é a posição do motor somente que torna um veículo ruim, são várias características de projetos, sendo as mais abomináveis motores e transmissões inadequadas para o desempenho do veículo entre outros fatores. Acho que antes de criticar legislação vigente seria interessante ver também verificar aonde o veículo irá operar e as características de projetos, e algo que sempre falo, aqui nao é a Europa, poucas cidades tem condições de ter uma frota de alta qualidade, não que eu apóie a cabritada, mas é preferível a nao ter transporte nenhuma, pois se depender de Bozó andariamos de G7 DD em linha urbana
    Do mais parabéns por nunca se contentar pelo que vê em fotos e ir atras de infos tecnivas e operacionais concretas meu amigo,você é um dos poucos com essa qualidade na qual tenho e admiro [****]ito

  • Marcos 11/10/2015 08:56

    Mesmo a Scania sendo tradicional em fabricar ônibus de motor dianteiro diferenciados, esse biarticulado ficou estranhíssimo. E a maioria das empresas que operam BRT estão doidas pra adquirir exemplares como esse, na ilusão de que motor dianteiro é mais barato de se comprar e de se manter, mesmo sendo Scania.

  • Richard 11/10/2015 09:53

    Carlos Júnior
    Luiz Lima
    Quando vejo novamente um articulado com motor Scania dianteiro minha memória vai lá no fim dos anos 80 e inicio 90 quando os F 112, S 112, F 113 e S 113 passavam com seus roncos inesquecíveis pelas estradas da vida.
    Se esse tiver um ronco semelhante, viveremos uma época retrô de chassis. Mas que importa mesmo é ver a Scania voltar a preencher essa lacuna que seus antecessores fizeram com excelência. Praticamente dividindo mercado com seus concorrentes.
    Bela foto!

  • Everton 11/10/2015 10:52

    Claiton Reis
    A Scania tem um modelo que poderia vender horrores para os grandes frotistas que é o K-310IA 8x2 Articulado Trucado de 23 metros E COM MOTOR TRASEIRO igual o Viasate 801 que roda em Caxias do Sul-RS, só que ele tem 310 cavalos, porém se fosse repotencializado para 360 cavalos faria muitas vendas como no BRT do RJ e talvez outros locais pra fazer concorrência aos Articulados Trucados de 23 metros da MBB. Detalhe o Articulado Trucado Scania tem motor mais compacto do que os O-500MA/MDA e por isso não tem o caixotão do motor ganhando mais 2 lugares.
    http://onibusbrasil.com/e...nta+Tereza/801/

  • Windy 11/10/2015 11:55

    Ao contrario do que estão falando ja existiu sim Biarticulado com motor traseiro, o povo deveria dar uma pesquisada antes de ofender os outros...

    https://www.youtube.com/watch?v=dYtCEwzi1Xc

  • Claiton 11/10/2015 12:50

    Fabricio do Nascimento Zulato
    Muito orbigado pelos elogios Fabrício. Realmente eu gosto de pesquisar sobre o assunto pra ter embasamento em meus comentários.

    Abraço.

  • Claiton 11/10/2015 12:52

    Windy Silva
    Pois é Windy, mandei dois exemplares do modelo no meu comentário acima. Abço.

  • Lucas 11/10/2015 13:35

    Pra quem ta falando do biarticulado traseiro da Renault, nele motor diesel é um gerador elétrico, e os motores que fazem a tração ficam nos eixos, de todos os carros. Não é um motor com cardã comum, caso vocês não saibam

  • Antonio 11/10/2015 13:41

    Cheio de divindades Nao faz o menor sentido escolha uma palavra mais adequada.

  • Wendell 11/10/2015 13:42

    Lucas Fernandes dos Santos
    Claiton Reis
    Mais ai entramos numa questão interessante, no brasil ônibus elétrico não tem vez, porque se não as empresas que os testam já teria comprado dos mesmos, apesar de ser antigo os modelos citados, daria certo por aqui mas quem vai querer investir em tecnologia elétrica?

  • Claiton 11/10/2015 14:45

    Lucas Fernandes dos Santos
    Wendell Santos
    Os três últimos eixos eram motrizes, ou seja, a tração não ficava somente no último eixo como num ônibus comum, sendo que os três eixos faziam a tração. Mas ele não era um ônibus elétrico não.

    No MAN SGG280 H era a mesma coisa, o segundo e terceiro eixos eram motrizes com cubo redutor.

  • Claiton 11/10/2015 14:47

    Everton Costa Goltara
    O caixotão dos O500 urbanos não se deve ao tamanho do motor, mas, devido ao mau posicionamento do filtro de ar sobre os radiadores.

  • Everton 11/10/2015 15:17

    Claiton Reis
    Exato, porém tem empresários que já estão dando um jeito nisso como os GranMetro da Série 13xx da Biguaçú que são Euro V!
    http://onibusbrasil.com/foto/2189457/
    http://onibusbrasil.com/foto/2189452/
    http://onibusbrasil.com/foto/2207667/
    http://onibusbrasil.com/foto/2551899/

  • Wendell 11/10/2015 19:06

    Analisando e vendo como ficou o itinerário nesse Mega, vejo que as montadoras vao ter que aumentar a altura dos seus carros para que o itinerário fica na parte de cima, a Marcopolo mesmo que é bem perfeccionista nos seu produtos eu duvidaria ela fazer um viale brt dos mesmos jeitos que a neobus fez nesse carro, já a caio não duvido em ter problemas já que o Millennium brt é alto.

  • Claiton 11/10/2015 20:19

    Wendell Santos
    Sendo esse chassi um cabrito, acho que o a carroceria da Marcopolo pra ele seria o Torino Express, visto que o Viale BRT só encarroça chassis de motor traseiro e central. E no caso da Caio, seria o Millenium BRT Motor Dianteiro que já tem até um rodando em testes.

    Everton Costa Goltara
    Sim, já vi esse carros da Biguaçu. Tem "Gran" Viale sem o caixotão em Porto Alegre, se não me engano.

  • Wendell 11/10/2015 21:18

    Claiton Reis
    Exatamente por isso que pode afetar em alguns quesitos, ouvi certas conversas e discussões por ai em que a marcopolo perdeu uns clientes devido a configuração da carroceria, se é verdade não sei, porem se for é algo que nos faz pensar, o cara é cliente fiel da marcopolo e quer comprar esse chassi sobre viale brt ai a marcopolo oferece o torino express e então, a pessoa não decide comprar por ela e vai pra outra montadora, claro estou falando de uma situação meio difícil de acontecer, mas como falei a marcopolo e perfeccionista em seus produtos exemplo disso é como o B340M fica no Viale BRT, agora restar ver, eu acho que a marcopolo deixaria o viale mais alto pra não perder o cliente

  • Lucas Gabriel 11/10/2015 22:32

    Um Super-Cabrito!

  • Alexandre 11/10/2015 23:41

    Ninguém aqui falou que nunca existiu biarticulado com motorização traseira. E tbm ninguém aqui falou que é impossível. Mas, como o Claiton Reis mesmo disse, foi na década de 1980. Hoje a Engenharia Mecânica evoluiu (e muito!) e ainda bem que não estão mais em produção essas bizarrices. Se as equipes de Engenharia da Volvo e da Scania projetam chassis para ônibus biarticulados com sistema de articulação puller, e não pusher, não é à toa. E não serão manjadores aleatórios do site que irão querer fazer a ideia de que "articulado/biarticulado de verdade é só com motorização traseira". Como o Fabricio do Nascimento Zulato postou, se dependesse de bozó a gente andaria de G7 em linhas urbanas...

  • Vítor 12/10/2015 01:06

    Será que vai vingar ?
    Continuo com o B340M rsrs menos Problemas com a carroceria, sem trambolho de cofre do motor e mais confortável.

  • Mineiro 12/10/2015 01:29

    Nada mais lógico... pegou a estrutura do G360 e pôs pra jogo.

  • Claiton 12/10/2015 02:15

    Wendell Santos
    A questão do Viale BRT é que o desenho não foi feito pra receber grades na dianteira. E tendo a opção do Torino Express, para o cliente é melhor por ser mais barato que o Viale, creio eu, rs.

  • Realy 12/10/2015 08:28

    Vítor Gabriel
    Continuo com o B340M rsrs menos Problemas com a carroceria, sem trambolho de cofre do motor e mais confortável.

    e 2 viu.

  • Windy 12/10/2015 12:25

    Claiton Reis
    Sim, já vi esse carros da Biguaçu. Tem "Gran" Viale sem o caixotão em Porto Alegre, se não me engano
    A diferença é que nos GranMetro da Biguaçu ele conseguiram colocar uma porta atrás do eixo traseiro mesmo com a posição do filtro modificado..

  • Claiton 12/10/2015 13:59

    Alexandre Coelho
    Calma, sou totalmente contra a radicalismos do tipo "só esse presta", "só esse funciona", "só esse é bom", "só esse é bonito". Assim, não vejo como bizarrice um biarticulado de motor traseiro. Se na década de 80 conseguiram fazer, pq em 2015 com a engenharia mecânica muito evoluída, como vc citou, não conseguiriam?. A resposta é simples: o custo e a complexidade de construção e de manutenção não compensa se tem uma maneira mais simples e mais barata de coinstruir com a mesma, ou até mais, eficiência que o modelo anterior. Por isso desistiram do modleo mais complexo.

    Numa époica que já está sendo testado caminhões autônomos, que rodam sem a intervenção do motorista, sistemas que alertam com sons e vibração no volante para alertar o motorista sobre sua sonolência, caminhões e ônibus que freiam sozinhos numa emergência e até mesmo um monobloco com uma cabine que se desloca para trás em caso de uma batida frontal para diminuir os riscos de ferimentos no motorrista, fazer um biarticulado de motor traseiro é fichinha.

    Por outro lado, pra que gastar tempo e dinheiro pra fazer um modelo mais complexo, se é mais barato e menos trabalhoso desenvolver um modelo com motor dianteiro ou central?.

    Em time que está ganhando não se mexe.

  • Claiton 12/10/2015 14:01

    Mineiro
    Eu acredito que tenha sido o F-250 mesmo a base desse novo produto.

  • Claiton 12/10/2015 14:08

    Windy Silva
    Não tem como colocar porta do lado esquerdo não, porque o filtro é deslocado para a frente dos radiadores. Veja:

    http://onibusbrasil.com/foto/2189457/
    http://onibusbrasil.com/foto/2551899/
    http://onibusbrasil.com/foto/2892317/

  • Gustavo 12/10/2015 19:57

    Odeio esse mimimi de gente que "odeia" carro com motor dianteiro, parece que não tem onde achar defeitos no produto e vão logo olhar a posição do motor pra criticar. O motor dianteiro (Não importando se tem 2 ou 360hp) foi e continua sendo de fundamental importância para o desenvolvimento do transporte no Brasil, país este que tem vias mal planejadas e com estrutura totalmente deficitária.

    "Ah, porque você nunca passou 8 horas do lado de um motor quente e berrando." Verdade, é um incomodo tremendo, mas todas as fabricantes no mercado já dispõem de mecanismos que aliviam o incomodo da temperatura e do ruído. Já tive a oportunidade de ver uma Scania Streamline (Modelo mais top da marca) com a gabine levantada e a mesma é cheia de mantas térmicas e de componentes que diminuem o ruido interno pro motorista. Todo carreteiro passa 12 horas dirigindo um motor frontal e até hoje não morreu por isso. Daqui a pouco vão querer que o motor venha na carreta, lá atrás.

    O que deve ser levado em conta na hora de uma discussão não é o porque do motor vir na frente, no meio ou atrás mas sim, do porque que o empresariado brasileiro não opta por equipar seus carros com itens que valorize um pouco mais o profissional que o opera. Em temos de Ishift, Powershift e Opticruise, colocar uma manta térmica é troco de pinga pra muitos.

  • Ricardo 12/10/2015 20:46

    "Puxar é melhor que empurrar".

  • Claiton 12/10/2015 20:59

    Gustavo Alfredo
    Mas aí há uma diferença Gustavo. As cabines dos caminhões são projetadas para diminuir ao máximo o ruído e o calor dentro da cabine, aumentando ao máximo o conforto para o motorista, exatamente por isso que vc citou, o tempo que eles passam dirigindo.
    As cabines atualmente tem até suspensão a ar. Os bancos tem ajustes diversos para proporcionar mais conforto aos diversos biotipos dos condutoers. Sem falar no ar condicionado.

  • Gustavo 12/10/2015 21:32

    Claiton Reis

    Justamente como o colega falou, elas são projetadas. Praticamente todas as configurações com motor frontal para ônibus tiveram como base os projetos para caminhão, não é difícil fazer isso e até já é feito, porém se o empresário não quer comprar a montadora não pode obriga-lo.

  • Claiton 12/10/2015 21:51

    Gustavo Alfredo
    Não tem nada contra ao chassi de motor dianteiro tbm não, principalmente agora com a oipção do câmbio automatizado e da suspensão a ar, que oferecem mais conforto a clientes e motoristas.

    Eu falo com relação ao diferente cuidado com o isolamento termoacústico da cabine de um caminhão e a do ônibus de motor dianteiro.

    Observe a diferença de uma cabine de um caminhão e a de um capô de qualquer carroceria num chassi de motor dianteiro. E isso não depende do empresário.

  • Gustavo 12/10/2015 22:33

    Claiton Reis

    Sim, eu entendo, mas eu tô falando justamente disso. Acabar com barulho ou diminuir temperatura drasticamente não vai, isso é fato, mas existem meios que suavizam essas condições.

  • Gustavo 12/10/2015 22:33

    Claiton Reis

    Mas entendo o seu posicionamento.

  • Claiton 12/10/2015 23:01

    Gustavo Alfredo
    Sim, o barulho vai sempre existir, até pq não estamos falando de ônibus elétrico e o ronco é natural num motor a combustão.

    Apesar de quê, as encarroçadoras tem melhorado muito o isolamento termoacústico nos capôs dos cabritos.

    A menos que o empresário faça como fez a Cometa quando comprou os primeiros MB para a frota, que solicitou à Marcopolo que reforçasse o isolamento termoacústico sobre o motor e a caixa de marcha.

  • Claiton 12/10/2015 23:06

    Wendell Santos
    Segundo reportagem que eu li agora, ele está disponível em Mega e Millenium BRT Motor Dianteiro.

    As carrocerias vem com uma cabine com porta para o motorista, assim como o sistema de ar condicionado é idenpendente do salão de passageiros.

    O chassi está sendo vendido a R$720 mil. O preço K-310 articulado é de R$560 mil.

  • Vítor 13/10/2015 00:12

    Claiton Reis
    Tem o link ?
    Com certeza o Torino Express tbm vai entrar no time.

  • Ricardo 13/10/2015 00:50

    O que vai incomodar será o calor!

    O motor é muito grande, e ficará encostado no motorista.

    O B12M incomoda um pouco, imagina esse aí.

  • Claiton 13/10/2015 01:06
  • Carlos 13/10/2015 06:48

    Danilo Moraes
    Tem suspensão a ar pelo menos ?

    Completamente. Ainda mais no BRT que é item obrigatorio.

  • Rodrigo 13/10/2015 08:57

    É como viver novamente á époco dos amélias Scania S112...O padrão visual do chassi não mudou muito por ser motor dianteiro e maior, o balanço dianteiro fica mais curto. Dá um ar de brutalidade. Curioso com o som desse motor, lembra um pouco o do F94 será??

  • Windy 13/10/2015 09:51

    Claiton Reis
    Eu quis dizer a porta do lado direito mesmo, a maioria dos MAs que tem o filtro modificado a última porta fica antes do eixo traseiro, já os GranMetro da Biguaçu a engenharia da Mascarello achou uma solução.

  • Alexandre 13/10/2015 10:48

    Claiton Reis

    Por isso mesmo, a Engenharia Mecânica evoluiu e não se usa mais motor traseiro em biarticulado. É algo inviável e irreal. Não tem nada relacionado com manutenção e custo de investimento, cara. É simplesmente inviabilidade física. Claro que se pode fazer, mas é extremamente instável e inseguro em velocidades mais elevadas.

  • Alexandre 13/10/2015 10:49

    Gustavo Alfredo

    Perfeitas palavras, colega! Existe muito choro contra posição frontal do motor, e chega à ser burrice em muitos casos, como nesse, do F360.

  • Claiton 13/10/2015 11:56

    Windy Silva
    Mas nesse caso não tem a ver com o reposicionamento do filtro não, pq ele fica localizado do lado esquerdo e a porta é do lado direito.

    Mesmo com o filtro modificado, o lado direito é todo live e cabe uma porta depois do eixo traseiro sem problema.

    Nos outros caso, com a porta antes do eixo, é uma opção das empresas e não por falta de espaço.

    Rodrigo Vicente Bonifácio
    Bom, como o motor é o do K-360, ele deve estar mais próximo do K-360 do que do F-94. Até pq são motores diferentes.

  • Windy 13/10/2015 14:05

    Claiton Reis
    O pessoal de uma empresa daqui disse que era por causa de uma tubulação que para ali, vou me informar melhor sobre isso.

  • Gustavo 13/10/2015 14:56

    Destaque para o belo trabalho da Neobus, que conseguiu encaixar o motorzão na dianteira sem alterar ou prejudicar a originalidade e a aerodinâmica do desenho do Mega BRT.

    Alguém aí falou sobre esse carro não entrar no Rio. A Prefeitura naturalmente proíbe articulados dianteiros como estávamos acostumados a ver, com chassis inadequados a aplicação. Esse carro dificilmente seria reprovado apenas pela posição do motor... Dificuldades a Scania deve ter em conquistar clientes no segmento urbano do Rio, já que o seu maior comprador atualmente não vive bons dias.

  • Claiton 13/10/2015 16:45

    Alexandre Coelho

  • Claiton 13/10/2015 17:06

    Alexandre Coelho
    Pois se, a engenharia evoluiu, pode-se muito bem evoluir um produto. Agora se o custo dessa evolução é favorável, aí são outros 500.

    Custo de desenvolvimento do produto sim, por conta de suas particularidades. Nesse caso aí é muito mais fácil colocar o motor na dianteira com um eixo motriz, do que colocar o motor na traseira e precisar de três eixos motrizes com redução nos cubos para ter uma boa tração.

    Instável e inseguro em alta velocidade?, putz. O que mais tem hoje são sistemas eletrônicos para controle de estabilidade e segurança. Lembrando que esse veículo é um modelo urbano com velocidade máxima de 60 km/h.

  • Claiton 13/10/2015 17:08

    Windy Silva
    Veja mesmo, fiquei curioso agora, rs.

    Ricardo Cruz
    Nesse caso aí não, pq o motorista fica separado do motor por uma cabine com porta e com um ar-condicionado só pra ele independente do ar do salão.

  • Mairan 13/10/2015 19:03

    Bela foto amigão !

  • Otávio 13/10/2015 22:12

    Bela foto amigo!!

  • Fábio 13/10/2015 23:02

    TOP

  • Richard 14/10/2015 00:39

    Curioso que a maioria das pessoas que quando vê fotos dos articulados dos anos 80 e 90 dizem "Que onibus maravilloso!", "Que máquina", entre outras coisas positivas.
    Ai a Scania relança a ideia e muitos reclamam.
    Fico apenas querendo saber se o ronco sete motor é parecido com os ônibus Scania das antigas.

  • Richard 14/10/2015 00:41

    Eu quis dizer ronco deste motor é não sete deste motor.

  • Alexandre 14/10/2015 01:34

    Claiton Reis

    No dia em que eu conhecer pessoalmente essa lenda chamada biarticulado com motor traseiro volto aqui e peço desculpas kkkk. Por enquanto vou teimar pq faço curso de mecânica industrial e sei o quão difícil fisicamente é planejar um ônibus biarticulado com tração traseira que não tenha torção lateral nas curvas, meio caminho andando pra capotamento...

  • Ricardo 14/10/2015 12:08

    Claiton Reis
    O ar condicionado pode ajudar, mas tenho dúvidas com relação a cabine do motorista, se será suficiente para barrar o ruído do motor.

    Falo isso por causa dos ônibus do serviço seletivo daqui de SP. que também tem cabine, e mesmo assim o ruído do motor incomoda um pouco.

    Esse tem um motor muito grande para ser dianteiro.

  • Ricardo 14/10/2015 12:11

    Richard Silva
    O antigo dianteiro da Scania era bom para aquela época. Hoje nós temos os articulados com motor traseiro, e central que são melhores, porque não há o excesso de ruído interno, e nem excesso de calor na frente.

    Esse da foto tenho dúvidas com relação a isso, porque o motor dele é muito grande para ser dianteiro.

  • Ricardo 14/10/2015 12:14

    Claiton Reis
    Esse aqui é cabinado, e não é muito silêncioso internamente. Isso porque tem um motor menor de 4 cilindros. Quero ver esse da Scania que tem 6 cilindros.

    http://onibusbrasil.com/foto/3537885/

  • Wendell 14/10/2015 19:45

    Claiton Reis
    Alexandre Coelho
    Gustavo Alfredo
    Concordo com vocês o pessoal faz muito alarde por conta do carro ter motor na dianteira, mas sabendo que tem itens de suspensão a ar e toda uma comodidade para o motorista não é de fato ruim,
    Claiton, tendo em vista que esse e 720 mil e o K310 é esse valor de quinhentos e poucos mil, o K310 agora passa a ter um preço um pouco alto,
    Voltando ao assunto do calor, todo motor esquenta, seja Mercedes ou Scania, volvo ou Volks, acho que isso vai depender da montadora, até porque a Irizar isola tão bem seus carros que não tem reclamaçao( so como exemplo ).

  • Claiton 14/10/2015 20:07

    Wendell Santos
    Pois é Wendell, mas é só aparecer um cabrito numa linha suburbana que o mundo vai abaixo. Basta ver como detonaram os Torino 2014 da Andorinha que substituíram outros cabritos. Enfim...

    Com relação ao K-310, se for comparar com o F-360HA, realmente ele sai caro pelo que oferece. Mas, acredito que ela seja mais barato que os O-500 MA e B-340 M da vida.

    Sobre o isolamento termoacústico, concordo contigo, porém, como eu estava falando com o Gustavo. Nas cabines dos caminhões, as fabricantes fazem um trabalho de isolamento termoacústico bem superior ao que as encarroçadoras fazem nos capôzinhos dos cabritos. Já nos chassis rodoviários de motor traseiro, o trabalho é mais bem feito mesmo.

    Nesse F-360, a Caio e a Neobus tiveram mais cuidado com isso.

  • Wendell 14/10/2015 20:19

    Claiton Reis
    Com certeza, acho que so o capô do motor não ajuda muito, sobre o K310 ele ta um pouco caro, os MA daqui que foram comprados, saiu por uns 440 mil mais ou menos, o restante foi da carroceria,ta um pouco caro em vista de seus concorrentes, apesar que vi num site que o 26-330 não for muito desse preço.

  • Claiton 14/10/2015 20:38

    Wendell Santos
    Mas esses valores são de preço cheio. E deve cair numa negociação a depender do cliente, da quantidade, etc..

  • Richard 14/10/2015 23:23

    SERÁ QUE É TÃO MI SERIO SÓ ASSINAR ALGUÉM REPONER SOBRE O SOM DO MOTOROLA DESTE CARRO?
    GRATO PELA ATENÇÃO.

  • Carlos 14/10/2015 23:25

    Richard Silva
    SERÁ QUE É TÃO MI SERIO SÓ ASSINAR ALGUÉM REPONER SOBRE O SOM DO MOTOROLA DESTE CARRO?
    GRATO PELA ATENÇÃO.

    ??????????????

  • Daniel 01/03/2016 19:25

    A cabine de um caminhão é muito mais fácil de aplicar um bom isolamento termoacústico que o cockpit de um ônibus de motor dianteiro, e os ônibus de motor central tem uma estabilidade superior em todas as condições de carga.

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
SAMSUNG
Modelo da Câmera Fotográfica
GT-I9195
Tempo de Exposição
1/2460
Programa de Exposição
Prioridade para Abertura
ISO
50
Valor da Velocidade do Obturador
1/2460
Valor de Abertura
276/100
Valor Máximo de Abertura
276/100
Abertura (fnumber)
26/10

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 9709 que se encontra na identidade visual da empresa Scania. A carroceria deste ônibus é do modelo Mega BRT 2011, fabricada pela encarroçadora Neobus. O chassi é um F360HA, fabricado pela Scania. A fotografia foi publicada por Carlos Júnior, em 09/10/2015 e consta como tendo sido registrada em 01/10/2015, na localidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Referência Bibliográfica

JÚNIOR, C. Scania 9709 em Rio de Janeiro por Carlos Júnior - ID:3693265. Ônibus Brasil, 2015. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/carlosjunior/3693265> Acesso em: 06 mai 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Scania
Numeração:
9709
Placa:
BFY9709
Carroceria:
Neobus
Mega BRT 2011
Chassi:
Scania
F360HA
Local:
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Data:
01/10/2015 11:54:10
Autor:
Carlos Júnior
Publicação:
09/10/2015 21:00