Transurb EBTU 077 na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: 1755485.
Metrobus Goiânia (GO) na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: :id.
Pullman Eme Bus 0000 na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: :id.
Expresso São Luiz 7680 na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: :id.
Expresso São Luiz 7680 na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: :id.
/ 2.806 acessos / 60 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Transurb EBTU 077 em Caxias do Sul por Carlos Júnior - ID:1755485

Matando Saudades ... Quem não se lembra dessa Fera no EIXO REGIONAL DE SERVIÇOS de Goiânia ... Hoje o nosso Promissor EIXO ANHANGUERA ??? Minha infancia ... minha adolescência. Hehehe

60 comentários

  • Davi 25/04/2013 22:22

    esse modelo eu nao conhecia. Bela postagem

  • Tiago 25/04/2013 22:23

    que bleza!

  • Faguiner 25/04/2013 22:34

    lindão

  • Gilberto 25/04/2013 22:34

    Será que era 0KM na época??? Belo registro, esses carros rodaram por muito tempo, afinal VOLVO é VOLVO e não os atuais cabritos. Acredito que tenha sido a única venda expressiva de urbano da Marcopolo em Goiânia.

  • Carlos 25/04/2013 22:39

    Davi Neves
    Tiago Alves
    MARCOPOLO San Remo II. E esse carro roda até hj na METROBUS . E o xodó da empresa com bancos intercity e piso em taraflex e step na traseira.

  • Carlos 25/04/2013 22:41

    Tiago Alves
    Davi Neves
    Detalhe nas rodas raiadas como brancas. Depois a TRANSURB mandou pintar elas num preto meio que fosco. Lemnro como hoje, onde o primeiro que entrei PELA PORTA DIANTEIRA foi o carro 075, onde iamos fazer uma pamonhada na casa de minha tia na Vila Finsocial. Lembro como hoje.

  • Carlos 25/04/2013 23:06

    Gilberto Martins
    Será que era 0KM na época??? Belo registro, esses carros rodaram por muito tempo, afinal VOLVO é VOLVO e não os atuais cabritos. Acredito que tenha sido a única venda expressiva de urbano da Marcopolo em Goiânia.

    Como dizia o finado locutor Lombardi do Silvio Sanrtos -- "Zerinho, zerinho".

    E tenho a honra de contar que tenho o Manual desse Onibus B58 que ganhei de presente de aniversario de meu amigo, Sr. Waldir de Paula que era da TRANSURB / METROBUS que guardo ele aqui com carinho. Nao so dele como dos Alphas , Top bus e Mega BRT.

  • Fabricio 25/04/2013 23:24

    Engraçado, as listras da Transurb dão uma caidinha no inicio e no final do ônibus, rs

  • Silas 26/04/2013 06:40

    Show de bola esse San Remo II parabens pela reliquia...

  • Sérgio 26/04/2013 13:10

    Essa traseira ficou muito invocada !!!!

  • Sérgio 26/04/2013 13:12

    Um outro detalhe interessante nesse carro são as lâmpadas de iluminação lateral, que ficam no alto !!!!

  • Davi 26/04/2013 14:36

    Lindo achei bem interessante o para-choque azul e as curvas nas linhas da pintura de eixo (laranja-branco-azul).
    Belo registro.

  • Mairan 26/04/2013 17:47

    Linda foto amigo !

  • Claudio 26/04/2013 18:25

    show de foto amigo epoca boa que tinhamos sam remo 2 e volvo b 58

  • Bruno 26/04/2013 19:32

    Eita que achado massa!!

  • Lucas 26/04/2013 22:22

    Êê trasirao, os dos Apha F113 parecem com ele, arrebitado

  • Carlos 26/04/2013 23:52

    Fabricio Alves de Lima
    Silas Gouvea
    Sérgio Celestino
    Um outro detalhe interessante nesse carro são as lâmpadas de iluminação lateral, que ficam no alto !!!!
    Quando pequeno, eu ficava reparadno elas acesas. Fora de quem sentava la nos ultimos bancos e por onde passava com local bem escuro, piscava bem alto que iluminava a traseira.

  • Carlos 27/04/2013 00:13

    Davi Sampaio
    As primeiras cores de Eixo na grande Goiania. Porem depois a TRANSURB autorizou por Deliberaçao dela, as cores de Eixo nos onibus da HP e RAL, com a criaçao do SETRANSP em 1989. No Eixo Norte / Sul foi a mesma coisa em meados de 1984 por ae.

  • Carlos 27/04/2013 00:23

    Mairan Santos
    Claudio Augusto
    Bruno Roberto
    Lucas Fernandes dos Santos
    Os VOLVOS e SCANiAs de antes, davam um ar de imponencia ate nas carrocerias, por serem mais altos.

  • José Antônio 27/04/2013 05:16

    Os volvos de hoje não roncam mais igual aos volvos do passado.

  • Marcos 27/04/2013 14:14

    Com rodas raiadas!!!

  • Marcus Vinicius 27/04/2013 16:56

    Top de+...deixou saldade esse modelo.

  • Carlos 27/05/2013 16:35

    José Antônio Gama
    Marcos Sá Carneiro
    Marcus Vinicius Gutierrez
    Os volvos de hoje não roncam mais igual aos volvos do passado.

    Ahahhhhh amigo ... pra mim o pioneirismo continua.

  • José Antônio 27/05/2013 16:39

    Carlos Júnior
    No meu ouvido,os novos volvos urbanos de hoje roncam numa mistura de agrale com of-1722....hehehehe...

  • Gilberto 27/05/2013 19:32

    José Antônio Gama
    Só se for VOLVO cabrito, pois os chassis VOLVO pesado ainda tem ronco imponente.

  • José Antônio 28/05/2013 10:12

    Gilberto Martins
    VOLVO cabrito
    É deles que tô falando mesmo.

  • Leonardo Bruno 28/05/2013 10:20

    Carlos Júnior
    Concordo, para mim o pioneirismo também continua!!! Volvo é e sempre será o melhor chassi para ônibus, na minha opinião... Apesar de o ronco do B290R estar bastante parecido com o dos novos O-500U, mesmo assim, ainda prefiro a Volvo, rs... Temos o B270F que é bastante semelhante ao 17-230, mas o B12M e o B360S ainda continuam roncando muito bonito também!!! São os novos tempos, ônibus mais modernos, menos poluentes e com menor emissão de ruídos, tudo bem que prefiro as antiguidades em disparate, nada vai se comparar ao B58 e ao B10M, Scania 112 e 113, OH-1628, enfim, mas novamente digo que Volvo ainda continua sendo Volvo!!! E que me desculpem os fãs ardorosos da Mercedes-Benz, mas o OF-1721 Euro V não está com nada em termos de ronco, sou muito mais o B270F que ainda ronca mais forte que o 17-230, mesmo sendo da MWM o fabricante do motor de ambos...

  • Carlos 28/05/2013 13:33

    José Antônio Gama
    No meu ouvido,os novos volvos urbanos de hoje roncam numa mistura de agrale com of-1722....hehehehe...

    OPaaaaaaaaaaaaaaa ... Que ofensa !!! O respeite, Gama. KKKKKKKKKK

    Na verdade pode ser o som do Agralete mas com dignidade de um 17-230 EOD, pelo menos ... Dos males os menos ruins.

  • Carlos 28/05/2013 13:34

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Concordo, para mim o pioneirismo também continua!!! Volvo é e sempre será o melhor chassi para ônibus, na minha opinião... Apesar de o ronco do B290R estar bastante parecido com o dos novos O-500U, mesmo assim, ainda prefiro a Volvo, rs... Temos o B270F que é bastante semelhante ao 17-230, mas o B12M e o B360S ainda continuam roncando muito bonito também!!! São os novos tempos, ônibus mais modernos, menos poluentes e com menor emissão de ruídos, tudo bem que prefiro as antiguidades em disparate, nada vai se comparar ao B58 e ao B10M, Scania 112 e 113, OH-1628, enfim, mas novamente digo que Volvo ainda continua sendo Volvo!!! E que me desculpem os fãs ardorosos da Mercedes-Benz, mas o OF-1721 Euro V não está com nada em termos de ronco, sou muito mais o B270F que ainda ronca mais forte que o 17-230, mesmo sendo da MWM o fabricante do motor de ambos...

    Opa ... gostei de sua colocação Leo. Assino embaixo ae. Parabens !!

  • Claiton 28/05/2013 13:43

    José Antônio Gama
    Atualmente, nenhum ronca como antigamente, antes da aplicação das normas Proconve.

  • Claiton 28/05/2013 13:46

    Carlos Júnior
    Depende, o L-112 e o O-371 UP apesar dos pneus 1100 eram baixos. Tanto que quando alagava aqui em Salavdor, no mínimo que fosse, nenhum motorista se atrevia a passar.

  • Carlos 28/05/2013 13:52

    Claiton Reis
    Depende, o L-112 e o O-371 UP apesar dos pneus 1100 eram baixos. Tanto que quando alagava aqui em Salavdor, no mínimo que fosse, nenhum motorista se atrevia a passar.
    Mas por serem motorização traseira, conforme citados, eles são mais baixinhos de natureza.

    Agora pega um F112 ou 113 HL pra ver ... As diferenças de alturas deles são gritantes ..

    Coisa que nao houve no F94, especialmente na dianteira dele, que mesmo com 6 a 7 BAR carregados no compressor dele ele ficava com a altura normal, semelhante a de um B58.

  • Claiton 28/05/2013 13:57

    Carlos Júnior
    Ah sim, os F eram altos por causa dos pneuzões 1100. Sem falar na opção que ele tinha das longarinas mais largas. Ficava alto externamente, só que devido a isso, o salão interno era baixinho.

    O F-94 era mais baixo por causa dos pneus 295 mesmo

  • Carlos 28/05/2013 14:02

    Claiton Reis
    Ah sim, os F eram altos por causa dos pneuzões 1100. Sem falar na opção que ele tinha das longarinas mais largas. Ficava alto externamente, só que devido a isso, o salão interno era baixinho.

    Alem das rodas 'sorrizo' tambem. Internamente realmente eles eram mais baixos, em especial perto do cofre do motor. pois ao entrar no onibus havia uma 'rampinha' proximo à escada e acesso ao salão, em razao do eixo de tração (dianteiro).

    O F-94 era mais baixo por causa dos pneus 295 mesmo
    Isso é em razão da concorrencia, VW e MBB. Os pneus 1100, são bem mais caros.

  • Claiton 28/05/2013 14:03

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Carlos Júnior

    Um motor de 4 cilindros e baixa cilindrada nunca vai ter um ronco de um motor de 6 cilindros e cilindrada maior. Ta aí o 17.230 OD com motor D0834 pra comprovar.

    Agora, comparando "coisas iguais", o ronco do B-270F é bem mais baixo do que o do 17.230 EOD, até por ter alguns componentes de fornecedores diferentes.

  • Claiton 28/05/2013 14:06

    Carlos Júnior
    Não Carlos, exceto os veículos 4X4, que tem tração nos dois eixos, os ônibus tem tração no eixo traseiro.

    Aquela lombada perto do motor era por causa do eixo mais largo que obrigava a longarina a ter uma curvatura naquela área.

  • Carlos 28/05/2013 14:12

    Claiton Reis
    Um motor de 4 cilindros e baixa cilindrada nunca vai ter um ronco de um motor de 6 cilindros e cilindrada maior. Ta aí o 17.230 OD com motor D0834 pra comprovar.

    Agora, comparando "coisas iguais", o ronco do B-270F é bem mais baixo do que o do 17.230 EOD, até por ter alguns componentes de fornecedores diferentes.


    Corretissimo. Parabens !!

  • Carlos 28/05/2013 14:14

    Claiton Reis
    Não Carlos, exceto os veículos 4X4, que tem tração nos dois eixos, os ônibus tem tração no eixo traseiro.
    Hummmm .. Nos F112 e 113 ??

    Pra mim era apenas no dianteiro. Te falo isso pela jogada de traseira que era facinho ver fazer neles ... Possa estar enganado.

  • Carlos 28/05/2013 14:15

    Claiton Reis
    Aquela lombada perto do motor era por causa do eixo mais largo que obrigava a longarina a ter uma curvatura naquela área.
    Correto.

  • Fabricio 28/05/2013 14:16

    Carlos Júnior
    Era mais pelo excesso de torque no eixo msm e a traseira leve em relação a frente pesada

  • Carlos 28/05/2013 14:19

    Fabricio do Nascimento Zulato
    Era mais pelo excesso de torque no eixo msm e a traseira leve em relação a frente pesada

    Hummmmm ... Ainda bem que é SCANIA por que como MBB ou VW escorregam mais que pisar numa casca de melância.

  • Claiton 28/05/2013 14:21

    Carlos Júnior
    Em todos os ônibus, de qualquer marca, o eixo de tração é sempre o traseiro. Nos caminhões tbm.

    No caso dos Volvo de motor central, o eixo motriz ou eixo trator é o eixo central.

    Fabricio do Nascimento Zulato
    Excesso de peso sobre o eixo dianteiro tbm por conta do motorzão sobre ele. O torque de 77 kgfm era maior que o dos OF da época, mas era baixo comparando com o que se tem hoje. O 1721 por exemplo tem 80 kgfm arredondados.

  • Claiton 28/05/2013 14:24

    Carlos Júnior
    Tem que ver esse asfalato daí, pq nem com o asfalto sonrisal de Salvador, os MB e VW escorregam.

    Ou então, as empresas daí utilizam pneus slicks como os carros de F-1, rsrsrs.

  • Fabricio 28/05/2013 14:24

    Claiton Reis
    MAs a Scania contava com a caixa 777 de rodoviárioF113HL, e redução dupla do diferencial, isso ajudava bastante tm rs

  • Claiton 28/05/2013 14:27

    Fabricio do Nascimento Zulato
    A redução era simples, quer dizer, tinha várias redções a depender da aplicação, porém era a caixa era longa e como era motor mecânico, não tinha corte de giros, não tinha anjo da gurada, nessa época não tinha disso e os pneus 1100 ajudavam tbm ao contrários dos OF que utilizavam 900 ou 1000.

    Naquela épioca era tudo na tora mesmo, rsrs.

  • Carlos 28/05/2013 14:27

    Claiton Reis
    Em todos os ônibus, de qualquer marca, o eixo de tração é sempre o traseiro. Nos caminhões tbm.

    No caso dos Volvo de motor central, o eixo motriz ou eixo trator é o eixo central.

    Opa ... sim sim ... Confundi aqui. Eixo de traçao e o motriz.

  • Carlos 28/05/2013 14:29

    Claiton Reis
    Tem que ver esse asfalato daí, pq nem com o asfalto sonrisal de Salvador, os MB e VW escorregam.

    Ou então, as empresas daí utilizam pneus slicks como os carros de F-1, rsrsrs.

    Nao nao é normal como em qq lugar do mundo ... Porem a leveza e o peso pena dependendo da velocidade nao pode ver uma pocinha dagua que a firmeza na direçao deve ser mantida. Senao roda mesmo, como já acontecer num OF-1722 aqui na Avenida Araguaia.

  • Carlos 28/05/2013 14:30

    Fabricio do Nascimento Zulato
    MAs a Scania contava com a caixa 777 de rodoviárioF113HL, e redução dupla do diferencial, isso ajudava bastante tm rs
    Isso que pensei aqui.

    Claiton Reis
    Claiton Reis
    A redução era simples, quer dizer, tinha várias redções a depender da aplicação, porém era a caixa era longa e como era motor mecânico, não tinha corte de giros, não tinha anjo da gurada, nessa época não tinha disso e os pneus 1100 ajudavam tbm ao contrários dos OF que utilizavam 900 ou 1000.

    Naquela épioca era tudo na tora mesmo, rsrs.

    Condiz.

  • Claiton 28/05/2013 14:33

    Carlos Júnior
    Se fosse assim, aqui não teria um OF e um EOD pra contar a história, rsrs.

  • Carlos 28/05/2013 14:40

    Claiton Reis
    Se fosse assim, aqui não teria um OF e um EOD pra contar a história, rsrs.
    KKKKKKKKKKKKKKKKK .. Pois é ..

    Pensa num susto eu estava no ponto para pegar outra linha vem esse Cit Max 1722 Que chegou a pegar na quina do ponto de onibus e tinha acabado de chover.

  • Claiton 28/05/2013 14:46

    Carlos Júnior
    Mas aí tem o agravante da carroceria Citimax ser bastante leve e na chuva é assim mesmo, quem acha que deixar pra frear em cima vai parar, não para mesmo.

  • Carlos 28/05/2013 17:29

    Claiton Reis
    Sim ... uma carroceria 'peso pena'.

  • Leonardo Bruno 28/05/2013 23:45

    Claiton Reis
    Perfeito! Suas colocações foram ótimas! Mas acho o ronco do B270F, mais consistente que o 17-230, porém, o VW fala mais alto sim!
    Carlos Júnior
    É nisso que dá ser Volvista de carteirinha, rsrsrs...

  • Carlos 29/05/2013 06:48

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Valeu meus amigos . Um grande abraço a todos.

  • Robson 23/06/2013 18:18

    Cara, que ônibus é esse!!! A traseira parece que ficou pela metade. Volvo é Volvo!! Parabéns pela postagem!

  • Geraldo 23/06/2013 18:37

    Claiton Reis


    O F 112 tinha 77 kgmf? É iso ou entendi errado? Pq tipo, tinha uma revista aqui em casa, com um folder do S 112 e lá constava ele com torque de 127 kgmf. Acho que os F 112 eram maçarico, não?

  • Carlos 24/06/2013 20:21

    Robson Generoso dos Santos
    Cara, que ônibus é esse!!! A traseira parece que ficou pela metade. Volvo é Volvo!! Parabéns pela postagem!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK . Traseira pela metade é demais. Mas era mesmo .. Eu lembro que na epoca, achava eles estranho demasi assim

    Lembro perfeitamente que era prato cheio para trombadinhas e cheradores de cola, entrar debaixo deles e pegar carona no chassi.

    No Horto de Goiania era campeao ver isso.

  • Luciano 11/01/2014 11:49

    ESSA FOI A 2A GERAÇÃO DE ÔNIBUS DA LINHA 001-EIXO ANHANGUERA (TRANSURB)

  • Vinicius 02/06/2014 13:20

    Mas olha o estilão desse San Remo!

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Não foi possível localizar nenhum parâmetro técnico de câmera fotográfica associado a esta imagem.

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 077 que se encontra na identidade visual da empresa Transurb EBTU, de Goiânia, Goiás, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Sanremo II, fabricada pela encarroçadora Marcopolo. O chassi é um B58, fabricado pela Volvo. A fotografia foi publicada por Carlos Júnior, em 25/04/2013, na localidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referência Bibliográfica

JÚNIOR, C. Transurb EBTU 077 em Caxias do Sul por Carlos Júnior - ID:1755485. Ônibus Brasil, 2013. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/carlosjunior/1755485> Acesso em: 02 mai 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Transurb EBTU Goiânia, Goiás, Brasil
Numeração:
077
Placa:
XXX0000
Carroceria:
Marcopolo
Sanremo II
Chassi:
Volvo
B58
Local:
Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
Autor:
Carlos Júnior
Publicação:
25/04/2013 21:46