Viação Ferraz 593 na cidade de Ferraz de Vasconcelos, São Paulo, Brasil, por William Gimenes. ID da foto: 489655.
Viação Ferraz 528 na cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, por Maurice  Gonçalves Natacci. ID da foto: :id.
Viação Ferraz 205 na cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, por Maurice  Gonçalves Natacci. ID da foto: :id.
Viação Ferraz 1444 na cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, por Adrianno Sakamoto. ID da foto: :id.
/ 4.210 acessos / 24 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Viação Ferraz 593 em Ferraz de Vasconcelos por William Gimenes - ID:489655

24 comentários

  • Rafael 13/07/2011 20:35

    Ferraz velha de guerra!

    Saudades.

  • Tiago 13/07/2011 20:38

    Uma viagem no tempo agora, saudades da Ferraz!

  • Thiago 13/07/2011 20:38

    Pois é!
    ;)

  • Maurice 13/07/2011 20:47

    o popular "Ferraizão" do Pq d.pedro a Ferraz,com direito ao "racha"com a Utinga quando ambos passavam no pq do carmo

  • Márcio 20/07/2011 09:52

    Saudades desses carros!
    Antigamente quando não era tudo JS era mais legal!! E a padronização ajudou a ficar mais monótono.

  • Rafael 20/07/2011 09:57

    Nooossa!!! Viajei no tempo agora com essa foto. Andei muito nesse e em outros carros da Ferraz. Parabéns pela foto!

    Abraços!

  • Rafael Justino 21/02/2012 18:11

    Que saudades da "Ferraizão",bons tempos,pena que ela não existe mais

  • Diego 04/03/2012 09:49

    Outra também que era impecável em manuteção.
    Saudades da Ferraz e da verdadeira Poá!

  • Hugo 08/03/2012 22:56

    Oi! Publiquei no tópico empresas de Ferraz de vasconcelos / Viação Ferraz a história que sei e viví desta empresa, há apenas 1 foto lá onde postei a história. Se estiverem interessados em sua trajetória e tiverem paciencia de ler boa leitura

  • Hugo 09/03/2012 17:05

    Durante um tempo, coletei alguns trechos da história da Viação Farraz! Para aqueles que já foram fãs desta empresa aqui vai!

    A Viação Ferraz iniciou suas atividades em meados do fim da década de 60. Segundo o que soube, começou a operar sua primeira linha de Ferraz de Vasconcelos ao centro de São Paulo com uma frota em torno de 15 veículos ou menos fazendo a linha São Paulo/Parque D. Pedro ll- Ferraz via Guaianazes ( ultimo bairro da Zona Leste que fazia divisa com Ferraz de Vasconcelos ). Como o transporte ferroviário não abrangia todas as regiões da ZL, a linha inicial foi muito bem aceita pois seu trajeto além de passar por Guaianases e Itaquera (centro), incluia também o Parque do Carmo, um longo trecho daVila Formosa, Vila Carrão e enfim chegando a Radial Leste no bairro do Tatuapé e prosseguindo até o centro da cidade. Numa época em que a ferrovia da RFFSA já se encontrava precária pelo descaso do governo, carro era luxo e não era pra todos e o Metrô não ia além da estação Brás, a freqüencia de passageiros aumentou considerávelmente. Com um trânsito muito leve em ruas e avenidas o percurso de F. de Vasconcelos ao centro e vice/versa não era superior a 1h ou 1h e 10m de viagem. Hoje o mesmo trajeto se for feito de ônibus com certeza não sai por menos de 2h e olha lá. Pouco tempo depois e com veículos a mais, a Ferraz começou a operar sua 2ª linha São Paulo/São Miguel ( Paulista )- Calmon Viana via Poá se ela operou outras linhas que não passasem por São Paulo sinceramente não sei. A pricípio os veículos ostentavam as cores amarelo e branco mas tiveram que incluir a cor azul pois a também extinta Viação São José que operava nas regiões de São Miguel e Itaim Paulista também tinham as mesmas cores e isto causava confusão nas pessoas que corriam atrás quando estavam parados no ponto e não olhavam o itinerário para saber se era realmente o ônibus certo e assim a viação Ferraz caracterizou-se e muito bem com suas cores amarelo, azul e branco.

  • Hugo 09/03/2012 17:21

    Algum tempo depois a CMTC deu inicio a duas linha em Guaianazes, a 312T-Guaianase/Largo da Concódia e a 3686-Jardim São Paulo/Praça Clovis. A Viação Ferraz ganhava alí sua primeira rival mas não sofreu quase nenhum impacto pois embora a 312T fizesse quase o mesmo trajeto no municipio ela além de trafegar pela Av. Celso Garcia só ia até a região do Brás e não atendia tanto a necessidade dos passageiros visto que boa parte precisava ir ao centro e a 3686 embora deixasse seus passageiros bem próximos da Praça da Sé fazia seu trajeto acompanhando a ferrovia sem falar que a tarifa quando iniciou suas operações era mais cara que a do coletivo intermunicipal. Isto gerou um bate-boca entre moradores do Jd. São Paulo e a CMTC. A Cia municipal alegava que o bairro pertencia a Ferraz de Vasconcelos e a linha portanto era intermunicipal, algumas pessoas indignadas preferiam fazer a pé um trajeto de pouco mais de 1km do Jardim São Paulo até o centro de Guaianases para tomar o trem ou pegar os ônibus da Ferraz fazendo disto um protesto contra a cobrança da absurda tarifa. Após um detalhado estudo dos limites entre os municípios ficou provado que o Jd. São Paulo ainda fazia parte do município de SP e a CMTC enfím reduziu sua tarifa.

  • Hugo 09/03/2012 17:39

    Mais tarde com o surgimento das Cohabs mais a Cidade Tiradentes, entrou em cena a novata viação Tabú que iniciou suas atividades pela região com linhas que abrangiam principalmente o bairro de Itaquera. Para atender a região de Guaianazes rivalizando com a Ferraz destacou duas linhas, a 3786-Cidade Tiradentes/Parque D. Pedro ll e a 3406-Cohab Juscelino/Parque D. Pedro mas servindo a região do Aricanduva. Como eram poucos os ônibus destas linha o bom ´´Ferrazão´´ cada vez mais forte não perdeu em nada sua eficiência e apostou mais ainda na excelência de seus serviços com motoristas muito competentes e preservação de sua frota. Tamanha era a satisfação dos passageiros da linha que, para se ter uma idéia, no horário de pico mesmo com até 5 veículos aguardando seu horário de saída as filas eram enormes. A década de 80 foi a mais promissora para a Viação Ferraz pois mesmo com a aquisição da CMTC dos magníficos, modernos e extensos Volvos que foram destacados para circular na linha 3686 ( a 312T não recebeu estes veículos), a Ferraz não ficou atrás e renovou sua frota adquirindo muito mais veículos Caio para suas linhas que ainda eram duas mas eram bem utilizadas.

  • Hugo 09/03/2012 17:53

    Com a chegada do metrô ao bairro do Tatuapé em 83 a CMTC acrescentou mais uma linha ´´rival´´, a 3774- Jardim Soares/Metrô Tatuapé e por razões que desconheço até hoje a Viação Ferraz transferiu sua linha principal do centro para a estação Tatuapé. Isto gerou protesto entre os passageiros pois eram forçados pegar e pagar a cara tarifa do metrô para concluir seu trajeto até o centro e como a 3686 manteve-se fiél ao seu trajeto a Ferraz perdeu um pouco de sua preferência, sendo assim retomou em pouco tempo sua linha original. Mais tarde por volta de 1986 o Metrô chegava a Penha e a CMTC criou nova linha, a 373P- Jardim São Paulo/Metrô Carrão. Com um trânsito já um pouco mais carregado a necessidade de economia de dinheiro já não falava tão mais alto que a de ganho de tempo e a Ferraz sentiu um pouco deste declínio mas continuou apostando em excelência e renovação de frota, tanto que das empresas que prestavam serviços por aquelas regiões da ZL ela era a primeira a desfilar com seus belos veículos novos.

  • Hugo 09/03/2012 18:09

    No início da década de 90 a Viação Ferraz deu inicio as operções em outras linhas, Ferraz/Vila Margarida - São Paulo/Parque D. Pedro ll e Nova Poá a São Paulo/São Matheus, esta já não fez tanto ´´sucesso´´ pois com a inauguração do terminal São Matheus da EMTU que dava interligação gratuíta do transporte municipal com os ônibus que serviam a região do Grande ABCD deixou sua serventia passar quase em branco e poucos veículos foram destacados para circular nela. Se a Ferraz iniciou operações em outras linhas nas cidades de Poá e Suzano não fiquei sabendo mas a Ferraz já começava a enfrentar problemas em suas linhas originais. Com a chegada do Metrô ao bairro de Itaquera diminuindo e muito a locomoção bairro/centro centro/bairro e a expansão de outras linhas de ônibus além da legalização do transporte alternativo ( vans e micro-ônibus) sua concorrente a Viação Radial ( antiga Santa Najat) também entrou no pário com uma frota melhor e linhas estratégicas que lhe são até hoje bem rentáveis, a freqüencia de passageiros diminuiu drásticamente e a Ferraz começou a abrir mão de seus veículos. Andar em um ônibus da Ferraz em sua linha primária era para quem tinha dinheiro e dispunha de tempo. Alí começava sua ´´morte´´.

  • Hugo 09/03/2012 18:27

    O fim: Pouco antes do fim da década de 90 a maior parte da frota da Viação Ferraz já era composta por micro-ônibus pintados naquelas ( da minha parte) nada bonitas cores padrões dos veículos intermunicipais seus poucos ônibus de grande porte ( já não passavam de 7) com suas belas cores originais estavam parados ao relento em sua garagem sem circular. Sua linha primaria com a qual viajei inúmeras vezes com satisfação não transportavam mais do que alguns gatos pingados e a satisfação de seus passageiros já não era a mesma que a de sua época dourada. Para complicar sua situação a CPTM mordernizara sua rede ferroviária criando o Expresso Leste e integrando gratuitamente sua rede ferroviária com a do Metrô fazendo os passageiros que utilizavam os ônibus da Ferraz deixar de vez de optar por suas linhas. para piorar, os inúmeros processos trabalhistas de anos não resolvidos e ( segundo soube) o desvio de verbas da empresa deixaram sua situação delicada.
    A orgulhosa Viação Ferraz encerrou suas atividades em 2004, sua linha primária Parque D. Pedro a Ferraz de Vasconcelos é operada pela viação Radial que não dispôs de muitos veículos para ela visto que a freqüencia de passageiros é insignificante, suas outras linhas não existem mais e seus veículos foram arrematados ( segundo informações) por uma empresa de Santo André.

  • Hugo 09/03/2012 18:31

    Embora esta sessão de fotos mostre veículos rodoviários de fretamento ostentando o nome Ferraz acredito que não façam parte da mesma empresa pois a Ferraz original ( ônibus desta foto) foi completamente extinta.

  • Thiago 09/03/2012 18:36

    nossa andei muito nesse carro

  • Thiago 09/03/2012 18:37

    corrige ai amigo essa ferraz naum e a mesma da foto

  • Hugo 09/03/2012 19:27

    Oi Thiago! O Ferraz a que me referí que não faziam parte da original são as dos ônibus das outras fotos o desta foto foi um dos ultimos veículos adquiridos pela Viação Ferraz original. Quanto aos ônibus de viagem que ví nas fotos e levam o nome Ferraz realmente não sei se pertencem ao mesmo dono. O que sei é que a Viação Ferraz original (ônibus da foto) não existe mais. Thiago Ribeiro de Novais

  • Rafael 25/05/2013 13:58

    Saudades dessa empresa marcante, a famosa Ferrazão! e famosa pelo irônico BOA VIAGEM em cima da porta dianteira! Sempre quis andar na linha 205TRO de ponta a ponto num carro da FERRAZ. Saudades de ouvir esse ronco gritando na rua de trás! Bela recordação!

  • Vinicius 27/06/2013 22:45

    Saudades eterna da Ferraz, agora essa foto em Sampa e não em Ferraz kkk

  • Nilton Aparecido 07/07/2013 16:15

    se nao me engano a ferraz chegou a operar linhas municipais em itaqua antes da julio simoes !!!!!!!!!!!!

  • Roger 01/06/2014 21:34

    Ai é parque dom Pedro kkk

  • Tadeu 08/08/2014 15:23

    Maurice Gonçalves Natacci realmente os "rachas" eram coisa de louco, precisava de ver a raiva do motora quando alguém puxava a campainha para descer em algum ponto ali próximo do Parque do Carmo...
    Hugo Neris concordo com varios pontos do seu texto, mas alguns deles não são tão precisos, tendo em vista que quando voce nasceu eu já estava com 11 anos de idade e meu pai era um dos passageiros cativos desta empresa, que como voce mesmo disse, era de encantar o passageiro com seus carros limpos e sempre fazendo questão de honrar o horário. Viajei mentalmente ao ler seu texto, você tem um dom bonito ao narrar...
    Seria uma honra um dia poder conhece-lo pessoalmente e ouvir um pouco mais da historia de uma empresa guerreira que foi a Viação Ferraz Ltda...

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Não foi possível localizar nenhum parâmetro técnico de câmera fotográfica associado a esta imagem.

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 593 que se encontra na identidade visual da empresa Viação Ferraz, de Ferraz de Vasconcelos, São Paulo, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Vitória, fabricada pela encarroçadora CAIO. O chassi é um OF-1620, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por William Gimenes, em 13/07/2011, na localidade de Ferraz de Vasconcelos, São Paulo, Brasil.

Referência Bibliográfica

GIMENES, W. Viação Ferraz 593 em Ferraz de Vasconcelos por William Gimenes - ID:489655. Ônibus Brasil, 2011. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/willgimenes/489655> Acesso em: 06 mai 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Viação Ferraz Ferraz de Vasconcelos, São Paulo, Brasil
Numeração:
593
Placa:
BXH5676 MERCEDES-BENZ OF 1620 1995/1996 / Potência: 204 cv / Lotação: 46 passageiros / Combustível: DIESEL
Carroceria:
CAIO
Vitória
Chassi:
Mercedes-Benz
OF-1620
Local:
Ferraz de Vasconcelos, São Paulo, Brasil
Autor:
William Gimenes
Publicação:
13/07/2011 20:30