Empresa Gontijo de Transportes 5880 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, por Túlio  Rabelo. ID da foto: 583963.
Empresa Gontijo de Transportes 5880 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, por Jones Bh. ID da foto: :id.
Empresa Gontijo de Transportes 5880 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, por Vando Francisco Cardoso Oliveira. ID da foto: :id.
Empresa Gontijo de Transportes 5880 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, por Herbert de Souza. ID da foto: :id.
Empresa Gontijo de Transportes 5880 na cidade de Cáceres, Mato Grosso, Brasil, por Rodrigo Bueno de Freitas. ID da foto: :id.
/ 4.099 acessos / 197 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Empresa Gontijo de Transportes 5880 em Belo Horizonte por Túlio Rabelo - ID:583963

Ex-5880. Quem clicou, clicou !

197 comentários

  • Túlio 24/09/2011 12:00

    Quem clicou, clicou .. Quem não clicou não clica mais ! Adeus 5880 ..

  • Jones 24/09/2011 12:01

    JÁ TÚLIO ?? POXA CLICKEI ESTE CARRO EM ALGUNS MOMENTOS . ISSO É UM SINAL QUE OS OUTROS TESTES TMBM VAO EMBORA !!! ABÇO E BELO REGISTRO.

  • Túlio 24/09/2011 12:02

    JONES - JBUS BH
    Me disseram que o 17000 já está de saída também ..

  • Kaio 24/09/2011 12:03

    Túlio Rabelo
    Ele já está na pintura, pra receber a cor Branca. E até o final do ano, o 12975 também já deverá ter saido da gtj.

  • Tôni 24/09/2011 12:03

    Poxa, não sabia que era de teste esse carro. Adeus, mesmo. E será q vão retirar o 5885? Pelo menos esse eu peguei. Belo registro, Túlio!

  • Kaio 24/09/2011 12:04

    *na área de pintura

  • Jones 24/09/2011 12:04

    Túlio Rabelo
    O CESAR CLICOU 17000 JÁ SENDO PINTADO.

  • Sergio 24/09/2011 12:04

    E ai sera que foi aprovado???

  • Kaio 24/09/2011 12:04

    SERGIO ALVES
    Pelo jeito, não.

  • Alexsandro 24/09/2011 12:04

    xau xau volvo, seus trancos te resultou nisso rsrsrrs belo registro!
    http://onibusbrasil.com/alex_farias/

  • Kaio 24/09/2011 12:05

    Alexsandro Farias Barros
    kkkkk

  • Túlio 24/09/2011 12:05

    SERGIO ALVES
    Não .. Na verdade não gostaram, eu tava conversando com o mecânico lá hoje e falaram que ele é muito fraco, que qualquer 9 [****] é melhor !

  • Sergio 24/09/2011 12:07

    Túlio Rabelo
    E entao continuaremos a ver so scania mesmo na Gontijo.

  • Alexsandro 24/09/2011 12:08

    Túlio Rabelo
    carro tb muito problematico tem que saber lidar

  • Túlio 24/09/2011 12:10

    Alexsandro Farias Barros
    Com certeza, mas eles falaram que é fraco na subida .. Claro que tem que saber lidar, quem pilotou a máquina teve uma instrução do carro !

  • Kaio 24/09/2011 12:11

    SERGIO ALVES
    Mas o q tem de mal nisso?

  • Fabricio 24/09/2011 12:17

    Ainda bem que cliquei ele em SP, andei nele na SP X Bh e peguei ele mês retrasado, ehehe

    Quem pegou...

  • Alexsandro 24/09/2011 12:17

    Túlio Rabelo
    meu pai teve que ir pra bh fazer teste nele, gostou dele nao

  • Bruno 24/09/2011 12:18

    Gostei do flagra. Boa!

  • Fabricio 24/09/2011 12:18

    Túlio Rabelo
    O motorista que eu andei falava que o que amtava era o consumo mais elevado em relação ao K420 e a caixa automatizada qeu era dor de cabeça para quem nãoe stava acostumado, ams que brigava de igual pra igual com os K420.

  • Kaio 24/09/2011 12:21

    Fabricio do Nascimento Zulato
    Sabemos q este B12R eh de 420Hp. Então, é de praxe essa competitividade com o K420. Mas como todos sabem, os motores volvos são mais beberrões do que os da scania. Além de ser mais chata a manutenção.

  • Alexsandro 24/09/2011 12:23

    meu pai falo que esse carro tem sensor de curva e de franagen ruin pakas. quando faz a curva aparece no painel que o buss ta tombando, chega da medo kkkkkkkk

  • Henrique 24/09/2011 12:23

    Creio que seja difícil o divórcio entre Gontijo e Scania, mas eu gostaria de ver alguns B450R operando nela. Agora fica a dúvida: os B12R que ela possue foram compras de emergência ?? E o Comil vai pro chute tbm ?

  • Franklin 24/09/2011 12:26

    Henrique Alves da Silva
    é amigo pelo visto gontijo e scania par perfeito hem....pena ela não ter ou ficar com mais volvo´s.
    o comil já eras mesmo isto já é fato concretizado...mas os volvos poderiam ficar e não é atoa que a volvo foi de novo considerado o carro mais seguro do mundo né....
    mas Gontijo sempre Gontijo e + nada.

  • Alexsandro 24/09/2011 12:27

    Henrique Alves da Silva
    fico pensando eles lanca uns chassis show 450 cv 440 cv 460 etc, mais nao adianta pq eles nao deixa o carro andar, nao sie rpa que tanta potencia pra nada, nao pode passar de 90, só serve mesmo nas subidas.

  • André 24/09/2011 12:28

    Que pena, pelo tempo que ficaram, achei que nem iam mais embora.

  • Fabricio 24/09/2011 12:30

    Henrique Alves da Silva
    São chassis cedidos pela Volvo para teste e aceitação, bom como se percebe a GTJ não os aceitou, eheh

    Alexsandro Farias Barros
    Tratando de GTJ, sempra vai andar em 90 ou mais, eheh

  • Alexsandro 24/09/2011 12:32

    Fabricio do Nascimento Zulato
    é 90

  • Francisco Daniel 24/09/2011 12:38

    E o Comil com K 420 ficara?

  • Túlio 24/09/2011 12:38

    Galera, só pedir desculpas ae pq a foto ta ruim, mais é que ele tava muito longe, e quem conhece a garagem/PA dela aqui em BH sabe que o pessoal é chato demais com fotos aí, então foi na miúda mesmo que dei um jeito ..

  • Henrique 24/09/2011 12:39

    franklin bomjardim silva
    Alexsandro Farias Barros
    Fabricio do Nascimento Zulato
    Pois é amigos, já que não veremos Volo na Gontijo, que venham os K440. õ/

  • Fabricio 24/09/2011 12:39

    Túlio Rabelo
    Sim, sei como é que é, algumas vezes os proprios motoristas relevavam qdo tiravamos fotos lá mas mas falavam que isso não era permitido.

  • Franklin 24/09/2011 12:42

    Henrique Alves da Silva
    é amigo tomara que venham logo então né e com o terceiro eicho direcional por que o negocio é show de bola né kkkkkkkkk

  • Alexsandro 24/09/2011 12:42

    se fose pelo seu abilio nós tirava foto da garagem toda, problema são seus funcionarios e seu filho

  • Kaio 24/09/2011 12:42

    Alexsandro Farias Barros
    realmente

  • Osmar 24/09/2011 12:44

    Chorem que é Volvo !!!

  • Fabricio 24/09/2011 12:44

    franklin bomjardim silva
    Não vem, a GTj não vu vantagem nele, alem de aumentar o consumo e ser um item mais propenso a falhas, as motores de 440HP Euro V vem sim a partir do momento que ele tiver disponivel para venda.

  • Lucas 24/09/2011 12:45

    Túlio Rabelo
    Poxa Túlio .. só fiz uma foto do 17000 em J.Monlevade em janeiro desse ano! hehe
    Logo no dia que eu fui embora pra Vitória, foi uma correria que só! Fui lá fazer minhas últimas fotos, e conseguir pegar ele.. no mesmo dia, fui embora no Millennium feliz pra Vix! hehe .. e agora fico sabendo que ele vai ir embora? ):

  • Kaio 24/09/2011 12:47

    Lucas Ribeiro
    é isso ae

  • Franklin 24/09/2011 12:59

    Fabricio do Nascimento Zulato,puts sacanagem mas ta bom o importante é ver e andar nestas MARAVILHAS que por sinal ANDAMMMMM muito....
    estes dias eu fui pra aparecida fui de cometão e era um k380 rapaz o motorista sentou o pé o buzão não andava voava !!! kkkkkkkkk maravilha hem.

  • Sérgio Augusto Braga 24/09/2011 13:50

    Ah nao... fala serio heim!!!!!

    Encerrou os testes td de uma vez heim!

    Que venha outros agora. kkkkk

  • Sérgio Augusto Braga 24/09/2011 13:52

    Nao entendo pq a Gontijo nao fica c os carros de testes, foi assim nos JB 360-K124 "EB" (alguns 15mil), no 12450, no 1008, no 12715, 12720 e agora os Volvo, e pelo jeito no Comil.

  • Leandro 24/09/2011 13:55

    é né....agora todo espaço é pouco pra essa garagem...

    tchauzim pros testes....

  • Sebastião Amaral de Melo 24/09/2011 13:59

    são mais ou menos quantos VOLVO na GTJ?

  • Sérgio Augusto Braga 24/09/2011 13:59

    Pelos os 2 eu cliquei, porem de barba... sem barba nao teve jeito.
    Tenho que correr atras do 12975, senao vou ficar sem igual o 1008.

  • Sérgio Augusto Braga 24/09/2011 14:00

    Sebastião Nabuco Amaral de Melo Nabuco
    B12R eram os 2 G6 (5880 e 5885). E tem 16 B12B, Busscar.

  • Fabricio 24/09/2011 14:02

    Sérgio Augusto Braga Canuto
    Isso vem desde o 15150, já que não me lembro de protótipos Scania anteriores a este (bom, tinha aquele G4 S112CL tm que era uma peneira, eheh).

  • Helberth 24/09/2011 14:02

    TOP 3

  • Sérgio Augusto Braga 24/09/2011 14:04

    Fabricio do Nascimento Zulato
    Ihh, esqueci do 15150. kkkk

  • Sérgio Augusto Braga 24/09/2011 14:04

    O que será agora que teremos de teste?

    Um O500 RSD 422? Poderia colocar na SG, o 6751 acabou ficando na epoca (antiga adm.).

  • Fabricio 24/09/2011 14:05

    Sérgio Augusto Braga Canuto
    Tomara, podia vir em Caio, que nem o 6753 (chega de G7, eheh)

  • Sérgio Augusto Braga 24/09/2011 14:09

    Chega ser curioso...
    Esses 2 carros pertencem a Volvo, porem da cota do Grupo Treviso, inclusive emplacados em Betim (HFD- [****]X)... vou dar um palpite que irá testar em outras empresas, e sabem quem estou deduzindo?

    A Gardenia... ela ate chegou a comprar chassi do modelo e parece que foi cancelado. Como ela nao tem Volvo 6x2 na frota, era uma boa p eles testarem. Pode ser na Saritur tb, etc....
    Vamos ver!
    Se aparecer G6-Volvo em alguma empresa Mineira, pode ter certeza que sao eles. As placas vao condenar (HFD- [****]X).

  • Túlio 24/09/2011 14:10

    Sérgio Augusto Braga Canuto
    Então, fiquei na dúvida, ele ia ser devolvido pra Treviso e ia ficar lá ?

  • Leandro 24/09/2011 14:12

    Se vier MBB O-500RSDD pra testar, que não seja em G7 mesmo....rsrsrs tomara que seja no Caio Giro (a caio ainda fabrica?) ou no Novo Comil Campione;;;;

  • Sérgio Augusto Braga 24/09/2011 14:12

    Túlio Rabelo
    Estou supondo... pela logica o carro é da Treviso em parte c/ a Volvo. A Treviso faria o trabalho de pos-venda, etc do produto e tem 2 amostras p clientes. Imagino que seja isso. Se fosse placas do PR ai seria da Volvo do Brasil, igual a Scania faz.

  • Sérgio Augusto Braga 24/09/2011 14:14

    Fabricio do Nascimento Zulato
    Leandro Carneiro
    Pois é....

  • Henrique 24/09/2011 14:41

    Sérgio Augusto Braga Canuto
    como o carro é propriedade da Treviso, bem que a Santa Edwiges poderia absorver ambos como patrimônio dela e usar pra turismo. Seria interessante um trucadão na SE...

  • Sérgio Augusto Braga 24/09/2011 14:44

    Soube agora que estao a venda.

  • Felipe 24/09/2011 14:45

    Fabricio do Nascimento Zulato
    bem que a caio poderia lançar DD, LD, etc

  • Denilson 24/09/2011 14:45

    Alexsandro Farias Barros
    tem razão, andei em G7 1001 e o sensor de freio é ruim pra kcte, mal faz a curva e ele corrige, parece que ta tombando mesmo da medo.

  • Anderson 24/09/2011 14:48

    Kaio Augusto
    o pessoal de Cuiabá brincava na garagem que o apelido do 17000 mil era Comil Defeitos kkkkkk sacanagen hhehhehhehe uma pena mesmo ele ta indo embora.

  • Kaio 24/09/2011 15:01

    Anderson Hahn
    Sim, uma pena

  • Claiton 24/09/2011 15:03

    Alexsandro Farias Barros
    Na verdade, é o ESP, que corrige a trajetória do veículo, diminuindo o torque, para mantê-lo na trajetória.

  • Claiton 24/09/2011 15:10

    franklin bomjardim silva

    Sim, mas os carros Volvo não fazem parte da Volvo Buses. A Volvo Cars pertencia à Ford Co. mas foi vendida para o grupo chinês Geely.

  • Júlio 24/09/2011 16:13

    Nada surpreendente ! Gontijo x Scania:casamento eterno...rsrs..

  • Gabriel 24/09/2011 16:40

    Ah nao velho, queria tanto clicar esses carros .. :/
    Foi o 17000, agora esse, falta o 5885 .. Tomara que nao devolvam tb o 12975 .. Yn'
    Quero clicar ele antes

  • Jones 24/09/2011 17:15

    *** O que me deixa mais chateado é que os MELHORES carros (na MINHA opnião) da GTJ são os testes !!! AFF, só testa e não compra !!

  • Anderson 24/09/2011 17:32

    só gntj mesmo pra achar um Volvo fraco.também pra quem usa K420 em 1200 é porque gosta de potencia mesmo.

  • Carlos de Oliveira 24/09/2011 22:47

    Já que a BPA é uma grande aproveitadora de carros usados, este assim como o seu irmão 5885 seriam excelentes usados para ela e ainda mais para seus usuários!!!! Realemente não consigo entender o motivo técnico da GTJ não aprovar o veículo! Suponho ser algum motivo comercial em relação à grande parceria com Scania, porém posso afirmar que ela perdeu dois grandes e excelentes onibus de sua frota!

  • Kaio 24/09/2011 22:50

    Gabriel Lima
    Sim, não tardará o 12975 ir. Ele deverá ficar no máximo até Dezembro. O comodato do 12975 tbm é de 2009.

  • Leandro 24/09/2011 22:54

    mas em relação ao 12975 e seu famoso K440...

    assim que for produzido em escala comercial, e assim que o Grupo precisar comprar mais carros pra renovar a frota, certamente será eles a compra....se ela for quando ele ja estiver sendo produzido....

  • Jairo 24/09/2011 23:29


    Pessoal o 17000 já pintado de Branco para ser entregue?
    Já sobre os Volvos acredito que é motivo comercial, ser a maior frotista Scania e absorver Volvos é complicado ....

  • Kaio 25/09/2011 15:05

    Leandro Carneiro
    Virá certamente Scania K440, na próxima renovação, pois ano q vem q entra a EURO V no Brasil. Agora, com 3º eixo direcional.... Duvido.

    http://onibusbrasil.com/kaioaugusto/

  • Guilherme 25/09/2011 15:07

    Lá se vai... É a vida, mas td bem.

    http://onibusbrasil.com/guilhermerafael/

  • Alexsandro 25/09/2011 15:28

    Denilson de Souza
    Claiton Reis
    isso que mata, bom mesmo é entrar quente nas curvas, deixar o bichão solto, bichin tem que andar meu

  • César 25/09/2011 15:35

    NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO! Esse eu nunca fotografei... que tristeza!

  • Vando 25/09/2011 15:39

    é me disseram que o 17000 ta voltando pra COMIL hahah.. paia

  • César 25/09/2011 15:46

    Sérgio Augusto Braga Canuto
    Tenho que correr atras do 12975, senao vou ficar sem igual o 1008.
    Já ia falar isso hahaah o 12975 vai ser o próximo a ser chutado, porém vamos ver se a Scania lança o K440, acho que é capaz da Gontijo comprar, agora qu venham mais carros de testes!

  • Túlio 25/09/2011 15:49

    Carlos Eduardo de Oliveira Eduardo
    Jairo Arriente
    Como disse anteriormente, conversei com os mecânicos do carro e eles disseram que ele era muito ruim nas subidas, dizem que até os JB340 são melhores que esses Volvos !

  • Fábio 25/09/2011 15:52

    12975 tbm é de 2009.
    12975 chegou no início de 2010. Se levar pela lógica, ele vai embora no início de 2012, já que os testes da empresa duram 2 anos...

  • César 25/09/2011 16:01

    Fábio Henrique
    o 17000 chegou no final de 2009 e está indo embora praticamente no final de 2011, 12975 ainda tem um tempinho pra ir, dos testes deverá ser o único que será aprovado...

  • Franklin 25/09/2011 16:04

    César Castro
    amigo sera que ele vai ficar mesmo???? vai conseguir esta proeza???

  • César 25/09/2011 16:07

    franklin bomjardim silva
    Não, ele será devolvido, porém a empresa talvez compre K440, o que não aconteceu com o 5880 e o 5885, os Volvo B12R, nem com o 17000 o Comil.

  • Franklin 25/09/2011 16:10

    César Castro,é amigo eu perguntei por que ele tem o terceiro eixo direcional e fiquei na duvida disto de ficar ou não.mas que pena a gontijo não ficar com a volvo tb são bons ao menos os da mirim são..... bom o senhor abilio sabe o que faz e não duvidemos disto.

  • João Victor 25/09/2011 16:39

    Fiquei Muito Triste Com isto Eu Achava Que Este Carro Seria Repintado pra pintura Nova ele Ia Ficar Show Adeus B12r Esse Carro Era Muito Show Pena Que eu nao Cliquei

  • Flávio 25/09/2011 17:08

    Sérgio Augusto Braga Canuto
    E eu então...nao posso fica na vontade de clika o 12975.... vou Corre atras;;;

  • Rodrigo 25/09/2011 17:15

    Mais um Gontijo deixando a frota.
    http://busologiapapareia.blogspot.com

  • Thiago 25/09/2011 17:20

    E agora qual será o destino desse bus?

  • Rodrigo 25/09/2011 17:20

    Podia ser repassado pra Nacional

  • Humberto 25/09/2011 17:22

    eu tambem ainda bem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    http://onibusbrasil.com/humbertorocha/

  • Fábio 25/09/2011 18:20

    1º os 2 B12R cumpriram o seu período de testes e a Gontijo achou por bem não ficar com 5880 e talvez o 5885, digo isto porque o 5880 sofreu um incêndio ao passar por cima de uma moto (numa tentativa de assalto ao ônibus) e teve todo o sistema de gerenciamento eletrônico destruido sendo necessária uma verdadeira "cirurgia" para recuperá-lo.

    Não vejo este fato como um ponto final para futuras transações entre o Grupo Gontijo e a Volvo que tem pretensões iniciais de ser a 2ª opção e frota no Grupo.

    Pode ser que futuramente a Gontijo teste o B11R (B450R) Euro 5...ABS!!

  • Christian 25/09/2011 18:22

    Resumidamente (opinião pessoal).
    Apesar de ter 12 B12B na sua frota, a Volvo não agrada a Gontijo!

  • Giangiulio 25/09/2011 18:23

    Sérgio Augusto Braga Canuto
    uai o 12715 ficou. Brincadeira jurei que não ia tocar nesse assunto.

    Agora seria legal dois B12R na SE, para turismo.

  • Kaio 25/09/2011 18:34

    Fábio Henrique
    Falei q ele eh de 2009, pq na documentação ele está assim:
    Dados do Veículo
    Empresa: EMPRESA GONTIJO DE TRANSPORTES LTDA.
    Placa: DPC4908 -(MG )
    Fabricante do Chassis: SAAB-SCANIA
    Modelo do Chassis: K124EB6X2LI360
    Ano do Chassis: 2009
    Fabricante da Carroceria: MARCOPOLO
    Modelo da Carroceria: PARADISO
    Ano da Carroceria: 2009
    Categoria: EXECUTIVO
    Situacao: HABILITADO

  • Daniel 25/09/2011 18:38

    Olha o Volvo da Gontijo se preparando pra dá tchau e sair da família hehe Ele vai voltar pra a Concessionária,ou vai ser vendido pela a própria Gontijo???

  • Fábio 25/09/2011 18:38

    Christian Fortunato

    Me valendo da tua opinião pessoal, se a Volvo não agrada a Gontijo por que ela não testou 2 0500 RSD ao invés dos 2 B12R então?

    Ou por outra: deveremos ver MB 2442 em testes na Gontijo futuramente.

    A primazia da Scania no Grupo Gontijo na minha opinião deverá se manter, afinal, o Grupo Gontijo é o maior cliente Scania Buses do mundo; se o departamento comercial da Scania do Brasil perde esta posição para outra montadora, todo este departamento é demitido,

    Valendo lembrar que perderam esta primazia na 1001, certamente não perderam na Gontijo...ABS!!

  • Kaio 25/09/2011 18:40

    Fábio Vargas da Silva
    Pq ela tem na São Geraldo um Giro O-500RSD q veio na compra de 2007.

  • Christian 25/09/2011 18:40

    Fábio Vargas da Silva

    Se bem que ela ainda não testou dois O-500 (422cv).
    Nesse caso, a Scania "responde mais alto" do que as adversárias na Gontijo!

  • Kaio 25/09/2011 18:42
  • Christian 25/09/2011 18:45

    Kaio Augusto

    São dois. O Caio Giro e o Paradiso 1200.

  • Fábio 25/09/2011 18:45

    Christian Fortunato

    Perfeito, estou concordando contigo em parte. Meu comentário se refere a segunda opção de frota no Grupo (Por que não Volvo?), a primazia ficará Scania por ser o maior cliente da marca no mundo.

  • Kaio 25/09/2011 18:45

    Christian Fortunato
    Isso. Eles são de qtos HP?

  • Christian 25/09/2011 18:46
  • Christian 25/09/2011 18:46

    Kaio Augusto

    O Paradiso 1200?

  • Fábio 25/09/2011 18:47

    Kaio Augusto

    Estes 2 MB 0500 são de 2007 certo? Em 2007 a Gontijo já tinha o controle total da SG?...ABS!!

  • Fabricio 25/09/2011 18:47

    Christian Fortunato
    Estes dois inclusive vieram em 2004/2005, antesda incorporação da Sanger a GTJ, e felizmente acabaram ficando.

  • Kaio 25/09/2011 18:49

    Fábio Vargas da Silva
    a segunda opção de frota no Grupo (Por que não Volvo?)
    Sabemos q a Gontijo tem 16 Busscar JumBuss 360 volvo B12B de 1997. Sendo q dos 16, 4 pertenciam à Mercosul, já extinta. A volvo poderia ser sim a 2ª opção, mas sabemos q a Gontijo tem descontos nos chassis pela Scania.

  • Kaio 25/09/2011 18:49

    Christian Fortunato
    Tanto o Paradiso qto o Giro.

  • Philippe 25/09/2011 18:49

    Kaio Augusto
    0-500 tem de 360cv e 422cv

  • Christian 25/09/2011 18:50

    Kaio Augusto
    Fábio Vargas da Silva

    Os ex-Mercosul vão do carro 5860 ao 5875.

  • Daniel 25/09/2011 18:51

    Acredito que vai ser difícil a Scania perder essa posição de supremacia dentro da Gontijo/São Geraldo,mas amigos temos que lembrar que próximo ano a Volvo vai trazer o B470R,que é bem mais forte do que o B12R(que no caso deste tinha 420cv) e bem mais forte do que o K420 da Scania,além de contar com um motor de 11 litros que consome muito menos combustível,e junto dessas carrocerias levíssimas da Gontijo,sem dúvida a relação PesoxPotência iria ser show.Poderemos ver num futuro próximo ela testando o B470R ou o B450R.

  • Christian 25/09/2011 18:51

    Philippe Bragança

    Tem a seguinte diferença:

    O 360cv tem a grade do motor na traseira com uma entrada dupla e uma outra menor.
    O 422cv tem uma grande interiça!

  • Giangiulio 25/09/2011 18:53

    Quanto o Giro e o PD 1200 foram colocados na SGE, O500 RSD só era 360cv

  • Christian 25/09/2011 18:53

    Philippe Bragança

    O-500 de 360 cv no link da foto abaixo:

    http://onibusbrasil.com/foto/585091/

    Veja a grade da entrada de ar do motor!

  • Fabricio 25/09/2011 18:54

    Daniel Ramos
    Ai só seria a deixa pra Scania trazer o K480 Euro V biturbo tm, eheh

  • Kaio 25/09/2011 18:54

    Fábio Vargas da Silva
    Perdão, ele veio em 2004.

  • Christian 25/09/2011 18:55

    Philippe Bragança

    O-500 de 422cv:

    http://onibusbrasil.com/foto/271854/

  • Kaio 25/09/2011 18:56

    Christian Fortunato
    isso.

    Philippe Bragança
    Eu sei quais são as potências do O-500RSD, só qria saber dos O-500RSD da SanGer, qto de potência ele tem

  • Kaio 25/09/2011 18:58

    Fabricio do Nascimento Zulato
    Q sabemos q não tardará a entrar no nosso mercado. MAs é mta potência para estradas mto "precárias"

  • Philippe 25/09/2011 18:59

    Christian Fortunato
    isso! mas num acho que mercedes agradaria a Gontijo!
    aki segue a foto do 422 cv!
    http://onibusbrasil.com/philippebus/577723/

  • Fábio 25/09/2011 18:59

    Fabricio do Nascimento Zulato
    Obrigado pela informação, eu achava que eles não eram da administração Gontijo mesmo.

    Daniel Ramos
    Meu amigo Daniel Ramos!! Tudo bem contigo?

    Olha Daniel, posso até estar errado, mas não haverá B470R; se o B9R sair de linha junto com o B12R, as potências do B11R (será lançado oficialmente em 5 de Outubro na BusShow em Sidney, Austrália), serão de 330, 370, 410 e 450cv.

    Seo B9R não for tirado de linha, o B11R Brazuca terá 410cv e 450, ou seja: B410R e B450R...ABS!!


  • Daniel 25/09/2011 19:01

    Fábio Vargas da Silva
    Valeu Fábio pela as correções,mas acredito que se vier mesmo o B450R,aposto que a Gontijo pegue alguns pra testar.

  • Fabricio 25/09/2011 19:02

    Fábio Vargas da Silva
    Posso estar errado, mas acredito que eles vieram da mesma época do reencarroçamento de alguns Gv1000 e GV1150 (e um O400RSL) da Sanger. Os K124Ib em G6 são de 2001 mesmo.

  • Giangiulio 25/09/2011 19:03

    Kaio Augusto
    os O500 RSD são 360 cavalos, não tinha 422 cv ainda

  • Kaio 25/09/2011 19:04

    Giangiulio Cocco
    É, fiquei sabendo q são 360Hp. Mas não sabia q na época não havia ainda o O500RSD de 422Cv.

  • Flávio 25/09/2011 19:05

    RODRIGO ALVES
    concordo amigo...

  • Fábio 25/09/2011 19:05

    Eu também acho que ela pode testá-lo.

    Este novo motor Volvo chamado de D11C, pesa menos de uma tonelada, 987 Kg, o mais leve do Brasil para ônibus rodoviários Euro 5.

    O novo motor é 220Kg mais leve que o D12D do B12R...ABS!!

  • Fabricio 25/09/2011 19:07

    Fábio Vargas da Silva
    Não sei como a MB se comportaria com a grande distância que a volvo e a Scania pegaria dela em relação a potência, mas seria interessante logo ela pensar em adaptar ou o OM501LA V6 ou OM460LA com regulagem por volta de 450HP também para não ficar para trás

  • Christian 25/09/2011 19:08

    Kaio Augusto

    Acho que foi em 2009 que lançaram o primeiro O-500, de 422cv.

  • Sérgio A. B. 25/09/2011 19:08

    È praticamente impossivel nos dias de hj a Scania perder a Gontijo como cliente... tirando o fanatismo de lado, mas nao tem como, a imensidão do Grupo, e mudar estoque e treinamento de pessoal teria que parar a empresa. Isso ocorre em toda empresa. Vamos pegar o JCA, agora estão optando por Volvo, principalmente na 1001, mas ainda tem espaço p/ Scania, sem contar que ela se resume exclusivamente no eixo sul x sudeste e é mais facil adequar a mudança. Na Gontijo/SG fica meio fora de mão devido suas areas de atuaçao. Outro exemplo que ocorre na Gontijo, ela pegou os Monobloco ex-SG e podem reparar, eles concentraram os carros em setores fixo (digo Teresina, Petrolina, Aracaju....), pra n terem problema c/ almoxarifados. Imagina precisar mandar um deles p/ Uberlandia e o carro dá zica? Entao, acho que meu raciocinio nao está errado. Nas carrocerias ela praticamente foi obrigada, em 2006 a Busscar já dava ares que nao teria um bom futuro, a Marcopolo fez a graça e "deu" um G6, 12710, em 2007 a compra seria de Busscar, mas o prazo que deram foi alto p Gontijo, dai optaram em dividir a compra. No caso dos chassi/motor, é mais complexo(pois envolve maquina....) do que carroceria.

  • Leandro 25/09/2011 19:11

    Sérgio A. B. Canuto -


    Faz muito sentido isso que vc disse mesmo.

  • Leandro 25/09/2011 19:11

    é impensável uma coisa dessas...trata-se do maior cliente no mundo né.... rsrs

  • Giangiulio 25/09/2011 19:12

    Sérgio A. B. Canuto -
    Se o assunto é GTJ, ele chega e põe ordem na casa, outra brincadeira sem graça

  • Fábio 25/09/2011 19:12

    Sérgio A. B. Canuto -

    Concordo plenamente contigo Sérgio.

    A chance da Volvo, MB e talvez futuramente da MAN é de ser uma 2ª opção de frota, mas bem pequena...ABS!!

  • Kaio 25/09/2011 19:13

    Giangiulio Cocco
    realmente

  • Daniel 25/09/2011 19:15

    Sérgio A. B. Canuto -
    Realmente você têm razão,também acredito que se alguma marca quiser entrar na Gontijo,nem que seja,por uma parte da empresa,devia dá várias garantias pra ela.
    Acredito que vai ser difícil mesmo a Scania perder a Gontijo.

  • Sérgio A. B. 25/09/2011 19:49

    Obrigado pessoal... é a logica!
    Vamos seguir mais a razão do que levar pela emoçao. Nao é o por isso que a Scania é a melhor do mundo.... O momento do Grupo Gontijo é com a Scania.... assim como o JCA c/ Volvo e Scania, etc, etc....
    Espero que tenham entendido o raciocinio.
    Valew.

  • Jackson 25/09/2011 19:51

    Sérgio A. B. Canuto -
    Obrigado pessoal... é a logica!
    Vamos seguir mais a razão do que levar pela emoçao

    Concordo com você Sérgio.

  • J. Alexandre 25/09/2011 20:22

    É o que chamam de padronização o que inclusive reduz custos. Não tem um chassi melhor que o outro. Pegando por exemplo algumas empresas aqui de BH: A Gontijo tem sua frota com SCANIA, o Grupo Passaro Verde com Mercedes, a Saritur agora fixou com Mercedes também, etc...

    Além dos Monoblocos que o Sérgio citou, tem também os próprios Volvo da Gontijo (5800 a 5875) que são fixos em BH.

  • Kaio 25/09/2011 20:24

    É o que chamam de padronização o que inclusive reduz custos
    Pq como a frota eh grande, são mto mais peças para se comprar. Acaba q no Atacado qto mais produtos vc comprar, mais barato fica o preço.

    http://onibusbrasil.com/kaioaugusto/

  • Jackson 25/09/2011 20:29

    Kaio Augusto
    Por isso o grupo JCA só compra Mercedes para a Cometa ou não tem nada a ver?

  • Sérgio A. B. 25/09/2011 20:41

    Jackson Almeida
    É por ai.... pra Cometa atualmente está sendo melhor MB e Scania, assim como na Catarinense e 1001 c/ Scania e Volvo. Cada empresa tem um perfil que melhor adequa...

  • Leonardo 25/09/2011 20:57

    O negócio da Gontijo é Scania msm viu! eu jurava que esse volvo iria ficar! passou tanto tempo! agora com a Chegada dos G7´s a GTJ ta fazendo essa limpa! é COmil é volvo! Será que a Gontijo vai mandar tudo em Bora! e continuar só com os Jum Buss e G6,G7 Scanias? nada de Comil e Volvo?

  • J. Alexandre 25/09/2011 20:59

    Leonardo Ferreira Porto
    Foi até uma surpresa ela ter ficado com aqueles O500RSD quando assumiu a São Geraldo...

  • Laurelli Joann 25/09/2011 21:00

    Volvistas de Luto!!!

  • Kaio 25/09/2011 21:06

    Leonardo Ferreira Porto
    E com os JB 360 Volvo B12B. Mas ela realmente não fica com carros de testes. A prova são os 12715, 15150 (EB K124) e 1008. Ambos não rodam mais pela Gontijo. O 1008 não sabemos ao certo aonde está, o 12715 está na garagem sem chassis, poltronas, AC, parachoque dentre outras peças. O 15150 já foi da Breda Transportes e Serviços (SP) e agora está na Rafaella Turismo (SP). O 1008, a placa dele sofreu baixa do sistema, assim como a placa do 12715.

  • Sérgio A. B. 25/09/2011 21:13

    José Alexandre Machado
    Talvez os MB foram brinde mesmo... os Volvo e o Comil são comodato. Talvez seja isso...

    Kaio Augusto
    O 1008 está em PVE.

  • Kaio 25/09/2011 21:20

    Sérgio A. B. Canuto -
    Ah sim, devo ter digitado a placa errado. Vlw

  • Paulo 25/09/2011 21:24

    pelo jeito adeus volvo.

  • Vando 25/09/2011 21:29

    agora que eu to vendo akii eu ja cliquei ele hahahah la na garagem mesmo uahsuahsa vou postar agora k.

  • Walace 25/09/2011 21:46

    Mais uma grande empresa que ñ oprovou a tecnoligia Volvo ...

    Belo registro !!!

  • Claiton 25/09/2011 21:52

    Alexsandro Farias Barros

    O que mata é "entrar quente nas curvas"!.

  • Claiton 25/09/2011 22:01

    Fábio Vargas da Silva

    Tá errado não Fábio. Os motores são nessas faixas mesmo.

    O evento que acontecrá agora em outubro na Bélgica, é o BusWorld e ocorrerá entre os dias 21 e 26.

    A Mercedes-Benz vai lançar nesta feira, o MB Travego Edition 1, o primeiro ônibus rodoviário equipado com a geração de motores BlueEfficiency Power, atendendo aos requisitos Euro 6, com motor OM-471, 12,8 litros, 476 cv e 234 mkgf.

    Além do Travego, será apresentado tbm o Novo Citaro, que foi redesenhado, a Sprinter 77 com 3 eixos, piso baixo e espaço pra 40 passageiros e uma edição especial Integro M, comemorativa aos 125 anos da MB.

  • Roger 25/09/2011 22:02

    Volvo é Volvo,bom para alguns e ruis para outros,mas o grande problema dos volvos é o BIOS.
    Bichinho
    Ignorante
    Operando o
    Sistema.
    falar que os volvos é ruim ou lerdos nas subidas é no minimo falta de uma boa manutenção, se fosse assim a Catarinense não usava volvo,a scania só entrou na Catarinense atraves do grupo JCA,que tambem usa volvo em sua frota.Scania é a cara da Gontijo e não vai ter vez pra outro chassi.!!!Da-lhe VOLVO

  • Claiton 25/09/2011 22:07

    Fabricio do Nascimento Zulato
    Fábio Vargas da Silva

    Na Busworld, será apresentada tbm a nova linha Setra, entre eles, a versçao 416 com OM-457LA e 456 cv.

    Aqui no Brasil, o novo Axor, conta com o câmbio automatizado PowerShift e motor OM-457LA, com 439 cv e 219 mkgf.

    Como na Transpúblico, ela citou uma das versões do modelo RSDe RSDD com mais de 400 cv, pode ser uma dessas duas faixa, 439 cv ou 456 cv.

    Pelo que eu conheço da MB, tenho quase certeza que será a de 439 cv e 219 mkgf.

    Bom seria, se viesse tbm o PowerShift, pelo menos como opcional.

  • Claiton 25/09/2011 22:22

    Fábio Vargas da Silva
    Fabricio do Nascimento Zulato

    Ou nenhuma das duas, rsrsrsrs...já que a MB não é muito chegada a altas potências em seus chassis aqui no Brasil, rsrsrs.

  • Lucas 25/09/2011 22:58

    ônibus volvo são um dos mais seguros do brasil,são ótimos mesmo,mas a desvantagem é o consumo ... em relação a MB e SCANIA,o volvo consome bem mais :s que pena que esse ja esta indo embora .. belo flagra ! ;)

  • Adiel 25/09/2011 23:34

    Alexsandro Farias Barros
    Esse lance que é ruim de curva não procede, o B12R sem ESP, é ótimo, tem estabilidade melhor q qualquer chassí da Scania e o 0400, o 0500 é ótimo de curva, com o ESP nem se fala, não tem coerencia nenhuma esse fato, experiência propria. Com uma frota toda Scania,é ruim entrar volvo.

  • Fábio 25/09/2011 23:45

    Claiton Reis
    A MB está testando o chassi 0C-500RF no Chile, portanto este deverá ser o chassi Euro 5 dela para a América do Sul

    Adiel Cezar
    Concordo plenamente contigo quanto a esta suposta queixa de falta de estabilidade em curvas, talvez algum resquício do acidente possa ter prejudicado um pouco o rendimento do carro 5880, mas no 5885 nem pensar.

    Sem passionismos, o calcanhar de aquiles do B12R é um pouco no consumo e no peso do Motor D12D, no restante ele é um ótimo chassi e será substituido por um (B11R) muitíssimo melhor ainda...ABS!!

  • Claiton 26/09/2011 00:01

    Fábio Vargas da Silva

    Já foi divulgada a linha de chassis 2012 da MB. Os chassis O-500M e U passaram de 260 cv e 97 mkgf para 256 cv e 92 mkgf e mudou o motor para o OM-926LA do O-500R. Os chassis RS, RSD e RSDD e MA e UA passaram de 360 cv para 354 cv mantendo o torque de 163 mkgf. O chassi O-500 R passou de 305 cv para 306 cv e manteve o torque.

    Com relação aos OF´s, o OF-1418 virá com motor OM-924LA com 185cv, assim como o OF-1722 que passou de 218 cv e 83 mkgf para 208 cv e 79,5 mkgf e virou OF-1721.

    O chassi OC 500 1844 já figura carimbada sobre o Multego. Tem várias fotos dele aqui no OB rodando em testes aqui no país.

  • Nerilton 26/09/2011 00:14

    É amigo VOLVO foi bom enquanto durou...

    Ainda bem que tenho foto dele tb :D!

  • Wells 26/09/2011 00:16

    pra onde será q ele vai?

  • Henrique 26/09/2011 08:49

    Claiton Reis

    Já eu acredito que a Mercedes ficará irá se restringir a uma versão de no máximo 400 cv para o O500RSD/DD, o que é uma pena.Imagino que na linha dos pesados, a Scania irá atacar com os chassis K400 e o K440 enquanto a Volvo virá com o B11R, versões de 410 e 450 cv.

  • Henrique 26/09/2011 08:49

    *Já eu acredito que a Mercedes irá se restringir...

  • Douglas 26/09/2011 10:29

    Pessoal desculpe-me a ingnorância, mas os Scanias K124 e K420 são de 420cv como se imagina pela nomeclatura?
    Essas novas nomeclaturas da Volvo correspondem a potência dos mesmos. Ex B340, B360, B420?

  • Henrique 26/09/2011 10:31

    Douglas Eduardo ADBUS

    Exatamente...a nomenclatura atual da Volvo (B + potência do veículo) segue o mesmo padrão.

  • Claiton 26/09/2011 13:22

    Henrique Augusto Simões

    É que na relação ela cita com mais de 400 cv. Talvez, ela fique com o RS e 354 cv para uma briga com o futuro K-360 e o provável B-370R, e lance um com mais de 400 cv pra brigar com os mais potentes.

  • Sérgio A. B. 26/09/2011 22:03

    Douglas Eduardo ADBUS
    Atualmente a nomeclatura da maioria dos fabricantes tem relação c/ potencia, torque, etc... cada uma usa de uma forma. A Scania e Volvo tinha nomeclaturas do nome do chassi e nao especiaficava potencia (K113, K124).... em 2004/2005 ela mudou e passou usar o tipo de chassi (F diant, K tras) + e a potencia (310, 340, 380, 420)... E a Volvo de um tempo pra cá tb passou a adotar o msm procedimento (B12R = B4380, B420....).

  • Douglas 27/09/2011 01:11

    Henrique Augusto Simões
    Sérgio A. B. Canuto -
    Valeu pessoal pela atenção, pois como eu sou voltado mais para a questão do designer da carroceria então eu acabo me perdendo quando o assunto é estrutura.

  • Eric 27/09/2011 14:16

    So nao cliquei o 17000. Se ele tivesse na garagem da GTJ em 29/07 ia pegar od 3 de uma taca so, so que ele tinha ido pra MANTENA e depois PORTO VELHO! Dos 4, o 17000 e o unico que nunca clicarei! Mas eu peguei 12975, 5880 e 5885 numa tacada só! E o 12975 peguei 2x!

  • Geraldo 27/09/2011 14:46

    Não sei de onde que falaram que o motor do B12 R é pesado. O motor D 12D é praticamente da mesma capacidade e concepção do motor de 12 litros do K 380 e 420 e do motor de 12 litros do O 500RSD. Agora se ele consome mais é outra história, o que não é nem se espantar, já que ele tem mais desempenho que os outros

  • João Paulo 27/09/2011 16:23

    Sérgio A. B. Canuto -
    Exato, a antiga nomeclatura era K113 ou K124, os numeros iniciais se referiam a potencia do motor em litro 9/11/12 e o 2/3 ou 4 se referia a serie, que no caso hoje se fosse seguir a antiga nomeclatura seria K125/F95, o que não deixa de ser, só nao vem escrito, rsrs

  • Luiz Augusto 27/09/2011 20:49

    Sérgio A. B. Canuto -
    Amigo concordo com você não e a toa que os que os 16 volvos JB 360 não sai do setor de BH e não vem para sp para fazer linhas para o nordeste.

  • Lucas 27/09/2011 21:52

    Douglas Eduardo ADBUS

    Por favor, Design.

  • Fábio 27/09/2011 21:59

    Geraldo Veras

    Quem falou sobre o peso do motor Volvo D12D fui eu mesmo, e a fonte do peso seco do propulsor é a própia Volvo.

    O peso seco dele é de 1.207 Kg, e litragem específica de 12.1.
    O motor Scania DC12 pesa aproximadamente 1.120 Kg com litragem específica de 11.7 litros, enquanto o MB 0m457 LA é o mais leve da categoria Euro 3, com cerca de 1.107 Kg e litragem específica de 12.0.

    É bom lembrar que o motor Volvo D12D é de uma geração mais antiga que a de seus concorrentes, sendo produzido em ferro fundido cinzento, já novo motor Volvo D13C cuja litragem específica é de 12.8 litros pesa cerca de 1.127 Kg é é produzido em CGI - Compacted Graphite Iron ou em bom Português: ferro fundido vermicular além de outra tecnologias de evoluções da Volvo.

    Na geração Volvo Euro 5, o nosso rodoviário será o B11R com potência máxima de 450cv, seu motor o Volvo D11C que também é produzido em CGI pesa 987 Kg e possui uma litragem específica de 10.8 litros.

  • João 28/09/2011 00:31

    Esse eu cheguei a andar, e não tem diferença nenhuma dos K420, afinal, na Gontijo eles seguem a risca a velocidade de 90km/h. Esse negócio de motores mais potentes, para mim é besteira. Chassi de ônibus até 420hp está de bom tamanho aqui no Brasil, afinal, que estrada se pode andar a mais de 90km/h? Meu tio pilota Bitrens e rodotrens (muito mais peso que um ônibus) e disse ke essas FH novas de 420 e 440 dão conta do recado muito bem nas subidas!

  • sérgio 28/09/2011 03:46

    Pela mídia especializada, a Gontijo argumenta que prefere os Scania 420cv porque consome menos combustpivel em suas linhas de longa distância. E não necessariamente por causa da maior potência.

  • Anderson 28/09/2011 07:50

    a Gontijo argumenta que prefere os Scania 420cv porque consome menos combustpivel em suas linhas de longa distância
    mas tem empresas q argumantam o contrario

  • Geraldo 28/09/2011 18:11

    João Barbosa
    Fábio Vargas da Silva


    Vlw Fábio pelo explicação, agora eu ainda acho estranho esse motor da volvo ser tão pesado, visto que o OM 457 foi lançado aqui no BR em 1998 e o Volvo D 12C veio no FH e Nh de 1999, logo pensei que fosse de tecnologia superior. Lembrando que antes, no Fh antigo europeu, importado para o BR em 1993 o motor já era eletrônico, no caso o D 12A. Sendo que em 1996 a volvo lançou o NL EDC com motor ainda da linha TD 122, mas com tecnologia inferior ao D 12A, pois o mesmo só usava gerenciador eletrônico de injeção, e essa injeção era ainda era como em seus antecessores, ou seja, bico único.

    Concordo com João, também, acho exagerado essas potências acima de 420 cavalos em ônibus, pois os caminhões FH 440 por exemplo já carregam sem problema 57 ton de pbtc, não vejo necessidade de ter isso em um ônibus desse que não passa de 27 ton de pbtc. A não ser que no Br se pudesse chegar a 110 de máxima em ônibus, tal qual na Europa onde em certas rodovias é comum vc ver ônibus a 120 140 km/h.

  • Fábio 30/09/2011 00:37

    Geraldo Veras

    A Volvo começou a usar a tecnologia e bloco e cabeçotes em peça única todo em CGI somente em 2005 para começar a produção do motor D13A.

    A partir daí em parceria com a SinterCast na sua fundição de Sködve, todos os motores de 13, 16 e depois o novo 11 litros passaram a ser produzidos em CGI e tiveram outras mudanças em relação aos 12 litros antigos como injeção eletrônica de Diesel gerenciada pelo eixo do comando no cabeçote e a terem o trem de engrenagens junto ao volante do motor entre outras mudanças tecnológicas...ABS!!

  • Samuel 20/01/2012 23:17

    oq aconteceu com, a busscar pq a gontijo tem marcopolo agora

  • Sanderson 20/01/2012 23:19

    Volvo na Gontijo?????

  • Gerson 21/01/2012 00:15

    Sanderson Samuel
    Ela tem vários... Já teve vários... E isso não é novidade...

  • Gerson 21/01/2012 00:16

    samuel plima
    A Busscar parou de produzir em larga escala !

  • Samuel 21/01/2012 11:45

    valeu Gérson do Nascimento
    que pena

  • Acácio 22/01/2012 00:40

    GRANDE VOLVO.

  • Bernardo Jose 13/02/2012 10:16

    esse carro esta na garagem da Santa Edwiges no Decamão

  • Samuel 05/01/2013 12:53

    Bernardo Jose Vivas de Faria ta nada esta a venda http://www.portalbusofici...s-leito-turismo

  • Túlio 05/01/2013 12:59

    Samuel Plima
    Não se trata do mesmo ônibus. Este da foto hoje está na Viação Santa Edwirges -> http://onibusbrasil.com/foto/1466619/

  • Samuel 05/01/2013 13:10

    Túlio Rabelo
    fui enganado kkkkkk

  • Samuel 05/01/2013 13:15

    Túlio Rabelo
    fui enganado kkkkkk

  • Túlio 05/01/2013 14:03

    Samuel Plima
    Mas é de se confundir mesmo, a configuração é exatamente a mesma, até o espaço pra galão de água no salão do carro é o mesmo utilizado pela Gontijo ! rs

  • José 21/11/2013 21:04

    uma empresa daqui de MOC esta de olha neles, a Sta Edwiges parece que vai vende-los!

  • Rafael 17/03/2016 13:33

    pena que não ficou com esse carro, era show de bola

  • Fabri 15/04/2020 21:19

    Ótima fotografia!
    Outro carro de propriedade da Gontijo:
    http://onibusbrasil.com/foto/3774361/
    Abraço!

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
SONY
Modelo da Câmera Fotográfica
DSC-S1900
Tempo de Exposição
1/125
Programa de Exposição
Normal
ISO
100
Valor Máximo de Abertura
55/16
Abertura (fnumber)
99/10

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 5880 que se encontra na identidade visual da empresa Empresa Gontijo de Transportes, de Belo Horizonte, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Paradiso G6 1200, fabricada pela encarroçadora Marcopolo. O chassi é um B12R, fabricado pela Volvo. A fotografia foi publicada por Túlio Rabelo, em 24/09/2011 e consta como tendo sido registrada em 24/09/2011, na localidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Referência Bibliográfica

RABELO, T. Empresa Gontijo de Transportes 5880 em Belo Horizonte por Túlio Rabelo - ID:583963. Ônibus Brasil, 2011. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/tuliorabelo/583963> Acesso em: 27 abr 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Empresa Gontijo de Transportes Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Numeração:
5880
Placa:
HFD4749 VOLVO MARCOPOLO PARADISO R 2008/2009 / Potência: 420 cv / Lotação: 46 passageiros / Combustível: DIESEL
Carroceria:
Marcopolo
Paradiso G6 1200
Chassi:
Volvo
B12R
Local:
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Data:
24/09/2011 11:55:01
Autor:
Túlio Rabelo
Publicação:
24/09/2011 11:59