Pluma Conforto e Turismo 4905 na cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, por Samuel  Rocha. ID da foto: 4189809.
Rota Transportes Rodoviários 6105 na cidade de Ilhéus, Bahia, Brasil, por Samuel  Rocha. ID da foto: :id.
Expresso Brasileiro 4415 na cidade de Ilhéus, Bahia, Brasil, por Samuel  Rocha. ID da foto: :id.
Viação Novo Horizonte 1006111 na cidade de Ilhéus, Bahia, Brasil, por Samuel  Rocha. ID da foto: :id.
Jumbo Turismo 8121 na cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, por Samuel  Rocha. ID da foto: :id.
/ 637 acessos / 66 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Pluma Conforto e Turismo 4905 em São Paulo por Samuel Rocha - ID:4189809

66 comentários

  • Luis 14/05/2016 21:34

    A boa e velha baldeação nos fundos da Barra Funda.
    É o uniforme dos motoristas da Pluma, rosa e vinho, facilmente reconhecido de longe.
    Ótimo registro!

  • David 14/05/2016 21:41

    Otimo registro!!! Foto recente?

  • Samuel 14/05/2016 21:44

    Luis Calixto
    Exatamente, baldearam 07 passageiros
    ( São Paulo x Assunção )
    David Simão Soares
    Foto de hoje. Valeu galera.!

  • Luis 14/05/2016 21:55

    Para todos os efeitos é como se saísse um carro SP x Assunção do Tietê e um SP x Foz da Barra Funda. Só que o ao sair da Barra Funda o ônibus para nessa rua e os passageiros são baldeados para o carro de Assunção que saiu do Tietê. É o jeito tabajara da Pluma continuar operando com alguma força na duas rodoviárias.

  • Matheus 14/05/2016 21:58

    Mas isso não seria irregular? Luis Calixto

  • Fernando Ribeiro Sena 14/05/2016 21:59

    show

  • Luis 14/05/2016 22:05

    Matheus Aguiar
    Entendo que sim. Mas a situação da Pluma está tão crítica que eles não parecem muito preocupados com o que é regular ou irregular.
    Partindo de Foz eles fazem a mesma coisa, juntando os passageiros do Foz x SP das 14:30 com os passageiros do Foz x BH das 14:00.

  • Matheus 14/05/2016 22:07

    Luis Calixto
    a situação da Pluma já não está boa mesmo, se bem que, o que é irregular no Brasil? Nada! Então ela deve estar operando de boa

  • Wilson 14/05/2016 22:09

    Luis Calixto ...!!!
    Perguntinha: Remanejar passageiros desta formada comentada por você é irregular? A Pluma estaria assim cometendo irregularidades? Se for irregular ela não é a unica a fazer este procedimento.

  • Luis 14/05/2016 22:10

    Devem estar mesmo Matheus Aguiar. As fiscalizações da ANTT que vejo são só dentro das rodoviárias. Ou seja, saiu para a rua da para avacalhar...

  • Luis 14/05/2016 22:12

    Wilson Vitorio
    Não sei se remanejar é irregular. Mas adotar isso como pratica no meio da rua, abrindo bagageiro é tudo mais, "entendo que sim". Foi o que escrevi: entendo que sim.

  • Vagner 14/05/2016 22:13

    Mas não só a Pluma executa esse tipo de "aproveitamento" de carro. Ela mesma fazia a muitos anos aqui no Sul, e sei que a maioria das grandes fazem isso, a Itapemirim por exemplo: desde criança, que eu viajava ela fazia isso em algumas linhas e mais ainda as internacionais...
    Mas belo registro, parabens
    Abraço

  • Samuel 14/05/2016 22:15

    Luis Calixto
    Eu pensei que o carro tinha quebrado kkkk mas um motorista da cometa me falou que eles sempre fazem isso mesmo.

  • Adems 14/05/2016 22:19

    Baldearam do GV pro G6 ???

    Ao meu ver ... não é uma irregularidade .. e se for .. dos males o menor ...Ainda mais algo q na pratica n prejudica o passageiro...

  • Samuel 14/05/2016 22:24

    Adems Equipe 19
    Sim do GV pro G6.

  • Wilson 14/05/2016 22:25

    Luis Calixto...!!!
    Obrigado pela informação, mas eu acredito que abrir bagageiros durante o percurso , a pratica é de total responsabilidade da empresa, e foi o que aconteceu comigo quando minha bagagem desapareceu no percurso de São José do Rio Preto - SP a Campo Grande - MS a MOTTA na época se responsabilizou e devolveu os meus pertences depois que no entrocamento para Dourados-MS o motorista abriu o bagageiro para transferência de bagagens isto durante a noite.

  • Luis 14/05/2016 22:26

    Adems Equipe 19
    De fato, não prejudica. São apenas uns 10 minutos a mais de viagem com essa baldeação. Mas em todas as vezes que acompanhei essa baldeação vi muito passageiro reclamando, já vi até xingamento. Eles embarcam na Barra Funda e acham que seguirão no mesmo ônibus até Foz ou Cascavel.
    Enfim, sobre a regularidade da pratica, teríamos que consultar no site da ANTT pra ver se há alguma regulamentação a respeito.
    Abraços.

  • Samuel 14/05/2016 22:27

    Luis Calixto
    Então esse Carro que sai da Barra Funda e vai até ai no estacionamento baldeiam os passageiros e depois volta pra garagem.?

  • Luis 14/05/2016 22:29

    Samuel Rocha
    Exatamente.

  • Samuel 14/05/2016 22:34

    Luis Calixto
    Caramba que reviravolta, porque será que a empresa não faz um serviço só?. sai do Tietê e passa na rodoviária da Barra Funda, ou vice e versa,vai estar operando nas duas rodoviária do mesmo jeito.

  • Carlos Roberto 14/05/2016 22:35

    Más se é linha interestadual/internacional, por que não saem ambos do terminal Tietê?

  • Joao Paulo 14/05/2016 22:42

    Deve ser um jeito de atender as rodoviarias, na busca por mais passageiros!

  • Samuel 14/05/2016 22:48

    Carlos Roberto Nolasco
    Joao Paulo da Silva Pereira
    Foi o que eu falei, não precisa de dois ônibus pra operar nas duas Rodoviária, um só dá pra passar nas duas e nem enche todo, esse mesmo saiu com um monte de poltronas vazias.

  • Bruno 14/05/2016 22:49

    Carlos Roberto Nolasco
    Joao Paulo da Silva Pereira

    As linhas foram distribuídas entre os dois terminais. Linhas interestaduais que usam a Castello Branco, ou seja, que vão pro Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Bolívia, saem da Barra Funda, além da linha da Princesa dos Campos que vai pra São Miguel do Oeste(SC) e da São Paulo-Porto Velho da Gontijo. Do Tietê sai o restante das linhas, inclusive as internacionais pro Paraguai, Argentina, Peru, Uruguai e Chile, além da linha paranaense pra Curitiba.

    Traduzindo: de maneira genérica, as linhas que usam a Castello Branco pra sair de São Paulo normalmente saem da Barra Funda, por isso a linha da PDC sai dessa rodoviária. Já as linhas que saem do Tietê são as que usam a Dutra, Fernão Dias, Anhanguera, Bandeirantes e Régis Bittencourt.

    A mesma lógica se aplica, de certo modo, às linhas estaduais.

  • Carlos Roberto 14/05/2016 22:49

    E o principal Samuel, que fizesse a baldeação no interior da garagem/apoio. Para mais segurança de ambos. Eu acho.

  • Bruno 14/05/2016 22:51

    Ah, vale lembrar: a São Paulo - Aripuanã da Eucatur sai da Barra Funda tbm. Em síntese, há uma lógica "predominante", mas contém exceções.

  • Luis 14/05/2016 22:53

    Bruno Candido , essa lógica se aplica, mas a Pluma é uma exceção. O SP x Foz das 14:30, por exemplo, vai pela Castello e sai do Tietê. Percebi uma lógica: os carros via Londrina saem do Tietê e os que seguem via Ponta Grossa saem da Barra Funda. Ainda assim, ambos seguem pela Castello.

  • Bruno 14/05/2016 22:58

    Luis Calixto

    Na verdade, os que saem do Tietê são os que terminam em Ciudad del Este ou Asunción, independentemente do caminho que fazem.

    Experiência própria: em 2013 fui pra Foz via Londrina e Cascavel saindo do Tietê. No Mangueirão, o carro em que eu tava recolheu os passageiros que tinham vindo do Rio.

  • Samuel 14/05/2016 22:58

    Carlos Roberto Nolasco
    Tem razão Carlos, concordo com vc.

  • Bruno 14/05/2016 22:59

    Luis Calixto

    O ônibus em que eu embarquei tava com o itinerário "São Paulo x Asunción", ou seja, esses saem do Tietê. Os que embarcam na Barra Funda vão até Foz, independentemente de onde venham.

  • Leonardo 14/05/2016 23:10

    Muitas empresas fazem este tipo de transbordo mesmo... recentemente voltando de Curitiba pela Kaissara, após sair da rodoviária o ônibus foi até a garagem para baldear o Porto Alegre x SP para o Curitiba x SP que eu vim. Nas linhas para o Nordeste também acontece bastante...

  • Luis 14/05/2016 23:30

    Samuel Rocha
    Carlos Roberto Nolasco
    Concordo. Na garagem é outra coisa.

  • Luis 14/05/2016 23:33

    Bruno Candido
    Só se algo mudou, mas ano passado fui para Cascavel de Pluma saindo do Tietê e a linha era SP x Foz.

  • Daniel 15/05/2016 00:27

    Mas o passageiro dever ficar meio p... da vida, porque sai de G6 e logo depois tem que descer e ir num GV, pra gente que gosta do meio seria até mais legal (kkk), mas pro passageiro normal isso é um absurdo, numa dessas um mais bem informado liga pra ANTT faz uma reclamação forma, tira foto e tudo mais, e daí a Pluma se dana e corre o risco de perder a linha, porque com novo modelo de concessão no modelo autorização, isso já é possível, a Pluma que não fique esperta, pra ela ver, acaba levando uma, têm muita gente grande com os olhos bem grande nas linhas dela.

  • Bruno 15/05/2016 00:30

    Luis Calixto

    Enfim, uma loucura só! Mas até onde eu sei o que vai pra Foz saindo do Tietê é o que vai pra Asunción.

  • David 15/05/2016 01:20

    Luis Calixto
    Bruno Candido
    Samuel Rocha
    Mas perai o SPOx Assuncion não é as 18:30?
    14:30 é somente o Spo x Foz, não?

  • David 15/05/2016 01:24

    As vezes como vcs disseram pode ser para aumentar a quantidade de passageiros utilizando duas rodoviarias!! Bom não sei!!

  • Bruno 15/05/2016 01:26

    David Simão Soares

    Da vez que eu peguei pra Foz era o carro pra Asuncíon nesse horário que vc falou.
    A questão é que pelo visto temos aí mais uma exceção: São Paulo-Foz, sem ser um trecho dentro da São Paulo-Asunción, saindo do Tietê.
    O horário das 16:00h sai da Barra Funda, e vem de Santos na Santos-Foz.

  • David 15/05/2016 01:29

    Bruno Candido
    exatamenteeeee ai sim esta igual ao site!!! 16:00 santos x foz, bom ja li comentarios aqui no OB que tem vez que sai de Spo mesmo!! bom não sei se é verdade!!

  • David 15/05/2016 01:31

    Bruno Candido
    interessante!! pq no site vc não consegue compra assuncion nesse de 14:30 apenas no 18:30!! lembrando que esse 18:30 tem dias que vem do rio/niteroi e SPo!! Pelo menos isso que esta no site!! Como hj tudo na pratica é diferente!!

  • David 15/05/2016 01:35

    Bruno Candido
    e Bruno no site, depois se vc tiver um tempinho vc olha a Mensagem:" sai do terminal tiete"!! Como eu disse isso esta no site!! Não estou duvidando e nem questionando,ok? Apenas apresentando o que esta no site!!

  • David 15/05/2016 01:37

    Bruno Candido
    isto esta parecendo um embarque falso no tiete ja como vc explicou não pode sair com o letreiro spo x foz de lá!! Ai saem com um carro do tiete nesse horario e quando chega nesse local faz esta baldeação com o carro que veio da Barra funda!! troca-se o letreiro e segue como Spo x Foz!! Bom esta parecendo isso!!

  • Bruno 15/05/2016 01:39

    David Simão Soares

    Essa coisa de sair de São Paulo depende de vários fatores. Por exemplo: o São Paulo-Foz das 18:30 tá dentro do São Paulo-Asunción. Porém, às quartas-feiras, esse trecho tá contido na Niterói-Asunción, ou seja, em tese, o carro que embarcaria no Tietê estaria em trânsito. O mesmo ocorre às sextas-feiras, nesse horário das 18:30, só que o carro sai do Rio na Rio-Asunción.

  • David 15/05/2016 01:39

    Bruno Candido
    Sendo que a linha como vc explicou deveria sair da Barra funda!! Agora motivos pra esses embarques falso e baldeações! Não tenho minima ideia!! As vezes no tiete tem mais demanda!! bom não sei mesmo!!

  • David 15/05/2016 01:41

    Bruno Candido
    isso mesmo!! Mas acho que os motivos são esse que disse acima nos comentarios!! Acho as unicas explicações para estes acontecimentos!!

  • Bruno 15/05/2016 01:42

    David Simão Soares

    Poder até pode, e é pouco provável ser embarque falso pra baldear na Barra Funda, até porque não há, pelo que eu sei, nenhum horário que passe na Barra Funda além do carro que vem de Foz (o das 16:00h).

  • David 15/05/2016 01:43

    Bruno Candido
    pelo jeito no letreiro spo x foz não pode ser do tiete!! Tanto que os Catarinenses/kaiowa saem e passam na barra funda para ir para foz, exato?

  • David 15/05/2016 01:45

    Bruno Candido
    Bom Bruno o que deu pra entender e justificar esse baldeio, vejo isso!! O que vc acha que pode ser?

  • David 15/05/2016 01:45

    Bruno Candido
    A rodoviaria do tiete tem mais demanda do que barra funda nessas linhas para foz?

  • David 15/05/2016 01:47

    Bruno Candido
    Não vejo uma outra justiicativa de fazer praticamente "3 embarques" pra um horario!! Um no tiete outro na barra funda e outro nesse baldeio! Bom não sei!!

  • Bruno 15/05/2016 01:53

    David Simão Soares

    Sim, as linhas da Kaiowa passam só pela Barra Funda, todas são Rio x Foz em trânsito.

    Pelo que o amigo Luis relatou agora pode ser São Paulo x Foz saindo do Tietê sem estar na São Paulo x Asunción (ou Niterói x Asunción ou Rio x Asunción).

    Não vale a pena seguir com um carro do Tietê com 30 passageiros e um da Barra Funda com 10, daí as baldeações. Entretanto isso tem que ser muito bem feito, porque numa dessa o passageiro pode encrencar com a poltrona que ele comprou pra ir em um horário, e ao trocar de carro ele vai em outra. Mas isso, sinceramente, nunca presenciei.

    A rodoviaria do tiete tem mais demanda do que barra funda nessas linhas para foz?

    Até onde sei, considerando as linhas da Pluma, a demanda é maior do Tietê. Mas como tem as da Kaiowa e da Nordeste, talvez a Barra Funda tenha um pouco mais na soma geral.

  • David 15/05/2016 01:57

    Bruno Candido
    Bom lendo essa explicação antão é realmente pra robar passageiros das concorrentes!! Isso acontece nos outros dois horarios tbm? 16:00 e 18:30?

  • David 15/05/2016 02:00

    Bruno Candido
    Quanto ao controle das numerções das poltronas isso acho o mais tranquilo, pois aqui mesmo na bhz x itabirito a santafe tem dois pontos de vendas e se comunicam cada um tem sua cota de poltronas e por ai vai esta comunicação e não gera problemas pelo menos aui não! Acredito que na Pluma deve acontecer o mesmo!!

  • Bruno 15/05/2016 02:00

    David Simão Soares

    Até porque, como disse num outro comentário acima, a única linha além dessa da Pluma que sai do Tietê para cidades paranaenses é a São Paulo-Curitiba. Aqui em São Paulo, se você quer ir pro Paraná, a chance de você embarcar na Barra Funda é maior, por conta da maior quantidade de destinos ofertados. Ou seja, essa São Paulo-Foz da Pluma saindo do Tietê é uma exceção.

  • David 15/05/2016 02:00

    * então é realmente.....

  • David 15/05/2016 02:02

    Bruno Candido
    hummm. show de informação!!!

  • David 15/05/2016 02:04

    Bruno Candido
    é vamos observando!!!!! interessante no minimo!!!

  • Bruno 15/05/2016 02:08

    David Simão Soares
    Bom lendo essa explicação antão é realmente pra robar passageiros das concorrentes!! Isso acontece nos outros dois horarios tbm? 16:00 e 18:30?

    Difícil afirmar, até porque vai depender da lotação dos carros. Tem ocasião de ambos seguirem cheios no horário em questão.

    E tem outro ponto também: essa Santos x Foz das 16:00 passa em várias cidades e faz um percurso diferente da que sai do Tietê. Ou seja, se por ventura, há passageiros para Ponta Grossa e Guarapuava, não tem como colocar no carro que vem do Tietê, porque esse vai por Londrina.

    Então o que pode ser nesse caso é o seguinte: vendem um horário das 14:30 na Barra Funda só pra Cascavel e Foz e baldeia com o carro desse horário no Tietê, ou seja, aí usam o recurso da venda de passagens nas duas rodoviárias. Aliás, nem todos os horários estão disponíveis pra venda online, já que, até onde sei, não há nenhuma obrigatoriedade de a empresa informar no site todos os seus horários. Portanto há a possibilidade de um horário pra Foz saindo da Barra Funda às 14:30 que não está declarado no site.

    A Viação São Cristóvão de Divinópolis, por exemplo, não tem um sistema de venda de passagens online. Ela informa os horários apenas, e quando abre extra, você só saberá se ligar no guichê ou ir até lá.

  • David 15/05/2016 02:18

    Bruno Candido
    é o jeito é ir onbservando tbm esse horarios da Pluma!!!mas valeu demais pelas informacoes!!

  • David 15/05/2016 02:19

    *Observando.....

  • Samuel 15/05/2016 08:54

    Valeu pelas informações galera.!

  • Luis 15/05/2016 13:19

    Muito bom ver tantos comentários sobre essas baldeações da Pluma, um assunto que sempre me intrigou e nunca tive a oportunidade de discutir com alguém.

    Bruno Candido
    David Simão Soares
    Valeu pela quantidade de informações! O "mistério" está sendo desvendado kkkk

  • Gustavo 15/05/2016 16:53

    Prossedimento normal é logico que todas as responsabilidades sao da empresa as autoridades sabem disso.

  • Tiago 15/05/2016 20:35

    Bruno Candido ,

    Mas a Pluma tem autorização ou pelos permite a venda de passagem na Sao paulo x Curitiba ?

    Sempre tive vontade de ir de Pluma, porém li um comentário aqui no site há um bom tempo que ela não vendia mais esse trecho...

  • Tiago 15/05/2016 20:36

    *pelo menos

  • Alex 16/05/2016 01:05

    A Pluma perdeu duas grandes linhas indo para a Catarinense a Foz - Floripa e a Curitiba - Porto Alegre, por outro lado segue sendo a potência da rota Foz - São Paulo, com diversos horários e mais direta que as concorrentes, além de ser a unica a ligar a região de Foz e demais cidades ao terminal do Tietê, além de ligar também ao Barra Funda.

    As demais empresas que ligam Foz e cidades regionais ligam apenas até ao terminal do Barra Funda.

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
SK communications
Modelo da Câmera Fotográfica
Cymera
Tempo de Exposição
2000/10000
Programa de Exposição
Normal
ISO
64
Valor da Velocidade do Obturador
900/100
Valor de Abertura
480/100
Valor Máximo de Abertura
480/100
Abertura (fnumber)
528/100

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 4905 que se encontra na identidade visual da empresa Pluma Conforto e Turismo, de Curitiba, Paraná, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Paradiso G6 1200, fabricada pela encarroçadora Marcopolo. O chassi é um K124, fabricado pela Scania. A fotografia foi publicada por Samuel Rocha, em 14/05/2016 e consta como tendo sido registrada em 14/05/2016, na localidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Referência Bibliográfica

ROCHA, S. Pluma Conforto e Turismo 4905 em São Paulo por Samuel Rocha - ID:4189809. Ônibus Brasil, 2016. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/tiquinho/4189809> Acesso em: 03 mai 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Pluma Conforto e Turismo Curitiba, Paraná, Brasil
Numeração:
4905
Placa:
AJN4097 SCANIA MARCOPOLO PARADISO R 2000/2000 / Potência: 360 cv / Lotação: 45 passageiros / Combustível: DIESEL
Carroceria:
Marcopolo
Paradiso G6 1200
Chassi:
Scania
K124
Local:
São Paulo, São Paulo, Brasil
Data:
14/05/2016 21:26:07
Autor:
Samuel Rocha
Publicação:
14/05/2016 21:30