Turb Petrópolis > Turp -Transporte Urbano de Petrópolis 6059 na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil, por Rafael da Silva Xarão. ID da foto: 1468093.
Turb Petrópolis > Turp -Transporte Urbano de Petrópolis 6059 na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil, por Fernando Silva. ID da foto: :id.
Turb Petrópolis > Turp -Transporte Urbano de Petrópolis 6059 na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil, por Thomas Alexandre Neves. ID da foto: :id.
/ 690 acessos / 42 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Turb Petrópolis > Turp -Transporte Urbano de Petrópolis 6059 em Petrópolis por Rafael da Silva Xarão - ID:1468093

42 comentários

  • Victor 14/12/2012 22:30

    Não aguento mais andar todo dia nessa linha lotada! tah fogo

  • Rafael 14/12/2012 22:32

    Victor Schanuel
    Nossa, essa empresa ta colocando um chassi desse para essa aplicação? Deveria ser no mínimo 1721 E5.

  • Douglas 14/12/2012 23:31

    boa foto xarão e Victor Schanuel graças a Deus não preciso usar esta empresa o negocio está feio ai para voçês.

    abraços.

  • Rafael 15/12/2012 13:49

    Victor Schanuel
    Nem falo nada, só digo avisei
    Rafael Pizate
    Economia porca

  • Rafael 15/12/2012 16:26

    Rafael da Silva Xarão
    Daqui a pouco estraga e não sabe o porquê.

  • Rafael 15/12/2012 17:44

    Rafael Pizate
    Este grupo é assim e a empresa ta se lixando pros usuários.
    Quem precisa de verdade sabe do que to falando
    Curioso que pós passagens grátis pra alguns busologos eles sumiram na defesa da empresa.

  • Everton 15/12/2012 17:55

    Rafael da Silva Xarão
    Agora vocês de Petropolis estão conhecendo muito bem de perto o jeito Nenê Constantino/Tio Constantino de mandar e desmandar nas empresas do Grupo Constantino, muito lucro e pouco interesse com os usuários. No interior de SP por exemplo o Constantino tem uma penca de empresas que fazem linhas intermunicipais com ônibus urbanos como a Itamarati, Manoel Rodrigues, Luwasa, Piracicabana e Princesa do Norte, essas empresas o cobrador foi extinto e o motorista dirige e cobra as passagens e seccionado a tarifa que o passageiro vai pecorrer (já que boa parte dessas linhas são de tarifas seccionadas e algumas chegam a ter 140km de extensão) além dos ônibus dessas empresas terem o maldito sistema das 2 roletas sendo uma na entrada e outra na saída. Em Apucarana-PR ele tem a VAL-Viação Apucarana LTDA que opera as linhas municipais de Apucarana-PR e ele desempregou os cobradores e os motorista dirigem e cobram as passagens; esses são exemplos de mandos e desmandos do Constantino nas empresas dele. Além disso o Nenê Constantino/Tio Constantino tem nas costas 8 assassinatos a mando dele. Não duvido que na Licitação do Sistema Transcol na Região Metropolitana de Vitória-ES que vai ocorrer em 2013 ele entre aqui no ES ou compre alguma empresa atuante aqui no ES!

  • Rafael 15/12/2012 18:09

    Everton Costa Goltara
    Além disso o Nenê Constantino/Tio Constantino tem nas costas 8 assassinatos a mando dele.
    Nossa cara, fiquei sabendo disso pela reportagem do Bazani. Como pode um empresário de transportes fazer uma coisa dessas?

  • Rafael 15/12/2012 18:17

    Rafael da Silva Xarão
    Num esquenta não também to passando por essa situação. Nessa semana mesma passei raiva com a empresa que opera por aqui e pelas duas outras cidades vizinhas, a autotrans, do grupo saritur. Aqui tinham 5 ônibus com ar que chegaram em 2003, eram viales muito confortáveis, e adivinha o que ela fez com eles! Remanejou todos para Ipatinga (uma cidade vizinha em que ela também opera) e de lá trouxe urbanuss pluss sem Ar!!! Os ônibus climatizados já eram poucos e a empresa faz essa ainda!!

  • Leonardo Bruno 15/12/2012 18:19

    E o pior que ainda existem pessoas que defendem o Constantino...

  • Jenifer 15/12/2012 18:25

    A TIL também do Nenê Constantino/Tio Constantino também iria operar sem cobrador,mas ouve vários manifestos e protestos,os motoristas se recusaram a trabalhar e muito mais.Através desses manifestos os cobradores continuaram,mas mesmo assim os serviço oferecido não é um dos melhores.Aqui em Cambé,um micro(Senior 2005) é usado para uma linha que corta a cidade,numa linha que passa em mais de 15 bairros,Agora em diz,isso é transporte para uma cidade de quase 100 mil habitantes ? Eu sei que vários fatos não ajudam,mas pelo menos,poderiam olhar mais pelo lado da população,o novo terminal ainda não saiu,mas será que é preciso ter as coisas para melhorar o serviço ?

  • Jenifer 15/12/2012 18:28

    Infelismente é a situação do transporte público de varias cidades do Brasil,a maioria é um lixo !

  • Rafael 15/12/2012 18:38

    Everton Costa Goltara
    exatamente
    Rafael Pizate
    É complicado
    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Eu falei quando a empresa ganhou vem um monte de carro novo, só que preocupação com o povo nada. To esperando o que falou que a Turb ia revolucionar aqui.
    Falastrão cade vc?

  • Rafael 15/12/2012 18:41

    Na foto abaixo
    Tem o inicio das defesas da empresa e etc. Agora ta murcho
    http://onibusbrasil.com/foto/1093131

  • Leonardo Bruno 15/12/2012 19:44

    Rafael da Silva Xarão
    Foi no Orkut também... Lá na comunidade tem um camarada que disse de a Turb estar revolucionando o transporte em Petrópolis, lamentável... E na boa, esse camarada que falou isso, só tem postado besteiras...

  • Rafael 15/12/2012 21:31

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Rsrssr, é doente por novidades, Dá nisso sobe pra cabeça o hobby

  • Leonardo Bruno 16/12/2012 13:24

    Rafael da Silva Xarão
    Fala sério, né ? rs... Mas eu preferia a Autobus, ela também não estava fazendo um grande serviço, mas em comparação a isso aí, peloamor...

  • Rafael 16/12/2012 13:27

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    É complicado, é o que falei o serviço continua ruim, mais com todos os defeitos da Autobus pelo menos os carros eram longos, tinham 3 portas pra facilitar o desembarque em terminais e etc . Isso é a economia porca

  • Leonardo Bruno 16/12/2012 23:15

    Rafael da Silva Xarão
    Ah sim, meu caro! É a mais plena verdade, sem contar que no passado, a Autobus tinha uma frota respeitável de carros padron, no qual já cheguei a andar algumas vezes inclusive...

  • Rafael 17/12/2012 01:24

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    O passado da Autobus é bastante interessante mesmo, foi uma grande empresa que em 2 anos de dificuldades foi sacada pelo prefeito local. Só que a qualidade prometida não veio e ai te falo a culpa era da empresa?
    Turb, Autobus e etc só nomes perante a ineficácia da prefeitura local

  • Leonardo Bruno 18/12/2012 06:39

    Rafael da Silva Xarão
    Não, e ainda te digo mais, na minha opinião, a Autobus até prestava um bom serviço, pelo menos das vezes que estive em Petrópolis e andei nela, eu reparei isso... Inclusive, foi nela que andei pela primeira vez na vida de Mafersa M-210 Turbo, e estava em excelente estado de conservação...

    Eu sei que não podemos medir a qualidade de um serviço prestado pela frota, mas em comparação de antes com hoje em dia, onde praticamente só existe OF-1519 e uma meia dúzia de OF-1722 na cidade, infelizmente está uma vergonha... Considero Petrópolis uma bela cidade, mas o transporte está deixando e muito á desejar, brother...

    Até a Unifac que sempre foi referência em ônibus pesados no transporte até Petrópolis, ao meu ver, amarelou com a aquisição dos Spectrum Road OF-1722 nas linhas para Caxias e Nova Iguaçu... Antes as empresas tivessem mantido os Andare Class O-500M nas linhas mesmo...

  • Leonardo Bruno 18/12/2012 06:45

    E mais amigão, ainda te digo uma outra coisa, a pintura padronizada de Petrópolis ficou horrível e sem criatividade alguma... Ou seja, até nisso não houve preocupação alguma com o bem-estar do transporte na cidade...

  • Rafael 18/12/2012 11:02

    Jenifer Suzani Vilas Boas
    Mais uma pessoa que vivencia o dia a dia das empresas de Constantino e fala exatamente a realidade.

    Pergunto de novo kd o garoto prodigio, defensor da Turb acima de tudo, a já sei ta quieto se não as flores murcham.
    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    A Autobus pagou pelas falhas operacionais da Petrópolis, os carros da Petrópolis praticamente não operam a 600 e sobrecarregou a 700, a Autobus tentando segurar a demanda não conseguiu dar manutenção nos carros e as quebras passaram a ser constante, passaram embarque pra frente nos carros na correria e o serviço não ficou legal e ai foi só complicando.
    O curioso é que somente com a intervenção na Autobus a Cidade das Hortênsias aumentou o número de carros na linha 300 Corrêas via Quissamã, mostrando claramente o golpe articulado pela prefeitura local. Repito se tinha que dar intervenção era em todas pq todas estavam com problemas mais acentuado na Esperança e Petrópolis, agora no nivel da Autobus estava a Cidade das Hortênsias que ao invÊs de intervenção ganhou tempo e autorização pra aumentar número de carros na linha 300, e assim foi melhorando gradativamente sua frota que hj tirando uns 3 carros é boa.
    A Turb peca não pelos carros curtos apenas e sim pelo pessimo operacional da mesma e por alguns rodoviários que sinceramente escolheram nos reprovados do Detran.

    Sobre a UniFac, complicado mesmo estes Road OF-1722M nas linhas pra baixada, lembro quando chegaram e falei putz que porcaria, teve gente aplaudindo e ainda quase tendo orgasmo por andar de 1722 na Serra que ele é isso, que é aquilo e blá blá. Coisa de busologo mesmo que acha que seu gosto está acima de tudo e dana-se o conforto. Os Andare Classe sairam bem detonados da empresa, alias a UniFac renova a frota com frequencia pq manutenção de carroceria a muito deixou de ser feita.

  • Rafael 18/12/2012 11:05

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Pintura rssrsr, isso foi feito por uma criança de 2 anos só pode

  • Leonardo Bruno 18/12/2012 17:17

    Rafael da Silva Xarão
    Pois é, brother... Não conheço Petrópolis assim tão a fundo para discutir o operacional de algumas linhas, mas concordo que todas elas mereciam intervenção sim! Na verdade, a Petro Ita e a Cascatinha, coloco a Transpal também no meio, eram as únicas empresas que ainda prestavam um serviço digamos, razoável... Mas todas as outras, estavam bem caídas mesmo...

    O mais curioso em toda essa história, foi a aceitação da Turb em praticamente com a frota inteira sem cobrador, tudo bem que isso já está virando moda nas cidades grandes pelo país afora, mas pelo do que vejo em Petrópolis, existem muitas linhas que necessitam do mesmo em seus veículos, não ?

    Uma dúvida, como anda o bacural das linhas aí pela cidade ? Pelo menos da parte da Turb e Cidade Real, eles estão cumprindo com o previsto ?

    Eu também acho e continuo achando lamentável os Spectrum Road OF-1722 operando para a baixada... Agora, vem cá, tem gente comemorando porquê está andando de ônibus intercity com motor dianteiro na serra ? Fala sério, né ? Tudo bem que gosto é gosto, mas vai escolher mal assim lá longe... Na minha humilde opinião, estas linhas da baixada eram para continuar sendo operadas com urbanos, e de preferência carros bons com um certo luxo e conforto, quer um grande exemplo do que poderia ser ? Dê uma olhada...
    http://www.onibusbrasil.com/foto/1056580/

    Seriam excelentes para subir a serra e encarar uma possível lotação nos horários de maior movimento, rush e tudo mais... Se com estes carros que operam lá no interior de São Paulo em linha reta que não sobem serra alguma, já fazem bastante sucesso, imagina na serra de Petrópolis, que exige bastante do motor e da mecânica em dia ?

  • Leonardo Bruno 18/12/2012 17:18

    (Continuando...)

    Mesmo que os Andare Class estivessem detonados, eu andei neles apenas uma vez quando estavam bons ainda... A Unifac poderia renovar normalmente com Paradiso G7 ou com os urbanos que falei acima, o que não pode são as linhas serem tratadas com o desleixo que estão de hoje em dia...

    Outra grande falha da Unifac na minha opinião, é a ponte rodoviária Rio de Janeiro x Petrópolis não funcionar durante a madrugada, nem que fosse a cada hora partindo da Novo Rio ou então, até mesmo do Castelo (mas entrando na Novo Rio) nesses horários especiais, tipo, á partir da meia-noite, saídas a cada hora dos dois pontos finais até o primeiro horário de 04:45 saindo de Petrópolis, onde daí prosseguiria com seu quadro normal de horários, com certeza teria demanda, na minha opinião...

    Hehe, sobre a pintura padrão da cidade, sem comentários, rs...

  • Rafael 18/12/2012 20:08

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Bom a Turb esta com cobrador em quase todos os carros pelo menos isso, os bacurais conhecidos aqui como corujão estão sendo bem operados. A Turb peca no tamanho do carro e no operacional, mais 80 % dos problemas das empresas tanto novas quanto as antigas é da Prefeitura local.
    Este carro da Prata seria muito bom mesmo, estão falando em Ideale com ar com chassi OF-1724, vamos ver.
    As linhas da baixada são muito mal tratadas mesmo, colocaram alguns horarios de Tarifa A no Caxias mais são poucos.
    Sobre as linhas rodar de madrugada sou plenamente favorável.
    Sobre a pintura rssrsr. pra ser ridicula tem que melhorar muiito

  • Leonardo Bruno 19/12/2012 00:11

    Rafael da Silva Xarão
    Ah entendi... Pelo menos os corujões funcionam, isso é importante! Mas acho que a linha 100 não funciona mais de madrugada, né ? É o tipo de coisa que seria muito importante caso as linhas da Unifac venham um dia a circularem durante a madrugada...

    É aquilo, também não vai adiantar muita coisa colocarem ônibus com ar-condicionado nas linhas da baixada se houver como abrirem as janelas, é como se fosse dar tiro no pé... Acho que tem de ser janelas panorâmicas seladas, aliás, indo mais adiante, deveria de ser obrigatório as janelas lacradas ou seladas em ônibus com ar-condicionado...

    Sobre o funcionamento da Unifac de madrugada, o pessoal aí de Petrópolis deveria lutar para isso, bem, na verdade, não sei até que ponto teria realmente demanda, eu falo tudo isso por mim, analisando o meu ponto de vista, o que vejo, saca ? Mas ao meu ver, acredito que haveriam passageiros fiéis durante a madrugada na Rio x Petrópolis, principalmente aqueles que curtem uma balada aos finais de semana...

    E esse modelo de urbano que a Expresso de Prata opera, teria tudo a ver com a Unifac, por ser Marcopolo sobre chassi Scania, sobre a qual são duas marcas com a qual ambas as empresas praticamente sempre trabalhou... Mas, não seria descartada a possibilidade de Mercedes-Benz O-500R também não... A implementação dos motores rodoviários nesses urbanos, se daria mais pela exigência da serra e maior agilidade também no trânsito... Pois não são linhas de tantos sobes e desces!

  • Leonardo Bruno 19/12/2012 14:01

    Eu quis dizer sobes e desces de passageiros, rs...

  • Rafael 19/12/2012 17:25

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Realmente a 100 não opera, eu trabalho com um vereador aqui e lutamos em vão pra que roda-se com pelo menos 1 carro, mais a alegação é sempre não tem demanda. Até concordo mais uma cidade que não tem durante a madrugada ligação Rodoviária x Centro é coisa que jamais vi.
    Sobre as janelas dos ônibus com ar ou coloca selada ou com as janelas travadas.
    Concordo plenamente sobre pelo menos de ter horarios na madrugada ligando as cidades, mesmo que operado por micro.
    Este modelo é lindo caria como uma luva mesmo.
    Espero que as coisas melhorem pq ´complicado o dia a dia do Petropolitano

  • Leonardo Bruno 19/12/2012 22:49

    Rafael da Silva Xarão
    Brother, desejo muito boa sorte aí para vocês em sua luta para colocar a 100 pela madrugada adentro... Esse lance de politicagem é muito complicado, mas alegar que não há demanda é o fim...

    Ao menos, se a Rio x Petrópolis funcionasse realmente na madrugada, já seria um ótimo motivo para fazer a 100 circular...

    Como eu queria que o serviço urbano voltasse nas linhas da baixada, seria sonhar demais isso ? rsrs...

  • Rafael 20/12/2012 11:39

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Opa valeu meu amigo, vamos ver se com o tempo as empresas acordam que Petropolitano tem direito a vida noturna rssrrs.
    Tbm gostaria mais acho improvavel
    Abraços

  • Leonardo Bruno 20/12/2012 17:15

    Rafael da Silva Xarão
    Valeu! Pois alguém precisa lutar pelo descaso com vocês aí! Chega de ficarmos apenas assistindo as atrocidades acontecerem, e nada fazermos... Está na hora de a população acordar e reagir! Enquanto isso, olha o que a Turb de Ribeirão Preto traz para a cidade...
    http://onibusbrasil.com/foto/1473066/

    Tudo bem que em Petrópolis não há condições de terem estes carros em algumas linhas, mas ao menos as troncais deveriam por obrigação ter este tipo de carro...

    Acho que há a possibilidade de eu ir a Petrópolis amanhã com um amigo meu... Daí tentarei reparar melhor em como estão sendo operadas as linhas desde a última vez que estive aí no fim do mês passado! Abração!!!

    E inclusive, o transporte seletivo deveria ser feito por veículos melhores, não estas coisas simples que rodam pela cidade...

  • Rafael 21/12/2012 16:58

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Com certeza, bom estive outro dia na garagem da Turb e a informação é que vem carros longos pro primeiro trimestre de 2013 vamos aguardar.
    Abraços

  • Everton 21/12/2012 17:16

    Rafael da Silva Xarão
    Não tem jeito Petropolis tem que implantar um novo SIT-Petro - Sistema Integrado de Transporte de Petropolis, porém não deve ser um sistema montado de uma hora para outra, o Sistema TEM QUE SER MUITO MÁS MUITO BEM PLENEJADO por se não vai ter o mesmo destino do antigo SIT Petropolis que e o "vai por Água a Abaixo". Nesse planejamento deve se levar em conta:
    *1 - quantas linhas serão necessarias, quais linhas podem ser fundidas com outras linhas ou extintas
    *2 - abranger também toda a zona rural de Petrópolis e todos os Distritos de Petropolis além de abranger toda a Zona Urbana de Petrópolis
    *3 - Implantar nesse sistema tronco-alimentador as linhas:
    -Alimentadoras: Bairro X Terminal e Bairro Rural X Terminal
    -Troncais: Terminal X Terminal
    -Radiais: Bairro X Terminal Centro (apenas os bairros que tem demandas extremamente enormes que nem as alimentadoras vão conseguir dar conta)
    *4 - Nesse Sistema tem integração ou seja o passageiro pode pegar 2 ou mais ônibus pagando uma unica passagem para rodar toda a cidade fazendo integração dentro dos terminais
    *5 - Estabelecer um padrão de frota com pintura unica e padronizada e claro uma pintura bem agradavel e chamativa aos passageiros (porem não seja uma pintura padronizada com jeito de lixo como os Municipais do RJ) no caso de Petrópolis determinado pela CPTrans
    *6 - Estabelecer uma unica roupagem para os motoristas, cobradores e fiscais (fiscais nos terminais) das empresas (todas as empresas terão um único uniforme no caso de Petrópolis determinado pela CPTrans).
    *7 - Determinar um padrão de frota:
    -Mini-Ônibus de 2 Portas com Elevador na Porta Dianteira
    -Micro-Ônibus de 2 Portas com Elevador na Porta Dianteira
    -Midi-Ônibus e Ônibus Micrão de 3 Portas com Elevador na Porta do Meio
    -Ônibus Convencional de 3 Portas com Elevador na Porta do Meio
    -Caso de Possível (no caso de linhas troncais depede do trajeto da linha e das vias por onde vai passar) Ônibus Articulado de 3 Portas com Elevador na Porta do Meio.

  • Rafael 21/12/2012 18:40

    Everton Costa Goltara
    Valeu a presença

  • Rafael 21/12/2012 18:40

    Já não basta o "tecnico" que temos aqui agora ainda tenho que aturar o importado

  • Everton 22/12/2012 09:48

    Rafael da Silva Xarão
    "Já não basta o "tecnico" que temos aqui agora ainda tenho que aturar o importado"
    Desculpe pelo meu comentário anterior, só quis dar minha opinião

    Mudando de assunto, como está a operação da Cidade Real, ela faz um bom serviço e se salva no transporte municipal de Petrópolis ou está deixando muito a desejar?

  • Rafael 22/12/2012 13:15

    Rafael da Silva Xarão
    Blz
    Cidade Real tem seus erros, mais bem menos que a Turb

  • Rafael 22/12/2012 13:31

    Douglas Soares Sixel
    Que isso eu que invento rapaz. Turb é a revolução de Petrópolis. Cade o menino falador que não vem aqui agora?

  • Adam 22/12/2012 13:38

    Cada cidadão tem o transporte que merece! rs

  • Rafael 22/12/2012 17:12

    Adam Xavier Rodrigues Lima
    Fato rapaz
    Infelizmente o povo paga a conta e ainda tem que aturar as barbaridades de elogios a empresa, a chassi e etc. Vindo de Buzzologos

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
Canon
Modelo da Câmera Fotográfica
Canon PowerShot SX130 IS
Tempo de Exposição
1/400
Modo de Exposição
Exposição manual
ISO
100
Valor da Velocidade do Obturador
277/32
Valor de Abertura
139/32
Valor Máximo de Abertura
139/32
Abertura (fnumber)
45/10

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 6059 que se encontra na identidade visual da empresa Turb Petrópolis > Turp -Transporte Urbano de Petrópolis, de Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Torino 2007, fabricada pela encarroçadora Marcopolo. O chassi é um OF-1519 BlueTec 5, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por Rafael da Silva Xarão, em 14/12/2012 e consta como tendo sido registrada em 14/12/2012, na localidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil.

Referência Bibliográfica

DA SILVA XARÃO, R. Turb Petrópolis > Turp -Transporte Urbano de Petrópolis 6059 em Petrópolis por Rafael da Silva Xarão - ID:1468093. Ônibus Brasil, 2012. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/rafaelxarao/1468093> Acesso em: 30 mai 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Turb Petrópolis > Turp -Transporte Urbano de Petrópolis Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil
Numeração:
6059
Placa:
KVT7044 MERCEDES-BENZ MARCOPOLO TORINO U 2012/2012 / Potência: 185 cv / Lotação: 37 passageiros / Combustível: DIESEL
Carroceria:
Marcopolo
Torino 2007
Chassi:
Mercedes-Benz
OF-1519 BlueTec 5
Local:
Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil
Data:
14/12/2012 17:27:46
Autor:
Rafael da Silva Xarão
Publicação:
14/12/2012 17:25