Sudeste Transportes Coletivos 3341 na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, por João Pedro Moraes. ID da foto: 4006644.
Sudeste Transportes Coletivos 3341 na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, por Mauricio Silva da Paz. ID da foto: :id.
Sudeste Transportes Coletivos 3341 na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, por Rodrigo  Ribeiro. ID da foto: :id.
Sudeste Transportes Coletivos 3341 na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, por Rodrigo  Ribeiro. ID da foto: :id.
/ 1.513 acessos / 78 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Sudeste Transportes Coletivos 3341 em Porto Alegre por João Pedro Moraes - ID:4006644

Renovação de Frota Porto Alegre 2016. Mantenha os Créditos.

78 comentários

  • Henrique 19/02/2016 16:47

    Legal, vale uma visita por Porto Alegre, frota dai ficou interessante.

  • Luccas 19/02/2016 17:50

    Troque 50 carros por um comboio de ônibus no corredor da Bento Gonçalves.

  • Luccas 19/02/2016 17:52

    Henrique Moreira Rodrigues
    Separa 3,75 que este será o preço da tarifa a partir de segunda 22/2.

  • Lucas 19/02/2016 18:10

    Henrique Moreira Rodrigues
    Luccas Vargas
    Confirmado R$ 3,75 a partir de segunda. Socorro

  • Cristofer 19/02/2016 18:26

    Licitação nao era pra baratea a passagem ? seu fortunatti

  • Leonardo Bruno 19/02/2016 18:38

    Caro, realmente... Mas se for para a melhora dos serviços, tomara que seja válido!

  • Jovani 19/02/2016 18:42

    Cristofer Carvalho Pinto
    Vai sonhando, mais fácil achar chifre em cavalo do que diminuir preço de passagem, ainda mais com essa crise no país.

  • Luccas 19/02/2016 18:50

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    "Vai melhorar sim amiguinho" já dizia o Dicas Dollynho.

  • Leonardo Bruno 19/02/2016 19:22

    Luccas Vargas
    Pois é... Tudo politicagem né amigo ? Mas com certeza vocês aí em Porto alegre estão mais bem servidos que nós aqui do Rio de Janeiro...

  • Henrique 19/02/2016 19:34

    Lucas Agra
    Mas pelo menos fizeram uma [****] renovação ai com carros articulados e muitos com ar condicionado. Aqui a passagem é R$ 3,50 e temos um transporte bem inferior que o daí, sem ar condicionado e um sistema meio bagunçado, a "atração" foram veículos com suspensão a ar e climatizadores que além de não ajudarem muito na maioria dos carros nem ligados são. Gostei do Marketing da prefeitura da cidade de vocês para a apresentação do novo sistema. Abraço!

  • Anderson Fontes 19/02/2016 20:54

    Ninguém vai trocar 50 carros por comboio de ônibus,ainda mais que vão querer diminuir a velocidade dos ônibus..............

  • Luccas 19/02/2016 21:19

    Henrique Moreira Rodrigues
    [****]o bagulho é integrado aí e tu me chama de "bagunçado"?
    Aí quebra a firma magrão!!!

  • Luccas 19/02/2016 21:21

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Não estamos bem servidos,de que adianta ter frota nova e com ar condicionado se não existe uma rede de transporte coletivo decente...aí claro nos contentamos com a frota apenas,é o nosso ponto de atratividade,aonde pode-se fazer o marketing.

  • Leonardo Bruno 19/02/2016 21:22

    Henrique Moreira Rodrigues
    Eu gostei do sistema de vocês, totalmente integrado e vários terminais espalhados pela cidade, TICEN, TIRIO, TICAN, e até bem organizados... Eu só acho que Florianópolis precisava de uma frota melhor, pois quando estive aí, andei de Viale O-500M da Transol, Svelto O-500M da Insular, assim como Volvo B270F e alguns OF's a parte, uma pena que ao menos dos padrons a cidade esteja se desfazendo...

  • Leonardo Bruno 19/02/2016 21:27

    Luccas Vargas
    Com certeza, eu concordo plenamente contigo! Acho que a rede de transportes hoje em dia está muito ruim em todo o país, tá certo que frota não conta muito se levarmos por este aspecto, mas aqui no Rio de Janeiro por exemplo, estamos pagando R$ 3,80 para andar apenas de caminhônibus completamente velhos e muitos sem ar condicionado, além claro, de um sistema bem podre que temos aqui...

  • Wilson 19/02/2016 21:33

    Quanto custa um ônibus nesta configuração? Quantos pneus ? óleo diesel, IPVA, Seguro, Salario dos Motoristas , 13º salario, insumos ( água, telefonia, energia elétrica, plano de saúde ), Renovação da Frota, manutenção ( ar-condicionado, motorização, eletromecânica ) , , Seguro Privado, Salario dos funcionários de apoio ( fiscais, Garagem, Segurança , Medicina do Trabalho ).
    Vamos lá - Passageiros isentos na totalidade da passagem, 1/2 passagem.......... ufaaaaaaaaaaa
    Tem um detalhe, ônibus urbanos depois de 5 anos de uso vidra sucata.

  • Wilson 19/02/2016 21:47

    Outro detalhe, não sei como foi a licitação em Porto Alegre, mas normalmente cobra-se do empresario: Manutenção dos pontos de ônibus, tarifa de rodoviária em cidades onde os terminais urbanos são privatizados e tem mais o vale refeição dos funcionários .
    Rodoviárias / Terminais Urbanos Privatizados , aqui a passagem esta R$ 3,80 , no minimo tx de terminal esta em torno de R$ 0,70 ( sanitários, serviço de limpeza, segurança, energia elétrica ) quem paga? claro o passageiro do transporte urbano.

  • Leonardo Bruno 19/02/2016 22:41

    Wilson Vitorio
    Sobre essa questão dos terminais, aqui no Rio de Janeiro não tem nada disso não, alguns são terminais municipais geridos pela própria prefeitura e outros costuma ser pela Socicam, mas em nada é embutido no gasto do empresário de transporte, ou seja, aqui eles ganham mole, mole... E são isentos do pagamento de todas as taxas de rodagem, IPVA e etc...

  • Henrique 19/02/2016 22:51

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Luccas Vargas
    é porque vocês viram por fora, mas se for analisar bem tem muita bagunça, mas estão melhorando aos poucos!

  • Wilson 19/02/2016 23:55

    Leonardo...!!!
    Cada cidade tem a sua licitação para transporte publico, mas conversa aqui...conversa ali, converso com ex-vereadores, com administradores e cada um conta alguma coisinha. Vou te contar:
    Aqui Empresas de ônibus urbano já pagaram manutenção de veículos da prefeitura, PRF , reformaram rodoviária, é amigão coisa vai muito alem do que imaginamos, já construíram até ponte.
    A Nacional Expresso ja recuperou um trecho da rodovia Uberlândia a Brasilia noticiário do Jornal Hoje da Globo. A população reclama da passagem mas tem muitas obras que prefeitura nenhuma tinha dinheiro para realizar. e muitas histórias aqui comentaristas sobre ônibus nem conhece a verdade.

  • Leonardo Bruno 20/02/2016 02:40

    Wilson Vitorio
    Sim sim! Eu não duvido de nada desses acontecimentos citados não! Tem muita coisa que a gente nem sabe na verdade e que é bem escondida por debaixo dos panos, e digo até mais, coisas que ninguém nem vai saber... Na verdade, eu não boto minha mão no fogo por empresa nenhuma!!! Pois acho que o transporte no país está indo de mal a pior, e ao meu ver, todos tem culpa nisso, tanto os governantes, quanto a população e os próprios empresários...

    O que só acho, é que R$ 3,80 (e tarifas aproximadas disso) para o transporte no Brasil, é uma tarifa muito cara se formos comparar a média salarial do trabalhador... Além de também ser um preço extorsivo para o tipo de serviço que nos é oferecido! Eu nem me importo de pagar um pouco mais caro não, desde que tenha ônibus novos, decentes, acessíveis, refrigerados, confortáveis, com baixos intervalos, motoristas realmente capacitados e que haja prioridade no trânsito... É isso que considero um bom serviço! Aquele que te faça deixar o automóvel em casa e usar o transporte público... Pois do jeito que a coisa está atualmente, tudo isso que citei não irá acontecer tão cedo...

    Henrique Moreira Rodrigues
    Imagino! Hoje em dia não dá mais para dizer que existe transporte público de boa qualidade no país...

  • Cristofer 20/02/2016 18:31

    4,00 podia ter wi-fi ja

  • Everton 20/02/2016 18:42

    Aqui na Região Metropolitana de Vitória-ES a Tarifa do Sistema Transcol/Metropolitano Convencional da Região Metropolitana de Vitória em Janeiro passou de R$ 2,45 pra R$ 2,75 pra andar em carros sem ar condicionado, grande parte da frota em piso de lata, grande maioria OF-1722M e OF-1721 Euro V e agora com mais uma novidade alegando a "crise" estão reduzindo a frota e os horários de quase todas as linhas do Sistema Transcol e em boa parte delas mudando o horário da primeira viagem (mais tarde) e da ultima viagem do dia (mais cedo).

  • Wilson 20/02/2016 18:51

    Leonardo...!!!
    Eu e vc e outros somos admiradores, passageiros e comentamos sobre o modal transporte coletivo sobre rodas " ônibus ". Na verdade a situação é muito seria, não é a passagem que é cara e o salario do trabalhador que esta sendo desvalorizado. Outros produtos e serviços tiveram aumento tanto quanto e superior aos reajustes no transporte coletivo e ninguém disse nada e/ou protestou. Eu nunca tive uma empresa de ônibus mas conheci pessoalmente empresários do setor e um deles me disse que eles levam a culta da desorganização do setor. No Brasil atual no transporte coletivo urbano e rodoviário somente os grande grupos vão sobreviver, pequenos empresários, empresas familiares não conseguem sobreviver por vários motivos que vão desde impostos até tarifa zero para grupos privilegiados e o custo e financiamento dos ônibus hoje quase inexistentes onde deixou montadoras paralisar a sua produção e em alguns casos fechamento de fabricas. Não podemos confundir transporte coletivo com o transporte individual ( uso do automóvel ) pois quem carrega o Brasil nas costas é o setor automobilístico um automóvel gera 48 empregos e sustenta a vida em todas as cidades do Brasil. O Grande problema do transporte publico ( ônibus ) inchaço de pessoas nas cidades e bairros não projetados surgiram do nada e um trabalhador ter que sair da zona lesta de São Paulo e ir trabalhar na Zona sul falta de planejamento igualzinho oque acontece em Guaratinguetá uma cidade de 125 mil hab trabalhador pagar duas passagens e ficar 20 min sentado dentro de um ônibus super-lotado.

  • Luccas 20/02/2016 21:45

    Wilson Vitorio
    Aqui os "projetos" de terminais que insistem em chamar de terminais de ônibus são bancados pelo pode público,empresários de ônibus não pagam nada.

  • Leonardo Bruno 21/02/2016 00:50

    Wilson Vitorio
    Até concordo contigo, pois se formos observar, a tarifa de R$ 3,80 (falo aqui no RJ e em SP) ainda está saindo por menos de US$ 1,00... É realmente o dinheiro que não vale absolutamente nada e com isso, o salário é completamente desvalorizado... Eu entendo perfeitamente que são gastos e mais gastos para se manter uma empresa de ônibus, mas que mesmo assim, eu digo que é caro pelo fato de estarmos sendo transportados em caminhões pau de arara modernizados! Este que é o problema! Pois veja o transporte em cidades como Buenos Aires e Montevidéu no Uruguai, praticamente quase todos os ônibus dessas cidades são ônibus de verdade (padrons) e a tarifa é muito barata em comparação ao Brasil, questão de custar centavos inclusive...

    O que penso, é a omissão do poder público em encarar de frente esses barões do transporte que sustentam suas campanhas políticas, pois se fôssemos um país sério de verdade, teríamos um bom e eficiente sistema de transporte a baixo custo! Situação que ao meu ver, acho que nunca ocorrerá aqui no Brasil, enquanto também tivermos essa economia falida...

  • Daniel 21/02/2016 06:24

    Os empresários são a ponta do iceberg, então por ficar mais visíveis são o bode expiatório perfeito para o joguinho dos políticos. Mas talvez ainda fosse pior ter que depender de frotas de vans clandestinas gerenciadas por traficantes para lavar dinheiro...

  • Leonardo Bruno 21/02/2016 18:24

    Daniel Girald
    Mas em determinadas áreas aqui do Rio de Janeiro capital é assim mesmo!!! Quem mora na zona oeste, nas regiões de Campo Grande, Santa Cruz e Sepetiba sabe bem do que estou falando, pois quem manda no transporte dessas áreas, são as vans e kombis das milícias, e os ônibus são meros figurantes da região... Coisa semelhante acontece também na Ilha do Governador, mas na zona oeste é gritante de se ver, muito pior...

  • Leonardo Bruno 21/02/2016 18:26

    Daniel Girald
    E o pior de tudo isso, é que essas vans e kombis cobram o mesmo preço dos ônibus, R$ 3,80!!! E muitas delas estão em péssimo estado de conservação...

  • Horst Wessel 22/02/2016 18:41

    Pessoal, vou dar a minha visão, como morador de Brasília, sobre tudo o que vocês estão discutindo aqui.
    Em Brasília, a tarifa de ônibus comum é dividida em três faixas de preço, quais sejam:
    a) R$ 2,25, para linhas circulares das cidades ao redor do Plano Piloto ou de curta distância, como as que ligam a Rodoviária do Plano Piloto À Esplanada dos Ministérios e ao STJ;
    b) R$ 3, valor correspondente às linhas circulares do Plano Piloto, ligações deste com cidades como Guará, Cruzeiro, Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo e às ligações de cidades próximas entre si, como Planaltina e Sobradinho, Guará e Núcleo Bandeirante e o tripé Taguatinga-Ceilândia-Samambaia , além daquelas linhas antes pertencentes ao extinto Sistema de Transporte Alternativo e
    c) R$ 4, que corresponde às linhas de ligação do Plano Piloto com as cidades a pelo menos 25km de distância, como Taguatinga, Ceilândia, Gama, Santa Maria, entre outras.

  • Horst Wessel 22/02/2016 18:41

    Aqui, só possuímos a integração temporal, que funciona mais ou menos da seguinte maneira: podemos tomar três ônibus, de diferentes linhas, em um espaço de 2h a 3h, pagando a soma de R$ 4. Mas nós não possuímos terminais físicos de integração, fazendo-a, portanto, livremente pela cidade.
    O fato, porém, é que houve uma licitação há três anos, que fez trocar boa parte da frota de ônibus da cidade, chegando a quase 2.600 ônibus, o que, a meu ver, aliado à nova proposta de integração, melhorou bastante até mesmo a freqüência horária dos veículos e das linhas. Mas o grosso dos usuários ainda não entendeu ou não quis entender o mecanismo, nem o governo local consegue explicar bem a todos como funciona. Além disso, as distâncias são muito longas e os brasilienses possuem um gravíssimo defeito de adorar morar e se divertir em chácaras e condomínios de características rurais, construídos em locais onde sequer chega uma linha regular de ônibus, bem como, quando podem, fazem uso de carros de transporte pirata, que rodam na parte mais rentável das rotas das linhas regulares e, pasmem, muitos destes carros são 0km, em um bem organizado esquema em que, por assim dizer, todos os carros pertencem a todos os condutores,;os quais, a toda hora também aparecem com carros novos e mais novos ainda, nas barbas do DETRAN, da PM e do DFTRANS

  • Leonardo Bruno 22/02/2016 23:28

    Horst Wessel Von Daudt Mohn
    Interessante saber como é aí em Brasília e no entorno... Aqui no Rio de Janeiro é o seguinte, no bilhete único carioca, são dois ônibus de linhas diferentes dentro do intervalo de 2:30 por R$ 3,80... Há também a possibilidade de integrar três ônibus, mas um deles precisa ser alimentador do BRT e o BRT tem que estar no meio dessa integração. Por exemplo: linha comum + BRT + alimentador ou alimentador + BRT + alimentador e vice-versa, lembrando que somente desta maneira é que consegue pagar R$ 3,80 por três ônibus (também em 2:30 de intervalo), se for fora disso, esqueça, vai pagar a integração de dois ônibus e mais um na tarifa cheia...

    E nos intermunicipais que vão para outras cidades da região metropolitana, como Duque de Caxias, Niterói, São João de Meriti, Itaboraí, Magé, Maricá, Nilópolis, Mesquita, Nova Iguaçu e etc... o esquema é o mesmo do bilhete único carioca, sendo que a tarifa é mais cara custando R$ 6,50 e o tempo de integração passa a ser de 3 horas entre um coletivo e outro. Lembrando também que a integração intermunicipal abrange não somente os ônibus, mas também os trens da Supervia, metrô, teleférico, BRT, barcas, vans intermunicipais regularizadas pelo DETRO e o futuro VLT do Centro da capital.

    Enquanto o bilhete único carioca na integração abrange somente os ônibus, BRT, teleférico e o transporte alternativo regularizado feito por vans e kombis dentro do município. Se quiser pegar o metrô com ônibus municipais (somente linhas autorizadas para integração chamadas de Metrônibus em alguns poucos locais da cidade), a tarifa de integração é mais cara e custa R$ 4,95...

  • Leonardo Bruno 22/02/2016 23:29

    Horst Wessel Von Daudt Mohn
    (continuando)...


    E há também a integração dos ônibus municipais com os trens da Supervia por R$ 5,90, mas atenção, esta integração por este valor é realizada somente quando o embarque em alguma estação de trem for dentro da cidade do Rio de Janeiro e integre na seguida apenas em ônibus municipais da capital, pois caso você embarque em alguma estação situada em outro município e integre na seguida, é cobrada a tarifa intermunicipal de R$ 6,50 assim que você integrar no segundo coletivo seja ele qual for...

    E mais, mesmo que você pegue o trem em alguma estação dentro do município do Rio de Janeiro e na seguida integre ao metrô, a tarifa cobrada é a intermunicipal de R$ 6,50, tá ? Preço totalmente diferente da integração trem dentro do município + ônibus dentro do município...

    E mais ainda, não há integração tarifária do BRT com o metrô, ou seja, são duas tarifas cheias se resolver praticar esta integração fisicamente, R$ 3,80 (BRT ou ônibus municipal que não seja Metrônibus) + R$ 3,70 (metrô) = R$ 7,50... Lembrando também que os ônibus do Metrô na Superfície que estão disponíveis nos trechos General Osório (Ipanema) x Gávea e Botafogo x Gávea como extensões do metrô, integram somente ao metrô pelo modal dele de R$ 3,70 ou pela integração intermunicipal de R$ 6,50 caso precise utilizar Metrô na Superfície + metrô + trem, barca, van intermunicipal regularizada pelo DETRO ou ônibus intermunicipal...

    Ou seja, uma tremenda confusão...

  • Leonardo Bruno 22/02/2016 23:39

    Horst Wessel Von Daudt Mohn
    Há também em circulação as barcas municipais que atendem aos bairros da Ilha de Paquetá e o Cocotá, situado na Ilha do Governador, cuja tarifa custa R$ 5,60 no dinheiro ou em Riocard não habilitado para integração, ou então R$ 4,10 se for pagar no bilhete único habilitado para integrar, mas sem utilizar integração alguma...

    Caso resolva integrar com algum outro coletivo anteriormente ou na seguida das barcas municipais, é cobrado R$ 6,50 como se fosse uma integração intermunicipal!!!! Ou seja, é a mesma coisa como se estivesse indo para Niterói (cidade vizinha atendida pelas barcas), mas fisicamente não é, pois Paquetá e Cocotá ainda estão dentro do município do Rio de Janeiro!!! Em resumo, a tarifa dessas linhas teoricamente deveria de ser muito mais barata e não é!!!

  • Allan Joel 22/02/2016 23:42

    Não reclamem
    Pode ficar pior!
    Aqui em Luziânia temos a passagem mais cara so entorno, de Luziânia para Taguatinga, que custa 6,50...
    Não há subsídio do governo, não temos muitas opções de linhas... Apenas um trajeto... E outra, maior parte da frota é um lixo!
    Fico impressionado como alguns só sabem olhar para o próprio nariz, reclamam de tudo, paga 3,75 pra andar em carros bons e ficam aí!
    Infelizmente a situação aqui no entorno está longe de ser resolvida, mas o povo precisa, fazer o que né?
    Entendam que a passagem só está cara por causa da DILMãe... Não culpem empresas ou empresários!
    Ao autor, parabéns pela foto!

  • Leonardo Bruno 22/02/2016 23:48

    Allan Joel Meirelles
    A galera de Porto Alegre está tendo carros muito bons sim... Mas aqui no Rio de Janeiro a situação é bem mais caótica e precária, pois ainda temos lixos fabricados em 2001 ainda em circulação e tirando o BRT, nem 1% da frota urbana municipal e intermunicipal aqui é de motor traseiro...

    Ah, aqui eu reclamo das empresas e dos empresários sim, pois muitas pessoas já estão sabendo dos esquemas de corrupção que elas se envolvem junto com o governo daqui, e que nos prestam um serviço ridículo e de última categoria!!! Para mim é tudo fdp safado e farinha do mesmo saco sim!!!!!!!!!!

  • Horst Wessel 22/02/2016 23:50

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Rapaz, vou precisar ler com bastante atenção usto tudo que você escreveu, mas... Se eu for ao RIo, como faria para adquirir o bilhete único carioca?

    Bom, tudo que relatei, descobri passando meu cartão de vale-transporte (cidadão) no ônibus e vendo o quanto era descontado dos meus créditos. COmo te disse antes, o governo local nunca soube explicar direit aos brasilienses como a integração funciona. Só mais recentemente, com a troca de comando, no ano passado, foi que começou a haver um esclarecimento mais completo sobre como a utilizar. Mas, por exemplo, este tempo de 3h, o GDF nunca falou à população a respeito. A propaganda institucional fala em 2h apenas. De qualquer forma...

  • Allan Joel 22/02/2016 23:56

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Rapaz... Aqui ainda tem ônibus de 1995 circulando... Não posso dizer nada do transporte do RJ, o BRT de Brasília é uma [****], essas obras só servem para desvio de verba, nunca pensam em quem de fato.precisa, por isso em muitos lugares o transporte é assim, infelizmente.
    Boa noite

  • Leonardo Bruno 22/02/2016 23:58

    Horst Wessel Von Daudt Mohn
    Eu sei que é muita coisa, tem mais, é que eu não expliquei tudo, kkk! É rir para não chorar mesmo...

    Então, para adquirir o bilhete único carioca, você precisa se dirigir em alguma das lojas do Riocard que são poucas pela cidade: https://www.cartaoriocard.com.br/rcc/paravoce
    Ou então, nas bilheterias de qualquer estação do BRT Transoeste ou Transcarioca. Mas lembrando que há bilheterias que fecham em horários diferentes, algumas fecham até mesmo as 21h e outras funcionam 24h, geralmente nas estações maiores como Taquara, Terminal Alvorada, Santa Cruz, Galeão I e II, etc...

    Mas, para realizar integrações intermuncipais com qualquer bilhete único adquirido, é necessário o cadastro de seu CPF na internet para o seu cartão, se não fizer isso, apenas integrações municipais serão realizadas, se for adquirir o bilhete único carioca apenas...

    Qualquer dúvida, tem maiores detalhes no site do Riocard que te passei acima, não é lá muito explicativo, mas lendo com calma dá para entender bem as informações...

    Aqui não é diferente, ninguém nunca explicou nada direito para a população, e muita gente é descontada a mais nos créditos sem saber...

  • Horst Wessel 23/02/2016 00:04

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    A integração abrange ônibus comum, BRT (Expresso DF Sul) e o metrô. Mas existem algumas pequenas pegadinhas que têm de ser observadas na hora de realizar uma integração satisfatória. Exemplo, se se for integrar usando o metrô, ele precisa ser o primeiro ou o segundo dos três modais naquele intervalo que te falei. Se for o terceiro, a integração se quebra e ter-seá de pagar a tarifa integral de R$ 4. Outro probelma são os ônibus da TCB, que não entraram na renovação de frota que mencionei, e que só participam da integração completa de três ônibus se for o primeiro dos três. Se for o segundo, a integração se quebra e o terceiro terá cobrada a tarifa integral da linha. Além disso, há duas empresas que estão dando muita dor-de-cabeça a quem tenta usar o transporte de forma integrada, quais sejam:
    -Urbi - nem sempre conseguimos tomar o segundo ou o terceiro ônibus da série de três de forma integrada. Na verdade, a empresa só se enquadrou no sistema integrado de Brasília (melhor) depois de uma readequação e racionalização de linhas operadas no Recanto das Enas, Riacho Fundo II e Samambaia. Ainda assim, a Urbi é a nossa grande caixinha de surpresas dentre as empreas de ônibus de Brasília. No penúltimo dia de 2014, tomei trÊs ônibus da empresa e paguei o valor integral nos três em menos de 2h de intervalo entre eles.
    -Marechal - de alguma forma, a Auto Viação Marechal está inviabilizando a integração nas linhas que têm como origem o terminal de Taguatinga Sul. Por duas ou três vezes, tivoe este tipo de problema. Com menos de 2 horas de ter tomado o primeiro ônibus, vi descontar do meu cartão o valor integral da tarifa quando rpecisei tomar o da Marechal. O que tenho procurado fazer é avisar a quem eu puder sempre que detecto estes problemas, já que, pelo DFTRANS, é preciso estar de posse de uma mandado judicial para que se possa conferir, após 48h, algum débito indevido nos cartões de vale-transporte.

  • Leonardo Bruno 23/02/2016 00:05

    Allan Joel Meirelles
    Sim, não duvido disso!!! Afinal, os governos não estão nem aí para a população e fazem o que querem e bem entendem... O que só quero passar, é que muita gente vem ao Rio de Janeiro achando que o transporte é uma maravilha e tudo funciona 100% bem, quando na verdade não é nada disso, e mais, se formos falar em tarifas modais, aqui estamos pagando as mais caras do país!!!

    R$ 3,80 nos ônibus municipais
    R$ 5,60 nas barcas municipais e intermunicipais
    R$ 10,00 a R$ 16,00 nas linhas municipais executivas dependendo da distância percorrida...

    E mais, falando apenas na região metropolitana, existe na cidade de Duque de Caxias (vizinha a capital) uma linha municipal com o prefixo 01 - Caxias x Xerém que custa R$ 6,05!!! Sendo que as outras linhas municipais da cidade giram em torno de R$ 3,50 a R$ 4,50... E não há integração municipal na cidade, ou seja, precisa de dois ou mais ônibus, tenha o seu Riocard muito bem carregado ou leve uma mala de dinheiro, pois vai gastar bastante com ônibus!!!

    A situação também é bem complicada... Abraço!

  • Leonardo Bruno 23/02/2016 00:14

    Horst Wessel Von Daudt Mohn
    Bem complicada a situação aí do Distrito Federal, hein ? Mas para reaver algum débito indevido no Riocard aqui, você precisa mandar um e-mail para eles avaliarem e sabe-se lá quando que eles irão lhe responder e verificar tal crédito, é uma dor de cabeça só...

    De uma certa forma, vocês aí no DF ainda conseguem (ou tentam) integrar em três ônibus, aqui isso é impossível se você não for utilizar o BRT, no meu caso mesmo que não dependo do BRT e moro distante dele, não me serve a integração de três conduções, muito menos ainda com o metrô...

    Mas no geral, acho o transporte no país muito ruim, péssimo, indo de mal a pior em todos os quesitos...

  • Daniel 23/02/2016 11:01

    Não é só o transporte que está indo de mal a pior, afinal o PT provocou uma quebradeira generalizada em todos os setores da economia.

  • Everton 23/02/2016 11:44

    Aqui na Região Metropolitana de Vitória-ES a tarifa dos convencionais metropolitanos de Vitória aumentou de R$ 2,45 para R$ 2,75 desde o inicio de janeiro pra andar em OF-1722M, OF-1721 Euro V (que é maioria na frota más temos outros modelos de chassis) e também andar ônibus sem ar condicionado que são verdadeiras saunas. Agora o Governo do ES reduziu o numero do ônibus METROPOLITANOS DE VITÓRIA/SISTEMA TRANSCOL nas ruas e de brinde reduziu o quadro de horários DE QUASE TODAS as linhas do Sistema Transcol alegando a "crise", junto ao brinde de reduzir o quadro horário das linhas também estão mudando os horários da primeira viagem (agora a primeira viagem é mais tarde) e da ultima viagem do dia (agora a ultima viagem é mais cedo) das linhas. Os carros estão mais lotados e nas linhas mais lotadas os carros estão viajando extremamente entupidos.

  • Everton 23/02/2016 11:47

    A noticia da redução da frota de ônibus daqui da Região Metropolitana de Vitória-ES.
    http://www.gazetaonline.c...o-transcol.html

  • Horst Wessel 23/02/2016 13:45

    Allan Joel Meirelles
    A propósito, como está a CT Expresso (ex-Riacho Grande)? Nem ela tem atendido a contento os moradores de Luziânia (porque da G-20, realmente não se espera muita coisa, mesmo!)?

  • Horst Wessel 23/02/2016 13:49

    Everton Costa Goltara
    Cara, fiquei bastante intrigado com que li no último parágrafo da reportagem que você mandou por link. Então, quer dizer que a população de Vitória e Grande Vitória está sendo prejudicada porque o governo do estado prefere a tender aos turistas que visitam as praias da cidade?

  • Horst Wessel 23/02/2016 14:10

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Agora, consegui entender tudo o que vocÊ disse (ontem, estava quase dormindo quando te mandei a última resposta). Duas coisas me chamaram a atenção. A primeira é o fato de vocês terem tantos problemas para integrarem, por conta da obrigatoriedade de usar o BRT ou com as barcas ou com o modal metrô/trem em algum momento. Deve ser extremamente cansativo para quem precisa tomar ônibus fazer economia com o que tem na mão ou tentar chegar mais rápido usando mais de um modal ou coletivo para se deslocar.
    Aqui, a integração do BRT ocorre livremente, até mesmo em relação ao metrô, embora os trajetos sejam concorrentes e não haja tanta necessidade assim, a não ser que você não dependa diretamente um do outro para chegar ao seu destino. Agora, como funciona a integração com as vans usando-se o bilhete único. Entendo que Brasília poderia ter um modal de vans, sobretudo para atender a regiões em que a demanda por ônibus não é tão grande assim.

    Quanto a mim, embora tenha dito como as coisas funcionam aqui, no geral, até não tenho do que reclamar. Hoje, por exemplo, fui fazer natação, pagando a tarifa integral de R$ 3, correspondente À linha que tomei, e voltei para casa, depois de 1h30 de ter passado na roleta, pagando apenas R$ 1. Se precisasse, teria mais 1h30 para tomar um terceiro ônibus sem pagar nada mais por isto. Eu diria que o sistema de integração de Brasília facilitou muito a minha vida e me deu mais agilidade de locomoção.

  • Leonardo Bruno 23/02/2016 15:16

    Daniel Girald
    Eu nem quero me estender sobre política, mas é verdade o que você disse, o PT está matando o país... É inegável isso...

  • Leonardo Bruno 23/02/2016 15:26

    Horst Wessel Von Daudt Mohn
    Isso, é extremamente cansativo mesmo meu caro... Quem quer fazer economia morando em locais distantes, tem que se submeter a algo daquilo tudo que te falei, pois muita gente acaba não se importando e vai de qualquer jeito mesmo, independente se tiver que pagar tarifa cheia ou não, saca ? Eu moro relativamente perto do Centro, e não tenho tantos problemas de integração não...

    Ah, tem mais um detalhe, ônibus ou vans e kombis da mesma linha, seja municipal ou intermunicipal, não fazem integração entre si, a combinação só vale para linhas diferentes, podendo claro, ser da mesma empresa...

    A integração com as vans ou kombis é a mesma coisa dos ônibus, dois coletivos municipais dentro de 2:30 por R$ 3,80 ou dois coletivos intermunicipais (ou um municipal e outro intermunicipal e vice-versa) dentro de 3 horas por R$ 6,50...

    Outra coisa, se você vier do metrô e na seguida pegar uma linha municipal de outro município que não seja a capital (isso vale para a estação Pavuna, que faz divisa com o município de São João de Meriti e é a mais próxima de outro município fora da capital, questão de 5 minutos de caminhada até o Centro de São João), a integração também não será realizada! Ou seja, pagará tarifa cheia em ambos, R$ 3,70 (metrô) + R$ 3,50 (linha municipal fora da capital) = R$ 7,20 no total...

    Mas isso de nada adianta muito, pois o metrô com as linhas municipais que não são Metrônibus já não integra mesmo, quem dirá a de outros municípios, rs...

    Eu vejo que o sistema de Brasília até tem uma certa organização, o problema são as empresas, né ?

  • Leonardo Bruno 23/02/2016 15:30

    Everton Costa Goltara
    Aqui também não está muito diferente não meu caro... Os horários de muitas linhas foram reduzidos, algumas linhas de ônibus que rodavam durante a madrugada não rodam mais... E o pior, muitas linhas foram picotadas e até mesmo extintas alegando excesso de ônibus na cidade, principalmente na zona sul, quando na verdade, o que estão visando é somente o lucro ao empresariado... As empresas aqui estão adorando tudo isso! Sendo que ainda são isentas de todos os impostos que se pode imaginar, na cara de pau!!!

  • Horst Wessel 23/02/2016 15:55

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Bem, como eu posso pegar três ônibus em um intervalo de até 3h, posso fazer com que o terceiro ônibus seja da mesma linha do primeiro, como já fiz várias vezes. O que eu não posso é tomar dois carros da mesma linha em sequência. Para garantir esta facilidade, porém, a exemplo do que fiz pela manhã, quando fui nadar, é, quando entro no primeiro ônibus, fico nos bancos à frente da roleta até a parada onde vou descer. Este tempo entre entrar no veículo e passar a roleta é, em muitas vezes, o que garante a integração de três carros do dia. Hoje, para ir e voltar do SESC, gastei R$ 4 em vez de R$ 6 (cada coletivo que tomei tem a tarifa cheia de R$ 3 (hoje não utilizei o terceiro carro a que teria direito)). Mas já cheguei a economizar até 1/3 do valor cheio por carro da série de três ônibus, quando me utilizei de três linhas que custavam, cada uma, R$ 4.

  • Everton 23/02/2016 18:26

    Horst Wessel Von Daudt Mohn
    Porém as férias acabaram e o horário de ferias foi mantido e segundo informações de amigos rodoviários o governo do ES vai mater os horários reduzidos e pode ter o risco (esse ainda não confirmado) reduzir ainda mais os horários de algumas linhas assim que acabar o verão neste caso as linhas de praia que estavam tendo reforço nos finais de semana e feriados. Segundo informações as empresas já estão mandando rodoviários embora e podem ocorrer mais demissões.

  • Everton 23/02/2016 18:28

    Continuação: Se o Sistema Transcol/Metropolitano Convencional de Vitória tá assim imagina as linhas municipais de Vitória e Vila Velha que tão mal das pernas e no caso de Vitória o prefeito Luciano Rezende (PPS) já disse que o ônibus municipal de vitória está falido. Concerteza os sistemas municipais dessas cidades devem ter diminuído os horários dos ônibus municipais.

  • Leonardo Bruno 23/02/2016 23:23

    Horst Wessel Von Daudt Mohn
    Entendi! O caso aqui é diferente, em hipótese nenhuma pode-se tomar dois carros da mesma linha, e nem no caso do BRT onde há a regra de três, senão paga tarifa cheia... O sistema daqui é meio cruel em termos de integração, pois em muitas localidades só existe apenas uma linha de ônibus e as pessoas ficam a mercê disso... Mesmo que precisem fazer algo rápido em outra localidade e aproveite a integração de retorno para o mesmo local onde passa apenas aquela determinada linha, a integração não é realizada pagando duas tarifas cheias...

    Sugiro que quando vier aqui na cidade e adquira o bilhete único, a estar atento em todos esses detalhes...

  • Leonardo Bruno 23/02/2016 23:27

    Horst Wessel Von Daudt Mohn
    As integrações aqui no Rio de Janeiro tinham que ser como é aí em Brasília, três ônibus municipais no intervalo de três horas por R$ 3,80 e o mesmo valendo para os modais intermunicipais custando R$ 6,50... E assim valendo para os outros modais também, tipo metrô + 2 ônibus municipais por R$ 4,95, trem + 2 ônibus municipais ou metrô por R$ 5.90 e assim vai... Caro ? É sim, mas seria menos aporrinhação com um monte de tarifas que temos aqui!

  • Daniel 24/02/2016 13:08

    Por incrível que possa parecer, o melhor sistema de integração que eu já usei foi em Florianópolis, e olha que ainda tem muito o que melhorar.

  • Horst Wessel 24/02/2016 15:12

    Daniel Girald
    Por incrível que possa parecer, por quê? Florianópolis tem um dos melhores sistemas de integração que eu já usei (quando voltei da Barra da Lagoa para o Centro). Mas eu também gosto muito dos sistemas existentes em Goiânia, Recife e Fortaleza. O primeiro, inclusive, só funciona com pagamento por bilhetagem eletrônica, não aceitando dinheiro, portanto, e a integração pode ser tanto por terminais quanto temporal, mesmo caso das outras duas cidades. Mas em GOiânia, se você fizer a integração a partir do Eixo Anhanguera via terminal, pagará apenas o valor subsidiado da tarifa, feito pelo governo do Estado, que custeia metade do valor normal dos ônibus das empresas privadas. O mesmo ocorre em Recife, porém em relação ao metrô, que custa menos que os ônibus. Mas em Recife, é possível se deslocar, por exemplo, da praia de Itamaracá em direção à Boa Viagem, passando por dois terminais de integração, porém pagando somente na origem.

  • Horst Wessel 24/02/2016 15:58

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    A integração com as vans ou kombis é a mesma coisa dos ônibus, dois coletivos municipais dentro de 2:30 por R$ 3,80 ou dois coletivos intermunicipais (ou um municipal e outro intermunicipal e vice-versa) dentro de 3 horas por R$ 6,50...
    Mas estas vans e kombis possuem validador eletrônico do Riocard?

  • Horst Wessel 24/02/2016 16:12

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Meu amigo, lembra quando eu disse que tínhamos de 2h a 3h para tomar três conduções, quaisquer que fossem, integradas? Pois bem, hoje já não deu muito certo, pois acabei pagando o valor integral da tarifa do terceiro ônibus, embora faltasse, 6 minutos para o tempo regulamentar.

  • Leonardo Bruno 24/02/2016 16:55

    Horst Wessel Von Daudt Mohn
    Sim, apenas as vans e kombis regularizadas e devidamente identificadas e padronizadas... Todas essas possuem validadores do Riocard, mas no entanto, existem muitas que tinham a antiga padronização e que mantiveram assim mesmo, no entanto, rodando como piratas e sem validador, aceitando pagamento apenas em espécie...

    Uma observação, em certos locais da cidade, há vans mesmo que regulamentadas certinho que desligam os validadores após as 22h para aceitarem apenas pagamento em dinheiro e ainda por cima cobram uma tarifa mais cara, geralmente R$ 5,00 em vez de R$ 3,80... Eles fazem isso livremente, pois não há fiscalização à noite...

    Mas que [****], hein ? Isso é tudo maracutaia das empresas nessa his´toria da integração, né ?

  • Leonardo Bruno 24/02/2016 16:59

    Daniel Girald
    Horst Wessel Von Daudt Mohn
    Eu também acho que o melhor sistema de integração foi em Florianópolis, além de São Paulo que mesmo não integrando fisicamente (apenas em bilhete único) achei bem organizado... Cito também o de Curitiba que também não achei ruim, sendo que todos os três precisam melhorar muito ainda!

  • Daniel 24/02/2016 20:30

    Horst Wessel Von Daudt Mohn
    Considerando que Florianópolis é uma cidade relativamente pequena, e a experiência da integração por lá é relativamente recente, me surpreende que o sistema funcione melhor que em cidades maiores. Mas a frota daqui de Porto Alegre é melhor, ao menos mais confortável e limpa.

  • Everton 24/02/2016 20:51

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    As vans do RJ Legalizadas que estão aceitando a Bilhetagem Eletrônica ainda possuem cobrador ou a dupla função também já chegou as vans legalizadas com Bilhetagem Eletrônica?

  • Leonardo Bruno 25/02/2016 12:51

    Daniel Girald
    Eu concordo contigo, a frota de Porto Alegre é melhor sim! Por mais que a integração em Florianópolis seja relativamente eficiente, ainda acho que a frota da cidade precisa ser melhorada... Pois há linhas na ilha que precisam urgentemente de ônibus padron e ar condicionado, sendo os que existem em circulação na cidade, ao meu ver, não são suficientes para a demanda...

    A frota de Porto Alegre não é ruim, mas acredito eu que o problema é o mesmo de todas as capitais, a qualidade do serviço prestado pelas empresas, horário irregulares, linhas superlotadas e principalmente falta de ônibus pela madrugada, pois até onde sei, Porto Alegre deixa e muito a desejar neste quesito, estou errado ?

    Mas acho que mesmo assim, vocês ainda estão na frente aqui do Rio de Janeiro, pois nesta cidade a frota é péssima além de muitos ônibus circularem sem manutenção e sem limpeza alguma, 90% dos ônibus não possuem mais o cobrador (sendo que ainda há muitos pagamentos em espécie e nem todo mundo possui o bilhete único), os ônibus que tem ar condicionado em grande parte deles o aparelho não funciona como deveria, nossas integrações são muito limitadas (conforme pode-se observar de todos os meus relatos acima) e não há praticamente mais ônibus padron nas linhas convencionais, somente os articulados do BRT mesmo...

    Em resumo, pagar R$ 3,80 pelo sistema daqui está sendo complicado para o péssimo serviço que nos é prestado...

  • Leonardo Bruno 25/02/2016 12:56

    Horst Wessel Von Daudt Mohn
    Se for observar, o sistema de Goiânia é até bem parecido com o de Florianópolis, onde pode-se integrar das duas maneiras, temporal e fisicamente! Já em Recife e em Fortaleza não conheço tão bem o sistema, pois estive em Fortaleza apenas de passagem mesmo, daí eu conheço o sistema mais por fotos daqui mesmo...

  • Horst Wessel 25/02/2016 13:13

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Este é o problema do transporte alternativo, diria alternativo demais, até, porque, ao mesmo tempo em que está legalizado pelo poder público, como não recebe benefícios deste na mesma proporção do transporte convencional, busca subterfúgios para manter-se com as contas em dia. Em Brasília, até o ano de 2008, e durante cerca de 16 anos, tivemos problemas com duas modalidades de sistema de transporte alternativo, feito por vans e kombis. O sistema que (me) deu mais dor de cabeça, porém, foi o (já extinto, felizmente) Sistema de Transporte Público Alternativo de Condomínios, criado pelo então governador Joaquim Roriz com vistas a atender o eleitorado próprio, em 2002. Eram vans padronizadas com as cores da Região Administrativa (cidade-satélite) em que estivesse localizado o condomínio que teria de suprir, ligando-o ao centro de Brasília (Plano Piloto). Mas, não-raro, para não dizer toda hora, elas desviavam totalmente o trajeto, fazendo rotas próprias, que nada tinham a ver com o que estava escrito no itinerário, sequer atendia seu condomínio de origem e ainda saíam cortando todos os carros na rua para chegar à frente de outras vans e dos ônibus regulares, pondo em risco a vida de todos nós. Na época, por ter baixa visão, tinha direito ao passe livre, mas muitos condutores se recusavam a me levar. Houve até um casom que ficou famoso por aqui, de um rapaz cego, também recusado por uma destas vans, por andar com cão-guia, que, quando saiu da van, conseguiu arrancar a placa do veículo e acionou a polícia. Motorista e cobradora foram presos em flagrante.

  • Rodrigo 25/02/2016 13:15

    Aqui em Goiânia a passagem subiu pra 3,70 ,não tem subsídio por parte do poder público a não ser no eixo Anhanguera, não tem conforto nem prós portadores de necessidades especiais, sem ar .

    Agora a justiça mandou voutar a passagem para 3,30 ,e as empresas que tem que arcar com tudo por não terem subsídio, podem falir .

  • Horst Wessel 25/02/2016 13:19

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Sugiro que quando vier aqui na cidade e adquira o bilhete único, a estar atento em todos esses detalhes...
    COm certeza! E eu vou é procurar você para me dar todas as dicas e passar as instruções, rsssssss
    A propósito, estou vendo com minha mulher de irmos no feriadão de Corpus Chrsiti

  • Horst Wessel 25/02/2016 13:49

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Daniel Girald
    Mas eu vi em Porto Alegre algo que nunca vi em cidade alguma. Quando fui visitar uma prima, que morava no Passo da Areia, ela me mostrou afixado no portão do edifício os horários do ônibus, que servia ao bairro, em que ele passaria na frente do prédio, rumo ao Centro, como são todas as linhas radiais da cidade. E, realmente, na hora em que fui embora, o ônibus, que vinha de Vila Leão, passou no horário certinho. Outro fato que achava bastante curioso, mas nunca falhou comigo, foi a frequência da linha 176 -Serraria/Rodoviária, que sempre passava na rua Chuí, onde morava um tio, a cada 30 minutos.
    Mas a linha em que mais ando, quando estou na cidade, para qualquer lugar que eu vá, é a T-5, da Carris.

  • Leonardo Bruno 25/02/2016 14:32

    Horst Wessel Von Daudt Mohn
    Sejam bem-vindos ao Rio de Janeiro! Pois apesar de seus problemas, a cidade é muito bonita realmente! Claro que tem seu lado ruim, a violência, o péssimo sistema de transportes, os hospitais municipais e estaduais em situação precária (com exceção das UPA's), a sujeira em que se encontra a cidade, mas enfim, vale a pena um passeio sim! Agora, morar aqui, eu sinceramente não recomendo... A não ser se for na zona sul ou partes de Jacarepaguá como Freguesia e Pechincha (situados na zona oeste), umas das poucas regiões da cidade em que ainda vale a pena morar, fora isso, é complicado, ainda mais se você não tiver carro...

    Transporte alternativo sempre foi algo meio complicado, principalmente os que operam em regime de cooperativas, muitas das vezes eles fazem o que querem e fica tudo por isso mesmo... Aqui, geralmente quem manda nesses transportes é a milícia, e aí, não há quem tire onde com eles... Resumindo, fazem o que querem e na hora que bem entendem, decidem se aceitam bilhete único ou não, decidem se levam gratuidades ou não, enfim, ainda bem que não dependo deste tipo de transporte e moro longe das regiões que eles atuam, sendo que há nem tanto tempo atrás, já houveram vans clandestinas fazendo o transporte aqui do meu bairro juntamente com os ônibus, porém, eles foram proibidos de circular desde o ano passado, mas vira e mexe, bem raramente, ainda costuma aparecer um ou dois deles fazendo transporte clandestino, mas é beeeem mais difícil de se ver! Antes, eles passavam a cada 5 minutos, com intervalos ainda melhores que os ônibus... Mas, mesmo assim, em 17 anos que moro aqui no meu bairro, só utilizei este transporte umas duas vezes apenas e olhe lá... E não, não ando de alternativos do tipo vans e kombis, mototáxis e nem similares, nem que eu tenho de esperar o ônibus por horas ou até mesmo fazer baldeação, prefiro assim do que por a minha vida em risco nas mãos de sabe se lá quem...

  • Leonardo Bruno 25/02/2016 14:32

    Horst Wessel Von Daudt Mohn

    Mas essa história do quadro de horários é interessante mesmo! Em São Paulo existem painéis eletrônicos que informam o horário de chegada e saída de cada veículo em determinada linha, isso deveria de ser implantado em todas as grandes cidades (e de médio porte também) de acordo com o GPS em cada ônibus para que possa obter as informações em tempo real!

    Ah, qualquer dúvida tamos aí, no que eu puder ajudar, sem problemas! Abraço!

  • Horst Wessel 25/02/2016 14:59

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Morei no Rio quando era pequeno - fazia tratamento visual aí, e vivia de táxi e ônibus para tudo que era lado. E, sinceramente, nunca achei o transporte da cidade ruim. Muito pelo contrário, sempre via dois ou mais ônibus de uma mesma linha literalmente um atrás do outro. As linhas que mais tomava, na época, eram 136, 434, 435 e 522. E achava legal o fato de podermos entrar e sair do ônibus literalmente em qualquer lugar, em um sinal fechado, por exemplo, já que os carros viviam com as portas abertas. Foi no Rio, aliás, que vi, pela primeira vez, um ônibus com a porta traseira tendo três degraus e um recorte nas duas portas. Também foi aí que andei em uma jardineira (da CTC), sem portas, que achava um barato - tinha uns 10 anos nesta ocasião. Mas vou te confessar uma coisa: fiquei 18 anos sem ir à sua cidade e quando voltei, em setembro de 2014, vi a frota de ônibus bem mais envelhecida em relação a como tinha "deixado", no reveillon de 1996.

  • Leonardo Bruno 25/02/2016 23:09

    Horst Wessel Von Daudt Mohn
    Então você já conhece a cidade, isso é bom! Olha, teve uma época que o transporte daqui foi relativamente bom sim, mas hoje em dia decaiu bastante, e você falou da frota envelhecida, quando você vier aqui irá se assustar, está mais velha ainda e os ônibus de ar condicionado não são em número suficiente para a cidade!

    O fato de descer fora do ponto persiste muito até hoje, particularmente não gosto e não faço isso, pois atrasa muito a viagem e faz as pessoas ainda correrem riscos, já vi alguns acidentes por conta deste imprudência...

    As linhas citadas, 136 acabou mas sempre foi uma linha escassa, 434 e 435 ainda existem, sendo a 434 com o itinerário alterado e a 435 ainda permanece do jeito em que está, essas sempre foram bem tratadas, inclusive a 435 tem um número grande de carros com ar na linha... E a 522 acabou há muito tempo desde a falência da Translitorânea, mas na época da Amigos Unidos a linha também nunca foi grande coisa, era escassa e com frota bem antiga em operação! Já a Jardineira da CTC também andei muito, era um barato! Mas hoje em dia, nem resquícios de nada mais da CTC e muito menos Jardineiras, eram bons tempos, rsrs!!!

    Enfim, acho que você irá sentir mudanças drásticas aqui, tem muitas obras pela cidade, principalmente na região da Barra da Tijuca que se tornou o novo Centro da cidade... E fora isso, só tenho a lamentar pela qualidade do transporte atualmente, pois em 1996 ainda tínhamos um boa operação em algumas empresas...

    Sobre os intervalos de algumas linhas, alguns são bons, mas muitos tem demorado bastante, principalmente agora com o corte de linhas da zona sul e ter transformado algumas em Troncais...

  • Horst Wessel 26/02/2016 12:14

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Mas a 434 continua indo do Grajaú ao Leblon? EU ficava em Copacabana e ia muito ao Grajaú de ônibus, mas tomava mais a 435 do que a 434, para encurtar caminho, segundo a minha avó falava. E, nesta época, me lembro, por exemplo, de tomar um 435 às 18h, voltando pra casa, ele estando completamente vazio. A 136, eu tomava de Copacabana em direção o antigo prédio do Ministério da Guerra, de onde voltava com a 121. Mas no ano de 1996, eu também passei a tomar muito a 154, até o prédio da Biblioteca Nacional, mas voltava por outra linha, que passasse pela Barata Ribeiro ou pela Toneleiros (415, por exemplo). Basicamente, portanto, as empresas que eu usava para me movimentar eram São Silvestre, Amigos Unidos, Real, Estrela Azul e Alpha.
    Mas, já que você falou, sim, quando voltei à cidade, em 2014, eu me assustei em relação ao estado de conservação de três ônibus, dois da Erig (63518 e 63520, da linha 107) e um que faz a linha 497 (31001), os quais achei muito detonados, especialmente o 31001. Mas gostei muito da São Silvestre e da Estrela Azul, que ainda me parece estarem em forma. Mas outra coisa que queria anotar é que, pela primeira vez, andei em um ônibus carioca que não continha bancos ou poltronas estofadas, mas sim, poltronas com almofadas, caso do nº 37609, carro da linha 583, que era, inclusive, dirigido por uma mulher, algo que achei o máximo!!!!!!!!

  • Leonardo Bruno 26/02/2016 13:28

    Horst Wessel Von Daudt Mohn
    Na verdade a 434 era para ser Grajaú x Praia de Botafogo, mas ainda a mantiveram até o Leblon normalmente... Com todas essas mudanças daqui a gente já ficou bem perdido, kkk! É rir para não chorar, enfim... O 435 é um pouco mais rápido sim por pelo Túnel Santa Bárbara, já a 121 acabou, virou Troncal 1 que é o mesmo trajeto da antiga 125 mas indo pela Rio Branco e para na General Osório...

    415 existe firme e forte, inclusive é a linha que serve para a minha casa, assim como o 426, ambos firmes e fortes... E sim, a conservação dos ônibus pirou muito, no caso da 107 como você citou, os ônibus estão ainda piores... 497 e a Viação VG atual operadora das linhas Penha x Zona Sul, está com a frota toda corroída e deteriorada...

    Mas a Real, São Silvestre, Vila Isabel e Estrela Azul ainda são as empresas razoáveis da cidade, tem muita coisa bem pior claro.... Agora, sobre o bilhete único, mais um adendo, você só tem direito a duas integrações de cada por dia (uma municipal de ida e volta e uma intermunicipal de ida e volta, ou seja, duas idas e duas voltas no total se for usar todas elas), passando disso, mesmo cadastrado o bilhete único, paga tarifa cheia, ok ?

    Ah, motoristas femininas tem um certo número aqui, kkkk! São bem melhores que os homens!

  • Horst Wessel 26/02/2016 14:43

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Eu também me lembro, na época , que a434 tinha a frota mais nova do que a 435 talvez por que a segunda tivesse o trajeto mais curto que o da primeira.

  • Leonardo Bruno 26/02/2016 22:39

    Horst Wessel Von Daudt Mohn
    A 434 talvez seja a linha carro chefe da Estrela Azul, ela carrega muito bem! Sem contar que é uma das linhas mais antigas da cidade e que quase não teve o seu itinerário modificado...

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
Motorola
Modelo da Câmera Fotográfica
MotoG3
Tempo de Exposição
2559/10000
Programa de Exposição
Normal
ISO
80
Valor da Velocidade do Obturador
528/100
Abertura (fnumber)
200000/100

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 3341 que se encontra na identidade visual da empresa Sudeste Transportes Coletivos, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Torino 2014 Express, fabricada pela encarroçadora Marcopolo. O chassi é um O-500MA BlueTec 5, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por João Pedro Moraes, em 19/02/2016 e consta como tendo sido registrada em 19/02/2016, na localidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referência Bibliográfica

MORAES, J. P. Sudeste Transportes Coletivos 3341 em Porto Alegre por João Pedro Moraes - ID:4006644. Ônibus Brasil, 2016. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/peedromoraes/4006644> Acesso em: 02 mai 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Sudeste Transportes Coletivos Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Numeração:
3341
Placa:
IXC2078 MERCEDES-BENZ MARCOPOLO TORINO ART 2015/2015 / Potência: 354 cv / Lotação: 61 passageiros / Combustível: DIESEL
Carroceria:
Marcopolo
Torino 2014 Express
Chassi:
Mercedes-Benz
O-500MA BlueTec 5
Local:
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Data:
19/02/2016 08:31:12
Autor:
João Pedro Moraes
Publicação:
19/02/2016 16:01