UTIL - União Transporte Interestadual de Luxo 19202 na cidade de São Vicente, São Paulo, Brasil, por Matheus  Scheguschewsky. Número da foto: #1964198.
UTIL - União Transporte Interestadual de Luxo 19202 na cidade de São Vicente, São Paulo, Brasil, por Matheus  Scheguschewsky. Número da foto: #:id.
UTIL - União Transporte Interestadual de Luxo 19202 na cidade de São Vicente, São Paulo, Brasil, por Matheus  Scheguschewsky. Número da foto: #:id.
UTIL - União Transporte Interestadual de Luxo 19201 na cidade de São Vicente, São Paulo, Brasil, por Matheus  Scheguschewsky. Número da foto: #:id.
UTIL - União Transporte Interestadual de Luxo 11103 na cidade de São Vicente, São Paulo, Brasil, por Matheus  Scheguschewsky. Número da foto: #:id.
/ 2.056 acessos / 116 comentários / Compartilhar no WhatsApp

UTIL - União Transporte Interestadual de Luxo 19202 em São Vicente por Matheus Scheguschewsky - ID:1964198

354 cavalos à disposição para enfrentar o que vier pela frente.

116 comentários

  • Vitor Augusto 03/08/2013 21:04

    Um belo motor!

  • Matheus 03/08/2013 21:10

    Vitor Augusto Santos Zavaski
    Sem dúvidas. Inclusive conversando com um dos motoristas, ele disse que a Mercedes-Benz é o chassi mais caro, invés do que muitos falam que é a Volvo, porém segundo ele é a Mercedes-Benz. Disse também que é um excelente motor que não dá problemas e aguenta qualquer parada.
    Muito obrigado pela visita e comentário! Abraço!

  • Vitor Augusto 03/08/2013 21:30

    Matheus Scheguschewsky
    Sim, falam que Volvo é o mais caro mas em certos casos o chassi MB é o mais caro, mas o MB aguenta qualquer parada. Volvo e Scania são mais tecnologia.

  • Gabriel 03/08/2013 22:07

    Vitor Augusto Santos Zavaski
    Verdade, o MBB é pra tudo, mas o Volvo/Scania são só pra estrada boa, asfaltada, a série 113 da Scania e o B58/B10 da Volvo, esses sim eram que topavam tudo
    Matheus Scheguschewsky
    O ruim da MBB é só pelo conforto do motorista, tirando isso, é um que eu recomendo

  • Lucas 03/08/2013 22:08

    Belíssima foto

  • João Antônio 03/08/2013 22:11

    Matheus Scheguschewsky
    Esse conheço bem!
    Belo registro!!!

  • João 03/08/2013 22:13

    Gabriel Giacomin de Lima
    Cara eu tenho um k112 e um B10M e falo que desde a época deles a Volvo/Scania eram só pra estrada boa... se eles entram em buraco a suspensão diz tchau... e pra entrar em cidade de ruas estreitas só com o MBB pq os outros dois não "estersão" bastante...

  • Gabriel 03/08/2013 22:15

    ainda nao tinha visto esse sistema de ar-condicionado traseiro tao de perto
    valeu pelo registro...

  • Matheus 03/08/2013 22:16

    Vitor Augusto Santos Zavaski
    Exatamente, foi o que ele disse. Ainda deu o exemplo dos Volvos que a 1001 comprou que todos deram problema no câmbio I-Shift.
    Mercedes também tem tecnologia cara, o problema é que ela coloca tudo como opcional, como piloto automático e regulagem do volante. Scania e Volvo jogam tudo já de série, e a Volvo desde do B340R para cima todos os carros já são automatizados.
    A Mercedes-Benz tem também o câmbio automatizado, é o Powershift, que tem 8 marchas automatizadas. Mais até agora ninguém comprou um. Mais se olhar na lista de opcionais do chassi O-500RSD você vai se surpreender, tem bastante coisa. Só faltava mesmo botões no volante, para o motorista mexer no computador de bordo.

  • Maurício 03/08/2013 22:17

    Ótima foto!!

  • Herick Jorge 03/08/2013 22:19

    Minhas 40 e poucas empresas,oque mais tem é MERCEDES-BENZ,muitos aacham é pq meu pai trabalha lá,mas não é,eu sempre gostei da MB.

  • Matheus 03/08/2013 22:20

    Gabriel Giacomin de Lima
    O desconforto do motorista é proveniente da culpa do empresário, porque ele que não escolhe a suspensão à ar para o motorista. Pois como eu disse, infelizmente na Mercedes é tudo opcional. Nas outras é de série.
    Muito obrigado mano pela visita e comentário! Abraço!

    Lucas Bernardino
    Muito obrigado mano pela visita, elogio e comentário! Abraço!

    João Antônio Freitas Ribeiro
    Hehehe. O senhor é motorista?
    Muito obrigado mano pela visita e comentário! Abraço!

    João Almeida
    Pois é, eu sempre ouvi isso, mais nunca acreditei. Sou um Volvista de corpo, alma e espírito, mais agora? Mercedes-Benz, tocou meu coração.
    Muito obrigado mano pela visita e comentário! Abraço!

  • Matheus 03/08/2013 22:22

    Maurício M. do Nascimento
    Muito obrigado mano pela visita, elogio e comentário! Abraço!

    Herick Jorge Athayde Halfeld
    Pois é, muitos escolhem Mercedes-Benz. E antigamente eu sempre dizia que Mercedes era um lixo, porém agora? Mudei de ideia e é assim que funciona, eu era Volvista mais não sabia dessa, e conversando com um motorista descobri outra história. E a Mercedes-Benz tocou no meu coração e agora ela tomou o lugar da Volvo. Mais a Volvo vai vir com modelos novos logo após do lançamento do novo FH, então vamos ver o que acontecerá.
    Muito obrigado mano pela visita e comentário! Abraço!

  • Vitor Augusto 03/08/2013 22:25

    Matheus Scheguschewsky
    Pro empresário o que aguenta tudo é o melhor, nem que seja mais caro. Mas ainda fico com Volvo, talvez porque aqui em Curitiba a Volvo ainda domina, antes tinha mais, mas agora MB roubou uma fatia dela e Scania mal tem.

  • João 03/08/2013 22:27

    Matheus Scheguschewsky
    Cara MBB é a melhor marca de chassi, em uma relação custo-beneficio ela é ótima... a volvo tbm é ótima em manutenção porém é um chassis tem suas limitações, com um MBB vc entra aonde um Volvo não entra...
    E é pecado mortal comparar chassis Scania com a MBB e Volvo, a Scania é "descartavel" e cara

  • Matheus 03/08/2013 22:28

    Vitor Augusto Santos Zavaski
    Sim, exatamente é o caso da própria UTIL.
    Pois é, mais agora a Mercedes-Benz tocou meu coração, mais ela vai mudar isso.
    Os chassis vão receber umas modificações logo após a chegada do novo FH.

  • Weder 03/08/2013 22:29

    Shooow de foto!

  • Matheus 03/08/2013 22:30

    João Almeida
    Verdade, porque muitas pessoas dizem que o Scania quebra fácil.
    O Volvo é minha paixão eterna, mais . . .
    Mercedes-Benz agora me surpreendeu, eu nunca imaginava que diria isso.

  • Matheus 03/08/2013 22:30

    Weder Souza
    Muito obrigado mano pela visita, elogio e comentário! Abraço!

  • Pedro Augusto 03/08/2013 22:31

    Muito lindo mesmo,excelente foto,parabéns Matheus!

  • Matheus 03/08/2013 22:31

    João Almeida
    Você sabe quanto custa um chassi da Mercedes-Benz e da Volvo, 0km?
    E a revisão, quem faz mais revisões Mercedes ou Volvo?

  • Matheus 03/08/2013 22:32

    Pedro Augusto Ricardo Marcos
    Sem dúvidas, imagine se fosse um 8x2. Seria mais lindo ainda.
    Muito obrigado mano pela visita, elogio e comentário! Abraço!

  • Vitor Augusto 03/08/2013 22:34

    Matheus Scheguschewsky
    João Almeida
    Um ponto que acho em que a Mercedes-Benz dá de mil a zero nas concorrentes é a suspensão, simplesmente fantástica. Já andei de B290R e O-500M, a suspensão do O-500M é fenomenal, sem palavras, sem contar que sou apaixonado pelo ronco alto do O-500M. Mas tem pontos que a MB pra mim perde feio para as concorrentes, como por exemplo os chassis articulados. Aquele caixotão do O-500MA é osso, e uma concessionária cobrar 20 mil reais para 'baixar' aquilo é f*da.

  • Matheus 03/08/2013 22:37

    Vitor Augusto Santos Zavaski
    É aí é complicado. É como diz nada é perfeito, mais é como o pessoal disse que a Mercedes-Benz é para estrada, buraco, ruas estreitas ainda mais colocando o 3º eixo direcional. O urbano talvez não seja seu ponto forte!

  • Claiton 03/08/2013 22:54

    Matheus Scheguschewsky
    Matheus, a MB está vindo, desde outubro do ano passado, com os mesmos equipamentos de série que vem os chassis Scania:
    - Freios ABS com ASR
    - Piloto automático Tempomat
    - Coluna de direção regulável em altura e inclinação
    - Suspensão com controle de altura e rebaixamento KNR
    - Chave com imobilizador eletrônico

    Com relação ao PowerShift, a Cometa já tem um RS, se não me engano, em teste.

  • Claiton 03/08/2013 22:57

    Vitor Augusto Santos Zavaski
    Matheus Scheguschewsky
    Aquele caixotão dos articulados realmente faz vergonha e estraga o desenho de qualquer carroceria.

  • Vitor Augusto 03/08/2013 23:05

    Claiton Reis
    Bom que está vindo com mais itens de série, no quesito conforto os chassis MB ganham de lavada. Agora que os chassis estão ficando menos simplórios está melhor ainda.

  • Gabriel 03/08/2013 23:11

    Claiton Reis
    Me perdoe se eu estiver errado, mas eu me lembro de ter visto MB sem regulagem de altura/profundidade da coluna de direção e sem regulagem de altura que foi fabricado após Out/12. O Matheus Scheguschewsky poderia me tirar essa dúvida: o G7 que o Waguinho fez o vídeo dando críticas construtivas a Mercedes-Benz foi fabricado em que mês de 2012?

  • Claiton 03/08/2013 23:11

    Vitor Augusto Santos Zavaski
    Matheus Scheguschewsky
    Exato. A linha O-500 rodoviária ganhou mais itens de série e opcionais:
    O-500 R
    Principais Itens de série
    - Piloto automático
    - Freios com sistema antibloqueio (ABS)
    - Coluna de direção regulável

    Principais Itens opcionais
    - Retarder Voith R120
    - Rodas de alumínio fosca ou polidas
    - Freios a disco
    - Câmbio automático ZF 6HP-594 Ecomat 4
    - Levantamento da carroceria

    O-500 RS
    Principais Itens de série
    - Piloto automático
    - Freios com sistema antibloqueio (ABS)
    - Controle de tração (ASR)
    - Coluna de direção regulável
    - Levantamento e rebaixamento da suspensão (KNR)

    Principais Itens opcionais
    - Retarder Voith R115(somente para câmbio GO-210)
    - Câmbio GO-210(6 marchas com overdrive)
    - Câmbio GO-240(8 marchas automatizado com overdrive)
    - Rodas de alumínio fosca ou polidas
    - Freios a disco
    - Freios eletrônicos (EBS, somento com freios a disco)
    - Controle eletrônico de estabilidade (ESP, somente com freios a disco)

    O-500 RSD
    Principais Itens de série
    - Piloto automático
    - Freios com sistema antibloqueio (ABS)
    - Controle de tração (ASR)
    - Coluna de direção regulável
    - Levantamento e rebaixamento da suspensão (KNR)

    Principais Itens opcionais
    - Retarder Voith R115(somente para câmbio GO-210 e GO-240)
    - Câmbio GO-210(6 marchas com overdrive)
    - Câmbio GO-240(8 marchas automatizado com overdrive)
    - Rodas de alumínio fosca ou polidas
    - Freios a disco(somente com eixo ERA)
    - Freios eletrônicos (EBS, somente com freios a disco)
    - Controle eletrônico de estabilidade (ESP, somente com freios a disco)
    - Eixo traseiro com suspensão independente não direcional (ERA, somente com freios a disco)
    - Eixo traseiro com suspensão independente direcional (ERA, somente com freios a disco)
    - Sistema anti-tombamento para aplicação em carrocerias Double Decker ou Low Driver
    - Amortecedores reforçados para aplicação em carrocerias Double Decker ou Low Driver
    - Balanço dianteiro longo para aplicação em carrocerias Double Decker ou Low Driver

  • Gabriel 03/08/2013 23:12

    regulagem de altura
    regulagem de altura da carroceria (suspensão)

  • Claiton 03/08/2013 23:13

    Gabriel Freitas Andrade
    Aquele foi fabricado antes. Tanto que a MB mandou a resposta pra ele informando isso, ele retirou o vídeo do ar.

  • Gabriel 03/08/2013 23:20

    Claiton Reis
    Ah sim, então ok =D Mas continuo preferindo a Scania, tenho uma grande identificação com ela desde pequeno kkkkkkk

  • Vitor Augusto 03/08/2013 23:46

    Claiton Reis
    Interessante a ZF Ecomat como opcional no O-500R, nunca vi um com caixa automática.

  • Matheus 03/08/2013 23:58

    Claiton Reis
    Mais eu tenho visto alguns sem esses itens de série. Bom, também depende muito, o ônibus demora alguns minutos para ficar pronto.
    Quinta, eu tive o prazer de entrar no UTIL 9208 (que em breve colocarei suas fotos), liguei o carro, mexi nele e realmente está muito bom. O câmbio por ser um pouco mal posicionado era ruim de sentar na poltrona do motorista é bem desconfortável, mais é só regular o volante e pronto, entra numa boa. E conversando com o motorista ele disse que dirigir o carro é excelente, só o câmbio que é um pouco ruim de engate, principalmente as marchas isso inclusive a Mercedes-Benz deve arrumar em breve. Eu ficava umas 5 vezes tentando engatar a marcha, é bem ruim.

  • Matheus 04/08/2013 00:01

    Gabriel Freitas Andrade
    É bem complicado, enquanto ao chassi pode até ser que o de 9211 à 9230 pode ter sido fabricado depois, mais a carroceria é que é uma grande dúvida. Um exemplo o carro 9219 consta como carroceria ano 2012 e o 9208 é carroceria 2013. Só que o verdadeiro facelift é o 9219 que tem os led's no farol de neblina, o painel que move eletronicamente, corrimão cinza, e o 9208 não tem essas coisas. Se o 9208 veio primeiro devia constar como 2012, e o 9219 que veio depois como 2013. Vai entender.

  • Matheus 04/08/2013 00:03

    Claiton Reis
    - Eixo traseiro com suspensão independente não direcional (ERA, somente com freios a disco)

    Este seria o sistema que levanta a suspensão traseiro, como nos Brasil Sul?


    Claiton Reis
    Gabriel Freitas Andrade
    Exatamente, e ele também colocou no facebook a resposta da Mercedes-Benz.

  • Matheus 04/08/2013 00:05

    Vitor Augusto Santos Zavaski
    Pois é, agora tem.

    A suspensão também funciona muito, testei ela no 9208 da UTIL e é muito boa.

  • Fabricio 04/08/2013 00:08

    Claiton Reis
    Qto tu ta cobrando curso MB agora KKK (depois te passo fts do povo trocando baterias e testando um 500RSD G6 da Mirim)

  • Matheus 04/08/2013 00:22

    Fabricio do Nascimento Zulato
    Hehehe.
    Muito obrigado pela visita e comentário! Abraço!

  • Natã 04/08/2013 00:27

    Verdadeiro curso , mais no caso de cada encarroçadora cada item a mais e opcional e vai de acordo com o empresario!
    Scania e uma grande encarroçadora só fascinado pelos K124 , pra foram os melhores chassis já feito pela mesma , o sistema de macha Confort-Shift e sem igual ajuda o motorista muito!

  • Gabriel 04/08/2013 01:35

    O Claiton é o professor Mercedes, o Carlos Júnior o professor Volvo, e o Fabrício Zulato o professor Scania... Pronto, a escola está formada, façam suas matrículas kkkkkkkkkkk

  • Fabricio 04/08/2013 11:19

    Gabriel Freitas Andrade
    Tecnobus/Mirim e Detroit-Diesel tm KKK (falta de humildade mode on) kkkkk

  • Claiton 04/08/2013 11:56

    Vitor Augusto Santos Zavaski
    Como é opcional aí já viu né?, rsrs...

    Matheus Scheguschewsky
    Podem ser modelos de estoque antes da nova cofiguração.
    Esse eixo ERA é o eixo usado nos MDA e UDA, fabricado pela ZF e que pode ser fixo ou direcional com suspensão independente.
    Com relação ao câmbio vc tentou engatar as marchas com ele desligado ou ligado?. Como o sistema é pneumático, ele funciona melhor com o carro ligado.

    Fabricio do Nascimento Zulato
    Vai zuando,kkkkkkkkkkk.

    Natã Souza
    A MB tbm tem o câmbio Comfort Shift, inclusive usa o mesmo nome. Era oferecido no Axor Premuim.


    Gabriel Freitas Andrade
    Que professor nada, rsrsrs, sou um curioso que corre atrás das informações e do aprendizado. kkkkkkkkkkk.

  • Ademir 04/08/2013 11:56

    Isso , é muito bom e saudável... Muitas informações... Obrigado por compartilharem. Abçs !

  • Fabricio 04/08/2013 11:59

    Claiton Reis
    Claiton hobby é descontração e aprendizado, apesar que recentemente conheci gente que trata de onibus com um tom tão sério (e olha que não trabalha com isso) que fiquei assustado rs

  • Vitor Augusto 04/08/2013 12:07

    Claiton Reis
    O Comfort Shift da MB na linha de ônibus não era o Easy Shift, que não é mais oferecido?

  • Fabricio 04/08/2013 12:09

    Fabricio do Nascimento Zulato
    Claiton Reis
    Apesar que o Easy Shift era que nem a EGS8 da Volvo, só tinha manopla curta e acionamento eletropneumático, não era com pre-seleção

  • Matheus 04/08/2013 12:42

    Natã Souza
    Gabriel Freitas Andrade
    Fabricio do Nascimento Zulato
    Nesse curso estou aprendendo mais ainda, hehehe. Galera é fera mesmo. Se todos fosse assim, o OB seria bem diferente.


  • Claiton 04/08/2013 13:14

    Vitor Augusto Santos Zavaski
    Fabricio do Nascimento Zulato
    Não, o Easy Shift era isso aí que o Fabrício explicou. Já o Comfort Shift que era usado no Axor Premium, é igual ao da Scania.

    Os O-500R e O-400 RSD que foram comprados pela Cometa na época tem Easy Shift.

    Fabricio do Nascimento Zulato
    Eu sei rpz...por isso que eu disse "vai zuando", kkkkkkkkkkkk.

  • Matheus 04/08/2013 13:18

    Claiton Reis
    Só pode ser modelo de estoque.
    Então não existi eixo direcional que levante como aqueles Brasil Sul? Até porque o eixo direcional não pode ser levantado porque na hora que virar o volante, ele irá virar como lá atrás? A não ser que tenha um função para desabilitar o giro dele.

    Com relação ao câmbio vc tentou engatar as marchas com ele desligado ou ligado?. Como o sistema é pneumático, ele funciona melhor com o carro ligado.
    - O 9208 estava ligado, o ruim é só engatar a marcha ré, que é bem complicado engata-lá. Qual é o segredo? Eu coloquei na primeira depois tentei engatar, e nada, fui tentando até que uma hora engatou.

  • Matheus 04/08/2013 13:20

    Ademir Martins
    Sim, ainda tem alguns que salvam o OB, como esses caras. Eu aprendo a cada dia mais.
    Muito obrigado pela visita e comentário! Abraço!

  • Mauricio 04/08/2013 13:24

    A Mercedes o cliente monta o carro e como se fosse numa lanchonete , tem o lanche de entrada e o top dos top !!!! cambio automatizado , top brake , turbo brake , retarder , CB entre outras coisas mais , ou o básicos dos básicos !!!!

  • Osmar 04/08/2013 13:40

    Foi bom tocarem neste assunto de chassis , o q está me desagradando nesses últimos anos é que grande parte das empresas estão rodando religiosamente no 90km/h e não mais , tudo bem que é lei e que antigamente muitas empresas adulteravam a velocidade real , mas penso que hj em dia com os chassis e suas tecnologias de ponta a legislação poderia ser mudada . Veja o exemplo , estou numa descida e tem que acionar o freio , freio motor e outros à 90km/h quando começa a subir independente de potência vai começa a abaixar caixa e consequentemente o consumo tbem . Ontem viajei num LD K380 da Garcia e num PB 420 da Nordeste e ambos no 90km/h e eu acompanhando no GPS a velocidade , tiveram dificuldade de ultrapassar alguns caminhões nisto numa pista dupla , imagine mão simples ? Hj poucas as empresas estão andando acima disto , nestes últimos meses que usei serviços de algumas empresas somente Brasil Sul e Levare que andam mais , mas veja numa descida vai bem e na subida dificilmente abaixam caixa e a economia de combustível é maior , claro que a segurança é em primeiro lugar , só que poderia ser levado essa vantagem de termos bons chassis no mercado , claro que chassis com grandes potências podem ter melhores retomadas por causa do torque , no caso se andar à 90km/h religiosamente os chassis de grande potência se encaixa melhor , mas no caso das empresas que "liberam" um chassi de pouca potência vai dá na mesma . Não sei a opinião dos amigos sobre a questão da velocidade , mas hj poderia ser de 100km/h e trechos de pista dupla até 110 km/h .

  • Matheus 04/08/2013 13:42

    Claiton Reis
    - Câmbio GO-240(8 marchas automatizado com overdrive)

    O que seria esse overdrive?

  • Claiton 04/08/2013 14:11

    Matheus Scheguschewsky
    Aquele sistem de levantamento do eixo de apoio é feito por terceiros. O sistema consiste no esvaziamento dos foles de ar para levantar o eixo, através de um botão no painel. Como acontece nos caminhões trucados.

    Existe a opção do eixo de apoio fixo com suspensão independente ou direcional com suspensão independente, mas nenhum dos dois vem com suspensor de fábrica.

    Com relação ao câmbio, provavelmente tava "embuchado" coimo dizem quando está com os engates ruins. Eu viajei tempos atrás no VAB e o motorista engatava as marchas sem esforço nenhum. Esse câmbio, além de ser cabeado, tem assistência pneumática para facilitar os engates. Mas nada se compara aos automatizados, rsrs.

    Osmar Cordeiro
    Acho que segurança em primeiro lugar, mas, compreendo que em algumas rodovias com boa infraestrutura, a velocidade máxima poderia ser de no máximo 100 km/h. Aqui no Nordeste, infelizmente, faz perigo rodar a 60 km/h, kkkkkkkkkkkkkk.

    Agora Osmar, acredito também, que o país poderia ter avançado mais no queisto segurança veicular. Ano que vem, os veículos nacionai serão obrigados a sair de fábrica com ABS e airbag, equipamentos mais do que comuns na Europa. Talvez por isso a MB passou a oferecer o ABS como item de série, porém, o ESP que é um item de segurança importantíssimo é opcional e atrelado a outros opcionais e na Europa já é obrigatório.


    Matheus Scheguschewsky
    Overdrive é uma marcha com relação muito longa, como o câmbio G-85 do OF-1721 BlueTec5 por exemplo, para fazer com que o veículo tenha um regime de giros baixo, priorizando a economia de combustível e menor ruído do motor.

  • Matheus 04/08/2013 14:11

    Mauricio .
    Sim, exatamente antes era pior, que era tudo opcional, e ainda vinha com o volante de 2 raios. Agora a coisa mudou, a Mercedes-Benz saiu da água para o vinho, uma pessoa como eu que odiava Mercedes, agora se encantou pela mesma. Eu que sou Volvista, agora também sou Mercedista. Claro que agora, o opcional mesmo que vão pegar é o câmbio automatizado. O resto, mais importante já vem tudo de fábrica.
    Esse foi o legal, tudo graças à nossas críticas, reclamações, ela finalmente mudou. Nem só por isso, porque ela mesma viu que estava atrasada em relação às concorrentes.

  • Gabriel 04/08/2013 14:20

    Matheus Scheguschewsky
    Não virei fã da MB, mas passei a odiar menos... Nessas férias, viajei em um O-500R, suspensão ruim e motor barulhento, carro ano 2005... Quero ver esses novos, tô esperando alguma empresa de Goiás comprar kkkkk

    Hoje em dia, a internet é uma peça fundamental para as empresas, saber a opinião dos clientes é essencial para melhorar os produtos...

  • Leandro 04/08/2013 14:24

    Só fera bicho!! que aula... parabéns ai pra galera!!

    Matheus Scheguschewsky
    Claiton Reis
    Fabricio do Nascimento Zulato
    Gabriel Freitas Andrade

  • Gabriel 04/08/2013 14:25

    Osmar Cordeiro
    O problema não é o ônibus, mas sim as outras pessoas que circular pelas estradas... As auto-escolas no Brasil só ensinam a ligar o carro e trocar marcha, eu acho que é necessário mudar MUITA coisa na estrutura das auto-escolas, como mais aulas práticas na cidade e rodovia, cursos de mecânica básica e primeiros socorros. Mas de qualquer forma, existem loucos nas estradas que é de dar medo, quando se pega a BR-153 no trecho goiano, você pode ver muitas ultrapassagens arriscadas, inclusive caminhões carregados fazendo ultrapassagens... Mas esse é um assunto que vai render muita conversa ainda kkkk

  • Gabriel 04/08/2013 14:35

    Os limitadores oferecidos pelas fabricantes de chassi são esses:

    Scania: 80, 85, 100 e 115 (km/h)
    Mercedes-Benz: 120km/h limitado eletronicamente
    Volvo: Não encontrei

    Isso fora o piloto automático, onde é possível fazer com que o ônibus mantenha uma velocidade constante (controle de cruzeiro).

  • Osmar 04/08/2013 14:36

    Gabriel Freitas Andrade
    Concordo com vc , eu digo na questão do ônibus que ultimamente os órgãos responsáveis fiscalizam muito os ônibus e as empresas estão obedecendo ( grande parte ) , já vejo caminhões que é pra trafegar 80km/h e não trafegam , vai um ônibus tenta passar na descida não consegue , na subida fica preso , daí acaba gerando de ambas as partes como tbem carros pequenos as ultrapassagens perigosas , pq na teoria se um ônibus anda 90km/h ultrapassaria numa boa o caminhão que é pra está em 80km/h e um carro pequeno de 110km/h passaria ambos na tranquilidade , mas como vc disse mesmo que o culpado sim é as pessoas , eu mesmo tenho carteira há 12 anos , passo sufoco em rodovia pq tem muito caminhoneiro que abusa da velocidade e vc tem q acelerar ou sair pro lado , o motorista do ônibus fazendo loucura pra não atrasar o horário e assim vai , como vc disse é conversa q vai longe . Eu acho q se a legislação fosse seguida a risco por todos diminuiria muito os acidentes nas estradas .

  • Matheus 04/08/2013 15:04

    Osmar Cordeiro
    Ahh, eu concordo contigo cara. Não adianta nada ter esse limite, porque antes do radar os caras passam à 90 km/h e depois taca 110 km/h. Eu já um vídeo sobre isso no Fantástico, que mostra alguns ônibus à 120 km/h, isso deveria ser liberado em estradas boas de pista dupla, agora pista simples só ida e volta, aí tem que ser em 90 km/h, apesar que agora com a tecnologia do ABS o ônibus demora menos para parar, mesmo assim é muito pesado, se um carro entra na frente é um abraço!

    Claiton Reis
    Ahh, sim. Muitoo obrigado professor, agora sim entendi a matéria. rsrs. Muito obrigado mesmo pela sua aula, é um prazer recebo aqui na minha galeria. Aí que coisa linda está esses comentários, tava precisando ver isso no OB, entre tantas brigas, bobagens, olha só uma coisa que flua, uma conversa de troca de informações, ideias, olha que lindo isso. Imagine se o OB todo fosse assim.

    Gabriel Freitas Andrade
    Ah mano, eu virei fã. Ahh os novos estão 100 vezes melhor né. Só olhar o vídeo do 9207.

    Leandro Costa
    Com certeza, mais é aquilo quem busca, pesquisa, corre atrás, aprende né. Muito obrigado pela visita e comentário! Abração!

  • Matheus 04/08/2013 15:06

    Gabriel Ferreira de Araújo
    Hehehe, agora você viu. Essa foi a ideia na hora da foto, mostrar o motor e o ar também. Mais eu prefiro que ele fosse em cima. Mesmo assim, refrigera muito bem.
    Muito obrigado pela sua visita, elogio, reconhecimento e comentário! Abraço!

  • Matheus 04/08/2013 15:12

    Osmar Cordeiro
    Com certeza, esse é o problema das rodovias, excesso de velocidade e os caminhoneiros, que são muito irresponsáveis, eles acham o dono do pedaço além de estar acima do limite da velocidade, eles simplismente fecham os menores o tempo todo, dá o pisca e já toca entrando, às vezes estamos no meio da ultrapassagem, meu é um baita perigo!

    Lá na França os carros, motos, ônibus, caminhões podem andar à qualquer velocidade desde que seja menor à 250 km/h, e lá não ocorre muitos acidentes, isso também é por causa das estradas que são boas e os motoristas que tem consciência.

  • Giovanni 04/08/2013 15:21

    MB com certeza tem suas qualidades, mas empresas com grandes destinos com Eucatur, Gontijo entre outras se a maioria é de Volvo e Scania. Na minha opinião que dirijo acho que o torque da MB e fraco, mas para empresário ele pesa o custo benefícios e reposição de peças e assistência. MB para coletivo acho ótimo carros silenciosos com boa vedação do motor entre outras qualidades, mas para rodar longas distâncias sou Volvo. abs amigos!

  • Gabriel 04/08/2013 15:46

    Giovanni Bitarães
    Longa distância eu sou Scania de corpo e alma kkkkkk

  • Giovanni 04/08/2013 15:59

    Gabriel Freitas Andrade eu tb brother! Acho 0500 muito frouxo!

  • Vitor 04/08/2013 17:28

    Claiton Reis
    poderia me mandar o link daonde voce tirou isso ae ?

  • Matheus 04/08/2013 17:48

    Giovanni Bitarães
    Gabriel Freitas Andrade
    A Eucatur também tem Mercedes-Benz.
    Com certeza que é frouxo eles só compram carro de 360 cavalos. Cadê comprar o O-500RSD 422 cavalos, agora que seria o de 428. Por acaso existe Eucatur com 422 cavalos?
    Olhe por outras empresas como Guanabara que percorre longas distâncias também.

    Vitor Vanti
    www.mercedes-benz.com.br/pdfs/onibus/rodoviario/folheto_O500RSD_2436_6x2.pdf

  • Matheus 04/08/2013 17:49

    Giovanni Bitarães
    Vitor Vanti
    Muito obrigado pela visita e comentário! Abraços!

  • Fabricio 04/08/2013 18:52

    Lindão, acho q os comentários acima estão mais que suficientes. kkkk

  • Claiton 04/08/2013 19:05

    Matheus Scheguschewsky
    Mas observe que mesmo sem esses equipamentos ela vendia mais que suas concorrentes. Ela fez isso para deixar seus produtos aainda mais competitivos no mercado.

  • Claiton 04/08/2013 19:16

    Giovanni Bitarães
    Giovanni Bitarães
    Matheus Scheguschewsky

    Talvez pq vcs estejam comparando 360 cv com os 420 cv antigos.

    Em carrocerias baixa, eles são valentes. Eu mandei de O-500 RS 1200 G7 e Road 370 e eles são muito rápidos.

    Agora é aquilo que vc falou Matheus, tinha o de 422 cv que ninguém, comprava.

    Com relação aos d 428 cv, acho que vai ser 410 cv viu. Pelo menso foi isso que eu li n um release da MB. Até faz sentido, visto que os modelos Scania e Volvo que mais tem saído são o K-400 e o B-420 R. Então, entendo que a MB está focando nesses modelos.

    O K-440 e o B-450R tem como clientela as empresas de turismo e em quantidade bem pequena.

  • Claiton 04/08/2013 19:18

    Gabriel Freitas Andrade
    A suspensão do O-500 R é a mesma do RS, apesar de que estamos falando de um carro com 8 anos de uso né!?.

  • Gabriel 04/08/2013 19:23

    Claiton Reis
    E de uma empresa LIXO, que é a Expresso Maia, que não cuida dos carros direito...

  • Claiton 04/08/2013 19:24

    Matheus Scheguschewsky
    Obrigado pelos elogios. Eu que agradeço pela oportunidade de dividir o que aprendi e absorver mais conhecimentos dos amigos.

    Abraço.

  • Claiton 04/08/2013 19:35

    Gabriel Freitas Andrade
    Pois é, então nesse caso, deleta, kkkk.

  • João 04/08/2013 19:37

    Matheus Scheguschewsky
    o MBB +/- R$ 250.000
    O volvo eu não faço idéia...
    A manutenção é similar... não muda muito, só q a volvo é mais cara...

  • João 04/08/2013 19:37

    Mais a foto ta show hahaha

  • Claiton 04/08/2013 19:55

    João Almeida
    Matheus Scheguschewsky
    Achei essa tabela aqui com os preços sugeridos:

    MODELOS - ÔNIBUS URBANOS PREÇO
    LO-916------------>R$163.517,71
    OF-1219----------->R$202.361,45
    OF-1519----------->R$222.844,19
    OF-1721----------->R$233.387,73
    OF-1724----------->R$245.213,96
    O-500 M 1826/30->R$258.467,24
    O-500 M 1826/59->R$272.564,25
    O-500 U----------->R$322.096,93
    O-500 MA--------->R$589.719,11
    O-500 UA--------->R$610.214,71

    MODELOS - ÔNIBUS RODOVIÁRIOS PREÇO
    O-500 R----------->R$298.568,96
    O-500 RS---------->R$359.835,77
    O-500 RSD-------->R$401.574,27
    OF-1721---------->R$236.189,02

    A Volvo e a Scania não disponibilizam sua tabela de preços, por isso, não as transcrevi.

  • Gabriel 05/08/2013 00:14

    Claiton Reis
    Mas em média, quando custaria um K400IB 6x2?

  • Claiton 05/08/2013 00:18

    Gabriel Freitas Andrade
    Eu não tenho idéia, pq como eu falei, esses preços são os sugeridos da tabela, mas, a gente sabe que esses valores caem muito pq depende da negociação entre as concessionárias e as empresas.

  • Gabriel 05/08/2013 00:22

    Claiton Reis
    É verdade, já ouvi falar que quando se compra em grande quantidade, o empresário ganha um desconto e fica com crédito para próximas compras, isso é verdade?

  • Osmar 05/08/2013 00:26

    Gabriel Freitas Andrade
    Acredito que sim , normalmente ganham novas garantias e serviços de concessionária , creio que o valor deve ser bem abaixo de tabela e dependendo da quantidade vem algum "agrado" à mais ,

  • João 05/08/2013 00:31

    Gabriel Freitas Andrade
    Claiton Reis
    Os preços entre chassis são mudam muito de marca para marca... mais a manutenção do k124 é a mais cara do mercado

  • Gabriel 05/08/2013 00:33

    Osmar Cordeiro
    Hmm, eu desconfiava disso mesmo hehe

    João Almeida
    Sério? Isso se aplica aos Euro V também ou somente ao K124IB?

  • Natã 05/08/2013 00:38

    Verdadeira aula e quem ganha com isso somos nós!

  • Leonardo Bruno 05/08/2013 01:40

    Pelo visto, a galera aqui não gosta de Volvo e Scania... A Mercedes-Benz é boa sim, excelente, mas dizer que um Volvo não aguenta tranco é osso...

  • Claiton 05/08/2013 11:50

    Gabriel Freitas Andrade
    Acredito que depende muito do relacionamento entre a concessionária e a empresa. Principalmente se a empresa é cliente novo, num mercado acirrado como é o brasileiro.

    João Almeida
    O que eu soube de uma revenda MB há 2 anos atrás, é que era mais ou menos assim:
    Scania K310:+ barato que o R cerca de 2 a 3 mil reais
    Scania K340:+ barato que o RS cerca de 15 a 20 mil reais
    Volvo B9R :+ barato que o RS cerca de 18 a 25 mil reais

    Como os chassis Euro 5 aumentaram de 8% a 15%, esses valores deem ter se equilibrado.

  • Gabriel 05/08/2013 14:31

    Claiton Reis
    E essa diferença aí é real, Scania é mais barato do que MB, muitos motoristas já me disseram isso, o que conta para o empresário são os custos de manutenção!

  • Matheus 05/08/2013 15:46

    Fabricio Alves de Lima
    Sim, é muito lindo mesmo. Hehehe, desculpe.
    Muito obrigado pela visita e comentário! Abraço!

    Claiton Reis
    Exatamente, mesmo sem os equipamentos que há hoje, já era bem vendido, agora então deve crescer mais ainda.
    410 cavalos? Ah , poxa dai vai ficar entre a Scania e a Volvo, já que a Volvo no Euro 5 perdeu 10 cavalos. Ou seja o B420R na verdade tem 410 cavalos, tinha que deixar 428 mesmo, para ficar acima deles.

    De nada cara, eu que agradeço pela sua nobre presença, este momento foi muito valioso para mim, aprendi muitas coisas. Abraços.

  • Matheus 05/08/2013 15:57

    Claiton Reis
    Put's, é carinho então.
    Me falaram que um Mercedes-Benz O-500RSD básico, com uma carroceria G7 1200 sai em torno de R$ 600.000,00 reais. Eu pensava que a Volvo era mais cara, porque demora mais para entrar na garagem ou seja tinha menos manutenção que as outras.
    Hehehe, muito obrigado cara.

    Claiton Reis
    Nossa, muito obrigaaddooo mano, era isso que eu queria ver.
    Isso mostra, que o que me falaram está certo um G7 1800DD, Mercedes-Benz O-500RSD custa R$ 827.574,27 reais, já que a carroceria G7 1800DD completa custa R$ 426.000,00 e uns quebrados também. Colocando telas individuais entre outros equipamentos o preço sobe para R$ 50.000,00, totalizando R$ 877.574,27 reais, ainda tem a pintura que pode custar R$ 20.000,00 se tiver alguma foto, e R$ 5.000,00 se tiver uma cor personalizada, ou que passe de 3 cores. Porque a Marcopolo dá 3 cores de graça para o cliente. Um exemplo, (verde, amarelo e preto), as cores principais.
    Por exemplo no exemplo que dei para ele, era um carro com apenas azul, vermelho e branco (o carro já vem nessa cor de graça), então na verdade só foi azul e vermelho que tinha que colocar, o preço da pintura foi 0.

  • Matheus 05/08/2013 16:11

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Mano, pelo contrário, você está falando com um VOLVISTA de corpo, alma e espírito. Só que a Mercedes-Benz agora me tocou mano, como que eu por exemplo, que gostaria de adquirir um ônibus Volvo e de repente escuta quase todo mundo dizendo que Volvo não aguenta? Ainda mais se o carro andaria pelo nordeste, então eu fui pesquisar e a partir da conversa com um motorista, eu descobri o outro lado da história. Poxa, ele disse que todos carros do grupo JCA, a maioria deles voltaram para Volvo com problemas no I-Shift, então é complicado cara. Como confiar? Eu já vi acidentes com carros e caminhões Volvo e a segurança sempre é o primeiro lugar dela, e as situações dos veículos são completamente aceitáveis, o carro não amassa muito. Mais no chassi de ônibus? A mais de anos, desde 2006/2007 que o volante e painel da Volvo é o mesmo. O I-Shift, que só dá problema. Motor novo que quebra com 3 dias de uso, como assim? Muitos deles dizem que o motor é baixo e numa enchente pode bifar a qualquer momento e aí? Próprios empresários não gostam de Volvo, como o dono de uma empresa daqui, é tanto que aqui pela região não há uma empresa com Volvo, só Scania e Mercedes-Benz. Fui falar com o dono de uma empresa daqui, quando toquei no assunto sobre Volvo, ele nem quis saber muito. É embaçado né meu? Um de meus amigos disse, que a os chassis vão mudar assim após o lançamento do novo FH. E parece que as nomenclaturas também. Invés de ser as de agora, vai ser o potência atual do motores. Além disse tem a previsão de lançar o B460R Euro 5 B13R, e tirar o B450R de cena, este virá para competir com o K440IB, já que o mesmo, tem um motor de 13 litros e o B450R é um motor de 11 litros (B11R). Vamos aguardar.

  • Matheus 05/08/2013 16:14

    Vitor Augusto Santos Zavaski
    Gabriel Giacomin de Lima
    Lucas Bernardino
    João Antônio Freitas Ribeiro
    João Almeida
    Gabriel Ferreira de Araújo
    Maurício M. do Nascimento
    Herick Jorge Athayde Halfeld
    Weder Souza
    Pedro Augusto Ricardo Marcos
    Claiton Reis
    Gabriel Freitas Andrade
    Natã Souza
    Fabricio do Nascimento Zulato
    Celso Silva Correa
    Ademir Martins
    Mauricio .
    Osmar Cordeiro
    Osmar Cordeiro
    Giovanni Bitarães
    Vitor Vanti
    Fabricio Alves de Lima
    Leonardo Bruno Mello dos Santos

    Muito obrigado todos vocês por tudo! Obrigado pelas informações compartilhadas!
    Abraços à todos!

  • Welder 05/08/2013 17:37

    Volvo=golf:completo e com muitos opcionais
    Scania=polo:medio e com alguns opcionais
    MBB=gol:pelado e com poucos opcinais.
    Dizer q MBB é melhor q Volvo é piada de mal gosto.Enquanto Volvo e Scania já ofereciam itens de serie no final da decada de 90 e MBB nem como opcional oferecia tais items,a mesma MBB só foi oferecer os mesmos itens como opcionais,muiiiito tempo depois.O que me dixa p da vida nos MBB era aquele volante de 1620,q vinha sem regulagem de altura e profundade e regulagem dos bancos,muito trabalhosa,agora tenho que admitir que a suspenção é ótima,a mais macia de todas.Em subida,eu com os Scanias 360 da GTJ, conto nos dedos de uma mão as vezes q fui ultrapassado por um MBB 360,de GVA p VCO,que tem muita serra,EMTRAM,MIRIM,NH,SALUTARIS,CLANDESTINO,ficam td pra trás.Já os MBB no toco e carroceria baixa,esses eram bons,pois na época dos GV 1000 da São GERALDO,na Rio Bahia não tinha pra niguem,quem chegava mais perto eram os 113 da antiga Salutaris.Pra resumir a coversa,a MBB só veio oferecer o lanche completo pouco tempo atrás,enquanto a Volvo e a Scania já ofereciam a muito tempo.Mas isso é questão de gosto,relação com as montadoras, rede de atendimento e pincipalmente custo-beneficio,o que pesa mais nas contas dos donos de empresas,e nesse quesito tenho que reconhecer que a MBB é imbátivel.
    Francisco B Macedo,mot GTJ.Autorizado por meu querido amigo Welder

  • Marcelo 05/08/2013 17:46

    Alguém tem os números oficiais de vendas de chassis? Sei que a Mercedes vende mais que todas as outras juntas. Mas, gostaria dos números oficiais.

  • Claiton 05/08/2013 18:04

    Welder Dias
    Isso mudou, os chassis da linha O-500 estão vindo com mais equipamentos de série, equiparando com os chassis Scania.

    Com relação aos equipamentos da década de 90, a MB já oferecia ABS, ASR e câmbio com trambulação eletro-pneumática Easy Shift nos monoblocos e plataformas O-400.

    Sobre ultrapassagem é relativo, vai de motorista pra motorista, da política de velocidade de cada empresa, etc.. Eu já viajei de Campione O-400RSD da REX pra Lençóis que dava medo. Em compensação, numa outra viagem de VAB pra Porto Seguro, até uma tartaruga com 3 patas passava ele.

    Assim, ninguém disse que MB é melhor que Scania e Volvo. O que foi dito é que os chassis MB evoluíram e se tornaram mais competitivos com relação as concorrentes suecas.

  • Claiton 05/08/2013 18:28

    Matheus Scheguschewsky
    É que essa versão de 410 cv, seria pra concorrer com o
    K-400 de 400 cv e o B-420R de 410 cv, que são os que tem vendido mais, além dos modelos na faixa abaixo de 400 cv.

    Então pelo que eu entendi, ela está focando nesse segmento de 400 cv, já que os mais potentes tem pouca vendagem.

  • Alan 05/08/2013 19:03

    Matheus Scheguschewsky

    Esta de parabéns pelo foto. Gerou uma ótima discussão, de muito conhecimento, e o melhor, sem ofensas as diferentes opiniões.

    Abs

  • Claiton 05/08/2013 20:02

    Marcelo Soares Cardoso
    Aí está Marcelo, retirei do site da Anfavea. Estes números são de junho de 2013.

    Mercedes-Benz 980
    MAN 649
    Agrale 414
    Volvo 221
    Scania 152
    Iveco 53
    International 1

  • Gabriel 05/08/2013 22:07

    Claiton Reis
    Quem comprou o International? kkkkkkkkkk

  • Marcelo 06/08/2013 14:58

    Claiton Reis
    Valeu! É curioso, pois as conversas giram em torno de Mercedes, Volvo e Scania e pelos números vemos que a Mercedes reina soberana e a MAN/Fuscão fica em segundo e até a Agrale vende mais que a dupla sueca. Interessante!

  • Leonardo Bruno 06/08/2013 17:18

    Matheus Scheguschewsky
    Fala brother! Beleza ? Então, acredito na sua palavra, mas aqui pelo Rio de Janeiro, mesmo não havendo muitos ônibus da Volvo em circulação não é bem isso que eu ouço não... A Auto Viação 1001 encomendou diversos chassi Volvo B340R, B380R e B420R, e eles rodam macios e sem problemas, pode até haver um probleminha ou outro da caixa I-Shift sim, tanto que muitos estão vindo automáticos por completo em vez do I-Shift, e conversando com os motoristas, eles dizem que os carros são bastante confortáveis e aguentam todos os trancos, já o Mercedes-Benz para rodoviários que não é muito bem falado pela empresa, quebram demais, consomem bastante, enfim... Porém, a empresa adota MB nos urbanos onde ela tem se dado bem com a marca, e engraçado, quase não vejo Volvo quebrado por aí, ainda vejo muito MB e VW, nem mesmo Scania eu vejo tanto... A Util que é uma empresa MB de carteirinha, tem muitos carros que ficam pela pista aqui na Dutra, na serra de Miguel Pereira e etc... Não estou dizendo que MB seja ruim, pois se não fosse ela não estaríamos andando e apreciando ônibus hoje em dia, fato... Mas posso dizer com bastante conhecimento de causa que ela já foi bem melhor!!! A Volvo também já foi melhor, mas ainda consegue manter um padrão de conforto, potência e segurança, digo o mesmo da Scania, mas entre Volvo e Scania ainda fico com a Volvo. Eu acredito em suas palavras, mas acho que isso varia muito de motorista para motorista e de empresário também, sendo estes da atualidade muito avarentos... E mais, se a Volvo não aguentasse tranco, a Eucatur não colocaria para rodar longas distâncias em estradas de terra na região do Amazonas e Roraima sob sol escaldante, e detalhe, não quebram nem por um decreto!!! Porém, concordo que prefiro a era B10M sem dúvidas!!! Na minha opinião, todas as encarroçadoras e montadoras de chassi, decaíram nos últimos tempos, sem exceções... Abraço!!!

  • Wendel 08/08/2013 10:49

    João Almeida scania descartavel ???

  • Matheus 08/08/2013 17:30

    Francisco B Macedo (Welder Dias)
    Sim, mas eu não disse isso. Pelo contrário eu sou Volvista e amo tudo que é VOLVO. Minha preferência é a Volvo, para sempre. O motorista que me falou sobre a Mercedes-Benz não me convenceu por muito tempo não, pois outras pessoas me contaram outras histórias de Mercedes-Benz, então, tô fora! Continuar com a minha maravilhosa sueca Volvo.

    Alan Cipriano
    Não vamos chamar de discussão, isso foi uma conversa cara, sobre um chassi, podemos dizer que é uma discussão, porém uma discussão sadia de trocas de informações como você disse. Sim, porque como eu disse, ainda há pessoas que salvam este site e todos os elementos que comentaram esta foto, são pessoas que até hoje nunca vi uma briga que envolva eles.

    Claiton Reis
    Agrale? kkkkkkkkkk, motivo de piada. Esse trem está errado, porque Agrale vendeu tudo isso? kkkkk, piada total.
    Os caras que compraram são loucos.
    Internacional no Brasil, desde quando? Mas pera, isso é chassi de ônibus ou caminhão?

  • Matheus 08/08/2013 17:35

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Pois é, a Volvo pra mim é a MELHOR! Mas o I-Shift deu muito problema, já estava na hora de trocar.
    Os automáticos são bem melhores.
    Mas após o lançamento do novo FH, a Volvo nos apresentará os novos chassis que quebraram o queixo de todas montadores, até painel digital terá.
    Pois é, os carros da Eucatur são a grande parte tudo Volvo, e não tem Scania. E como não aguenta? Por isso eu sou mais Volvo e pronto e acabo.

  • Marcelo 08/08/2013 17:49

    Fiz um apanhado do Blog Ponto de Ônibus/Adamo Bazani-CBN, sobre as vendas de chassis no 1º trimestre de 2013.
    A lista por ordem de vendas:
    MERCEDES BENZ - 2.585
    MAN/VOLKS - 2.385
    AGRALE - 1.852
    VOLVO - 341
    IVECO - 294
    SCANIA - 171

  • Matheus 08/08/2013 21:12

    Marcelo Soares Cardoso
    Avê Maria, como assim Agrale, estou aqui de queixo caído!!!
    Scania se ferrou, lá na lanterninha.
    Volks vende mais urbano e micro, agora Mercedes é micro, urbano, rodoviário, articulado tudo junto.
    Volvo é só os top's. Apesar que o B270F tem saído muito mais que o F310HB e F250HB juntos.

  • Leonardo Bruno 08/08/2013 22:55

    Matheus Scheguschewsky
    Eu também sou Volvista de carteirinha, porém, não sou fanático e reconheço o valor das outras marcas também!!! Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania, Iveco, todas elas não estão á tôa no mercado e tem bons produtos para apresentar, a minha grande reclamação foi o tratamento dado a Volvo aqui pelos colegas de conversa, sendo que já foi comprovado de a Volvo ser a marca que mais rodou em termos de quilometragem sem fazer motor, com um Marcopolo III B58, ou seja, não é qualquer um que vai alcançar esta marca, não é mesmo ? Claro que a nova série B12R, B290R para urbanos e tudo mais está bem tecnológica, eletrônica e talvez menos "resistente" assim digamos, mas ainda assim são motores que aguentam tudo e mais um pouco também, e mais uma vez cito o Grupo JCA que vem investindo maçiçamente na marca sueca, torno a dizer que esse investimento na Volvo não é a tôa... E o JCA é um dos maiores grupos empresariais de transporte no país... Vamos falar até da Util, ela mesmo já teve Volvos ótimos no passado, uma pena que ela foi comprada pelo Jacob Barata e a era Volvo acabou na empresa, mas se não fosse por ele, com certeza a empresa ainda investiria pesado na marca!!! Eu já fui para Juiz de Fora num Volvo da época áurea da Util e foi uma ótima viagem, bem diferente dos O-500 Mix que circulam atualmente na linha, onde em termos de motorização fazem bem também, mas não foram viagens tão rápidas e confortáveis quanto na época dos Volvo na linha! Abraço!!!

  • Anderson Fontes 08/08/2013 22:58

    Ao que indica,o que importa é um bom marketing,precisa ser mais convincente,senão não adianta vender.

  • Marcelo 09/08/2013 18:50

    Segundo a Revista Jornauto, as vendas de chassis de ônibus de Janeiro a Junho de 2013 são as seguintes:
    MERCEDES-BENZ - 5.840
    MAN/VOLKS - 4.640
    AGRALE - 3.057
    VOLVO - 889
    IVECO - 555
    SCANIA - 541
    INTERNATIONAL - 8

  • Matheus 09/08/2013 22:28

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Sim, com certeza. A minha paixão pela Volvo é desde de pequeno, assim que conheci um carro Volvo. Apesar da minha primeira palavra relacionada à carro foi Fusca, mas a segunda foi "Vorvo" hehehe, até porque o meu vizinho tinha um Volvo, enquanto minha mãe tinha um Voyage, isso em 1997/1998.
    Depois que cresci e descobri o que era Volvo, desde então a admiração, o amor, a consideração e o carinho não acabaram mas! Sim, mas a JCA tem comprado muito Scania, Volvo tem saído mas para 1001 e Opção. Os Catarinense, só os 1050 que são Volvo, o resto é Scania (1200, 1600LD e 1800DD).

  • Matheus 09/08/2013 22:31

    Só fazendo uma correção.

    O câmbio automatizado I-Shift, continua nos chassis da Volvo, aquela seletora de marchas no painel é um opcional que a Volvo colocou nos chassis que se chama "Seletor de marchas tipo botoeira", então continua sendo I-Shift, mas se o cliente quiser pode colocar a seletora no painel.

  • Leonardo Bruno 10/08/2013 04:44

    Matheus Scheguschewsky
    Eu também amo tudo relacionado a Volvo, para mim, a marca é sinônimo de potência, força e robustez! Chega a ser intimidador ver aquela faixa enviezada da Volvo como símbolo nos carros mais antigos... E também sou que nem você, adoro Fuscas e gosto de carros e ônibus antigos também, não que os novos também não sejam legais, mas prefiro o arrojo dos ônibus e veículos antigos, sem contar que eram feitos com materiais mais duráveis em contrapartida aos da atualidade... Pois é, o Grupo JCA tem adquirido muito Scania mas também se abasteceu bem de Volvo, afinal, são duas marcas bastante imponentes!!! Mas para mim, a Mercedes-Benz continua em terceira posição no ranking...

  • Claiton 12/08/2013 23:41

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    A Andorinha já teve O-400 RSD com 1 milhão de km sem abrir o motor pra retífica. Uma outra empresa, de São Bernardo, se não me falha a memória, já teve OF-1620 com a mesma quilometragem.

    Outro chassi que conseguiu rodar 1 milhão de km sem abrir, foi o OF-1417 da Costa Sul de Cachoeiro. Depois disso, foi feito a retífica e rodou mais 350 mil km.

    A Camurujipe, aqui da Bahia, já teve um B-58 que tbm rodou 1 milhão de km, sem abrir o motor. Na época, esse fato foi até notícia na Revista Eu Rodo.

    O grupo JCA "distribuiu" as três principais marcas nas empresas do grupo:na Cometa e Expresso do Sul ficaram MB e Scania, na 1001 ficaram Scania e Volvo e MB nos urbanos, na Catarinense ficaram Scania e Volvo e na Opção ficaram Volvo e MB. E está rolando um papo que em breve chegarão 90 chassis O-500 RS e RSD na 1001.

    Matheus Scheguschewsky
    Esses números da Agrale, são referentes aos micros e aos médios MA 15.0. Assim como nas outras marcas, estão somados todos os chassis vendidos.

    Na minha visão, não existe melhor nem pior, o que existe é o custo benefício para cada empresa. Ou seja, as empresas definem com qual marca é mais viável trabalhar de acordo com o custo benefício e não por "imponência". A Gontijo dentre outras optaram pela Scania, a VAB e outras optaram pela MB, a 1001 dentre outras pela Volvo e a JSL dentre outras pela VW, pra citar algumas empresas.

    Em breve chega a Iveco pra conquistar o espaço dela no mercado. Creio que vai ser uma tarefa bem árdua, mas, quanto mais concorrência melhor, pq as fabricantes já instaladas procuram melhorar seus produtos. A Ford tbm já sinalizou voltar a fabricar chassis de ônibus novamente

    Outra coisa Matheus, o que vc ouviu que fez vc pular fora?, rsrsrs.

    É isso, abraço a todos...

  • Leonardo Bruno 16/08/2013 06:15

    Claiton Reis
    Sábias palavras amigo! Dessa do OF-1417 da Costa Sul eu sinceramente não sabia, e olha que (me perdoem os termos) eu acho esse chassi uma [****], a pior coisa (ou uma das) que a Mercedes-Benz já fabricou em termos de ônibus urbanos. Não anda nem desenvolve nada, é fraco e barulhento, só tive azar nas vezes que andei em ônibus com este chassi... Porém, concordo com a sua posição á respeito do assunto, não existe melhor nem pior fabricante, sendo sincero, alguns produtos são inferiores e outros superiores, digamos assim... Só que ao meu ver, eu vejo um grande diferencial na Volvo que as outras marcas ainda não chegaram a tal, e vamos ver agora com essa investida da Iveco no setor, como ficarão as coisas! Abraço!!!

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
SAMSUNG
Modelo da Câmera Fotográfica
VLUU SH100, SAMSUNG SH100
Tempo de Exposição
1/30
Programa de Exposição
Normal
ISO
400
Valor da Velocidade do Obturador
513/100
Abertura (fnumber)
33/10

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 19202 que se encontra na identidade visual da empresa UTIL - União Transporte Interestadual de Luxo, de Juiz de Fora, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Paradiso G7 1800 DD, fabricada pela encarroçadora Marcopolo. O chassi é um O-500RSD BlueTec 5, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por Matheus Scheguschewsky, em 03/08/2013 e consta como tendo sido registrada em 02/08/2013, na localidade de São Vicente, São Paulo, Brasil.

Referência Bibliográfica

SCHEGUSCHEWSKY, M. UTIL - União Transporte Interestadual de Luxo 19202 em São Vicente por Matheus Scheguschewsky - ID:1964198. Ônibus Brasil, 2013. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/matheusg7/1964198> Acesso em: 26 ago 2025. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
UTIL - União Transporte Interestadual de Luxo Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
Numeração:
19202
Placa:
OPB5933 MERCEDES-BENZ MARCOPOLO PARADISO DD 2012/2012 / Potência: 360 cv / Lotação: 38 passageiros / Combustível: DIESEL
Carroceria:
Marcopolo
Paradiso G7 1800 DD
Chassi:
Mercedes-Benz
O-500RSD BlueTec 5
Local:
São Vicente, São Paulo, Brasil
Data:
02/08/2013 18:20:38
Autor:
Matheus Scheguschewsky
Publicação:
03/08/2013 21:04

Operando por outras companhias

Aguarde, carregando...

Na mesma galeria

Aguarde, carregando...

Em outras galerias

Aguarde, carregando...

Análise de Consenso - Carroceria

Aguarde, carregando...

Análise de Consenso - Chassi

Aguarde, carregando...