Empresa de Transporte Borborema 25 na cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil, por Marcos Filho. ID da foto: 25473.
Opcional 3550 na cidade de Queimados, Rio de Janeiro, Brasil, por Miguel Angelo. ID da foto: :id.
Borborema Imperial Transportes 895 na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brasil, por Guttemberg Siqueira . ID da foto: :id.
Borborema Imperial Transportes 856 na cidade de Recife, Pernambuco, Brasil, por Guttemberg Siqueira . ID da foto: :id.
Borborema Imperial Transportes 778 na cidade de Recife, Pernambuco, Brasil, por Guttemberg Siqueira . ID da foto: :id.
/ 4.731 acessos / 41 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Empresa de Transporte Borborema 25 em Campina Grande por Marcos Filho - ID:25473

Acervo de Pierre Veronese, fotografia de 1953.

41 comentários

  • jean 26/07/2009 22:58

    Marcos, soh nao sei se aquilo na janela do motorista é um retrovisor ou aquela lanterna chamada de "cata-morena" tao comum na época.
    Abração

  • Marcos 26/07/2009 23:02

    Heheehh! Agora fiquei na dúvida também!

  • 26/07/2009 23:32

    me parece um Volvo B-637

  • cesar 05/09/2009 18:00

    Nossa,gostei dessa foto ficou de muito boa qualidade!,mas este é antigo hein!gostei das janelas certamente quando não chovessem entravam um bom vento!

  • Elcio 17/09/2009 19:52

    "Amigos q empresa é Essa.
    Sei Não Mais acho q é a BORBOREMA.

  • Marcos 05/11/2009 00:20

    Figueiredo vc já conferiu esta foto? Foi tirada aí em Campina em 1953 e vem resistindo ao tempo. Ele me disse que tem uma de um ônibus de aeroporto da década 70, mas ainda não me enviou, vou pegar pessoalmente em janeiro.

  • 05/11/2009 08:32

    Grande Marcos.Ah rpaz eu mostrei esta foto a tanta gente heheheheheehehe...Bom,como o amigo Élcio falou,essa empresa é a BORBOREMA.Essa empresa é a mais antiga de Campina Grande e uma das mais antigas da Paraíba e ela faz parte de uma história interessante:Foi a Borborema que serviu de inspiração de nome para a BORBOREMA de Pernambuco,por que seu dono morou algum tempo em Campina Grande.
    Essa foto segundo um antigo morador do bairro da Liberdade,foi tirada atrás da Garagem da Borborema,onde a mesma funciona até hoje.
    Também perguntei a um antigo mecânico que trabalhava com caminhão e ônibus ,ele me falou que esse carro é da marca Ford que utilizava muito essas rodas raiadas,também chamado de CARA CURTA.
    Antes a Borborema fazia essa linha,hoje feita pela Nacional.Mas A Borborema tem linhas para a região sudoeste da cidade.

  • Marcos 05/11/2009 14:08

    Figueiredo que legal saber que muita gente viu esta foto e que vc conseguiu levantar dados históricos sobre a empresa e o carro. Vou pedir o cadastro da empresa aqui no site, afinal está confirmadíssimo a quem pertencia este carro. Quer dizer que não é um Alfa e sim um Ford? Vc esteve no local da foto? Mudou muito? Há um torre de uma igreja no fim da foto, ela ainda existe?

  • Marcos 08/11/2009 15:37

    Figueiredo esse 25 ali na frente seria o número da linha? Já naquela época Campina Grande utiliza os códigos?

  • 08/11/2009 17:44

    Marcos não sei te falar com precisão se era o número da linha ou do veículo.Acho que está mais para o número do carro do que para a linha,por que nessa époa Campina era do tamanho de Patos.
    Essa Igreja Marcos parece que era a de N.Sra das Graças na época em que estav em construção.

  • Marcos 08/11/2009 17:56

    Valeu meu amigo!

  • Marcos 29/11/2009 15:54

    Figueiredo cataloguei ele na Borborema, acho que agora está certo, não é?

  • 05/12/2009 20:01

    Dá para ver duas fases da Borborema.Muito legal!

  • 06/12/2009 22:22

    mtuu legal msmm

  • Lucas 12/02/2010 01:04

    mostrei essa foto para meu pai (um busologo não-assumido), e ele, em duvida disse que a carroceria pode ser Eliziario ou um Nimbus!!!

  • Igor 12/02/2010 11:47

    Isoo que é raridade !

  • Marcos 12/02/2010 13:44

    Lucas BN
    Ele saberia informar o modelo? Em que ano teria sido fundada a Elizário?

  • Lucas 12/02/2010 19:58

    NIMBUS NÃO É!!! a Manufatora Furcare LTDA (Nimbus) foi criada em 1959!!!

    saber qual eliziario é, é o dificil, porque a foto é muito antiga

  • Lucas 12/02/2010 20:00

    olhando alguns arquivos da época, a carroceria se parece tambem com os da Nicola, que hoje é a marcopolo

  • Renan 16/03/2010 14:38

    Esse tbm ja foi da empresa

    nesse tempo que admitrava era o pai do que e hojje

  • Marcos 16/03/2010 20:02

    Renan pereira mendes
    Esse tbm ja foi da empresa nesse tempo que admitrava era o pai do que e hojje
    Renan foi excelente esta confirmação que vc deu em relação a este ônibus. Vc poderia tentar levantar mais informações sobre esta ônibus como o fabricante e o modelo da carroceria e chassi e o ano de fabricação? Se souberem o ano que ele passou a fazer parte da frota e quando foi desligado também gostaria de saber. Grande abraço e valeu mesmo pela informação.

  • Marcos 24/05/2010 19:23

    Para quem curte chassi FNM este link etá cheio de fotos com ônibus montados sobre eles
    http://www.google.com.br/...sOYX6lweQx-jPCg

  • JC 05/02/2011 19:09

    Que bela raridade, Marcão!!! Muito bom mesmo!!!

    Paraíba Bus Team no OB:
    http://www.onibusbrasil.com/onibusparaiba/ />
    Paraíba Bus Team no orkut:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=25093680

  • Marcos 07/02/2011 01:30

    Ônibus Paraíba (Paraíba Bus Team)
    Não se vc viu nos comentários acima como essa foto chegou em minhas mãos. O mais legal é que o original desta foto ainda existe. Abraço.

  • Renan 16/02/2011 17:37

    Tem outro como este se queser eu vou ver se eu post blz

  • Henrique 08/03/2011 13:31

    vcr conseguil a foto aonde MARCOS FILHO?

  • Marcos 08/03/2011 20:27

    Henrique Matheus
    vcr conseguil a foto aonde MARCOS FILHO?
    Um dos caras desta foto era afilhado da avó de um amigo meu, que sabendo do hobby scaneou a foto e me enviou, mas já estou sabendo que na garagem há outra desta. Acredito que o funcionário pediu uma cópia ao fotógrafo para presentear a madrinha.

  • Marcos 08/03/2011 20:30

    RENAN PEREIRA MENDES
    Tem outro como este se queser eu vou ver se eu post blz
    Você tem outra foto deste tipo Renan? Se tiver como postar é claro que queremos conferir. Se não tiver como postar vc ainda tem meu e-mail? Me envie que posto. Abraço.

  • Valter 08/03/2011 20:37

    Esse registros no OB são fenomenais !

  • Marcos 08/03/2011 20:46

    Valter Francisco
    Esse registros no OB são fenomenais !

    Eu concordo Valter, só acho que elas deveriam ter um jeito de serem catalogadas duplamente, pois além de irem para a pasta de suas empresas elas deveriam cair numa pasta só de memórias para quem quisesse conferir só esse tipo de registro, que particularmente sou fã!

  • Valter 08/03/2011 20:55

    u concordo Valter, só acho que elas deveriam ter um jeito de serem catalogadas duplamente, pois além de irem para a pasta de suas empresas elas deveriam cair numa pasta só de memórias para quem quisesse conferir só esse tipo de registro, que particularmente sou fã!

    José Marcos Cabral Filho

    É verdade !

  • Caio 11/04/2011 20:14

    Este é o primeiro ônibus dito "urbano" que foi trazido para Campina, em meados da década de 50 ou 60, ele pertencia a empresa Rainha da Borborema, atual Borborema, que como todos sabem serviu de inspiração para a Borborema de PE. O primeiro ônibus trazido para cá foi bem antes deste da foto, ainda é o chamado "Sopa". Mais informações no PB Bus: http://paraibaonibus.blog...ar-e-viver.html
    e no blog CG Retalhos, cujo link tá na postagem acima citada.

  • Israel 08/08/2011 03:19

    É impossivel esse onibus ter o chassi D-11.000, em 1953 só existia o D-9.500, o D-11.000 foi surgir em 1958, acredito que seja o D-9.500 ou não é FNM, porque nessa época a FNM nem chassi de onibus fabricava, foi só em 1958 que ela lançou o primeiro chassi para onibus, o V-9.

  • Marcos 08/08/2011 12:33

    Israel Oliveira dos Santos
    nessa época a FNM nem chassi de onibus fabricava,
    Faz todo sentido Israel. Se conferirmos no 7°comentário o Figueiredo diz que: m antigo mecânico que trabalhava com caminhão e ônibus ,ele me falou que esse carro é da marca Ford que utilizava muito essas rodas raiadas,também chamado de CARA CURTA.
    m antigo mecânico que trabalhava com caminhão e ônibus ,ele me falou que esse carro é da marca Ford que utilizava muito essas rodas raiadas,também chamado de CARA CURTA.
    Então seria um Ford mesmo?

  • Israel 09/08/2011 00:24

    José Marcos Cabral Filho
    Bom, se ele for Ford é daqueles chassis que eram importados na época, porque o primeiro caminhão da Ford aqui foi em 1957, o F-350, e ele usava roda raiada, então pode ser.

  • Vanderlei 18/02/2012 23:52

    Lindo modelo e deve ser ford mesmo,já que o eixo é muito estreito pra ser FNM...A unica pena é que não existe nenhum carro deste hoje em dia...

  • João de Medeiros 18/02/2012 23:58

    ai sim, nem o tempo apaga,

  • Sergio 11/03/2012 13:49

    sp-11-03-12
    chassis ford 1953 a 1957 talvez serie F 7xx big job v 8 motor a gasolina, importado 170HP. o cubo de roda dianteiro identifica o tipo de chassis .pequena tampa no eixo.os fnm tinham uma tampa no eixo maior
    a carroceria tem partes da carbrasa( nao tem as partes de cima da janelas) dessa epoca, pode ter sido construida pela borborema

  • Marcos 11/03/2012 18:36

    sergio martire
    chassis ford 1953 a 1957 talvez serie F 7xx big job v 8 motor a gasolina, importado 170HP. o cubo de roda dianteiro identifica o tipo de chassis .pequena tampa no eixo.os fnm tinham uma tampa no eixo maior
    A informação que eu tinha é que mecânicos da empresa realmente disseram se tratar de um FORD, mas como não havia catalogado a foto, alguém na equipe implantou o Alfa. Não encontrei nenhuma opção F 7alguma coisa, tem B700, então como vc citou que ele era gasolina encontrei esta opção disponível e cataloguei. Valeu pelas informações.

  • Fábio 21/01/2014 09:44

    Que relíquia amigo

  • Elcio 21/05/2016 11:53

    Empresa Autoviária Rainha da BORBOREMA

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Não foi possível localizar nenhum parâmetro técnico de câmera fotográfica associado a esta imagem.

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 25 que se encontra na identidade visual da empresa Empresa de Transporte Borborema, de Campina Grande, Paraíba, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Jardineira, fabricada pela encarroçadora Artesanal. O chassi é um Gasolina, fabricado pela Ford. A fotografia foi publicada por Marcos Filho, em 26/07/2009, na localidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Na ocasião, o veículo operava o serviço serviço urbano, na linha Liberdade

Referência Bibliográfica

FILHO, M. Empresa de Transporte Borborema 25 em Campina Grande por Marcos Filho - ID:25473. Ônibus Brasil, 2009. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/marcosfilho/25473> Acesso em: 08 jun 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Empresa de Transporte Borborema Campina Grande, Paraíba, Brasil
Numeração:
25
Placa:
<< Sem placa >>
Carroceria:
Artesanal
Jardineira
Chassi:
Ford
Gasolina
Serviço:
Serviço Urbano: Liberdade
Local:
Campina Grande, Paraíba, Brasil
Autor:
Marcos Filho
Publicação:
26/07/2009 22:49