Viação Garcia 8489 na cidade de Londrina, Paraná, Brasil, por Marco Antonio da Silva. ID da foto: 2409042.
Viação Garcia 8489 na cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, por Anderson Oliveira da Silva . ID da foto: :id.
Viação Garcia 8489 na cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, por EDUARDO - SOROCABUS. ID da foto: :id.
Viação Garcia 8489 na cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, por Itamar Lopes da Silva. ID da foto: :id.
Viação Garcia 8489 na cidade de Maringá, Paraná, Brasil, por Walky Martins Nascimento. ID da foto: :id.
/ 3.372 acessos / 71 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Viação Garcia 8489 em Londrina por Marco Antonio da Silva - ID:2409042

foto extraida da revista carga de minha coleçao

71 comentários

  • Fábio 09/03/2014 19:26

    A Garcia sempre comprou o que a de melhor no mercado rodoviário!

  • Wilson 09/03/2014 20:17

    Viação Garcia.............uma lenda , uma tradição, cheguei a ver um ônibus da Garcia nesta configuração na linha Londrina - Franca na estação rodoviária de Araraquara. Grande registro.

  • Marcos 09/03/2014 21:22

    Realmente. A Garcia sempre antecipava os lançamentos. Na era da gestão do então diretor Fernando Garcia, conta-se, que ele sempre antecipava a compra de carrocerias que seriam lançadas e, com isso, estava sempre lançando no mercado, os novos onibus, tanto é, que diversos modelos da Nielson/ Busscar foram primeiramente utilizados pela Garcia. Bons tempos. Grande empresa.

  • Marcos Aurelio 09/03/2014 21:59

    O que podemos esperar da Garcia com a venda para Brasil Sul, será que haverá mudanças significativas?? ??

  • Ilson José 10/03/2014 00:55

    não vamos mais ver volvos, vão padronizar pelas pragas mercedes!!

  • Marcos Venicios 10/03/2014 09:39

    Que época mágica. ABraços

  • Osmar 10/03/2014 15:07

    Marcos Aurelio da Cunha
    Na parte operacional e administrativa sim , vão absorver o que tem de melhor o Grupo Garcia e acrescentar algo de bom que a Brasil Sul havia criado . Uma nova engenharia nas linhas vai ocorrer pra ter mais rapidez nas viagens e conexões tanto para os passageiros como para o setor de encomendas tbem . O que tiver q criar vão criar e que tiver q cortar vão cortar , eles vão trabalhar pesado nessa parte de customização e aproveitamento de linhas . O lado mais significativo é estruturar o Grupo Garcia de novo , parar com essa montanha de dívidas que estava aumentando a cada ano . Vai ter algumas novidades , a exposição do nome Brasil Sul vai crescer em muito , agora sobre renovação a empresa deve investir pesado tbem .

  • Tiago 11/03/2014 01:05

    Áureos tempos. Coisa mais linda!
    Aliás, que acervo fantástico, Marcos Aurelio da Cunha. Parabéns!!!

  • Ricardo Elison 11/03/2014 03:05

    G4 1400.

  • Osni 11/03/2014 11:04

    muito lindo esse é o bisavo dos paradisos atuais!

  • José Geyvson 11/03/2014 12:06

    Ilson José Marsola
    Desculpe discordar de você, mas uma marca que é líder de mercado, preferência por diversas gigantes de mercado, tem um ótimo pós-venda, manutenção mais barata e assistência técnica disponível em todo o territóri nacional, foi destaque em diversas revistas, incluindo uma matéria sobre a Andorinha, que tem um Paradiso GV MBB que rodou 1 milhão de quilômetros sem abrir o motor......... NÃO PODE SER UMA PRAGA!!!!!!

  • Willian 11/03/2014 14:15

    Eu diria q o motor da Mercedes c compararia ao um popular 1.0 d manutenção barata e tal mas posso tar errado rsrs bela postagem

  • Carlos 11/03/2014 16:21

    O que eu acho engraçado é hoje a empresa ter Comil HD, LDs, DDs 6x2, 8x2 com chassis Scania e Volvo e somente esses carros das fotos antigas serem os melhores tempos. O povo parece que só sabe viver de passado. Quem lê um comentário assim acha que hoje só tem cabrito na Garcia.

  • Danilo 11/03/2014 16:26

    Cara, parece piada aqui o q falam de Mercedes e Marcopolo.
    Realmente deve causar muito ódio ser líder disparado do mercado.

    Só q xingar elas não vai piorar os produtos. As outras q tem q melhorar. Se Scania, Volvo, Busscar e Irizar (apenas exemplos aleatórios) tivessem de eficiência (englobando tudo que cerca o produto) o que tem de fanboy, talvez se saíssem melhor (ou não iriam a falência).

    Tá aí a prova. A Brasil Sul que deve ser a empresa de onibus mais espetacular nos dias de hj e q absorveu a Garcia tem um certo padrão que a gente sabe bem qual é.

  • Cleber 11/03/2014 16:29

    Muito bom esse achado. Eu acho que com a venda da Garcia vai deixar muito fanático decepcionado, pq pode vim aquelas mudanças grotesca.
    Mais não tenho bola de cristal, mais quem sabe não melhora mais.
    Pq visão de empreendedorismo é uma, e visão de apaixonado é outro.

  • Leonardo Bruno 11/03/2014 16:36

    Uma pena que a Brasil Sul poderá transformar a frota da Garcia em Mercedes-Benz, é só esse o meu pesar com essa compra da empresa...

  • Leonardo Bruno 11/03/2014 16:39

    Danilo Carvalho
    Não é nem contra ser Mercedes-Benz e Marcopolo, pode até vir alguns O-500RSD para a empresa, particularmente já viajei em um Leito da Brasil Sul que não gostei da performance do O-500RSD, ao meu ver o chassi não apresentou conforto algum, pois a suspensão era muito dura... Mas valeu pelas poltronas e pelo serviço da empresa!

    No entanto, ainda gostaria de ver a marca Garcia Brasil Sul vindo com mais Volvo e Scania para sua frota... Podendo sim ter alguns Mercedes-Benz, mas não em sua totalidade...

  • Walky Martins 11/03/2014 16:44

    essa revista era muto boa também tinha varias, inclusive fotos desse carro.http://onibusbrasil.com/foto/323809/

  • Leonardo Bruno 11/03/2014 16:44

    Danilo Carvalho
    E sim, na minha opinião, Scania e Volvo são bem superiores aos chassis da Mercedes-Benz em todos os quesitos... Até mesmo nos cabritos urbanos ao meu ver, ela decaiu muito ultimamente, a prova que a Mercedes-Benz é líder de mercado, se dá justamente pela sua fácil manutenção e maior economia, porém, a Volvo e Scania ao meu ver, ainda lideram no quesito conforto, suspensão e tecnologia.

  • Danilo 11/03/2014 16:45

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Eu tb sou a favor de variedade. Se pudesse ter todas as empresas de chassis e carrocerias representadas em todas as empresas de onibus seria perfeito.

    Mas pela tamanha disparidade de vendas no mercado, parece muito claro para os empresários o que acaba sendo mais lucrativo.

  • Claiton 11/03/2014 16:46

    Danilo Carvalho
    Pois é Danilo, pra vc ver como são as coisas, se fosse a Garcia que tivesse comprado a BS, aí seria NORMAL a possibiidade da frota da BS migrar para Volvo, Scania ou até Agrale.

    Por essas e outras que eu já desisti, rsrs.

  • Leonardo Bruno 11/03/2014 16:47

    Danilo Carvalho
    Sim sim, verdade! São poucas que disponibilizam todas as marcas de chassis e carrocerias em uma empresa, eu mesmo adoraria fazer isso se tivesse uma, como por exemplo, a Expresso de Prata... Mas é claro que cada empresário pensa da forma que melhor lhe traz lucratividade! Porém, a Garcia era (ou ainda é) uma potência que sempre diversificou em sua frota, vamos ver com o Grupo Brasil Sul no comando, quais surpresas nos aguardam!!!

  • Claiton 11/03/2014 16:52

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Em termos de suspensão, eu discordo de vc. Aliás, em outros quesitos tbm, pq os chassis MB evoluíram muito em principalmente em termos de equipamentos de segurança e conforto.

  • José Geyvson 11/03/2014 17:18

    Sobre o que vai acontecer daqui pra frente, vamos aguardar e ver... E eu também já viajei de Brasil SUL. Não tenho do que reclamar, mesmo num carro Executivo, achei bem confortável. E o motor MB respondeu bem e teve ótimo desempenho, considerando que os motoristas da Brasil Sul pisam fundo mesmo... rsrsrs

  • Wendel 11/03/2014 18:01

    Danilo Carvalho
    o principal motivo de mercedes benz e marcopolo serem lideres e um so : preço . so isso .

  • Claiton 11/03/2014 18:03

    Wendel Cerutti
    Isso é lenda urbana.

  • Victor Hugo 11/03/2014 18:06

    Wendel Cerutti
    hahhahahahahaha boa piada

  • Wendel 11/03/2014 19:06

    Victor Hugo Guedes Pereira
    procure no you tube o video algumas criticas e sugestoes a marcopolo por waguinho guitar . ai voce vai ver a opiniao de quem dirige ,como eu .

  • Jackson 11/03/2014 19:43

    Pois é Danilo, pra vc ver como são as coisas, se fosse a Garcia que tivesse comprado a BS, aí seria NORMAL a possibiidade da frota da BS migrar para Volvo, Scania ou até Agrale.
    É bem assim, quando uma empresa troca Mercedes por Volvo ou Scania ninguém fala nada contra, só agradecem, mas se é ao contrário ja falam um monte de besteira.
    Bando de criança manhosa!

  • Danilo 11/03/2014 21:34

    Wendel Cerutti
    Não é só isso cara, mas supondo que fosse, não significaria que Scania, Volvo e Comil deveriam abaixar seus preços?

    Continuo não vendo motivo pro ataque em cima de Mercedes e Marcopolo. Vender barato seria um defeito? Acho que não né?

  • Claiton 11/03/2014 22:22

    Danilo Carvalho
    E outra, críticas e sugestões nós também fazemos aqui no OB e nem por isso somos os donos da verdade.

    E por falar em preços, já publiquei aqui algumas vezes sempre que esse assunto vem a tona, mas, vou publicar novamente, que recebi de um amigo na época. Lembrando que eram modelos Euro 3:
    "Só para conhecimento dos amigos nas negociações que tenho feito:
    Scania K310 + barato que meu R + ou - 2 a 3 mil reais
    Scania K340 + barato que meu RS + ou - 15 a 20 mil reais
    E a Volvo com o B9R está oferecendo-o com um preço muito mais baixo que o meu RS cerca de 18 a 25 mil reais

    Portanto a MB não é o mais barato não, acontece que quando se compra ou vende um ônibus leva-se em consideração muitos fatores tanto para que compra como para quem vende:
    - Custo operacional
    - Custo de manutenção
    - Desempenho
    - Economia
    - Condição da venda
    - Custo de aquisição
    - Valor de revenda

  • Osmar 11/03/2014 23:01

    Cada um tem seu gosto , especular o que vem ou não até acho válido , mas do jeito que comentam aqui parece que vai virar uma ?porcaria? , me desculpe a franqueza mais porcaria é vender por 2 vezes o grupo em menos de 4 anos e agora caindo nas mãos de seus maiores concorrentes . Primordial é a nova reestrutura administrativa , operacional e financeira . frota é consequência seja pra padronizar com MBB ou continuar com variedade tem pessoas com know how no transporte rodoviário que vão resolver , não são amadores ou aventureiros , não quer dizer o que vem pra BS vai ser a mesma coisa para a Garcia , depende muito de financiamento , garantias , serviços e basta os representantes da montadora saber vender seus produtos . Lembram qdo o Grupo Luft assumiu a tendência não era vir MBB ? E acabou vindo a salada para todos os gostos . Chegaram a falar aqui no OB que a BS ia vender todos Scania/Volvo , faz o me favor são carros semi novos e muita lenha pra queimar , vai valer as informações que os profissionais da Garcia tem em mãos e o pessoal da BS analisar e decidir , até pq ela tem que ser repeitada pq em 10 anos ela cresceu , bem diferente de outras empresas que estão quebrando , ela conseguiu comprar um grande grupo , apesar das brigas de concorrência durante todos os anos , eles sabem do valor , tradição e grandeza e vão cuidar muito bem dela até pq um dia sonharam em ser ela , se eles persistiram e não desistiram é pq agora sim o Grupo Garcia será muito bem administrado . Quantos passageiros trocaram o Grupo Garcia pela Brasil Sul , vocês acham que foi por causa de MBB , Scania ou Volvo ? Fiquem tranquilos aos que lamentam , não adianta se precipitar , o mercado é cheio de surpresas , quem achava que a Brasil Sul um dia iria comprar a poderosa Garcia ?

  • Wilson 12/03/2014 00:41

    Em 1990, uma determinada Empresa de ônibus do interior paulista tinha em sua frota vários ônibus de carrocerias diferentes ( BussCar, M.B ,Marcopolo e Cobrasma.) e com motorização diferentes também ( Scania,, M.B e Volvo ). Naquela época eu conversei pessoalmente com o gerente operacional da empresa
    ele me disse. Vamos iniciar a padronização, somente uma carroceria ( Marcopolo ) e de acordo com o mercado opções motorização scania e/ou M.B. Motivos.
    Almoxarifado enxuto. e otimizado.
    Frota moderna com idade dos ônibus no maximo 6 anos de uso.
    Valor de revenda, custo de manutenção, assistência pós venda,
    cursos aperfeiçoamento profissional oferecido pelo fabricante (
    Motorista e mecânicos )
    Mais importante , negociação com tecnologia embutida ( opcionais ) que são itens caros e devem compor a pauta de negociação.
    A V. Garcia na minha humilde opinião ia contra a visão do custo operacional diversificação da frota.............complicado e onerosa.

  • Claiton 12/03/2014 01:24

    Osmar Cordeiro
    Pois é, é muita emoção nos comentários e pouca razão.

    Wilson Vitorio
    Exatamente Wilson, atualmente estão padronizando até pintura, veja o caso da VAB/Salutaris e mais recentemente Breda e coligadas.

    O pessoal esquece que empresário não usa o coração pra administrar uma empresa, seja ela de ônibus, um supermercado, uma padaria ou até um carrinho de pipoca, ele usa a cabeça e a razão.

    Assim, uma empresa com todas as marcas de chassis e carrocerias na frota, significa maior custo com almoxarifado, com treinamento de pessoal, etc..

    O que geralmente alguns grupos fazem é cada empresa com uma marca de chassi, por exemplo, como o JCA que possui na Cometa MB, na 1001 Scania e na Catarinense Volvo, aí sim, pq dessa forma o grupo não fica preso a uma só marca e pode negociar preços e condições com todas as marcas.


  • Leonardo Bruno 12/03/2014 02:13

    Claiton Reis
    Concordo plenamente com todos os seus comentários, sempre de bom cunho informativo e sem ataques pessoais a ninguém aqui no site, coisa que vejo muito pelas fotos afora e que prefiro nem me meter quando é assim...

    Mas a Mercedes-Benz realmente evoluiu em termos tecnológicos e tudo mais, porém não tenho tido muita sorte ao andar de O-500 RS ou RSD, tenho achado a suspensão bem dura parecendo até ônibus urbano, já andei nos LD's da Brasil Sul nos Paradiso da Salutaris, entre outros e achei a mesma dureza, ou melhor dizendo, pouca maciez em se comparando com os chassis da Volvo e Scania...

    É muito legal o fato de a Brasil Sul ter comprado a Garcia, afinal são duas empresas muito boas e que ao meu ver, será uma grande fusão entre elas, mas é uma pena que provavelmente (não estou dizendo se irá acontecer ou não, apenas especulando) o Grupo Brasil Sul não deverá manter mais Volvo e Scania na frota da Garcia... Porém, se for para a Brasil Sul melhorar ainda mais os serviços prestados pela Garcia na época dos Luft, que a renovação com os Mercedes-Benz seja bem-vinda!

  • Leonardo Bruno 12/03/2014 02:22

    Claiton Reis
    Quando eu havia dito que a Mercedes-Benz havia decaído, foi em comparação aos chassis das outras marcas que estão tecnologicamente à frente da Mercedes-Benz ao meu ver...

    Porém, é óbvio que a MB não ficou parada no tempo e teve que evoluir junto com os outros fabricantes, só que ainda considero a Volvo e Scania líderes neste quesito de tecnologia, potência e conforto, coisa que a MB também possui, mas não ainda em comparação com as duas marcas suecas...

  • Mineiro 12/03/2014 03:07

    O que não falta pra MBB é tecnologia. Lembro que eu lia uma revista há um tempo atrás (quando a Volvo nem tinha o I-Shift nacional e a Scania usava Optcruise da primeira geração) e perguntaram pro diretor comercial da empresa: quando que a MBB vai evoluir seus produtos?

    A resposta não poderia ser mais imples e direta: "Quando o mercado pedir. Tecnologia nós temos. Só não vemos mercado para coloca-las a venda. Por enquanto suspensão a ar em ônibus urbano e câmbio automático em caminhão extra-pesado não são nem nicho de mercado. E nós temos muita tecnologia já aplicada no mercado, com os motores eletrônicos desde 97 e somos os únicos a disponibilizar freios a disco com ABS no segmento de extrapesados."

    Isso era lá pros anos de 2005. Não fazem 10 anos e a MBB já incorporou isso no portfólio. Quando o mercado apontou pros câmbios automatizados, ela veio com sua solução, quando ônibus urbano precisou de suspensão a ar ela trouxe, quando precisou de recursos de estabilidade ela apresentou, quando o mercado pediu mais potência ela trouxe os motores em V, quando pediu mais requinte, trouxe a linha Actros. E com o Euro 5 o mercado continuou pedindo o de sempre: respeite a norma, mas continue nos dando o menor custo operacional.

    Eu acho que a MBB é a mais bem posicionada no mercado. Não só pelo portfólio e liderança, mas pelas possibilidades que ela tem. Os produtos oferecem resistência, durabilidade, rentabilidade e alto valor de revenda (tem concorrente que desvaloriza 15% mais em dois anos- Imagina um LD desses da BS desvalorizar 15% a mais, ou seja de 50 a 70 mil a menos no caixa da empresa), sem deixar de lado itens imprescindíveis para um veículo moderno, como computador de bordo e sistemas de frenagem eficientes. Se o cliente precisar de mais tecnologia, ela tem, basta ele querer e buscar o preço pra pagar.

    E o MBB é o mais caro por tudo isso. E é o líder por que quem compra confia nos pilares da empresa.

  • Leandro 12/03/2014 07:18

    Alguém já viu algum passageiro, PASSAGEIRO NORMAL, indo lá atrás ver se a plaquinha do ônibus é da Mercedes ou da Volvo ou qualquer outra? Eu nunca vi, se alguém viu me fale por favor...
    Sem querer ser ignorante, mas as empresas não estão nem ai para a opinião de vocês e muito menos da minha. Se algum passageiro que paga, viaja sempre pela empresa for lá dizer eu não quero viajar de Mercedes, nem assim a empresa vai mudar...

  • David Carlos 12/03/2014 10:01

    quanta bobagem !

  • Wendel 12/03/2014 11:18

    Danilo Carvalho pelo menos de minha parte ,nao e ataque nenhum ,apenas analiso os fatos . para baixar os custos , e necessario economia de escala ,coisa que a marcopolo e mercedes tem . porem ,a toyota na ansia de querer ser a numero 1 do mundo ,teve que enfrentar um baita recall alguns anos atras . e acho que e isso que aconteceu com a marcopolo . preferiu quantidade a qualidade .

  • Danilo 12/03/2014 12:12

    Leandro Matos
    Mas o pessoal aqui não tá discutindo isso cara. A discussão aqui tá até em altíssimo nível comparado ao que se vê normalmente.

    Ter preferências por empresas de chassi e carroceria é a opinião de cada um, sendo passageiro normal ou não. Ninguém tá querendo mudar a opinião dos empresários aqui.

    O problema maior, na minha opinião, é pq ofender ou denigrir a empresa X só pq vc gosta da Y? A discussão tá baseada nisso só.

  • José Geyvson 12/03/2014 12:20

    A minha opinião é uma só: A Garcia é uma gigante do Transporte na região Sul e Sudeste, administrada por gente competente, que passará a ser administrada pela Brasil Sul, outra gigante do transporte, que cresceu muito nos últimos anos, tem uma ótima estrutura e adm. O resultado tende a ser benéfico para ambas as empresas e, principalmente, para os passageiros (clientes), que são o foco principal do ramo de transportes..

  • Claiton 12/03/2014 12:36

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Estranho a percepção com relação á suspensão dos RS e RSD, pq eu até já li inclusive que uma empresa estava comprando uns carros novos e os leitos seriam RSD exatamente pela maciez da suspensão. Não lembro agora qual foi a empresa. Eu já viajei de O-500 RS e RSD e não achei a suspensão dura nem um pouco. No O-400 era mole demais, mas conseguiram um bom equilíbrio entre maciez e firmeza no O-500.

    Com relação ao "tecnologicamente à frente", eu discodo, porque se vc acessar a ficha do K-360 e do O-500 RS/RSD, vc vai ver que os dois chassis tem os mesmos equipamentos de série e os mesmos opcionais. No caso da Volvo não, que oferece tudo de série. Dá uma olhada nos dois RSD da Saritur, o N10 e o 1200, que até eixo de apoio direcional com suspensão independente eles tem.

    A Cometa está adquirindo um lote de O-500 RS com freios a disco, direção regulável, Econômetro, PowerShift, ESP, ABS, ASR, EBS, KNR e Tempomat, ou seja, todo completo.

    O fato de ter motor menos potente, não quer dizer que não tenha tecnologia, até pq a MB tem articulado com 394 cv e rodoviário com 480 cv lá fora. E outra, mesmo sendo menos potente, o câmbio e o diferencial com relações adequadas, compensam essa potência menor.

    Da mesma forma que não podemos dizer que a Volvo não tem tecnologia, por estar usando motor MWM e eixo traseiro Méritor em seu chassi cabrito e em seu VM ao invés de motor e eixo próprios. Ou que a Scania não tem tecnologia pq seu articulado "só" tem 310 cv.

    Cada empresa tem a sua metodologia de trabalho.

  • Leandro 12/03/2014 13:37

    Danilo Carvalho
    Ok!

  • Leonardo Bruno 12/03/2014 14:02

    Leandro Matos
    Pois é, acho que cada um tem preferências de opinião, não ? Assim, eu gosto da Mercedes-Benz, mas sei que ainda falta um certo caminho para ela chegar ao mesmo nível da Volvo e Scania no segmento ônibus, mas não deixarei de viajar de MB por conta disso, rs...

  • Leonardo Bruno 12/03/2014 14:16

    Claiton Reis
    Não sei se foi por conta do alinhamento na suspensão que possa ter provocado isso que relatei, mas também um outro exemplo de que a suspensão MB é dura, observe alguns carros da Util (não sei se você já andou na empresa), só que ela também sofre com o problema na falta de manutenção, coisa que a Brasil Sul nem a Salutaris do Grupo Águia Branca possuem... Andei em um G7 Mix laranja uma vez vindo de Juiz de Fora para o Rio de Janeiro que nossa senhora, tipo, acho que um OF-1721 ainda estava mais macio que o O-500 RS dela, rs...

    Bem, lendo todos estes relatos, você me convenceu de uma certa forma sobre a tecnologia da MB (vim a ler o seu relato um pouco após a minha postagem ao amigo acima)... Porém, ela veio a implementar toda esta tecnologia um pouco depois da Volvo e Scania, não ? Mas que da mesma forma, não quer dizer que ela (Mercedes-Benz) esteja atrás das outras fabricantes...

    Sobre os cabritos, eu penso que neste caso, a MAN/VW está até mais a frente, até porquê ela dispõe do sistema EGR onde dispensa a utilização da uréia (no caso o Arla 32), para se adequar as normas Euro V...

    Eu até considero o motor MWM utilizado no Volvo B270F bem moderno, neste caso, foi a suspensão que não ajudou muito, ela pula demais e consegue ser mais dura que a da concorrência, ao meu ver, foi uma certa falha da Volvo em não ter observado melhor este quesito...

  • Mineiro 12/03/2014 14:50

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Mas isso é uma estratégia de ambas as montadoras.

    A MBB usa o ARLA em função do menor custo operacional, uma vez que os motores EGR, consomem mais diesel e se não me engano, possuem os intervalos (e os tipos de óleo) mais curtos e caros.

    Já a MAN acredita que o acréscimo do combustível gasto compensa por não usar ARLA. Meu crédito pra MAN é ter mudado toda a concepção do motor, afastando do motorista as peças que geram calor.

    O MWM da Volvo e da Agrale também é à base de Arla, e é tão evoluído tecnologicamente quanto o MBB, se olharmos por esse aspecto.

  • Claiton 12/03/2014 14:58

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Na Util ainda não viajei, mas, já viajei na VAB, REX, Rápido Federal, Bomfim, Mirim, 1001 e Cidade Sol e posso te dizer que, com exceção da Bomfim que foi um O-400 RSD, em todas as outras, a suspensão era extremamente macia e firme. No seu caso, pode ser amortecedor vencido ou os foles que não estavam cheios corretamente.

    Com relação aos equipamentos, o ABS e o ASR, a MB oferece desde o modelo O-371. Os outros equipamentos desde outubro de 2012. Esqueci de citar na lista o Top Brake, que é um segundo freio-motor, além do convencional já existente.

    Sobre os cabritos, não é que a VW esteja a frente, apenas ela optou por um outro caminho para se adequar ao Euro 5, enquanto todas as outras marcas, inclusive MWM e Cummins optaram pelo caminho do SCR, porém, ambos os sistemas tem vantagens e desvantagens.

    No caso do MWM, ele é moderno sim, assim como o FPT-Cummins do S-170., mas, muita gente entrou em parafuso pelo fato da Volvo usar um motor de terceiros num chassi de ônibus seu. E pior, sendo o mesmo motor usado pela VW no EOD. E por falar em motor de terceiros, a MB tbm usa um motor terceirizado, o Cummins ISF 3.8, no LO-815, rs.

    No caso da suspensão do B-270 F, foi devido ao peso baixo do chassi aliado as molas parabólicas, fazia com que ele ficasse com a traseira solta, como acontece com as caçambas e pick-ups quando estão vazias. Mas, a Volvo trocou as molas parabólicas pelas semielipticas e melhorou o pula-pula.

  • Wendel 12/03/2014 19:18

    esse e o espirito da coisa : debate ,diversidade de opinioes . coisa que parece que estamos perdendo na politica ,mas que aqui e bem vindo !!!

  • Claiton 12/03/2014 19:34

    Mineiro
    A MB, assim como as outras fabricantes, acreditam que para motores grandes e de baixa rotação o SCR é a melhor solução e para os motores de alta rotação, o EGR se sai melhor. Tanto que a MB usa o EGR no motor da Sprinter e a VW usa o SCR no motor do MAN TGX e no motor Cummins.

    E realmente, segundo os sites especializados, o EGR consome mais diesel, tem intervalo de troca de óleo mais curto e o tipo de óleo lubrificante usado no motor com EGR é mais caro que no motor com SCR.

    Para as normas Euro 6, que passou a vigorar esse ano na Europa, a maioria das fabricantes estão utilizando os dois sistemas, SCR+EGR, para funcionar em conjunto.

  • Claiton 12/03/2014 23:00

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    O ESP sendo testado:
    http://www.onibusbrasil.com/foto/2308763/

  • Clodoaldo 12/03/2014 23:16

    foto bem comentada... é impressão minha ou parece que o motorista tem um microfone para falar com salão do ônibus?..... não deixaram um local especifico para a fixação da placa, ela foi colocada num cantinho quase sem lugar...

  • Clodoaldo 12/03/2014 23:18

    peço ao amigo marco antônio da silva colocar mais fotos da revista carga... eu era um colecionador desta revista, um dia meu irmao sumiu com todas.. tenho saudades delas..

  • Renato 13/03/2014 01:29

    eu acho que deveria reencarroçar tudo K-113 CL nos toquinho e adaptar truck nos maiorzinho, simples e direto... mbb não quebra pessoal ,e quando quebra acha peça em qualquer budega ,isso a valoriza para os frotistas , passageiro quer subir no carro e chegar no horario, pode ser chassi agrale massarico,fazendo horario e tendo preço ele ta dentro, essa guerrinha de mbb x vorvo x scanha ja ta demais, todas tem suas vantagens , eu acompanhei durante alguns anos o setor de manutenção de uma empresa que só usa mbb ,ná época ainda existiam alguns O-400 na mesma, e posso falar , o mecanico nem sujava as mãos, os carros são resistentes ,fácil manutenção e rendem em média ! não são campeoes nas subidas? sim, não são, mais nada nesse mundo é perfeito ! eu sou e sempre fui scaneiro desde que nasci, mais pelo pouco que convivi na garagem dessa empresa do norte do paraná, aprendi a admirar a mbb, não pelo ronco, pela potencia,pelo painel e bla bla bla , e sim pela resistencia dos veiculos enfim, não, esssa guerrinha de chassis nunca tera fim, eu só acho que algumas pessoas que expressam opinioes aqui nessa porcaria de site, deveria antes se informar , ler pdf e ouvir o que motorista fala não adianta nada !

  • Leonardo Bruno 13/03/2014 01:44

    Mineiro
    Concordo contigo, tudo não passa de mera estratégia das montadoras... E realmente a MAN mudou a concepção total do motor Volksbus, os mais novos nem parecem mais ronco de VW, lembram até MB, rs...

    Claiton Reis
    Não sabia que a Mercedes-Benz já usou motor terceirizado, rs... Vivendo e aprendendo! E lhe agradeço por todas as informações disponibilizadas por ti, estou aprendendo bastante coisa, rs...

    Ah, e bela foto do Turiclass testando o ESP, esse era para exportação, mas por aqui, só houve um modelo de Turis circulando aqui no país... http://onibusbrasil.com/foto/610511/

  • Josino 13/03/2014 09:43

    José Geyvson da Silva
    Danilo Carvalho
    Isso mesmo colegas, tem muito fanatismo por marca por aqui. Parece até q são patrocinados por marca X e Y. A Brasil Sul que comprou a Viação Garcia tem quase 100% de sua frota Mercedes e G7, e todos os carros são excelentes, e todos LD. O que deve ser levado em consideração é que algumas empresas empresas mal administradas não fazem manutenção preventiva e só corretiva, ai vem essas idiotisses de que MB e Marcopolo não prestam.

  • Josino 13/03/2014 09:48

    A Brasil Sul presta um excelente serviço e creio que com essa junção BRSul/Garcia os passageiros terão muito a ganhar.

  • Claiton 13/03/2014 12:47

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    No caso da VW, ela viu o sucesso do OF-1722 com seu motor de 4 cilindros frente ao MWM de 6 e se preparou pra fazer o mesmo, ou seja, trouxe o motor de 4 cilindros da MAN para conseguir mais espaço no mercado. Na minha opinião, o erro da MB foi ter reduzido a potência e torque do motor Euro 5 em relação ao motor Euro 3, ao invés de aumentá-los.

    Sobre o LO-815, esse acordo com a Cummins estava sendo tratando meio que em segredo até o lançamento do modelo já atendendo as normas Euro 5.

    O Turisclass ia pro México. Aqui tbm tem Multego de testes da MB.

    Sobre as informações, eu que agradeço pela receptividade. A gente aprende tbm toda vez que repassa o pouco que aprendeu. Abço.

  • Claiton 13/03/2014 13:03

    Renato Diniz
    Concordo contigo, apesar de achar que em termos de capacidade de subida, os O-400 mecânicos eram melhores que os eletrônicos e os atuais O-500, na minha opinião.

    Se bem que na última viagem que eu fiz, eu peguei um New Road da Rapido Federal, chassi O-500 RS e foi um "foguete", mesmo com ar ligado. Sem falar que a carroceria batia bem pouco.

  • Claiton 13/03/2014 14:00

    Claiton Reis
    Que New Road, o carro da Rápido Federal que eu viajei foi um Spectrum Road 350, rsrsrs.

  • Leonardo Bruno 13/03/2014 15:28

    Claiton Reis
    Pois é, eu também concordo que de uma certa forma, foi um erro a MB ter reduzido a potência e o torque do novo OF-1721 Euro 5, acho que não havia necessidade para tal ato... Entre ele e o OF-1722, eu particularmente prefiro a segunda opção... Só que em se tratando de cabritos da Mercedes-Benz, para mim, o melhor de todos foi o OF-1721 mecânico da primeira versão. Sim, eu não sou lá muito fã de chassis eletrônicos dianteiros, para ser mais sincero, eu não gosto nem de chassis dianteiros, rs...

    Particularmente, ainda gosto mais do que foi feito antes do que os eletrônicos da atualidade, tudo bem que são importantes por serem menos poluentes e tudo mais, no entanto, um carro antigo com uma excelente manutenção, vai longe...

    Eu curto aquela coisa mais mecânica mesmo, digamos, analógica, rs... que era feito tudo no braço e na unha, curto ouvir roncos de verdade, barulho do motor, rs...
    Mercedes-Benz O-355, O-364, O-370, O-371, O-400, Scania BR-115, BR-116, K-112, K-113, Volvo B58, B58E, B10M, B12B, B12R, Volkswagen 17-240 OT, 18-310 OT...

    Mas não que a atualidade também deixe de ser legal, gosto de ônibus com câmbio automático eletrônico, direção regulável, ESP, ABS e tudo mais, só que se fosse para escolher entre um G7 e um CMA por exemplo, o CMA ganharia de lavada, rs...

    E, mais uma vez, valeu pelas informações! Espero que todos os colegas possam continuar debatendo saudavelmente como está sendo esta bela postagem!

  • Leonardo Bruno 13/03/2014 15:39

    Claiton Reis
    Ou quem mais puder responder...

    O chassi da Mercedes-Benz O-500RSDD ainda é fabricado ou realmente saiu de linha ? Pois dizem que ele não durou muito tempo no mercado, isso é verdade ? E se for, por conta de quê ? Desde já, meu obrigado!

  • Claiton 13/03/2014 15:47

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Não saiu de linha não, segundo informações virá ainda nesse semestre uma versão de 410 cv para o RSDD e para o RSD.

  • Leonardo Bruno 13/03/2014 15:56

    Claiton Reis
    Ah sim, valeu!!!

  • Claiton 13/03/2014 16:24

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Já eu acredito que o melhor cabrito da MB foi o OF-1722, pq ele conseguia reunir potência e torque com economia num motor pequeno e aliado ao câmbio G-85 era muito ágil. O OF-1721 mecânico só tinha ronco alto, baixo torque e com o câmbio ZF de 5 marchas era muito lento. Só melhorou um pouco na última versão, com caixa MB G-60 de 6 marchas e diferencial longo.

    Até a VW fez seu "OF-1722", com motor de 4 cilindros e com caixa ZF com relações semelhantes as da caixa G-85 do OF-1722, rsrs.

    Já o novo 1721 ficou parecendo uma evolução do OF-1620 e OF-1721 antigo do que uma evolução do OF-1722. A única melhoria que eu percebi, é que ele tem uma arrancada mais rápida que o OF-1722 e tem torque maior que o OF-1721 antigo com um câmbio melhor.

    Me parece que ele foi feito pra rodar apenas com lotação normal, aí ele se sai até bem. Já nos horários de pico, onde a superlotação é "normal", ele sente a falta de alguns cv e Nm a mais. Mesmo assim, acho que a MB marcou bobeira, deveria pelo menos ter mantido os 218 cv com os 810 Nm do 1722.

  • Leonardo Bruno 13/03/2014 17:57

    Claiton Reis
    Você tem razão em dizer que o OF-1721 mecânico é até mais fraco que o OF-1722, vão me chamar de doido, mas o que não gosto no OF-1722 é o ronco de cortador de grama eletrônico que prosseguiu em seus sucessores, rs... E a maioria das empresas aqui no Rio de Janeiro os mantém fechados para não desenvolverem muita coisa...

    Enquanto na época dos OF-1721 mecânicos, haviam alguns bem abertos que andavam bastante, gostava bastante do ronco alto dele esticando as marchas, rs... Infelizmente, ainda não consegui pegar um OF-1722 que realmente fosse totalmente aberto (sem cortar a potência do motor) e que desenvolvesse bem para poder opinar melhor sobre o chassi...

    Percebo que alguns carros eletrônicos ficam com um "ruído de gato" no motor, por aqui ocorre muito isso nos OF-1722 e alguns OF-1721 Euro 5, o que seria isso ? Falta de manutenção adequada ?

  • Claiton 13/03/2014 20:57

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    A diferença de ronco é exatamente pela concepção de cada motor, um com 4 cilindros e outro com 6 cilindros. E aí não tem jeito, é relaxar e acostumar, rsrsrs, já que os motores a diesel aderiram à eletrônica definitivamente. E corre um boato de que a Volvo deve lançar um chassi de 4 cilindros tbm. Só não sei te dizer se com o D-5F do
    B-215RH ou com o MaxxForce 4.8H da MWM.

    Os motores mecânicos "abertos", além de consumirem mais poluem mais também. Os 1722 daqui são parametrizados tbm, mas, peguei um Viale da Macaense de Macáe pra Cabo Frio, que estava sem sem parametrização e aí eu pude observar na estrada como ele andava bem melhor que o 1721 antigo.

    Sobre esse "ruído de gato" eu já ouvi algumas vezes por aqui tbm, mas, sinceramente não sei o que é não, rsrsrs. Se alguém souber, conta aqui pra gente, rsrsrs.

  • Renato 13/03/2014 21:11

    Claiton Reis
    sim claiton, por ser bomba injetora, o carro não era tão limitado, em questão de queima de combustivel, esses negócio de euro ai, hoje em dia nem fumaça se ve mais, e as médias melhoraram bastante , mesmo em motores de maior litragem e potencia, sim porque o sistema eletronico comanda tudo direitinho, analisa ar, o tanto de combustivel que deve mandar para a camara , ja na bomba companheiro , o que pisar vai mesmo, tanto é que existe a opção de 'abrir ' a bomba pro carro andar mais, e os famosos 113 com a bomba regulada na linguagem vulgar 'regulada pro bitrem' ai nem se fala !

  • Claiton 13/03/2014 21:24

    Renato Diniz
    Isso mesmo, antigamente se "fechava" a bomba caso a empresa quisesse mais economia, já nos motores eletrônicos é feito a parametrização, rsrsrs.

    Mas tem um detalhe a se observar nos O-400 mecânicos que era a curva plana de torque do motor OM-447LA que ia de 1100 rpm a 1600 rpm e a potência máxima que ia de 1600 rpm a 2100 rpm, por isso que eles pareciam ser mais brabos que os O-400 e O-500 eletrônicos.

  • Leonardo Bruno 14/03/2014 01:40

    Claiton Reis
    Pois é, a maioria dos carros da Macaense/1001 são sem parametrização, com isso eles costumam andar muito bem sim... Foi daí que até vi um bom desempenho do novo OF-1721 Euro 5... Bom saber até sobre o possível novo motor da Volvo...

    Motor mecânico é assim, se não tiver boa manutenção com tudo em dia, lá vai fumaça negra... Mas já tiveram uns 1721 antigos aqui que andavam à beça...

    Eu também ainda quero descobrir que ruído de gato chato é esse nos motores OF da MB, fico encafifado com isso, rsrs!!!

  • Rogerio 14/03/2014 20:59

    Garcia sempre foi e será uma gigante do Brasil!!!!!

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
SONY
Modelo da Câmera Fotográfica
DSC-W55
Tempo de Exposição
10/500
Programa de Exposição
Normal
ISO
100
Valor Máximo de Abertura
48/16
Abertura (fnumber)
28/10

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 8489 que se encontra na identidade visual da empresa Viação Garcia, de Londrina, Paraná, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Paradiso G4 1400, fabricada pela encarroçadora Marcopolo. O chassi é um B58, fabricado pela Volvo. A fotografia foi publicada por Marco Antonio da Silva, em 09/03/2014 e consta como tendo sido registrada em 09/03/2014, na localidade de Londrina, Paraná, Brasil.

Referência Bibliográfica

DA SILVA, M. A. Viação Garcia 8489 em Londrina por Marco Antonio da Silva - ID:2409042. Ônibus Brasil, 2014. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/marcobusabc/2409042> Acesso em: 04 mai 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Viação Garcia Londrina, Paraná, Brasil
Numeração:
8489
Placa:
XXX0000
Carroceria:
Marcopolo
Paradiso G4 1400
Chassi:
Volvo
B58
Local:
Londrina, Paraná, Brasil
Data:
09/03/2014 13:46:03
Autor:
Marco Antonio da Silva
Publicação:
09/03/2014 18:15