Comil Ônibus Svelto 2011 LE na cidade de Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil, por Marcio  Bruxel. ID da foto: 1420241.
Comil Ônibus svelto 2011 LE na cidade de Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil, por Marcio  Bruxel. ID da foto: :id.
Comil Ônibus Svelto 2011 LE na cidade de Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil, por Marcio  Bruxel. ID da foto: :id.
Comil Ônibus Svelto 2011 LE na cidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, por Bruno Santos. ID da foto: :id.
Comil Ônibus Svelto 2011 LE na cidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, por Josenilton  Cavalcante da Cruz. ID da foto: :id.
/ 5.653 acessos / 130 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Comil Ônibus Svelto 2011 LE em Erechim por Marcio Bruxel - ID:1420241

130 comentários

  • Marcio 20/11/2012 21:35

    Boa noite !!

    Correto os dados do veículo?

  • Rava 20/11/2012 21:35

    O500U, Marcio.

  • Caio 20/11/2012 21:35

    Bem robusto esse Svelto.. rsrsrs'

  • Luis Gustavo 20/11/2012 21:35

    esse vem para Nitéroi, vem para Ingá!

    show!

  • Rafael 20/11/2012 21:36

    nossa que coisa linda pena ser MBB mais lindo demais....

  • Humberto 20/11/2012 21:36

    show esse svelto 2012 cara

  • Iury 20/11/2012 21:37

    Onwwwwwww, que que isso .. Show!!

  • Nerilton 20/11/2012 21:37

    Ficou bonito o svelto!

  • Marcio 20/11/2012 21:39

    Rava Ogawa

    Ok, erro de digitação.... e ainda não consigo trocar.... !!!

    Valeu !

  • Caio Cesar 20/11/2012 21:58

    Mercedes Benz O-500U e pela classificação do site, Comil Svelto 2011 LE.

  • Gabriel 20/11/2012 22:03

    Eita Shoow. Agora Niterói mostrando sua cara.

  • Marcio 20/11/2012 22:04

    Caio Cesar Nascimento Rodrigues de Sousa

    Trancou aqui e não consigo trocar os dados....

  • Rodrigo 20/11/2012 22:05

    nasceu!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    linda foto!!!

  • Diogo 20/11/2012 22:05

    Show de foto e show de carro ! Esse carro da 10 X 0 nos CAIOs que tem em Niterói.

  • Allison 20/11/2012 22:08

    Nossa!!!!!
    Faz muito tempo que eu me surpreendo com um ônibus tão lindo. O Svelto, simplesmente, ficou PERFEITO nessa configuração. E a foto, muito boa tbm! Parabéns pelo belo registro, Marcio!

  • Fabricio 20/11/2012 22:08

    Lindo Comil!!!
    Bela foto!

  • Thiago 20/11/2012 22:08

    Eu não gosto muito de comil,mas amei esses carros!
    bem melhores que o millenium brt!

  • Diogo 20/11/2012 22:08

    Impressão minha ou este carro é mais longo
    do que os Viale Brt?

  • Caio Cesar 20/11/2012 22:15

    Marcio Bruxel
    Vish aí é complicado hehehe, mas a foto tá um show, parabéns, o quadro de informações é o de menos ;D

  • Maicon 20/11/2012 22:15

    Boa Márcio ! Corrige a Ficha ae !

    SVELTO 2011 LE
    MERCEDES-BENZ O-500U

  • Alexsandro 20/11/2012 22:18

    Um Belo carro. mas o design das portas deixarão a desejar.

    Otima foto mestre

  • Euripedes 20/11/2012 22:21

    Niterói cidade empreendedora!

  • Diego 20/11/2012 22:21

    Show de Carro
    Bela Foto

  • Jonathan 20/11/2012 22:22

    Que coisa bem linda Marcio, que lindo mesmo, meus parabéns, forte abraço!

  • Rafael 20/11/2012 22:22

    Olha...em termos de carros de piso baixo, me atrevo a dizer que Niterói está dando uma lavada em cima da capital.
    Parabéns pelo registro, Márcio.

  • André 20/11/2012 22:25

    Rafael Costa de Melo
    Evidente q seja Auto Lotação Ingá

  • Mineiro 20/11/2012 22:27

    Rafael Costa de Melo
    Menos, bem menos. Temos 140 piso-baixo rodando na capital, isso sem contar com os Millenium BRT e os Viales da City Rio...

  • Wendell 20/11/2012 22:30

    pode ser outra empresa de niterói tbm pessoal.. além da ingá talvez outra empresa adquira!

  • Wilson 20/11/2012 22:32

    Ficouu muitoo foda o svelto, bem melhor que o viale brt.

  • Pedro Omar 20/11/2012 22:36

    Lindoo demais
    porém essa porta,
    ah,essa porta.

  • Christian 20/11/2012 22:37

    Agora representaram com esse Svelto!

  • Juliano 20/11/2012 22:41

    que coisa mais lindaaaaaaaa!!!

  • Lucas 20/11/2012 22:42

    grande máquina, Niterói tá dando show em sua renovação de frota

  • Marcelo 20/11/2012 22:42

    Acho que é a Ingá porque soube que ela havia feito o pedido. O Viale foi comprado junto com a Araçatuba.

  • Rafael 20/11/2012 22:42

    André Luiz Gomes de Souza
    Ou pode ser pra Peixoto também, que está no mesmo grupo dela, né?!

    Mineiro
    Olha, dentro dessa questão dos carros de piso baixo, no que tange a implementação, Niterói em pouco tempo está acelerando esse processo mais rápido do que no Rio sim. Veja, primeiro foi a Brasília com seus Millenium BRT, depois foi a Ingá com os Viales BRT, ontem já foi mostrado que a Pendotiba também terá os seus Millenium. Agora mais uma empresa niteroiense adquiriu carros de piso baixo, com este Svelto, que pode ser a Ingá (como bem lembrou o André) ou a Peixoto. Aqui no Rio a única empresa que investiu maciçamente neles foi a Translitorânea e que começou a fazer isso há quase dois anos. A São Silvestre só agora é que fez as suas compras de piso baixo. A Gire tem poucos Megas. Se os Viales da City Rio a que vc se refere forem os K310, acho que eles estão nas ruas não por causa dessa questão de melhora de transportes no Rio que a prefeitura está tentando fazer, mas por uma questão muito anterior a isso, já que eles eram das linhas do Metrô e se ficassem na garagem, iam pegar poeira por um tempão esperando comprador ou então serviriam para os fretamentos da empresa.

  • André 20/11/2012 22:44

    ISSO QUE É PADRON!

  • Marcos 20/11/2012 22:51

    Lindissimo Svelto!!!

  • Gustavo 20/11/2012 23:01

    Espetacular esse Svelto!

  • Claudio 20/11/2012 23:08

    Marcio Bruxel
    Sempre nos deixando de queixo caido ...
    rsrs

  • Márcio 20/11/2012 23:09

    A Peixoto não terá mais nenhum BRS. Todos são da Ingá.

  • Renan 20/11/2012 23:22

    Niterói dando um baile na capital!
    Aprende Rio de Janeiro! Parabéns a Ingá pela compra!

  • Leonardo Bruno 20/11/2012 23:37

    Dá-lha Araribóia!!! E o Rio de Janeiro só tomando pernada... Enquanto isso, temos que assistir o festival de Apaches Vip II OF-1721 Euro V encurtados sem cobrador... Outra que está devendo piso baixo é a Real, cadê ?????

  • Leonardo Bruno 20/11/2012 23:39

    Complementando, os tais Apaches Vip encurtados, são da Jabour...

  • Lucas 20/11/2012 23:52

    Babei completamente ! Não vejo a hora de andar neles !!
    Boa !! Parabéns pelo Fotão !!!! =D

  • Gabriel 21/11/2012 00:25

    Caramba. Muito lindo

  • José Eduardo 21/11/2012 00:32

    eita que a coisa tá ficando boa em Niterói =P

  • Gui 21/11/2012 00:46

    coloca ele como Svelto 2011 LE

  • Gui 21/11/2012 00:46

    ta daorão

  • Leonardo Fávero 21/11/2012 01:04

    Shoooow !!!

    Belo registo...

  • Kawhander 21/11/2012 01:05

    A empresa é Ingá
    Carroceria: Svelto 2011LE

    Excelente Foto!

  • Rafael 21/11/2012 01:36

    mais simpático que o viale brt. agora vamos esperar pelos volvo.

  • Mineiro 21/11/2012 04:17

    Rafael Costa de Melo
    Se você quer ignorar que em 6 meses foram colocados na frota 140 ônibus com piso baixo, tudo bem. Se você quer ignorar que em 2013 já tem 20 unidades garantidas para entrar em operação, tudo bem. E se você quer acreditar que a meia dúzia de piso baixo de cada empresa de niterói vai resolver o problema, fique a vontade.

  • Leonardo Bruno 21/11/2012 07:00

    Mineiro
    Não queria me intrometer neste papo, mas já entrando... Você acredita mesmo que a Translitorânea colocou 140 ônibus piso baixo da noite para o dia porquê ela quis e foi boazinha com a população ? Isso tudo como você sabe muito bem, foi para apagar a antiga má impressão que os passageiros tinham sobre a falecida Amigos Unidos (já foi tarde até...), pois ela colocou esses carros até mesmo em linhas que não haviam obrigatoriedade nenhuma para tê-los...

    E mais, pode ter a mais plena certeza absoluta que Niterói vai ter piso baixo com ar-condicionado por toda a cidade, pois a obrigação para as empresas é que até 2016, metade da frota da cidade esteja rodando com este tipo de ônibus, enquanto aqui no Rio de Janeiro, cartão postal do mundo, pode ter a certeza absoluta que não chegaremos nem a este percentual... Na verdade, podemos até chegar, mas...

    Trocando em miúdos, Niterói ainda vai fazer primeiro o que o cartão postal do mundo já era para vir fazendo há tempos atrás...

  • Leonardo Bruno 21/11/2012 07:05

    E que com certeza, irão ficar apenas restritos a algumas empresas aqui na cidade, ou você acha mesmo que empresas do porte de Penha Rio, Madureira Candelária, Estrela, Vila Real, Padre Miguel, Rio Rotas, entre mais algumas outras, vão mesmo adquirir carros padron ?

  • Leonardo Bruno 21/11/2012 07:10

    E mais ainda, Niterói não precisou implementar corredores BRS ou o que quer que seja para a aquisição de ônibus padron com ar-condicionado para a cidade... Obrigatoriedade esta imposta pelo Rio de Janeiro capital para que algumas linhas possam vir a ter ônibus de piso baixo... Mesmo que sejam poucos carros chegando para Niterói e a quantidade inicial irrisória, é assim que vamos caminhando, pois não se pode e não se há condições de toda a frota ser trocada no mesmo instante... Se formos contar o número de Millennium BRT que a São Silvestre também trouxe em comparação ao número da frota de ônibus da empresa e do total de piso baixo na cidade, também é irrisório...

  • Vinicius 21/11/2012 07:56

    Simplismente Lindoo !

  • Anthony Rodrigo 21/11/2012 10:02

    queria que o grupo belarmino comprase algus desse pra sambaiba e campos do ouro

  • Rafael 21/11/2012 10:32

    Marcio ,corrige ai , é Svelto 2012 LE !!!!

  • Ronaldo Ferreira 21/11/2012 10:48

    esse é MB O500U 1825

  • Giovanni 21/11/2012 11:44

    SHOW!!! TO SEM PALAVRAS!!! ATÉ Q ENFIM APARECEU O TÃO FALADO SVELTO!!!!!
    Niterói tá dando uma surra na Capital mesmo!!!!

    Quanto ao que o Mineiro disse, na capital tem bem mais ônibus piso baixo, mas o que se avalia aqui, é que as empresas de Niterói estão obedecendo aos critérios bem mais rápidos que no Rio, onde apenas a Translitorânea que renovou quase que completamente sua frota, Gire veio tímida com menos de 10 unidades e agora que a São Silvestre aparece com alguns.

    Ainda faltam mtas empresas como Saens Peña, Verdum, Transurb, Vila Isabel, REAL (essa principalmente), e outras a trazerem seus pisos baixo e até agora nem se mexeram. Devemos levar isso em conta, pois o BRS já fez 1 ano e essa era a exigência, e somente a Translitorânea e a Gire que obedeceram essa exigência da prefeitura.

  • Ranieri 21/11/2012 11:45

    ESSE COMIL FICOU LINDO, QUEM DIRIA QUE COMIL TINHA ESSA CARTA NA MANGA, VAI VENDER MUITO.
    LINDO.

  • Alexandro 21/11/2012 11:51

    Acho que esse carro pode ser da Expresso Barreto.

  • Ricardo 21/11/2012 12:04

    Realmente Niterói está muito a frente do RJ, além da pintura mais bonita os piso baixo dela têm ar condicionado, ao passo que só uma minoria do RJ tem, deixando os passageiros no calorão,

  • Flavio 21/11/2012 13:02

    Luis Gustavo Silva Travassos
    André Luiz Gomes de Souza
    Alexandro da Silva Castro
    Eis aí a minha dúvida: pode ser pra qualquer uma das duas!...

    Mas se for mesmo o da Barreto, sacanagem hein... os da Ingá foram encomendados primeiro.

  • Rafael 21/11/2012 14:10

    Mineiro
    Em momento algum eu ignorei os fatos relacionados a questão da implementação dos pisos baixos na cidade, tanto que citei todas as empresas que a fizeram, tampouco eu disse que isso vai resolver os problemas de transporte seja em Niterói seja no Rio. Eu só disse que, em termos de aceleração do processo de implementação dos ônibus de piso baixo, Niterói está mais acelerado do que no Rio, só isso. Em um ano e meio, só a Translitorânea, de forma maciça, e a Gire tinham feito isso e só agora é que a São Silvestre o fez. Em menos de 2, 3 meses as empresas niteroienses está implementando mais rápido do que no Rio. Vamos ver o desenrolar dos próximos capítulos.

  • Efraim 21/11/2012 15:05

    Lembra o Iveco

  • Rafael 21/11/2012 16:22

    Svelto 2012 LE
    OPS,SVELTO 2011 LE , KKKKKKKKKKKKK!!!!

  • Marcelo 21/11/2012 16:24

    parabens pelo grande registro

  • Anderson 21/11/2012 16:43

    orra, que lindoo

  • Renan 21/11/2012 23:16

    O Rio não é exemplo pra nada! Niterói está cumprindo com a determinação e Piso Baixo com muita competência! Parabéns a Ingá, Araçatuba e Pendotiba! O Rio está levando uma surra bem dada, que vergonha pra capital!

  • Felipe 22/11/2012 00:30

    Comil quando quer, manda muito bem!

  • Leonardo Bruno 22/11/2012 11:16

    Renan Amorim
    Não se esqueça da Brasília que foi a primeira de todas as empresas surpreendendo até então com um modelo inédito á época e estreando os ônibus padron piso baixo em Niterói com os Millennium BRT...

    E por mais até que o Rio de Janeiro receba uma avalanche de ônibus padron, só o fato de Niterói estar cumprindo a determinação ainda que a curtos passos e poucos carros inicialmente, já dá uma lavada na capital, que por sua vez vai ter que fazer tudo correndo e nas coxas para termos tempo até pelo menos a copa do mundo... Pois lembrando que Niterói na verdade, não tem obrigação nenhuma de implantar ônibus padron em seu sistema de transportes...

  • Leonardo Bruno 22/11/2012 11:18

    Correção: Quando chegaram os Millennium BRT da Brasília, já haviam os articulados de São Paulo em circulação pela Viação Campo Belo, entretanto, não deixa de ser um modelo inédito por se tratar de serem na versão toco os que operam em Niterói...

  • Mattheus Luiz 22/11/2012 12:23

    Já era horaaaa!! Agora só resta saber qual é da ingá e qual é da barreto! Bela foto!

  • Daniel 22/11/2012 15:16

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    A única empresa da capital que comprou ônibus de piso baixo foi a São Silvestre, com Millennium BRT

  • Leonardo Bruno 22/11/2012 17:59

    Eu ainda acredito que seja da Ingá, pois pelo do que sei, a Barreto fez suas encomendas depois da Ingá... Mas sendo para qualquer uma das duas já está de ótimo tamanho!!!

  • Eronildo 22/11/2012 18:28

    Eu amei esse Svelto,esses vidro colado ficaram perfeito,eu amo urbano com esse tipo de janela,agora ninguém reparou mas a ultima janela é reta e não com a do Svelto piso baixo apresentado pela Comil ano passado...

  • Lucas 22/11/2012 20:35

    perfeito!

  • Mattheus Luiz 22/11/2012 21:14

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Vale ressaltar que ainda tem os da peixoto que são volvo.. abraços..

  • Leonardo Bruno 22/11/2012 22:33

    David Leandro
    Pois é amigão! Mas eu recebi uma informação que não vem mais Volvo para a Peixoto, serão todos eles para a Ingá mesmo...

  • Leonardo Bruno 22/11/2012 22:35

    Eronildo Assunção
    Esse Svelto é bonito mesmo! Eu concordo com você, pelo visto é um apreciador de ônibus padron com ar-condicionado e vidros colados, né ? Abraço!!!

  • Eronildo 23/11/2012 02:52

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Verdade parceiro parece até mentira mas de todo ônibus a primeira coisa que reparo são as janelas e eu sou louco pra pelo menos fotografar um urbano vidro colado... =]

  • Mineiro 23/11/2012 06:23

    Daniel Lima
    Os da Gire e Translitorânea são piso alto mesmo, desculpe pela falha!!!

    Rafael Costa de Melo
    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Fiquem a vontade, mas no ritmo em que estamos, até 2016 Niterói não passa o Rio em número de piso baixo. Se vocês estão avaliando rapidez (?) ou sei lá o que mais....

    A Translitoranea fez seu papel, a Gire tá fazendo o dela e a TSS vem aí pra fazer o dela. Em breve as outras vem. Vocês é que são apressados demais. Sobre Padre Miguel, lembrem que o edital dela é completamente diferente tanto que nem é obrigada a usar Pintura Padronizada.

    E vocês ainda reclamam de Penha Rio, Vila Real (frota mais nova da cidade) e Estrela (preferia os micrões na 260?). Sério, as vezes acho que eu moro em uma cidade diferente de vocês.

    Ninguém faz nada por que é bonzinho com a população (e eu espero que a população não queira isso também). Empresário visa lucro e a Translitoranea tá aí pra sambar na cara das pessoas que dizem que não dá pra ter lucro com piso baixo. Se é pra população esquecer Amigos Unidos ou o que quer que seja, problema. Tomara que a população esqueça mesmo! Pra mim isso é mérito, não é defeito.

    Só lembrando que o primeiro corredor de ônibus do estado do Rio de Janeiro foi o de Niterói.

    Enfim, se vocês acham que Niterói está na frente do Rio: fiquem a vontade, mas não esqueçam do número (132 hoje e aparente 152 em 2013).

    abraço a todos!

  • Leonardo Bruno 23/11/2012 07:04

    Mineiro
    Bem brother, me desculpe, mas tirando a afirmação do primeiro corredor do estado do Rio de Janeiro ser de Niterói, discordo 100% de seu comentário... E em momento algum disse que as empresas eram boazinhas com a população! Até porquê, a obrigação vem direto da prefeitura de Niterói e a empresas bem ou mal, com poucos carros ou não, independente dos números, está cumprindo o determinado, pois devo lembrar que as olimpíadas e tampouco copa do mundo não chegarão á Niterói...

    Não se trata de ser apressado, o fato é que empresas como Real Auto Ônibus, Viação Saens Peña, Empresa de Transportes Braso Lisboa e todas as outras que circulam em BRS já eram para estar nem que fossem com dois carros padron cada uma em circulação, e não é o que vemos atualmente, e sequer tem encomendas feitas para tal...

    E realmente, falando em números, 152 ônibus padron para uma cidade do porte e do tamanho do Rio de Janeiro, não é absolutamente nada, assim também como os 43 ônibus padron (incluíndo os já antigos existentes na Viação Araçatuba) em circulação na cidade de Niterói... Mas é de se ficar atento que como uma cidade pequena do porte de Niterói vem cumprindo um decreto mais depressa que a própria capital...

  • Leonardo Bruno 23/11/2012 07:04


    Na minha opinião, a frota da Estrela, Vila Real, Penha Rio, são todas umas porcarias tanto nas aquisições (Apache Vip II ajudou a empresa a se reerguer, beleza, mas a 363 merece muito mais do que isso, a linha era para ser no mínimo composta de Millennium BRT O-500U) quanto em serviço prestado, essas empresas citadas ao meu ver, não merecem credibilidade alguma, assim como a grande maioria (ou quase todas) da cidade do Rio de Janeiro... Aliás, dá para ter credibilidade em uma cidade que em seu transporte mantém uma empresa de ônibus como a Padre Miguel em circulação ? Independente de seu edital, ela está circulando nas barbas de todos, e acho isso uma afronta...

    Assim como também não parabenizo nenhuma empresa na cidade de Niterói, pois a única que realmente merece algum elogio, é a Viação Araçatuba, por manter sua frota 100% refrigerada cobrando tarifa modal, aceitando as gratuidades sem problemas e mantendo intervalos curtíssimos entre um ônibus e outro em todas as suas linhas, o que não temos aqui na capital e não teremos tão cedo...

    Abraço!

  • Leonardo Bruno 23/11/2012 07:13

    Daniel Lima
    Os Mega BRS da Gire e Translitorânea também são de piso baixo, portanto, a São Silvestre não foi a única em adquirir piso baixo na capital... Há também o Mondego da Vila Isabel adquirido por obrigação do Metrô Rio que também é de piso baixo... Abraço!

  • Leonardo Bruno 23/11/2012 07:17

    Eronildo Assunção
    Você parece ter bom gosto, rs... Valeu!

  • Renan 23/11/2012 09:25

    Mineiro

    Discordo totalmente de seus comentários, acho que você vive no país das maravilhas, deve ficar feliz com 5 Padrons e deve gostar de OF 1721. Enquanto Niterói temos uma chuva de Padron, aqui no RJ carros da TSS que chegaram estão mofando na garagem.

    E se você gosta de Penha Rio, Estrela e Vila Real eu lamento muito meu amigo.

  • Renan 23/11/2012 09:30

    O que são 152 Padrons em uma frota de quase 9000 ônibus? Eu faço as contas! 15%! Um número ridículo para uma cidade olímpica e tão verde.

  • Leonardo Bruno 23/11/2012 16:16

    A cidade do Rio de Janeiro pode até se encher de ônibus padron, aliás, pode não, DEVE!!! Pois é uma obrigação imposta não somente pela prefeitura mas também pelo COB em virtude da copa do mundo e olimpíadas... A grande diferença de Niterói, é que além de ser uma cidade pequena e sem obrigação nenhuma de comitês para a melhoria do transporte, apenas por parte da prefeitura, o cumprimento das empresas vem se fazendo... Diferentemente de algumas aqui na capital que até hoje se recusaram em ouvir o nome padron para sua frota... O dia em que uma Rio Rotas adquirir ou uma Paranapuan que já teve ônibus padron voltar a ter, aí sim a conversa pode mudar de figura...

  • Rafael 23/11/2012 19:09

    Mineiro
    Bem, eu não vou ser repetitivo até pq o que tinha pra falar o Leonardo e o Renan já falaram com propriedade. Com certeza, Niterói não passará mesmo o Rio em nº de ônibus padron, mas isso por motivos óbvios, é só olhar pro tamanho das cidades.
    Isso não é questão de pressa, meu caro. Como bem lembrou o Leonardo, os BRS já são uma realidade há mais de um ano e meio e as empresas que circulam nelas já deviam estar com os seus carros de piso baixo circulando, o que só a Traslitorânea e a Gire estão fazendo...a São Silvestre demorou mais de um ano para ter os seus, em breve devem estar nas ruas. E as outras? Sinceramente, eu tento acreditar que eles irão fazer isso, mas sabendo de como as empresas aqui no Rio funcionam, duvido muito que façam isso até 2014, quiçá até 2016.
    Não sei em qual cidade você vive, mas eu sei que vivo em uma cidade em que as empresas de ônibus agem conforme seus próprios interesses na qual a prefeitura é um mero fantoche; na qual o uso desenfreado dos micros e micrões são a expressão máxima da busca pelo lucro; na qual onde as empresas quando são obrigadas a alguma coisa fazem isso de maneira mais básica possível; na qual um processo de licitação foi feito sob circunstâncias duvidosas (e o MP já mostrou isso, fato); e, finalmente, na qual mudanças não estão ocorrendo como deveria ocorrer: elas ocorrem, é verdade, mas muito aquém do que a cidade precisa e merece.
    E, sim, Niterói está sendo muito mais rápido na implementação dos carros de piso baixo. Tal como no Rio, as empresas foram obrigadas a isso. Tal como no Rio, isso não irá resolver os problemas de transporte. Tal como no Rio, não fazem isso pq são boazinhas. Mas, diferentemente do que ocorre no Rio, as empresas de lá parecem estar levando isso mais a sério. E olha que Niterói não irá sediar nem Olimpíada nem Copa, hein?!
    Abraços

  • Giovanni 23/11/2012 21:34

    Me corrijam se eu estiver enganado, mas acho que este é (no caso estes que viirão serão rsrs) o PRIMEIRO modelo de Svelto com vidros colados, incluindo todas as gerações passadas. rsrs

  • Leonardo Bruno 24/11/2012 00:22

    Rafael Costa de Melo
    Perfeito!!! Onde assino ?

    Giovanni Rodrigues
    Acredito que este seja o primeiro mesmo, pois não conheço outros modelos de Svelto dessa forma...

  • Mineiro 26/11/2012 23:00

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Mineiro
    Não queria me intrometer neste papo, mas já entrando... Você acredita mesmo que a Translitorânea colocou 140 ônibus piso baixo da noite para o dia porquê ela quis e foi boazinha com a população

  • Mineiro 26/11/2012 23:15

    Só um lembrete: Eu não sou o secretário de transportes do Rio de Janeiro.

    Já que estão tão revoltados por que não fazem algo a respeito? Criticar no Onibus Brasil e no Facebook é fácil. Quero ver levantar a bund a da cadeira e fazer alguma coisa.

    Parabéns aos amigos que sabem fazer contas.

    Sim, eu gosto de OF-1721, OF-1418, até do fuscão 17-230 eu gosto. Situação feia e vexaminosa é a cidade de onde eu venho que a população só tem uma opção de empresa e algumas linhas rodam com OF-1620. Imagina o pessoal de Paraíba do Sul que anda de LPO... ouvi falar panelaço em frente à Prefeitura de Paraíba do Sul por melhores condições de transporte? Hummm...

    Enfim, até agora não concordo com os argumentos aqui citados. O Rio de Janeiro tem uma frota absoluta (e percentual também, obrigado ao amigo que fez as contas) maior que da cidade vizinha e por ser maior tem seus processos para que a frota siga por esse caminho. Porém acredito que o caminho está sendo bem trilhado, ao contrário dos amigos.

    Ao revoltado com à Padre Miguel, o contrato de licitação dela foi assinado na gestão do vereador eleito César Maia. Reclame com ele, não comigo.
    E se você está revoltado com o registro dela no Detro, reclame com Sérgio Cabral, não comigo.

    Enfim, se os amigos não conseguem ver as melhorias que a licitação trouxe, só me resta lamentar e recomendar aos revoltados que peguem suas panelas e compareçam à SMTR para fazer seus protestos. A qualidade de um sistema de serviços não é medida pelo chassis que cada empresa compra.

  • Leonardo Bruno 27/11/2012 02:20

    Mineiro
    ahahahahaha, só rindo mesmo, deve ser algum parente de empresário de ônibus... E puxa-saco da cidade do Rio de Janeiro para achar que isso aqui é a oitava maravilha do mundo... Parabéns pela sua cidade, amigão!

  • Leonardo Bruno 27/11/2012 02:24

    E mais, odeio qualquer tipo de OF existente! Sinceramente, ainda prefiro os LPO de Paraíba do Sul do qualquer porcaria atual eletrônica dianteira da Mercedes-Benz em circulação, se estão satisfeitos em pagar caro para andar de caminhônibus, beleza!!! E sobre fazer alguma coisa, já cansei de reclamar no 1746 sobre as empresas e as besteiras que elas fazem diariamente, mas afinal, o povo tem realmente o que merece, está mais do que provado!!!

  • Vinicius 27/11/2012 02:26

    ``ESPETACULAR´´, Esse SVELTO uma belissima foto.

  • Ricardo 27/11/2012 02:28

    Mineiro
    O OF1620 é a mesma coisa que um OF1721 Eurio V.

    Os dois são super duros, desconfortáveis, e tem motor fraco!

  • Savio 27/11/2012 02:34

    O Vw 17-230 é bem melhor do que o OF1721 Eurio V !

  • Savio 27/11/2012 02:35

    Ótimo registro !

  • Leonardo Bruno 27/11/2012 02:40

    O chassis influencia sim na qualidade de um serviço, pois se fôssemos um país digno de respeito, não teríamos mais esses chassis de caminhão fazendo parte do cotidiano dos pobres trabalhadores brasileiros que dependem de pau-de-arara... Se até em Portugal que nos colonizaram, o sistema de transporte é digno, quem dirá o dos colonizados... Ah amigo Mineiro, antes que eu me esqueça, uma questão, você levanta a bunda da cadeira para reclamar ? Acho que não, com o parentesco de alguém grande lá de dentro (Eduardo Paes, Sérgio Cabral, Jacob Barata, enfim...) não precisa de reclamações! Dá-lhe cidade maravilhosa!!!

  • Leonardo Bruno 27/11/2012 02:45

    Ricardo Cruz
    Ainda bem que temos alguém lidando com coerência em meio aos comentários! Nos tempos modernos de hoje, utilizar chassi OF em cidades grandes com boa estrutura viária é puro regresso... Este tipo de chassi é para ser aplicado em viários ruins ou em pistas quase impossíveis de se transitar como a Transamazônica...

  • Caio 27/11/2012 02:58

    Traços europeus, adorei!

  • Marcio 27/11/2012 12:11

    Valeu pelas visitas e comentários dos amigos !!

  • Mineiro 28/11/2012 01:01

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Amigo, reclama quem não gosta. Eu gosto! Quem está reclamando aqui é você! Por isso eu só levanto minha bunda da cadeira pra andar de OF e quando posso, pegar um Mega BRT pra adimirar a vista da cidade maravilhosa.

    Enfim, já que você esqueceu o lado do transporte pra falar de mim, vou encerrar por aqui a discussão. Até por que se fosse pra falar de mim, teria o mineirobrasil.com...

  • Mineiro 28/11/2012 01:04

    Ricardo Cruz
    Pesquisa um pouquinho a respeito que você vai entender das diferenças que eu estou falando. Pra começar, olha a data de fabricação de um OF-1620 e de um OF-1721 E5. Você é inteligente, vai achar um monte de diferença nesses anos que separam os doi modelos.

  • Ricardo 28/11/2012 01:07

    Mineiro
    Pior que a única diferença é o motor!

    Todo o chassis é o mesmo dos modelos da década de 80!

  • Mineiro 28/11/2012 01:09

    Ricardo Cruz
    Começou bem, garoto! E o que mudou no motor?
    Procure diferenças no chassis que você vai achar também, vai por mim!
    (;

  • Ricardo 28/11/2012 01:12

    Mineiro

    Por causa da legislação, o motor atual tem que poluir menos, e ter menor ruído.

    E mesmo assim um OF Euro V faz muito mais barulho que esse O500U da foto.

    O chassis do OF1721 Euro V tem a mesma suspensão por feixe de molas dos modelos da década de 80.

  • Mineiro 28/11/2012 01:21

    Ricardo Cruz
    Certeza que é O MESMO FEIXE DE MOLAS DA DÉCADA DE 80? Procura direitinho, site google.com tá aí.

    Na verdade de acordo com a resolução 17 do Conama (artigo 3º) o OF-1721 é isento de atender ao limite de ruído determinado pela legislação. Portanto, poderia BERRAR a vontade.

    É aquilo que te disse, procure direitinho, vai encontrar respostas.

  • Ricardo 28/11/2012 01:28

    Mineiro
    Na verdade de acordo com a resolução 17 do Conama (artigo 3º) o OF-1721 é isento de atender ao limite de ruído determinado pela legislação. Portanto, poderia BERRAR a vontade.


    Por isso mesmo que detesto ele!

    A única diferença entre os feixes de molas está na capacidade de carga, no mais todos os tipos de feixes de molas são duros e desconfortáveis.

  • Ricardo 28/11/2012 01:36

    Mineiro

    Veja só como é ruim o OF1721 Euro V.

    Repare no vídeo como a porta não para de bater!





    Agora veja um ônibus de verdade!

    Olha como esse O500U é bem melhor!



  • Mineiro 28/11/2012 14:37

    Ricardo Cruz
    Se você procurar ler a resolução, vai ver que tanto o OF-1721 quanto o O500 são isentos e ambos podem berrar a vontade.

    Pode ter certeza que há diferenças aí que você não está vendo. Não estou falando da capacidade de carga, obviamente.

    E diz pra mim: a Mercedes foi quem produziu a porta de algum desses veículos? Então por que a culpa é dela?

  • Leonardo Bruno 28/11/2012 19:28

    Mineiro
    Legal! Gosto é igual corpo, cada um tem o seu, hehe!!!

  • Renan 28/11/2012 19:40

    Parei de ler quando falaram que OF 1721 é melhor que O-500U, piada de muítissmo mau gosto!

  • Leonardo Bruno 29/11/2012 16:10

    Mineiro
    Não estou aqui para fazer do site Ônibus Brasil uma praça de guerra, e acredito que você também não, estou certo ?

    Na verdade, o que eu quis dizer, é sobre o Rio de Janeiro e outras cidades grandes com boa infraestrutura viária em pleno ano de 2012, onde ainda andamos de cabritos e pagamos passagens caríssimas por um serviço muito aquém do esperado, já deu, né ? O avanço precisa chegar e tudo precisa ser modernizado e melhorado para o bem-estar da população em geral... E não é isso que os ônibus com motor dianteiro vem oferecendo...

    Em se tratando dessa infra-estrutura, São Paulo dá um baile no Rio de Janeiro em todos os aspectos, até mesmo a frente de Curitiba, onde também existem muitos cabritos rodando em linhas que poderiam perfeitamente comportar ônibus padron. E que mesmo assim, o transporte nessas duas cidades citadas também não acho grande coisa...

    O único lugar que ainda pode receber cabritos aqui na cidade, é em Santa Teresa com os micros, pois lá existe a proibição de ônibus grandes em circulação, e na Rocinha, por se tratar de pistas íngremes e bastante estreitas. Agora no resto da cidade, não há desculpas para a não-implantação de ônibus com motor traseiro e em alguns casos, piso baixo... Pois se hoje em dia, até micromaster pode ser configurado de tal forma, qual é o porquê de não-aquisição destes carros nesta configuração ?

    Em cidades do interior onde não há muita demanda de passageiros, os ônibus cabritos não podem com devem ser mantidos, até porquê muitas das vezes, estes fazem itinerários de difícil acesso entre povoados e vilarejos, mas em cidades maiores como Macaé, Campos, Cabo Frio, Petrópolis e Teresópolis (as linhas troncais e algumas alimentadoras), Nova Friburgo, Angra dos Reis, não há porquê deixar de se investir nesse transporte moderno... Ou seja, é pura ganância dos empresários, omissão das prefeituras e a quietude do povo sobre o qual também nada faz e está tudo por isso mesmo...

  • Leonardo Bruno 29/11/2012 16:11


    Já sobre a Mercedes-Benz, ela foi boa até o OF-1315, no máximo estourando o OF-1721 mecânico, depois disso, ela se tornou uma bela porcaria com os chassis eletrônicos dianteiros... Sim, para não dizer que não gosto de nada que seja dianteiro, eu gosto dos LPO, pois esses sim são chassis resistentes e pau para toda obra (100% mecânico), como bem citado o caso de Paraíba do Sul e também em Trajano de Morais, onde fazem linhas de roça sobre a qual as estruturas viárias não são das melhores, sem contar também o ronco dos motores com o qual são muito melhores que os cortadores de grama da atualidade, mas isso é um outro papo á parte...


    No entanto, a Volkswagen tem se saído melhor neste quesito dianteiro que a própria Mercedes-Benz, pois até o 17-210 era um chassi interessante em desempenho... Hoje em dia, mesmo com o seu 17-230 EOD Euro V sendo a mesma porcaria eletrônica como a Mercedes-Benz, ainda fico com o chassi da Volkswagen, pois consigo reparar um melhor desempenho na VW em vez da MB...

    Quanto aos chassis com motores traseiros, os eletrônicos já se saíram bem melhor, pois é bastante confortável se andar em um O-500U tanto quanto em um K230 ou B290R... Daí sim, posso dizer que foi um grande avanço tecnológico tanto em potência quanto desempenho e modernidade. Mas não nego que ainda gosto muito também de um OH-1313 e de um O-355 ou O-362 mesmo sendo verdadeiras tartarugas na estrada... Entretanto, como falo de Mercedes-Benz, depois dos monoblocos O-371 e O-400, ela não fabricou mais nada de tão interessante, talvez apenas a série O-500 mesmo... Mas que ainda assim, são melhores do que qualquer chassi dianteiro atual da marca.

    Espero não ter sido mal-compreendido, Abraço!

  • Leonardo Bruno 29/11/2012 16:20

    E apenas complementando, até hoje não consegui andar em algum chassi OF e OD que realmente me satisfez por completo, de verdade... Seja em termos de conforto ou velocidade ou até mesmo a reunião dos dois ítens, posso dizer que já andei em carros bons OF e OD, mas excelentes ainda está para aparecer... O que mais se aproximou da excelência, foi um B270F que andei em Florianópolis pela Insular e os antigos Scania F-113 e o F-94, nada mais...

  • Ricardo 30/11/2012 03:13

    Mineiro, a porta do OF1721 Euro V está batendo por causa da péssima suspensão por feixes de mola do chassis!

  • Lucas 09/12/2012 14:29

    Eu creio que nossas cidades precisam ter carros confortáveis o suficiente...... pra rodar em nossas cidades... Carros com motor traseiro, e com suspensão a ar em todos os eixos..... como os BRT B340M que finalmente chegaram pra nossa cidade......

  • Diogo 09/12/2012 16:08

    Alguém pode me dizer se este carro já esta trabalhando?

  • Alexandro 14/12/2012 15:58

    Algumas linhas no Rio, principalmente zona oeste, não suportam ônibus Motor traseiro, por serem de pouca demanda e alta concorrência com vans e kombis.

  • Leonardo Bruno 15/12/2012 11:41

    Alexandro da Silva Castro
    Para isso não há mais desculpa, esses modelos são perfeitos para circular pela Zona Oeste e em linhas de baixa demanda...
    http://onibusbrasil.com/foto/1312132/
    http://onibusbrasil.com/foto/1392501/

  • Rodrigo 15/12/2012 11:42

    shooow

  • Alexandro 17/12/2012 15:58

    Amigo Leonardo, pra quem conhece as linhas 739, 741, 742, 743, 786, 689, 744, 794, sabe do que estou falando. Esses carros não podem rodar nessas linhas em hipótese alguma. No máximo carros OF-1519 E5.

  • Leonardo Bruno 18/12/2012 06:52

    Alexandro da Silva Castro
    Sim, eu conheço as referidas linhas! Mas entendo a sua opinião, devido a buraqueira das ruas que as mesmas enfrentam e o nível dos passageiros que embarcam nas linhas, não há ônibus padron que agüente, né ? Mas dessas linhas aí, ao menos a 689 e a 786 ainda davam para receber alguns ônibus padron, a primeira pela longa distância percorrida e grande rotatividade, sobre a qual é o único motivo da 786...

  • Alberto 18/12/2012 08:59

    Eu não sei a quantidade de ônibus que tem a cidade do Rio de Janeiro, e nem tão pouco a de Niterói, só sei de uma coisa, em relação a prazo em que ocorreram as licitações, e em proporcionalidade de prazo/frota, as empresas de Niterói, estão sim respondendo mais rápido ao que foi proposto. Sei que isso depende de vontade politica, e parece que mesmo em final de mandato e derrotado o prefeito de Niterói, cobrou mais que o do Rio, que se cumprisse o acordado. Abraços

  • Leonardo Bruno 18/12/2012 16:49

    Alberto Souza do Nascimento
    Perfeito! É essa idéia que estou querendo transmitir desde o início do papo...

  • Fernando 08/09/2017 12:10

    lindo comil

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
SONY
Modelo da Câmera Fotográfica
DSC-HX9V
Tempo de Exposição
1/1000
Modo de Exposição
Suporte automático
Programa de Exposição
Normal
ISO
100
Valor Máximo de Abertura
55/16
Abertura (fnumber)
40/10

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número Svelto 2011 LE que se encontra na identidade visual da empresa Comil Ônibus, de Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Svelto 2012 Low-Entry, fabricada pela encarroçadora Comil. O chassi é um O-500U, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por Marcio Bruxel, em 20/11/2012 e consta como tendo sido registrada em 20/11/2012, na localidade de Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referência Bibliográfica

BRUXEL, M. Comil Ônibus Svelto 2011 LE em Erechim por Marcio Bruxel - ID:1420241. Ônibus Brasil, 2012. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/marcioexpress/1420241> Acesso em: 21 jun 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Comil Ônibus Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil
Numeração:
Svelto 2011 LE
Placa:
XXX0000
Carroceria:
Comil
Svelto 2012 Low-Entry
Chassi:
Mercedes-Benz
O-500U
Local:
Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil
Data:
20/11/2012 10:17:47
Autor:
Marcio Bruxel
Publicação:
20/11/2012 21:34