Auto Viação Vera Cruz - Belford Roxo RJ 112.024 na cidade de Belford Roxo, Rio de Janeiro, Brasil, por Leonardo Lopes. ID da foto: 5375260.
Auto Viação Vera Cruz - Belford Roxo RJ 112.024 na cidade de Belford Roxo, Rio de Janeiro, Brasil, por Leonardo Lopes. ID da foto: :id.
Auto Viação Vera Cruz - Belford Roxo RJ 112.024 na cidade de Belford Roxo, Rio de Janeiro, Brasil, por Leonardo Lopes. ID da foto: :id.
Auto Viação Vera Cruz - Belford Roxo RJ 112.024 na cidade de Belford Roxo, Rio de Janeiro, Brasil, por Leonardo Lopes. ID da foto: :id.
Auto Viação Vera Cruz - Belford Roxo RJ 112.024 na cidade de Belford Roxo, Rio de Janeiro, Brasil, por Leonardo Lopes. ID da foto: :id.
/ 384 acessos / 17 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Auto Viação Vera Cruz - Belford Roxo RJ 112.024 em Belford Roxo por Leonardo Lopes - ID:5375260

17 comentários

  • Edson 25/09/2017 23:03

    com todo respeito às partes envolvidas, mas imagina operar este elevador numa via arterial como a Av. Brasil, p.exemplo...Em certas linhas, o uso de piso baixo deveria ser obrigatório...Como avançar na mobilidade urbana se permitindo esse tipo de gambiarra?

  • Danilo 26/09/2017 20:42

    Edson Franchini Junior
    Concordo plenamente.
    É um retrocesso essa solução tecnológica. Sem contar que é feio.

  • Everton 26/09/2017 20:43

    Me perdoe más na minha opnião esse carro deveria ser de 3 portas com elevador na porta do meio, prefiro os elevadores-escadas na porta pois deixa o carro mais funcional

  • Paulo Eduardo 26/09/2017 21:47

    que coisa horrível e mal feita.

  • Edson 27/09/2017 17:17

    Danilo Lisboa
    Everton Costa Goltara
    Paulo Eduardo Sanches Ruiz
    Então, se as portas - de acesso ao salão e a de acesso ao equipamento - fossem pantográficas ou de outra forma "automática/automatizada", talvez fosse menos inconveniente... Dessa forma, além da operação trabalhosa, essas portas são "invasivas": imagine, num ponto onde a calçada seja estreita, ter que ter este "raio de abertura" todo para possibilitar o embarque do PNE...

  • Leonardo Bruno 27/09/2017 17:19

    Edson Franchini Junior
    Eu também acho, porta pantográfica resolveria todos os problemas...

  • Rafaell 27/09/2017 21:42

    Esse elevador foi pensado para estragar menos, já que um elevador embutido na porta está sujeito à carga constante...

  • Vinicius 27/09/2017 21:51

    Porque nao fazem o elevador igual nos onibus rodoviarios

  • Danilo 28/09/2017 11:21

    Edson Franchini Junior
    Tem essa complicação também.
    Everton Costa Goltara
    Concordo que é a melhor solução

  • Danilo 28/09/2017 11:23

    Rafaell Rocha Guimarães
    Bobagem!
    O que as empresas querem de fato é reduzir o espaço pra PNE e utilizar mais espaço para os que realmente pagam a passagem.

  • Marcelo 28/09/2017 16:42

    Na Caio tem a opção de porta duas folhas como a Flores tá usando pra evitar ocupar esse espaço imenso na operação. Eu até gosto desse elevador embutido pois está fora do habitáculo do ônibus e reduz sensivelmente o barulho causado por buracos e desníveis nas vias, protege mais o mecanismo contra vandalismo, visto que os de porta ficam com os comandos muitas vezes expostos e qualquer um com má intenção pode danificar. O melhor dos mundos seria o piso baixo ou o mesmo sistema dos ônibus rodoviários, mas, como sabemos, aí seria pedir demais dos gestores...

  • Gustavo 28/09/2017 17:01

    Quem conhece a realidade de operação da Vera Cruz sabe que a questão vai muito além de liberar espaço no salão pra passageiro pagante. Tá cheio de foto aqui no site dos elevadores agarrados no chão e completamente avariados pela condição lamentável de pavimento que os carros dela trafegam nas ruas de Belford Roxo...

    Digo o mesmo pra quem fala sobre piso baixo aqui, numa foto da Vera Cruz. Imaginar que é viável operar um carro desse tipo em locais onde asfalto e saneamento básico é um sonho distante é no mínimo utopia... É difícil operar até dianteiro, e nesse ponto é louvável ver que a empresa segue investindo em veículos com suspensão a ar.

    Estética não deveria ser um critério relevante aqui. Feio ou bonito, o importante é garantir a acessibilidade, apesar de todas as adversidades. Pode não ser a solução perfeita, mas é sem dúvidas a que melhor concilia hoje o interesse de quem anda e de quem opera o ônibus.

  • Edson 29/09/2017 15:30

    Gustavo de Albuquerque Bayde,
    ...mas é sem dúvidas a que melhor concilia hoje o interesse de quem anda e de quem opera o ônibus.

    Permita-me discordar:
    Aqui na RMGVitória este modelo de elevador ainda não foi adotado em nenhum veículo. Porém, pelos fotos publicadas aqui no OB, parece-me ser um sistema um tanto complicado de operar em linhas de grande demanda e/ou que trafeguem em vias arterias - p.ex. Av. Brasil, Pres.Vargas.... Por isso acredito que ele seja adequado apenas para linhas de baixa demanda, trajetos "ponta a ponta" tipo fretamentos, escolares,
    Penso que, se a prioridade for dar mais agilidade e fluidez à mobilidade urbana, a primeira opção seria o uso de veículos de piso baixo.

  • Leonardo Bruno 29/09/2017 18:59

    Edson Franchini Junior
    Mas infelizmente não nesse caso nas péssimas ruas da baixada, piso baixo não tem como operar em algumas partes da região...

  • Rafaell 02/10/2017 20:57

    Gustavo de Albuquerque Bayde
    Belford tem umas ruas horríveis! Fica complicado mesmo operar...

  • Gustavo 03/10/2017 19:00

    Edson Franchini Junior

    Qualquer elevador é trabalhoso, o modelo da foto acrescenta 3 ou 4 minutos apenas aos processos de armar e desarmar o mecanismo, o resto da operação é igual a de um elevador comum. É um transtorno mínimo em relação ao ganho no custo de manutenção, e na maior durabilidade pro usuário em relação ao de escada.

    Você fala no piso baixo pras vias arteriais, mas esquece que o trajeto de todas as linhas que trafegam por lá não se resume só a elas. Acredito que saiba que, além de terem um sistema de suspensão extremamente delicado graças ao sistema de ajoelhamento, veículos de piso baixo costumam sofrer bastante com avarias no chassi e assoalho devido a altura reduzida em relação ao solo. Com essas peculiaridades, acha que mesmo é viável operar veículos assim nos trajetos dentro de bairros? Nem mesmo a Av. Brasil que é a principal avenida da cidade oferece condições adequadas de tráfego a um veículo PB em toda a sua extensão. Quem depende dela todo dia sabe bem o estado de conservação do asfalto...

  • Edson 06/10/2017 17:49

    Então...somente para esclarecer: fiz o meu primeiro comentário nesta foto apenas por questão de oportunidade. Era a foto com esse tipo de elevador que estava na página inicial do OB no momento que eu estava motivado a comentar sobre o dispositivo.

    Reitero que esse dispositivo ainda me parece inadequado para uso no trânsito caótico das grandes cidades brasileiras.

    Imagine estar perto de um terminal de integração, com a conexão próximo de sair e parar em um ponto e ficar 3 a 4 minutos para operar o elevador....

    Concordo que o estado de conservação de nossas vias não colaboram, mas deveriam estar assim? Elas também são "peças" do sistema. Para que esse sistema funcione adequadamente e garanta a mobilidade esperada por todos, é de se esperar que suas peças cumpram o seu propósito, o que acredito que fica a desejar com o elevador em questão...

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Não foi possível localizar nenhum parâmetro técnico de câmera fotográfica associado a esta imagem.

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número RJ 112.024 que se encontra na identidade visual da empresa Auto Viação Vera Cruz - Belford Roxo, de Belford Roxo, Rio de Janeiro, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Apache Vip IV, fabricada pela encarroçadora CAIO. O chassi é um OF-1721L BlueTec 5, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por Leonardo Lopes, em 25/09/2017, na localidade de Belford Roxo, Rio de Janeiro, Brasil.

Referência Bibliográfica

LOPES, L. Auto Viação Vera Cruz - Belford Roxo RJ 112.024 em Belford Roxo por Leonardo Lopes - ID:5375260. Ônibus Brasil, 2017. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/leonardolopes/5375260> Acesso em: 13 jun 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Auto Viação Vera Cruz - Belford Roxo Belford Roxo, Rio de Janeiro, Brasil
Numeração:
RJ 112.024
Placa:
XXX0000
Carroceria:
CAIO
Apache Vip IV
Chassi:
Mercedes-Benz
OF-1721L BlueTec 5
Local:
Belford Roxo, Rio de Janeiro, Brasil
Autor:
Leonardo Lopes
Publicação:
25/09/2017 22:56