Marcopolo Viale BRT na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, por Jovani Cecchin. ID da foto: 4231636.
Bella Clara Turismo 2011 na cidade de Araquari, Santa Catarina, Brasil, por Tiago Manoel. ID da foto: :id.
Viação Paratodos > São Jorge > Metropolitana São Paulo > Mobibrasil 6 3028 na cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, por Renan  Bomfim Deodato. ID da foto: :id.
Viação Itapemirim 49013 na cidade de Resende, Rio de Janeiro, Brasil, por Flávio Oliveira. ID da foto: :id.
OT Trans - Ótima Salvador Transportes 20046 na cidade de Salvador, Bahia, Brasil, por Ramon Senna Santos. ID da foto: :id.
/ 4.038 acessos / 51 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Marcopolo Viale BRT em Caxias do Sul por Jovani Cecchin - ID:4231636

51 comentários

  • Everton 02/06/2016 20:17

    Esse não roda em teste em Porto Alegre. Porta dianteira da esquerda muito recuada.

  • Jovani 02/06/2016 20:18

    Everton Preto
    Tem demanda pra um carro assim em POA??

  • Cristofer 02/06/2016 20:31

    Jovani Cecchin
    Corredores da sertorio veja: Sopal, navegantes,soul,nortran

  • Mario 02/06/2016 22:04

    Fofinho massa rapaz...

  • Gabriel 02/06/2016 22:16

    Isso sim é um padron BRT, aqui em BH só tem padron's dianteiros, quem dera se aqui tivesse alguns desses.

  • Marcos 02/06/2016 22:34

    Será que vai para Recife?
    As plataformas lá comportam um carro assim.

    Só essa traseira que ficou parecendo uma churrasqueira

  • Wellington 02/06/2016 22:36

    Vai passar por aqui. #sóquenão

  • Giangiulio 02/06/2016 22:54

    Que comece as especulações

  • Anthony 02/06/2016 22:54

    Que maravilha " Scania "

  • Bernardo 02/06/2016 23:02

    Boa noite a todos! Tenho uma duvida aqui sobre esses chassis urbanos traseiros da Scania.....pq esses modelos tem a roda de tração diferente da padrão Scania, aquela pontuda no caso? Parabens pela foto, parceiro!

  • Claiton 02/06/2016 23:16

    Bernardo Lima
    O eixo de tração é diferente, porque nesse caso, ele tem redução nos cubos, além da redução normal. O eixo pontudo não tem redução nos cubos, apenas a redução normal.

  • Bernardo 02/06/2016 23:19

    Claiton Reis
    Muito obrigado por esclarecer a duvida, amigo! Grande abraço.

  • Manoel 02/06/2016 23:26

    Jovani Cecchin Show lindo registro parceiro parabéns!!!

  • Danilo 03/06/2016 01:11

    Padrão Rio de Janeiro

  • Bruno 03/06/2016 06:47

    Um desse que é ideal para as linhas Troncais do Move em Belo Horizonte.

  • Samuel 03/06/2016 08:19

    Padrão BH!

  • Everton 03/06/2016 10:41

    Jovani Cecchin
    Sim, tem demanda. Só que pra POA teriam que corrigir a configuração das portas. E agora as linhas B02 e B09 foram alteradas e passam por toda a extensão do corredor da Sertório só que expresso.

  • Raul 03/06/2016 12:08

    Adoro essa traseira! Parece que falta uma porta no carro haha

  • Fabrício 03/06/2016 12:21

    Gabriel Tiago Santos de Souza
    Ficaria ótimo em muitas linhas do Move que passam pela Cristiano Machado, tanto do Metropolitano quanto do de BH.

  • Everton 03/06/2016 12:22

    E Essa traseira toda gradeada por causa do enorme radiador.

  • Lucas 03/06/2016 13:20

    Gabriel Tiago Santos de Souza
    Você falou o que eu iria dizer no comentário .
    mas fazer o que se esses empresários que temos em BH são mãos de vaca.

  • Luccas 03/06/2016 14:56

    Everton Preto
    Jovani Cecchin
    Cristofer Carvalho Pinto
    Corredor da Sertório,na atual configuração,cheio de linhas radiais inúteis???E ainda mais trucado??? Não vlw.
    Trucado ainda bem que não vem essa m.e.r.d.a. mais,antes um articulado,tem mais capacidade que isso.

  • Everton 03/06/2016 16:44

    Luccas Vargas
    Por falar nisso, a novidade da peonada é que vem articulado trucado pra SOUL.

  • Jorge 03/06/2016 20:52

    Pessoal e impressão minha ou esse terceiro eixo e direcional?

  • Geraldo 03/06/2016 21:20

    Claiton Reis


    O que achas da questão da ventilação traseira dos motores urbanos e rodoviários?? Nos últimos tempos temos tidos alguns problemas nesse sentido (vide caso dos BRT em BH). Aqui no Piauí, a empresa da minha cidade comprou cerca de 8 O 500 RS ex Guanabara e temos percebido que os veículos, desde o conjunto mecânica a carroceria, tem sofrido com as altíssimas temperaturas (anormalmente mais altas esse ano, beirando os 40º em média). Sempre viajei nas ultimas fileiras e nesses O 500 é nítida a entrada de calor do motor, quando em operação, para o salão dos passageiros, coisa que não percebo quando rodo nos O 400, mesmo estes tendo quase 20 anos de uso. Parece que a decisão de lacrar o máximo possível o motor sob alegação de que o sistema atual de ventilação é mais eficiente não é tão acertada assim, vez que nos O 400 com duas ou três aberturas para ventialção não sinto esses transtornos, mas no O 500, com apenas uma grade lateral de ventilação e uma pequena no alto da tampa tarseira, sempre sinto isso, principalmente quando viajo no turno na tarde. Sem falar que nos O 500 mais recentes estão vindo com vedações até na parte de baixo do motor, ficando apenas um pequeno orifício para a descarga.

  • Daniel 03/06/2016 21:29

    Geraldo Veras
    Não é à toa que abriram uns buracos a mais no capô traseiro de alguns Viales O-500 da Carris aqui em Porto Alegre.

  • Cristofer 03/06/2016 22:47

    Luccas Vargas
    Concordo... so comentei onde ha o "sistema brt" em poa

  • Káio 03/06/2016 22:57

    Esse carro é da Scania.

  • Káio 03/06/2016 23:00

    Bernardo Lima
    Boa noite a todos! Tenho uma duvida aqui sobre esses chassis urbanos traseiros da Scania.....pq esses modelos tem a roda de tração diferente da padrão Scania, aquela pontuda no caso? Parabens pela foto, parceiro!

    Isso é pra evitar quebra de diferencial. Em veículos normais, a redução é feita entre o pinhão e a coroa do diferencial.
    Já nesses eixos "pontudos", a redução é feita no semi-eixo, e é feita por engrenagens planetárias. Nesse tipo de eixo de redução de semieixo por planetárias, a relação de transmissão entre coroa e pinhão é 1:1.

  • Richard 03/06/2016 23:22

    Com certeza não é para o RJ. BRT no RJ somente com 340 CV. Mas bem que seria uma boa. Scania é sempre um show à parte. Se tivesse um motor tipo os Neobus da Prata K340 aí sim o casamento perfeito seria realizado.
    Belo carro!

  • Cristofer 03/06/2016 23:29

    Everton Preto doppio de novo?

  • Claiton 03/06/2016 23:36

    Geraldo Veras
    Realmente a temperatura ambiente aumentou ao passo que as aberturas nas carrocerias diminuíram. Mas isso começou com as atualizações das normas Euro, creio eu, porque antigamente as carrocerias eram mais "abertas", rs.

    Porém, parece que isso está sendo revisto, porque os chassis O-500 artculados estão vindo com mais grades nas carrocerias, como nas fotos abaixo. E agora a Scania está testando seus chassis urbanos com gardes dos dois lados e essa na tampa traseira. Se não me engano, os radiadores foram reposicionados para defronte do motor, por isso essa grade na tampa.

    http://www.onibusbrasil.com/foto/4189923/
    http://www.onibusbrasil.com/foto/2745523/

    Com relação à vedação feita na parte de baixo do motor, o colega Wagner Castro comentou o seguinte:

    "Não só a grade mudou, a parte de baixo do compartimento do motor, tambem foi toda lacrada com chapas de alumínio, pois com a parte inferior do compartimento aberta, o vento que vem por baixo do carro mantinha todo o ar quente produzido, dentro do compartimento sem local para sair. Agora com o fundo do compartimento lacrada, o ar quente que desceria para o asfalto e voltaria mais quente pra dentro do motor agora bate na chapa de aluminio e sobe direcionada diretamente para a grade da tampa. No modo antigo, o compartimento do motor chegava a atingir 128*C, e agora com a nova estrutura da carroceria, a temperatura maxima que chegou a atingir dentro do compartimento, foi 84*C."

  • Cicero 04/06/2016 00:39

    Na minha opinião Padron dianteiro, como um colega citou aí acima, é uma aberração.

  • Luccas 04/06/2016 00:52

    Everton Preto
    kkkk essa só vendo,vão trazer pra puxar figueirão via tudo e travar na São Pedro?? kkkk

  • Everton 04/06/2016 12:09

    Cristofer Carvalho Pinto
    Se viesse seria Doppio.

  • Marcos 04/06/2016 18:17

    Gabriel Tiago Santos de Souza
    Bruno Santos
    Lucas Costa
    Esse exemplar certamente seria ideal para operar linhas do Move BH operadas por não articulados. E não precisa de ser trucado não. Imaginem um desses operando uma 6350 ou uma 5250 da vida?
    Nós de BH sentimos envergonhados, já que o nosso BRT é o único do mundo onde roda carros de motor dianteiro... aqui o ódio das empresas pelo ônibus de motor traseiro é tão intenso quanto o ódio de Hitler pelos judeus... sorte nossa é que não se fabrica mais articulados de motor dianteiro!

  • Jovani 04/06/2016 21:14

    Luccas Vargas
    Essa história dos Art. Trucados da Soul tá muito mal contada.. só vendo um pronto em Erechim ou CXS pra poder acreditar.

  • Mineiro 05/06/2016 16:18

    Esse poderia ser do RJ sim, apesar de eu acreditar que ele é da Scania. Parece mais um protótipo Euro 6 do K310 dela.

    Inclusive, espero F360 no BRT TransBrasil.

  • Luccas 05/06/2016 18:23

    Jovani Cecchin
    Tá fedendo a r. peão essa história da SOUL só acredito vendo.

  • André Luiz 06/06/2016 14:17

    BRT do Rio em relação a potência exige-se partir de 340 cv no caso somente para articulados. Veículos não articulados podem ter menos de 340cv vide os O500M que rodam na Zona Oeste.

  • André Luiz 06/06/2016 14:19

    O Chassi Scania F360 não está apto a rodar no sistema do Rio pois os BRT`s só podem ser com motor traseiro ou central.

  • Leonardo Bruno 28/07/2016 02:39

    Ele cairia perfeitamente bem no ramal Campo Grande x Santa Cruz do BRT Transoeste aqui no Rio de Janeiro... Pois neste ramal rodam tocos além dos articulados, e algumas unidades dessas ficariam perfeitas no sistema, pois seria o intermediário entre os tocos e os articulados, e como eles possuem 310hp sem articulação, rodariam macios! O grande problema seria mesmo da conservação das empresas e dos passageiros vândalos que circulam neste ramal...

  • Daniel 28/07/2016 10:14

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Negligência na manutenção é complicado, já o vandalismo só se resolve rasgando a cartilha do "direito dos mano"...

  • Leonardo Bruno 28/07/2016 17:40

    Daniel Girald
    Ih, nem te falo meu camarada... As empresas que operam neste trecho do BRT Transoeste são todas elas horrorosas, péssimas em manutenção e no atendimento ao cliente, um carro desses como na foto, estaria em frangalhos rapidamente!!! Mas, no entanto, seria uma ótima aquisição sim, porém, acho que impossível...

    O "direito dos mano" é complicado, pois assim como o BRT Transoeste, o Rio de Janeiro se tornou uma cidade-favela e terra sem lei... Falo isso com propriedade pois sou da cidade e estou vendo o caos que ela se tornou!!! Diferente de muitos hipócritas que moram aqui e só enxergam a "cidade maravilhosa" como se fosse o melhor lugar do mundo sem problema nenhum...

    Claro, que violência existe em todos os lugares e está em todo o país, mas o problema daqui não é somente a violência, e sim a falta de educação exacerbada da população e o jeitinho malandro de sobrevivência, coisa que sempre odiei...

  • Daniel 28/07/2016 22:05

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    O "direito dos mano" é complicado, pois assim como o BRT Transoeste, o Rio de Janeiro se tornou uma cidade-favela e terra sem lei... Falo isso com propriedade pois sou da cidade e estou vendo o caos que ela se tornou!!! Diferente de muitos hipócritas que moram aqui e só enxergam a "cidade maravilhosa" como se fosse o melhor lugar do mundo sem problema nenhum...

    Aí entra também a questão da glamurização da favela na mídia, alçando problemas como o vandalismo das pichações e grafites e a promiscuidade dos bailes funk financiados pelo tráfico à condição de "manifestações culturais", entre outras inversões de valores.

    Claro, que violência existe em todos os lugares e está em todo o país, mas o problema daqui não é somente a violência, e sim a falta de educação exacerbada da população e o jeitinho malandro de sobrevivência, coisa que sempre odiei...

    A exaltação da "malandragem" carioca e a imposição do carnaval, samba e pagode como expressões máximas de uma "cultura popular" sem levar em conta particularidades regionais espalham esse mesmo problema da falta de educação exacerbada para outros lugares. E nisso eu acredito que a Globo seja uma das raízes do problema.

    Enfim, num contexto desses, torna-se até compreensível o desejo de frotistas não investirem tanto em qualidade para atender a uma população selvagem que de um jeito ou de outro vai dar prejuízo através de vandalismo, evasão de tarifa e outras condutas inadequadas.

  • Leonardo Bruno 29/07/2016 16:17

    Daniel Girald
    Exato! Concordo em gênero, número e grau com tudo o que você disse!!! Eu não assisto TV e detesto a Rede Globo, mas infelizmente ela está fazendo a parte dela, dando o que o povo quer saber e se interessa, ou seja, futilidades, e é isso que dá ibope...

    Mas a questão dos investimentos em uma frota melhor, depende dos governos obrigarem e subsidiarem, pois se dependermos apenas do empresariado, estaremos andando de OF-1519 sem ar condicionado, com piso de alumínio, sem nada e ainda pagando a passagem embarcada no dinheiro pelo resto da vida...

  • Leonardo Bruno 29/07/2016 16:20

    Daniel Girald
    No entanto, como a grande maioria da população também não se interessa por transporte, acha que só apenas o ônibus chegar rápido ao ponto e correr igual um doido pelas ruas é o interessante, vamos continuar nisso eternamente...

  • Igor 29/07/2016 16:23

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Fala, rapaz! Olha, eu já falei pra vc tomar cuidado com o coração, hein... calma, o empresário, não tá nem aí, pra gente. E não só ele, mas, principalmente, os governantes.

    Eu não vou aqui ficar igual aquele cidadão do #ForaPT #ForaTemere #Fora PMDB, não, como se isso fosse adiantar... aquele cara é sem noção. Mas, a maior culpa de tudo, é dos governantes.

    Bela foto, Jovani. Esse aí, já tem destino?

  • Igor 29/07/2016 16:28

    Ah, agora q eu li ali acima... o ônibus é da Scania.

  • Daniel 29/07/2016 21:23

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    a questão dos investimentos em uma frota melhor, depende dos governos obrigarem e subsidiarem, pois se dependermos apenas do empresariado, estaremos andando de OF-1519 sem ar condicionado, com piso de alumínio, sem nada e ainda pagando a passagem embarcada no dinheiro pelo resto da vida

    Pelo menos aqui em Porto Alegre, até onde eu me lembre, o motor traseiro é obrigatório em chassis com menos de 210cv. Já depender de subsídios fica mesmo difícil, mas já seria bom se o governo atrapalhasse menos e isentasse de impostos o combustível (desde o óleo diesel e até eventuais substitutivos como biodiesel, etanol e biometano) e talvez até algumas peças de reposição utilizados no transporte de passageiros (embora no caso do combustível fique mais fácil auditar e prevenir a evasão fiscal).


    como a grande maioria da população também não se interessa por transporte, acha que só apenas o ônibus chegar rápido ao ponto e correr igual um doido pelas ruas é o interessante, vamos continuar nisso eternamente

    E depois ainda reclamam do preço sueco por esse serviço africano que nos é prestado...

  • Luiz Fernando 06/11/2016 00:20

    Boatos que fará testes por aqui nos próximos dias!

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
Canon
Modelo da Câmera Fotográfica
Canon PowerShot SX160 IS
Tempo de Exposição
1/1000
ISO
160
Valor da Velocidade do Obturador
319/32
Valor de Abertura
181/32
Valor Máximo de Abertura
139/32
Abertura (fnumber)
71/10

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número Viale BRT que se encontra na identidade visual da empresa Marcopolo, de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Viale BRT, fabricada pela encarroçadora Marcopolo. O chassi é um K310IB 6x2, fabricado pela Scania. A fotografia foi publicada por Jovani Cecchin, em 02/06/2016 e consta como tendo sido registrada em 02/06/2016, na localidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referência Bibliográfica

CECCHIN, J. Marcopolo Viale BRT em Caxias do Sul por Jovani Cecchin - ID:4231636. Ônibus Brasil, 2016. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/jovanibus/4231636> Acesso em: 16 abr 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Marcopolo Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
Numeração:
Viale BRT
Placa:
IUF9246
Carroceria:
Marcopolo
Viale BRT
Chassi:
Scania
K310IB 6x2
Local:
Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
Data:
02/06/2016 10:40:36
Autor:
Jovani Cecchin
Publicação:
02/06/2016 20:16