VSFL - Viação São Francisco 260 na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, por Jovani Cecchin. ID da foto: 1318573.
Expresso Gardenia 3535 na cidade de Itajubá, Minas Gerais, Brasil, por Matheus Antonio da Silva. ID da foto: :id.
Volkswagen Ônibus e Caminhões - MAN Latin America SN na cidade de Piracicaba, São Paulo, Brasil, por Juliano Sgrigneiro. ID da foto: :id.
Viação Santa Cruz 8430 na cidade de Itajubá, Minas Gerais, Brasil, por Matheus Antonio da Silva. ID da foto: :id.
Volkswagen Ônibus e Caminhões - MAN Latin America SN na cidade de Piracicaba, São Paulo, Brasil, por Juliano Sgrigneiro. ID da foto: :id.
/ 2.199 acessos / 102 comentários / Compartilhar no WhatsApp

VSFL - Viação São Francisco 260 em Caxias do Sul por Jovani Cecchin - ID:1318573

102 comentários

  • Ricardo 02/10/2012 16:48

    esse demorou a sair de fabrica..putz!!!

  • Junior 02/10/2012 16:49

    Show !

  • Marcos 02/10/2012 16:52

    esse ai e volks mesmo? tem certeza? ta parecendo mais um mercedes ou volvo

  • Marcos 02/10/2012 17:29

    galera, esse aí não é fuscão mesmo não, corrige aí. fica a dúvida se é mercedes ou volvo, eu acho que é volvo.

  • Ricardo 02/10/2012 17:30

    é volks sim. foi o primeiro chassi comprado.. ta na fabrica para ser produzido a mto tempo.

  • Michel 02/10/2012 17:32

    Creio que seja MB este ai.

  • Ricardo 02/10/2012 17:32

    se for MB é OF 1724

  • Marcos 02/10/2012 17:38

    pelo tamanho do alojamento do painel(parte de trás do painel) não parece vw, eu to achando que é volvo b270 f sim, bem que falaram que dos euro 5 não viria só fuscão na vsfl, viriam outros pra testes(mercedes e volvo), podem ter certeza, o volvo urbano está de volta a jf, não sei se esse ai é volvo, mas é certo de que vai vir um pra vsfl.

  • Marcos 02/10/2012 17:43

    pelo que eu vi em umas fotos de torino volvo b270f esse ai realmente é volvo, mas mesmo assim eu nao tenho certeza, preciso que alguem confirme

  • Mairan 02/10/2012 17:43

    Perfeita foto desse torino 2007

  • Marcos 02/10/2012 17:44

    alem disso o painel do vw euro v no torino é baixo e esse ai é alto

  • Marcos 02/10/2012 17:48

    mas olhando os adesivos colados no para brisa, mesmo não dando pra ver direito da pra ver que não tem nenhum adesivo de fábrica da mercedes e todo onibus novo vem com adesivo do fabricante do chassi, e da pra ver que realmente não tem nenhuma estrela de adesivo, ou seja, esse ai tambem não é mercedes. pode ser que torino vw euro v esteja vindo agora com o painel mais alto, mas mesmo assim eu duvido que esse seja vw, pra mim ele é volvo com certeza

  • Marcos 02/10/2012 17:54

    alguem ai pode confirmar se é volvo?

  • Marcos 02/10/2012 18:00

  • Rafael 02/10/2012 18:06

    MBB OF 1724 E5.

  • Marcos 02/10/2012 18:26

    olhem o primeiro adesivo (o primeiro de cima pra baixo), mas tem que olhar bem mesmo, ta parecendo o simbolo da volvo, que é um círculo com uma setinha pra cima(simbolo do sexo masculino). olhando pro adesivo dá impressão de que é uma figura redonda, mas se olhar bem mesmo dá pra ver que não é só uma bolinha, parece que é o símbolo da volvo. é galera, parece que o volvão dianteiro chegou a vsfl, e melhor ainda a jf

  • Wagnner 02/10/2012 18:44

    Marcos Ornelas Martins Assis

    o Primeiro adesivo é do banco Moneo, o banco da marcopolo. Não sei qual o chassi desse distinto carro, mas sei, que tem um lote de 15 chassis OF1724 que a empresa comprou ainda no fim do ano passado que não foram entregues por problemas na homologação das carrocerias entre encarroçadoras e Denatran para fabricarem sobre OF1724.

  • Wagnner 02/10/2012 18:48

    aquele ultimo adesivinho amarelo colado proximo ao adesivo de cadeirante, é identico ao adesivo de PDI da Mercedes-Benz. Jovani, confirma ai pra nós valeu!!!!!

    abraços a todos!!!!!

  • Marcos 02/10/2012 18:53

    é, depois de uma triste notícia sobre a falencia da busscar, vem um lindo volvo pra vsfl como consolo, foi a melhor notícia que eu ja recebi de onibus em jf.
    finalmente acabou a mesmice de vw e volvo em nossa cidade.

    e venho lembrar que mesmo com a falencia da busscar decretada, não é o fim, pois a caio chegou a ter a falencia decretada, mas ai o grupo ruas conseguiu em um acordo na justiça e com os falidos donos da caio assumir seus direitos de fabricação e ocupou suas instalações no sistema de comodato, pois estavam bloqueadas na justiça e a registrou como se fosse uma nova marca chamada induscar pra não herdar suas dividas e deixou caio so como nome fantasia. em 2009 os bens da falida caio foram leiloados e a induscar os comprou, com isso suas instalações passaram a ser definitivamente da induscar. hoje ela é lider na produção de carrocerias urbanas.

    tenho certeza que quem quiser fazer isso com a busscar vai sair no lucro, pois vai herdar seus urbanos lindos e atualizados, apesar de ter que atualizar sua linha de rodoviarios, que mesmo com design ultrapassados são bem melhores e mais bonitos que qualquer g7 da marcopolo e campione da comil., mas vai ter que tomar cuidado pra não herdar as dividas da busscar.

    tenho certeza que isso vai acontecer, mas infelismente o mais provavel de fazer isso é a caio ou a marcopolo, mas tem grande chance de a itapemirim fazer isso

  • Marcos 02/10/2012 18:54

    esse ai deve ser volvo mesmo

  • Marcos 02/10/2012 19:18

    to ancioso pra saber, esse ai é volvo ou não?
    esse adesivinho amarelo não é próprio do mercedes, pois nem todos tem ele.

  • Matheus 02/10/2012 19:36

    Por acaso Jovani ali do lado é um Ideale da Translitoral?

  • Marcos 02/10/2012 19:36

    Herick Jorge Athayde Halfeld
    tem certeza? por onde voce conseguiu ver na foto que é volvo? é que eu me enganei quanto ao primeiro simbolo

  • Christian 02/10/2012 20:19

    Creio que seja o primeiro VW-17-230EOD Euro V em JF.

  • Josenilton 02/10/2012 21:08

    Christian Fortunato
    JÁ TEM TORINO DA TUSMIL VOLKS EURO 5
    http://onibusbrasil.com/foto/1198472/

  • Mineiro 02/10/2012 21:33

    Esse é Mercedes mesmo.
    E esse estar na fábrica até hoje explica o por que de ninguém ver OF-1724 nas ruas.

  • Daniel 02/10/2012 22:40

    Alguem sabe se vai vir Mercedes na Tusmil também?

  • Marcos 03/10/2012 00:01

    Daniel Joseph
    eu creio que não. esse ai é pra testes, assim como o 240. bem que falaram que viriam tres carros pra teste, um vw, um mercedes, e um volvo.
    o 240 é o vw, o 250 deve ser o volvo e esse ai é o mercedes, se bobear ele não é o of 1724 não deve ser o of 1721 mesmo.
    eu vo ser bem sincero, eu acho que o mercedes vai ser reprovado pela vsfl. ela deve ficar com o volvo, por ser mais forte e usar motor mwm, que ela ja ta acostumada a trabalhar, e alem disso o volvo é bem leve, com rolamentos livre de manutenção. ou se bobear a vsfl vai ficar com o fuscão mesmo, por dispensá-la da preocupação do arla, sendo que o 17-230 od euro v tem o mesmo torque que o mb of 1724 e gasta bem menos combustivel e é bem mais forte que o of 1721 euro v, que é bem fraquinho por sinal. na boa eu estudo na ufjf e quando um dos mercedes do 525 ta lotado ele chega a pedir até primeira marcha na subida da itamar franco, se fosse of 1721 euro v ele iria parar no morro e os estudantes iam sair no prejuiso e olha que esse problema de perder força nos mercedes dessa linha nessa subida ocorre com muita frequencia.

  • Marcos 03/10/2012 02:38

    sinceramente, o torino g7 é feio demais, pra mim o torino mais bonito que ja existiu foi o gv. mas dizem que o torino g7 vai sair de linha pra dar lugar a um novo torino totalmente reestilisado, mas ja tava na hora, ele pode ate ser da geração 7 da marcopolo, mas ta muito ultrapassado. pra mim ele não vai deixar saudades

  • Marcos 03/10/2012 03:15

    e o fato desse mercedes ai ta agarrado até hoje na fábrica pode ser mais um motivo pra vsfl reprovar o mercedes euro v. eu bem acho que a vsfl vai continuar com o vw.

  • Daniel 03/10/2012 05:14

    Marcos Ornelas Martins Assis
    Tem razão, Torino 2007 ja ta enjuando já, tá ultrapassado. Mais em relação à Tusmil, veio uma quantidade de EURO V Volks boa pra empresa, achei que seria o mesmo na VSFL.

  • Rodrigo 03/10/2012 09:40

    Esse ai tá com cara de Mercedes, provavelmente OF-1721.

    Olha a foto de um 17.230 OD Euro V: http://www.onibusbrasil.com/foto/1254619/

    Agora olhem a foto de um OF-1721 e reparem que ele tem até o tal adesivo amarelo: http://onibusbrasil.com/foto/1272488/

  • André 03/10/2012 11:17

    Esse é OF-1724

  • Mineiro 03/10/2012 11:34

    Herick Jorge Athayde Halfeld
    Não sei. É Mercedes, o modelo não dá pra saber.

  • Wagnner 03/10/2012 18:20

    Herick Jorge Athayde Halfeld

    a empresa compra para testar assim como a visate fez com o VW em caxias do sul tb!!!!!!

  • Eder Francisco 03/10/2012 21:30

    VW não é, muito provavel ser MBB, agora resta saber se 1721 ou 1724, ou será que é volvo? Se for, que beleza, tomara que aprovem e fiquem com Volvo, vai ser bonzão subir a Itamar Franco de B270F.

  • Marcos 03/10/2012 22:30

    será que esse é realmente of 1721 euro v? se for, sua reprovação é certa, se for o of 1724, ate tem chance de ser aprovado, mas parece que a vsfl ja escolheu: o vw 17-230 od euro v, pois esse ta agarrado na fabrica a 6 meses mais ou menos, enquanto esse ai não era liberado, a vsfl comprou 7 vw euro v pra tusmil, que vieram junto com o 240 da tusmil, que é pra testes, assim como esse ai e o volvo que ta pra chegar. pra esclarecer a duvida de nosso herick jorge, o onibus pra testes, quando é cedido pelo fabricante como amostra ele vem com placa verde, mas quando a empresa compra ela pra testes, como foi esse caso e o do 240, ele vem com placa comum e fica la ate a empresa vender ele, que custuma ficar 10 anos, assim como os outros.

  • Marcos 03/10/2012 22:31

    Resumindo: o mercedes ta praticamente reprovado pela vsfl

  • Marcos 04/10/2012 01:02

    E aproveita e corrige ai, esse não é o of1721 euro v e sim o of 1724, mas mesmo assim o mercedes ta praticamente reprovado, parece que ela ja escolheu o destino dela: vw euro v.

    da pra ver que esse é o of 1724, pois ele tem os cabos passando em frente ao radiador, enquanto o of 1721 os cabos não passam em frente ao radiador. isso é ruim, pois os cabos tanto podem atrapalhar a passagem do ar pelo radiador, fazendo o motor esquentar mais e gastar mais combustivel, alem de dar mais problema no motor e pode tambem diminuir a durabilidade desses cabos(isso eu não tenho certeza).

    e um detalhe que eu não tinha percebido ele ta em caxias do sul e não em duque de caxias. ol que ele ta fazendo lá? será que a vsfl desistiu dele? ou será que ela comprou de uma empresa do sul que tinha desistido dele? o of 1721 euro v tem tambem cabos passando em frente ao radiador, porem bem menos que esse ai e com isso menos problemas. mas me corrijam se eu tiver errado.

    mas eu tenho quase certeza que o mercedes euro v vai ser reprovado pela empresa, isso se ela não os devolveu como ta parecendo que acontec eu com esse ai ou se os comprou de uma desistencia de outra empresa.

  • Marcos 04/10/2012 01:09

    e corrigindo o of 1721 euro 5 os tem sim cabos passando em frente ao radiador, mas não igual esse ai,que pra mim é of 1724, pois esse ai tem mais cabos passando em frente ao radiador, mas se for o of 1721 podem contar que será a primeira e ultima vez que a vsfl compra mercedes euro5, pois o vw 17-230 od euro 5, que pra mim foi o que ela escolheu para ser padrão das proximas renovações é mais barato, mais forte e não usa arla. eu não duvido nada que esse ai ta a venda. pode ser que a vsfl desistiu dele

  • Marcos 04/10/2012 01:09

    afinal ele não ta em caxias do sul atoa, pois era pra ele ta em duque de caxias

  • Rodrigo 04/10/2012 09:09

    Herick Jorge Athayde Halfeld

    A Marcopolo encarroça Volvo B270F em Duque de Caxias sim, eu já vi algumas fotos de Torinos encarroçados sobre Volvo B270F no Petrobus que foram tiradas no pátio da Ciferal.

    É estranho mesmo esse carro estar em Caxias-RS, talvez ele nem venha para cá mesmo. E sobre o Volvo B270F aqui em JF não estou levando muita fé não, infelizmente.

    Marcos Ornelas Martins Assis
    Eu também achei OF-1721 Euro V bem fraquinho. Eu andei no Neobus da VSCL e achei ele bem fraquinho, até dá conta do recado pela linha que faz, mas falta potência. Talvez com entreeixo curto ele tenha um desempenho melhor.

  • Daniel 04/10/2012 11:02

    Herick Jorge Athayde Halfeld
    Marcos Ornelas Martins Assis
    Esse tambem to começando a achar que é Mercedes.

  • Eliton 04/10/2012 12:41

    Galera, é mercedes sim, da uma olhada em um painel de volvo e comparem a diferença http://onibusbrasil.com/foto.php?photo=1218695

  • Marcos 04/10/2012 14:53

    galera, eu sei que é mercedes, mas esse ai eu to achando que é 1724 e não 1721 euro v como inscrito ai na foto. mas se for of 1721 o mercedes ja pode contar como reprovado pela vsfl, por motivos que eu ja falei. se bobear esse ai pode nem começar a rodar em jf, pode ser que a vsfl desistiu dele e uma empresa do sul comprou ele ai mandaram pra caxias do sul pra repintá-lo, ou o contrário, a vsfl que o comprou de uma empresa que desistiu dele. mas a verdade é que a vsfl já escolheu: vw 17-230 euro v, pois os da tusmil pelo que vi foram comprados depois desse mercedes ai, e o motivo dela comprar vw é a demora pra sair da fabricar o mercedes, e isso pode ser uma enorme desvantagem pra empresa, que pode não querer comprar mercedes nunca mais por conta disso

  • Marcos 04/10/2012 15:41

    galera, acbei de ficar sabendo que a vw acabou de lançar o novo 17-260 od euro v 6 cilindros, essa informação eu vi no próprio site, mas lá não fala o motor dele. alguem sabe me informar se é mwm, cummins ou man mesmo?
    e tem outra a iveco ta pra lançar o chassi s170 com motor dianteiro e suspensão ar, é isso mesmo suspensão a ar. ele vai fazer mais sucesso que o volvo b270f, podem apostar
    ele tem motor iveco com 280 cv e torque 950 nm.
    eu aprendi com o tempo que o motor não diz tudo, as veses o onibus pode não ter uma relação de torque com potencia boa, mas em compensação o chassi é excelente, que oferece excelentes itens de serie e tem um material muito bom, deixando qualquer outro chassi com boa relação de potencia com torque pra trás. o volvo b270f e o iveco são exemplos disso, e talvez tambem o novo vw 17-260 od euro v, que pode um dia ser o chassi escolhido pra renovação da vsfl e tusmil, bem com eu to torcendo pra ser o iveco, que só de ter suspensão a ar já o torna bem melhor que o volvo b270f, que pra mim fica em terceiro lugar em qualidade, pois na minha classificação, o iveco fica em primeiro lugar devido a suspensão ar que oferece muito mais conforto aos passageiros, em segundo o scania f250 e f310 que ficam empatados que oferece um excelente chassi e pra melhorar tem um senhor motor potente e muito forte, que pra mim ele é o melhor motor de onibus urbano do brasil, mas não tem suspensão a ar. e o volvo fica em terceiro pela sua leveza e baixo custo de manutenção, porem não tem suspensão a ar e nem motor proprio

  • Carlos Augusto 04/10/2012 19:44

    é 1721 mesmo gente

  • Eloisio Saraiva 04/10/2012 22:03

    Gente esse seria um OF-1721EV olha o painel http://onibusbrasil.com/foto/1269870/ e tambem OF-1724 é para linhas de pequenas e medias distancias tipo uma JF/Santos Dumont ou JF/Matias Barbosa o único 1724 encarroçado foi esse http://onibusbrasil.com/foto/1317324/.

  • Claiton 04/10/2012 22:14

    Marcos Ornelas Martins Assis
    O motor é o MAN D-0836. Com relação ao Iveco, a suspensão a ar é opcional, assim como a suspensão com molas parabólicas. De série a suspensão é com molas semi-elípticas.

  • Marcos 04/10/2012 22:38

    então galera pode ter certeza que o mercedes euro v será reprovado na vsfl, isso se ela não desistiu desse ai, pois não é atoa que ele ta em caxias do sul e não em duque de caxias. ou ele é desistencia de alguma empresa. sem contar que a vw acabou de lançar o 17-260 od euro v, com motor man d0836(o mesmo do 17-280ot) 6 cilindros com 260 cv e 900 nm de torque sistema egr e freio motor EVB. ele pode ser um enorme ameaça ao volvo b270f por não usar arla e terem torques quase iguais e pode ser escolhido para as renovações da vsfl. a iveco ta pra lançar o s170 que ta na fetransrio e tem motor dianteiro iveco com 280cv e 950Nm de torque e tem suspensão a ar como item de serie, e o unico chassi com motor dianteiro com suspensão a ar tanto na traseira quanto dianteira, isso pra mim ja faz dele o melhor chassi de motor dianteiro, pois quem mais vai sentir essa diferença são os passageiros, pois suspensão a ar é bem mais confortável, tomara que ele faça sucesso

  • Daniel 04/10/2012 22:39

    Afinal de contas esse 260 é Volks, Mercedes ou Volvo?

  • Claiton 04/10/2012 23:26

    Marcos Ornelas Martins Assis
    Marcelo, a Iveco oferecerá o "S-170" com 3 opções de suspensão: molas semi-elípticas que vem de série e molas parabólicas e suspensão a ar como opcionais. Além disso, a coluna de direção ajustável.

    http://www.blogiveco.com.br/tag/fetransrio/

  • Marcos 05/10/2012 00:49

    Claiton Reis
    Obrigado por me corrigir, poi voce enriqueceu essa informação, afinal o onibus brasil ta aqui pra isso, mas vale lembrar que só dele oferecer coluna de direção ajustável como ítem de série e freios ?Heavy Duty? com a maior área de atrito do mercado, garantindo frenagens mais suaves e prescisas sem sobressaltos e marcha e transmissão de última geração acionada por um sistema a cabo de engate de marchas com baixo esforço já faz dele o melhor chassi de motor dianteiro do brasil, alem disso o fato de ter 3 opções de suspensão, incluindo a pneumatica, que pelo o que eu vi na mesma fonte que voce deu a entender que é item de serie e a suspensão de molas semi-elípticas e molas parabólicas é que são opcionais, é uma grande vantagem pros empresarios, pois assim ele pode escolher em favor só dele escolhendo suspensão de molas semi elipticas ou parabolicas, ou pensar na qualidade do transporte optando pela suspensão a ar

    afinal esse realmente é o melhor chassi de motor dianteiro que ja apareceu brasil. alguem aqui concorda?. pena que ele só vai começar a ser fabricado na metade de 2013 e não esse ano.

    existe tambem o vw 17-260 od euro v, que dispensa o uso de arla e se não me engano tambem vem como opcional o cambio automatico e tem o mesmo motor do 17-280 otm euro v man d0836 6 cilindros só que com 260 cv. esse com certeza será um fortíssimo concorrente do volvo b270f e é certo de que venderá muito mais que o of 1724 da mercedes, que pelo que vi foi um fracasso de vendas, me corrijam se eu tiver errado.

    se bobear a vsfl vai começar a renovar com o novíssimo vw 17-260 od euro v, por ser forte, ter 6 cilindros e dispensar o uso do arla. e o presidente do grupo del rey falou em publico que os 10 vw 17-230 od euro v foram aprovados pela empresa e que vai continuar comprando dele e falou tambem que o sistema egr é bem melhor do que o scr, principalmente por dispensar o uso de arla.

  • Claiton 05/10/2012 01:12

    Marcos Ornelas Martins Assis
    Iveco S-170
    Motor:
    NEF 6 ID
    Cilindrada:
    6700cm³
    Potência:
    280cv
    Torque:
    950Nm a 1400 RPM
    Entre-eixos:
    5950mm
    Suspensão:
    Semi-elíptica (STD)
    Parabólica (OPC)
    Pneumatica (OPC)

    O 17.260 OD deverá receber o câmbio automatizado V-Tronic também como aconteceu com o 17.230 OD.

    Com relação à Del Rey, ele não disse que o sistema EGR é bem melhor que o SCR. Ele disse que o consumo de diesel do chassi com EGR é semelhante ao do veículo Euro 3.

    "João Batista Costa, diretor presidente do Grupo Del Rey, afirma que os dez ônibus VW 17.230 OD com tecnologia EGR que já compõem a frota da empresa têm apresentado desempenho significativo. ?O consumo tem sido semelhante aos veículos Euro 3, e a dispensa do ARLA 32 é uma enorme vantagem operacional?, relata."

  • Marcos 05/10/2012 02:05

    Claiton Reis
    valeu pela informação, eu concordo contigo, mas só do diretor da del rey falar que aqueles onibus tiveram um desempenho significativo, já mostra que a empresa gostou deles e só de falar que o fato desses onibus dispensarem o uso do arla é uma grande vantagem operacional ja mostra que eles preferem o egr

    pra mim no caso do consumo de combustível, o sistema egr e scr apresenta uma diferença insignificante. o scr as vezes pode economizar mais combustivel, mas so o fato do egr dispensar o uso do arla já o faz a melhor opção, principalemente no programa caminho da escola, onde os onibus chegam a andar no meio do mato. a questão do scr não é só o consumo do arla, mas sim a manutenção do sistema, que é mais cara que a do egr. só a bomba dosadora do scr custa mais de 3000 reais, isso em motor pequeno, no caso desses onibus grandes pode chegar a mais de 5000 reais, sem contar que por ser eletronica pode ser que ela queima com mais frequencia, sem contar que o arla tem que ter varios cuidados, alem dele ser altamente corrosivo e não poder ser armzenado em qualquer recipiente.

    agora mudando de assunto, o que foi o proconve p6(euro 4)
    qual a diferença entre ele e o proconve p5(euro 3)?
    e qual era o motor usado no mb of 1722 euro 2 que foi produzido entre 2003 e 2004 antes do of 1722M?

  • Claiton 05/10/2012 02:45

    Marcos Ornelas Martins Assis
    O que o diretor da Del Rey não disse é que eles tbm compraram OF-1721 E5. Tem até vídeo no youtube.

    Tanto o SCR quanto o EGR tem vantagens e desvantagens. O Arla não é nem um pouco corrosivo, tanto que se vc deramá-lo nas mãos, é só lavar com água. Sugiro que vc dê uma lida nesse link, pra saber mais sobre o Arla http://brasil.air1.info/pt/all-about-adblue/what-is-adblue/.

    A diferença entre eles é o nível de emissões determinado a cada Proconve. Aqui no Brasil não foi aplicado o Euro 4, que era pra ter entrado em vigor em 2009, se n me falha a memória., devido ao diesel não ter sido adequado na época.

    O motor do OF-1722 éra o mesmo do OF-1721 atual, o OM-924LA.

  • Eloisio Saraiva 05/10/2012 12:03

    Tomara que venda bem aki em BH esse S170.

  • Rodrigo 05/10/2012 16:10

    Eu quero ver é quem vai ter coragem de comprar esse novo chassi da Iveco.

  • Marcos 05/10/2012 18:22

    Claiton Reis
    lembrando que a del rey não tem padrão nenhum de chassi e acho que nem de carroceria, cada renovação vem de um jeito. no site da volvo tava escrito que o arla é sim corrosivo e que se derramasse nos cabos elétricos eles corriam grande risco de serem danificados, e nem tudo o que é corrosivo para os metais é corrosivo pra pele. o sódio é um exemplo disso, na pele não é corrosivo, pelomenos não muito quanto em outros metais e no vidros, mas na lâmpada vapor de sódio de alta pressão(aquelas lâmpadas alaranjadas usadas nas ruas) o tubo de descarga dela não pode ser de viro senão a pressão do vapor do sódio o corroe, por isso ele é feito de cerâmica.
    tem outra, no site da volvo diz que qualquer alteração do tanque do arla pode comprometer a estrutura do veículo.
    e eu te perguntei qual era o motor do of 1722 euro 2 que foi produzido entre 2003 e 2004, que foi substituido pelo 1722m euro 3, que por sua vez foi substituido pelo of 1721 euro 5.
    eu não me refiro a esse of 1722m que sai saiu de linha esse ano e sim aquele que foi produzido entre 2003 e 2004 que teve que sair de linha por não ter injeção eletrônica. ele tambem tinha 218 cv, mas acho que não era motor om 924la, pois não tinha injeção eletrônica, afinal qual era o motor dele? om 366 la?.

    enquanto a mercedes acaba de lnaçar a linha E5 com os motores om924la, om926la e om 457la, esses motores tão saindo de linha na europa que em 2013 entra a norma euro 6. o om 926 la foi substituido pelo om936 e o om457 foi substituido pelo om470.

    Eloisio Saraiva Silva Junior
    e eu torço para que o s170 da iveco venda bem em jf e que os empresários o escolham com suspensão a ar

  • Marcos 05/10/2012 18:24

    Herick Jorge Athayde Halfeld
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, é que eu me emplogo com o que escrevo

  • Daniel 05/10/2012 18:51

    Marcos Ornelas Martins Assis
    Faz parte né não Marcos? kkkkk

  • Eloisio Saraiva 05/10/2012 18:55

    Marcos Ornelas Martins Assis
    O Millennium que a VSLL teve era suspensão a ar né ?

  • Wagnner 05/10/2012 19:05

    so lembrando, que eu li na revista ''Eu Faço Parte'' de maio de 2012, em uma concessionaria mercedes, que a primeira empresa a ter comprado OF1724 foi a VSFL, que havia adquirido 15 unidades. Ja entrei em contato com a fabrica em São Bernardo do campo - SP, na pessoa de Cristiano Gomes, e ele relatou que os carros ainda não foram entregues por questão de homologação dos encarroçadores, tanto é, que esses carros eram para ser entregues de março para abril, pois os chassis foram levados para Caxias do Sul, ainda em dezembro. Esse problema tambem esta acontecendo na Caio, que tem 25 OF 1724 para entregar para a expresso modelo de belem, e não consegue homologar as carrocerias sobre esse chassi.

  • Claiton 05/10/2012 19:22

    Marcos Ornelas Martins Assis
    Sim, mas aí são reações químicas que ocorrem com a junção de determinados produtos químicos.

    Acho que vc deve ter entendido errado com relação ao Arla. Dá uma lida naquele link que te enviei aí para clarear as idéias, rs.

    Com relação ao 1722 Euro 2, o motor era o mesmo OM-924LA. Não existe OM-924LA SEM injeção eletrônica.

    Todos os OF-1722 Euro 2 e Euro 3 usavam o mesmo motor e passaram apenas por regulagens para atender a norma exigida na época.

  • Marcos 05/10/2012 20:59

    Claiton Reis
    obrigado pela informação
    Wagnner Castro
    então pode ter certeza que o mercedes ja ta reprovado vsfl, pois um chassi que tem dificuldades ate pra homologar uma carroceria sobre ele é uma desvantagem enorme para qualquer empresa. enquanto eles não vinham a vsfl comprou vw euro v que vieram rapidinho, por isso eu acho que a vsfl vai voltar a comprar só vw, só que provavelmente 17-260 od euro v por ter 6 cilindros

  • Marcos 05/10/2012 21:02

    Claiton Reis
    as informações contidas nesse link que voce me passou são pouco detalhadas, os que eu vi no site da volvo são mais prescisas se eu achar o link eu te passo.

  • Claiton 06/10/2012 15:04

    Marcos Ornelas Martins Assis
    Wagnner Castro
    Essa história de homologação tá mal contada, pq se todos os outros Euro 5 foram homologados e encarroçados normalmente, pq o OF-1724 teria problemas?.

  • Claiton 06/10/2012 15:15

    Marcos Ornelas Martins Assis
    O Arla é um só, pode pesquisar em outro sites, que eles vão dizer a mesma coisa.

    O Arla é uma mistura de 32,5% de uréia e água desmineralizada. Ele não é inflamável, não é toxico, não é explosivo e nem nocivo ao meio ambiente. Tanto que é classificado como produto de risco mínimo no transporte de fluídos.

  • Marcos 06/10/2012 17:23

    Claiton Reis
    sim cleitom, mas o arla tem uns cuidados especiais a serem tomados, ele realmente não é tóxico, não é nocivo ao meio ambiente, não é inflamável, não é tóxico, mas pode ser corrosivo em metais e esses cuidados a serem tomaods são mais detalhados onde eu vi no site da volvo, mas como foi publicado a muito tempo eu não consegui achar, mas o problema não é só a necessidade do arla, mas sim a manutenção do sistema scr é muito mais cara que a do egr, sem contar que o egr por ter dois turbocompressores ele fica mais forte. o egr é tão eficiente quanto o scr, mesmo economizando menos combustivel(a diferença é tão pequena que isso é insignificante no final, o que faz os custos do egr ficarem mais baratos), tanto é que os motores euro 6 na europa com excessão da iveco usam as duas tecnologias e o egr faz o consumo de arla cair mais de 50%.
    por isso eu digo, vale mais a pena investir no egr mesmo sendo mesmo economico, pois pelo fato da diferença de economia de combustivel ser insigificante, só o fato de dispensar o uso de arla o egr se torna mais vantajoso, sem contar que há relatos de motoristas que os caminhões egr da volks consomem menos combustível que os scr de qualquer concorrente, principalmente da mercedes
    quanto a dificuldade de homologação do 1724 é que ele foi projetado pela mercedes para

  • Marcos 06/10/2012 17:33

    continumédias e grandes distâncias, como nos onibus de fretamento e linhas intermunicipais por exemplo. e tambem pode ser que ele tenha algum tipo de irregularidade que o denatram não aprova em onibus urbanos ou algum erro no registro do projeto do chassi pela mercedes que o impossibilita de ser homologado em carrocerias urbanas, isso acaba que no final para o denatran fica por exemplo com se fosse encarroçar um comil piá em um scania k440 ib, ou seja quase impossível, mas pode ser tambem desculpa da vsfl pr não falar que ela desistiu desses mercedes ou a marcopolo não ta dando conta de fazer tantos chassis e ela inventou essa desculpa

  • Claiton 06/10/2012 18:40

    Marcos Ornelas Martins Assis
    Veja bem, vc tá misturando as informações:

    Com relação ao Arla, não precisa de nenhum cuidado extremo, basta que o local de armazenamento não receba luz solar direta no produto e que não seja nem muito quente e nem muito frio. Recomenda-se que o Arla seja guardado pelo prazo de 1 ano.

    A uréia que compõe o Arla, pode ser ligeiramente corrosiva para o aço, alumínio, zinco e cobre. Por isso as embalagens são plásticas. No entanto, o Arla é substancialmente biodegradável no solo e na água.

    Com relação à manutenção, ambos os sistemas necessitam de mais atenção por conta do diesel, que deve ser o S-10 ou o S-50. Porém, os resultados comprovaram que tanto em consumo de combustível quanto no quesito Densidade de Potência (potência/cilindrada) o sistema SCR teve desempenho 10% maior que o EGR. E quando se fala em manutenção estendida o SCR ganha disparado, o intervalo entre manutenção, o SCR se mostrou 50% mais barato que o sistema EGR, informações passadas pela Cummins.

    Sobre os turbocompressores, não é que o EGR usa dois turbocompressores. Na verdade, os motores MAN da linha D-08 é que utilizam dois turbos: um pequeno utilizado pelo motor em baixas rotações e outro grande, utilizado pelo motor em rotações mais elevadas. Mas isso não tem nada a ver com o EGR, os dois turbos foram projetados para aumentar a eficiência do motor em baixas e em altas rotações.

    Segundo as informações, os motores com sistema SCR tem intervalo de troca de óleo maior que os motores com EGR. Além disso, os motores EGR tem que usar óleo lubrificante sintético que são mais caros que o óleo lubrificante mineral usado pelos motores com SCR.

    Uma das desvantagens do SCR é o ganho de peso do tanque do Arla no chassi. Sem falar no custo do produto.

    Agora com relação ao 1724, ele foi projetado para os segmentos urbano, intermunicipal de curta distância e fretamento. Ele usa o mesmo motor do O-500 R e do Axor 1933. Sem contar que já tem 1724 na Unesul em Viaggio.

  • Marcos 06/10/2012 22:35

    Claiton Reis
    a cummins não pode ser usada como parâmetro pra saber qual sistema é melhor, se é scr ou egr, porque ela não tem a minima experiencia com egr, pois so a man tem experiencia com isso.
    até agora o unico of 1724 que eu vi foi o da unisul que era um viaggio, em carroceria urbana eu nunca vi

  • Marcos 06/10/2012 22:39

    ah e no final o egr mesmo com todos os detalhes que voce disse cleiton sai mais vantajoso, pois não foi atoa que a man que foi a primeira no mundo a fabricar motor a diesel e que tem muito mais experiencia que qualquer outra marca de onibus, por ser a mais antiga de todas adotou o sistema egr no brasil.

  • Claiton 07/10/2012 14:48

    Marcos Ornelas Martins Assis
    Quem disse a vc que só a MAN detém o conhecimento do sistema EGR?.

    Talvez vc não saiba, mas tanto a Cummins como a MWM tem motores com o sistema EGR tbm. Assim como a MB, Iveco, Scania e Volvo. Além disso, a própria MAN tbm tem motores com o sistema SCR.

    Ser a primeira a fabricar motor a diesel, não tem nada a ver com usar o sistema EGR ou SCR. Na verdade, o motor a diesel foi inventado pelo engenheiro alemão Rudolf Diesel e foi desenvolvido posteriormente pela MAN. E se vc olhar por esse lado, a MB praticamente inventou o ônibus e o caminhão, com mais de 125 anos de existência.

    Cara, cada sistema é adequado para cada tipo de motor, não tem essa de "esse é melhor, esse é pior". Ambos tem vantagens e desvantagens. Até pq, está muito cedo pra a gente saber qual é o sistema mais vantajoso.

    Assim, sugiro que vc dê uma lida nesses links, a respeito do EGR e do SCR e tire suas próprias conclusões.

    http://www.automotivebusi...d_noticia=11876

    http://pt-br.facebook.com...305390732866058

    http://www.transportes-xx...tigacao/bluetec

  • Marcos 10/10/2012 16:34

    Claiton Reis
    eu vou ser bem sincero, esse negócio de egr ou scr é mo caô, talvez bastasse um ajuste nas injeções e colocar algum tipo de filtro diferente no calatizador pra atender essa norma euro 5. acontece é que existem empresas especificas pra produzir o arla, como a yara por exemplo, que querem ganhara mais dinheiro ainda obrigando todos que comprarem euro 5 a comprar o arla, mas por outro lado existem empresas que querem vender mais o óleo sintético com o egr que os fabricantes propositalmente fizeram esse aceitar somente esse tipo de óleo e fizemram o motor gastar mais desse óleo justamente pra vender mais ainda. quanto ao diesel s50 ele até pode realmente ser importante pra redução de poluentes, mas talvez ele não fosse necessário, só que por ele ser mais caro e render menos, pelomenos foi o que um motorista de vam autonomo me disse, as petrolíferas e os postos de gasolina lucram mais. a composição do arla é muito simples, se bobear até você sabe fazer em casa, poxa, uréia e água desmineralizada, poxa é bem fácil né, claro que industrializado é mais eficaz, mas o que quero dizer é que seus fabricantes produzem o arla a um preço baixissimo de produção devido a sua simplicidade e o vendem a um preço elevado, obtendo um lucro maior com isso. quanto a eficacia tanto egr quanto o scr são a mesma porcaria. e tem outra, praticamente nenhum fabricante de onibus desenvolve seus produtos, eles contratam uma empresa de engenharia para isso e essa os desenvolve de acordo com os interesses do fabricante, no caso da mercedes é a voith.
    poode ate ser que os proprios fabricantes as vezes desenvolvem seus chassis, mas com tecnologia ja pronta em todos os seus componentes, que foram desenvolvidos pelas empresas contratadas.

    resumindo, no euro 5 o que ta envolvido na verdade são os interesses financeiros de mercado e não a quaçidade dos sistemas

  • Wagnner 11/10/2012 23:32

    Na próxima semana, mais precisamente no dia 17/10, será concluída a homologação das carrocerias sobre OF1724 pelo denatran. A partir do dia 18/10, as encarrocadoras finalmente vão poder entregar os quase 200 veículos já tem prontas entre todos os encarrocadoras brasileiras, e produzirem as outras unidades que estão vendidas.

  • Claiton 12/10/2012 21:37

    Marcos Ornelas Martins Assis
    Desculpa, mas agora vc "viajou" legal, rsrs.

  • Marcos 12/10/2012 22:35

    Claiton Reis
    não é viagem minha não cleiton, é a realidade das grandes corporações, ninguem sabe o que se passa dentro das salas de reuniões dessas empresas. elas são capazes de mudar o cenário global, derrubar autoridades, governos. fugindo um pouco do assunto de onibus, a aids por exemplo, derrepente eles até já inventaram a cura e a vacina, mas eles impedem que sejam comercializados porque não está acontecendo uma epidemia, igual os carros elétricos, eles existem a mais de 50 anos, mas nunca saem do papel porque os shakes do petroleo os impedem de ir pra frente senão as companhias petroliferas quebram, os onibus hibridos talvez nunca tomarão as ruas em lugar nenhum do mundo, a nao ser os lugares onde o petroleo é muito escasso, porque eles consomem bem menos combustiveis, indo contra as petroliferas que querem vender mais, e eles duram muito mais, podendo rodar até mesmo mais de 30 anos sem problemas, mas isso faz a produção de onibus cair porque o intervalo entre uma renovação e outra vai aumentar muito e consequentemente a produção de onibus irá cair, reduzindo os lucros das montadoras. com a questão do arla é a mesma coisa, os fabricantes colocam uma coisa a mais pros empresarios comprarem, favorecendo os produtores do arla, como a yara por exemplo, pois existem empresas especificas pra produzirem o arla, igual no egr da man, ela obriga os empresarios a usarem oleo sintetico pros fabricantes desse oleo lucrarem mais por ele ser mais caro, e tem o lance do diesel s50 tambem, ele realmente polui menos, mas com certeza foi uma jogada estrategica por ele ser mais caro e render menos.
    voce precisa entender melhor a realidade financeira, acredite o euro 5 foi uma jogada pra trazer mais lucros as corporações desse segmento. não é viagem minha não

  • Claiton 13/10/2012 19:02

    Marcos Ornelas Martins Assis
    Desculpa Marcos, mas isso aí é "Teoria da Conspiração". Isso tudo é devido a questões ambientais e não tem nada a ver com grandes corporações. É uma LEI FEDERAL.

    Essas questões ambientais existem na Europa e EUA há anos e só mais recentemente o Brasil resolveu aderir. E outra, ela é válida para carros, motos, pick-ups, etc..

    A norma Euro 5 foi adotada na Europa em 2009 e só a partir de 2012, o governo resolveu aplicar aqui no Brasil.

    Se dependesse das fabricantes ainda estávamos na Euro 1, usando diesel S-1500(1500 ppm de enxofre) expelindo fumaça preta na atmosfera pra vc, eu e todo mundo respirar.

    A produção do Arla é livre, qualquer empresa pode fabricá-lo e quanto maior for a produção menor vai ser o preço.

    O diesel S-50 não rende menos, muito pelo crontrário, devido a melhor queima dele pelos motores, ocorre exatamente o contrário, ele rende mais.

    Desculpa novamente, mas vc continua viajando. Só pra vc ter uma idéia, o Brasil desde 1987 vem seguindo as normas de emissões de poluentes, com o PROCONVE, equivalente ao EURO, pelo CONAMA-Conselho Nacional de Meio Ambiente.

    Só pra mostrar que vc tá equivocado, no seu comentário anterior, vc disse que as fabricantes contratam empresas para desenvolverem seus ônibus e que no caso da MB seria a Voith. Isso NÃO existe, o que a Voith faz é fornecer caixa de marcha para a MB, Volvo, etc.. Assim, como a ZF fornece caixa de marcha e sistema de direção hidráulica para todas as fabricantes. No mais, todos os chassis são desenvolvidos pelas próprias empresas, a exceção são oss componentes de freio, embreagem, câmbio, diferencial, etc..

    As coisas são bem simples de serem entendidas, vc é quem tá complicando, rsrs.

  • Marcos 15/10/2012 13:04

    Claiton Reis
    é melhor eu nem continuar discutindo com quem não entende nada de negócios. os fabricantes contratam sim empresas para desenvolver seus componentes e assim desenvolvem seus chassis com os componentes que as empresas de engenharia contratadas desenvolveram segundo seus interesses.
    o euro 5 é uma lei federal sim, mas os métodos de reduzir os poluentes é que são jogos de interesses. o arla é livre sim, qualquer um pode produzir, mas não é qualquer um que produz, existem empresas por exemplo que se dedicam a produzir só o arla. fazendo os frotistas usarem o arla é lucro pra quem o produz. o arla não é barato não custa $2,70 o litro, isso quando o euro v entrou no brasil, a tendencia é aumentar o preço. para atender as normas euro v bastava mexer nas injeções do motor, colocar alguns filtros, ou recircular os gases igual a man fez nos vw com seu motor.
    o diesel s50 rende menos mesmo, todo motorista de vam diz isso, afinal eles tem muito mais experiencia do que você.
    você ta perdendo muito tempo com quem ta mais ligado no mercado do que voce.
    voce acredita em tudo o que os fabricantes falam mesmo né.
    eu sei que o onibus brasil é livre pra comentar onde quiser, mas o que voce, que é de salvador bahia ta fazendo aqui numa pagina de uma empresa de juiz de fora me enchendo o saco?

  • Mineiro 15/10/2012 16:00

    Surreal isso aqui.

  • Claiton 15/10/2012 16:40

    Marcos Ornelas Martins Assis
    Boa sorte Marcos.

  • Claiton 15/10/2012 16:40

    Mineiro
    Surreal é pouco, rsrsrs.

  • Daniel 15/10/2012 17:54

    Claiton Reis
    Amigo, vc parece ser gente boa cara. Fica de boa.

  • Herick Jorge 15/10/2012 20:01

    Marcos Ornelas Martins Assis
    Mais ele teve interese no Tranp.de JF poo,aqui é pra dár opnião,sugestão e ideais não é pra discutir, amigo só queis te ajuda...

  • Claiton 15/10/2012 22:55

    Daniel Joseph
    Herick Jorge Athayde Halfeld

    Obrigado pelas opiniões...mas é assim mesmo, nem Jesus Cristo agradou a todo mundo. Faz parte.

    Se quiserem comentar nas fotos das empresas da Bahia, fiquem a vontade. Apesar de não ter galeria, tenho alguns amigos que tem, com fotos excelentes.

    Um abraço a todos e mais uma vez obrigado.

  • Herick Jorge 16/10/2012 18:13

    Claiton Reis
    Fato

  • Marcos 17/10/2012 01:50

    Claiton Reis
    Mineiro
    Daniel Joseph
    Herick Jorge Athayde Halfeld
    Galera, foi mal a briga, Cleitom, você sabe muito bem sobre transporte público, principalmente do que se trata de ônibus, eu adoro esse hobby e admiro seu conhecimento, o problema é que eu olho muito a realidade do mundo pelo lado financeiro, principalmente do que se trata das grandes corporações e de seus jogos de interesse e vi a questão do euro v e do arla muito ligada a isso, pode ser que esses sistemas egr e scr não tenham nada a ver com os jogos de interesses dessas empresas, cada um tem sua opinião, eu não soube respeitá-la dessa vez e eu pesso desculpas, é que eu ando muito extressado esses dias principalmente com o curso tecnico de eletromecânica que to fazendo no ifet(antigo ctu) por causa da reposição da greve e com a faculdade na ufjf, que tive que trancar porque eu não tava dando de dois calendários de reposição, eu andei estudando igual um louco e perdi varias noites de sono com isso. só da briga entre eu e o cleiton ja mostra a grande capacidade de cada um defender sua tese, é que cada um olha as coisas de um lado diferente, por isso brigas devem ser evitadas evitando a insistencia em um mesmo assunto por muito tempo, então vamos encerrar o assunto sobre euro v. continua.......

  • Marcos 17/10/2012 01:53

    Herick Jorge Athayde Halfeld
    Claiton Reis
    Mineiro

    continuando......

    eu confesso que por motivos bem pessoais eu adquiri uma antipatia muito grande com a mercedes, mas pra falar a verdade eu nunca gostei de seus produtos, principalmente por ser muito fã de volvo e scania com isso eu vejo no meu ponto de vista uma grande superioridade na qualidade dos produtos dessas duas marcas sobre o mercedes, principalmente com o volvo b360s com suas opções de articulado e biarticulado (esse ultimo só a volvo tem salvo engano) e com seu motor central vertical localizado na lateral esquerda do primeiro vagão, isso permite que o ônibus seja totalmente de piso baixo, sem contar com a direção localizada no centro, tem coisa mais moderna que isso? o que mais me doi é juiz de fora não ter um sistema de brt.

    galera um abraço, e celiton, valeu por gostar de juiz de fora, qualquer dia voce da uma chegadinha aqui nessa cidade e graças a Deus não

  • Herick Jorge 17/10/2012 09:41

    Marcos Ornelas Martins Assis
    Eu intendi sua parte e a do Cleinton mesmo vcs 2 escrevendo um tó que fikei com preguiça de ler mais depois eu consegui ler tudin

  • Marcos 17/10/2012 21:27

    Herick Jorge Athayde Halfeldkkkk você é engraçado

  • Marcos 18/10/2012 04:34

    eita saudades dos apache motor traseiro da vsfl e principalmente dos viale volvo articulado no saudoso transporte troncalizado que infelismente não deu certo devido ao erro de ter sido construido apenas um terminal enquanto eram pra ser us 5 ou 6 no prjeto original, acho que era quele de santa lucia, um no santa luzia, um no centro um naquela região do quintas da avenida e os outros nem faço ideia, eu imagino se isso tivesse sido totalmente concretizado, a vsf nas novas aquisições e a tusmil com viale brt volvo b340m, a ansal com seus gran metro mercedes o500ua piso baixo e ar condicionado, alem de tv e som ambiente e a vsll com seus busscar urbanuss low floor volvo b9 salf antes dessa brilhante encarroçadora quebrar e depois com seus neobus mega brt volvo b340m ou b360s ou talvez tambem sobre viale brt ou gran viale.

  • Marcos 18/10/2012 04:35

    galera o transporte coletivo de jf ta insustentavel o unico jeito pra solucionar o problema é o transporte troncalizado, diminuindo assim o numero de onibus circulando pela cidade e aumentando a capcidade de passageiros neles. o brt a cidade não teria espaço para seus corredores por isso sua inviabilidade e o transporte por trem de passageiros sua implantação levari muito tempo.
    o transporte troncalizado é rapido de se implantar, o mais barato e não precisaria de muita obra, mais mesmo de construção de terminais, mas isso é rápido, por isso é o sistema mais viavel pra jf, mas existem grandes possibilidades dele ser implantado, tomara que isso ocorra.
    um dia sonhei que esse sistema tava sendo implantado em jf e que a vsfl e a vsll tinham comprado neobus mega brt biarticulado volvo b360s piso baixo.
    reparar nisso quais são as vantagens e desvantagens da localização desse motor e desse chassi? e me fala uma cois, é impressão minha ou os onibus de piso baixo costumam ter bem menos assentos que os convencionais?
    e mais uma vez me desculpe pela briga causada por um motivo bobo marcado pela guerra de ponto de vistas, voce é gente boa e entende bem sobre transporte publico, e que eu vejo muito as coisas pelo lado economico mais voltado pelas estrategias das grandes corporações e pelos seus jogos de interesses

  • Marcos 18/10/2012 04:36

    cleiton, a frase "graças a deus não" ela ta incompleta mas tem nada a ver com vc, entao desconsidere-a e me diga uma coisa, como que o volvo b360s e o b9 salf conseguem ter o motor central localizado na lateral direita dele? eu levei anos pra

    galera leiam todas essas outros dois comentarios acima porque que disse muita coisa que talvez interesse a voces

  • Herick Jorge 18/10/2012 08:47

    Marcos Ornelas Martins Assis
    Sou nada kkkk'
    É era ótimos aqueles OH da VSFL,e nos Volvo B10 nem se fale. Tomara que em 2016 venham pra jf Gran Metro,Viale BRT,Mega BRT e tudo oque tem direito

  • Eloisio Saraiva 18/10/2012 12:32

    Marcos Ornelas Martins Assis
    Herick Jorge Athayde Halfeld
    Eu andava todo dia nos OH da VSFL e sinceramente eles não eram muito bons quebravam toda hora os Torinos GVs da TUSMIL era melhores alguns da VSFL salvavam tipo o 301 e o 295.

  • Eloisio Saraiva 18/10/2012 12:35

    Dos Volvos eles foram sensacionais era show andar no 788-Direto.

  • Daniel 18/10/2012 15:47

    Marcos Ornelas Martins Assis
    Tomara que com a nova solicitação, o transporte juizforano mude em 2016 eu acho. Quanto a padronização, carrocerias, chassis, e sistemas novos de transportes. E eu acho que pra implantação de transporte troncalizado, seriam poucos bairros favorecidos né amigo? Porque JF, a topografia, e o relevo não ajudam muito. Uma vez que aqui tem mais morro do que só... Relembrei a época do SITT com isso que você mfalou, seria bom se voltasse. Abçs

  • Marcos 18/10/2012 23:34

    Daniel Joseph
    até que bastante bairro ia ser favorecido com o sitt, a topografia de jf não ia atrapalhar não, porque segundo o projeto cada região teria um ou dois terminais nos quais os onibus iriam dos bairros até o terminal de sua região e desse terminal até o terminal do centro circulariam onibus articulados e biarticulados, só que alguns onibus articulados e biarticulados por exemplo circulariam entre o terminal do manuel honório e o do bom pastor enquanto desses mesmos terminais partiriam também linhas que iriam até o terminal central. só que algumas linhas como as da norte, joquei clube cidade do sol, barbosa lage, bairro araujo, as da gil, e as da vscl iriam direto pro terminal central. ou seja, a norte, a gil e a vscl não teriam articulados nem biarticulados, se bem que seria melhor mesmo a gil e a norte não terem articulados, de tão avacalhados que seriam, se bobear elas comprariam caio apache vip 3 vw 17-230 od articulado, que lixo que seriam. kkkkk

    com esse sistema o transporte de jf seria mais organizado, mais ágil, mais seguro e mais barato, sem contar que os passageiros poderiam ir a qualquer lugar da cidade sem ter que pagar duas passagens de ida e duas de volta, se colocassem junto o bilhete unico seria melhor ainda, voce pagaria um preço fixo mensal no cartão e poderia andar a vontade sem ter que pagar nada a mais, mas é claro que algumas pessoas que não andam muito de onibus não valeriam a pena comprar esse cartão.

  • Herick Jorge 13/11/2012 19:38

    Marcos Ornelas Martins Assis
    kk Vip 3 17230 é fodah kkkkkkk ainda mais articulado

  • Pedro 26/11/2012 23:19

    Vi esse carro saindo hoje da vistoria , ja ta emplacado, pronto para rodar

  • Pedro 27/11/2012 19:30

    Ja emplacado e vistoriado, pronto para rodar

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
Nokia
Modelo da Câmera Fotográfica
C3-00

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 260 que se encontra na identidade visual da empresa VSFL - Viação São Francisco, de Juiz de Fora, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Torino 2007, fabricada pela encarroçadora Marcopolo. O chassi é um OF-1724 BlueTec 5, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por Jovani Cecchin, em 02/10/2012, na localidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referência Bibliográfica

CECCHIN, J. VSFL - Viação São Francisco 260 em Caxias do Sul por Jovani Cecchin - ID:1318573. Ônibus Brasil, 2012. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/jovanibus/1318573> Acesso em: 24 mai 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
VSFL - Viação São Francisco Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
Numeração:
260
Placa:
XXX0000
Carroceria:
Marcopolo
Torino 2007
Chassi:
Mercedes-Benz
OF-1724 BlueTec 5
Local:
Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
Autor:
Jovani Cecchin
Publicação:
02/10/2012 16:42