Gidion Transporte e Turismo 11701 na cidade de Botucatu, São Paulo, Brasil, por Joao Vitor Varella Avance. ID da foto: 4476527.
Gidion Transporte e Turismo 11701 na cidade de Joinville, Santa Catarina, Brasil, por Lucas Amorim. ID da foto: :id.
Gidion Transporte e Turismo 11701 na cidade de Joinville, Santa Catarina, Brasil, por Diego Lip. ID da foto: :id.
/ 7.416 acessos / 150 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Gidion Transporte e Turismo 11701 em Botucatu por Joao Vitor Varella Avance - ID:4476527

V-Tronic!!

150 comentários

  • Gustavo 21/09/2016 16:33

    Não era 26-330OTA?

  • Joao Vitor 21/09/2016 16:36

    Gustavo Henrique Ricardo da Silva
    Com essa ferro para apoio das maos sobre o capo? Jamais

  • Lucas 21/09/2016 16:37

    (lua amarela)

  • Carlos Edurado 21/09/2016 16:38

    Olha o vip 4 da primor ao lado!

    Bela foto!

  • Joao Vitor 21/09/2016 16:39

    Lucas Fernandes dos Santos
    (lua preta)

  • Guilherme 21/09/2016 16:41

    tem algo para niteroi

  • Diego 21/09/2016 17:31

    Joao Vitor Varella Avance
    Ainda tenho minhas dúvidas. Será que ninguém consegue uma foto decente dele? É o carro mais polêmico do ano.

  • Ricardo 21/09/2016 18:05

    O carro mais misterioso que apareceu neste espaço....... infelizmente parece dianteiro mesmo.

  • Jose Carlos 21/09/2016 18:12

    Diego Lip
    a gidion tem aquele busscar articulado v-tronic ainda ?

  • Lucas 21/09/2016 18:13

    Tem cara de dianteiro, ainda mais com essas grades na frente.

  • Rodrigo Alves 21/09/2016 18:14

    É 26-330 OTA mesmo. O balaústre "meia-lua" está mais rente ao painel e não aparece o capô dianteiro.

  • Rodrigo Alves 21/09/2016 18:15

    Se tivesse motor dianteiro, apareceria uma saliência no painel: o capô do motor.

  • Diego 21/09/2016 18:15

    Jose Carlos do Espirito Santo Junior
    Qual você fala?
    Lucas Morais de Carvalho
    Por ter grades não quer dizer nada. O Apache Vip III com motor traseiro também tem.

  • Anderson 21/09/2016 18:17

    Diego Lip
    Existe Vip III Traseiro??? :o

  • Diego 21/09/2016 18:19

    Anderson Pessanha
    Sim, mas era exportação. Foi encarroçado sobrechassi Volvo B7R.

  • Willian 21/09/2016 18:20

    VIP I, Apache S21(esses dois alguns deles) e até o Apache VIP II traseiro da APAE tem a frente aberta em grades como um chassi dianteiro

  • Gustavo 21/09/2016 18:22
  • Andrews 21/09/2016 18:27

    Jose Carlos do Espirito Santo Junior
    Articulado V-Tronic só a Transtusa tem

  • Andrews 21/09/2016 18:29

    Joao Vitor Varella Avance
    O carro é um VW 26.330 OTA e não é V-Tronic e sim Ecolife da ZF.

  • Jose Carlos 21/09/2016 18:30

    Andrews Fuscolin
    isso mesmo..........eu estava procurando a foto desse articulado v-tronic da transtusa.

  • Matheus 21/09/2016 18:32

    Jose Carlos do Espirito Santo Junior
    Articulado V-Tronic da Transtusa é filho único, 1005.

  • Andrews 21/09/2016 18:40

    Olha o painel desse aqui e me diz, é cabrito? :v
    https://s3.amazonaws.com/...2e1a0208788521b

  • Leonardo Bruno 21/09/2016 18:41

    Eu ainda acho que ele é motor dianteiro... até agora não teve nada que me convencesse que ele é motor traseiro...

  • William 21/09/2016 18:45

    Show

  • Andrews 21/09/2016 18:51

    Alguém consegue foto da traseira do carro?

  • Jose Carlos 21/09/2016 18:52

    sei lá esse bus ja casou tanta polemica mas eu baixei a foto e ampliei da para ver o radiador do motor....aquela parte de ferro(prata)
    http://onibusbrasil.com/photodownload.php?id=4306822 esse é um 17.260 OD dianteiro
    e pegar essa foto desse articulado, ele tem mesmo ferro do radiador.
    http://onibusbrasil.com/photodownload.php?id=3918155" target="_blank">http://onibusbrasil.com/photodownload.php?id=3918155
    e o painel do vw 26.330 ota é mais inclinado e diferente.
    http://onibusbrasil.com/photodownload.php?id=3918155" target="_blank">http://onibusbrasil.com/photodownload.php?id=3918155

  • Lucas 21/09/2016 18:58

    Dá pra ver que é dianteiro pelo fato de ter aquela espécie de tudo ligado ao painel, que nunca vi em veículo de motor traseiro, e dando zoom na foto parece visivel o motor ali na dianteira, posso estar errado, mas sei lá, o carro já está pronto, espera chegar em SC pros brilhantes fotógrafos fazer foto melhor, acham que o pátio da Caio é bagunça, que podem manobrar o carro do jeito que o busólogo quiser, excelente registro João.

  • Diego 21/09/2016 19:22

    Não pode ser 17.260 OD, o mínimo exigido é 300 cv para articulado. A não ser que burlaram a regra.

  • Káio 21/09/2016 19:24

    Não há, pela foto, nenhum elemento que cite a presença do radiador/intercooler na frente.
    http://imgur.com/a/Obtg3

    Entretanto, tem um balaústre bastante peculiar depois do balaústre meia lua.

  • Rafael 21/09/2016 19:26

    esse carro é dianteiro, ja saiu foto dele aqui a tempos. compra bem "porca", vip cabrito...... deixou a desejar.

  • Joao Vitor 21/09/2016 19:53

    Lucas Oliveira da Silva
    Vaaaleu

  • Joao Vitor 21/09/2016 19:54

    Bom em minha opinião, isto é dianteiro sim, esses pega mao sobre o capo e na porta nao enganam ninguém. Podem olhar qualquer vip4 ai e todos msm sendo MBB, Volvo, Agrale DIANTEIRO tem os msm ferros. E além disso é automatico, se fosse manual consegueriamos ver a alavanca de cambio logo ali

  • Rodrigo 21/09/2016 20:21

    Gosto dessas ``discussões construtivas``. Sempre agrega mais conhecimento pra rapaziada que curte ônibus. Show de bola, bela foto, parabéns.

  • Leonardo Bruno 21/09/2016 20:30

    Diego Lip
    Infelizmente nada neste país funciona direito meu amigo... sempre tem alguém para burlar as leis e achar algum tipo de brecha nas mesmas...

  • Rodrigo Alves 21/09/2016 20:33

    Joao Vitor Varella Avance

    Não é dianteiro. O amigo de Joinville já confirmou que é 26-330.

  • Ricardo 21/09/2016 20:37

    Tem a possibilidade de ser um novo chassis dianteiro com um motor mais forte como foi o caso da Scania no lançamento do biarticulado dianteiro dela.

  • Victor 21/09/2016 20:45

    Estranho esse desenho do parachoque invertido... tem cara de ser traseiro mesmo!!

  • Oseias 21/09/2016 20:48

    Entao o polémico articulado novo da gidion e dianteiro 17.260?
    Aff esperava mais!
    Isso vai se arrastar!

  • Giangiulio 21/09/2016 20:54

    Rodrigo Alves de Paula
    E o que me diz daquele negócio que tá com cara de compressor do ar no canto do painel, na frente da porta?

  • Ramon 21/09/2016 21:08

    Em breve descobriremos.

  • Claiton 21/09/2016 21:55

    Diego Lip
    Para articulados a relação potência(em kw)/PBT e torque(em Nm)/PBT devem ser 8 e 50 no mínimo, respectivamente, segundo a NBR 15570.

  • Diego 22/09/2016 00:02

    Claiton Reis
    Sim, o que dá no mínimo 300 cv de potência.

  • Vinicius 22/09/2016 00:06

    Pelo amor da fé, alguém consegue uma foto interior desse carro?

  • Claiton 22/09/2016 00:33

    Diego Lip
    Se vc dividir 188 kw(256 cv) por 16(PBT autorizado) resulta no coeficiente de 11,75. Para calcular o coeficiente do torque é a mesma coisa, 900 Nm/16 ton é igual a 56,25. Ou seja, atende ao exigido pela NBR.

  • Richard 22/09/2016 01:41

    Eu perguntei a um amigo que trabalha na Caio.
    Ele está off-line. Acredito que pelo menos amanhã ele responde.

  • Diego 22/09/2016 01:44

    Claiton Reis
    O texto é de 2010, mas está valendo.

    Em virtude da introdução da NBR 15570 ou norma ABNT 15570 , em vigor desde 1° de março de 2009, não será mais possível a fabricação de carrocerias articuladas sobre chassis MB 1722 , VW 17230 e outros transformados pela BMB e TUTTO. Os chassis com motorização dianteira articulado não atendem aos requisitos abaixo, especificados pela NBR 15570 :

    1- SISTEMA DE DIREÇÃO (NBR 15570): Hidráulica ou elétrica com coluna ajustável ? CHASSIS: MBB OF 1722 FLE e VW 17230 EOD não possui coluna ajustável;
    2- RELAÇÃO POTÊNCIA / PBT (Kw/t min = 8) (NBR 15570): - Não atende;
    3- RELAÇÃO TORQUE / PBT (Km/t min = 50) (NBR 15570): - Não atende;
    4- TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA (NBR 15570): : Sómente como opcional para os chassis MB OF 1722 e VW 17230 EOD;
    5- SISTEMA DE FREIO ANTIBLOCANTE - ABS (NBR 15570): : Não possui nos chassis MBB OF 1722 FLE e VW 17230 EOD;
    6- ALTURA DO 1º DEGRAU EM RELAÇÃO AO SOLO (suspensão pneumática ou Mista): Norma máximo de 381mm(NBR 15570): - Não atende;
    7- ALTURA MÁXIMA DO PISO INTERNO (NBR 15570): : Veículos de piso alto 920mm - Não atende;
    8- TOLERÂNCIAS DAS MEDIDAS EM RELAÇÃO AO SOLO 5% (NBR 15570): - Não atende;
    9- RAIO EXTERNO ENTRE GUIAS MÍNIMO DE 5.000mm (NBR 15570): - Não atende;
    10- AVANÇO RADIAL DE TRASEIRA MÁXIMO DE 1.400mm (NBR 15570): - Não atende.

    *Relação de chassis dianteiros que estão proibidos para articulados após a revisão da ABNT :

    Volkswagem
    VW 15 190 , 17 230 EOD e 17 260 EOD
    Mercedes-Benz
    MB OF 1418, MB OF 1722, MB OF 1730
    SCANIA
    F 230
    Iveco
    Atualmente todos

    *Vale resaltar que os articulados de motor dianteiro não estão proibidos nem tiveram sua fabricação proibida.
    Proibida está a confecção destes ônibus com chassis fracos, de pouca potência e sem freios auxiliares - o que pode pôr em risco a segurança dos passageiros e torna o ônibus mais suscetível a falhas mecânicas - já que há sobrecarga constante na rotação de seus motores.

  • Claiton 22/09/2016 01:58

    Diego Lip
    Não atendiam os chassis 1722 e 17230 EOD por conta da potência de 218 cv e 225 cv respectivamente, dentre outras exigências que eles ficavam devendo.

    Já o 17.260 EOD e o 1730 atendiam no quesito potência e torque, mas ficavam devendo com relação as outras exigências como freios ABS, suspensão pneumática, etc..

    Eu tenho a NBR 15570 completa em PDF.

  • Graciliano Santos 22/09/2016 02:02

    Apache vip4 articulado nunca tinha visto

  • Diego 22/09/2016 02:05

    Claiton Reis
    Até a própria estrutura do chassi precisa ser diferenciada , se fosse tão simples e barato assim, já o teriam feito. Fazer um 26.330 ODA, hipoteticamente falando, é insanidade, pelo custo do projeto tendo em vista a versão OTA lançado. A Scania fez o F360 para o biarticulado, já que uma versão de motor traseiro seria mais caro.

  • Victor 22/09/2016 06:40

    Não sei se é impressão mas, ali entre o partido do parabrisa e o balaústre "meia-lua" não há aqueles balaústres retos como os Volvo e os motor traseiro têm?

  • Joao Vitor 22/09/2016 08:03

    Rodrigo Jose
    Obrigado!

  • Joao Vitor 22/09/2016 08:04

    Rodrigo Alves de Paula
    Que legal, então é um OTA com capo!! Maravilha
    Capô deve ser pra guardar drinkes, deve servir como geladeira

  • Romney 22/09/2016 09:43

    Provavelmente é um dianteiro mesmo. A empresa que o comprou já é conhecida por investir pesado em encontrar meios de manter o conceito de ônibus no século passado. Por isso não vou me surpreender com um articulado novo de motorização dianteira na cidade em pleno 2016 (que, diga-se de passagem, está vindo porque o caos está instalado no sistema de transporte da cidade com a falta de investimentos em veículos grandes, que eram comuns num passado não tão remoto). Bem que poderiam canalizar todo esse esforço para manter um conceito antiquado na busca por meios de tornar os conceitos mais modernos de ônibus acessíveis financeiramente.

  • Romney 22/09/2016 09:54

    Um detalhe: o aparelho de ar condicionado é fabricado por uma empresa pertencente ao mesmo grupo empresarial da viação que comprou este articulado. Além de certa insistência da prefeitura para que o aparelho seja adotado nos ônibus da cidade (além de também insistirem na renovação da frota de articulados que é, em grande parte, do ano de 1999), creio que outro motivo para a adoção do aparelho seja "auxiliar" financeiramente a empresa-irmã que o fabrica. Só não sei se o aparelho se tornará enfeite ou realmente será utilizado.

  • Giovanni 22/09/2016 10:09

    Diego Lip
    Pelo o que entendi, de acordo com as normas ABNT o cálculo se dá pela fórmula (kW/t) para potência e (Nm/t) pro torque.
    Então se baseando nisso temos:
    - O PBT total "homologado" do 17-260 é de 16t
    - O PBT total "mínimo" para articulado é de 26t
    - O torque do 17-260 é de 900 (Nm)
    - A potência do 17-260 é de 256cv (188 kW)

    Então ficam algumas dúvidas:
    Se calcularmos a potência usando o valor 256 dividindo pelo PBT homologado (16t), ficaria dentro dos critérios, mas se usarmos o valor 188(kW) dividindo pelo PBT mínimo exigido (26t) já não ficaria, assim como o torque, se dividido por 26.

    188/26 = 7,23 (abaixo de 8)
    900/26 = 34,61 (abaixo de 50)

    Acredito eu que este seja o cálculo correto.

  • Alessandro 22/09/2016 10:18

    Sabia que até nisso seria "a economia da economia". Bem vinda a Joinville novamente CAIO!

  • Romney 22/09/2016 10:22

    Alessandro Alves da Costa

    Detalhe pro tamanho do adesivo com o nome da cidade (até nisso tão economizando, hahahahaha).

  • Jose Carlos 22/09/2016 10:49

    Eu acredito que seja um lançamento da vw, até mesmo porque a mesma não consegue vender onibus de motor traseiro ( má fama que tem ), e devido a crise economica, o empresário está buscando uma alternativa mais em conta porque não é só preço de aquisição do veiculo que conta, tem o custo de manutenção, operacional e etcs. E parar para analisar antes quando a vw não tinha articulado de motor traseiro, e era permitido de motor dianteiro adaptado, se ve que tem aos montes espalhados pelo Brasil, e outra se for um dianteiro com motor pelo menos de uns 330 cv ou mais de potencia e cambio automatico e suspensão Full air.........a vw vai conseguir galgar muito cliente da volvo e mb.

  • Romney 22/09/2016 11:35

    Jose Carlos do Espirito Santo Junior

    Até então, a única vantagem de um articulado dianteiro é seu preço de aquisição. Custo operacional segue a mesma linha de algumas opções de articulados "de verdade" vendidos atualmente no mercado de ônibus. Isso levando em consideração que os atuais articulados dianteiros existentes na cidade não possuem toda a pompa que esse aí deve possuir, como é o caso da suspensão e o sistema de freios. No final das contas, o custo operacional não difere muito. As peças são mais baratas, porém têm vida útil menor. O consumo de combustível, à guisa de exemplo, não é muito diferente dos articulados "de verdade".

  • Romney 22/09/2016 11:42

    Jose Carlos do Espirito Santo Junior

    Ps: o que falei considera que o ônibus da foto é mais um "articolado" da vida. Se for um novo modelo, dentro das especificações técnicas exigidas, a história é outra. Mas a questão dos custos meio que caem por terra se for algo cumprindo todas as exigências, já que elas tornam o produto significativamente mais caro.

  • Claiton 22/09/2016 11:54

    Diego Lip
    O pior que é simples e barato de fazer. Não é feito pq esse tipo de veículo, por ter motor dianteiro e uma potência baixa, não é permitido nas cidades onde circula a maioria dos articulados como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e BH.

    Giovanni Rodrigues
    Você tem razão Giovanni. Eu não atentei para o PBT mínimo exigido para articulado. Nesse caso, ele não atenderia ao exigido pelas normas.

    Jose Carlos do Espirito Santo Junior
    Não tem tantos assim. E outra, por ter motor dianteiro e uma potência baixa, nessa simulação que vc fez, ele não seria permitido nas principais cidades onde circulam articulados.

  • Alessandro 22/09/2016 12:00

    Tem Prefeitura que vai acabar com isso? Joinville merece mais... Aff monopólio... Motor dianteiro, bancos de plástico, ar que funciona só quando a empresa quer (inclusive ventiladores) e os piso-baixo?... Quem vai bater de frente... Quem tem $$$ sempre cala, infelizmente.

  • Alessandro 22/09/2016 12:03

    Ah esqueci do preço da passagem... "tão baratinha" kkkk...

  • Romney 22/09/2016 12:05

    Alessandro Alves da Costa

    No topo do ranking das passagens mais caras do país.

    Os dois últimos prefeitos que bateram de frente com essa situação e exigiram um pouco mais foram o LHS e o Carlito. Tudo começou a desandar a pós a gestão LHS.

  • Romney 22/09/2016 12:09

    Alessandro Alves da Costa

    Aliás, a atual situação do sistema, com preço nas alturas, corte de investimentos estruturais e redução do tamanho, com corte de linhas e desativação de terminais é que tornam injustificável esse tipo de investimento. O nível do veículo está muito abaixo do que se espera diante de todo o cenário criado atualmente no sistema de transporte coletivo de Joinville. E pensar que o antigo edital de licitação, se adotado, evitaria todo esse desgosto...

  • Gabryel 22/09/2016 13:28

    Show!

  • Diego 22/09/2016 14:29

    Alessandro Alves da Costa
    Romney Alves Pereira
    Rasguem as normas da ABNT que não servem de nada se empresários fuinhas conseguem brechas pra pôr cabritos articulados. Pra que qualidade para o usuário? Que paga uma das tarifas mais caras do país e tem um das piores qualidades em troca, e agora vai piorar com esse Caio Apache Vip IV articulado substituindo os Busscar Volvo.

  • Rafael 22/09/2016 14:30

    LI NA OUTRA FOTO QUE TRATASSE DE UM VOLKS 26.330 OTA, PREFIXO 11608, não bate com esse, não deve ser articulado esse...

  • Paulo 22/09/2016 15:03

    Bem, vamos usar um pouco de observação certo!
    Se olharmos bem a foto, os ferros de apoio entrega o fato de ser um carro motor dianteiro.
    Mas temos que levar em conta o simples fato de não sabermos ao certo se é ou não um 17.260 ou um 26.330 pois o mesmo não tem essa especificação na lataria em em lugar algum.
    Então vamos manter a certeza de que é um articulado e a incerteza de que é um motor traseiro pois tudo indica ser um cabrito da VW, mas vamos esperar para saber qual seria a potência do motor pois se as normas foram seguidas de acordo exigências, com certeza será uma inovação VW para o requisito articulados.

  • Gabriel 22/09/2016 15:07

    Também acho ser dianteiro pois se fosse traseiro, não teria aquela quantidade de grades ali na frente, seria apenas algumas e, fora o jeito que elas estão posicionadas. Muito boa foto João !

  • Joao Vitor 22/09/2016 15:30

    Rafael Cardoso Silva
    Você tava la junto comigo? Que se tivesse dava pra ver claramente a sanfona no meio dele :3

  • Joao Vitor 22/09/2016 15:31

    Joao Vitor Varella Avance
    E outra, pq um onibus convencional teria dois motor de Ar condicionado no teto? Hummmm

  • Ricardo 22/09/2016 16:02

    Alessandro Alves da Costa
    Infelizmente cada povo tem o governo que merece. O povo de Joinville elegeu o prefeito agora aguenta a qualidade ruim do transporte.....

  • Luis Eduardo 22/09/2016 16:26

    Joao Vitor Varella Avance é só esse ou tem mais?

  • Henrique 22/09/2016 16:35

    Treta do caramba aqui, mas tá. Os Vips segundo ficha técnica não recebem motor traseiro e não há versão articulada para o Vip. E acho que é um 15.190 OD Euro V pois da pra ver que o entre-eixos é bem curto.

  • Lucas 22/09/2016 17:23

    Giovanni Rodrigues
    Então ficam algumas dúvidas:
    Se calcularmos a potência usando o valor 256 dividindo pelo PBT homologado (16t), ficaria dentro dos critérios, mas se usarmos o valor 188(kW) dividindo pelo PBT mínimo exigido (26t) já não ficaria, assim como o torque, se dividido por 26.

    188/26 = 7,23 (abaixo de 8)
    900/26 = 34,61 (abaixo de 50)


    Então ficam algumas dúvidas:
    Se calcularmos a potência usando o valor 256 dividindo pelo PBT homologado (16t), ficaria dentro dos critérios, mas se usarmos o valor 188(kW) dividindo pelo PBT mínimo exigido (26t) já não ficaria, assim como o torque, se dividido por 26.

    188/26 = 7,23 (abaixo de 8)
    900/26 = 34,61 (abaixo de 50)


    Isso mesmo, com a adição de eixo, aumenta o PBT.
    Por exemplo o O-500 RSD 2441 (6x2) tem PBT de 24.000kg; já o O-500RSDD 2741 (8x2) tem PBT de 27.000kg.
    Nesse caso a diferença é pouca por ser um eixo direcional com rodado simples. No caso do eixo auxiliar do B340M fixo e com rodado duplo, ele suporta 10.500kg

  • Joao Vitor 22/09/2016 17:50

    Luis Eduardo Steffen
    Só isso

  • Lucas 22/09/2016 18:41

    Giangiulio Cocco
    Exatamente, só pelo compressor entrega que é dianteiro, nunca vi ele no painel num veiculo motor traseiro, aleás na outra foto o balanço dele tá alto e ao mesmo tempo curto, sendo que o acesso lateral nos 26.330 é largo.

  • Romney 22/09/2016 20:47

    Lucas Oliveira da Silva

    Nossos Pluss II LE EOT tem/tinham o compressor ali também.

  • Jose 22/09/2016 21:48

    carro bonito

  • José 22/09/2016 22:26

    Povo, Vip IV dianteiro e fim. Por que ele teria a janela antes da porta que é característica do compressor do ar condicionado (que precisa ficar do lado do motor), se fosse traseiro? Povo não pensa. Aff

  • Arthur 22/09/2016 22:32

    Esse Vip 4 ao lado e de qual empresa??

  • Daniel 22/09/2016 22:42

    Eu não duvidaria que a MAN estivesse querendo produzir por aqui um articulado de motor dianteiro, afinal na África do Sul já produz pelo menos um biarticulado de motor dianteiro. Gostando ou não da idéia, a maioria dos frotistas continua preferindo motor dianteiro mesmo.

    Claiton Reis
    Já o 17.260 EOD e o 1730 atendiam no quesito potência e torque, mas ficavam devendo com relação as outras exigências como freios ABS, suspensão pneumática, etc..
    ABS pelo menos desde 2014 se tornou obrigatório para todos os automóveis, caminhões e chassis de ônibus.

  • Alexandre 22/09/2016 23:39

    Caraca.... Esse Vip rendeu boas discussões kkkk
    Vou ter que passar amanhã na Caio pra ver se vejo ele, pq agora até eu fiquei curioso! kkkkk

  • Braian 22/09/2016 23:42

    Mas que carro misterioso huahuahua.

    Show de foto amigão !!!

  • Bruno 23/09/2016 00:03

    O polêmico Apache Vip articulado hehehe. Se for motor dianteiro, e a norma da ABNT NBR 15570? Na qual é exigido no mínimo 300 cv de potência para articulados.

  • Claiton 23/09/2016 00:24

    Daniel Girald
    A partir de 2014 por força da lei. Nã época do 1722 e do 17.230 EOD não tinham.

    Não faz muito sentido a VW criar um articulado de motor dianteiro se os pricipais mercados para esses veículos que são Rio, São Paulo e Curitiba, não permitem esse tipo de veículo.

  • José Roberto 23/09/2016 00:46

    Tem algum pra transtusa ai tambem?????

  • Jose Carlos 23/09/2016 02:03

    Henrique Pereira
    Esse da foto não é um 15.190 porque o mesmo não tem suspensão a ar, e outra.ainda não tem vip articulado, esse o primeiro da versão 4. É lançamento.Do jeito que a vw gosta de inovar,trazer algo diferente não duvido nada que esse seja um articulado dianteiro que atende as normas da ABNT, uma esse ai pode ter uma das transmissão VOITH, Allisson ou ZF.

  • Daniel 23/09/2016 06:08

    Claiton Reis
    Não faz muito sentido a VW criar um articulado de motor dianteiro se os pricipais mercados para esses veículos que são Rio, São Paulo e Curitiba, não permitem esse tipo de veículo.
    Teria boas vendas em Porto Alegre e região metropolitana. Florianópolis também.

  • Joao Vitor 23/09/2016 07:52

    Braian Ferreira
    Obrigadoo!! É nóis

  • Romney 23/09/2016 08:45

    José Roberto Benta

    Até onde sabemos, não (é esperar pra ver). E o pior é que ela tá precisando. Baixou todos os articulados Volvo e tá tendo que se virar no trinta pra cobrir o rombo. Mais de um ônibus cobrindo um mesmo horário tá se tornando frequente. E a lotação? Ultrapassa o absurdo nas troncais...

  • Alessandro 23/09/2016 12:50

    Romney Alves Pereira
    É nítido que o empresariado está burlando a lei dos articulados pra economia própria, logo no lançamento do Apache IV articulado... E só um articulado?... Não tem jeito, vai continuar a cidade inchada.

  • Flavio 23/09/2016 13:18

    pelo jeito vai acabar a febre dos ônibus "modelo BRT" logo logo, as encarroçadoras parecem estar voltando a investir em modelos convencionais com motor traseiro... mesma coisa quando inventaram a moda dos midibus (famosos micrões), hoje em dia não se vê mais micrão novo, só convencionais mais curtos...

  • Leonardo Bruno 23/09/2016 13:32

    Isso sem dúvida é Vip IV articulado Volkswagen 17-260 dianteiro, e com certeza, é o empresariado burlando a lei...

  • Leonardo Bruno 23/09/2016 13:40

    Flavio Toledo
    Sobre os micrões eu concordo contigo... Aqui no Rio de Janeiro mesmo, terra onde os micrões estouraram, não se vê mais quase deles pelas ruas, até vê, mas são poucos em comparação aos convencionais mais curtos que rodam bastante por aqui, pois a moda aqui agora é convencional de 17t sem cobrador mesmo, na cara de pau...

    Agora, sobre o motor traseiro, ainda acho que vai ser muito difícil vermos em demasia aqui pelo Brasil, somente em São Paulo mesmo e olhe lá... O motor dianteiro rege a economia dos transportes aqui no país, pois qual é o empresário que vai investir (sem subsídio) em um carro cuja manutenção é mais cara, mais trabalhosa, a aquisição seja mais cara e que consome mais combustível em comparação aos dianteiros ? Isso é só para cidades onde recebem subsídios dos governos ou então para linhas esmagadoramente carregadoras, onde o número de passageiros é tanto que consegue cobrir perfeitamente as despesas das operações com este tipo de ônibus, o que é muito difícil de acontecer, visto o cenário atual dos transportes atualmente... Ou então, uma terceira opção, a operação de uma linha cuja tarifa seja muito mais cara que a modal da cidade, e que mesmo assim, carregue bastante, pois se for analisar, os ônibus intermunicipais aqui do Rio de Janeiro são 99% com motor dianteiro e as passagens são muito mais caras que a modal municipal da cidade...

    Se não forem essas alternativas, caso contrário, motor traseiro, sem condições de vermos em demasia pelas cidades...

  • Yuri 23/09/2016 14:05

    Esse Vip IV, tá uma polêmica que só...

  • João 23/09/2016 18:51

    Rapaz,que treta!e ainda houve gente dizendo que era 15-190...inacreditável

  • Vinicius 23/09/2016 23:20

    João Pedro
    Que nada esse Vip 4articulado é 8-160 kkk

  • Gabriel 24/09/2016 00:47

    Ai chega na hora e são 2 carros kkk um articulado e um comum hahahahaha

  • Jonathan 24/09/2016 01:05

    Esse entre eixo dele ai é muito estranho pra ser um carro longo e ainda mais pra um articulado...

  • Flavio 24/09/2016 01:33

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    talvez justamente por isso não compense pras montadoras e empresas investirem em modelos BRT, que teoricamente devem ser mais caros de produzir, comprar e manter...

  • Leonardo Bruno 24/09/2016 04:28

    Flavio Toledo
    Sim sim, não digo muito que esse caso se aplique em São Paulo, por causa de abundância destes modelos por lá, mas nas outras cidades, talvez não seja muito viável mesmo...

  • Patrick 24/09/2016 07:12

    Arthur Rodriguez
    Da Viação Primor de São Luís - MA. Foram cerca de 40 unidades montadas sobre chassi Mercedes-Benz OF-1724L com AC.

  • Mario 24/09/2016 07:18

    Esse articulado deve ir para testes!

  • Joao Vitor 24/09/2016 08:34

    Jonathan Pereira Silva
    Nao entendi o pq ta duvidando que seja articulado senod que ja existe foto dele inteiro O.o

  • Ricardo 24/09/2016 11:11

    Vamos falar para a Caio liberar logo esse carro para o cliente para acabar esse mistério todo......

  • Diego 24/09/2016 11:25

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Flavio Toledo
    Difícil os BRT encerrarem carreira no Brasil, visto que muitas cidades exigem veículos nessa configuração.

  • Ricardo 24/09/2016 11:28

    A pessoa que conseguir um foto interna da dianteira desse carro vai virar herói nesse site.

  • Gabriel 24/09/2016 12:19

    Ricardo Sobral Pinto
    Ou que fotografe a traseira deste carro! kkk

  • Ricardo 24/09/2016 15:57

    Gabriel Cícero da Silva Fonseca
    Verdade Gabriel.

  • Leonardo Bruno 24/09/2016 16:05

    Diego Lip
    Não não! Os BRT's não encerram carreira no Brasil não! O que eu quis dizer são ônibus convencionais urbanos padrons que levam a sigla BRT ou BRS mesmo, pois os articulados para os sistemas de BRT estão cada vez mais presentes nos sistemas que os exigem!!!

  • Leonardo Bruno 24/09/2016 16:08

    Diego Lip
    E que mesmo assim, os ônibus urbanos padrons também não encerram carreira por aqui não, pois enquanto depender de São Paulo e até mesmo de Porto Alegre, existirão ônibus padrons em linhas convencionais acredito que sempre!

  • Matheus 24/09/2016 16:37

    Tem que tirar uma foto da traseira dele e acaba o misfério!

  • Matheus 24/09/2016 16:37

    Mistério***

  • Jonathan 24/09/2016 16:39

    Joao Vitor Varella Avance
    Pela posição da foto parecia ser mais curto. Agora se tá faltando pasto em casa, tem num campo perto da sua residência.

  • William 24/09/2016 20:08

    Esse tem cara de ser motor traseiro mesmo....

  • Ricardo 24/09/2016 22:04

    Eu acho que vcs são loucos. Na verdade podemos ver claramente que é motor no teto. É lançamento da VW vem com 386 cv hehehehehe

    Quem conseguir foto interna dele será o mito do ano nesse site.

  • Dirceu 25/09/2016 20:57

    Lembrem-se que o Brasil é a terra onde tudo dá-se um jeitinho, acha uma brecha aqui outra ali e enfiam o onibus dianteiro no goela abaixo...

  • Lucas 26/09/2016 10:56

    Giovanni Rodrigues
    Pelo o que entendi, de acordo com as normas ABNT o cálculo se dá pela fórmula (kW/t) para potência e (Nm/t) pro torque.
    Então se baseando nisso temos:
    - O PBT total "homologado" do 17-260 é de 16t
    - O PBT total "mínimo" para articulado é de 26t
    - O torque do 17-260 é de 900 (Nm)
    - A potência do 17-260 é de 256cv (188 kW)

    Então ficam algumas dúvidas:
    Se calcularmos a potência usando o valor 256 dividindo pelo PBT homologado (16t), ficaria dentro dos critérios, mas se usarmos o valor 188(kW) dividindo pelo PBT mínimo exigido (26t) já não ficaria, assim como o torque, se dividido por 26.

    188/26 = 7,23 (abaixo de 8)
    900/26 = 34,61 (abaixo de 50)

    Acredito eu que este seja o cálculo correto.


    Quando se adiciona o reboque com mais um eixo, o PBT aumenta, então o calculo tem que ser feito pra 26t mesmo, ou seja, segundo a ABNT ele não estaria classificado para ser encarroçado. Agora fica a dúvida de como conseguiram burlar as normas, já que ele é 0km.

  • Mario 26/09/2016 11:40

    D+, um V-Tronic!!!

  • Daniel 26/09/2016 12:47

    Lucas Fernandes dos Santos
    As normas da ABNT não tem força de lei imediatamente após a publicação. Aí depende dos políticos para que sejam efetivadas em lei.

  • Claiton 26/09/2016 12:58

    Daniel Girald
    Nesse caso não, pq não é uma lei. São normas técnicas criadas por comitês, que são seguidas pelos fabricantes.

    A NBR 15570 é de 2008 com uma emenda adicionada em 2009.

  • Daniel 26/09/2016 15:17

    Claiton Reis
    Justamente por não terem força de lei, o cumprimento dessas normas acaba sendo mais flexibilizado e até permitindo a continuidade dessa gambiarra.

  • Claiton 26/09/2016 19:13

    Daniel Girald
    As normalizações tem força de lei, pq são regras que determinam como os produtos devem ser fabricados para serem homologados pela ABNT. Dentro da ABNT tem conselhos técnicos que fazem essas regras para cada área como construção civil, máquinas e equipamentos mecânicos, eletricidade, transporte e tráfego, etc..

    A segunda edição da 15570 é de 20/02/2009 e passou a ter validade a partir de 20/03/2009. Ou seja, todos os chassis e carrocerias fabricados a partir dessa data tem que seguir essas normalizações.

  • Diego 26/09/2016 19:19

    Claiton Reis
    Não têm força de lei, já consultei meu amigo advogado e não têm força de lei. Diferente da obrigação da acessibilidade que tem força de lei por conta da Lei da acessibilidade.

  • Claiton 26/09/2016 19:47

    Diego Lip
    Bom, em alguns textos que eu li, diz o contrário, que as normas da ABNT tem força de lei e a aplicação dessas normas é obrigatória.

  • Diego 26/09/2016 20:00

    Claiton Reis
    Mas são apenas normas, não possuem força de leis. Essas normas são acordadas entre os fabricantes que as obedecem.

  • Claiton 26/09/2016 20:40

    Diego Lip
    Sim, posso ter entendido errado, mas, está aí parte do texto de um debate parecido.

    "As normas da ABNT são normas técnicas, enquanto as leis são normas jurídicas ou legais. As diferenças entre as duas passam pelos seus distintos objetivos e campos de competência e diferentes linguagens, entre outros aspectos. Disso resulta que às normas técnicas cabe, exclusivamente, interpretação e aplicação técnica pelos técnicos qualificados, enquanto que à norma legal cabe, exclusivamente, interpretação e aplicação jurídica pelos juízes de Direito.

    A ABNT, apesar de ser uma sociedade civil (portanto não-oficial), é a entidade reconhecida como competente, em nosso país, para enunciar as normas técnicas, e as suas normas constituem-se referência e exigência em algumas normas jurídicas, tais como a Lei n° 8.078, de Proteção e Defesa do Consumidor e a Lei n° 4.150, que regulamenta as obras públicas. Com base no acima exposto, concluo que as normas da ABNT, apesar de técnicas, possuem em juízo, sob a luz das leis acima, força de lei jurídica, devendo sua observância constituir-se não apenas um dever ético-profissional, mas também uma obrigação legal."

  • Romney 26/09/2016 20:41

    Claiton Reis

    Determinada norma só tem força para impor obrigatoriedade se uma lei conceder o título obrigatório a ela. Ou seja, só é possível considerar que uma norma tem "força de lei" quando a lei preconizar isso. No caso em debate, precisa ser verificado se existe legislação que concede a obrigatoriedade a norma da ABNT que versa sobre as características dos articulados. Sei que a que versa sobre acessibilidade tem previsão de obrigatoriedade em lei.

  • Romney 26/09/2016 20:44

    Claiton Reis

    No texto que tu colecionou, as normas têm caráter obrigatório apenas nos temas descritos nas leis citadas no texto. Não é geral.

  • Claiton 26/09/2016 20:46

    Romney Alves Pereira
    Ah entendi, teria força de lei somente se uma lei usar tal norma como referência para determinada situação. Seria isso?.

  • Claiton 26/09/2016 20:46

    Romney Alves Pereira
    Eu entendi que ele citou a lei do consumidor como exemplo.

  • Romney 26/09/2016 21:21

    Claiton Reis

    Essas normas são utilizadas para pormenorizar algo complexo e técnico demais. Por exemplo,o Artigo 16 da Lei n.10.098/2000 preconiza o seguinte:

    "Art. 16. Os veículos de transporte coletivo deverão cumprir os requisitos de acessibilidade estabelecidos nas normas técnicas específicas".

    Ao invés de amontoar um monte de regras técnicas no texto da lei, o legislador optou por deixar que norma técnica estabeleça o padrão dos veículos de transporte coletivo em relação a acessibilidade. É esse artigo 16 que dita a obrigatoriedade das normas técnicas que versam sobre acessibilidade. As modificações nos padrões exigidos em normas são mais fáceis de serem realizadas também.

  • Claiton 26/09/2016 21:48

    Romney Alves Pereira
    Diego Lip

    Entendi. Até pq as normas podem ser atualizadas de acordo com as necessidades que vão aparecendo. Assim fica mais fácil para a lei aplicar a norma atualizada.

    Obrigado a vc e ao Diego Lip pelos esclarecimentos sobre o assunto.

  • Daniel 26/09/2016 22:33

    Me espanta que o Inmetro (esse sim um órgão governamental) esteja liberando esse tipo de gambiarra que a ABNT é contra.

  • Giovanni 27/09/2016 10:07

    Só pra constar aos interessados, vale lembrar que as normas ABNT não são leis, que obrigam, mas apenas estudos para que as cidades tenham um norte em suas especificações de frota.
    Mas a própria ABNT explica que admite-se configurações diferentes, desde que aprovadas pelo CONTRAN.
    Então, se uma cidade não usar como regra, a empresa pode comprar a configuração que desejar.

  • Robert 29/03/2017 13:31

    O que foi feito desse carro,já tá rodando?

  • Joao Vitor 31/03/2017 08:44

    Robert Silva
    Sumiu de novo

  • Leandro 19/04/2017 12:40

    onde ele foi parar

  • Wellington 11/05/2017 07:48

    Ninguém fala mais nada desse carro. Será que foi reprovado e desmanchado?

  • Jose Carlos 11/05/2017 13:26

    Wellington Carvalho
    Esse é protótipo ele deve estar sendo homologado na fábrica e se tiver que aparecer vai aparecer na transpublico desse ano

  • Marcelo 07/06/2017 18:56

    Pois é, um protótipo de articulado dianteiro, assim soube por um funcionário da Caio na época que surgiu a foto mas ainda não tinha acesso ao OB pra falar sobre. Achei até que era pra lançar na Fetransrio 2016, mas não aconteceu.

  • Diego 07/06/2017 19:02

    Wellington Carvalho
    Jose Carlos do Espirito Santo Junior
    Marcelo da Silva
    Espero que esse carro tenha sido desmanchado, é muito ridículo haver articulado com motorização dianteira, já não basta o Scania F360HA, mas este tem suas especificações necessárias. A homologação está com muitas dificuldades de ser feita por conta do lobby das concorrentes, este é um lobby que eu apoio.

  • Luís Guilherme 01/10/2017 17:52

    Ninguém nunca mais viu esse ai e a numeração dele foi para um dos carros novos que compraram da Neobus

  • David Roberto 18/01/2018 20:38

    ai mano acho que o chassi dele e 26.330 OTA em

  • Oseias 19/01/2018 11:31

    David Roberto Silva Dos Santos
    Errado
    E chassi novo e um 26.280oda euro v

  • Gueillitton 23/01/2018 16:46

    boa tarde
    segue informações sobre o carro

    https://diariodotransport...otor-dianteiro/

  • Guilherme Renan 11/03/2018 13:14

    Favor cadastrar como 90025

  • Joao Vitor 22/03/2018 06:44

    Guilherme Renan Bohr
    Não! Na foto ele tá como 11701 e não 90025

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
Canon
Modelo da Câmera Fotográfica
Canon PowerShot SX400 IS
Tempo de Exposição
1/500
ISO
160
Valor da Velocidade do Obturador
287/32
Valor de Abertura
159/32
Valor Máximo de Abertura
159/32
Abertura (fnumber)
56/10

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 11701 que se encontra na identidade visual da empresa Gidion Transporte e Turismo, de Joinville, Santa Catarina, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Apache Vip IV Articulado, fabricada pela encarroçadora CAIO. O chassi é um 17.260 OD Euro V, fabricado pela Volkswagen. A fotografia foi publicada por Joao Vitor Varella Avance, em 21/09/2016 e consta como tendo sido registrada em 20/09/2016, na localidade de Botucatu, São Paulo, Brasil.

Referência Bibliográfica

VARELLA AVANCE, J. V. Gidion Transporte e Turismo 11701 em Botucatu por Joao Vitor Varella Avance - ID:4476527. Ônibus Brasil, 2016. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/joaovictorvarella12345/4476527> Acesso em: 07 mai 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Gidion Transporte e Turismo Joinville, Santa Catarina, Brasil
Numeração:
11701
Placa:
XXX0000
Carroceria:
CAIO
Apache Vip IV Articulado
Chassi:
Volkswagen
17.260 OD Euro V
Local:
Botucatu, São Paulo, Brasil
Data:
20/09/2016 15:19:26
Autor:
Joao Vitor Varella Avance
Publicação:
21/09/2016 16:32