Auto Viação 1001 RJ 108.234 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, por Luiz Paulo  Pereira Junior. ID da foto: 5329523.
Auto Viação 1001 RJ 108.234 na cidade de Lavrinhas, São Paulo, Brasil, por Jhonatan Diego da Silva Trevisan. ID da foto: :id.
Auto Viação 1001 RJ 108.234 na cidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, por Wallace Barcellos. ID da foto: :id.
Auto Viação 1001 RJ 108.234 na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, por João Messias. ID da foto: :id.
Auto Viação 1001 RJ 108.234 na cidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, por Willian Raimundo Morais. ID da foto: :id.
/ 519 acessos / 39 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Auto Viação 1001 RJ 108.234 em Belo Horizonte por Luiz Paulo Pereira Junior - ID:5329523

06/09/2017

39 comentários

  • Emanuel Henrique 07/09/2017 06:21

    A serviço da cometa? Ou oq?

    Á foto está perfeita.

  • Alberto 07/09/2017 08:32

    Luiz Paulo Pereira Junior
    Parabéns pela foto.
    Emanuel Henrique Dias Souza
    Com certeza "a serviço da Cometa", aliás já está se tornando habitual.
    Abraços

  • Marcelo 07/09/2017 11:48

    muito bommmm

  • Luiz Paulo 07/09/2017 13:10

    Alberto Souza do Nascimento
    Obrigado

  • Richard 08/09/2017 00:59

    46 poltronas em 1050 toco para longas distâncias é péssimo. Qual linha estavam?

  • Lucas Adriano 08/09/2017 01:07

    Richard Silva
    46 poltronas em 1050 toco para longas distâncias é péssimo. Qual linha estavam?
    A util tambem coloca os classicos dela os toco de 46
    Viajei nesses carros spo x rio
    Ate gostei

  • Denilson 08/09/2017 21:09

    Richard Silva
    deve ser BHxRJ.

  • Richard 09/09/2017 00:35

    Denilson de Souza
    Lamentável!

  • David 09/09/2017 00:38

    Richard Silva
    Aqui qual seria o idela carro para fazer bhz x rio na sua opinião?

  • David 09/09/2017 00:38

    Richard Silva
    convencional?

  • David 09/09/2017 00:45

    Richard Silva
    Gostaria de entender pq ontem mesmo vc estava reclamando dos 46 trucados da Guanabara e dizendo que antigamente era melhor!! Richard a Util sempre teve toco 46 lugares na bhz x rio 13,20 G4, Nielson e a cometa com os dinossauros!! Então adoraria saber qual é afinal de contas o padrão de convencional vc acha adequado??

  • Richard 09/09/2017 05:47

    David Simão Soares
    O ideal é respeitar os passageiros.
    Ônibus para longas distâncias tem que ter no máximo 42 poltronas. Mas eu não sou ANTT.
    Um abraço.

  • Alberto 09/09/2017 08:52

    David Simão Soares
    Richard Silva
    Tem uma reportagem da MBB falando sobre a venda de 72 chassis RSDD de 15 metros, lendo-a dá para entender o porque de carros tocos com 46 lugares. Recomendo a leitura. Abraços

  • David 09/09/2017 14:19

    Richard Silva
    otimooo era isso que queria entender, pois se olharmos historicamente ninguém tinha esse padrão em convencional e nem executivo, somente em alguns semi-leitos verdadeiros!!

    Digo isso p vc citou na outra foto saudades do passado então queria entender a relação!! Era isso que não estava entendendo, pois estava meio complicado entender o padrão afinal que na sua opinião era aceitavel!! Blz show de bola!! deixar bem claro, nunca quiz te criticar era somente entender mesmo!!

    É Richard esse padrão 42 lugares em convencional acho se não me engano somente andorinha, não sei se motta, RRP, acho que expresso união ja teve, ou seja, é quase impossivel de se ver hoje!!! Mas tomara que mude até pq as demanda estão cada vez mais abaixando!!! Aqui em Itabirito no inicio dos anos 90 sempre se observava carros 13,20 com 57 lugares e permitindo em pé 14 pessoas, hoje é comum 46 com WC e 49 sem WC e na teoria não pode ir em pé!! Talvez um dia melhore mais ainda o conforto, mas com certeza a demanda tbm irá diminuir! Eis o grande problema!! Vamos aguardar o futuro!!!

    Mais uma vez obrigado pela explicação!! Valeu!!

  • David 09/09/2017 14:27

    Alberto Souza do Nascimento
    vc diz por conta da obrigatoriedade de gratuidade de passagem previstas em lei, exato? Aliando a isso manter uma quantidade boa para venda de passagens, é isso Alberto?

    Se for, pode ser mesmo um dos motivos!!! Otima indicação!!Valeu demais!!

  • David 09/09/2017 14:38

    Richard Silva
    ah detalhe aqui o padrão era napa marrom, nada de estofados bonitinhos!! 53 ou 57 lugares!! E como eu disse pelo menos até aonde sei na BHz x Rio sempre foram 46 lugares tanto pra util e tanto cometa assim como bhz x spo com Gontijo e Cometa!! Agora o que até eu questiono e agradeço demais a Itapemirim e são Geraldo pela nobre ideia de criar o EXECUTIVO pra mim CAÇA NÍQUEL o ideia ótima!! STARBUS e VIPBUS se não me engano 50 lugares no 13,20 mts !! Me corrijam se eu estiver errado!! Foi dai que começou muitos problemas, pois a maioria das empresas utilizam essa categoria exatamente pra ganhar dinheiro com o mesmo padrão do convencional alterando apenas água e encosto para as pernas(TERRÍVEL), mas né!! A nossa ótima ANTT permite fazer o que!! Critico e sempre criticarei essa categoria EXECUTIVO!!!

  • Wagner 09/09/2017 15:11

    David Simão Soares

    Algumas informações não conferem.

    46 lugares num toco. É convencional
    46 lugares num trucado. Executivo.

    Cometa e Gontijo usam esse padrão nas viagens dos executivos e convencionais na rota BH x SP

    Na Rio x BH, a Cometa coloca seus trucados de 46 lugares no executivo e convencional, enquanto a útil infelicita seu passageiro com os 46 lugares no toco convencional ou executivo, junto com os 48 no DD.

    Em relação aos serviços executivos, nas linhas que viajei operado pela Itapemirim e São Geraldo, não usavam toco.

    Na São Geraldo viajei uma vez para Teófilo Otoni MG na linha São Paulo x Ubatã:

    Serviço: VIP Bus. Executivo com ar condicionado, água e café com 46 lugares nos monoblocos 0400 RSD.

    Na Itapemirim que viajei mais, tinham os velhos:

    Tribus: 50 lugares só com WC Tribus III trucado convencional

    Starbus: 46 lugares com WC, Água, café e encosto para as pernas operados com Monobloco O400RSD, Tribus IV e Vissta Buss.

    Golden: 38 lugares com WC, água, café, encosto para as pernas, lancheira, travesseiro, manta. Operado por Tribus IV e Vissta Buss (os Vissta tinham telefone).

    Após a mudança de pintura, a Itapemirim colocou o Climm de 46 lugares sem apoio para as pernas e o Golden para 42 lugares com apoio para as pernas, água e manta.

    Linhas que usei a Itapemirim:

    Recife x Salvador
    Rio x Salvador
    São Paulo x Guarabira
    São Paulo x Recife
    São Paulo x Rio
    São Paulo x Curitiba
    São Paulo x Porto Alegre
    São Paulo x Teófilo Otoni
    São Paulo x Nanuque

  • Richard 09/09/2017 19:55

    David Simão Soares
    Infelizmente amigo. Isso vai durar muito essa história de sermos enganados pela ANTT.
    Eu cheguei a viajar em 2009 para BH no Estrelão que tinha 42 poltronas. No meio do caminho deu pane elétrica e embarquei no Busscar da Util 9822 na época semi-novo. Achei apertado.
    Mas, não fiquei chateado não. Dúvidas fazem parte.
    Um abraço.

  • David 10/09/2017 15:00

    Richard Silva
    Tai uma informação que não sabia, tinha estrelão 42 lugares pra todos eram 46 lugares!! Bacana a informação!! Valeu demais!!!

  • Daniel 10/09/2017 15:14

    David Simão Soares
    Originalmente:
    StarBus-46 lugares
    VipBus-50 lugares
    Tempos depois o VipBus passou a ter 46 lugares com a chegada dos Paradiso 1150 que vieram com 46!

  • David 11/09/2017 20:21

    Daniel Junior Sena
    valeu primo!!!! pelas informações!! Hoje vi mais um desses 1001 a serviço da Cometa!

  • Daniel 11/09/2017 20:36

    Daniel Junior Sena
    Não xará.....
    VipBus originalmente nunca foram 50 lugares, sempre foram 46.......os Monoblocos só ganharam 50 poltronas quando foram transformados em "Convencional 2000", assim como os GV1000. Abrs!

  • David 12/09/2017 19:14

    Wagner Jardim dos Santos
    é mesmo Wagner e qual é a grande diferença de um convencional e um executivo hoje na itapemirim e Gontijo??? Me explica!!!

    E não sei da onde vc tirou executivo é trucado e convencional é toco que empresa é essa??
    Exemplifique melhor!!

  • David 12/09/2017 19:17

    Wagner Jardim dos Santos
    na epoca dos flecha azul fera cometa nem tinha trucado isso somente ocorreu apos os estrelões e recentemente agora G7 1200 na sua maioria trucados assim sim concordo todos executivo e convencional!!!

  • David 12/09/2017 19:19

    Wagner Jardim dos Santos
    sobre a SG observe o comentário do Daniel sena tinha me esquecido dos GV 1150, mas no inicio todos monoblocos eram 50 lugares!! Conforme a propaganda da própria empresa na epoca fera!! E essa eu tenho aqui em casa!!!

  • David 12/09/2017 19:21

    E continuo afirmando:
    Executivo = Caça-Niquel!! Mas essa é apenas minha opinião!! Pra quem gosta beleza cada um pensa de um jeito!! Sem problemas!!

  • David 12/09/2017 19:33

    Minha opinião é independente de empresa! Ou seja, âmbito nacional e/ou estadual !!!

  • Wagner 12/09/2017 20:08

    David Simão Soares

    Alguns pontos:

    a) quanto ao Vip Bus, eu me equivoquei. Na SG eram 50 lugares.

    b) o que quis dizer sobre trucado ou toco é que:

    46 lugares num trucado é executivo;
    46 num toco é convencional.

    Não se pega pelos eixos, mas sim, porque um toco com 46 poltronas tem reclinação inferior.

    A diferença do Climm convencional da itapemirim para o Gontijo executivo, são o apoio para as pernas que o Climm não tem.

    há de concordar comigo que:

    Toco 38 lugares - Semi Leito
    Toco 42 lugares - Executivo
    Toco 46 lugares - Convencional

    Trucado 42 lugares - Semi Leito
    Trucado 46 lugares - Executivo
    Trucado 50 lugares - Convencional

  • David 13/09/2017 19:53

    Wagner Jardim dos Santos
    Bom vamos por partes pra alinharmos tudo!!!

    Vamos a historia do executivo pra que vc entenda o pq na minha opinião não deve existir esta classe.

    A diferença entre executivo e convencional era principalmente o ar condicionado(o resto de configurações veio vamos dizer como acessório, agua gelada, tv e por ai vai) que nenhum convencional tinha na epoca ou se tinham eram pouquissimos!! Apenas Leitos e semi-leitos tinham ar condicionado!! Ai a SG criou o convencional 2000 que tinham como principal detalhe ar condicionado no bagageiro inicialmente e depois a mesma veio com ar condicionado ja no teto!! Então dai para frente muitas empresa aderiram a ideia(itapemirim e por ai vai)

  • David 13/09/2017 19:56

    Wagner Jardim dos Santos
    Então o executivo passou a ser obsoleto, pois seu principal diferencial acabou!!

    O que vc não entendeu ainda é que hoje em dia os mesmos carros convencionais também são utilizados como executivos apenas com um pequeno diferencial(agua, apoio para pernas, detalhe como é mesmo onibus a mesma reclinação), mas que não justifica em momento NENHUM ser cobrado a mais por isso!!

  • David 13/09/2017 20:03

    Bom dito isso Wagner fica bem claro que na minha opinião não concordo em momento ALGUM e/ou configuração NENHUMA de ter executivo pois não justifica!!!

    Exemplo: Gontijo todos ou quase todos ja tem o apoio para pernas Wagner em 1999 eu andei e no 11125 como convencional sem ar condicionado com 46 lugares e ja tinha apoio para as pernas!!! E detalhe PRA MIM esse encosto não faz diferença nenhuma ter ou não é irrelevante!! O que mais importa é o espaço ai ja concordo com o Richard 42 lugares e 46 lugares seja no trucado e/ou no toco 13 mts e/ou 14 mts!!

  • David 13/09/2017 20:28

    Wagner Jardim dos Santos
    50 lugares pra mim já era para ter acabado a tempos!!!
    46 no toco se puder ser evitado para viagens longas(interestaduais e longa estaduais) na minha opinião perfeito!!!

    Sobre o padrão depende carroceria que estamos falando LD, DD, G7 1200 !! Cada um pode ser de um jeito!! Mas levar em conta as carrocerias G7 1200!

    14 metros
    conv = no MAXIMO 46 lugares
    semi-leito = no MAXIMO 42 lugares
    leito = no MAXIMO 26 lugares

    13,2 mts
    conv = no MAXIMO 42 lugares
    semi-leito = no MAXIMO 38 lugares
    leito = no MAXIMO 22 lugares

    Agora outra coisa que vou deixa bem claro, essa é minha opinião esses deveriam ser os máximos nesse tipo de carroceria!! Mas ai vai das empresas e demandas de cada linha, o que não seria interessante é ultrapassar os máximos!!

  • David 13/09/2017 20:48

    Wagner Jardim dos Santos
    Detalhe as outras configurações: Apoio para as pernas, DVD, Wifi entre outras, fica a cargo do mercado de atuação(ou seja, concorrência) e a critério da empresa prestadora de serviço!! Porque vamos esquecer ANTT, pois não faz nada para cooperar com o usuário!!

  • David 13/09/2017 21:00

    Wagner Jardim dos Santos
    A diferença que eu disse foi entre o convencional da Itapemirim e Executivo da mesma Itapemirim!!
    Ex: nas linhas Rio x SPO e SPO x Curitiba!!
    Já na Gontijo
    Ex: bhz x SPO

    Ao meu ver são os mesmos carros principalmente na Gontijo que vejo mais in loco!!

  • David 13/09/2017 21:01

    E continuo afirmando:
    Executivo = Caça-Níquel independente de empresa ou âmbito, nacional e/ou estadual! Mas essa é apenas minha opinião!! Pra quem gosta e/ou acha correto, beleza!! Cada um pensa de um jeito!! Sem problemas!! Respeito as opiniões contrárias !!!

  • Wagner 14/09/2017 01:06

    David Simão Soares

    Ah sim, convencional e executivo é o verdadeiro caça níquel. Viajo muito e te dou a rota Rio x SP por exemplo:

    Kaissara Itapemirim: carro com 40/42/46 lugares trucado com apoio para as pernas;

    1001: toco com 46 lugares, apoio para as pernas e água;

    Expresso brasileiro: 38 lugares toco, apoio para as pernas e Wi-Fi

    Expresso do sul: 46 lugares trucado, Wi-Fi e apoio para as pernas.

    A ANTT deveria padronizar a inclusão dos serviços. Muitas se aproveitam só do grau de reclinação (grupo Guanabara por exemplo) e promovem verdadeiras bizzarices na estrada.

  • Wagner 14/09/2017 01:17

    Para mim tinham que ser como base num Midle Deck (PD ou Invictus 1200-1350 / I6 390 etc)

    Convencional

    42 lugares toco 13m / 46 lugares trucado ou toco 14m/ WC em viagens acima de 150km;

    Executivo

    38 lugares toco 13m / 42 lugares toco ou trucado 14m / WC / Ar condicionado / água / apoio para as pernas;

    Semi leito

    34 lugares toco 13m / 38 lugares toco ou trucado 14m / WC / Ar condicionado / água / apoio para as pernas / manta / travesseiro

    Leito

    20 lugares toco 13m / 23 lugares toco ou trucado 14m / WC / Ar condicionado / apoio para as pernas / água / manta / travesseiro / kit lanche / wi fi / carregador individual de portáteis.

    Leito Cama

    Os itens do leito, adicionando sistema de entretenimento individual / separação das poltronas duplas por cortina.

  • Sérgio A. B. 14/09/2017 18:18

    A galera está havendo uma confusão ai sobre os SG... Pelo que me lembro.

    Os Monobloco de 50 lugs eram os carros reconfigurados de Millennium/Leito, que passaram para o serviço CONVENCIONAL 2000, e posteriormente viraram 46 lugs.
    Vamos lá.... a SG lançou o serviço VIPBUS 46lugs, na mesma época que Mirim lançou o Starbus, pouco tempo depois ainda nos anos 90 a SG reconfigurou um lote pra MILLENIUM (42lugs) e VIPBUS LEITO (2X lugs) e mudou prefixos pra 6 [****], em 99/00 compram os Paradiso 14metros, veio um lote de VIPBUS (estes tinham prefixo 31alto/32XX) e viraram Millennium 63XX) tb outro lote de MILLENNIUM 62XX. Por volta de 2002/03 o lote de Monobloco que tinham virado Millennium voltaram a ser reconfigurados, dessa vez pra Convencional 2000 de 50 lugs (e depois 46 lugs junto com os GV1000), os prefixos de novo voltaram pra serie 4 [****], mas boa parte não receberam prefixos originais que vieram... Em 2004 a empresa foi vendida a Gontijo.

  • Sérgio A. B. 14/09/2017 18:19

    Até onde eu sei, a história é essa...

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
Motorola
Modelo da Câmera Fotográfica
XT1097
Tempo de Exposição
6666/10000
Programa de Exposição
Normal
ISO
1600
Valor da Velocidade do Obturador
390/100
Valor de Abertura
233985/100
Valor Máximo de Abertura
233985/100
Abertura (fnumber)
225000/100

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número RJ 108.234 que se encontra na identidade visual da empresa Auto Viação 1001, de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Paradiso G7 1050, fabricada pela encarroçadora Marcopolo. O chassi é um B9R, fabricado pela Volvo. A fotografia foi publicada por Luiz Paulo Pereira Junior, em 07/09/2017 e consta como tendo sido registrada em 07/09/2017, na localidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Referência Bibliográfica

PEREIRA JUNIOR, L. P. Auto Viação 1001 RJ 108.234 em Belo Horizonte por Luiz Paulo Pereira Junior - ID:5329523. Ônibus Brasil, 2017. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/fotobusluiz/5329523> Acesso em: 24 mai 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Auto Viação 1001 Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Numeração:
RJ 108.234
Placa:
KOM8688 VOLVO MARCOPOLO PARADISO R 2011/2011 / Potência: 340 cv / Lotação: 46 passageiros / Combustível: DIESEL
Carroceria:
Marcopolo
Paradiso G7 1050
Chassi:
Volvo
B9R
Local:
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Data:
07/09/2017 00:43:10
Autor:
Luiz Paulo Pereira Junior
Publicação:
07/09/2017 06:14