Viação Piracicabana Blumenau 6351 na cidade de Blumenau, Santa Catarina, Brasil, por Fabio Julio. ID da foto: 4772838.
VUSC - Viação União Santa Cruz 2710 na cidade de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, Brasil, por Rainer Schumacher. ID da foto: :id.
Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha 35098 na cidade de Londrina, Paraná, Brasil, por Diego Henrique. ID da foto: :id.
Viação Santa Cruz 222100 na cidade de Araras, São Paulo, Brasil, por Wallasy Carlos. ID da foto: :id.
Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha 52013 na cidade de Curitiba, Paraná, Brasil, por Andrey Gustavo. ID da foto: :id.
/ 280 acessos / 31 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Viação Piracicabana Blumenau 6351 em Blumenau por Fabio Julio - ID:4772838

31 comentários

  • Gustavo 31/01/2017 20:31

    Quais os tipos exigências a Prefeitura de Blumenau fez na licitação do Transporte coletivo? Vai ter articulado?

  • Adilson 31/01/2017 21:31

    Se a licitação não exigir motor traseiro e bancos estofados, nem precisa renovar a frota da Piracicabana, pq se ela ganhar vai rodar isso que tá por aí mesmo...

  • Miguel 01/02/2017 09:33

    Gustavo Henrique Ricardo da Silva
    O prazo final de entrega dos envelopes se encerrou ontem, a Piracicabana foi a única licitante e agora está definitivamente com as mãos no transporte coletivo de Blumenau por 20 anos.
    Sobre as exigências do edital, são exatamente as mesmas que o grupo Comporte aplica em Santos (tomada USB, Wi-Fi e veículos com motor dianteiro). Há a possibilidade de virem 21 carros padron de 15 metros, mas não a certeza... Articulado é quase certo que nem volta, Constantino não trabalha com esse chassis.

  • Henrique 01/02/2017 12:19

    Gustavo Henrique Ricardo da Silva
    Sim vai ter e ônibus de 15 metrôs traseiros. Volvo no meio do rolo. Ônibus com GPS, tomadas e internet. Ar condicionado tem uma lei sanitária de mil novecentos e lá vai pedrada que proíbe ônibus urbanos com ar condicionado
    Adilson Azanha Gomes Martins
    Os ônibus que estão atualmente aqui devem ser retirados até Julho

  • Gustavo 01/02/2017 12:32

    Henrique Pereira

    Fico feliz. Porque o usuário sai ganhando.

  • Everton 01/02/2017 12:38

    Henrique Pereira
    Esses vereadores ou Prefeito de Blumenau não tem coragem de revogar essa lei de proibição do Ar Condicionado pra exigir da concessionária o ar condiciado obrigatório?

  • Douglas 03/02/2017 00:26

    Bom vamos aos esclarecimentos, pois quem participou das audiências e do edital sabe o que ocorrerá!

    A licitação, no atual momento, encontra-se na fase de homologação técnica, que é verificar se tudo que a empresa atual apresentou está dentro dos conformes. Caso haja alguma irregularidade na documentação ainda há a chance de ela ser desclassificada. PORÉM, como é uma empresa de grande porte e seus resultados e saldos financeiros encontram-se em dia, ela será homologada. A PMB estimou que no inicio de março haja a assinatura do contrato com início da Operação em 90 dias, ou seja, meados de junho/ inicio de Julho.

    O que a licitação previu?
    # Veiculos Padron Especial, que seria ou Articulado ou veiculos trucados - 15 metros, que é o desejo da PMB.
    # Veiculos Padron - que o edital nao deixa muito bem claro, mas pode ser motor dianteiro
    # Veiculos Basicos - que sao os convencionais
    # Veiculos Micros - para operação das linhas de morro.

    O edital tambem diz que para onibus Padron e Basicos nao pode haver motorização inferior a 200cv e, para onibus Padron Especial - a motorização deve - obrigatoriamente ser acima de 250cv e a posição do motor Central ou Traseira. Resumindo tudo isso, Blumenau nao poderá ter, de momento em onibus convencionais o chassis MBB OF-1519, MAN 15.190 ou assemelhados, bem como para a categoria padron especial nao haverá "gambiarras", como um SCANIA F250 com truck ou um Volvo B270F.

  • Douglas 03/02/2017 00:30

    Adilson Azanha Gomes Martins
    Os veiculos da atual operação, caso a Piracicabana seja homologada, poderão e continuarão pois o edital não faz nenhum impedimento acerca. O que acontecerá é que, de inicio, 100 unidades dos que circulam por aqui sairão e entrarao novos, conforme o caderno tecnico. O edital EXIGIU que de inicio entrem as vans do serviço BLUFÁCIL, os PESADOS ESPECIAIS, PADRON e, a quantidade "sobrante", seja preenchida com veiculos conforme a Piraciabana querer (pode vir tudo convencional ou micro).

  • Douglas 03/02/2017 00:33

    Henrique Pereira
    Ar condicionado tem uma lei sanitária de mil novecentos e lá vai pedrada que proíbe ônibus urbanos com ar condicionado

    Nao existe legislação acerca disto em Blumenau e muito menos no estado. O que eles analisam é o consumo de diesel, que, na visao deles aumenta. Falando como administrador que sou, um veiculo convencional (dianteiro), faz em média 2.5 a 3km/l com 1 litro de diesel. Com Ar-Condicionado operante a média cai e fica 2.3 a 2.8km/l com 1 litro de Diesel. Maior consumo, consequentemente repasse a tarifa.

    Lembrando que não há impeditivo para trazer onibus com ar condicionado e caso a operadora queira ela poderá trazer. Lembro também que, caso o SETERB exigir e houver um aditivo ao atual contrato, o equipamento poderá ser "exigido".

  • Douglas 03/02/2017 00:35

    Henrique Pereira
    Volvo no meio do rolo.

    A volvo, na verdade, fez apenas questionamentos técnicos acerca da quantidade de veiculos despendidos em frota e suas caracteristicas de carga. O oficio e informações "ippis literis" encontram-se no site do Edital.

  • Douglas 03/02/2017 00:39

    Everton Costa Goltara

    Conforme comentado anteriormente, em resposta ao Henrique,e nao existe legislação especifica em Blumenau ou no estado impedindo o uso deste tipo de equipamento.

    Até em complemento a minha resposta antes, até 2011 haviam carros da antiga Operadora VERDE VALE (unidades 3115 e 3116) com Ar-Condicionado em linhas convencionais. Ademais, até 23/01/2016, havia os executivos que contava com tal equipamento.

  • Miguel 03/02/2017 13:03

    E novamente o referido usuário lá me sai com mais uma informação totalmente equivocada. A tal norma a que ele se refere é a Lei Betinho, de 2003, que impede a extinção do cargo de cobrador. Não existe nenhuma lei "sanitária", absolutamente nada que proíba ar-condicionado, a única coisa que a prefeitura já determinou sobre o tema foi em 2012 com um decreto que exigia a instalação de renovadores de ar e de escapamento na parte traseira dos novos ônibus que vierem a integrar a frota a partir daquele ano, só.
    Inclusive, acredito que esse decreto nem possui mais validade, já que nada sobre ele consta nesse novo edital...
    Mas enfim, antes que perguntem o que é ou quem é "Betinho", que foi quem propôs, quando vereador, a dita Lei dos cobradores (que nada tem a ver com ar-condicionado), ele é o ex-dono da empresa Glória, ex-presidente do Consórcio Siga, ex-dono das maiores propriedades rurais do bairro Itoupava Central, ex-dono de duas emissoras de rádio da cidade, ex-dono de empresas de locação de imóveis e prédios comerciais, etc, etc, etc, além, é claro, de ser o principal e talvez único responsável pela derrocada que culminou na falência da Glória e do Siga em 2016.

  • Henrique 03/02/2017 16:08

    Everton Costa Goltara
    Não pois assim que tivesse um caso sequer de gripe iriam colocar a culpa nos ônibus.
    Douglas Henrique
    Sugiro entrar em contato com a Secretária de saúde de Blumenau. Embora não seja conhecida, essa lei existe sim.

  • Henrique 03/02/2017 16:12

    Miguel Rosa
    Como falei ao Douglas essa lei existe sim, porém ela é pouca conhecida. Há também a questão dos custos que ônibus com ar condicionado geraria e cairia sobre a passagem.

  • Henrique 03/02/2017 16:13

    Douglas Henrique
    A volvo, na verdade, fez apenas questionamentos técnicos acerca da quantidade de veiculos despendidos em frota e suas caracteristicas de carga. O oficio e informações "ippis literis" encontram-se no site do Edital.
    Quem sabe. A suspeita recaiu, basta ver se vem ou não.

  • Guido 03/02/2017 16:35

    Essa questão do Ar condicionado sempre gera conflitos, na Cidade de São Paulo foi feita pesquisa com o usuário em 2010 e o povo rejeitou em massa, passados alguns verões escaldantes o Ar se tornou obrigatório em veiculos novos a partir de 2015 através de aditivo contratual e hoje até os micros das antigas cooperativas vem com o equipamento, mas nada garante que na licitação que está atrasada há mais de 3 anos a exigência seja mantida.

  • Henrique 03/02/2017 16:38

    Guido Gustavo Alvarenga
    Sim. Embora aqui seja engraçado o fato de ter essa lei, que pelo que eu saiba Blumenau é a única cidade no Brasil que tem esse tipo de lei idiota. O mesmo com aa lei do cobrador citada pelo Miguel Costa

  • Douglas 03/02/2017 17:50

    Henrique Pereira
    Sugiro entrar em contato com a Secretária de saúde de Blumenau. Embora não seja conhecida, essa lei existe sim.

    HENRIQUE - DEIXA DE SER TEIMOSO. Não existe PORTARIA, LEI, DECRETO, NORMA, INSTRUÇÃO ou QUALQUER OUTRO REGISTRO LEGAL que impede uso de Ar-Condicionado.

    Basta consultar o site LEIS MUNICIPAIS (que lhe dou o link https://leismunicipais.co...r+Condicionado) para constatar que nao existe PORTARIA, LEI, DECRETO, NORMA, INSTRUÇÃO ou QUALQUER OUTRO REGISTRO LEGAL que impede uso de Ar-Condicionado.

    Isso também é materia vencida, tanto que o atual prefeito ja tinha liberado a VERDE VALE MUNICIPAL DE BLUMENAU a operar com onibus com este equipamento (LEIA MAIS http://www.oblumenauense....r-condicionado/)

  • Henrique 03/02/2017 18:13

    Douglas Henrique

    Douglas estou teimando por que minha mãe trabalha na SEMUS, especificamente no gabinete da secretaria de saúde. Já cansei de ouvir ela falar sobre essa lei e pensei que era sacanagem, mas não era quando ela me mostrou. Outros diretores da SEMUS também não acreditaram e foram procurar, e acharam essa lei. Se não acreditar beleza. Eu não acreditei até que me mostraram.

  • Douglas 03/02/2017 18:14

    HENRIQUE - LHE DESAFIO ATÉ!

    Como você "canta" pelos 4 ventos que existe uma "LEI SANITÁRIA" que impede ar condicionado - se antes tinhamos os verdinhos que tinham ar?

    Aproveitando um momento cultural para você:
    Não é competência de nenhuma secretaria legislar sobre qualquer coisa.
    A competência em legislar é legislativo - no município, vereadores! No máximo o prefeito pode propor projeto de lei.
    Sendo assim não existe lei sanitária da secretaria da saúde porque a secretaria da saúde não faz leis. Simples assim.

  • Douglas 03/02/2017 18:16

    Henrique Pereira
    Já cansei de ouvir ela falar sobre essa lei e pensei que era sacanagem, mas não era quando ela me mostrou.

    Entao nos prove! Qual o numero da lei?

  • Fabio 03/02/2017 18:19

    Já cansei de ouvir ela falar sobre essa lei e pensei que era sacanagem, mas não era quando ela me mostrou.
    Então mostra ai esse lei Henrique Pereira

  • Henrique 03/02/2017 18:23

    Douglas Henrique

    A própria prefeitura fez a lei passando pela câmara não foi ordem de secretaria nem nada. Como falei ela é de mil novecentos e lá vai predada, ou seja antiguíssima. Eis uma pergunta que me faço e não sei o porquê que tínhamos os verdinhos, só se tinha uma brecha na lei para serviço seletivo, isso em hipótese minha. Não vou inventar teorias o porque que ela não aparece no site do código de leis. Mas de qualquer forma não teríamos ar condicionado, já que como você falou a passagem subiria ainda mais, devido a mais custos.

  • Fabio 03/02/2017 18:28

    Como falei ela é de mil novecentos e lá vai predada, ou seja antiguíssima.

    Claro do tempo em que nem existia o ar-condicionado ainda,como Blumenau é uma city avançada no seu tempo,quando Dr Blumenau aqui chegou ele já sancionou essa sei.

  • Henrique 03/02/2017 18:28

    Fabio Julio
    Aí é que tá. Não sei onde o pessoal da SEMUS achou. Eu mesmo procurei até que pedi pra minha mãe mostrar um dia e li e pior que engoli o que eu havia pensado sobre minha mãe estar mentindo. Ela só me mostrou em PDF lá na SEMUS já baixado.

  • Douglas 03/02/2017 18:32

    Henrique Pereira

    Se é uma lei de mil novecentos e lá vai predada (sic), como o 3115 e 3116 da VERDE VALE, que possuiam ar condicionado rodaram de 1999 até 2011?

  • Fabio 03/02/2017 18:43

    Douglas Henrique Acho que ele tá indo com base naquela,de quando o SETERB embargou os BRS da VV,mas a questão dos BRS eram questões tecnicas e de documentação,e nada a haver com o ar-condicionado.

  • Miguel 04/02/2017 02:28

    Faça-me rir, viu!
    Aliás, impossível não cair na gargalhada com mais essa, e a gente ainda pensa que já viu de tudo nessa vida...
    Lei antiga, lei pouco conhecida, lei sem código ou etc, etc, etc, é mera escora de quem inventa factóides e fala sem embasamento. Todos os processos legais que tramitam em Blumenau já são eletrônicos há anos, é impossível existirem ações envolvendo uma lei (que sequer existe, conforme dito por mim e ratificado por outro usuário) se elas não possuem registro em canto algum dos n sites do poder público municipal ou do judiciário.
    Mas enfim, o cidadão pode acreditar no que quiser escrever por si próprio por aí, que fique claro que eu não acredito...

  • Miguel 04/02/2017 02:33

    Henrique Pereira
    Desde já agradeço pela citação da informação fornecida por mim, só peço que numa próxima oportunidade não erre o meu nome e também não "erre" a lei.
    Obrigado e passar bem

  • Henrique 14/02/2017 20:14

    Miguel Rosa
    Fabio Julio
    Douglas Henrique

    Pessoal desculpe a minha teimosia. De fato estava errado. O que minha mãe mostrou na verdade era uma espécie de aditivo ao contrato do SIGA sobre uma pesquisa popular que acabou contra a inclusão de mais ônibus com ar condicionado. O que aconteceu é que fui mal informado e quando a gente tem certeza que é mesmo o que foi repassado a gente cria uma confusão com essa e dá com que o cara que teimou que estava certo sobre o que estava errado acaba quebrando a cara. Desculpa pessoal, sério mesmo ?

  • Henrique 14/02/2017 20:17

    E eu esqueci de novo que emoji aparece como interrogação...

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
NIKON
Modelo da Câmera Fotográfica
COOLPIX L320
Tempo de Exposição
10/3200
Programa de Exposição
Normal
ISO
80
Valor da Velocidade do Obturador
8321928/10
Valor de Abertura
4757023/10
Valor Máximo de Abertura
33/10
Abertura (fnumber)
52/10

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 6351 que se encontra na identidade visual da empresa Viação Piracicabana Blumenau, de Blumenau, Santa Catarina, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Torino 2007, fabricada pela encarroçadora Marcopolo. O chassi é um OF-1418, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por Fabio Julio, em 19/01/2017 e consta como tendo sido registrada em 19/01/2017, na localidade de Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Referência Bibliográfica

JULIO, F. Viação Piracicabana Blumenau 6351 em Blumenau por Fabio Julio - ID:4772838. Ônibus Brasil, 2017. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/fabiojulio/4772838> Acesso em: 24 mai 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Viação Piracicabana Blumenau Blumenau, Santa Catarina, Brasil
Numeração:
6351
Placa:
EPU9304 MERCEDES-BENZ MARCOPOLO TORINO U 2010/2010 / Potência: 177 cv / Lotação: 34 passageiros / Combustível: DIESEL
Carroceria:
Marcopolo
Torino 2007
Chassi:
Mercedes-Benz
OF-1418
Local:
Blumenau, Santa Catarina, Brasil
Data:
19/01/2017 17:59:20
Autor:
Fabio Julio
Publicação:
19/01/2017 18:07