MAFERSA  na cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, por Douglas de Cezare. ID da foto: 1385792.
Viação São Luiz 5900 na cidade de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Brasil, por Sérgio A.  B.  Canuto. ID da foto: :id.
Viação Piracema de Transportes 2108 na cidade de Piracicaba, São Paulo, Brasil, por Juliano Sgrigneiro. ID da foto: :id.
Expresso Santa Marta 95610 na cidade de Goiânia, Goiás, Brasil, por Paulo Henrique. ID da foto: :id.
VIP - Unidade AE Carvalho 3 2354 na cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, por Bruno Gomes. ID da foto: :id.
/ 7.855 acessos / 39 comentários / Compartilhar no WhatsApp

MAFERSA em São Paulo por Douglas de Cezare - ID:1385792

Veiculo prototipo demonstração. Depois rodou em testes em SP no corredor da Cachoeirinha onde apresentou irregularidades e foi reprovado, alem de ter um grande problema de efeito L. Foi para uma empresa no Mato Grosso e voltou para a cidade de Maua onde rodou articulado, foi cortado virando um Padron e teve seu fim sucateado.

39 comentários

  • Rafael 04/11/2012 20:04

    Esse foi o Mafersa que foi desarticulado e rodou toquinho por muito tempo em Mauá certo?

  • Fabio 04/11/2012 20:04

    no tempo que mafersa fabricava chassis para venda

  • Marcio 04/11/2012 20:07

    Não vingou, como a empresa toda, mas valeu pelo excelente registro. Showwww

  • Cleber 04/11/2012 20:07

    Diferentaço!!! Nunca vi um articulado Mafersa!!!
    Belo registro!!!

    Abraçosss..........

  • Alexandre 04/11/2012 20:16

    Bah que show de bola hein!

  • Marcelo 04/11/2012 20:25

    Luxuoso! Amei! Muito mais bonito que os articulados atuais!

  • Douglas 04/11/2012 20:28

    Rafael Santos Silva isso mesmo Rafa ele mesmo e antes ele rodou no Mato Grosso.

    Fabio Lima sim foi um prototipo.

    Marcio Freitas discordo, a Mafersa produziu varios onibus, o problema que ele era moderno para a epoca de lançamento e se fosse nos dias atuais teriamos um excelente produto para concorrer no mercado.
    Sem contar que a linha ferroviaria da Mafersa foi tbm um sucesso em trens de passageiros como os de carga.

    Cleber Vicente Oliveira ele rodou em testes em SP, foi devolvido, levado ao Mato Grosso e voltou para Maua onde rodou assim, foi cortado virando um Padron e depois desativado e sucateado.

    Alexandre Breda valeu agradecido.

  • Sandro 04/11/2012 20:39

    Douglas sempre nos surpreendendo! E curioso esses detalhes da carroceria..

  • Claudio 04/11/2012 20:44

    Nussa!

  • Fabio 04/11/2012 20:49

    Que legal,eu mesmo nunca soube que a Mafersa produziu Articulados que foram encarroçados em outras carroçerias!!!!Belo registro Douglas,parabéns!!Abraços!!

  • Douglas 04/11/2012 20:58

    Sandro Alves sim, so que em Maua fizeram uma pequena adaptação.

    Claudio Paz valeu amigo
    Fabio Carnelosi Fabio foi produzido somente este e ficou so nele mesmo e valeu pelo elogio.

  • Anthony 04/11/2012 21:15

    Esse carro em Mauá,tanto articulado como convencional foi bem cuidado, mas vivia mais quebrado que rodando, cheguei a andar nele muito confortavel, e para a época era muito moderno.

  • Anthony 04/11/2012 21:19
  • Claiton 04/11/2012 22:41

    Douglas de Cezare

    Discordo em parte, Douglas. Na época tínhamos outros produtos tão modernos quanto ou até mais modernos, como o O-371 UP e B-58, além do L-113 da Scania.

    Então, concorrer com essa turma de peso era muito complicado.

    Além disso, o monobloco Mafersa não era "adaptado" às condições ruins das vias urbanas das cidades brasileiras e eram muito frágeis.

    E um outro detalhe importante, era que a situação financeira da Mafersa não era boa, o que levou ela e a Cobrasma a iniciar a produção de ônibus de 1985 a 1994.

    No mais, parabéns pelo registro dessa máquina.

  • Douglas 04/11/2012 23:40

    Claiton Reis Claiton respeito seus conhecimentos e opniao sobre veiculos, so que na epoca da inauguração do corredor São Mateus x Ferrazopolis foram usados varios Mafersas que eram da Cmtc e um dos unicos problemas encontrados era a correia do motor Cumins por ser unica, essa por sua vez tinha um desgaste maior e acabava rompendo, solução encontrada foi trocar algumas polias e acabou esse problema.
    No corredor ele rodava muito bem e não tinha problemas e se for ver em São Bernardo ainda temos Mafersa rodando não com passageiro mas ainda existem unidades para transporte de deficientes na SBC Trans.
    A comparar o Mafersa com o O371UP é uma boa comparação e falo que ambos eram bons e o Mafersa não deixava nada a desejar a qualquer padron, tanto que em SP tivemos varios em diesel e trolebus rodando.
    Não digo do B58 nem do L113 que tinham que ser encarroçados, mas em monoblocos os dois citados UP e o M210 eram sim bons veiculos.
    Agradeço a visita e o comentario e opnião, assim que é bom nas fotos.

  • Tiago 05/11/2012 00:35

    Eu lembro dele já desarticulado e mantendo a porta esquerda , e acreditem ele tinha bancos ao lado da porta na parte interna , uma gambiarra do Tio Balta na época , ele rodava só na 051 Capuava , carro bastante limitado para o viário de Mauá.
    Mas oque vale mesmo é caminhada dele que é muito interessante que teve seu fim na garagem da Princesa , provavelvemente suas pessas foram vendidas e sua carroceria toco virou sucata na Princesa , provavelmente sendo usado as parte em outros carros , prática comum nas empresas do Tio BALTA.
    Belo registro Douglas esse ai eu não conhecia a verdadeira história dele , muuito legal.

  • Claiton 05/11/2012 01:06

    Douglas de Cezare
    Tudo bem, mas é o que eu comentei sobre a carroceria dos M-210 e seus problemas de projeto, foi objeto de uma reportagem da Transporte Moderno de Abril de 1990, a qual se for de seu interesse posso enviar por e-mail.

    Essa reportagem fala, inclusive, dos carros adquiridos pela CMTC.

    Pelo que foi relatado, as empresas reclamavam de diversas falhas de projeto na concepção do veículo, que afetavam a estrutura do monobloco, componentes do trem de força, o sistema de abertura das portas, trinca nas longarinas(que inclusive acontecia nos chassis Scania), etc..

    Quando eu citei o O-371UP, me referia à plataforma, por isso listei junto com o B-58 e o L-113, que eram as três plataformas mais comuns da época.

    Abço.

  • Rafael 05/11/2012 06:50

    Esses problemas que "mataram" o M-290 articulado teriam sido a mesma causa da desativação precoce do M-210 monobloco articulado elétrico que rodou em testes no corredor São Mateus-Jabaquara?

  • Rodrigo 05/11/2012 11:07

    Mais uma foto lendária do seu acervo, rs. Mas esse não era megabus? Ou já era GLS mesmo, porque ele tinha a dianteira idêntica a do mega.

  • Efraim 05/11/2012 20:46

    Anthony Michel
    Nem parece o mesmo,mas como em comentarios de amigos aqui,ele parecia ser um xodózinho,bem cuidado mesmo,visto aos outros carros da Januária

  • Jackson 17/11/2012 21:39

    Olha as caixas de roda da hora esse é o pai dos BRT'S

  • Nercilio Alberto 01/12/2012 03:51

    A carroceria não seria "Ciferal Megabus" como os da CTC e os Biarticulados de Curitiba?

  • Matheus 06/12/2012 10:09

    Douglas de Cezare
    Parabéns pelo registro... Abçs !!!

  • Filipe 21/12/2012 10:58

    Excelente registro!!! Parabéns!

  • Vagner 17/02/2013 12:08

    Caraca lindo, nem imaginava que existisse desses...
    Lindo demais os contornos, a Ciferal poderia ter feito mais desse jeito..
    Belo carro, pena que não mais está entre nós..
    Bela imagem.. Show total.
    Abraço

  • Mineiro 22/02/2013 00:36

    Bizarro, morria sem saber que isso existiu!

  • André Francisco 31/03/2013 01:33

    Com certeza esse é o Ciferal BRT dos anos 90. Ele e o Torino GV LS.
    E pensar que só deram a "devida importância" ao BRT agora.

  • Magno 12/04/2013 16:48

    Eu andei nesse ônibus aqui em Cuiabá, eu devia ter uns 8 anos de idade em 1999 se não me engano, ele circulo na antiga viação Rotendali de Cuiabá, porem fico aqui por pouco tempo, pois as condições das ruas e avenidas de Cuiabá não o suportaram, direto ele virava em esquinas e subia nas calçadas, alem de destruir pequenas arvores e quebrar todo o meio fio. Gostei das janelas dele, é o mesmo tipo de janela usado nos Marcopolo Viale BRT.

  • Cristiano 13/04/2013 14:14

    CIFERAL COMO A CMA ERAM AS MELHORES DO BRASIL. DETINHAM TECNOLOGIAS QUE TODAS AS OUTRAS NÃO OUSAM EM APLICÁ-LAS NUM MESMO PRODUTO.

    NOTEM ESSAS JANELAS, FIM DOS ANOS 80, QUANTA QUALIDADE, QUANTO AVANÇO.

    HOJE VEMOS O QUE VIROU A CIFERAL. UMA PENA.

  • Bruno 14/04/2013 02:37

    Nosso DEUS que carro lindo mesmo, esse é um prazer ter pelo menos ter visto a foto dele, seria um prazer maior em ter nadado nele.

  • Douglas 14/04/2013 23:35

    Rafael do Amaral Luiz acredito que sim, varios fatores que anteciparam o fim deles.
    Rodrigo Julio Mucci valeu pelo comentario.
    Efraim Reis agradecendo o comentario Efraim.
    Jackson Sousa Leite agradecido.
    Nercilio Alberto Pereira corrigido.
    Matheus Mota Rosa da Silva valeu Matheus.
    Filipe Rodrigues valeu Filipe.
    Vagner Valani Realmente foi um carro diferente, foi carro de exposição inclusive.
    Ne sempre se pode mante lo por tempos e o sucateamento foi o viavel para ele.
    Uma pena.
    Mineiro Então saiba que existiuu.
    André Francisco F. G. M. Silva tem certa rasão com seu comentario.

    Magno dos Santos Barbosa ele por acaso era Branco com faixa verde e filete amarelo???? se for consegui fotografar ele com essa pintura na garagem da Barão de Maua antes dele receber essa pintura.
    Cristiano Arruda Cruz agradecido o comentario Cristiano

  • Anderson 20/04/2013 19:52

    Douglas de Cezare
    cara ele mesmo, era essa pintura mesmo, o por favor publica ela, foi o unico onibus articulado que teve em Cuiabá, gostaria muito de ver ela, se quiser manda no meu e-mail [email protected], agradeço desde ja amigo.

  • Anderson 20/04/2013 19:54

    aqui é o Magno dos Santos Barbosa, mas to na conta do Anderson Hahn.

  • Bruno 22/04/2013 12:42

    rodou msm em cuiabá, mais precisamente na linha Term Pascoal Ramos X Term Bispo dom José.

  • Paulo Roberto 23/11/2013 18:18

    Uma bela máquina, parabéns

  • Vinicius 12/08/2014 15:58

    Cara QUE DEMAIS essa galeria! Carro lindo.

  • Julio Cesar 08/06/2015 17:26

    Esteticamente é irreprovável, belo veículo

  • Carlos 22/04/2020 07:15

    Interessante. Bom tambem essas calotas da Ciferal, coisa rara na epoca.

  • Gilberto 08/05/2021 18:35

    Cm essa caixas de rodas quadradas também nunca vi excelente registro do Megabus !!!

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Não foi possível localizar nenhum parâmetro técnico de câmera fotográfica associado a esta imagem.

Texto Acessível

A foto exibe a foto de um ônibus que se encontra na identidade visual da empresa MAFERSA, de São Paulo, São Paulo, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Megabus, fabricada pela encarroçadora Ciferal. O chassi é um M290 Cummins, fabricado pela Mafersa. A fotografia foi publicada por Douglas de Cezare, em 04/11/2012, na localidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Referência Bibliográfica

DE CEZARE, D. MAFERSA em São Paulo por Douglas de Cezare - ID:1385792. Ônibus Brasil, 2012. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/douglasdcz/1385792> Acesso em: 29 mar 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
MAFERSA São Paulo, São Paulo, Brasil
Numeração:
<< Sem prefixo >>
Placa:
XXX0000
Carroceria:
Ciferal
Megabus
Chassi:
Mafersa
M290 Cummins
Local:
São Paulo, São Paulo, Brasil
Autor:
Douglas de Cezare
Publicação:
04/11/2012 20:03