São Bernardo Ônibus 2611 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, por Donald Hudson. ID da foto: 2689311.
Transirmãos Turismo 12000 na cidade de Ipatinga, Minas Gerais, Brasil, por Joase Batista da Silva. ID da foto: :id.
Empresa Gontijo de Transportes 18385 na cidade de Coronel Fabriciano, Minas Gerais, Brasil, por Joase Batista da Silva. ID da foto: :id.
KBPX Administração e Participação > Transkuba 7 7690 na cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, por Fabrício Gomes. ID da foto: :id.
Empresa Coletivos Cristo Rei 250 na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, por Donald Hudson. ID da foto: :id.
/ 3.909 acessos / 33 comentários / Compartilhar no WhatsApp

São Bernardo Ônibus 2611 em Belo Horizonte por Donald Hudson - ID:2689311

Julho de 1982, operador não identificado com placa CW2611, MB LPO-1113 com Marcopolo Veneza carroçaria. Na linha 2302 São Bernardo Gloria via Ipanema.

33 comentários

  • Joase 05/08/2014 06:16

    Você tem o único registro dessa linha, um sonho de muitos busólogos saudosistas como eu e outros, a empresa é a São Bernardo ônibus, hoje é a Auto Omnibus Floramar, infartei aqui agora

  • Joase 05/08/2014 06:20

    You have the only record of this line, a dream of many nostalgic busólogos like me and others, the company is the bus São Bernardo, today is the Auto Omnibus Floramar, got sick here, congratulations, your gallery reminds me of childhood, the best phase of my life, thank you very much

  • Rafael 05/08/2014 07:57

    Oh my god!!!

  • Rafael 05/08/2014 09:03

    Estavlinha teve está numeração só até Dezembro daquele ano, por isso algum registro dela é raríssimo, pois em Janeiro de 1983 a linha já virou a 2402 que o pessoal de BH conheceu. Ainda bem q estou aqui pra ver este registro histórico. A empresa em questão é a São Bernardo Ônibus.

  • Valter 05/08/2014 09:37

    Se me falassem que antes essa linha teve a numeração de 2302, morreria duvidando ! Me parece que isso aconteceu nas linhas 3702 e 4701, um erro na numeração que logo depois foi corrigido.
    Show de postagem !

  • Roberto 05/08/2014 10:38

    Jesus Christ!!!! Espetacular! Já havia ouvido falar dessa linha... Me parece que ela seguia pela Av. Pedro II, passava em frente à Vila São José na marginal do Anel, pegava um pedaço da Abílio Machado e descia sentido Ipanema.
    Não sei se isso é verídico... Os 'papas' do PROBUS podem dizer melhor...

  • Maicon 05/08/2014 13:12

    Meu Deus, já tinha ouvido falar vagamente nessa linha, mas achava que era lenda, olha a prova aí....

  • Pedro 05/08/2014 13:36

    Teste pra cardíaco! Sem palavras!

  • Roberto 05/08/2014 14:38

    E eu já tinha ouvido falar também, pela mesma vaga fonte, que existiu a linha 4502 - Glória / São Bernardo Via Cristiano Machado.
    Mas, como eu disse, apenas vagas informações.

  • Roberto 05/08/2014 14:45

    Se tivemos a 2302, qual era a 2301?
    Poderíamos montar uma relação dessas linhas raras, que existiram pouco tempo... tipo 1004, 1206, 1208, 1402, 1703, 2001B, 2301, 2601, 3802, 4502, 4801 (antiga), 6601, 6802, dentre outras.

  • Donald 05/08/2014 15:31

    Roberto Araujo
    I have a poor view of a Platina Marcopolo Veneza on line 2601, poor in the sense that the bus is slightly obscured by road barriers but the fleet name and line number are clearly visible. I was not going to post this view but in light of your comments perhaps I should. However, I shall be offline for 10/12 days as I will be away on holiday with the family ( they don't understand the importance of buses!) but I will include it once I restart posting.
    Eu tenho uma visão pobre de Platina Marcopolo Veneza na linha 2601, pobre no sentido de que o ônibus é um pouco obscurecida por barreiras rodoviárias, mas o nome da frota e número da linha são claramente visíveis. Eu não ia postar esse ponto de vista, mas, tendo em conta os seus comentários, talvez eu deveria. No entanto, estarei offline por 10/12 dias, como eu vou estar ausente em férias com a família (eles não entendem a importância de ônibus!), Mas vou incluí-lo uma vez que eu reiniciar postagem.

  • Valter 05/08/2014 16:08

    Roberto Araújo
    Dessas linhss que você citou, lembro da 1703 São Lucas x Se não me engano Jaraguá, essa durou muito tempo.

  • Alysson 05/08/2014 16:41

    Rafael de Souza Delazari
    Foi vc que postou uma lista com esses números a um tempo atrás né? Eu pensava que tivessem existido só no papel, isso é incrível!!

    Roberto Araújo
    A 4502 eu não sei se chegou a existir, seria a São Tomas - Glória. Lembro-me que na época (final dos anos 80 acho), alguns veículos da 2402 chegaram a receber as faixas nas cores do probus correspondentes e o número da linha foi afixado em vários pontos de ônibus, mas na 'hora H', acabou surgindo a 5520.

    Donald Hudson
    Seus registros afetam a emoção de vários de nós, sobretudo os que viveram a época, como eu. Mas como eu tinha apenas 5 anos de idade na época dessas fotos, muitos desses veículos eu não cheguei a ver. Essa foto é especial pra mim, pois esta é a linha do bairro onde sempre morei e onde moro até hoje, mas não cheguei a conhecer a linha com este número 2302 (apenas 2402), nem vi este modelo por aqui, apenas os Veneza II, seus sucessores. Em relação à fotos que vc considera que tenham ficado ruins, espero que considere o valor histórico das mesmas e, se achar conveniente, que as poste para nós. No mais, só temos a agradecer por esta incrível viagem ao passado que vc nos proporciona.

  • Roberto 05/08/2014 17:09

    Donald Hudson
    Mr. Donald, thanks for replying to my post and I repeat the words of Alysson friend in the post above.
    "Regarding the photos that u considered to have been bad, I hope you consider the historical value of the same and, if convenient, that post for us. At the most, you only have to thank for this incredible journey into the past that provides the vc."

  • Roberto 05/08/2014 17:09

    I would be very happy if the record actually stand in 2601.

  • Roberto 05/08/2014 17:40

    Valter Francisco
    Essa linha 1703, segundo dizem era Nova Suissa / São Lucas... Não sei em que ano foi criada nem quando foi extinta...
    Li outro comentário que a linha 1508 veio a existir depois da implantação do PROBUS, sendo que o bairro Nova Gameleira era atendido pela linha 1142 e o Santa Cruz pela 5508, ambas na cor vermelha. E que tais linhas duraram pouquíssimo tempo. Procede isso? Alguém sabe algo a respeito?

  • Valter 05/08/2014 17:56

    Roberto Araújo
    É isso mesmo, 1703 era São Lucas x Nova Suissa, obrigado por lembrar ! Não sei onde tirei Jaraguá se o trajeto ao Nova Suissa é feito pela Amazonas que se identificava pelo corredor número 1. Essas outras que você citou não lembro.
    Algumas linhas de ônibus em Belo Horizonte implantadas nessa época (primeira padronização) fugiam completamente do sistema de identificação por corredor, como sabemos, os dois primeiros números indicavam a via urbana por onde os ônibus circulavam em maior extensão para acessar os bairros, eram em numeros de nove corredores e um deles era a rua Niquelina e todos os ônibus que passavam por esse corredor tinha o número 7, são as linhas 1701, 1702, 2701, 4701, 7901 e 7902, já as linhas 3701 e 3702 passavam próximo, interessante era que essas 3701 e 3702 passavam pela Niquelina somente na volta do bairro, já a 4702 não trafegava pela via, pior era a linha 1703 que nem de longe passava pela rua Niquelina. Em termos de numeração achei mais interessante o da segunda padronização, a identificação era por regiões, os ônibus que atendiam a zona leste eram identificados pelo número 9. O sistema MOVE também não deixa de ser uma padronização, veio para acabar com as lembranças e resquícios das primeiras, uma linha tradicional de Belo Horizonte que foi extinta devido ao MOVE foi a 2004, o MOVE também pode por fim a era dos ônibus azuis na cidade que são maioria esmagadora. Vamos ver como irá ficar, claro se as autoridades darem continuação ao projeto.
    Desculpem o texto longo, é que não tem como não se entusiasmar diante dessa foto histórica
    [

  • Paulo Henrique 05/08/2014 18:23

    Roberto, a linha 1508 foi isso mesmo...
    Veio da fusão das linhas 1142-Nova Gameleira com a 5508-Santa Cruz.
    Isso também aconteceu com a 3503-Santa Terezinha/São Gabriel que surgiu com a fusão da 3301-SantaTerezinha com a 5501-São Gabriel.
    Outro exemplo foi a 8001, surgida da fusão da 3804 Pedro II /Santa Inês com a 0001B-BH Shopping.

  • Rafael 05/08/2014 18:38

    Donald Hudson Boa viagem, sentiremos falta das suas postagens e espero q retome o mais breve possível e com esse maravilhoso 2601 que você mesmo mencionou que tem.

    Roberto Araújo. A linha 2301 era a Concórdia São José que virou 2401 também rapidamente. A 1206 tem registro dela, assim como a 6802.

    Agora a linha 4502 nunca saiu do papel, pois a Cristiano Machado na porção norte só foi concluída em 1986. Existiu também um projeto da linha 3502 - Ipanema - Santa Cruz pra ser implementada em 1982, só q também não saiu do papel.

    Quanto a registro da 1703 ou da 6601 eu cairia duro se visse um registro desse, alem da 0705. Rsrsrs

  • Alysson 05/08/2014 19:14

    Rafael de Souza Delazari
    Agora a linha 4502 nunca saiu do papel, pois a Cristiano Machado na porção norte só foi concluída em 1986.
    Será que houve projeto da referida linha nos primórdios do probus? Eu me lembro da tentativa de criação da 4502 no final dos anos 80, e ao invés dela, surgiu a 5520.

  • Roberto 06/08/2014 09:42

    Valter Francisco
    Valter, por mim vc pode escrever 1000 linhas amigo. Eu também gosto demais de ouvir histórias do Probus. Obrigado pelas informações. Interessante que você tem razão, a padronização de hoje veio para acabar com qualquer lembrança do Probus. Até porque, no Probus os dois primeiros dígitos que identificavam os corredores (em tese kkk) que a linha utilizava vinham em ordem crescente (o menor depois o maior), ao passo que hoje os dois primeiros dígitos que identificam as regionais vem em ordem decrescente...
    Acho a padronização de hoje interessante também, só acho muito avacalhado a questão das cores dos ônibus. O que você vê de linha alimentadora na cor azul é brincadeira. Enxerto é mato hoje; acontece muito mais do que naquela época. Acho que a fiscalização devia bater mais forte com relação a isso. Esses letreiros digitais dificultam a visualização do número da linha. E ainda por cima o ônibus vem com a cor diferente... Isso deve confundir demais o usuário.

  • Roberto 06/08/2014 09:43

    Rafael de Souza Delazari
    Qual é essa linha 0705?
    PS: se visse um dessa 1142 vermelha, acho que eu teria um colapso kkk

  • Carlos Roberto 06/08/2014 10:33

    Roberto Araújo
    Bom dia Roberto. A antiga linha 2301 era a Cachoeirinha x São José. Depois virou 2401. OK

  • Rafael 06/08/2014 11:59

    Essa 1142 (Nova Gameleira ou Beatriz) também é passível de eu enfartar tb.. Kkk

  • Rafael 06/08/2014 12:03

    A 0705 é a linha Sion - Clinica Nossa de Lourdes. O Marcio Renato possui uma foto dele, porem nunca divulgada.

    Quanto a padronização concordo com vcs. O itinerário eletrônico acabou com qualquer diferenciamento dentro da padronização, alem de facilitar os enxertos. Hoje é dificílimo saber de qual empresa é o veículo, coisa q antigamente só de bater o olho já sabemos de quem é.

  • Roberto 06/08/2014 13:10


    Carlos Roberto Nolasco
    Bom dia amigo Carlos. Obrigado pelo esclarecimento. Então, pelo jeito ambas as linhas tiveram o número 3 (Pedro II) trocado pelo 4 (Abílio Machado/ R. Pe. Eustáquio). Será que houve alteração no intinerário, ou foi somente um erro da Metrobel?

    Rafael de Souza Delazari
    Desconhecia totalmente essa linha.. Era vermelha ou azul? Existiram as anteriores (0701 a 0704)?

  • Rafael 06/08/2014 23:31

    Era azul Roberto Araújo a 0705, e a numeração simplesmente não tiveram sequencia, ela e a 0809 - Serviço Auxiliar Vila Ipê, começaram com numeração alta mesmo.

  • Roberto 07/08/2014 13:26

    Rafael de Souza Delazari
    Valeu pelo esclarecimento!

  • José Augusto 08/08/2014 07:30

    O passado ficou guardado como registro pra ver-mos no presente o que existiu a tempos atrás,bela reliquia parabéns.

  • Roberto 26/08/2014 23:21

    Paulo Henrique Coelho Correa
    A propósito, obrigado pelas informações, amigo!

  • Marcelo 13/09/2020 16:23

    Diametral é o quê?

    • Alysson 13/09/2020 22:26

      Grosso modo, eram linhas que saiam de um bairro, passavam pelo centro e iam pra outro bairro. Acabou com a necessidade de toda linha ter um final no centro e passou a atender pessoas que iam de uma região a outra, além daquelas que simplesmente iam do bairro pro centro.

  • Mario 13/09/2020 16:28

    👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • Vagner 16/09/2020 21:33

    Fotos antigas, classicas e de qualidade assim, Mr. Donald Hudson é o cara!!!
    Congratulations....
    SHOW
    Abraço

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
Epson
Modelo da Câmera Fotográfica
Perfection3200

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 2611 que se encontra na identidade visual da empresa São Bernardo Ônibus, de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Veneza, fabricada pela encarroçadora Marcopolo. O chassi é um LPO-1113, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por Donald Hudson, em 05/08/2014 e consta como tendo sido registrada em 01/07/1982, na localidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Na ocasião, o veículo operava o serviço serviço urbano, na linha São Bernardo X Gloria via Ipanema (2302).

Referência Bibliográfica

HUDSON, D. São Bernardo Ônibus 2611 em Belo Horizonte por Donald Hudson - ID:2689311. Ônibus Brasil, 2014. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/donaldhudson/2689311> Acesso em: 23 abr 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
São Bernardo Ônibus Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Numeração:
2611
Placa:
CW2571
Carroceria:
Marcopolo
Veneza
Chassi:
Mercedes-Benz
LPO-1113
Serviço:
Serviço Urbano: 2302 - São Bernardo X Gloria via Ipanema
Local:
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Data:
01/07/1982 04:17:41
Autor:
Donald Hudson
Publicação:
05/08/2014 06:02