Mercedes-Benz IBC 86 RM na cidade de Miracatu, São Paulo, Brasil, por Diego Almeida Araujo. ID da foto: 684031.
Itaipu Binacional 3360 na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, por Derles Borges Pichoff. ID da foto: :id.
VUSC - Viação União Santa Cruz 910 na cidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, por Matheus Etges. ID da foto: :id.
Empresa Gontijo de Transportes 12975 na cidade de Contagem, Minas Gerais, Brasil, por Giangiulio Cocco. ID da foto: :id.
Transmoc 370 na cidade de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, por Leandro Maia. ID da foto: :id.
/ 1.557 acessos / 74 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Mercedes-Benz IBC 86 RM em Miracatu por Diego Almeida Araujo - ID:684031

74 comentários

  • Robinson Carlos 23/11/2011 16:00

    Multego em testes no Brasil?

    Essa foto é recente?

  • Orlando 23/11/2011 16:01

    ESSE EU VEJO PASSAR TODO DIA AQUI EM ITANHAEM... ELES SEMPRE PASSAM EM DOIS MULTEGO.

  • Diego 23/11/2011 16:16

    Robinson Carlos dos Santos
    OHS COLLECTYON BUSS
    Foto do ultimo domingo. Passaram dois mesmo...

  • Renan 23/11/2011 16:16

    daqui a pouco vão falar que é da itapemirim por que o ônibus é branco kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Francisco 23/11/2011 16:18

    eita coisa feia

  • Diego 23/11/2011 16:27

    Renan Watanabe
    dá idéia n...
    Francisco Moura Moura
    nem acho... e é da marcopolo...

  • Orlando 23/11/2011 16:28

    Renan Watanabe

    É VERDADE NÉ RENAN... DO JEITO QUE ANDAM FALANDO DOS ITAPEMIRIM ... NÉEÉÉ...

  • André 23/11/2011 16:36

    Se fosse G7, essa foto já teria mais de 200 comentários com o nome da Itapemirim no meio.

  • Jefferson 23/11/2011 16:36

    Esse é da Mirim !! kkkkkkkkkkkkkk

  • Renan 23/11/2011 16:36

    OHS COLLECTYON BUSS
    pois é né tudo que é BRANCO é mirim! abraço!

  • Wilson 23/11/2011 16:38

    Que bixo feio hen... Mas a foto tá bonita!

  • Marcelo 23/11/2011 16:41

    feiosaooo

  • Diego 23/11/2011 16:56

    OHS COLLECTYON BUSS
    André Luiz
    Jefferson Soares
    # Wilson Cardoso
    Marcelo Higor Oliveira Costa
    Obrigado pela presença;;;

  • Anderson 23/11/2011 16:57

    olha até multego pra itapemirim

  • Gustavo 23/11/2011 16:59

    Até que é simpático, parabéns pelo registro

  • Alício 23/11/2011 17:30

    Linda foto,um carro com um excelente design pana ser MB,Nunca vi esse modelo de carroceria em Scania ou Volvo...

  • Romney 23/11/2011 17:37

    Alício Ferreira Dias

    E nunca verá amigo...

  • Rodrigo 23/11/2011 17:38

    Alício Ferreira Dias

    esse carro é tipo 1 monobloco da MBB na Europa se eu não estiver errado.

  • Robinson Carlos 23/11/2011 17:42

    Os Multego são uma parceria entre a MB e a Marcopolo.

    Tanto que antes você via no site da Marcopolo

    Multego - opções de chassi Mercedes-Benz (Exportação)

    Um grande mercado consumidor desse veículo é o México

  • Romney 23/11/2011 17:44

    Rodrigo Madaschi
    O da Europa se chama Travego. são bem semelhantes, mas não creio que sejam o mesmo carro.

  • Felipe 23/11/2011 17:45

    Romney Alves Pereira
    São bem mais avançados tecnologicamente e esbanjam luxo!

  • Rodrigo 23/11/2011 17:45

    Romney Alves Pereira

    ehehe, sabia que estava errando alguma coisa...valeu.

  • Romney 23/11/2011 17:48

    Felipe Pessoa de Albuquerque

    Bem, é meio que óbvio. Só que o Multego ainda deve ser algo a mais na qualidade que os vendidos no Brasil. Obviamente a Mercedes exige um acabamento bom a esses carros, afinal, é a imagem dela que está em jogo e claro, não é produto pro Brasil. Lá fora somos conhecidos como " O país que regride ao invés de avançar no quesito transporte coletivo".

  • Henrique 23/11/2011 17:49

    Ai ai... o Rafa quase fica na serra pq foi correr atrás desses carros que estavam parados em um posto de gasolina, ele teve a capacidade de sair do ônibus que estávamos voltando de CTBA quando parou no trânsito achando que o pedágio estava fechado e que não iamos sair tão cedo, a sorte dele que conseguiu uma carona e alcançou o ônibus, foi hilário vê-lo pela janela correndo atrás do DD... ninguém vai esquecer... rs

  • Thiago 23/11/2011 17:49

    Na Minha Opinião acho ele bonito, e ficaria ótimos se empresas fieis a Marcopolo e a MBB como Guanabara estivesse em sua frota, diferenciava de tanto G7...

    Desde já Excelente Flagra Diego Almeida Araujo

  • Adems 23/11/2011 17:51

    Henrique Douglas

    Cena única .. so qm viu sabe rsrsrs

    Hilario rsrs

  • Daniel Nascimento 23/11/2011 17:55

    Este carro e o Travego é a evolução natural do Monobloco, porém ele é montado em Portugal na fabrica da Marcopolo.

  • Helgrim 23/11/2011 17:57

    Henrique Douglas
    Adems Equipe 19
    Kkkk, vai ficar marcado!

  • Thiago 23/11/2011 18:01

    Daniel Nascimento Trindade
    Este carro e o Travego
    Que saiba só o Multego que é montado na Polomex (Monterrey - México) que tem uma parceria com a MBB...

  • Vander 23/11/2011 18:36

    novo golden toco da itapemirim rsrs

  • Vander 23/11/2011 18:38

    olha o nome dele

    IBC 86 RM

    Itapemirim Bombom + Climm, 86 é o ano do chassis, Rodoviário Mercedes

    rsrs

  • Caio César 23/11/2011 18:42

    olha o nome dele

    IBC 86 RM

    Itapemirim Bombom + Climm, 86 é o ano do chassis, Rodoviário Mercedes

    rsrs

    Santa Criatividade

  • Reginaldo 23/11/2011 18:43

    Diego Almeida Araujo
    Cara... Ví você tirando essa foto... Eu e o Abílio (Equipe B.R.A.B.U.S.) estavamos no Cometa 10105 G7 que saiu de Curitiba às 14h00 desse dia. Não imaginavámos que haveria a possibilidade de um flagra como esse nesse local, onde todos estávamos parados por conta do trânsito.
    Parabéns pelo registro!

    Abs
    Equipe B.R.A.B.U.S.
    http://onibusbrasil.com/brabus/

  • Yslan 23/11/2011 18:56

    rsrs sem comentarios ;;;

  • Mineiro 23/11/2011 22:39

    O Multego é uma cópia do Travego. Cópia mesmo.
    Mas a Mercedes licenciou a Marcopolo para copiar. Por que?
    -Não há impostos de exportação entre Brasil e México
    -Há impostos de exportação entre Europa e México.
    -Não há impostos de exportação entre México e USA.

    Assim, a Marcopolo exporta um Travego a um preço que o mercado Mexicano pode pagar. Além disso, é uma posição estratégica para vender aos Estados Unidos no futuro.
    Se não me engano, eles usam chassi O500 mesmo, mas com motor regulado para as normas mexicanas (o que não é difícil, os motores brasileiros são expostados para a Europa constantemente).

    O concorrente do Travego no México é só o Volvo 9700, que ven direto da Suécia para aquele mercado. infos: http://bit.ly/uvmXrp

    Vale lembrar que a Comil também foi licenciada pela Man para produzir o interior de seus ônibus para o México.

  • Mineiro 23/11/2011 22:40

    Esqueci de dizer que a Marcopolo tem uma filial no México que só monta as peças que o Brasil envia (não sei, mas acho que se chama CKD)

  • Jonas Wictor 24/11/2011 00:22

    mineiro
    CKD é o processo de exportação da carroceria já pronta, mas sem o chassi. Você deve ter se confundido com o SKD, que é o processo de envio apenas dos componentes do veículo en [****]s para a exportação. Att, Flávio Eduardo

  • Claudio 24/11/2011 00:26

    Nuuuussa!

  • Diego 24/11/2011 10:50

    Anderson castro castro
    Gustavo Alfredo
    Alício Ferreira Dias
    Romney Alves Pereira
    Rodrigo Madaschi
    Robinson Carlos dos Santos
    Felipe Pessoa de Albuquerque
    Henrique Douglas
    Thiago Vinicius
    Adems Equipe 19
    Daniel Nascimento Trindade
    Vander Buss
    Caio César
    Reginaldo Gas - Equipe B.R.A.B.U.S.
    Yslan Peter
    mineiro
    Jonas Wictor Florêncio Pereira
    Claudio Paz
    Obrigado à todos pelos comentários!! E aos colegas que estavam por perto, poderiam ter dado um oi....rsrsrsr

  • Diego 24/11/2011 10:51

    Caio César
    HHAHAHAHAHHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAIBC 86 RM

    Itapemirim Bombom + Climm, 86 é o ano do chassis, Rodoviário Mercedes

    Rachei lek...kkkkkkkk

  • Maílsøn 24/11/2011 13:41

    Vander Buss
    olha o nome dele

    IBC 86 RM

    Itapemirim Bombom + Climm, 86 é o ano do chassis, Rodoviário Mercedes

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa boa boa

    Diego Almeida Araujo
    Que belo achado hein.... 2 novidades pra mim, tanto de carroceria qto de chassi!
    Show meu véi!!!!

  • Paulo Roberto 24/11/2011 21:04

    Maravilha!!

  • Jonas Wictor 25/11/2011 00:12

    olha o nome dele

    IBC 86 RM

    Itapemirim Bombom + Climm, 86 é o ano do chassis, Rodoviário Mercedes


    Essa foi show! hauhauhahauahuhuahau, Att, Flávio Eduardo

  • Rafael 25/11/2011 00:18

    se fosse volvo seria brígida ...

    kkkkkkkkkkkkkk

  • Guilherme 25/11/2011 00:21

    Rafael Santos
    se fosse volvo seria brígida ...
    e se fosse urbano

  • Mineiro 30/11/2011 12:36

    Jonas Wictor Florêncio Pereira
    Há fotos desse carro sem chassi, em direção ao México. CKD mesmo.

  • Mineiro 30/11/2011 12:36

    Diego Almeida Araujo
    Parabéns, Diego!

  • Luciano 30/11/2011 12:40

    Quem quiser ver ele... ele guarda no Bairro Vila Santa Luzia... No Bairro do Taboão - SBC vejo um monte de veiculos em teste

  • Claiton 30/11/2011 12:43

    Robinson Carlos dos Santos

    Já faz é tempo que esses carros rodam em testes por aqui.

  • Claiton 30/11/2011 12:45

    Rodrigo Madaschi

    Europa não, é das Polomex(Marcopolo + Mercedes) do México.

    Esse carro deixa o O-500 RS no chinelo em tecnologia e segurança.

  • Claiton 30/11/2011 12:46

    Romney Alves Pereira

    Não são não. O Multego é um sósia do Travego que é bem mais moderno tbm.

  • Claiton 30/11/2011 13:07

    mineiro

    Não chega a ser uma cópía mineiro. Há detalhes que diferenciam o Travego do Mulltego.

    O chassi tbm não é o O-500 brasileiro. Esse chassi é o OC-500 1844(4X2) e o OC-500 2244(6X2).

    Posso dizer que esses Multego OC-500 são os "B-12R" da MB.

    O Travego é vendido no nos países da Europa, Ásia, Oriente, etc. No México, é Multego mesmo.

    A fábrica da Marcopolo no México chama-se Polomex numa join venture com a MB.

    Eu tenho os folhetos desses chassis. Quem quiser, pode baixar no site http://www.autobusesmercedesbenz.com.mx/home/home.asp.

    Abços.

  • Claiton 30/11/2011 13:09

    Daniel Nascimento Trindade

    Portugal não, no México.

  • Fabricio 30/11/2011 13:11

    Bem que a nossa Mb podia ser assim...

  • Felipe 30/11/2011 13:11

    tenho uma foto dele com chassi travego e truckado lá na Espanha e não é feio não, acho que o branco dá um aspecto menos bonitu!

  • Claiton 30/11/2011 13:18

    Felipe Gonzalez

    O da Espanha é Travego. Esse da foto é o Multego, gêmeo do Travego.

    O chassi do Travego é o O-580 e o do Multego OC-500 1844 ou 2244.

  • Claiton 30/11/2011 13:20

    Fabricio do Nascimento Zulato

    Concordo em número, gênero e grau.

  • Felipe 30/11/2011 13:21

    Claiton Reis
    Mesmo assim o de lá é bonitu, amanhã eu posto!

  • Claiton 30/11/2011 13:21

    Francisco Moura Moura
    # Wilson Cardoso
    Marcelo Higor Oliveira Costa


    Não é feio não. É que esse tá bem surrado e muito sujo.

  • Claiton 30/11/2011 13:22

    Felipe Gonzalez

    O Travego é mais bonito realmente.

  • Fernando 30/11/2011 13:34

    A cor branca é uma tendência mundial, por vários motivos.
    Melhora a visibilidade na estrada, diminui o aquecimento dentro do salão de passageiros, aumenta a eficiência do ar condicionado, diminui o consumo de combustível, etc.
    Os carros brancos estão se tornando sinônimo de status no lugar do pretinho-básico, e o pessoal do RS que já gostavam dos carros brancos (provavelmente pela visibilidade em caso de neblina) estavam com toda razão.

  • Claiton 30/11/2011 13:43

    Fernando Nishimura de Aragão

    Está havendo uma mudança na preferência por carros brancos atualmente, onde antigamente, eram as cores preta e prata.

    Mas nesse caso, acredito eu, como é um carro de testes e como a cor branca é mais barata, não teria necessidade de pintá-lo de outra cor. Apesar dos outros carros de testes da MB serem coloridos.

  • Felipe 30/11/2011 13:43

    Se estão testando a carroceria, chegará defasada ao mercado.

  • Claiton 30/11/2011 13:47

    Felipe Henrique

    Esse Multego já existe há anos. Acredito eu, que deva ser algum componente.

    Segundo os comentários em outras fotos dele, esse carro é utilizado para translado do pessoal da diretoria da MB.

  • Fernando 30/11/2011 13:52

    Sim Claiton, você tem razão.
    O meu comentário não foi especificamente sobre este ônibus ser branco. Foi apenas uma pequena análise do que citou, substituindo o antigo preto/prata nos carros de passeio.
    A Volvo, com seus caminhões NL na década de 90, já havia justificado a escolha da cor branca por questões de segurança (visibilidade) e conforto (temperatura no habitáculo).
    Com o crescente problema do aquecimento global, possível escassez de combustíveis, e um mercado cada vez mais competitivo entre as empresas, qualquer mudança que gere economia de $$$ será muito bem vinda.
    Os ônibus de testes, conforme comentou, não faz sentido pintar (gastar uns R$10 mil ou mais), tanto que os últimos MBB de testes nas empresas são brancos e apenas adesivados na parte inferior, destacando o chassis e motor.

  • Felipe 30/11/2011 13:55

    Claiton Reis
    Sim, sei disso. Mas faz tempo que esses Multego estão em testes...

  • Claiton 30/11/2011 14:08

    Felipe Henrique

    Então, pelo acordo entre a Marcopolo e a MB, esse veículo fabricado aqui e exportado pro México.

  • Claiton 30/11/2011 14:26

    Fernando Nishimura de Aragão
    Verdade, principalmente em regiões quentes, se vê muitos carros com cores claras e o branco tá voltando com força total, como vc citou.

    Inclusive os importados e tem gente que paga mais caro pela cor branca e ainda fica em lista de espera e as fabricantes se aproveitam pra meter a faca nesse pessoal que segue a moda, rs.

    Por tudo isso que vc falou, que eu não sou muito fã de cores escuras em ônibus, como as da VAB e Nordeste.

  • Romney 30/11/2011 14:38

    Claiton Reis

    Penso que os frotistas não possuem essa consciência toda como motivo para o uso do Branco. Sai mais caro pelo número de pedidos? Pode até sair, mas na manutenção o valor gasto cai demasiadamente. Para revender o carro então, o investimento em descaracterizar frota cai e o valor de revenda aumenta. O branco é descartado na maioria das cidades do meu estado, pelo fato de confundir o carro urbano com de particulares, fretamento. O comum aqui é a cor amarela, que está em alta. E olha que no verão sofremos com um calor de 40ºC. Tendo um sistema simples e barato de exaustão no carro, o problema da cor já é sanado. Usando tintas ecologicamente corretas, a empresa ajuda muito mais no diminuir os problemas do aquecimento global, que simplesmente usar o branco das tintas convencionais.

  • Claiton 30/11/2011 15:04

    Romney Alves Pereira

    Os frotistas usa o branco pel facilidade de manter a píntura mais facilmente, além de facilitar tbm a revenda.

    Sem falar que em caso de avarias, pra repintar tbm é mais fácil e barato.

    em carro de passeio, não é ncessariamente a cor branca, mas as cores claras e fortes, tem mais aídas do que em cidades com temperaturas mais baixas.

    Voltando as empresas, aqui em Salvador, como a maioria dos empresários tem duas ou mais empresas, com o carro todo branco fica mais barato transferí-los de uma empresa pra outra.

  • Claiton 30/11/2011 15:13

    Corrigindo a redundância:"Os frotistas usam o branco pela facilidade de manter a píntura nova, além de facilitar tbm a revenda."

  • Romney 30/11/2011 15:32

    Claiton Reis

    Tudo o que disse acima. O branco é uma das cores mais vendidas para carros de passeio no país, junto do prata. A cor mais usada para padronizar frota de transporte de cargas, fretamento. Padronizar a frota de transporte coletivo com o branco é simplesmente não estar nem aí para a identificação dos carros pelo usuário (uma coisa é ter o branco na pintura, outra é caracterizar a frota como este ônibus da foto aí. Se depender nem prefixo e nome da empresa usam). Os empresários aqui também possuem várias empresas também, em várias cidades. Creio que pelo fato dos frotistas aí já economizarem na qualidade do carro, não há sentido em fazer isso na pintura. Já cheguei a ver empresa que simplesmente cola o nome com uma plotagem simples na lateral e deu. Pra saber que é um ônibus urbano, é um sacrifício. Identidade visual é um dos itens da lista de "como melhorar o conforto do usuário".

  • Claiton 30/11/2011 16:11

    Romney Alves Pereira
    Em carros de passeio ainda é o preto e o prata. O branco vem em quarto lugar.

    Mas como disse o Fernando Nishimura, o branco vem crescendo na preferencia das pessoas.

    Segundo pesquisa da DuPont, fábrica de tintas, a cor prata é a preferida de 33% dos brasileiros, seguida do preto (25%), do cinza (14%) e do branco (10%).

    A opção pelo branco nas frotas, é pelo menor custo de reparação e tbm na aquisição do veículo.

    Com relação às empresas, embora eu ache apenas que seja uma desculpa, a diferença é que aqui elas possuam duas ou mais rodando dentro de Salvador.

    Não sei se acontece isso aí tbm, até pq, cada cidade tem sua realidade, sua característica.

    No caso, não temos difuldades pra saber que é um ônibus urbano, pelo fato das empresas de fretamento terem pinturas diferentes e identificação diferentes.

    Agora se compararmos as pinturas das empresas daqui de alguns anos atrás com as pnturas atuais, é pra lamentar mesmo.

  • Mineiro 20/12/2011 21:17

    Claiton Reis
    O OC-500 é um chassi feito aqui também, ou en [****] da Europa pro México?

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
SONY
Modelo da Câmera Fotográfica
DSC-HX100V
Tempo de Exposição
1/250
Programa de Exposição
Normal
ISO
320
Valor Máximo de Abertura
48/16
Abertura (fnumber)
45/10

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número IBC 86 RM que se encontra na identidade visual da empresa Mercedes-Benz. A carroceria deste ônibus é do modelo Multego, fabricada pela encarroçadora Marcopolo. O chassi é um OC-500, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por Diego Almeida Araujo, em 23/11/2011 e consta como tendo sido registrada em 20/11/2011, na localidade de Miracatu, São Paulo, Brasil.

Referência Bibliográfica

ALMEIDA ARAUJO, D. Mercedes-Benz IBC 86 RM em Miracatu por Diego Almeida Araujo - ID:684031. Ônibus Brasil, 2011. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/diegoalmeida/684031> Acesso em: 25 abr 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Mercedes-Benz
Numeração:
IBC 86 RM
Placa:
BNZ2230 HONDA BIZ 125 (BIZ) 2019/2019 / Cilindrada: 124 cc / Lotação: 2 passageiros / Combustível: ÁLCOOL / GASOLINA
Carroceria:
Marcopolo
Multego
Chassi:
Mercedes-Benz
OC-500
Local:
Miracatu, São Paulo, Brasil
Data:
20/11/2011 18:33:54
Autor:
Diego Almeida Araujo
Publicação:
23/11/2011 15:56