Viação Cidade Sorriso GL047 na cidade de Curitiba, Paraná, Brasil, por Osvaldo Born. ID da foto: 11804802.
Viação Cidade Sorriso GL047 na cidade de Curitiba, Paraná, Brasil, por Marcos Venicios de Oliveira. ID da foto: :id.
Viação Cidade Sorriso GL047 na cidade de Curitiba, Paraná, Brasil, por Adriano He. ID da foto: :id.
/ 923 acessos / 30 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Viação Cidade Sorriso GL047 em Curitiba por Osvaldo Born - ID:11804802

30 comentários

  • Andre 22/01/2024 18:50

    O único Ligeirinho Urbano com Ar Condicionado que Curitiba teve, aliás, ouvi falar que as novas estações do Inter 2 (Prisma Solar), terão ar condicionado, ai uma coisa que não faz o menor sentido, ter ar nas estações mas não nos Ônibus, pelo menos nos Inter 2 deveria ter, já que a linha é bem longa.

    • Marcos Donizete 23/01/2024 16:10

      Aparentemente os elétricos que irão operar pelo menos no Inter 2 vão ter ar condicionado.

    • Osvaldo 23/01/2024 21:01

      Marcos, no caso dos elétricos a equação é diferente porque o custo de aquisição do equipamento em relação ao valor total do veículo é muito menor, aí ele é praticamente um item obrigatório porque não vai impactar tanto na planilha. Não sou contra o ar, mas sei que tem um custo pesado na tarifa e de manutenção (além de um item a mais que por vezes tira o carro da operação).

  • Lucas 22/01/2024 19:13

    Ar concidionado da Thermo King, esse era o melhor para urbano, Carrier também não ficava atrás.

  • Miguel 22/01/2024 19:17

    Curitiba que já foi referência, parou no tempo, ônibus dianteiros, sem ar condicionado, poltronas em plástico puro.

    • Osvaldo 22/01/2024 20:07

      Desculpa, desconhecimento seu Miguel.
      Todos os expressos são pesados sendo apenas 6 biarticulados dianteiros Scania em uma frota de mais de 100.
      Todos os Interbairros, praticamente, são articulados, motor central ou traseiro. Lembrando que temos os híbridos B215.
      Todos os ligeirinhos municipais são pesados, padrons e articulados.
      Muitos dos troncais são padrons e articulados, incluindo os híbridos B215.
      O dianteiro está onde SEMPRE esteve, em linhas de menor demanda como na época deste GL047, ou em 1992 quando houve a grande renovação de pesados.
      Os bancos duros são tradicionais desde a década de 70, assim não estou dizendo que são bons mas sim que não cabe a comparação de "parou no tempo". A ideia não é o passageiro dormir em um banco confortável no meio do trânsito como em várias cidades por aí, mas sim percorrer canaletas que rapidamente o levarão ao destino, entende?!
      Ar condicionado, se houver subsídio pesado como há em São Paulo, poderemos ter ar condicionado e até rodomoça, tudo tem seu custo.
      Obrigado

    • Eronildo 23/01/2024 21:56

      Pra mim Curitiba é exemplo e referência quando o assunto é Transporte público e de massa, os corredores são bem projetados, onde os sinais fecham e abrem de acordo quando o ônibus passa

      Mas é bom lembrar que passageiro não liga se o ônibus tem motor dianteiro, traseiro ou central, mas repara se o ônibus tem cadeiras com estofados ou acolchoada e ar condicionado sim, são coisas que ao meu ver deveria ser padrão de Curitiba, já que é uma cidade próspera e referência.

    • Osvaldo 24/01/2024 09:37

      Eronildo, você fez uma consideração e vou utilizar ela mesmo para comentar seu comentário, olha só.
      "Uma cidade próspera e referência".
      Reflita se isso não é por priorizar aspectos técnicos como por exemplo deslocar o mais rapidamente possível o passageiro ao seu destino ao invés de pensar em ar condicionado que aqui seria "usado" (talvez útil seria a palavra mais adequada) por dois meses, impactaria no peso e consequente gasto de combustível do veículo, além de impactar na composição do custo de aquisição do veículo e mesmo sendo pouco usado, impactaria também em custo adicional de manutenção preventiva.

    • Osvaldo 24/01/2024 09:47

      Eronildo. Certamente não tenho empresa de ônibus porque se tivesse provavelmente não estaria conversando com vc por aqui. Não podemos ter pontos de vista diferente que os entendidos já nos rotulam. Se você é um busólogo que olha para o que a empresa comprou e dá sua opinião sem compreender todo o contexto ou não saber ler uma opinião sem também rotular como se fossem lados opostos da mesma moeda, fica difícil conversar sabe. Como comentei não sou contra o ar condicionado, ou bancos acolchoados com massageamento nas costas (próximo passo que os busólogos vão querer para seu deleite e conforto). Mas vou repetir o texto de outro comentário:
      Apenas busólogo que não entende ou não quer estudar o contexto acha que a pessoa vai pegar o ônibus porque vai poder ficar no meio do trânsito por horas confortavelmente (sei que estando em Recife fica difícil entender esta lógica massss...). Tecnicamente existem diversos fatores na atração do cidadão "gourmetizado" dos tempos atuais. Diga-me, o cidadão prefere passar 1 hora e meia dentro de um automóvel em meio ao trânsito desfrutando de sua playlist com um ar geladinho ou "chegar logo em casa" passando meia hora dentro de um ônibus de grande capacidade que percorre uma canaleta exclusiva?
      Para você Eronildo, um ônibus mais confortável é uma coisa, para outros pode ser outra, certo? Eu prefiro chegar mais rápido ao destino. Talvez esses busólogos da sabem que ônibus batendo lata são a tragédia dos sistemas de tc porque em breve ele vai deixar de existir se não partir para o tarifa zero. Isso também não significa, vamos frisar para vc não tirar conclusões precipitadas ou dizer que tenho empresa, que os veículos devam andar lotados ok.

    • Eronildo 25/01/2024 00:27

      O sistema de transporte BRT de fato é um sistema de Massa e claro que o passageiro quer chegar no destino o mais rápido possível, mesmo estando em pé, e nisso eu concordo
      Mas trazer veículos com espuma nas cadeiras era o mínimo dos mínimos, claro que isso geraria um custo a mais pras empresas, mas também nenhuma iria abrir falência por causa disso não, assim como o ar condicionado, e outra eu sou do Recife, mas conheço Curitiba, já andei nos bi-articulados daí, são impecáveis, limpos e andam bem e por isso que eu posso falar sobre o transporte daí.

  • Miguel 23/01/2024 09:45

    Argumentou, argumentou e não convenceu o usuário do automóvel a deixa-lo em casa e utilizar o ônibus com banco desconfortável e sem ar condicionado.

  • Osvaldo 23/01/2024 10:06

    Se ar condicionado e banco "confortável" trouxesse usuário outras cidades de porte similar e com estas benesses não estariam com a mesma situação de queda de demanda, não é mesmo? Ficou sem palavras ou tem outra teoria, qual sua explicação? Pegue outra cidade de porte similar, que disponha de frota com ar e me mostre números que indiquem demanda estável nos últimos 10 anos. Apenas busólogo que não entende ou não quer estudar o contexto acha que a pessoa vai pegar o ônibus porque vai poder ficar no meio do trânsito por horas confortavelmente. Tecnicamente existem diversos fatores na atração do cidadão "gourmetizado" dos tempos atuais. Diga-me, o cidadão prefere passar 1 hora e meia dentro de um automóvel em meio ao trânsito desfrutando de sua playlist com um ar geladinho ou "chegar logo em casa" passando meia hora dentro de um ônibus de grande capacidade que percorre uma canaleta exclusiva? Vou além, para boa parte sequer interessa o veículo que venha, o cara quer é chegar logo, quem coloca pesados (Curitiba ainda é exemplo disso) e ônibus com melhor capacidade de cumprir a rota são os técnicos que entendem que o sistema tem a ganhar com isso. E me desculpa, falar em ar condicionado em Curitiba, além de uma fala "gourmet" é total desconhecimento do clima da cidade, é uma fala de "moda".

    • Eronildo 23/01/2024 22:03

      A queda de demanda no transporte público acontece em todas capitais, com o Uber ficou mais fácil, barato e seguro ir pra determinados lugares que antes as pessoas iam de ônibus, ou usam outros meios, como moto, carro ou bicicleta
      E outra, defender veículos mais confortáveis, não necessariamente a demanda alimentaria com isso, mas com toda certeza oferecia mais conforto aos passageiros, vendo esse texto ou você tem uma empresa de ônibus em Curitiba ou simplemente é um aficionado por uma, só pode
      Aqui no Recife existe uma "Equipe do Mal" onde tem vários busólogos babão de empresa que amam ver os ônibus lotados e quando os ônibus andam mais vazios, eles não gostam.

  • Ricardo 23/01/2024 12:20

    Ar condicionado em Curitiba não é viável cidade de clima ameno inclusive no Verão. Há não ser nesse ano que está anormal kkkkk

    • Osvaldo 23/01/2024 12:32

      Exato, mas o mimimi não entende que o carro vai rodar 10 meses mais pesado e com custo de manutenção do equipamento para usar tão pouco. Os "achismos" dos especialistas.

  • Jose Ricardo 23/01/2024 14:16

    Curitiba nunca precisou de AC,pois lá o clima é ameno,e ta muito bom.
    As vezes nem precisa de ar condicionado nos onibus pra fazer um transporte bom,prova disso é o RJ temquase toda frota com ar condicionado (muitas das vezes nem estão gelando),e tem um transporte ruim.
    Ar condicionado só é viável em onibus rodoviário,trem ou metrô.

  • Santiago 23/01/2024 16:13

    Curitiba será sempre referência!!!

  • Welton 25/01/2024 11:19

    Lembro desse, mas poucas vezes consegui voltar do trabalho para casa nele.
    Sempre vi ele na linha 506 - Bairro Novo, mas era muito difícil conseguir embarcar na Rui Barbosa, devidos as filas gigantes.
    Não posso falar com certeza, mas acho que foi o único veículo com ar condicionado da frota, e provavelmente, só era usado como reforço nos horários de pico.

  • Leonardo Bruno 23/01/2024 20:42

    O transporte em Curitiba é bom, já estive três vezes na cidade e pude comprovar isso de perto, não há muita necessidade de ar condicionado nos ônibus da cidade, mas se porventura vier a ter em toda a frota um dia, acho interessante.

    Mas em termos de frota, São Paulo não fica atrás, na cidade até padrons também circulam em linhas de baixa demanda, o subsídio forte para a cidade permite que essas coisas aconteçam. São Paulo hoje tem se tornado uma cidade quente, não por menos os ônibus da cidade já possuem um bom percentual de serem equipados com ar condicionado, no entanto, a cidade tem um clima bem mais ameno que o Rio de Janeiro.

    Aqui no Rio de Janeiro o sistema é todo muito ruim, há ar condicionado nos ônibus, mas muitos andam desligados ou não funcionam como deveriam, aquisições de ônibus urbanos velhos de terceira ou até de quarta mão por vezes, conservação ruim em muitas das empresas, linhas que são pessimamente mal operadas (isso existe em todo o Brasil, mas muitas linhas daqui operam com um, dois ou no máximo três ou quatro horários por dia), o BRT foi completamente renovado, mas as linhas convencionais estão quase todas precisando urgentemente de um banho de loja para já! Muitas linhas rodam ônibus de mais e outras bem de menos, nem parece que há um estudo sobre a frota da cidade feito pela Prefeitura, enfim, tudo precisa ser reordenado por aqui para ontem.

  • Eronildo 23/01/2024 22:04

    Muito bonito esse Torino GV com ar condicionado, Belo Registro :D

  • Santiago 24/01/2024 00:18

    Não é só em Recife que tem bozó de empresário
    Deixei de ver matérias do MobCeara por conta do choro dos puxa sacos do cartel barata em Fortaleza. Querem que a demanda aumente sendo que o sistema é uma b###@.

  • Leonardo Bruno 24/01/2024 02:36

    No Brasil inteiro tem bozó chupa [****] de empresário... E o pior é que eles se acham e pensam que estão ganhando algo com isso... Pobres coitados...

    • Osvaldo 24/01/2024 09:48

      Esse comentário se refere a qual outro aqui, ficou sozinho...

    • Leonardo Bruno 24/01/2024 21:20

      Foi em relação ao que o colega Santiago Souza estava falando acima, acabei respondendo fora do comentário dele por engano, mas de toda forma, é o que penso em relação aos que são puxa-saco de empresários como um todo...

  • Carlos 25/01/2024 07:34

    Top. Tivemos VOLVO B58ECO KF assim, Automatico e manual aqui em Goiania. Os Automaticos cambio Allison sobre carroceria CAIO Vitoria, manual sobre Busscar Urbanus 94, pela HP Transportes.

    • Antonio 27/01/2024 15:22

      Única coisa que eu senti falta nos urbanos de Goiânia foi o danado do ar condicionado!!!

  • André 26/01/2024 12:58

    Uma simples foto nostálgica vira uma discussão sem pé nem cabeça

    • Osvaldo 26/01/2024 13:04

      Kkkk, reflexo dos tempos modernos André, infelizmente.

  • Antonio 27/01/2024 15:20

    Apesar de alguns criticar ou elogiar a utilização do ar condicionado, pra mim isso é uma surpresa e tanto!

    • Osvaldo 27/01/2024 18:58

      Eu critico apenas pelo fato custo de aquisição (exceto elétricos), manutenção e a possibilidade adicional de uma manutenção eventual tirar o carro das ruas, fora isso, se fosse grátis mesmo em Curitiba onde seria usado por dois meses no ano estaria ok.
      Este foi o único ligeirinho municipal a ter ar condicionado.

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número GL047 que se encontra na identidade visual da empresa Viação Cidade Sorriso, de Curitiba, Paraná, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Torino GV, fabricada pela encarroçadora Marcopolo. O chassi é um B58, fabricado pela Volvo. A fotografia foi publicada por Osvaldo Born, em 22/01/2024, na localidade de Curitiba, Paraná, Brasil. Na ocasião, o veículo operava o serviço serviço urbano

Referência Bibliográfica

BORN, O. Viação Cidade Sorriso GL047 em Curitiba por Osvaldo Born - ID:11804802. Ônibus Brasil, 2024. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/da0882294cce0e5459a6ef023f5de04e/11804802> Acesso em: 02 mai 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Viação Cidade Sorriso Curitiba, Paraná, Brasil
Numeração:
GL047
Placa:
AIB6843 VOLVO B58 ECO KF 4X2 1998/1998 / Potência: 245 cv / Lotação: 32 passageiros / Combustível: DIESEL
Carroceria:
Marcopolo
Torino GV
Chassi:
Volvo
B58
Serviço:
Serviço Urbano:
Local:
Curitiba, Paraná, Brasil
Autor:
Osvaldo Born
Publicação:
22/01/2024 17:10