Volkswagen Ônibus e Caminhões - MAN Latin America 22260 na cidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: 6999879.
Ônibus Particulares 0215 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, por Edmar Junio. ID da foto: :id.
Viação Itapemirim 17413 na cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, por Andrew Campos. ID da foto: :id.
Viação Garcia 8653 na cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, por Andrew Campos. ID da foto: :id.
Aliança Transportes 9480 na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, por Everton Nascimento. ID da foto: :id.
/ 5.237 acessos / 85 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Volkswagen Ônibus e Caminhões - MAN Latin America 22260 em Brasília por Carlos Júnior - ID:6999879

SEMINÁRIO ANTU 2019 / BRASILIA-DF: Inovação e Re-Invenção: O futuro do Transporte Público na perspectiva da sociedade. Evento realizado nos dias 20 e 21 de agosto de 2019, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília (DF). O famoso truckado eixo dianteiro, a ser homologado. Chassi na base do 17.260 ODS, porem 22 toneladas de PBT Tecnico.

85 comentários

  • Alexandre 24/08/2019 18:06

    Eu curti a foto. Mas não curti o bus. Ficou muito estranho.

    • Carlos 24/08/2019 18:11

      Diferente rsrs. Não estamos acostumados a ver essa configuração, especialmente com eixo dianteiro assim.

    • Alexandre 24/08/2019 18:14

      Como eu comentei na outra foto. Se fosse com 4 eixos, como os rodoviários, não ficaria tão feio.

    • Carlos 24/08/2019 18:16

      Até que ficaria interessante sim ... especialmente com o terceiro eixo Auto-direcional. Porem, o que pesa: o custeio operacional pra manter esses quatro eixos rodante, como pneus, suspensão etc.

    • Claiton 24/08/2019 22:23

      Pra quê 4 eixos num chassi urbano que utiliza carrocerias baixas e leves?. Num chassi rodoviário faz sentido, pq carrega carrocerias altas e pesadas, o urbano não.

    • Carlos 25/08/2019 07:31

      Bem verdade. Só ampliaria o custeio operacional.

    • Davidson 28/08/2019 07:40

      Lá em SP tem uns viales elétricos que tem eixos assim tbm

    • Reinaldo 28/08/2019 14:36

      Davidoson Gomes, esses carros foram baixados em 2012, não rodam a 8 anos.

    • Reinaldo 28/08/2019 14:37

      4 eixos num urbano perderia muitas poltronas por conta das caixas de rodas

    • Carlos 28/08/2019 22:57

      Além disso, o custeio operacional em razão de mais um eixo.

    • Claiton 29/08/2019 01:15

      Não interfere não, visto que os bancos são colocados em cima das caixas de roda.

    • Carlos 31/08/2019 08:48

      Correto. Seja simples ou duplos, dependendo do Layout requerido.

  • Thiago 24/08/2019 18:08

    Caramba é bem interessante esse carro.. Bela foto, Carlos!

    • Carlos 24/08/2019 22:19

      Valeu .... A primeira impressão causa estranheza ... até acostumar.

  • Diego 24/08/2019 18:19

    É uma pena que a Volks se especializou em tranqueiras, como esse trucado invertido, diferente do Volvo e do Scania, bem feitos até, esse dará problemas nas curvas.

    • Carlos 24/08/2019 18:24

      Pelo que observei nesse carro, até estava com os Gestores do Transporte de Goiania juntos, esse carro, Lip, terá melhor aplicação só pra corredor EXCLUSIVO, nem preferencial não daria muito certo. Exclusivo pelo menos terá uma melhor segurança na operação. Agora misturar um veiculo desse porte com carro particular é um tiro no pé. Podemos dizer que se enquadra no mesmo naipe de um articulado que alem do anda e pára e carro entrando na frente o tempo todo deixa sua operação comprometida.

    • Claiton 24/08/2019 22:27

      Pra mim só se salva o K-310 mesmo. O B-270 F 6X2 é outra jabuticaba.

    • Diego 26/08/2019 15:58

      Concordo contigo Claiton, esse ônibus aí poderá ser outro mico da Volkswagen.

    • Rodrigo 27/08/2019 19:49

      Concordo com vcs, a unica que levou em conta conforto, custo benefício, e uma operação correta foi a Scania. A Volvo FORÇOU com B270F, mas ainda é menos pior que essa alternativa da Volks.

    • Claiton 27/08/2019 23:08

      Menos pior esteticamente, pq no conceito geral é a mesma coisa.

    • Gustavo 27/08/2019 23:29

      Gambiarra, isso sim!

    • Carlos 28/08/2019 07:09

      Mas na sua opinião, Claiton, merecia ou não um cubo de redução ???

      https://onibusbrasil.com/carlosjunior/6994387

    • Reinaldo 28/08/2019 14:33

      só no Brasil pra se "aceitar" uma coisa horrenda dessa, ninguém pensa no motorista?? andando dia após dia com o motor ao lado todo o tempo, estamos no século 21, deveríamos estar discutindo formas de amenizar o transtorno causado pelo motor dianteiro aos usuários e operadores.. e não discutindo formas de operação deles.. motores dianteiros era pra ter sido banido no seculo passado.

    • Carlos 28/08/2019 22:57

      A 'economia' fala-se mais alto.

    • Claiton 29/08/2019 01:21

      Creio que nesse caso não, pq o eixo com redução no cubo é mais pesado, tem manutenção mais cara e aumenta o consumo. Até mesmo em caminhões estradeiros é utilizado eixo traseiro sem redução no cubo, o famoso canelinha.

    • Carlos 29/08/2019 07:07

      Entendo.

    • Lucas 07/09/2019 13:13

      Claiton Reis, o B270F em si é uma bomba, os daqui tem um problema sério com suspensão, parece que os eixos são curtos e vivem pulando nas imperfeições da rua. Estão encostando pra se desfazerem deles, e no lugar, estão colocando Iveco 17S28 no lugar. Que por sinal é muito bom.

    • Lucas 08/09/2019 18:06

      Feixe de molas*

  • Ralf 24/08/2019 18:29

    Magnifico muito lindo.parabéns eu gostei demais

    • Carlos 31/08/2019 08:49

      Um carro que ficou diferenciado ... de certa forma inédito isso na motorização dianteira.

  • Jose Carlos 24/08/2019 18:32

    A vantagem dele na dianteira é que o balanço dianteiro é curto o que não dificultaria ele fazer curva,o bom é se testar ele em todo tipo de viário para ele ter mais opções de rodagem nas empresas,e esse segundo eixo vai ajudar nas manobras,e olhando esse ângulo da foto no ônibus o balanço traseiro não aparenta ser grande.
    Eu acho que uma das próximas unidades desse chassi vai para JSL pois cogitou vir um trucado VIP VW para ela.

    • Carlos 24/08/2019 18:35

      Contando tambem que sistemas tronco-alimentado, a exemplo de Goiânia que cito, os carros saem com lotação carga maxima. O eixo traseiro fica ate baixo e com esse eixo dianteiro equilibraria melhor como um todo alem de facilitar o raio de giro.

  • Victor Hugo 24/08/2019 19:01

    Ficou bem interessante esse VIP IV Trucado

  • Wendell 24/08/2019 19:34

    É muito esquisito, pelo menos é o que eu acho, a meu ver já que a Volks queria investir em um veículo de 15 metros, porque não investir em um veículo de motor traseiro então, dessa forma seria uma plataforma que seria usada em várias aplicaçoes, piso alto, piso baixo, articulado e super articulado, com é no K310, agora isso aí, isso aí não e inovação não, isso aí só mostra que o Brasil é terra de cabrito mesmo

    • Carlos 25/08/2019 21:19

      Rsrs. Mas a visão da maioria dos empresários aqui é essa. Se o transporte público fosse subisidiado de verdade, pensaria-se diferente essa questão.

  • Wayrque 24/08/2019 19:40

    Até que não ficou tão ruim, ficou com uma aparência pra botar medo kkkkkk

    • Carlos 25/08/2019 21:19

      Algo diferente !

  • Cauã Ataides 24/08/2019 22:10

    Não consigo acostumar com esse carro kkk acho muito estranho

  • Fábio 24/08/2019 23:43

    Ainda acho que este chassi terá melhor aceitação dos empresários que o Scania K310, já que além do chassi ser de motor dianteiro o custo de manutenção é muito menor comparada a Scania e Volvo

    • Carlos 25/08/2019 07:43

      Vc diz no quesito economia de combustivel ?

    • Fábio 27/08/2019 22:48

      Quanto ao consumo de combustível não sei, mas em relação as peças serem mais baratas e manutenção mais simplificada da VW perante as concorrentes

  • Elias Pereira 25/08/2019 00:31

    Todos questionam o modelo, porém devemos nos atentar a várias questões. Por exemplo, o chassi demanda um custo pra ser projetado, custo de pessoal, componentes, gabaritos, até mesmo com a carroceria, então como ninguém gosta de desperdiçar dinheiro não seria uma fabricante que faria isso. Para que um produto desse seja especulado para lançamento existe toda uma cadeia para que as perdas sejam mínimas, com certeza os maiores clientes foram consultados, o mercado contribui por ser mutável e as demandas variam a cada ciclo, a dez anos atrás exigiam acessibilidade, hoje por conta do combustível se exige maior número de passageiros por motor funcionando daqui a dez anos pode ser que a demanda seja outra. E por último não menos importante, o empresário não tá nem aí se o ônibus em especial o urbano seja bonitinho, o empresário quer custo baixo, por eles os motoristas dirigiram fora do ônibus pra sobrar espaço pra mais passageiros, se não tivéssemos leis mesmo que não fiscalizadas, os empresários ainda estariam usando CAIO AMELIA. Somos entusiastas mas a visão do empresário é outra então se acostumem pois se esse vender bem as outras virão atrás por que ninguém quer ficar sem abocanhar uma fatia do bolo. Pode ser que a MAN tenha encontrado um nicho.

    • Carlos 25/08/2019 07:42

      Onde assino mesmo ?? Concordo contigo.

    • Claiton 25/08/2019 14:45

      O nicho já existia que é o de urbanos de 15 m simplificado, como o B-270F 6X2*4. A VW só está tentando ser mais competitiva que a Volvo dentro desse nicho restrito.
      Fora isso, nem sempre as coisas saem como o planejado pelas fabricantes. O que não faltam são exemplos de veículos que passaram por todos esses processos que vc citou e que viraram moscas brancas, ou seja, veículos que não tiveram boa aceitação no mercado e que saíram de linha pouco tempo depois. Exemplos disso não faltam:o OF-1218, o OF-1730, o próprio B-270F 6X2, o 15.230 OT, o F-250, etc..
      Por outro lado, no segmento urbano, a VW tem maior aceitação que a Volvo e pode ter mais sorte nesse nicho. O que talvez pese para a VW seja o motor com tecnologia EGR, que aparentemente tem sido o calo da fabricante alemã.

    • Gabriel 27/08/2019 22:56

      Claiton, desses exemplos que você falou, o OF-1730 não se encaixa, visto que ele foi projetado para ser um chassi de exportação (A Mercedes teria que ser louca para lançar um chassi Euro 3 poucos meses antes na norma mudar). porém concordo na parte do EGR ser um calo na VW/MAN, aqui em Curitiba, testaram 2 carros com esse sistema, e ambos foram reprovados por todas as empresas que passaram.

    • Claiton 28/08/2019 00:14

      Inicialmente feito para exportação, o OF-1730 foi lançado aqui no Brasil em 2010, portanto 2 anos antes do Euro 5. Se tivesse tido boa aceitação, teria sido "convertido" para o Euro 5 tbm, como foi feito posteriormente, como mostra o link abaixo:
      https://cdn.divemotor.com/files/4348a03d48.pdf

      Quanto ao EGR, parece que o maior problema tem sido no D0834 de 4 cilindros. Por outro lado, para atender ao Euro 6, as fabricantes em sua maioria combinaram os sistemas EGR + SCR em seus motores.

    • Jose Carlos 29/08/2019 07:32

      A Man dispensou o uso do EGR no motor Man d08 agora é tudo scr na Europa só falta chegar esse Man d08 scr aqui no Brasil

  • Vicente 25/08/2019 07:34

    Estou na expectativa desse carro vim fazer testes aqui em Goiânia

    • Carlos 25/08/2019 07:42

      Se for pra corredor sim ... linhas de tráfego normal aqui será um desgaste e prejuízo.

  • Vicente 25/08/2019 07:48

    Ficou top demais show

  • Wellington 25/08/2019 09:23

    Até o momento, a melhor foto desse ônibus. Parabéns Carlos, ficou ótima

  • Gedaías 26/08/2019 16:18

    Tivemos 15 carros nesse configuração em São Paulo durante 10 anos e nunca tivemos problemas no que respeito a dirigibilidade, aqui era em Marcopolo chassi Tutto Transporti, hibrido.

    • Gabriel 27/08/2019 23:22

      Os de SP eram beem diferente, começando que pelo eixo traseiro era quase colado no parachoque

  • Jose Ricardo 26/08/2019 15:51

    Aí te pergunto
    Será que seria compatível para ruas iguais às do rio ???
    Ou seria mais viável para o sistema BRT,vamos para os dois lados um:vc vai gastar muito,outro tu vai ter uma economia absurda,em vez de gastar com articulados pesãos e muito caros para se manter.

    Vamos ver nos próximos capítulos

  • Douglas 26/08/2019 23:59

    carro lindo parabéns belo fraga

  • José Roberto 27/08/2019 00:02

    Será que vem pra Joinville??

    • Gustavo 28/08/2019 13:12

      Sim, infelizmente.

    • Lucas 08/09/2019 18:06

      Gustavo Campo Gatti, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Cláudio Roberto 27/08/2019 13:23

    Senhores, a explicação é técnica: ônibus com motor dianteiro tendem a ter excesso de peso no eixo dianteiro. Sendo assim, para carros com 15 metros e motor dianteiro, pouco adianta acrescentar o terceiro eixo na traseira. Não resolve o problema de excesso de carga no eixo dianteiro. A VW tomou o caminho certo ao quebrar um paradigma e colocar o terceiro eixo onde realmente precisa. Parabéns para a VW!

  • Gustavo 28/08/2019 00:54

    Vai sobrar pra quem ter um veículo de testes bizarro como esse? Joinville!
    Vai sobrar pra quem conduzir um veículo desses com condições mínimas de trabalho? O motorista de ônibus de Joinville... que inferno!

  • Rafael 28/08/2019 08:40

    Parece ser a solução perfeita pra empresário frotista; trocar carro Padron toco, truck e articulado nos BRTs da vida por ísso aí... Parece que criaram um "Cabrito-SUV" e vai que cola, sabe!
    Quanto ao passageiro..
    "O que é que tem?"
    "Eles não ligam, não entendem; pra eles não faz diferença.."
    "O que importa é a garantir a máxima rentabilidade do empresário.."
    E coisa e tal.

  • Celso da Silva 28/08/2019 23:39

    Olhando pela primeira vez é estranho. Mas curti esse novo modelo, top demais

  • Whitiney 28/08/2019 14:44

    estranho pq me falaram que segundo a propria VW é um carro de 280cv e não 260

    • Carlos 28/08/2019 15:13

      POderá chegar a 280 cvs (ou melhor, como na placa de especificação a 277 cvs). Hoje, está montado em 260 cvs, na mesma plataforma do 17.260 OD.

    • Claiton 29/08/2019 01:27

      São 280 cv mesmo, mas como deve está em fase de homologação, pra todos os efeitos ainda é "17.260 ODS", porém com motor de 280 cv.

  • Jose Carlos 29/08/2019 06:34

    A vw vai começar a vende-lo a partir do primeiro semestre esse chassi. Ele vai passar por teste operacionais somente antes da venda.

    • Carlos 29/08/2019 22:01

      Correto. O engenheiro nos disse.

  • Jorge 30/08/2019 00:18

    Parece uma centopéia kkkkkk

  • Carlos 29/08/2019 22:02

    Serão com esse mais 3 unidades fabricadas que vão deixar como teste em seus principais clientes.

  • Fabricio 30/08/2019 00:23

    Eu avistei ele em Abadiânia sábado passado em cima da cegonha indo pro DF só não deu tempo de clicar

  • Michael 30/08/2019 20:17

    Na primeira vez que vi achei esquisito, parecia até um caminhão de bombeiro americano, só que pintado de amarelo, mas agora já estou me acostumando e já acho legal. Uma opção interessante.

  • Ronaldo Ferreira 31/08/2019 16:26

    Esse é o tal 6 por 2 invertido

    • Carlos 03/09/2019 06:55

      Correto. Bem pensado.

    • Ronaldo Ferreira 23/09/2019 18:19

      Mas esse não é o primeiro, o 6x2 invertido veio antes. Os antigos eletro-hibridos que rodaram em São Paulo já tinham essa tecnologia bizarra.

  • Deivid 31/08/2019 18:20

    Muito bom. O truck na dianteira ajuda demais em manobras e isso não dificulta em absolutamente nada o carro andar junto com os demais veículos das vias. Pode ser implantado em qualquer via urbana que tenha suporte para o seu tamanho. O truck traseiro sim caso não tenha eixos direcionais dificulta em manobras mas não em transitar pelas ruas de cidades. Belo registro

    • Carlos 31/08/2019 18:22

      Hummm ... Vc é motorista, Deivid ??? Creio que a hora que tu pegar uma unidade como essa, colocar num transito misturado com carros e demais automóveis vc muda na hora de opinião.

    • Carlos 31/08/2019 18:24

      Aqui em Goiânia implantaram alguns BRS que com a cultura ZERO do povo daqui ... parece que mesmo que com multas pesadas, ainda não doem no bolso. Alguns ainda persistem entrar no corredor e vez ou outra há batidas pela invasão da via preferencial. Um veiculo como esse para que não tenhamos uma operação comprometida e um nivel de segurança maior, o ideal é o CORREDOR para tal.

    • Deivid 31/08/2019 20:20

      Sou sim Carlos. Eu particularmente em relação ao truck não vejo comprometimento em relação aos demais veículos. Vejo detalhes como tamanho do veículo e depende também muito das ruas em quais vou operar. Eu por exemplo em DD 15 metros 8x2 em perímetro urbano a única dificuldade que vejo são ruas apertadas. Mas em avenidas não vejo dificuldade. Claro que os veículos de menor porte dificultam um pouco em questão de mudanças de faixas e etc. Mas esse modelo em questão não consigo opinar kkk

    • Deivid 31/08/2019 20:22

      Eu dizia em relação ao truck dianteiro. Porém as outras condições do veículo como tamanho e as vezes o "jogo" na hora de virar ainda não sabemos como ele é. Mas de qualquer maneira como vc falou e concordo plenamente o veículo pesado de transporte de passageiros deve ser separado do trânsito comum em grandes cidades para maior segurança dos usuários e uma maneira de desafogar o trânsito.

    • Carlos 31/08/2019 22:10

      Eh nobre ... só desejo a ti, BOA Sorte !! KKKKKKKKKKKK

  • Carlos 31/08/2019 18:25

    Detalhe ... olhe o tamanho da rabeta ali atras ... vai sair de um ponto de Onibus, especialmente num horario de pico. Ou melhor ... num terminal com uma faixa de rolamento e outra estacionária rsrs Caos e amassos na carroceria na certa.

    • Deivid 31/08/2019 20:24

      Não sei se vc viu aqui em BH a Saritur colocou um caio 15 metros. Aquele ali pelo que vi é bem complicado principalmente nesse quesito. Eu acho que as cidades não estão preparadas para veículos desse porte.

    • Carlos 31/08/2019 22:11

      Nao estão. rsrs Por essa razão que o foco seria corredor mesmo pra eles. Carros de 15 metros, articulados e bi-articulados principalmente, são projetados pra Corredor. Eu vejo em Sampa, esses articulados rodando em ruas compartilhadas com automoveis particulares que é de pirar. Muito apertados e dependendo da via, complicado de realizar uma curva ou mesmo em parar nos pontos.

  • Lucas 22/10/2019 11:21

    Vou ser bem sincero, acho que isso não vinga não.

    • Carlos 27/07/2023 22:24

      Esse carro continua em Goiânia ainda. Porém agora na Rápido Araguaia para testes, 30 dias em comodato, conforte o revendedor nos disse da VW/MAN Belcar Goiânia. Seu prefixo será o 50899, ainda aguardando a linha a ser operada no sistema.

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
Canon
Modelo da Câmera Fotográfica
Canon PowerShot SX170 IS
Posição da Câmera
Câmera na horizontal, com a base para baixo
Data/Hora
21/08/2019 17:06:25
Tempo de Exposição
1/640
Abertura (fnumber)
45/10
ISO
200
Data/Hora Original
21/08/2019 17:06:25
Data/Hora Digitalização
21/08/2019 17:06:25
Valor da Velocidade do Obturador
298/32
Valor de Abertura
139/32
Valor de Viés de Abertura
0/3
Valor Máximo de Abertura
139/32
Modo de Medição
Padrão
Status do Flash
Flash não disparado, supressão forçada da luz do flash
Distância Focal
12457/1000
Tipo de Sensor da Câmera
Sensor de área colorida de um chip
Modo de Exposição
Exposição automática
Balanço de Branco
Automático
Razão de Zoom Digital
4608/4608
Modo de Captura de Cena
Padrão

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 22260 que se encontra na identidade visual da empresa Volkswagen Ônibus e Caminhões - MAN Latin America, de Resende, Rio de Janeiro, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Apache Vip IV, fabricada pela encarroçadora CAIO. O chassi é um 22.260 ODS Euro V 6x2, fabricado pela Volkswagen. A fotografia foi publicada por Carlos Júnior, em 24/08/2019 e consta como tendo sido registrada em 21/08/2019, na localidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil. Na ocasião, o veículo operava o serviço serviço urbano, na linha SEMINÁRIO ANTU 2019 (0000).

Referência Bibliográfica

JÚNIOR, C. Volkswagen Ônibus e Caminhões - MAN Latin America 22260 em Brasília por Carlos Júnior - ID:6999879. Ônibus Brasil, 2019. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/carlosjunior/6999879> Acesso em: 10 mai 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Volkswagen Ônibus e Caminhões - MAN Latin America Resende, Rio de Janeiro, Brasil
Numeração:
22260
Placa:
FPN3A69 VOLKSWAGEN INDUSCAR APACHE U /2017 / Combustível: DIESEL
Carroceria:
CAIO
Apache Vip IV
Chassi:
Volkswagen
22.260 ODS Euro V 6x2
Serviço:
Serviço Urbano: 0000 - SEMINÁRIO ANTU 2019
Local:
Brasília, Distrito Federal, Brasil
Data:
21/08/2019 05:06:25
Autor:
Carlos Júnior
Publicação:
24/08/2019 18:00