Brasil Sul Linhas Rodoviárias 2645 na cidade de Maringá, Paraná, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: 3759652.
Brasil Sul Linhas Rodoviárias 3101 na cidade de Londrina, Paraná, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: :id.
Brasil Sul Linhas Rodoviárias 2531 na cidade de Caldas Novas, Goiás, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: :id.
Brasil Sul Linhas Rodoviárias 2500 na cidade de Maringá, Paraná, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: :id.
Brasil Sul Linhas Rodoviárias 8207 na cidade de Londrina, Paraná, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: :id.
/ 1.300 acessos / 92 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Brasil Sul Linhas Rodoviárias 2645 em Maringá por Carlos Júnior - ID:3759652

BRASIL Sul .... Foi nessa fera que viajamos Maringá PR pra Londrina PR. Uma viagem espetacular, ainda mais no registro das estradas Paranaenses.

92 comentários

  • Carlos 08/11/2015 14:58

    Um LD e seu belo desempenho operacional.

  • Carlos 08/11/2015 15:00

    Porém um carrão desses merecia pelo menos um motor de 408 cvs.

    Nas subidas esse carro só faltava subir de primeira, ja que boa parte das rodovias Paranaenses são bem ingremes.

  • Antônio 08/11/2015 15:02

    Investem na carroceria e dão uma economizadinha no chassi kk, bela foto!

  • Marcos Aurelio 08/11/2015 15:04

    Sera q vai rolar DD na BS?
    Alguém sabe de algo?

  • Carlos 08/11/2015 15:07

    Antônio Carlos
    Investem na carroceria e dão uma economizadinha no chassi kk, bela foto!

    Ne ... Eu estava com o colega Marcos Carneiro nesse carro indo pra Londrina, na panoramica.

    Nas subidas caia pra uns 20 a 30 por hora. Achei que ia encostar o carro e parar.

  • Carlos 08/11/2015 15:07

    Marcos Aurelio da Cunha
    Sera q vai rolar DD na BS?
    Alguém sabe de algo?


    E se fizerem uma dança das cadeiras no Grupo ... ou seja, alguns Garcias pra ela ??

  • Antônio 08/11/2015 15:10

    Carlos Júnior Oque tu me diz deste http://onibusbrasil.com/foto/3759359/ de 354 tbm ? Kkk

  • Carlos 08/11/2015 15:12

    Antônio Carlos
    Impossível .. estao curtindo com a minha cara. So pode. Serio ??

  • Antônio 08/11/2015 15:16

    Carlos Júnior É verdade sim kkk, foram os primeiros RSDDS que sairam...

  • Nathan 08/11/2015 15:17

    Carlos Júnior Encostar e parar? Oi?! Pera aí ...
    https://www.youtube.com/watch?v=SLW-DlkhfKQ
    https://www.youtube.com/watch?v=tsrcavVD7lc

    Se o motorista quiser, esses voam! Quem já foi ultrapassado por um, sabe bem como é, aparecem do nada e somem na sua frente. E caso alguém reclame da velocidade, os caras sabem oque fazer, são extremamente capacitados.

  • Nathan 08/11/2015 15:19

    E o vídeo do G6 ainda é na subida, oque mostra oque esses carros são capazes de fazerem.

  • Carlos 08/11/2015 15:19

    Nathan Augusto
    Entao alguma coisa estava errada ou o freio de mão praticamente puxado. Nas descidas, tudo bem ... mas nas subidas ali ... sofria um pouco ali.

    Isso tambem percebemos no Mascarello Roma da Helios que tambem foi um MBB O500RSD.

    Conversamos com o motorista da Helios sobre o carro o mesmo disse que se pisar demais, a temperatura de operação dele vai la em cima.

  • Alberto 08/11/2015 15:20

    Um espetáculo.

  • Carlos 08/11/2015 15:21

    Nathan Augusto
    Esse G6 deve estar vazio.

    Ou senão esse G7 que eu tive a sorte de pegar estava com alguma coisa errada.

  • Claiton 08/11/2015 15:23

    Nathan Augusto
    Eu ja´tinha visto esses vídeos, por isso tô aqui só lendo e rindo, rsrsrs.

  • Lucas 08/11/2015 15:24

    354cv Não é ruim, K380 e B380R não ficam tão na frente, todo chassi tem suas vantagens e lógico que um veiculo Automático saíra na frente de um manual, empresas internacionais comportam o mesmo chassi em DD e atravessam, sobem e descem a Condilheira dos Andes lotados de bagagem sem problema nenhum, a PR-444 entre Londrina e Maringá tem vários trechos que o Máximo permitido é 30/40/50km/h e com Fiscalização Eletrônica, agora é claro que se pegar um indo pra Porto Alegre será bem diferente do que uma viagem de 1 hora tanto que muitos colegas meus disseram que tinha até medo porque na serra o carro sumia

  • André 08/11/2015 15:24

    lindo com porta de bagageiro aberto ficou show de bola

  • Carlos 08/11/2015 15:25

    Claiton Reis
    Eu ja´tinha visto esses vídeos, por isso tô aqui só lendo e rindo, rsrsrs.
    E o que vc acha que pode ter acontecido. Alguma programação ??

  • Claiton 08/11/2015 15:27

    Carlos Júnior
    A peça entre o volante e o banco.

  • Carlos 08/11/2015 15:29

    Claiton Reis
    A peça entre o volante e o banco.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK..

    Entao vamos ter que sugerir um recall Brasil a fora, pois os da Expresso Marly, Real Maia, Montes Belos disseram a mesma coisa.

  • Claiton 08/11/2015 15:31

    Lucas Oliveira da Silva
    E atualmente, os 6X2 iniciais são 354 cv(RSD), 360 cv(K-360) e 370 cv(B-380 R). Ou seja, não é uma diferença tão grande assim.

    Vai do motorista mesmo andar mais ou menos.

  • Carlos 08/11/2015 15:32

    Claiton Reis
    Nos PDs. 1200 desenvolvem muito bem, especialmente nos Toquinhos, que comumente são também chamados de 'foguetinhos'. Porem num LD ou mesmo um DD já sente a diferença. Por essa razão seria interessante a esses modelos mais altos o de 408 cvs.

  • Claiton 08/11/2015 15:35

    Carlos Júnior
    Anteontem mesmo eu peguei um Torino OF-1721 alongado que deixou um N10 340 B-270 F pra trás, aqui na BR-324.

    Não foi uma vez só que eu ouvir dizer que os RSD da BS são encapetados. Fabrício Zulato que o diga, rsrs.

  • Carlos 08/11/2015 15:38

    Claiton Reis
    Ok. Mercedista. KKKKKKKK

  • Claiton 08/11/2015 15:39

    Carlos Júnior
    Sim, se vc olhar friamente os números, é poucorealmente. Mas eu já andei num DD O-400 RSD da finada Bomfim, que nem parecia que tinha 354 cv.

    A Volvo ainda oferece a versão 8X2 com 370 cv. No caso do RSDD somente com 408 cv.

  • Luciano 08/11/2015 15:39

    Nathan Augusto
    No segundo vídeo o ônibus estava no máximo a 180km/h, claro que pro carro que estava bem mais pra trás teve que ir a 120km/h para passar!

  • Carlos 08/11/2015 15:41

    Claiton Reis
    Anteontem mesmo eu peguei um Torino OF-1721 alongado que deixou um N10 340 B-270 F pra trás, aqui na BR-324.

    Esse 1721 tinha 300 cavalos ??

  • Claiton 08/11/2015 15:42

    Carlos Júnior
    Mercedista pq?. Só citei um fato. Vou ter que postar um vídeo no youtube pra provar ?.

    Por isso que eu disse que depende da peça entre o volante e a cadeira.

  • Claiton 08/11/2015 15:43

    Carlos Júnior
    É aí que mora o equívoco de vcs. Pra andar a 80 km/h não precisa de 300 cv.

  • Carlos 08/11/2015 15:46

    Claiton Reis
    Mercedista pq?. Só citei um fato. Vou ter que postar um vídeo no youtube pra provar ?.

    Por isso que eu disse que depende da peça entre o volante e a cadeira.

    KKKKKKK... Menos menos.

    Por isso que eu disse que depende da peça entre o volante e a cadeira.

    Ha muitos fatores que podem determinar isso. E isso com o onibus com tudo em dias neh ... Por que de que adianta pisar até onde não dar e o ponteiro da temperatura colar no vermelho a viagem toda ??

  • Carlos 08/11/2015 15:48

    Claiton Reis
    Só pra titulo de conhecimento. Você é motorista de ônibus ou trabalha no setor de manutenção ??

  • Luciano 08/11/2015 16:00

    Claiton Reis

    Carlos Júnior
    Esse daí O-500RSD, provavelmente é um 2441 de 408cv então ele pode andar mais rápido tranquilo.

  • Akacio 08/11/2015 16:02

    Hehehehehehehehehehehe, cada coisa que se lê, que não resta outra oupção a não ser gargalhar demais!!!!!!!!!! É de rachar o bico, ainda bem que se lê, e não se ouve!!!!!!!!!!! Graças a Deus!!!!!!!!!!!! Realmente é muita paixão que tenho por estas máquinas!!!!!!!!!!!

  • Claiton 08/11/2015 16:06

    Carlos Júnior
    Aí é que está: quem disse que não dá?. A temperatura "cola no vermelho" se tiver algum problema na refrigeração do veículo ou o radiador estiver vazio. Normalmente não tem problema nenhum.


    Eu só tenho receio e viajar de barco. Mas, já senti umf riozinho na barriga duas vezes viajando de ônibus: a primeira vez num monobloco da REX, de Lençóis pra Salvador. O bicho parecia um pitbull assoprando de tanto que ele estava andando. Nesse dia, confesso que deu um friozinho na barriga. A segunda vez tbm na REX, num RS indo de Salvador pra Lençóis. Saímos meia hora depois do carro que ia pra Luís Eduardo Magalhaes e passamos por ele na estrada.

    Qaunto à sua pergunta, já estudei um pouquinho de mecânica e sou curioso nas horas vagas. A escola que eu estudei tinha curso de mecânica e ficava lá no laboratório enchendo o saco de todo mundo e aprendendo algumas coisas. Outras eu aprendi lendo e perguntando. E agora com a internet, fica mais fácil encontrar matérias sobre o assunto.

  • Carlos 08/11/2015 16:10

    Claiton Reis
    Tá certo. A titulo de curiosidade mesmo.rsrs

  • Mairan 08/11/2015 16:14

    Bela foto amigo !

  • Claiton 08/11/2015 16:22

    Carlos Júnior
    Esses carros da BS, pra andar desse jeito, é bem capaz que tenham um câmbio com relações longas, o GO-210 e faz com que eles andem mais solto. O outro é o GO-190, que é mais curto e "trava" um pouco o carro.

  • Carlos 08/11/2015 16:24

    Claiton Reis
    Esses carros da BS, pra andar desse jeito, é bem capaz que tenham um câmbio com relações longas, o GO-210 e faz com que eles andem mais solto. O outro é o GO-190, que é mais curto e "trava" um pouco o carro.

    Pode ate ser ... por que um LD não é tão pesado assim.

    Mas la tambem é o seguinte. Não sei se tu já andou pelas rodovias do Sul, mas há trechos mesmo la que são bem ingremes.

  • Michael 08/11/2015 16:27

    Uma bela foto amigo, e relação aos carros andadores, eu estava na Rodovia Castelo Branco saindo de Barueri e estava a 110KM/H, quando um Brasil Sul passou por mim e bem rápido. Estava em uma reta, mas mesmo assim eu achei que estava andando muito, em subida eu ainda não encontrei, mas tem uma subida boa pra testar força, depois da entrada de Itú sentido SP, qualquer hora eu vou de madrugada pra vir de carro acompanhando eles pra ver o resultado e escrevo pra vcs.

  • Adilson dos Santos 08/11/2015 16:29

    Carlos JúniorSobre sua pergunta a Brasil Sul diz que vão comprar 4 DDS dos 29 que compraram esse ano a serie 29 [****]. já apetência dos motores acho que a Mercedes 354 c.v. é pouco para serra, e DD ai complica mais ainda, olha no meu ponto de vista acho que para DD deveria ser até mais de 408 CV, numa subida por exemplo de serra, na Europa a mesma Mercedes tem potencias de 460, 490 e 530 CV, Scania também já ´usa e alguns países vizinhos K470 e o Volvo já tempo que roda o B500R!!!

  • Carlos 08/11/2015 16:29

    Michael Alberto Vieira
    Uma bela foto amigo, e relação aos carros andadores, eu estava na Rodovia Castelo Branco saindo de Barueri e estava a 110KM/H, quando um Brasil Sul passou por mim e bem rápido. Estava em uma reta, mas mesmo assim eu achei que estava andando muito, em subida eu ainda não encontrei, mas tem uma subida boa pra testar força, depois da entrada de Itú sentido SP, qualquer hora eu vou de madrugada pra vir de carro acompanhando eles pra ver o resultado e escrevo pra vcs.

    Beleza ... porem pode ter relaçao com o que Claiton citou acima, da relação de transmissao deles e o cambio em si. Acredito que unidades injetoras não possa ser.

  • Carlos 08/11/2015 16:34

    Adilson dos Santos Magagnin
    olha no meu ponto de vista acho que para DD deveria ser até mais de 408 CV, numa subida por exemplo de serra, na Europa a mesma Mercedes tem potencias de 460, 490 e 530 CV, Scania também já ´usa e alguns países vizinhos K470 e o Volvo já tempo que roda o B500R!!!

    E na Europa as normas lá são outros 500 rsrs. Aqui no Brasil limitando a 125 por hora os Onibus há acidentes em cima de acidentes. Agora, quanto ao desempenho e custo beneficio, alem do bem estar do motorista, para DD, acima de 400 cvs. Isso é inegável.

    Quem senta ali no posto do motorista e faz essa mensuração da potencia x massa transportada, avalia muito bem isso. Desempenho e confiabilidade é o que há.

    Não é atoa que DDs 8x2, as lideres de venda e confiança são a SCANIA e VOLVO.

    Alias ... diga se passagem, nunca estamos vendo tanto onibus de Turismo com VOLVO em 450 cavalos.

  • Carlos 08/11/2015 16:35

    Goiânia, Trindade e Caldas Novas ... é presença marcante desses gigantes com esses chassis, justamente que o empresario quer não so o conforto para os passageiros como também, o bem estar de seu colaborador principal, o motorista.

  • Adilson dos Santos 08/11/2015 16:44

    Carlos JúniorConcordo em gênero e grau!!!!é isso potencia conforto, segurança, confiabilidade!!!!B380R, a apenas 2 ônibus truques com essa configuração, o resto e toco, padrão B420R e os DDs B450R, realmente top em seus seguimentos, sem necessidades alterar a motor parda chagar mais potencia a próprias Brasil Sul segundo comentários que li, fez essa adulteração em vários ônibus para chegarem nos 400CV, isso e muito errado, pode vir a comprometer tudo num ônibus, infelizmente!!!

  • Rogerio 08/11/2015 16:50

    linha Maringa X Londrina

  • Carlos 08/11/2015 16:54

    Rogerio Marques
    linha Maringa X Londrina
    Correto, Rogério.

    Peguei o horario das 13:50.

  • Carlos 08/11/2015 16:55

    Adilson dos Santos Magagnin
    Concordo em gênero e grau!!!!é isso potencia conforto, segurança, confiabilidade!!!!B380R, a apenas 2 ônibus truques com essa configuração, o resto e toco, padrão B420R e os DDs B450R, realmente top em seus seguimentos, sem necessidades alterar a motor parda chagar mais potencia a próprias Brasil Sul segundo comentários que li, fez essa adulteração em vários ônibus para chegarem nos 400CV, isso e muito errado, pode vir a comprometer tudo num ônibus, infelizmente!!!

    A operação e o condutor são os melhores diagnosticos para chegar ao ponto ideal de se ter uma ferramenta sob medida para o trecho.

  • Carlos 08/11/2015 16:57

    Por que tem vendedor de Onibus que querem apenas empurrar a venda ... sem ao menos ter uma avaliação tecnica e precisa do que o veiculo irá enfrentar. E depois que o empresário compra e realmente verá como é o desempenho operacional é que vem 1001 check list das coisas.

    Carrocerias tambem não fogem disso não. O meio do trecho é uma caixinha de surpresas e alguns casos, mesmo novos, uma bomba relógio.

  • Adilson dos Santos 08/11/2015 17:01

    Carlos JúniorConcordo,!!!é isso ai tem que ter avaliação em tudo em um ônibus, há saber houver seu motorista esse sim é quem tudo daquele trecho que percorre!!!não só saindo comprando o que o vendedor empurra!!!Tá uma dica em todos os seguimento!!!!

  • Jose Carlos 08/11/2015 17:05

    Isso é a maravilha do Paraná

  • Carlos 08/11/2015 17:16

    Adilson dos Santos Magagnin
    Carlos JúniorConcordo,!!!é isso ai tem que ter avaliação em tudo em um ônibus, há saber houver seu motorista esse sim é quem tudo daquele trecho que percorre!!!não só saindo comprando o que o vendedor empurra!!!Tá uma dica em todos os seguimento!!!!

    Acredito que a pressão pela diretoria de vendas seja tão grande que acaba ocorrendo isso.

    E num futuro proximo por erros que poderiam ser evitados no inicio do processo, não sobrariam muito não só para a equipe inteira, como tambem o desgaste entre cliente e fornecedor.

    Aqui em Goiás mesmo, onde há altas temperaturas e estradas que alguns trechos não é muito bem favorável à trafegabilidade... acontece muito isso.

    O tal do barato que sai caro deve ser evitado.

  • Claiton 08/11/2015 18:37

    Adilson dos Santos Magagnin
    Carlos Júnior
    Para DD e LD, 400 cv está de bom tamanho. O pessoal da BS que testou o 2441 disse que ele anda e sobe bem. Além de ter boa arranacada. Tem comentário de um motorista que o dirigiu aqui no OB, contando isso.

    Sobre os rodoviários MB lá de fora, os chassis OC-500 RF Euro 6 tem modelos de 300 cv, 354 cv, 394 cv e 428 cv. Já os monoblocos seguem mais ou menos a mesma potência dos chassis, porém, com 476 cv para o Travego Edition1 e 510 cv para o Setra S 431 DT (Double Deck).

  • Luciano 08/11/2015 18:45

    Pior é Viação Garcia, compra K380cv Para um ônibus DD 4 eixos!

  • Claiton 08/11/2015 18:45

    Carlos Júnior
    Adilson dos Santos Magagnin
    Como diz o ditado:"quem chega na frente bebe água limpa". A MB demorou muito em lançar seu chassi de 420 cv. Então, quem queria algo além dos 360 cv eternos da MB, corria pra Scania ou Volvo. Por isso essa maioria das suecas.

  • Claiton 08/11/2015 18:59

    Carlos Júnior
    Adilson dos Santos Magagnin
    As vezes nem é culpa do vendedor, mas, culpa do comprador. A gente não tá falando de carro de passeio, mas de veículos comerciais que geram a receita da empresa. Se o carro foi bem avaliado pela manutenção, ela indica novamente nas próximas compras, ou se há uma opção mais indicada, muda-se o modelo e suas configurações.

    Um exemplo disso é a própria BS, que agora com a disponibilidade do modelo, passou a comprar o 2441 para seus LDs.

  • Jehan Melanco 08/11/2015 19:04

    Claiton Reis
    A Mercedes Benz tem um cérebro jurássico. É por isto que a Scania e a Volvo ficam anos-luz à frente da montadora alemã.

  • Claiton 08/11/2015 19:05

    Adilson dos Santos Magagnin
    Carlos Júnior
    A Xavante tem um O-400 RSD, carro 4800 de 2004, que atingiu 3 milhões de km rodados somente fazendo manutenção preventiva. Segundo informações da própria Xavante.

    Para durar, basta cuidar.

  • Guilherme José 08/11/2015 19:06

    Chic no úrtimo

  • Claiton 08/11/2015 19:06

    Jehan Melanco da Silva Carvalho
    Já foi jurássico. Agora acordou, embora tardiamente, mas acordou.

  • Lucas 08/11/2015 19:13

    ''Uma viagem Espetacular'', ''LD e seu belo desempenho operacional'', diz isso e nos comentários fala que o carro merecia um motor melhor...Esse hobby tá tenso...

  • Carlos 08/11/2015 19:16

    Lucas Oliveira da Silva
    ''Uma viagem Espetacular'', ''LD e seu belo desempenho operacional'', diz isso e nos comentários fala que o carro merecia um motor melhor...Esse hobby tá tenso...

    So complementando: "Porém um carrão desses merecia pelo menos um motor de 408 cvs.

    Nas subidas esse carro só faltava subir de primeira, ja que boa parte das rodovias Paranaenses são bem ingremes.
    "

  • Raider 08/11/2015 19:35

    Belo registro.

  • Matheus 08/11/2015 21:26

    Esse e Bem Top!!

  • Agnaldo 08/11/2015 21:50

    top d mais

  • Breno 08/11/2015 21:57

    Belo G7 LD.

  • Vinicius 08/11/2015 22:06

    top

  • Rogerio 08/11/2015 22:10

    Linda foto

  • Osmar 08/11/2015 22:31

    Esses Brasil Sul com chassi 354 e 360 realmente perde força na subida , porém compensa nas retas quando o giro bate 1800 à 1900 giros . O padrão da empresa sempre foi este com a entrada dos LDs ( exceto os modelos 2014/5) . Qual a moral dessa história você pode ter um chassi mais potentes , mas eu garanto que na reta não vai ter o mesmo desempenho da BS na reta . Depende muito da forma que é conduzida , dependendo da descida e subida ele embala e vai embora , se você vier no 1500 1600 giros com chassi mais potentes seguro no freio ele vai ter dificuldades na subida tbem , mas claro melhor desempenho q estes , nas linhas q são conduzidos pelos motoristas da Brasil Sul eles desenvolvem bem , já na questão quando está à serviço da Garcia a maioria anda de forma tranquila e bem diferente de um câmbio automatizado como o caso do 408 cv q acaba tendo um desempenho melhor . Fui pra Curitiba com o Garcia 8461 e chego na parte de subida ele já reduz antes e vai embora , enquanto no manual a motoristada deixa morrer demais e fica forçando , Acabei de chegar de Curitiba com o 2621 e o relato q escrevi é o mesmo , agora com o 408 cv que é um baita de chassi o desempenho dele é diferente só que no noventa ele acaba perdendo desse pra compensar o q falta na subida . Outros problemas q pode prejudicar o desempenho é filtro sujo e muita encomenda .

    Jehan Melanco da Silva Carvalho
    Os novos 408 cv são ótimos chassis e não deve nada a outras montadoras .

    Antônio Carlos
    Na época desses carros ainda não existia o 408 , mas sim o 422 q não foi um sucesso de vendas , a empresa se adaptou a forma de conduzir e como o colega comentou se na subida tem problema , eu qdo pega os Nordeste B420R passo raiva nas retas , prefiro passar um pouco de raiva na subida se for uma rodovia igual a Castelo Branco é show de bola .

  • Claiton 09/11/2015 00:35

    Osmar Cordeiro
    E se tiver embalado sobe, pq eu já viajei num DD O-400 RSD que andou razoavelmente bem.

    O chassi de 422 cv veio muito tempo depois. Já não tinha nem mais graça, rs. E mesmo depois dele lançado, as empresas continuavam optando pelo de 360 cv. Ou seja, opção aos 360 cv até teve, as empresas é que não quiseram.

    No automatizado, o câmbio seleciona a marcha ideal para equilibrar desempenho e economia de diesel, sem forçar motor, câmbio, etc.. No manual, a decisão é do motorista.

  • Claiton 09/11/2015 01:16

    Carlos Júnior
    Esses vídeo tbm são legais:
    https://www.youtube.com/watch?v=dsEIxLgdiEk
    https://www.youtube.com/watch?v=OZnqVpPfA28
    https://www.youtube.com/watch?v=fyA5wJV6gsA

    A peça entre o volante e o banco sempre faz a diferença, pra mais ou pra menos, rs.

  • Marcio 09/11/2015 02:23

    Interessantes as colocações dos colegas, hoje o que mais vemos é a busca constante por melhorias, isso vem desde as montadoras e também por parto dos frotistas. As montadoras trazendo modelos com grande carga de tecnologia embarcada. Aos frotistas pesam a responsabilidade de optar pela escolha do melhor produto, para oferecer a seu passageiro e treinar o seu profissional a tirar o máximo de desempenho, menor consumo, e segurança na forma de dirigir. Hoje é fato que, qualquer centavo economizado seja em combustível, seja em equipamento faz diferença. E o profissional do volante tem que tem essa visão, não basta saber dirigir, ele tem de conhecer a fundo o equipamento que ele opera, pois ele também é uma peça fundamental nesse conjunto. Peça aquela que vai entre o banco e o volante.

  • Marcos 09/11/2015 08:47

    Lindão

  • Adilson dos Santos 09/11/2015 09:50

    Claiton ReisConcordo em gênero e grau, um detalhe que vou reiterar minha modesta opinião, a Mercedes esta sempre correndo muito atrás das suas concorrentes, daqui mais alguns meses entra também a MAN 460 CV ficará mais acirrada a briga!!!!

  • Wendell 09/11/2015 11:26

    nunca estamos vendo tanto onibus de Turismo com VOLVO em 450 cavalos.
    É no caso 440 cavalos pois a nomenclatura da volvo é diferente das outras um pouco. Olhando o papo aqui é interessante notar que todos tem uma posição praticamente diferente,mas todos querem um chassi mais potente pra cá, os dois mais potentes hoje é K440 e B450 ambos de 440 cv, analisando nossas rodovias que não são das melhores e também considerando que a velocidade de um ônibus não pode passar dos 90 nao da nem graça ter um chassi de 460,470,500, ou qual for outra potencia, é que como o claiton comentou 400 cv ta bom demais.

  • Antônio 09/11/2015 11:31

    Wendell Santos Nope amigo, O Volvo 450R tem 450 cavalos pois é um projeto que ja foi desenvolvido com o Euro 5, antes não tinha B12R 450 era só até o 420, Então Hoje o B340R tem 330Cv, B380R 370 cv, B420R 410 Cv, e o B450R com 450 cv mesmo.

  • Claiton 09/11/2015 11:34

    Adilson dos Santos Magagnin
    Agora mais não. O novo 2441 está aí pra provar isso, como disse o amigo Osmar.

    Os RS e RSD de 354 cv vem tão equipados quanto os modelos Scania. Contam inclusive com suspensão eletrônica. A única exceção é o câmbio automatizado que é opcional nos modelos de 354 cv, por enquanto.

  • Claiton 09/11/2015 11:44

    Wendell Santos
    Além disso Wendell, uma empresa de turismo, compra no máxio 1 ou 2 ônibus a cada compra. Então pode-se dar o luxo de comprar um chassi nessa faixa, além do que, por característica, fazem viagens muito longas.

    Uma empresa de linhas regulares, geralmente comprarm 30, 40, 80 carros ou mais, principalmente se for grandes grupos e com linhas com variadas características. Nesse caso, a emprsa não vai colocar chassis de 440 ou 450 cv, em todas as suas linhas.

    São duas situações distintas.

  • Osmar 09/11/2015 11:56

    Adilson dos Santos Magagnin
    Claiton Reis
    Amigos , tive oportunidade de viajar de Maringá até Ponta Grossa na cabine de um dos novos 2441 no sábado , embarcaram uma passageira com data errada e não tinha mais carro pra realocar algum passageiro e daí acabei fazendo está trocando pro alívio do pessoal e para a minha alegria , cedi a minha poltrona e fui na cabine . Como sempre digo aqui , existem um pouco mais ou menos de 50 unidades e o chassi é fantástico , o motorista elogiou demais o carro , me deu detalhes do câmbio automatizado , ele faz trocas manuais em caso de subidas e na hora de passar por uma lombada dá dar mais conforto ao passageiro , teve uma hora q ele brincou não fui eu que brequei mas sim o ônibus , sem falar no retarder , na suspensão principalmente na cabine onde é muito firme , ele mesmo disse se fosse o Scania ia tá uma batedeira , o ronco é monstro e hj em dia com esses Euro 5 , maior experiência q essa foi demais o carro sobe demais e a satisfação de você olhar para a câmera no salão e ver os passageiros dormindo , as vezes tem um caso de alguma curva mais fechada ou algum trecho um pouco mais prejudicado e sem q tenha algum susto com o passageiro . Daí volto na discussão acima por se tratar de um veículo de ótima potência no trecho de subida e arranque de 8 marchas ele desenvolve muito bem e não precisa andar muito em trecho de reta por questão de média de combustível e outros .

  • Adilson dos Santos 09/11/2015 15:42

    Osmar CordeiroQue sorte foi na cabine em uma viagem dessas, hei Osmar!!!!
    Então Osmar esse vai bater de frente com volvo B420R, legal a Mercedes agora com um chassis top, quem sabe a Nordeste compre algum no futuro, seria legal.

  • Antônio 09/11/2015 15:46

    Adilson dos Santos Magagnin
    quem sabe a Nordeste compre algum no futuro, seria legal.
    Se fosse um LD então ficaria mais top ainda, esses Mercedes tem um ronco top demais

  • Claiton 09/11/2015 16:47

    Adilson dos Santos Magagnin
    Osmar Cordeiro

    O 2441 concorrec om o K-400 tbm. E agora, ele está vindo com suspensão eletrônica ECAS-Eletronic Control Air Suspension, que está disponível tbm para o R, RS e RSDD.

  • Ricardo 09/11/2015 17:00

    Eu também gosto de ônibus com bom desempenho!

    O melhor que já andei foi o antigo Estrelão K420 da Viação Cometa.

    Mas olhando pelo ponto de vista da segurança, esse ônibus da foto está de bom tamanho.

    Com certeza o motorista não pisou mais por causa da fiscalização eletrônica!

  • Wendell 09/11/2015 19:26

    Antônio Carlos
    Bom pode ter 450 cv mesmo, porem se for mesmo o folheto da volvo ta errado, pois baixei o folheto em fevereiro e nele marcava o B450 com 440 cv.
    Claiton Reis
    E considerando a rpm ate duvido desenvolver toda a potência de um K440 ou B450

  • Claiton 09/11/2015 21:04

    Wendell Santos
    O B-450R tem 450 cv mesmo. É o únco do portifólio que a nomenclatura condiz com a potência do motor.

    No folheto que eu baixei está lá escrito 331 Kw ou 450 cv de potência e 2193 Nm ou 224 kgfm de torque.

  • Leonardo Bruno 09/11/2015 23:32

    Como sempre, muito belo carro da Brasil Sul! Eles são competentes e sabem o que fazem, também acho que 354hp é pouco para um LD, mas tendo uma boa manutenção e bons motoristas, a operação acaba se tornando boa! Já andei de Brasil Sul e todos eles andaram muito na pista!

  • Wendell 10/11/2015 10:34

    Claiton Reis
    Estranho pois no que tenho aqui ta marcando outra coisa, 331 kw / 440 cv.

  • Afonso Miguel 10/11/2015 10:52

    Top.

    Abraço.

  • Rafael Henrique 10/11/2015 13:08

    Linda foto.
    Acho que viajarei num deste em Dezembro para BH.

  • Newton Vitorino 10/11/2015 14:45

    Descida até fusca pega 140 kkkk quero ver fazer isso na subida

  • Claiton 10/11/2015 17:41

    Wendell Santos
    Se fizer a conta dá 450 cv mesmo: 331 kw x 1,35962 = 450,03422.

  • Manoel 10/11/2015 22:15

    Carlos Júnior Show parceiro click massa hein parabéns!!!

  • Fábio 11/11/2015 12:48

    show

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
Canon
Modelo da Câmera Fotográfica
Canon PowerShot SX170 IS
Tempo de Exposição
1/800
ISO
125
Valor da Velocidade do Obturador
309/32
Valor de Abertura
139/32
Valor Máximo de Abertura
139/32
Abertura (fnumber)
45/10

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 2645 que se encontra na identidade visual da empresa Brasil Sul Linhas Rodoviárias, de Londrina, Paraná, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Paradiso G7 1600 LD, fabricada pela encarroçadora Marcopolo. O chassi é um O-500RSD BlueTec 5, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por Carlos Júnior, em 08/11/2015 e consta como tendo sido registrada em 25/09/2015, na localidade de Maringá, Paraná, Brasil.

Referência Bibliográfica

JÚNIOR, C. Brasil Sul Linhas Rodoviárias 2645 em Maringá por Carlos Júnior - ID:3759652. Ônibus Brasil, 2015. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/carlosjunior/3759652> Acesso em: 06 mai 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Brasil Sul Linhas Rodoviárias Londrina, Paraná, Brasil
Numeração:
2645
Placa:
AVT2489 MERCEDES-BENZ MARCOPOLO PARADISO LD 2012/2012 / Potência: 360 cv / Lotação: 42 passageiros / Combustível: DIESEL
Carroceria:
Marcopolo
Paradiso G7 1600 LD
Chassi:
Mercedes-Benz
O-500RSD BlueTec 5
Local:
Maringá, Paraná, Brasil
Data:
25/09/2015 10:38:07
Autor:
Carlos Júnior
Publicação:
08/11/2015 14:57