Viação Campo Belo 7 2529 na cidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: 3109207.
Viação Campo Belo 0000 na cidade de Goiânia, Goiás, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: :id.
Viação Campo Belo 7 2529 na cidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: :id.
Viação Campo Belo 7 2529 na cidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: :id.
Viação Campo Belo 7 2529 na cidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: :id.
/ 2.341 acessos / 129 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Viação Campo Belo 7 2529 em Brasília por Carlos Júnior - ID:3109207

Demonstração !! De olho no BRT Eixo Norte Sul.

129 comentários

  • Carlos 02/02/2015 21:18

    O Superarticulado Mercedes-Benz.

  • Guilherme Henrique 02/02/2015 21:23

    Esses motores tem fama de pegarem fogo

  • Paulo Henrique 02/02/2015 21:27

    Bom espaço interno

  • Mateus 02/02/2015 21:28

    Acabamento interno bem bonito,novinho em folha hein!,ótima foto amigo !

  • Lucas 02/02/2015 21:29

    Belo interior!

  • Raider 02/02/2015 21:37

    Guilherme Henrique de Caires Nascimento
    MBB sempre sendo MBB. O mais impressionante de que isso ocorre com motores fabricados de 2012 pra cá. Tem explicação?

  • Carlos 02/02/2015 21:43

    Guilherme Henrique de Caires Nascimento
    Paulo Henrique Claudino
    Esses motores tem fama de pegarem fogo

    Se bem que me disseram que começaram a corrigir esse problema de refrigeração dos motores MBB, fazendo dissipar melhor a retenção de calor ali.

  • Carlos 02/02/2015 21:43

    Lucas Pereira Bicca
    Raider Lopes Martins
    MBB sempre sendo MBB. O mais impressionante de que isso ocorre com motores fabricados de 2012 pra cá. Tem explicação?

    Grande parte das ocorrências.

  • Bruno Copis 02/02/2015 21:55

    Novinhos!!

  • Wendel 02/02/2015 22:02

    bela fto amigo lacrou parabens

  • Gledson 02/02/2015 22:09

    Linda interna.

  • Rogerio 02/02/2015 22:23

    Nave

  • Claiton 02/02/2015 22:26

    Carlos Júnior
    Já foi corrigido com novas orientações para as encarroçadoras.

  • Faguiner 02/02/2015 22:34

    muito bonito,só os bancos de vip 3 que ficaram estranhos nele,melhor seria encosto alto.

  • Rafael 02/02/2015 22:35

    Isso que é o interior de urbano de respeito. Muito bom

  • Rafaell 02/02/2015 23:19

    Esse eu boto fé!!

  • Marcos 03/02/2015 00:17

    Muito dos problemas se deve a refrigeração do motor e muitas vezes agravado pela carroceria que não tem uma exaustão adequada. Ou seja, os motores esquentam mais, necessitam de ventilação e nas carrocerias não tem saidas e entradas de ar, daí o superaquecimento do motor. Conforme citou o Claiton Reis, este problema já foi solucionado com adequações nas carrocerias.

    É esperar para ver o que acontece.

  • Claiton 03/02/2015 00:47

    Marcos Sá Carneiro
    Pois é, segundo comentou o amigo Wagner, a parte de baixo do motor foi fechada com chapas de alumínio e foram abertas saídas de ar na tampa traseira. Com isso, a temperatura mo compartimento do moor baixou de 123 graus para 83 graus.

    Pelo menos, nos Gran Metro dá pra ver essas modificações.

  • Lucas 03/02/2015 18:48

    Muito bom!!

  • Felipe 03/02/2015 18:49

    belo interior

  • Paulo 03/02/2015 21:05

    Novo! Não? Rsrsrsrs! Linda foto

  • Gustavo 03/02/2015 21:40

    Cheirou novo aqui rs, pelo bus

  • Fábio 03/02/2015 21:48

    O melhor é o fato de ter AC e janelas lacradas, espero que este seja o padrão de São Paulo por muito tempo

  • Carlos 03/02/2015 22:16

    Bruno Copis Costa
    Wendel Xavier
    Gledson Santos Freitas
    Rogerio Miguel Moreira
    Claiton Reis
    Faguiner Barreto
    muito bonito,só os bancos de vip 3 que ficaram estranhos nele,melhor seria encosto alto.

    Achei esses bancos muito pequenos. Conseguiram piorar o que tinha no VIP II.

  • Carlos 03/02/2015 22:17

    Marcos Sá Carneiro
    Muito dos problemas se deve a refrigeração do motor e muitas vezes agravado pela carroceria que não tem uma exaustão adequada. Ou seja, os motores esquentam mais, necessitam de ventilação e nas carrocerias não tem saidas e entradas de ar, daí o superaquecimento do motor. Conforme citou o Claiton Reis, este problema já foi solucionado com adequações nas carrocerias.

    É esperar para ver o que acontece.


    Sim .. Isso quando novinhos ... Ao avançar mais a idade deles vamos ver se mantem.

  • Jose 03/02/2015 22:25

    lindao

  • Claiton 04/02/2015 01:46

    Carlos Júnior
    Fazendo as manutenções certinhas não há problema nenhum. Não pode é deixar ao Deus dará, que qualquer chassi fica problemático.

  • Carlos 04/02/2015 06:51

    Claiton Reis
    Fazendo as manutenções certinhas não há problema nenhum. Não pode é deixar ao Deus dará, que qualquer chassi fica problemático.

    Ai que está ... Ainda mais empresário 'murrinha' que quer sempre economizar.

    Como no caso de um sistema de arrefecimento. Se é pra colocar aditivo e liquido refrigerante como recomendado na maioria das vezes o pessoal coloca só agua no sistema, fazendo dar esses constantes superaquecimentos como vemos ae. Essa questão da adaptação das carrocerias ae foi um paleativo por que não resolveu muito a coisa em abrir aletas na tampa traseira para dissipar o calor não.

    Isso vimos no Rio de Janeiro nos Viales BRTs de lá que ao parar nas Estações percebiamos o vaporzão quente subindo na tampa.

  • Carlos 04/02/2015 06:53

    Claiton Reis

    Algo mais elaborado ainda tem de feito, ainda mais num motor compressão como esses O500, para eliminação dessa retenção de calor por falta de ventilação necessária para o conjunto.

  • Carlos 04/02/2015 07:21

    Lucas Silva
    Felipe Andrade Giannetti
    Paulo Soares
    Gustavo Medeiros Claudino
    Fábio de Sá Aráujo
    O melhor é o fato de ter AC e janelas lacradas, espero que este seja o padrão de São Paulo por muito tempo

    Até um aventureiro não chegar e fazer como Goiânia em deslacrar essas janelas e por janelas corrediças e aparelho do ar desligado.

  • Claiton 04/02/2015 12:20

    Carlos Júnior
    Não foi um paliativo, foi uma coisa óbvia. Porque qualquer motor gera calor e esse calor tem que ter lugar pra ele sair.

    Não sei se vc já andou em 17.260 EOT, se vc sentar no banco ao lado da janela em cima do compartimento do motor, vc sente o bafo quente saindo pela grade.

    Nos antigos B-58, o piso na região do motor ficava muito quente, principalmente os daqui que tinham piso de alumínio.

    A princípio, depois dessas alterações, não houve mais nenhum caso de superaquecimento. Pelo menos que eu saiba.

    Esses carros andam em corredores, pelo menos deveriam andar e duram mais por não enfrentar o bate-bate da buraqueiras existente nas ruas.

    E como é um motor grande, a durabilidade dele é maior. Além disso, o fato de ter caixa automática, evita os abusos comuns dos motoristas.

    Desde que foram lançados em 2012, os "superaticulados" já venderam 800 unidades. Então, está tendo boa aceitação no mercado.

  • Wesley 04/02/2015 18:59

    Brasilia ?

  • Carlos 04/02/2015 19:12

    Claiton Reis
    Resumindo a opera, Claiton. Todos os motores traseiro sem exceção.

    O critério é no mínimo uma melhor solução no desenho da carroceria com motor traseiro assim como a saída de escape de cada deles assim como um novo sistema de refrigeração.

    Vira e mexe vemos as chaleiras ambulantes pegando fogo Brasil a fora noticiados por inumeros registros na mídia.

    Tomara que um dia haja solução pois de transtornos o transporte arrasta por longas datas Brasil a fora.

  • Claiton 04/02/2015 20:27

    Carlos Júnior
    Mas vc há de convir que nunca mais aconteceu. Pelo menos até aqui.

    Não teria cabimento que a MB deixasse um problema grave desse sem solução, principalmente depois do que aconteceu com o BRT do Rio, nessa época que vários sistemas BRT foram construídos pelo país afora.

  • Bruno 04/02/2015 20:31

    Eu ando nos Granmetro citados quase diariamente, uma coisa eu falo a temperatura pelo menos dentro deles continuam a mesma um forno, toda vez que o filtro de ar é acionado o ar quente invade o habitáculo muito ruim.

  • Carlos 04/02/2015 20:52

    Claiton Reis
    Só uma curiosidade ...

    Vc já andou num deles ??

  • Carlos 04/02/2015 20:53

    Bruno de Lima de Sousa
    Eu ando nos Granmetro citados quase diariamente, uma coisa eu falo a temperatura pelo menos dentro deles continuam a mesma um forno, toda vez que o filtro de ar é acionado o ar quente invade o habitáculo muito ruim.

    E por vc não viu no Rio de Janeiro. Ande nos Viales e Megas BRTs por lá.

  • Claiton 04/02/2015 22:32

    Carlos Júnior
    Já andei num O-400 UPA em São Paulo. E no O-500 M tbm, que por sinal, achei que estava num VW, rs.

    Bruno de Lima de Sousa
    No 17.260 EOT é quente tbm. No O-371 UP a mesma coisa. E aqui é pior, pq quase todos com piso de alumínio e sem ar-condicionado.

    Só não entendi uma coisa, ele esquenta mais quando o filtro de ar é acionado?.

  • Claiton 04/02/2015 22:44

    Carlos Júnior
    Bruno de Lima de Sousa
    Esses que vcs andaram foi os modelos já com as mudanças ou foi antes delas?.

  • Carlos 04/02/2015 22:48

    Claiton Reis
    Esses que vcs andaram foi os modelos já com as mudanças ou foi antes delas?.

    No Rio foram já com as mudanças.

    Em Brasilia eles estavam implantando. Nao cheguei a ver como ficou por la.

  • Bruno 04/02/2015 23:47

    Claiton Reis
    Sim, Clayton foram os primeiros do Brasil a fazerem essa aliteração os da Pioneira DF , isso mesmo quanto o filtro de ar é acionado o ar quente invade o habitáculo não muito, mais quem está sentado em cima do motor sente o ar quente, e para completar a empresa coloca um ar condicionado de micro ônibus no ultimo vagão.

  • Claiton 05/02/2015 00:00

    Bruno de Lima de Sousa
    Sim, aqueles Gran Metro com grade na tampa traseira. Como é esse filtro de ar acionado?, porque até onde eu sei, o filtro de ar capta ar para o motor, não tem acionamento não.

    Carlos Júnior
    Nos do Rio, pelas fotos que eu vi, só abriram grade do lado direito. Um que eu vi com umas grades fininhas na tampa traseira.

    Pelo que o Wagner de Brasília comentou, a temperatura baixou de 123 graus para 83 graus. Só pra vc ter uma idéia, os OF-1721 daqui, trabalham nos mesmos 83 graus, visualizado no painel.

  • Bruno 05/02/2015 00:06

    Claiton Reis
    Ele liga de tempos em tempos e quando a temperatura está mais alta ele é acionado mais vezes, eu falo filtro de ar é que parece que ele suga o ar e um barulho característico, mais pode ser alguma coisa relacionada ao ar condicionado.

  • Claiton 05/02/2015 00:11

    Bruno de Lima de Sousa
    Ah, então não é filtro de ar não. É o radiador mesmo. O radiador do motor, que é acionado para fazer o arrefecimento quando a temnperatura passa do valor estipulado.

    O motor não pode trabalhar nem frio e nem quente, mas, numa temperatura ideal estipulada quando da contrução do motor.

  • Claiton 05/02/2015 00:14

    Bruno de Lima de Sousa
    Carlos Júnior
    Talvez uma solução que melhoraria ainda mais o arrefecimeno, seria o posicionamento dos radiadores na lateral do chassi.

  • Alexandre 05/02/2015 00:15

    Claiton Reis


    Não há uma temperatura específica planejada para a operação, e sim há faixas padronizadas via manual de instruções do veículo, que elege temperaturas anexas ao seu grau de periculosidade à condução, vide risco de superaquecimento.

  • Bruno 05/02/2015 00:17

    Claiton Reis
    Tá certo é o radiador mesmo, ele puxa o ar frio e manda o ar quente.

  • Claiton 05/02/2015 00:30

    Alexandre Coelho
    Sim, esses valores pré-estabelecidos quando do planejamento do motor feito pelos engenheiros.

    Esse valores é chamada temperatura ideal que não pode ser muito alta e nem muito baixa.

  • Alexandre 05/02/2015 00:40

    Claiton Reis

    De fato. E, claro, cada projeto tem uma faixa específica de temperatura considerada ideal. Por isso, além da enorme taxação tributária, grande parte dos projetos europeus não vêm pra cá e, se vêm, precisam de alterações no projeto para se adaptarem às temperaturas tupiniquins, que inclusive acontecerá nos modelos europeus da Alfa Romeo e estadunidenses da Dodge/RAM/Chrysler/SRT quando serão produzidos na fábrica da FIAT em Goiana, no meio do sertão nordestino pernambucano. E isso é só um exemplo, devem existir muito mais casos.

  • Claiton 05/02/2015 00:55

    Alexandre Coelho
    Faz parte da chamada tropicalização. Por isso que hpa alguns anos atrás, os chassis Magirus-Deutz não deram certo aqui no Brasil, como eles eram refrigerados a ar, nasceram com problemas de superaquecimento.

    A temperatura ideal para a água é de 70º C nos motores a gasolina e de 80º C nos motores a álcool e a diesel. Mas isso varia de motor pra motor.

  • Alexandre 05/02/2015 01:12

    Claiton Reis

    Pois é... Me fez lembrar das boas motos importadas da Cagiva pela Agrale, refrigeradas à água, uma experiência e tanto no ramo de motocicletas no Brasil na época em que o Brasil estava florescendo com empresas como a Agrale, a Gurgel, a COBRASMA (que também fabricava vagões de trem - meu pai trabalhou muito com eles rs), a MAFERSA, a Marcopolo, a CAIO (que na época não recebia a nomenclatura Induscar, todos sabem pq), a Nielson e a Britânia rs

    Mas enfim, como o assunto não é nostálgico rs, só quero dizer que esse superaquecimento é normal sim dentre os veículos, pq erros são muito comuns mesmo (até Rolls-Royce já teve recall), só acho que foi meio mamcada por parte da Mercedes-Benz deixar isso acontecer com seus chassis já em versão de produção... Ela teria que aproveitar a liderança fazendo um chassi excelente, sem nenhum defeito grave, pq se os empresários perderem a confiança e a credibilidade na marca e Volvo e SCANIA fizerem um chassi concorrente, "superarticulado", a marca pode perder a hegemonia no segmento, mas isso é achômetro da minha parte também.

  • Matheus 05/02/2015 01:41

    Claiton Reis
    Uma pequena correção, a Fabrica fica pouca coisa fora da Regiao metropolitana do recife,mais ainda no litoral do estado, no mais concordo em tudo, e talvez pra facilitar a "tropicalizacao" escolheram motores FIAT pra equipar o Renegade.

  • Claiton 05/02/2015 01:55

    Alexandre Coelho
    Não é nostalgia não, como vc citou projetos europeus, me lembrei de um caso clássico que ocorreu aqui há muitos anos atrás.

    Não é que ela deixou isso acontecer, até pq os chassis rodaram milhões de quilometros em testes e se o problema fosse detectado de imediato seria resolvido antes de ser produzido.

    Acho difícil a MB perder a confiança dos clientes. Os números dos chassis articulados e superaticulados vendidos desde os lançamentos mostram isso.

  • Vítor 05/02/2015 08:38

    Claiton Reis
    a temperatura baixou de 123 graus para 83 graus. exatamente amigo... os viales de Brasília mesmo e um exemplo só andam cravados nos 83 como nessa imagem descreve http://onibusbrasil.com/foto/2830516/ e quer sentir bafo quente? anda em um B340M principalmente desses novos que tem em goiânia bem na primeira porta parece que é uma panela de pressão...... sem contar que eles não sai dos 93º Graus os Bi-articulados mesmo fica entre 97 e 100°

  • Josué 05/02/2015 11:09

    olha, para quem é goiano como eu, e sei que o calor de Goiânia é o pior, o chassi que deve ser aqui são os volvos de posição central, Mb aqui pega fogo parado e tem mais, nós de Goiânia temos um péssimos histórico com motores Traseiros

  • Claiton 05/02/2015 16:33

    Vítor Gabriel
    Exato, o vídeo abaixo mostra isso:

  • Nathan 05/02/2015 20:26

    Belo interior!
    Um sonho um desses aqui...

  • Jônatas 05/02/2015 21:20

    Seria legal se tivesse super articulado Volvo.

  • Alexandre 05/02/2015 21:39

    Claiton Reis

    Claro que não deixaram, propositadamente, iszo acontecer. Mas acontece, ué. E confiança de líder é algo que é fácil de ser "quebrada" com o passar do tempo. Assim, a um longo prazo, eu diria que em questão de vendas tudo seria possível! Bom, tudo também não rs, mas pelo menos uma grande mudança no mercado, se as marcas não se mobilizarem para detectar "pequenos" problemas rapidamente, como a Mercedes precisou fazer para manter a liderança, assim como um problema de outra marca paralela do ramo, e que necessite reparar "pequenos" problemas para alcançar uma maior parcela do mercado. Casos como o da evolução da Mascarello em questão de qualidade de produtos fez com que a marca tenha conquistado uma imensa parcela do mercado, para seus "restritos" parâmetros, claro. Outro caso assim é o da Maxibus, mas a mesa "caminha à passos mais lentos", provavelmente por falta de capital para investimento, mas isso também é pura especulação. O fato é que a evolução é necessária para não perder e/ou ganhar mercado. Mas é como eu disse em outro post, com outros termos: Já pensou se a Volvo, a SCANIA ou até a VW (a Agrale infelizmente é sonhar demais) fizer um articulado com dois eixos na parte traseira, depois da articulação? A Mercedes perderia a hegemonia na categoria. Depois, algumas empresas farão testes em carros sobre o novo chassi. Logo são encomendados carros sobre esse chassi novo, e o mesmo ganha credibilidade no mercado. É Claiton, "bobeou, dançou", por isso digo e insisto que a Mercedes tinha que, desde o início da produção, consertar esse verdadeiro erro de projeto.

    Jônatas Oliveira

    Claro amigo, assino embaixo.

  • Manoel 05/02/2015 21:44

    Carlos Júnior Show hein parceiro ai sim hein parabéns pelo registro nesse lindo BRT é isso ai!!!

  • Carlos 05/02/2015 21:55

    Jônatas Oliveira
    Seria legal se tivesse super articulado Volvo.

    Do jeito que a concorrência está boa ... não vai demorar a VOLVO e a SCANIA apresentar o delas.

  • Claiton 05/02/2015 22:33

    Alexandre Coelho
    Mas aí é que está, o "erro de projeto" não foi detectado, pq não apareceu durante os milhares de km rodados antes dos carros serem lançados. Os articulados foram lançados em 2006 e os super em 2012 e só agora, nos últimos dois anos é que apresentaram este tipo de problema.

    E é pra isso que existe o RECALL, para correção de problemas que surgem após o lançamento do produto.

    Isso aconteceu com o K-113 que trincava carroceria e foi corrigido. Aconteceu com o 17.210 EOD e agora com o B-270 F e sua suspensão. Aliás, no caso do B-270 F anda tem o problema dos radiadores muito baixo que raspam em lombadas mais acentuadas. Aconteceu tbm com o OH-1635L que foi uma piada em formato de chassi.

    Com relação a chassis concorrentes, a Scania já tem um superaticulado, o K-310 8X2, porém, ela marca bobeira em mantê-lo com 310 cv e deixar o K-360 articulado somente pro México. E até mesmo lançar um cabrito light para dividir o bolo com os OF e OD da vida.

    E concorrência é bom, pq os produtos evoluem mais rápidos e os clientes tem mais opções de escolha.

  • Claiton 05/02/2015 22:36

    Carlos Júnior
    A Scania já tem:

    http://www.scania.com.br/...m253-289799.pdf

    E diga-se de passagem, foi o primeiro do mercado.

  • Carlos 05/02/2015 23:01

    Claiton Reis
    A Scania já tem:

    http://www.scania.com.br/...m253-289799.pdf

    E diga-se de passagem, foi o primeiro do mercado.


    Bem verdade. Valeu !!!

    Falta a VOLVO KKKKKKKKKKKK

    Mais um no portfolio.

  • Claiton 05/02/2015 23:20

    Carlos Júnior
    A Volvo talvez não tenha lançado ainda, pq como ela usa motor central no primeiro carro, não tenha necessidade de mais um eixo pra suportar o peso no segundo carro.

    Tanto que o B-340M articulado já chega a 21m com um eixo no segundo carro.

    Além disso, a Volvo tem 2 modelos biarticulados, com capacidade maior, não sei se ela teria interesse num
    "superarticulado" num mercado restrito.

  • Jonathan 06/02/2015 18:58

    Com esses ônibus em sampa com AC Agora sim que as pessoas não vão ficar mais tão doentes, em um dia de chuva todo mundo fecha as janelas dos ônibus, sem ventilação as pessoas podem pegar varias doenças não é verdade?

  • Alexandre 06/02/2015 19:13

    Claiton Reis

    Não precisaria de recall se isso fosse melhor pensado pela equipe de engenharia que projetou o produto.

    Quanto à essa fala: "A Volvo talvez não tenha lançado ainda, pq como ela usa motor central no primeiro carro, não tenha necessidade de mais um eixo pra suportar o peso no segundo carro", eu juro que não entdndi nenhum ponto srquer da sua argumentação. A única coisa que posso entender é que "não há a necessidade de acdicionar um eixo após a articulação pois o motor é centralizado no primeiro vagão"? WTF?

    Jonathan Caldeira

    O condicionador de ar apenas efetua a queda da temperatura interna do veículo, sem trocar calor com o ambiante exterior. Por esse motivo que temos que trocar de maneira relativamente rotineira o reservatório de água e o filtro do condicionador de ar.

  • Alexandre 06/02/2015 19:16

    Claiton Reis

    Ah, e só uma observação: O K-310 8x2 não é um concorrente direto do UDA, e sim do O-500 MDA, pois possui piso convencional. Sendo assim, a Mercedes é
    exclusiva no mercado do UDA ainda.

  • Claiton 06/02/2015 20:30

    Alexandre Coelho
    Nem um produto existente no mundo sai de fábrica 100% para ser vendido.

    Se vc usa um computador com Windows, vc já deve ter feito diversas atrualizações. A Toyota já convocou seus clientes várias vezes pra Recall, assim como a VW, Fiat e demais montadoras.

    Já houve recall até de remédio, como o feito pela Teuto e pela Johnson & Johnson.

    O quarto eixo no segundo vagão é apenas para atender ao PBT por eixo determinado por lei devido ao maior comprimento do segundo vagão e consequentemente ao maior peso transportado.

    No caso do articulado de 21 m, a Volvo usa apenas um eixo no segudo vagão. por atender ao peso sobre permitido sobre o eixo, já que o motor é no primeiro vagão.

    Quanto ao K-310 8X2, estamos falando de chassis articulados de quatro eixos, independente de ser piso alto ou piso baixo. E nesse caso, a Scania foi a primeira a lançar um articulado nessa configuração.

  • Bruno 06/02/2015 20:32

    Jonathan Caldeira
    Quase todo ônibus com ar, tem um exaustor também.

  • Claiton 06/02/2015 20:47

    Alexandre Coelho
    Só pra ilustrar melhor o debate, o superaquecimento de um motor refrigerado a água é causado por diversos motivos:

    - termômetro defeituoso
    - radiador sujo, entupido ou com vazamentos
    - tampa do radiador defeituosa
    - vazamentos de água por mangueiras, juntas ou tubulações
    - falta de água no sistema de refrigeração
    - bomba de água defeituosa
    - ventilador do radiador quebrado
    - correia do ventilador frouxa, gasta ou quebrada
    - distância incorreta entre as pás do ventilador e o radiador
    - termostato engripado por ferrugem ou oxidação
    - bomba de injeção de diesel desregulada ou fora do ponto
    - entupimento das câmaras de refrigeração do motor

    O erro de projeto que eu vejo nesses articulados é a disposição do filtro de ar e da tomada de ar em cima do radiadores. É uma coisa que poderia ser melhor pensada, mas, optaram pelo mais fácil. Com isso perde-se quatro assentos e estraga o design das carrocerias interna e externamente.

  • Carlos 06/02/2015 20:50

    Claiton Reis
    Só pra ilustrar melhor o debate, o superaquecimento de um motor refrigerado a água é causado por diversos motivos:

    - termômetro defeituoso
    - radiador sujo, entupido ou com vazamentos
    - tampa do radiador defeituosa
    - vazamentos de água por mangueiras, juntas ou tubulações
    - falta de água no sistema de refrigeração
    - bomba de água defeituosa
    - ventilador do radiador quebrado
    - correia do ventilador frouxa, gasta ou quebrada
    - distância incorreta entre as pás do ventilador e o radiador
    - termostato engripado por ferrugem ou oxidação
    - bomba de injeção de diesel desregulada ou fora do ponto
    - entupimento das câmaras de refrigeração do motor


    Boas definições.


  • Carlos 06/02/2015 20:52

    Claiton Reis
    O erro de projeto que eu vejo nesses articulados é a disposição do filtro de ar e da tomada de ar em cima do radiadores. É uma coisa que poderia ser melhor pensada, mas, optaram pelo mais fácil. Com isso perde-se quatro assentos e estraga o design das carrocerias interna e externamente.

    Concordo com você. Especialmente nos UDAs que os assentos já são comprometidos com as latas e espaçosas caixas de rodas.

    Notem isso nos Mascarellos Gran Metro de Brasilia.

  • Claiton 06/02/2015 20:52

    Jonathan Caldeira
    Depende da manutenção Jonathan, pq o filtro do ar acumula muita poeira, ácaro, etc.. Se a empresa não limpar o filtro, o ar condicionado vai fazer mais mal do que bem, rs.

  • Claiton 06/02/2015 20:57

    Carlos Júnior
    E vc já reparou que em todos os piso baixo são assim?. Eu acredito que daria para ocupar menos espaço se os fabricantes de chassis repensasse melhor o desenho da suspensão dianteira dos veículos.

    Talvez usando uma suspensão independente na dianteira, pudesse diminuir a largura das caixas de roda.

  • Alexandre 06/02/2015 21:06

    Então Claiton Reis, na questão da existência de recalls ou atualizações para ajuste de "erros", "bugs" ou "falhas" (dentre outras nomenclaturas, variadas de cada produto e de como a montadora trata o ajuste do produto, claro) eu concordo realmente com vc. Com certeza (quase) todo mundo fez.

    O problema não é esse, o problema é que certas falhas podem ser corrigidas antes do início da produção do produto, e há inúmeros casos disso também. E eu creio que coisas como a presença de plásticos muito duros, quebradiços e sujeitos à danos graves em um curto prazo na carenagem da linha Web da Sundown (marca que já não se encontra entre nós rs) - uma falha grotesca de seleção de materiais pelo(s) Engenheiros de Materiais da empresa e de sua real fabricante chinesa. Outro caso é o de o leitor de discos o PlayStation 2 ser muito fracamente apoiado, e que, em um futuro relativamente próximo, ele risca os discos no console, ao invés de ler, pelo atrito causado entre o disco e o leitor pelo fato de o disco rodar, e o leitor estar em uma posição irregular e irracional. E a responsabilidade é totalmente causada pela falta de previdência da equipe técnica projetista da parte do console. Ainda há outros casos, como o despreparadíssimo Windows Vista, que é mais do que suposto que o SO era nada menos que "uma versão beta do Windows 7". Não sei como fazem um sistema operacional sem testá-lo em máquinas 64-bit.

    E com a Mercedes não deve ser diferente. Já bobeou com alguns modelos UDA e MDA e reparou como pôde quando viu a falha de seus produtos de superaquecimento. E ela não pode dormir mesmo. Uma empresa deixar de comprar um MDA ou UDA para comprar um K-310 8x2 já é um débito e tanto para a Mercedes-Benz do Brasil.

  • Alexandre 06/02/2015 21:06

    Quanto à sua fala O quarto eixo no segundo vagão é apenas para atender ao PBT por eixo determinado por lei devido ao maior comprimento do segundo vagão e consequentemente ao maior peso transportado., concordo plenamente. Mas o B340M também tem motor central, e não traseiro, como vc disse: A Volvo talvez não tenha lançado ainda, pq como ela usa motor central no primeiro carro, não tenha necessidade de mais um eixo pra suportar o peso no segundo carro.?

  • Carlos 06/02/2015 21:07

    Claiton Reis
    E vc já reparou que em todos os piso baixo são assim?. Eu acredito que daria para ocupar menos espaço se os fabricantes de chassis repensasse melhor o desenho da suspensão dianteira dos veículos.

    Talvez usando uma suspensão independente na dianteira, pudesse diminuir a largura das caixas de roda.


    A questao ali é os cilindros de ar que ficam embutidos ali tambem. TOmam um grande espaço.

    Isso sem contar no chassi B360S da VOLVO com motor de canto.

    Exagero está ali.

  • Alexandre 06/02/2015 21:09

    Claiton Reis

    Condicionador nunca fará "bem" à saúde, sem causar o risco de infecções pelo "ar vencido" na área interna do veículo.

  • Alexandre 06/02/2015 21:11

    O erro de projeto que eu vejo nesses articulados é a disposição do filtro de ar e da tomada de ar em cima do radiadores. É uma coisa que poderia ser melhor pensada, mas, optaram pelo mais fácil. Com isso perde-se quatro assentos e estraga o design das carrocerias interna e externamente.

    Isso mesmo Claiton, é nesse ponto que desejo chegar. Podia ser pensado antes, e seria uma coisa relativamente simples de se ajustar na versão de produção.

  • Daniel 06/02/2015 21:11

    Ar condicionado possui renovação de ar, o que não faz bem é ficar dentro de um ambiente com temperatura em torno de 50 graus!

  • Carlos 06/02/2015 21:13

    Daniel Araujo
    Ar condicionado possui renovação de ar, o que não faz bem é ficar dentro de um ambiente com temperatura em torno de 50 graus!

    Nos BRTs do Rio estão assim, Daniel ??

  • Alexandre 06/02/2015 21:14

    Daniel Araujo

    Defina "renovação de ar"... Pq só porque o ar está mais "fresco" e "gelado" não há interferência nenhuma com a saúde amigo!

  • Daniel 06/02/2015 21:15

    Carlos Júnior
    Eu raramente ando de BRT, estou me referindo aos ônibus normais sem ar, em dias de sol a temperatura interna nos carros assusta!

  • Jonathan 06/02/2015 21:16

    Concordo, mais veja bem agora em sampa ta frio, amanha pode estar calor, ou seja os ônibus que tiver janelas com abertura vai esquentar e com isso quem vai sofrer é o passageiro que paga uma passagem muito cara PRa nada, a pessoa dentro daquele calorão pode ter um desmaio ou até mesmo vomitar dentro do ônibus, e sem falar que nos idas de chuva um fecha a janela, outro fecha ali e assim vai.
    O ventiladozinho que tem no teto não da conta nem num dia gelado.
    Por isso mesmo que eu tenho fobia de ônibus com janelas fechadas.

  • Daniel 06/02/2015 21:17

    Alexandre Coelho
    Renovação de ar é o aparelho de ar condicionado permitir a entrada de ar externo dentro do veículo, não sei se já chegou a notar, mas quando o veículo passa em um local com cheiro forte, é possível sentir a o cheiro externo dentro do veículo, mesmo ele estando todo fechado devido ao ar condicionado. É impossível em termos de saúde ficar dentro de um veículo com 100 pessoas por meia hora sem renovação de ar.

  • Jonathan 06/02/2015 21:20

    Sim mais se o ar ficar circulando não tem risco nenhum a saúde, o problema é o seguinte, o ônibus com todas as janelas fechadas no meio do transito parado como aconteceu comigo, eu tava bem naquele dia, mais no outro eu fiquei com 42 graus de febre, eu peguei a bactéria Estreptococos (inflamação aguda na garganta)
    dentro daquele ônibus fechado

  • Carlos 06/02/2015 21:21

    Daniel Araujo
    Eu raramente ando de BRT, estou me referindo aos ônibus normais sem ar, em dias de sol a temperatura interna nos carros assusta!

    Ah sim ... Vc não havia especificado e estávamos no assunto do BRT.

    Valeu !!

  • Claiton 06/02/2015 21:23

    Alexandre Coelho
    Sim, algumas falhas podem ser corrigidas sim, desde que elas apareçam ou que sejam previsíveis. Como no caso de peças e componentes.

    No caso de um superaquecimento não, pq durante os testes, não foi apresentado tal problema.

    Porém, se tem um erro aí, foi não orientar as encarroçadoras que abrissem mais grades para vazão do ar quente gerado pelo motor.

    Sem falar que, de 2006 quando foram lançados pra cá, foram vendidos mais de 1600 articulados, entre os exportados e os vendidos aqui e mais de 700 superarticulados. E quantos tiveram problema relacionados a isso?.

  • Carlos 06/02/2015 21:29

    Jonathan Caldeira
    Sim mais se o ar ficar circulando não tem risco nenhum a saúde, o problema é o seguinte, o ônibus com todas as janelas fechadas no meio do transito parado como aconteceu comigo, eu tava bem naquele dia, mais no outro eu fiquei com 42 graus de febre, eu peguei a bactéria Estreptococos (inflamação aguda na garganta)
    dentro daquele ônibus fechado


    Aí é grave.

    Foi por essa razão que a METROBUS mandou desligar o ar condicionado dos Top Bus (os amareloes que rodaram no Eixo Anhanguera), em razão de pessoas e principalmente os motoristas adoecendo por conta desse dilema do ar condicionado dele.

    Alem disso, teve intervenção da Secretaria Estadual da Saúde.

  • Claiton 06/02/2015 21:29

    Alexandre Coelho
    No caso do filtro de ar mal posicionado sim. Eles fizeram outras modificações tbm nos chassis Euro 5, como o reposicionamento dos cilindros de ar, aumentando tbm a quantidade de ar do sistema de freios.

  • Alexandre 06/02/2015 21:31

    Daniel Araujo

    Então amigo... O fato de você sentir o cheiro do ambiente exterior é simplesmente pela vedação interna do veículo não ser perfeita. E essa inviabilidade de um ambiente fechado estar com pessoas dentro durante 30 minutos com ar "vencido" não acontece na prática, pois há circulação constante de "ar vencido", sabe? As saídas de as geram frescor à todo momento, mas o que o condicionador de ar gela é apenas a água que está no reservatório, depois de esquentá-la para a mesma ficar em estado gasoso. Enquanto isso, o ar frio vai ficando quente e é absorvido pelo condicionador que ar, ficando em formato líquido dentro do reservatório de água do aparelho. Depois, o mesmo ar é reutilizado, entende?

    O Jonathan Caldeira passou mal justamente pq o ar não circulou e, então, além de respirar o ar "vencido", ele passa a sentir que o ar está vencido, e isso faz muito mal.

  • Wendell 06/02/2015 21:33

    Ah, e só uma observação: O K-310 8x2 não é um concorrente direto do UDA, e sim do O-500 MDA, pois possui piso convencional. Sendo assim, a Mercedes é
    exclusiva no mercado do UDA ainda

    Varia da maneira que o empresário pedir se o empresário pedir K310 8x2 tem as opções IA,IB,UA e UB apesar dessas letras se referirem a posição do motor também podem ser piso baixo ou piso alto!

  • Alexandre 06/02/2015 21:34

    E quantos tiveram problema relacionados a isso?

    Claiton Reis, mas o erro é injustificável. Não sei como uma empresa não pode perceber que há superaquecimento do motor ao testá-lo encarroçado, sério mesmo. Mas isso é especulação e opinião minha já rs

  • Daniel 06/02/2015 21:34

    Jonathan Caldeira
    O que acontece no caso de infecções respiratórias, principalmente por Streptococos que é uma bactéria corriqueira é a baixa da imunidade por N fatores. Estamos em contato com essas bactérias a todo tempo, porém temos um mecanismo eficaz de proteção, como fagocitose por macrófagos e ativação de neutrofilos, entre outros. Certamente vc não teve essa infecção simplesmente por estar no ônibus e sim por uma séria de fatores. Um outro exemplo é que vc est;a em contato a todo tempo com S.pneumoniae e nem por isso desenvolve pneumonia. Temos que acabar com essa cultura de que ar condicionado faz mal, o que faz mal é ar condicionado sujo ou desregulado tornando o ambiente excessivamente frio.

  • Alexandre 06/02/2015 21:38

    Wendell Santos

    Mas existe K-310 8x2 piso baixo? Sério.

    Se for assim existe Doppio BRT biarticulado e piso baixo também, pq também seria, teoricamente, uma coisa que varia de gosto a gosto do cliente...

  • Daniel 06/02/2015 21:38

    Alexandre Coelho
    Ar condicionado não funciona gelando água, o que a ocorre é a compressão de um gás, como R32 por exemplo posteriormente a descompressão rápida desse gás, todo gás quando descomprimido assim perde calor. Esse gás passa por uma serpentina que troca calor com ar do ambiente, que esse sim é reciclado, porém há entradas de ar que deixam o ar externo entrar!

  • Alexandre 06/02/2015 21:41

    Pois é, é isso mesmo que acontece Daniel Araujo... É que eu não queria deixar o post muito longo e muito "teórico", mas é isso aí mesmo amigo rs

  • Jonathan 06/02/2015 21:44

    Caramba mais pra cadastrar o novo bilhete unico é um saco, já ta tudo feito mais quando vou tirar o boleto aparece uma mensagem falando que eu não possou matriculas ativa pra esse ano? oq é isso?

  • Daniel 06/02/2015 21:45

    Jonathan Caldeira
    vc está entrando no site novo do b.u. que é para empresas. Entra no antigo, digita no google, site riocard antigo

  • Claiton 06/02/2015 21:48

    Alexandre Coelho
    Não percebeu o superaquecimento por dois motivos: primeiro porque não houve durante os testes com os protótipos e segundo, pq quando foram lançados, a temperatura ambiente não estava tão quente como agora.

    Um MA do MOVE pegou fogo iniciado na sanfona e os do Transoeste tiveram problema no compressor de ar.

  • Wendell 06/02/2015 21:48

    Alexandre Coelho
    Sim, na versão de 15 mts tem tal configuração e na versão articulada também, so que o problema é que a Scania não faz um marketing desse produto,tente imaginar o UDA a Mercedes fez grande propaganda dele em São Paulo e ta vendendo pra caramba,já o MDA a Mercedes ta aumentando as vendas no RJ, a scania poderia ter usado essa mesma estratégia da Mercedes porque dai era K310 8x2 em são Paulo fácil,apesar de que se ao invés do K310 fosse K360 venderia melhor tanto que os únicos K310 8x2 por aqui tão no sul com a Visate

  • Claiton 06/02/2015 21:50

    Alexandre Coelho
    Pra ter um Doppio biarticulado, basta encarroçar um B-360 S biarticulado, rs.

  • Jonathan 06/02/2015 21:55

    Com certeza se esses super articulados fossem da scania eles não patinariam tanto, se um super articulado como esse da foto parar em cima de areia ou uma faixa de pedestre com água ou úmida, na hora que o motorista for dar a partida o ônibus vai patinar e vai dar aquele tranco que sempre da nos dias chuvosos.

  • Claiton 06/02/2015 21:56

    Wendell Santos
    O problema Wendell, é que a SPTrans só autoriza articulado a partir de 340 cv. Tanto que a MB ficou um bom tempo sem vender articulado em São Paulo pq o O-400 UPA tinha somente 320 cv.

    Na minha opinião, a Scania deveria lançar aqui o K-360 articulado 6X2, lançado no México e uma versão com até 23m 8X2. Aí sim, ela teria um produto mais adequado para o segmento.

  • Alexandre 06/02/2015 21:59

    Então Claiton Reis, eu justamente acho q não seria possível a MB não detectar o problema antes, em testes. Mas é como eu disse, se achou ou não ninguém sabe aqui, e é pura especulação falar tal fato, como se acontecesse realmente (ou não), rs. O fato é que, ainda bem pra MB que a mesma consertou o problema, senão algumas vendas à mais poderiam ser predicadas, não?

  • Jonathan 06/02/2015 22:00

    é verdade tanto que a scania mesmo é muito mais forte que A Mercedes, podemos ver isso também nos caminhos grande como rodotrem ou tritrem aqueles caminhos de cana de açúcar de 45 metros com três vagões, será que se os BRTs fossem da scania teria mais controle de tração na subida?

  • Wendell 06/02/2015 22:02

    Claiton Reis
    Exato por isso citei o fato de 360 cv ser melhor,porque so 310 cv so no de 15 mts ja ta bom,porque articulado com essa potencia não entra em lugar nenhum nem no BRT daqui que provavelmente terá exigência de motor com no mínimo 340 cv tbm

  • Alexandre 06/02/2015 22:03

    Jonathan Caldeira

    Pois é amigo, em geral as máquinas SCANIA transmitem mais confiabilidade mesmo rs

    Só que uma coisa é certa: pra empresário brasileiro, tanto faz ser mais forte ou mais fraco, o que der pra comprar gastando o menor dinheiro possível está excelente!

  • Jonathan 06/02/2015 22:04

    Sim, eu só não entendi quando vc disse que o BRT não entra em lugar nenhum.
    Quer dizer que o motor mais adequado pro Millennium brt seria um motor de scania de quinse metros porque?

  • Claiton 06/02/2015 22:08

    Alexandre Coelho
    Sim, pq quem iria investir 700, 800 mil num produto pra virar cinza?

    E outra coisa, as vezes o BO é da encarroçadora. A Marcopolo fez uma marcopolisse num Torino 1724 da Via NOva aqui de Salvador. Ela prendeu a mangueira onde passa a óleo hidráulico com uma abraçadeira e deu pane no veículo na estrada.

  • Alexandre 06/02/2015 22:10

    Claiton Reis

    (...)e deu pane no veículo na estrada(...)

    Na estrada, antes mesmo de chegar na empresa, aí em Salvador?

  • Claiton 06/02/2015 22:14

    Jonathan Caldeira
    No segmento de caminhões a Scania e a Volvo são famosas sim. As duas disputam a liderança do segmento de extrapesados com a MB em terceiro lugar. Mas veja isso aqui:

    https://www.youtube.com/watch?v=cPV-87i0jsA

  • Claiton 06/02/2015 22:18

    Alexandre Coelho
    Sim, ante de chegar aqui em Salvador. O motorista da transportadora ligou pro 0800 da MB que mandou um reboque buscá-lo para fazer revisão numa concessionária próxima.

    O autor da foto conta a história:
    http://www.onibusbrasil.com/foto/3040149/

  • Wendell 06/02/2015 22:20

    Jonathan Caldeira
    Quer dizer que o motor mais adequado pro Millennium brt seria um motor de scania de quinse metros porque?
    Você ta misturando os assuntos jovem kkk veja bem isso varia da configuração do ônibus,a scania e a única a fazer um padron de 15 mts, mas não e um mercado tão concorrido,se não a Mercedes tinha pegado o motor do O500R e feito a mesma configuração,no caso dos 23 mts tanto no UDA e MDA eles são mais fortes que o K310 o que da um peso a mais na compra ate porque um veiculo de 23 mts com apenas 310 cv chora nas subidas,por isso q a scania devia ter o motor K360 pro articulado.

  • Alexandre 06/02/2015 22:21

    Claiton Reis

    Caramba! Imagino a direção travando no mieio da estrada, situação complicada heim... Poxa Marcopolo, assim não dá, né? rs

    Vlw pelas informações Claiton!

  • Jonathan 06/02/2015 22:23

    Cara se for parar pra pensar nos apuros que alguns motoristas de ônibus passam em lugares aonde não é asfaltado né? ja vi um lugar assim onde passa uns millennium articulado da volvo, Agora eu fico pensando, se fosse um super articulado passando numa estrada de lama, aind mais chovendo, acho que nem o guindaste consegue desatolar essa maquina sendo que só de passar numa possa de agua ja patina imagina numa possa de lama.

  • Claiton 06/02/2015 22:31

    Alexandre Coelho
    Pois é, rsrs. Uma vez eu taa indo pra Aracaju num O-400 DD Busscar novo. Quando chega no meio do caminho, o ar deu pane.

    O motorista parou num posto e tentou ver se dava pra resolver. Aí conversa vai conversa vem, eu perguntei: um carro novo desse o ar já deu pane?. Ele me respondeu: e não é a primeira vez, a empresa já ligou pra MB, ela disse que é com a Busscar. Aí a empresa já ligou pra Busscar e ela diz que é com a MB. Fica uma empurrando pra outra, rs.

    Resumo:quando envolve terceiros, só dá pra saber a causa de um problema depois de um laudo técnico.

  • Alexandre 06/02/2015 22:32

    Claiton Reis

    Exato!

  • Jonathan 06/02/2015 22:37

    É complicado essa coisa de motor né? na minha opnião esses super articulado deveria (deveriam) ter duas rodas de tração, sendo que os super articulados são imensos e uma roda só se encarregar da aceleração, isso dificulta um pouco na subida, como no caso daquele M2 da sambaiba preso na saida

    http://www.onibusbrasil.com/foto/2666151/

    ainda me explica porque el ficou assim sendo que ele não é forte pra sair daí?

  • Wendell 06/02/2015 22:45

    Jonathan Caldeira
    Mas nesse caso aconteceu duas coisas que não deviam o motor encostou no chão e o ônibus virou um L quando isso acontece o ônibus trava ai o motorista tem que acertar a manobra se não fica do jeito que esta na foto

  • Jonathan 06/02/2015 22:47

    Serio? eu achei que o ônibus não teve força pra sair por causa do controle de tração, e pelo fato de que esses ônibus queimam muito pneu.

  • Marcos 06/02/2015 23:05

    Claiton Reis
    Eu andei num millenium brt Scania no Recife e no calor ele deve ser um forno. Era sábado tava nublado e um forno, fora a barulheira que é o freio motor deles.

    Os do DF, fizeram a adaptação mas não resolveu muita coisa não. Continua o calorzim de sempre. O que pudesse melhorar a sensação de temperatura, seriam os vidros fumê e um revestimento melhor no assoalho e compartimento do motor.

  • Claiton 06/02/2015 23:11

    Alexandre Coelho
    Outro caso: alguns dos O-500 R da Cometa tbm pegaram fogo. Superaquecimento?, não.

    Segundo a informação oficial, a Cometa pediu á Marcopolo um isolamento termoacústico reforçado no compartimento do motor. Resultado: esse isolamento termoacústico derretia e caía na turbina causando incêndio nos carros.

    A informação oficiosa diz que a turbina era subdimensionada para a potência do motor. E faz sentido, pq logo depois desses episódios, a MB diminuiu a potência e o torque do O-500, com a desculpa que o tinha homologado para Euro 3.

  • Claiton 06/02/2015 23:28

    Marcos Sá Carneiro
    Também acho que um melhor isolamento termoacústico melhoraria sim. Não sei como é agora, mas, antes o isolamento dos chassis de motor traseiro era feito com madeira, o que diminuía o calor no interior do veículo.

    Outra coisa que talvez pudesse diminuir a temperatura no interior do salão, seria o rebaixamento do motor nas longarinas, deixando-o mais longe dos assentos.

  • Claiton 06/02/2015 23:41

    Jonathan Caldeira
    Wendell Santos
    O problema nesse caso Jonathan, é que o UDA e MDA tem um dispositivo de segurança que trava ele quando a sanfona atinge um determninado ângulo numa curva muito fechada. Nesse caso, o motorista pode destravá-lo através de um botão no painel.

    Veja nesse vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=b0IjMsaMxio

  • Rafaell 08/02/2015 14:50

    Claiton Reis
    Veja nesse vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=b0IjMsaMxio

    E aê, colega... gostei do vídeo! Muito legal essa tecnologia preventiva!!

  • Rafaell 08/02/2015 14:53

    Claiton Reis
    E eu diria mais!! Embora a Volvo detenha a tecnologia do ônibus biarticulado, Quando o assunto é "piso baxo", a Volvo vem com aquele B360S, de conforto térmico duvidoso. Portanto, acho ótimo essa tecnologia de ônibus superarticulado da Mercedes!

  • Graciliano Santos 08/02/2015 17:17

    ZERO BALA

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
Canon
Modelo da Câmera Fotográfica
Canon PowerShot SX170 IS
Tempo de Exposição
1/60
ISO
200
Valor da Velocidade do Obturador
189/32
Valor de Abertura
128/32
Valor Máximo de Abertura
116/32
Abertura (fnumber)
40/10

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 7 2529 que se encontra na identidade visual da empresa Viação Campo Belo, de São Paulo, São Paulo, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Millennium BRT, fabricada pela encarroçadora CAIO. O chassi é um O-500UDA BlueTec 5, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por Carlos Júnior, em 02/02/2015 e consta como tendo sido registrada em 27/08/2014, na localidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil. Na ocasião, o veículo operava o serviço serviço urbano, na linha SEMINARIO ANTP BRASILIA-DF (000).

Referência Bibliográfica

JÚNIOR, C. Viação Campo Belo 7 2529 em Brasília por Carlos Júnior - ID:3109207. Ônibus Brasil, 2015. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/carlosjunior/3109207> Acesso em: 28 abr 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Viação Campo Belo São Paulo, São Paulo, Brasil
Numeração:
7 2529
Placa:
FYH5904 MERCEDES-BENZ INDUSCAR MILLEN A 2014/2014 / Potência: 354 cv / Lotação: 58 passageiros / Combustível: DIESEL
Carroceria:
CAIO
Millennium BRT
Chassi:
Mercedes-Benz
O-500UDA BlueTec 5
Serviço:
Serviço Urbano: 000 - SEMINARIO ANTP BRASILIA-DF
Local:
Brasília, Distrito Federal, Brasil
Data:
27/08/2014 04:33:16
Autor:
Carlos Júnior
Publicação:
02/02/2015 21:16