Volvo Volvo na cidade de Goiânia, Goiás, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: 2474117.
L&M Turismo 1311 na cidade de Ipatinga, Minas Gerais, Brasil, por Wanderson Vinícius Amorim. ID da foto: :id.
Viação Riodoce 71239 na cidade de Vitória, Espírito Santo, Brasil, por Marcello Mussi. ID da foto: :id.
Viação Águia Branca 9800 na cidade de Vitória, Espírito Santo, Brasil, por Marcello Mussi. ID da foto: :id.
Rápido Araguaia 1075-3 na cidade de Goiânia, Goiás, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: :id.
/ 1.385 acessos / 56 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Volvo Volvo em Goiânia por Carlos Júnior - ID:2474117

VOLVO B270F ... O Urbano Dianteiro da VOLVO de alta performance e desempenho operacional.

56 comentários

  • Jahn Thobias 12/04/2014 13:36

    Uau, que belíssima foto... show de postagem... linda estrutura que fica oculta nos grandões! abraços

  • Carlos 12/04/2014 13:37

    Jahn Thobias Neumann
    Uau, que belíssima foto... show de postagem... linda estrutura que fica oculta nos grandões! abraços

    Pensa num Onibus de excelente dirigibilidade ... Força é inegável.

  • Carlos 12/04/2014 13:38

    Jahn Thobias Neumann
    Sabe Jahn, como comentamos esses dias ... "pisou, responde". As empresas de Goiania estao gostando das medias deles. Estão fazendo aqui 3,57 a 3,63 km/l.

  • Jahn Thobias 12/04/2014 13:49

    Carlos Júnior
    Nossa, realmente uma excelente média para tráfego urbano... Acredito que sejam de boa dirigibilidade.. farão sucesso aí em Goiania! ou melhor, ja fazem hehe

  • Everton 12/04/2014 13:53

    Porém a Volvo poderia disponibilizar o Cambio Automatizado I-Shift no B270F seria bancana!

  • Carlos 12/04/2014 13:53

    Jahn Thobias Neumann
    Nossa, realmente uma excelente média para tráfego urbano... Acredito que sejam de boa dirigibilidade.. farão sucesso aí em Goiania! ou melhor, ja fazem hehe

    É o que esperamos ... especialmente na manutenção para toda a rede. Se a compra de quase 400 onibus for concretizada, como o SETRANSP quer a coisa será para todas elas em conjunto, além do pós-venda que a VOLVO terá de prestar.

    Um detalhe ... o IVECO S170 aqui, ainda está em avaliação, juntamente com o VW17-230 OD, que tem o mesmo consumo do 17-230 EOD, mesmo sendo apenas de 4 cilindros.

    Eles querem ver mais detalhes do VW/MAN, até por que a VW tem um grande histórico em Goiás.

  • Carlos 12/04/2014 13:56

    Everton Costa Goltara
    Porém a Volvo poderia disponibilizar o Cambio Automatizado I-Shift no B270F seria bancana!

    Com toda certeza, Goltara. Ae, seria só o ouro. Uma ideia magnifica, mas os empresários, olham uma coisa chamada: $$$$$$ (Custos).

    E isso, já foi notado aqui em Goiânia com o V-Tronic da VW. Preferem a coisa manual mesmo, em razão também da manutenção, peças e suprimentos para a mesma, especialmente em cidades com sistema tronco-alimentados que carro parado é Ordem de Serviço perdida como caracteriza hoje o sistema de transporte da Grande Goiânia.

  • Everton 12/04/2014 14:03

    Carlos Júnior
    Entendo isso más estamos no seculo 21, os motores dianteiro por incrível que pareça estão evoluindo já tem Suspensão a Ar em todas as rodas como opcional na compra (na minha opinião era pra ser obrigatório de serie e no caso de vias em estrada de terra o uso da suspensão mista em todas as rodas como opcional); freios a disco com ABS (o ABS já é obrigatório más o ESP também deveria ser item obrigatório junto com o ABS e os freios a Disco também deveriam ser obrigatórios pois tambor é coisa do passado pra mim) e cambio automatizado (que na minha opinião deveria ser item obrigatório de serie pois cambio manual em que o chamo de cambio braçal deveria ser coisa do passado)! Tem muita coisa que tem que melhorar nos Motores Dianteiros!

  • Vitor Augusto 12/04/2014 14:04

    Ou até mesmo com um câmbio automático mesmo, tipo o OF-1721 com câmbio Allison. Unico ponto que eu acho que o B270F peca é a suspensão, pula muito, não sei se nos Euro V melhorou, mas eu pegava um que era Euro III todo dia e a suspensão era péssima.

  • Everton 12/04/2014 14:11

    Aproveito para deixar uma pequena opnião pessoal que eu tenho sobre os Câmbios: No caso dos Articulados e Biarticulados felizmente é OBRIGATÓRIO o CAMBIO AUTOMÁTICO e Transmissão Automática. Porém na Minha Opinião os Urbanos e Rodoviários 4x2 e Trucados 6x2 até 15m (incluindo os piso-baixo); Micro-Ônibus e Midi-Ônibus/Ônibus Micrão tem que ter o CAMBIO AUTOMATIZADO OBRIGATÓRIO COM A MENOR INTERVEÇÃO POSSIVEL DO MOTORISTA COMO OS V-TRONIC DA VOLKSWAGEN/MAN e nesses carros Urbanos e Rodoviários 4x2 ou Trucados 6x2 (incluindo os piso-baixo) sou a favor da Extinção do Cambio Manual e da não permissão do cambio automático/transmissão automática pois Cambio Automático/Transmissão Automática só deve ser empregado apenas em Articulados e Biarticulados devido a complexidade desses carros sanfonados. Urbanos e Rodoviários 4x2 e Trucados 6x2 até 15m (incluindo os piso-baixo); Micro-Ônibus e Midi-Ônibus/Ônibus Micrão com o CAMBIO AUTOMATIZADO como os V-TRONIC DA VOLKSWAGEN/MAN SIM; e Cambio Automático/Transmissão Automática e Cambio Manual não!

  • Everton 12/04/2014 14:12

    Vitor Augusto Santos Zavaski
    Já andei no B270F Euro V e a Suspensão dele é Seca e a Traseira dele Pula muito igual os Euro III!

  • Fábio 12/04/2014 14:13

    Este é Euro III ou Euro V?

  • Carlos 12/04/2014 14:15

    Everton Costa Goltara
    Carlos Júnior
    Entendo isso más estamos no seculo 21, os motores dianteiro por incrível que pareça estão evoluindo já tem Suspensão a Ar em todas as rodas como opcional na compra (na minha opinião era pra ser obrigatório de serie e no caso de vias em estrada de terra o uso da suspensão mista em todas as rodas como opcional); freios a disco com ABS (o ABS já é obrigatório más o ESP também deveria ser item obrigatório junto com o ABS e os freios a Disco também deveriam ser obrigatórios pois tambor é coisa do passado pra mim) e cambio automatizado (que na minha opinião deveria ser item obrigatório de serie pois cambio manual em que o chamo de cambio braçal deveria ser coisa do passado)! Tem muita coisa que tem que melhorar nos Motores Dianteiros!


    Claro ... ate eu penso nisso ... Porem o negócio são os EMPRESARIOS !! Ainda mais, com experiencias NEGATIVAS que já tivemos aqui em Goiania, com os Cambios Automaticos no motor dianteiro, onde a cabeça dos caras, alem da operação, já mal chegou o carro pra rodar já pensam na REVENDA deles.

    E alem disso, no carro parado no pátio.

    Aqui em Goiania, amigo tenho uma larga experiencia desses carros. Obvio que para o motorista é algo sensacional, mas o depto de manutenção ainda mais em sistemas tronco-alimentados por Ordem de Serviço Operacional ... os 'caras' já não pensam dessa forma.

  • Carlos 12/04/2014 14:16

    Fábio de Sá Aráujo
    Este é Euro III ou Euro V?
    Esse é Euro 5, amigo.

  • Carlos 12/04/2014 14:19

    Everton Costa Goltara
    Inclusive, na própria Caravana VOLVO, eu mesmo fiz essa pergunta a um dos engenheiros que estava presente e o Gerente de Vendas da Concessionaria VOLVO Goiania, estava do lado: o Engenheiro disse que já tem o modelo do cambio em sim com a ZF ou mesmo a VOITH com seu retarder incorporado, porem a reação do Gerente de Vendas não foi uma das mais expressivas, até por que por longas datas ele mesmo acompanhou o que passamos aqui em Goiânia, com a Allison na epoca.

    Claro ... com a evolução tecnológica e seu novo modo de operacionalidade e funcionalidade que essa realidade seja mudada e empregada em larga escala de acordo com seu grau de aceitação.

  • Everton 12/04/2014 14:19

    Carlos Júnior
    Poderia responder a uma pergunta minha na foto do carro 8209 da Itapemirim já que aquela serie é reencarroçada e parece que é ano 2009 nesse link:
    http://onibusbrasil.com/foto/2445300/

  • Carlos 12/04/2014 14:25

    Everton Costa Goltara
    Poderia responder a uma pergunta minha na foto do carro 8209 da Itapemirim já que aquela serie é reencarroçada e parece que é ano 2009 nesse link:
    http://onibusbrasil.com/foto/2445300/


    Dê uma passada la pra ver se condiz. rsrs

  • Everton 12/04/2014 14:27

    Carlos Júnior
    Acabei de ver e condiz sim só penso em se eu fizer isso num B10M poderá ter algum problema com as novas normas ambientais como a do Euro V?

  • Carlos 12/04/2014 14:32

    Everton Costa Goltara
    Carlos Júnior
    Acabei de ver e condiz sim só penso em se eu fizer isso num B10M poderá ter algum problema com as novas normas ambientais como a do Euro V?


    Olhe, norma ambiental é composta com a de emissão de gases e seus poluentes atmosfericos. Lembrando que o B10M é foi fabricado até 2003 ... e implantar ARLA 32 nele, não sei se seria viável e resolveria muita coisa.

    Um detalhe que: aqui em Goiania a METROBUS tentou colocar o B10M a gás, e foi um fracasso total a ponto da empresa voltar a ser o Diesel normal nele.

    Na linha rodoviaria, acredito que poderia ser a mesma coisa, pois projetaram ele para uma finalidade e desfazer ou mudar isso pode ser um tiro pela culatra, alem do seu natural consumo que é demasiadamente alto.

  • Everton 12/04/2014 14:36

    Carlos Júnior
    Ou seja se eu tentar reencarroçar um B10M ou um 17-210 EOD da Vida mesmo com os truques que permitam que eles sejam reencarroçados (como os que eu disse na foto do 8029 da Mirim) eles podem não rodar devido as normas ambientais ou por serem reencarroçados podem ter brechas?

  • Gustavo 12/04/2014 14:54

    Carlos Júnior

    Quais problemas vocês tiveram com os câmbios da Alisson? Fiquei super curioso. Se puder contar agradeço.

  • Carlos 12/04/2014 14:55

    Everton Costa Goltara
    Ou seja se eu tentar reencarroçar um B10M ou um 17-210 EOD da Vida mesmo com os truques que permitam que eles sejam reencarroçados (como os que eu disse na foto do 8029 da Mirim) eles podem não rodar devido as normas ambientais ou por serem reencarroçados podem ter brechas?

    Isso não interferia não, ate por que não há uma norma especifica para motor A, B ou C ate por que o custo para fazer tudo isso, pode-se tornar até inviavel diante de muitas alterações a serem feitas no motor.

  • Gustavo 12/04/2014 14:56

    Carlos Júnior

    Foi essa a caixa de marchas usadas naqueles Alpha 16.180?

  • Everton 12/04/2014 15:09

    Carlos Júnior
    Ou seja para terminar se eu pegar agora em 2014 um 17-210 EOD ano 2006 ou um B10M Ano 1990 ou 1996 fizer as brechas que permitam ele receber novo documento e ser reencarroçado e encarroçar num Viaggio G7 1050 ou Torino G7/Torino 2014 da Vida ele pode rodar? Já que você disse no comentário anterior que as normas ambientais não iriam inteferir muito nisso!

  • Carlos 12/04/2014 15:16

    Everton Costa Goltara
    Ou seja para terminar se eu pegar agora em 2014 um 17-210 EOD ano 2006 ou um B10M Ano 1990 ou 1996 fizer as brechas que permitam ele receber novo documento e ser reencarroçado e encarroçar num Viaggio G7 1050 ou Torino G7/Torino 2014 da Vida ele pode rodar? Já que você disse no comentário anterior que as normas ambientais não iriam inteferir muito nisso!

    Pode, não vejo problema algum não. O interessante é a mecânica em dias e não ser nocivo suficiente para ser um fumacê da vida. rsrs

    Agora, ate onde estou sabendo, não podem mais re-encarroçar Onibus não, apenas melhorar o que já está encarroçado com sua devida reforma e aprimoramentos no motor e reforços no chassi. O que importa é seu estado de conservação, e se colocar uma nova 'embalagem' é os cuidados com sua mecanica a ponto de não deixar gritante seu desmanzelo. rsrs

  • Everton 12/04/2014 15:23

    Carlos Júnior
    Muito Obrigado pelas informações amigo, se eu fosse empresário do Turismo compraria um Chassi Volvo B10M Rodoviário 4x2 faria o mesmo tratamento dos Reencarroçados da serie 82xx da Itapemirim como o 8209 no caso reformar o chassi colocando longarinas novas nas plataformas para ele ganhar um novo documento e uma nova placa igual ao 0km, tocaria o sistema de Suspensão a Ar, colocaria um Volante Novo e trocaria os cubos de eixo dele para os cubos de eixo atuais do B340R Euro V e encarroçaria ele num Viaggio G7 1050!

  • Irlan 12/04/2014 15:57

    aaahh quer dizer que o motorzinho de 4cil do chassi 17230 tem o mesmo consumo do motorzão de 6cil? Então essa história de downsizing é conversa fiada!

  • Guilherme Henrique 12/04/2014 20:04

    Carlos concordo com Vc já andei no volvo b270f tem um ronco forte mais para dar uma comparação B270F ou B58E?

  • Carlos 12/04/2014 20:11

    Guilherme Henrique de Caires Nascimento
    Carlos concordo com Vc já andei no volvo b270f tem um ronco forte mais para dar uma comparação B270F ou B58E?

    Claro, que não. Um abismo de diferenças a começar pela robustez do chassi. Motor nem se fala, operacionalidade sem discussão.

  • Gabriel 12/04/2014 20:31

    volvo meu ai e volvo shoow de registro carlos .

  • Everton 12/04/2014 21:03

    Fico imaginando um Volvo B270F Euro V Hibrido, um Motor Dianteiro Hibrido seria sinistro e teria que ser um motor bem compacto para manter o mesmo espaço!

  • Jehan Melanco 12/04/2014 21:50

    Carlos Júnior
    Em Salvador, algumas empresas compraram em grande número

  • Carlos 12/04/2014 21:55

    Everton Costa Goltara
    Valeu amigo. Vc tambem tem um bom conhecimento sobre o assunto. Dá gosto ter uma discussão sadia e rica em informações, sendo esse o VERDADEIRO papel de nosso hobbie. Eu quem agradeço imensamente nossa troca de informações.

    Um grande abraço a todos.

  • Carlos 12/04/2014 22:06

    Irlan Fernando
    aaahh quer dizer que o motorzinho de 4cil do chassi 17230 tem o mesmo consumo do motorzão de 6cil? Então essa história de downsizing é conversa fiada!

    Bom ... Goiânia é uma cidade plana e a linha que colocaram ele para testes é uma linha mista entre o pesado trafego Urbano e uma rodovia com 3 terminais de integração. Pelo que estamos acompanhando aqui teve apenas uma sensivel diferença.

  • Luis Marcelo 12/04/2014 22:23

    Teve uma empresa aqui da região que tinha comprado dois B270F e cancelou pegou MB e deu problema , estão arrependidos pelo fato que o MB saiu com defeito de fábrica e a mesma não assumiu o b.o.

  • Carlos 12/04/2014 22:26

    Luis Marcelo Santos
    Teve uma empresa aqui da região que tinha comprado dois B270F e cancelou pegou MB e deu problema , estão arrependidos pelo fato que o MB saiu com defeito de fábrica e a mesma não assumiu o b.o.

    E o amigo, sabe qual o problema que o Mercedes deu ??

  • Claiton 12/04/2014 22:56

    Everton Costa Goltara
    Tudo isso que vc quer fazer aí teria o custo de um B-340 R zero km. E outra, para trocar o cubo do eixo, vc teria que trocar o eixo.

    Luis Marcelo Santos
    Já tem empresa que não quer ver o B-270F nem pintado de ouro. Inclusive fizeram uma reclamação no site abaixo:
    http://www.reclameaqui.co...o-onibus-b270f/

  • Carlos 12/04/2014 23:09

    Claiton Reis
    Já tem empresa que não quer ver o B-270F nem pintado de ouro. Inclusive fizeram uma reclamação no site abaixo:
    http://www.reclameaqui.co...o-onibus-b270f/


    Esse deva Ser o Euro 3.

    Ate a HP Transportes já entregou o que tinha aqui. KKKKK

    O Interessante que para fretamento e turismo, está tendo boa aceitação. Pelo menos aqui em Goiânia os empresários estão gostando do desempenho deles.

  • Claiton 12/04/2014 23:19

    Carlos Júnior
    Ele especifica bem, Euro 5. A Barramar daqui tbm teve problema com esses radiadores rebaixados.

  • Carlos 12/04/2014 23:24

    Claiton Reis
    Ele especifica bem, Euro 5. A Barramar daqui tbm teve problema com esses radiadores rebaixados.

    Esse é o maior problema do B270F, o radiador rebaixado. Aqui nos primeiros dias de operação do VIP III da RAL, bateram o radiador dele no meio-fio aqui.

    No primeiro dia, que estava na garagem da RAL foi o ponto principal que os mecanicos ja diziam.

  • Claiton 12/04/2014 23:29

    Carlos Júnior
    Teve empresa aqui que comprou dele, mas na segunda renovação optaram pelo 17.230 OD.

  • Luis Otávio 12/04/2014 23:52

    Sem duvidas um carro muito bom! Parabéns pela foto

  • Edson 13/04/2014 10:52

    Lindo registro

  • Guilherme Henrique 13/04/2014 11:04

    Como vc mesmo Diz Carlos:Volvo é volvo.

  • Carlos 13/04/2014 11:24

    Everton Costa Goltara
    Jehan Melanco da Silva Carvalho
    Luis Marcelo Santos
    Claiton Reis

    Agora a mudança significativa, e claro, pra melhor, foi no conjunto do Painel dele que os profissionais do volante aprovam de mão cheia:

    http://www.onibusbrasil.com/carlosjunior/841214

  • Maurício 13/04/2014 17:10

    Ótimo registro.

  • Alexandre 13/04/2014 18:21

    belissimo chassi, um dos melhores

  • Carlos 13/04/2014 19:16

    Luis Otávio Vicente Domingues
    Edson Campos
    Guilherme Henrique de Caires Nascimento
    Maurício M. do Nascimento
    Alexandre Xavier de Araújo
    belissimo chassi, um dos melhores

    Força ae é inegável. Obrigado a todos amigos, pela visita !! Abraços.

  • Rafael 13/04/2014 19:50

    esse motor é um sucesso..

  • Fabio 13/04/2014 19:56

    Carlos Júnior
    Top seus registros

  • Rafael 13/04/2014 20:35

    Possante!

  • Marcos 14/04/2014 07:48

    Um ótimo motor com toda certeza.
    Aqui em Brasília, a PMDF tem uns carros com este motor mais quase não os vejo na rua. Acredito que na Copa ai sim irei vê-los rodando.

  • Carlos 17/04/2014 16:32

    Rafael Rosa
    Fabio Alcantara
    Rafael Pizate
    Marcos Sá Carneiro
    Um ótimo motor com toda certeza.
    Aqui em Brasília, a PMDF tem uns carros com este motor mais quase não os vejo na rua. Acredito que na Copa ai sim irei vê-los rodando.


    Aqui é a Policia Federal tem eles.

  • André 09/05/2014 21:27

    máquinão

  • Wendel 09/05/2014 21:32

    Carlos Júnior de 3,57 a 3,63 km/l ? e olha que e 6 caneco , hein ..... os mb 1722 daqui fazem 2,5 na marra ...

  • Carlos 09/05/2014 21:34

    Wendel Cerutti
    Carlos Júnior de 3,57 a 3,63 km/l ? e olha que e 6 caneco , hein ..... os mb 1722 daqui fazem 2,5 na marra ...

    Aqui os 1722 tambem.

    Tem VW 17-230 Nosso aqui fazendo 2,68 por litro. Uns chegam a 2,95.

    Acredito que seja por questoes de regulagem.

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
Panasonic
Modelo da Câmera Fotográfica
DMC-FH25
Tempo de Exposição
10/10000
Programa de Exposição
Normal
ISO
100
Valor Máximo de Abertura
441/128
Abertura (fnumber)
33/10

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número Volvo que se encontra na identidade visual da empresa Volvo. A carroceria deste ônibus é do modelo 7300, fabricada pela encarroçadora Volvo. O chassi é um B270F, fabricado pela Volvo. Por chassi e carroceria serem do mesmo fabricante, existe a possibilidade deste veículo ser do tipo "Monobloco". A fotografia foi publicada por Carlos Júnior, em 12/04/2014 e consta como tendo sido registrada em 19/06/2012, na localidade de Goiânia, Goiás, Brasil. Na ocasião, o veículo operava o serviço serviço urbano, na linha CARAVANA VOLVO (000).

Referência Bibliográfica

JÚNIOR, C. Volvo Volvo em Goiânia por Carlos Júnior - ID:2474117. Ônibus Brasil, 2014. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/carlosjunior/2474117> Acesso em: 19 abr 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Volvo
Numeração:
Volvo
Placa:
XXX0000
Carroceria:
Volvo
7300
Chassi:
Volvo
B270F
Serviço:
Serviço Urbano: 000 - CARAVANA VOLVO
Local:
Goiânia, Goiás, Brasil
Data:
19/06/2012 02:47:27
Autor:
Carlos Júnior
Publicação:
12/04/2014 13:13