HP Transportes Coletivos 20901 na cidade de Goiânia, Goiás, Brasil, por Carlos Júnior. Número da foto: #2085170.
Viação Pioneira 223590 na cidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil, por Carlos Júnior. Número da foto: #:id.
Viação Pioneira 223590 na cidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil, por Carlos Júnior. Número da foto: #:id.
HP Transportes Coletivos 20901 na cidade de Goiânia, Goiás, Brasil, por Carlos Júnior. Número da foto: #:id.
Scania 1157 na cidade de Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil, por Carlos Júnior. Número da foto: #:id.
/ 2.415 acessos / 90 comentários / Compartilhar no WhatsApp

HP Transportes Coletivos 20901 em Goiânia por Carlos Júnior - ID:2085170

Novos Ônibus ... Nova Tecnologia empregada - Euro 5. Podemos associar, como diz o filme de Charles Chaplin - TEMPOS MODERNOS !! Foto realizada quando esse COMIL SVELTO 2012 esteve aqui em testes na Grande Goiânia.

90 comentários

  • Vitor Augusto 01/10/2013 21:28

    Nenhum foi aprovado, Carlos? Nem chassi nem carroceria?

  • Carlos 01/10/2013 21:29

    Bom, pra quem ainda não conhece a criança :

  • Carlos 01/10/2013 21:30

    Vitor Augusto Santos Zavaski
    Nenhum foi aprovado, Carlos? Nem chassi nem carroceria?

    Goiânia aqui não ... Apenas para Fretamento da MOBI, onde a HP transportes agora tem participação. Porem apenas OF-1721, pois acharam bom a relação de consumo dele.

  • Gustavo 01/10/2013 21:31

    Carlos Júnior

    Aqui em BH tá infestado desse OF 1721 EV. Vamos trocar? Eles pelo Metrobus?

  • Carlos 01/10/2013 21:33

    Gustavo Henrique Ricardo da Silva
    Aqui em BH tá infestado desse OF 1721 EV. Vamos trocar? Eles pelo Metrobus?

    Não nao, aqui a coisa é inovar e crescer. KKKKKKKKKKKK

    Agradecemos imensamente. Podem ficar.

  • Gustavo 01/10/2013 21:36

    Carlos Júnior

    Eles são péssimos. A Mercedes conseguiu algo pior do que o OF 1722. O antigo OF 1721 era um bom chassi.

    Sobre o MOVE Carlos Júnior Teremos todas as carrocerias de BRT. Só não teremos 26-330 OTA por enquanto.

  • Carlos 01/10/2013 21:44

    Gustavo Henrique Ricardo da Silva
    Eles são péssimos. A Mercedes conseguiu algo pior do que o OF 1722. O antigo OF 1721 era um bom chassi.

    Eita. Eu gostei do OF-1724. Boa relação e bom de força e arrancada alem de um som do motor muito macio.

    O OF-1721 Euro 5 , achei ele muito silencioso. Porem quando cheio demais nas subidas ... vai queimando embreagem mesmo, forçando até o ultimo pino.

    Aqui na subida da Avenida Cezar Lattes ao lado da Garagem do Rápido Araguaia, quase tivemos que empurrar com o pára-choques.

    Já o OF-1724, foram outros 500. Porem não compraram pra Goiania, alegando a questão de consumo ... achei estranho.

  • Guilherme José 01/10/2013 21:45

    Mais um Mercedes a se somar na HP; belo cockpit! É um dos mais bonitos do mercado!

  • Henrique 01/10/2013 21:46

    Excelente painel! eu gosto do ronco do 1721 B5, melhor que o 17.230 E5

  • Carlos 01/10/2013 21:55

    Gustavo Henrique Ricardo da Silva
    Sobre o MOVE Carlos Júnior Teremos todas as carrocerias de BRT. Só não teremos 26-330 OTA por enquanto.

    Puxa ... Toda as carrocerias ?? Millennium BRT, Mega BRT, Viale BRT, Doppio BRT, GranMetro ... Ae sim hein.

    Aqui em Goiania como Curitiba, escolheram um padrão só. Tudo MEga BRT !

  • Anderson Fontes 01/10/2013 21:57

    Aqui em Manaus/AM apenas a Coroado possui ônibus OF-1721 Euro V. Já o Volks/MAN 17-230 OD Euro V foi comprado pela Via Verde e Coroado no momento.

  • Eloisio 01/10/2013 21:58

    Carlos Júnior
    Já andei no OF-1724 da VSFL na primeira vez achei meio fraco nas subidas na segunda já estava macio e desenvolvia bem gostei bastante do chassi.
    Henrique Moreira Rodrigues
    Tbm acho, apesar que o novo 17.230 o ronco dele ficou bem legal.

  • Carlos 01/10/2013 22:00

    Eloisio Saraiva Silva Junior
    Já andei no OF-1724 da VSFL na primeira vez achei meio fraco nas subidas na segunda já estava macio e desenvolvia bem gostei bastante do chassi.
    Por ser novo demais. KKKKKKKKKKK

    Aqui andei no Torino em demonstração numa linha longa que temos aqui, a 003 - Terminal Maranata / Rodoviaria - Eixo T7.

    O que gostei dele foi do raio de giro, semelhante a dos LPOs 1722 M59. Tem um bom raio de giro ele.

    A unica coisa que pecou foi a carroceria Torino que bate mais que tamborim.

  • Eloisio 01/10/2013 22:03

    Carlos Júnior
    Tipo assim quem compra Caio vai de Millennium BRT, quem vai de Marcopolo a maioria das empresas vai de Viale BRT, que eu saiba provavelmente só o grupo Rodap deve trazer Mega BRT.

  • Carlos 01/10/2013 22:09

    Eloisio Saraiva Silva Junior
    Tipo assim quem compra Caio vai de Millennium BRT, quem vai de Marcopolo a maioria das empresas vai de Viale BRT, que eu saiba provavelmente só o grupo Rodap deve trazer Mega BRT.

    Isso que chamarei de diversidade. Parabens a cidade, porem para completar a festa, escolham um chassi à altura: VOLVO B340M.

  • Leonardo 01/10/2013 22:09

    gostei do painel, como vai a atuação do chassi por aí?

  • Carlos 01/10/2013 22:11

    Vamos imaginar esses OF1721 ou 1722 com Transmissão Automática ??

  • Marcelo 01/10/2013 22:11

    kkkk' puro OF 1722.

  • Gabriel 01/10/2013 22:17

    Nunca andei nem o 1724 nem no 1721, porém torço para que venham os B270F para Goiânia.

  • Carlos 01/10/2013 22:24

    Gabriel Freitas Andrade
    Nunca andei nem o 1724 nem no 1721, porém torço para que venham os B270F para Goiânia.

    E como ... a expectativa é grande. Ate pra Viaçao Araguarina no Semi-Urbano , que esta sendo alvo de muuitas criticas pela má prestação de serviços no Goiania / Anapolis e Goiania / Inhumas, como atrasos e onibus super-lotados.

    So tem uma UNICA empresa que explora o serviço: Viação Araguarina.

    Estao passando da hora de comprarem veiculos mais confortáveis para uma linha que está com bom indice de passageiros transportados.

  • Claiton 01/10/2013 22:27

    Gustavo Henrique Ricardo da Silva
    O 1721 antigo só melhorou um pouco quando a MB trocou o câmbio ZF de 5 marchas pelo MB de 6 marchas do OF-1417 e a relação do eixo traseiro longa, pq antes era uma porcaria:ruim de arrancada, travado e muito barulhento.
    O novo 1721 tem torque maior que o 1721 antigo, por isso ele tem arrancadas mais rápidas, é bem mais silencioso e o câmbio é melhor escalonado. Agora, sofre do mesmo problema dos chassis da turma dos "200 cv":OF-1620 , OF-1721, 17.210 OD, etc., nas subidas o giro cai e ele pede marcha. Se estiver embalado ele até sobe, mas se nao estiver, ele pena pra subir. O 1722 era mais esperto.

    Se dependesse de mim, eu teria mantido os 218 cv e os 810 Nm do 1722, no mínimo pra deixá-lo mais esperto.

    Carlos Júnior
    Vc tinha que mandar o pessoal não ficar descansando o pé no pedal de embreagem pra não queimar, rsrsrs.

  • Carlos 01/10/2013 22:30

    Claiton Reis
    Vc tinha que mandar o pessoal não ficar descansando o pé no pedal de embreagem pra não queimar, rsrsrs.

    Ae que está. Tem uns que nem a usam. KKKKKKKKK

  • Claiton 01/10/2013 22:30

    Carlos Júnior
    O OF-1722 tinha caixa automática ZF de 6 marchas como opcional. A mesma do O-500M e U, uma boa caixa, bem longa pra velocidades mais altas.

    O 1721 E5 e o 17.230 OD fizeram qto de média aí?.

  • Claiton 01/10/2013 22:32

    Carlos Júnior
    Aí nem trator aguenta, rs. A caixa desses OF tem carcaça de alumínio pra ficar mais leve e tem dupla sincronização da 1ª a 4ª marcha, pra deixar as trocas mais fáceis.

  • Carlos 01/10/2013 22:35

    Claiton Reis
    O 1721 E5 e o 17.230 OD fizeram qto de média aí?.

    Os dois estavam na mesma média: oscilando entre 3,25 a 3,45.

    Detalhe: o B270F Euro 3 (20408 sem o ARLA 32) fez 3,12 a 3,33, já o B270F Euro 5 (20410), fez 3,28 a 3,41. O que peca no B270F é a suspensão seca dele, alem de que a traseira dele pular mais que os VW.

  • Carlos 01/10/2013 22:39

    Claiton Reis
    O OF-1722 tinha caixa automática ZF de 6 marchas como opcional. A mesma do O-500M e U, uma boa caixa, bem longa pra velocidades mais altas.


    Acredito que foi no OF-1722 que a VOITH colocou um retarder como item opcional neles, neh ?

    Ou estou enganado ?

  • Claiton 01/10/2013 22:43

    Carlos Júnior
    Aqui o OD tá fazendo 1,8 km/l, mas as linhas são pesadas, subindo ladeiras brabas e ele é alongado com 13,20m. Aqui o bicho pega, rs.
    O OF aqui tava fazendo nessa mesma empresa em torno de 2,40 km/l pelo que eu soube por alto.

    Realmente os primeiros B-270F pulavam feito cavalo selvagem, devido ao menor peso associado com as mols parabólicas, mas, a Volvo trocou as parabólicas pelas semielípticas e melhorou mais.

    No 1721 fizeram um arranjo mais equilibrado na suspensão.

  • Carlos 01/10/2013 22:46

    Claiton Reis
    Aqui o OD tá fazendo 1,8 km/l, mas as linhas são pesadas, subindo ladeiras brabas e ele é alongado com 13,20m. Aqui o bicho pega, rs.
    O OF aqui tava fazendo nessa mesma empresa em torno de 2,40 km/l pelo que eu soube por alto.


    Caracas ... Que isso, Claiton.

    Os Megas BRTs daqui no Eixo Anhanguera - Ariculados e Biarticualdos, estao fazendo 1,58 a 1,72 ... (21 metros e 28 metros, respectivamente) e com transmissão VOITH ainda.

    Tem coisa errada aem hein. Mesmo com subidas ingremes e tudo mais.

    Os 17-230 EOD (VIP II), estao com media de 2,77 a 3,03.

  • Claiton 01/10/2013 22:46

    Carlos Júnior
    Verdade, a MB passou a oferecer o Retarder Voith como opcional, por R$15 mil dilmas.

    A partir de janeiro do ano que vem todos os veículos terão ABS de fábrica.

  • Carlos 01/10/2013 22:49

    Claiton Reis
    Realmente os primeiros B-270F pulavam feito cavalo selvagem, devido ao menor peso associado com as mols parabólicas, mas, a Volvo trocou as parabólicas pelas semielípticas e melhorou mais.

    No 1721 fizeram um arranjo mais equilibrado na suspensão.


    Humm ... e isso vc fala então na versão com Euro 5 ??

  • Claiton 01/10/2013 22:55

    Carlos Júnior
    Tá errado não, aqui tem linhs longs e extremamente pesadas. Os carros andam superlotados em horário de pico.

    Olha só um comentário que tem de um mogorista da Del Rey:
    "Entao n ao sei te dizer quanto ta fazendo osOF 1721 mas o volks17.230 OD faz 1.8 1.9 com litro assim mostra no computador de bordo é que as linha da qui tem muita subida e é paulera so anda cheio os carros. e nao ta mais esquentando muito .. mas dao problema direto tem uns quatro carro que vive cortando oleo ja? teve carro que estouro as turbinas cambio ja foi trocado fica roncando cardam .,...."

    É igual aqui, os carros aqui sofrem, pq as linhas são muito bagunçadas.
    Acredito que quando as linhas forem reorganizadas, isso melhore mais.

  • Claiton 01/10/2013 22:58

    Carlos Júnior
    Sim, os primeiros B-270 F Euro 5 pulam bastante tbm. Isso acontecia com o carro vazio. Com ele cheio, ficava mais assentado e não acontecia.
    A traseira parece que fica solta, mas trocaram as molas e parece que melhorou.

  • Carlos 01/10/2013 23:00

    Claiton Reis
    Tá errado não, aqui tem linhs longs e extremamente pesadas. Os carros andam superlotados em horário de pico.

    Olha só um comentário que tem de um mogorista da Del Rey:
    "Entao n ao sei te dizer quanto ta fazendo osOF 1721 mas o volks17.230 OD faz 1.8 1.9 com litro assim mostra no computador de bordo é que as linha da qui tem muita subida e é paulera so anda cheio os carros. e nao ta mais esquentando muito .. mas dao problema direto tem uns quatro carro que vive cortando oleo ja? teve carro que estouro as turbinas cambio ja foi trocado fica roncando cardam .,...."

    É igual aqui, os carros aqui sofrem, pq as linhas são muito bagunçadas.
    Acredito que quando as linhas forem reorganizadas, isso melhore mais.


    Eh por que ... fiquei impressionado com esse nivel de consumo. Aqui em Goiania, os motoristas tem as metas para cumprirem, especialmente a HP Transportes que alem de cursos e palestras que dão a eles, informam as dicas para economia de combustível alem de peças e componentes do veiculo e toda sua durabilidade.

    Se bem que aqui em Goiania, boa parte das linhas são de terra plana. Aqui não temos muitos aclives pesados, porem mesmo assim está muito alto a relação de consumo ae.

    Agora com relação aos VW aqui em Goiania, o GRAVE problema é suspensão e grampos deles. Aqui cerca de 95% das linhas são asfaltadas porem mesmo assim é o alvo de reclamação dos motoristas, alem de que a frota passa por uma rigorosa preventiva com eles.

  • Wender Luiz 01/10/2013 23:04

    Carlos Júnior
    muito top deu vontade de conduzir esse possante.

  • Diego 01/10/2013 23:08

    Volante de O-500 ficou show com esse painel
    Parabéns pelo click !!!

  • Carlos 01/10/2013 23:08

    Wender Luiz dos Santos
    possante.

    Possante ??

    Só se for sempre vazio. rsrsrs

  • Claiton 01/10/2013 23:13

    Carlos Júnior
    Pois é, aqui em Salvador o que mais tem são ladeiras íngremes e longas. Outro detalhe, os carros aqui tem 13,20m e nos horários de pico, nao cabem nem uma alma penada.

    No plano é beleza e com linhas racionalizadas é melhor ainda. Aqui n tem isso não. O bicho aqui pega, rs.

  • Claiton 01/10/2013 23:18

    Carlos Júnior
    Se obedecer a qtde de passageiros sentados e em pé, ele fica blza.
    Quando superlotado, demora pra embalar. Depois que embala até vai, mas cai o giro nas subidas e pede marcha.
    Eu já percebi que o segredo dele é andar com giro alto, fora da faixa verde. Aí ele fica esperto.

  • Carlos 01/10/2013 23:19

    Diego Alexandre de Morais
    Volante de O-500 ficou show com esse painel
    Parabéns pelo click !!!

    Realmente ... tambem gostei, ate mesmo na maciez de utilizá-lo.

  • Carlos 01/10/2013 23:24

    Claiton Reis
    Pois é, aqui em Salvador o que mais tem são ladeiras íngremes e longas. Outro detalhe, os carros aqui tem 13,20m e nos horários de pico, nao cabem nem uma alma penada.

    No plano é beleza e com linhas racionalizadas é melhor ainda. Aqui n tem isso não. O bicho aqui pega, rs.


    Articulados e Biarticulados em Salvador então seria uma verdadeira Tortura Urbana ??

    E mais ... se for empregar um BRT ae, deverá ser SEGREGADO. Que alem da topografia, conforme tu diz, se misturarem um articulado com o tráfego normal esses onibus não chegam a 1 ano de uso.

    O que mata um articulado ou Biarticualdo, especialmente é carro na frente dele, ou seja, o anda e pára direto, alem de altos aclives e declives. Isso tudo implica num cem número de consumo de combustível, lonas de freio, oleo da caixa automática e outro componentes que necessitam uma preventiva direta.

    Por essa razão do numero expressivo de veiculos ODs. na cidade então.

  • Carlos 01/10/2013 23:31

    Claiton Reis
    Se obedecer a qtde de passageiros sentados e em pé, ele fica blza.
    Quando superlotado, demora pra embalar. Depois que embala até vai, mas cai o giro nas subidas e pede marcha.
    Eu já percebi que o segredo dele é andar com giro alto, fora da faixa verde. Aí ele fica esperto.


    Entendi. Porem isso afetará a relação de consumo dele, se for seguir esse raciocionio ao ultrapassar a faixa verde no tacometro.

  • Claiton 01/10/2013 23:38

    Carlos Júnior
    Do jeito que está hoje sim, mas há projetos para a construção de vias exclusivas(BRT) em algumas regiões que vão comportar articulados para alimentar os metrôs.

    Se bem que tem umas poucas linhas que cabem articulados, mesmo misturando no meio do trânsito numa parte delas.

    Aqui há um certo equilíbrio entre os OF e os ODs, principalmente com a entrada do Euro 5, mas, o problema n é esse não. Aqui havia um relaxamento da prefeitura para com as empresas e por outro lado, as condições viárias não são lá essas coisas, aí juntou a fome com a vontade de comer e tome-lhe cabrito.

  • Claiton 01/10/2013 23:43

    Carlos Júnior
    Acredito que até o início da faixa amarela seja tranquilo. É que não tem jeito devido à potência dele.
    Outro dia eu tava olhando, logo qdo eles chegaram aqui, o motorista(pé de isopor) tava na estrada a 80 por hora com 1700 rpm e só trocava de marchas na faixa verde. Já outro, só trocava marcha na faixa amarela, aí o bicho ficou arisco, rs.

  • Carlos 01/10/2013 23:50

    Claiton Reis
    Aqui há um certo equilíbrio entre os OF e os ODs, principalmente com a entrada do Euro 5, mas, o problema n é esse não. Aqui havia um relaxamento da prefeitura para com as empresas e por outro lado, as condições viárias não são lá essas coisas, aí juntou a fome com a vontade de comer e tome-lhe cabrito.

    Se fosse só em SSA dávamos um jeito. Aqui em Goiania a lenga lenga desse bendito Eixo Norte Sul se arrasta há 30 anos.

    A omissão do Poder Publico e pra ver quem faz o projeto mais bonito é direto, alem do jogo de interesses economico e politico com os empresarios que tambem tem sua expressiva participação.

  • Wagnner 01/10/2013 23:57

    Desde o dia 1 de setembro, todos os OFs da MBB já estavam saindo com ABS. Os Svelto da Pioneira e os Torinos da Piracicabana Brasília já estão vindo todos com ABS.

  • Claiton 02/10/2013 00:01

    Carlos Júnior
    Pois é...esse é o problema, os interesses políticos. Aqui em Salvador tinha um projeto de BRT pronto há 5 anos feito pela gestão anterior da prefeitura. Aí vem o governador, tentando eleger o candidato dele, descartou esse projeto e criou um novo projeto dessa vez com metrô. Sendo a linha 1 do metrô que está há mais de 13 anos, está sem conclusão, sem funcionamento com mato e ferrugem tomando conta.

  • Carlos 02/10/2013 00:03

    Claiton Reis
    Pois é...esse é o problema, os interesses políticos. Aqui em Salvador tinha um projeto de BRT pronto há 5 anos feito pela gestão anterior da prefeitura. Aí vem o governador, tentando eleger o candidato dele, descartou esse projeto e criou um novo projeto dessa vez com metrô. Sendo a linha 1 do metrô que está há mais de 13 anos, está sem conclusão, sem funcionamento com mato e ferrugem tomando conta.

    Realmente ... eu vi essa matéria no CQC no quadro do Proteste Já. Até gravei ela na epoca.

    Achei um absurdo mais de 500 milhões desperdiçados e jogados a esmo.

    Enfim ... é o Brasil uil uil uil uil.

  • Carlos 02/10/2013 00:04

    Wagnner Castro
    Desde o dia 1 de setembro, todos os OFs da MBB já estavam saindo com ABS. Os Svelto da Pioneira e os Torinos da Piracicabana Brasília já estão vindo todos com ABS.

    Ah sim. Valeu pela informação Waguinho.

  • Claiton 02/10/2013 00:04

    Wagnner Castro
    Isso mesmo, porém, só vai ser obrigatório a partir de janeiro do ano que vem.

  • Carlos 02/10/2013 00:07

    Wagnner Castro
    Claiton Reis
    Isso mesmo, porém, só vai ser obrigatório a partir de janeiro do ano que vem.

    E então gente ... já estão vindo de fábrica ou não esses itens de série ou opcionais ??

  • Claiton 02/10/2013 00:08

    Carlos Júnior
    500 milhões?. Já vai aí 1 bilhão de dilmas e já foi apurado pelo TCU que houve desvio de recursos e enriquecimento ilícito de terceiros.

    Coisas de P(aís) T(erceiromundista), rsrs.

  • Claiton 02/10/2013 00:09

    Carlos Júnior
    De fábrica. Vai ser obrigatório para todos os veículos ABS e airbag a partir de janeiro de 2014.

  • Wagnner 02/10/2013 00:14

    Carlos Júnior

    Já são de série na MBB nós rodoviários desde 1 de fevereiro e nós motores frontais e micros desde 1 de setembro. Os HPs de Brasília já virão com ABS.

  • Claiton 02/10/2013 00:16

    Wagnner Castro
    Nos O-500 rodoviários, desde outubro do ano passado.

  • Wagnner 02/10/2013 00:29

    Claiton Reis

    Verdade, foi 1 de outubro, e não fevereiro.

    Obrigado.......

  • Mineiro 02/10/2013 02:12

    Carlos Júnior
    Claiton Reis
    Não chguei a conhecer tudo de SSA, mas não consegui lembrar de nenhuma região que um BRT ficasse bem... Salvador tem muita ladeira, e é tudo íngreme! Você tá no plano, piscou o olho pronto, tá subindo um morrão. Coisa de louco!

    Mas eu gostei de conhecer a cidade e o sistema deles. Apesar de bagunçado e cheio de linhas pros mesmos lugares, o soteropolitano não pode reclamar que falta ônibus.

    Fora que a Bahia é a Bahia, né? Coisa mais linda de viver.

  • Gustavo 02/10/2013 06:36

    Carlos Júnior
    Puxa ... Toda as carrocerias ?? Millennium BRT, Mega BRT, Viale BRT, Doppio BRT, GranMetro ... Ae sim hein.

    Aqui em Goiania como Curitiba, escolheram um padrão só. Tudo MEga BRT !

    Sim teremos todas. Mais é porque deixaram a compra pra última hora.

  • Carlos 02/10/2013 06:51

    Claiton Reis
    500 milhões?. Já vai aí 1 bilhão de dilmas e já foi apurado pelo TCU que houve desvio de recursos e enriquecimento ilícito de terceiros.

    Coisas de P(aís) T(erceiromundista), rsrs.


    Olhe a bola de neve ae geeeeeeeeeente !!

  • Carlos 02/10/2013 07:28

    Claiton Reis
    Se bem que tem umas poucas linhas que cabem articulados, mesmo misturando no meio do trânsito numa parte delas.

    Pois é ... mas de um lado vc amplia a capacidade de transporte e de outro vc literalmente 'arrebenta' com a operação.

    O anda e pára com um articulado, ainda mais nesse transito louco que nossas cidades convivem é de ampliar em 2 vezes ou mais o custo operacional, que alem de comprometer todo o sistema (caso de sistema tronco-alimentado), vc amplia os custos de manutenção, custeio de viagem, oferta e demanda de serviços, manutenibilidade do sistema e o pior: reverter tudo isso e muito mais no valor da passagem.

    O veiculo articulado é projetado para CORREDOR, segregado e com o menor tempo de paradas possiveis, efetuando serviços Expressos e Semi-Expressos, onde são veiculos para resolver os gargalos da operação.

    Para linhas locais ou alimentadoras, ae sim ... nossos famosos cabritos estão no seu devido lugar.

    Aqui em Goiania, acho o extremo do absurdo eles colocarem VIP I e VIP II que so comporta articulados. Porem a OMISSAO DO PODER PUBLICO, em ainda cobrir os empresarios e filhos de politicos que tem seus estabelecimentos comerciais e que o cara tem que VER o carro parado na porta dele, atrapalhando metade da cidade é o que importa.

    F ... quem esteja dentro de Onibus e fluidez no transito. Detalhe: aqui é Brasil neh. Na Colombia por exemplo, chutaram o pau da barraca, realizaram desapropriaçoes e implantaram o transporte conceito como o Transmilenio.

    Aqui querem implantar o VLT no Eixo Anhanguera e pegar os atuais Megas BRTs e extender o corredor Anhanguera em 3 BRTs.

  • Marcos 02/10/2013 08:12

    Bem bonito o cockpit!!!

  • Claiton 02/10/2013 11:25

    Mineiro
    Carlos Júnior
    Aí é que está o problema, as muitas linhas sobrepostas e roteiros longos num trãnsito cada vez mais complicado.
    Realmente, não falta ônibus, o que falta é uma distribuição e reorganizaão das linhas, para que os ônibus não fiquem dando voltas para chegar ao destino.

    Quanto ao BRT, Mineiro, ele vai alimentar as duas linhas do Metrô, conforme mostra a figura: http://www.mobilize.org.b...-e-pituba.html. Pelo menos a principio seria isso.

    Carlos Júnior
    Mas não tem jeito Carlos, aqui tem linhas urbanas que tem parte do trajeto feito em BR, por exemplo. Tbm concordo contigo que os articulados foram feitos pra corredores, porém, o carro convecional não comporta a demanda e aí seriam necessários 2 ou 3 carros pra tentar suprir essa demanda nos horários de pico. Além disso, a linha passa por avenidas com faixa preferencial para ônibus, que é mais um ponto positivo.

  • Carlos 02/10/2013 13:18

    Marcos Sá Carneiro
    Bem bonito o cockpit!!!
    Marcao tu nesse dia tava comigo e o Waguinho, no dia que fomos com o pessoal da Neobus la, Sr. Oswaldo e Fontolan.

    Alias, vou te passar as suas fotos com nós la.

  • Carlos 02/10/2013 13:19

    Claiton Reis
    Realmente, não falta ônibus, o que falta é uma distribuição e reorganizaão das linhas, para que os ônibus não fiquem dando voltas para chegar ao destino.


    Opaaaa ... Clap, clap, clap ...

    E mais ... Não falta ONIBUs, falta VIAGENS !! Enquanto tivermo essa mistura maluca de carro e Onibus nas cidades ... é essa verdadeira Anarquia que vamos presenciar.

  • Carlos 02/10/2013 13:22

    Claiton Reis
    Mas não tem jeito Carlos, aqui tem linhas urbanas que tem parte do trajeto feito em BR, por exemplo. Tbm concordo contigo que os articulados foram feitos pra corredores, porém, o carro convecional não comporta a demanda e aí seriam necessários 2 ou 3 carros pra tentar suprir essa demanda nos horários de pico. Além disso, a linha passa por avenidas com faixa preferencial para ônibus, que é mais um ponto positivo.

    Ah não Claitão ... tira as palmas KKKKKKKKKKKK

    Perae. Tu já matou a resposta no seu comentario ae. Ao inves de 2 a 3 cabritos espremendo nos carros, um corredor e um Articulado com maior velocidade operacional, já supre essa demanda e mais COBRANÇA EXTERNA, pelo amor de Deus.

    Articulado ou Biarticulado com catraca .. é a mesma coisa, como diz meu amigo Luciano Roncollato, é colocar catraca em AVIÃO. INVIAVEL.

    O veiculo longo PRECISA de velocidade operacional, já os cabritos o alimentam através de integração ELETRONICA (Especialmente) ou Espacial por Terminais fechados.

  • Claiton 02/10/2013 13:35

    Carlos Júnior
    Vc não entendeu, rs. O correto seria ter corredores exclusivos e vias segregadas, ponto. Mas vc tem que entender que nem todas as cidades são iguais, nem todas as cidades tem a mesma estrutura e é aí que está o erro do pensamento. Achar que uma mesma solução pode ser aplicada em cidades distintas sem sofrer adaptações.

    O que eu estava tentando te dizer é que hj, do jeito que está, aqui em Salvador, algumas linhas caberiam articulados, pq uma parte dela circula pela BR-324 e pro avenidas onde existem faixas preferenciais para ônibus.

    É claro, que não é o correto, repito, mas hoje daria um fôlego á demanda de passageiros nos horários de pico, até a chegada dos corredores exclusivos.

    Está mais claro agora? rs.

  • Claiton 02/10/2013 13:44

    Carlos Júnior
    Aqui é muito complicado, pq não existia uma política de transporte e foram empurrando com a barriga. Nem de transporte e nem de mobilidade urbana como um todo.

    A grande maioria das linhas aqui são sobrepostas e muitas delas são longas, o que deixa a viagem demorada, pq não existem terminais de integração ônibus-ônibus, por exemplo. Então vc fica dentro do ônibus rodando, rodando, rodando, até chegar ao destino.

  • Mairan 02/10/2013 18:09

    Painel nota 10 !

  • Carlos 02/10/2013 19:59

    Claiton Reis
    Vc não entendeu, rs. O correto seria ter corredores exclusivos e vias segregadas, ponto. Mas vc tem que entender que nem todas as cidades são iguais, nem todas as cidades tem a mesma estrutura e é aí que está o erro do pensamento. Achar que uma mesma solução pode ser aplicada em cidades distintas sem sofrer adaptações.

    O que eu estava tentando te dizer é que hj, do jeito que está, aqui em Salvador, algumas linhas caberiam articulados, pq uma parte dela circula pela BR-324 e pro avenidas onde existem faixas preferenciais para ônibus.

    É claro, que não é o correto, repito, mas hoje daria um fôlego á demanda de passageiros nos horários de pico, até a chegada dos corredores exclusivos.

    Está mais claro agora? rs.


    Como diz nosso Coroné Iris Rezende Machado ... "Ehh Goiáisss ... Agora eu Intindi " .. Seu Mininin Intipático.

    Detalhe: Com força e vontade politica e um VERDADEIRO Plano Diretor, com desapropriaçoes e adequações devidas para um BRT com ultrapassagens a coisa vai !!

    Falo isso, por que quando implantaram o BRT Eixo Anhanguera em Goiania em 1997 / 1998, o Governo de Goiás na epoca, fez desapropriações, apossou de terrenos vazios e botou a coisa andar. Hoje temos o BRT Eixo Anhanguera com 14 km de extensão e JÁ ULTRAPASSADO.

    Vem agora o VLT no mesmo leito do Eixo e expansao de 37 km de BRT So no Complexo METROBUS com as limitrofes das cidades que Já estão na Secretaria de Planejamento.

    Com toda certeza, o ganho para toda a cidade e região metropolitana, diga-se de passagem, é EXPRESSIVO. Aqui em Goiania, até duto se brincar tiram do lugar, imgina invasores de praças e lotes.

    Uai ... Com o BRT Norte / Sul, já estão desapropriando casas aqui perto da minha ( a minha não KKKKKKKKKKKK) .. Até o Colegio Estadual do Parque Amazonia, vai pra faca ... e no lugar será um belo de um viaduto aqui ao lado de casa.

    A coisa aqui já tá sendo executada pra entrar com as maquinas de vez e ter sanfona e bi-sanfona pra cima e baixo.

  • Leonardo 02/10/2013 20:02

    Achei muito bonito esse novo volante da mercedes.

  • Marlon 02/10/2013 20:03

    Belo registro!

  • Carlos 02/10/2013 20:29

    Claiton Reis
    A grande maioria das linhas aqui são sobrepostas e muitas delas são longas, o que deixa a viagem demorada, pq não existem terminais de integração ônibus-ônibus, por exemplo. Então vc fica dentro do ônibus rodando, rodando, rodando, até chegar ao destino.

    Isso que arrebenta um Sistema. Aqui em Goiania ate Maio de 2002 era assim. Era uma secção que TODOS iam em direção ao Centro.

    So na Praça Civica era 410 Onibus / Hora, com articulados, Micro-onibus, convencionais tudo junto.

    Porem com o Programa PAI - Programa de Ação Imediata do SETRANSP, a coisa mudou. E hoje tem um sistema onde 100% é integrado e com melhor racionalização das linhas.

  • Gabriel 02/10/2013 20:30

    Belo Painel...

  • Deoclismar 02/10/2013 21:12

    Painel top!

  • Ricardo 03/10/2013 02:47

    Detesto esse chassis! É Euro V teco-teco! É o único Euro V de Osasco, é uma verdadeira batedeira!

  • Carlos 03/10/2013 06:13

    Ricardo Cruz
    Detesto esse chassis! É Euro V teco-teco! É o único Euro V de Osasco, é uma verdadeira batedeira!


    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Euro V Teco teco é demais.

  • Christian 03/10/2013 06:37

    Muito bonito o painel da MB, pena ser fraco.
    Agora pq esse volante veio diferente nele ?

  • Carlos 03/10/2013 07:02

    Christian Gabriel
    Muito bonito o painel da MB, pena ser fraco.
    Agora pq esse volante veio diferente nele ?


    Pra Marketing KKKKKKKKK

    Tem que atualizar, neh, por que manter um volante osso branco e cambio subaqueira até hoje não dá.

  • Carlos 03/10/2013 07:07

    Christian Gabriel
    E ficou um bom volante. Esse é o mesmo da linha Rodoviária MBB.

    Tudo padrão, seja em logistica ou mesmo para reposição de peças e serviços.

  • Claiton 03/10/2013 09:27

    Carlos Júnior
    b]Christian Gabriel
    É que na época ainda não tinha o volante atual, usado na linha 2012. Como esse veículo é de testes, colocaram o volante antigo que era opcional na linha O-500 rodoviária.

  • Carlos 03/10/2013 12:36

    Claiton Reis
    É que na época ainda não tinha o volante atual, usado na linha 2012. Como esse veículo é de testes, colocaram o volante antigo que era opcional na linha O-500 rodoviária.


    Hummm. Legal amigo.


    Porem poderia ser empregado na linha toda da MBB. Com toda certeza, o profissional do volante sentiria um melhor conforto, aliado ao prazer de dirigir.

  • Claiton 03/10/2013 18:37

    Carlos Júnior
    Como assim!?...o volante novo é mais novo que esse e tem melhor empunhadura http://www.onibusbrasil.com/foto/1949102/.

    É usado do LO-815 ao O-500 RSDD.

  • Carlos 03/10/2013 21:28

    Claiton Reis
    Ah sim ... Mudaram !

  • Anderson 03/10/2013 22:30

    Ainda acho que a Comil está devendo um melhor acabamento no interior, andei em alguns Svelto 2012 com pouco tempo de operação já estava com alguns balaustres frouxos, além da carroceria já estar batendo muito, além do painel aparentar um desgaste fácil. Já que a carroceria em si é muito bonita, versão com motor traseiro fica melhor ainda, agradou os empresários por ai Carlos Júnior, tanto o chassi quando a carroceria?

  • Carlos 03/10/2013 22:35

    Anderson Moraes de Souza
    agradou os empresários por ai Carlos Júnior, tanto o chassi quando a carroceria?

    Nem um ... nem outro .. testaram e dispensaram.

  • Anderson 03/10/2013 22:40

    Carlos Júnior
    Rsrs, o OF-1724 aparenta ser bom, mas a carroceria fico com o pé atrás.

  • Carlos 03/10/2013 22:46

    Anderson Moraes de Souza
    Rsrs, o OF-1724 aparenta ser bom, mas a carroceria fico com o pé atrás.
    A menos ruim para o OF-1724, na minha humilde opiniao, seria a NEOBUS Mega 2006.

  • Claiton 04/10/2013 00:10

    Carlos Júnior
    Anderson Moraes de Souza
    A MB vendeu 2.100 chassis(OF 1721, O 500 UA, O 500 MA e LO 916) para as empresas de Brasília:Viação Piracicabana (lote 1), Viação Pioneira (lote 2), Consórcio HP Transportes (lote 3) e Auto Viação Marechal (lote 4).

  • Wender Luiz 04/10/2013 22:46

    show de registro, muito top.

  • Fernando 06/10/2013 21:07

    Muito show!!!!

  • Lucas 02/11/2013 23:11

    Lindo painel! Show de foto Carlos!

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
Panasonic
Modelo da Câmera Fotográfica
DMC-FH25
Tempo de Exposição
10/600
Programa de Exposição
Normal
ISO
400
Valor Máximo de Abertura
441/128
Abertura (fnumber)
33/10

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 20901 que se encontra na identidade visual da empresa HP Transportes Coletivos, de Goiânia, Goiás, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Svelto 2012, fabricada pela encarroçadora Comil. O chassi é um OF-1721 BlueTec 5, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por Carlos Júnior, em 01/10/2013 e consta como tendo sido registrada em 05/06/2013, na localidade de Goiânia, Goiás, Brasil.

Referência Bibliográfica

JÚNIOR, C. HP Transportes Coletivos 20901 em Goiânia por Carlos Júnior - ID:2085170. Ônibus Brasil, 2013. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/carlosjunior/2085170> Acesso em: 26 ago 2025. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
HP Transportes Coletivos Goiânia, Goiás, Brasil
Numeração:
20901
Placa:
FDB0573 MERCEDES-BENZ COMIL SVELTO U 2011/2011 / Potência: 208 cv / Lotação: 42 passageiros / Combustível: DIESEL
Carroceria:
Comil
Svelto 2012
Chassi:
Mercedes-Benz
OF-1721 BlueTec 5
Local:
Goiânia, Goiás, Brasil
Data:
05/06/2013 17:33:35
Autor:
Carlos Júnior
Publicação:
01/10/2013 21:26

Operando por outras companhias

Aguarde, carregando...

Na mesma galeria

Aguarde, carregando...

Em outras galerias

Aguarde, carregando...

Análise de Consenso - Carroceria

Aguarde, carregando...

Análise de Consenso - Chassi

Aguarde, carregando...