Helios Coletivos e Cargas 334 em Goiânia por Carlos Júnior - ID:1779174
Sem sombra de dúvidas ... o Profissinal do Volante comanda um verdadeiro Rei da Estrada. Um 'cockpit' como esse o motorista plana nas estradas. SSSSSSSSSSSSSCANIAAAAAAAAAA - 420 cavalos de Ousadia !!
26 comentários
- Marcos 06/05/2013 21:20
Top demais!!!
Wirley 06/05/2013 21:22Só uma duvida Carlos, esse cambio ai já é comfort shift ou não?
Carlos 06/05/2013 21:23Marcos Sá Carneiro
Gosto do Freio-Retarder dessa fera. 16 Eletromãs correspondendo a 350 cvs. Mas o freio motor VEB da VOLVO é mais que um espetaculo ... amarram mesmo !!João Henrique 06/05/2013 21:30Bão por demaissss!!
Gregory 06/05/2013 21:42Retarder x VEB
Pela preferência e humilde opinião,prefiro o retarder..Mais o Veb é o bixo. Viajei em dois tipos de carros diferentes com VEB...Testamos o negocio mesmo e segura muito! Em curso na Volvo de Brasília, dado aos motoristas da Michelon, uma das etapas era a "Perfeita aprendizagem quanto a utilização do VEB".
Cara,o que os caras fizeram com um DD 4 eixo...parar um carro daquele tamanho que vinha a 100 por hora igual parar um carro pequeno sem tocar no freio...
Sem contar que se o cara num souber usar o retarder direito ele esquenta fácil...o VEB não.
enfim,tecnologia de ponta nos carros é o que importa!Alex 06/05/2013 21:47Top demais o painel !
Tiago 06/05/2013 21:48Uma nave sobre rodas
Lucas 06/05/2013 22:11Pelo que vi do retarder sendo usado em onibus...... é muito eficiente...
Nas carretas...... carregadas com minérios....... também são show o retarder......
E que painel maravilhosoDouglas 06/05/2013 22:12Coooisa linda amigo mando bem!
Rafael 06/05/2013 22:34Interessante essa poltrona aí hein kkk, Painel rico esse, ótimo!
Carlos 07/05/2013 07:28João Henrique Zöehler Lemos
Gregory F.
Cara,o que os caras fizeram com um DD 4 eixo...parar um carro daquele tamanho que vinha a 100 por hora igual parar um carro pequeno sem tocar no freio...
Sem contar que se o cara num souber usar o retarder direito ele esquenta fácil...o VEB não.
Aaaaaahhh ... agora vc falou uma coisa interessante ae, amigo. Não apenas o Freio-retarder aplicado como a correta utilização do freio-motor tambem.
O freio-retarder SCANIA é acoplado no conjunto motor + caixa de cambio que de acordo com o processo de frenagem de forma bem aplicada e souber aplicar ele de forma gradativa de acordo com a operação e condiçoes da via, é freio pro resto da vida. Alem disso, a questão do super-aquecimento afeta muito na temperatura de operação e todo o conjunto do motor.
Vira e meche as vezes ha Onibus que o carro chega com a temperatura normal de operação e outros, levantando vapor entre as rodas traseiras em razão do mal-uso do mesmo. Depois reclamam que os SCANIAS com seus brutos 420 cvs são 'ruins' de freio, por má aplicabilidade do componente. Ele é utilizado de forma gradual e rotações medianas.
Já o da VOLVO a mesma coisa, especialmente os com cambio automáticos ou caixas automatizadas. Esse componente é localizado proximo da roda traseira e com super-aquecimento excessivo é um dos grandes fatores de desgastes rapido do sistema de freios alem de estouro de pneus em plena operação.
Os articulados e Bi-articulados que o digam ...Carlos 07/05/2013 07:35Alex Santos Coutinho
Tiago Alves
Lucas Santos de Souza
Nas carretas...... carregadas com minérios....... também são show o retarder......
E que painel maravilhoso
E o que eu disse acima ... Nas carretas, apesar de uma ampla ventilação natural, nao isenta de ter os mesmos cuidados com o Onibus. Ate por que pode-se ampliar, não apenas a questão do desgaste do conjunto de freios e o Onibus ficar 'pendo' de um lado, como tambem estourar uma cuica ou pinça de freios junto as sapatas deles. Nos VOLVOs é campeão de ver isso, simplesmente por mal uso do freio-retarder que vem para auxiliar a frenagem do motor e consequentemente todo seu conjunto.
Ainda mais com a plataforma BEA2 e já estão preparando a BEA3, para que mais tecnologia simples e altamente funcional possa ser equipado com a nova linha de Onibus e caminhões já de olho na nova linha Euro 6 que estão já querendo trazer para o Brasil.
No DVD de entrega técnica dos Onibus VOLVO, os cuidados com a utilização e todo o treinamento para o Freio-Retarder VEB e seu freio-motor em si, é um dos itens que mais explicam essas situações.
O segredo está no treinamento e o conhecimento do Motorista com o Onibus. Querem fazer um teste: aplicam o freio-retarder com chuva excessiva para ver o que dá ... Raaaaaaaaaaaapppp .... Depois perguntam por que um grandalhao articulado ou bi, ou um DD, derrapam facil.Claudio 07/05/2013 08:29belissimo posto de comando!Parabens pela foto Carlos Júnior
Marivaldo 07/05/2013 08:35Carlos Júnior
bela foto, tá podendo heim amigo parabensPaulo Camillo 07/05/2013 08:39Show...
PAZErwin 07/05/2013 08:58é simplesmente o melhor
Rafael 07/05/2013 09:54E esse comfortshift sem igual!!!
Rogério Teixeira 07/05/2013 10:34Lindo esse painel!!!
Carlos 07/05/2013 19:18Claudio Aparecido de Deus Sobral
Marivaldo de Almeida Silva
Paulo Camillo Mendes Maria
Erwin Luiz
Rafael Pizate
Rogério Teixeira Varadi
Opa. Valeu amigos ... com toda certeza ... essa fera é o anfitrião das estradas ..
Quando vista-se um CMA desse vindo em sua direção ... recomendo sair da frente por que os 420 cvs estão trabalhando à tona.Graciliano Santos 07/05/2013 19:54muito bom esse apinel,deveria ser o top da época
Graciliano Santos 07/05/2013 19:55*painel
Carlos 07/05/2013 21:31Graciliano Santos Passos
muito bom esse apinel,deveria ser o top da época
Mas ate hoje ele é Graciliano. Desde o Fecha da primeira geração, a esse classico da foto.Weder 08/05/2013 14:17lindo interior
Eduardo 08/05/2013 23:49Carlos Júnior
Ja dirigi uma maquina dessa na linha Campinas x Rio de Janeiro, simplesmente um "COMETA", parabens pelo registro...Carlos 09/05/2013 07:22Weder Souza
Eduardo Souza da Silva
Ja dirigi uma maquina dessa na linha Campinas x Rio de Janeiro, simplesmente um "COMETA", parabens pelo registro...
No minimo a sensação é unica.. Valeu amigo.Santiago 11/06/2013 15:00uma nave das estradas hehe show de foto
A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.
As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica
- Fabricante da Câmera Fotográfica
- Panasonic
- Modelo da Câmera Fotográfica
- DMC-FH25
- Tempo de Exposição
- 10/600
- Programa de Exposição
- Normal
- ISO
- 400
- Valor Máximo de Abertura
- 441/128
- Abertura (fnumber)
- 33/10
Texto Acessível
A imagem exibe a foto do ônibus número 334 que se encontra na identidade visual da empresa Helios Coletivos e Cargas, de Carazinho, Rio Grande do Sul, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Cometa, fabricada pela encarroçadora CMA. O chassi é um K124, fabricado pela Scania. A fotografia foi publicada por Carlos Júnior, em 06/05/2013 e consta como tendo sido registrada em 04/05/2013, na localidade de Goiânia, Goiás, Brasil.
Referência Bibliográfica
JÚNIOR, C. Helios Coletivos e Cargas 334 em Goiânia por Carlos Júnior - ID:1779174. Ônibus Brasil, 2013. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/carlosjunior/1779174> Acesso em: 27 ago 2025. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.
Ficha Técnica
- Companhia:
- Helios Coletivos e Cargas Carazinho, Rio Grande do Sul, Brasil
- Numeração:
- 334
- Placa:
- CYB7686 SCANIA CMA COMETA 2001/2001 / Potência: 420 cv / Lotação: 46 passageiros / Combustível: DIESEL
- Carroceria:
-
- Chassi:
-
- Local:
- Goiânia, Goiás, Brasil
- Data:
- 04/05/2013 18:35:28
- Autor:
- Carlos Júnior
- Publicação:
- 06/05/2013 21:19
Operando por outras companhias
Aguarde, carregando...Na mesma galeria
Aguarde, carregando...Em outras galerias
Aguarde, carregando...Análise de Consenso - Carroceria
Aguarde, carregando...Análise de Consenso - Chassi
Aguarde, carregando...