Leste Transportes 80043 na cidade de Goiânia, Goiás, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: 1549399.
Costa Sul Transportes e Turismo 5543 na cidade de Presidente Kennedy, Espírito Santo, Brasil, por Paulo  Junior. ID da foto: :id.
Cia. São Geraldo de Viação 20170 na cidade de Vitória, Espírito Santo, Brasil, por Ricardo Peruch. ID da foto: :id.
Empresa Irmãos Teixeira 45510 na cidade de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil, por Sergio Alves. ID da foto: :id.
Expresso Brasileiro 1012 na cidade de Guaratinguetá, São Paulo, Brasil, por Flávio Almeida. ID da foto: :id.
/ 2.686 acessos / 98 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Leste Transportes 80043 em Goiânia por Carlos Júnior - ID:1549399

Achei muito interessante esse capô semelhante ao do OF-1722 M59. Agora com VW 4 cc e 230 cvs e o novo layout do Apache VIP II com essa linha Euro 5.

98 comentários

  • Davi 20/01/2013 13:18

    Lindo interior bem interesante a alavanca do cambio.

  • Jose Carlos 20/01/2013 13:23

    Carlos junior, o que a empresa e os motorista estão achando dele ? abraços.

  • Carlos 20/01/2013 13:43

    Davi Sampaio
    Jose Carlos do Espirito Santo Junior
    Tao em testes ainda. Estao amaciando o motorzinho deles. Porem a priori estão bem.

  • Mairan 20/01/2013 13:52

    Amei a foto amigo

  • Diego 20/01/2013 14:24

    bela foto.

  • Claiton 20/01/2013 14:32

    Carlos Júnior

    Está tendo problema de esquentamento na área abaixo da alavanca?. Pergunto porque já ouvi alguns relatos sobre isso.

  • Carlos 20/01/2013 14:37

    Claiton Reis

    Está tendo problema de esquentamento na área abaixo da alavanca?.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Esquentamento foi 'Flórida' !

    De acordo com o seu "observamento" KKKKKKKKKKKKKK até o momento não tivemos relatos de "superaquecimento" da alavanca não, até por que abri o capô dele pra ver a primeira coisa que faz depilação a vapor de graça nas pernas dos motoristas : a localização da turbina deles, que passaram agora para o lado direito, frente à porta dianteira.

  • Carlos 20/01/2013 14:38

    Claiton Reis
    Considero isso um "avanço" da Volkswagen / MAN isso, por que era a reclamação frequente especialmente na carroceria APAche VIP I, onde o defletor do radiador + somatorio do calor do motor em si + a turbina, a temperatura ali no Cockpit era muito alta.

  • André 20/01/2013 14:51

    parabéns pela foto
    show

  • Ricardo 20/01/2013 14:54

    Foto linda, de um dos urbanos que mais amoooo...só o chassi que não gosto jamaisss...hehe ! Bela foto...

  • Usuário 20/01/2013 15:02

    parabéns pela postagem carlos esse painel ta muito legal

  • Rafael 20/01/2013 15:04

    Claiton Reis Os relatos que você ouviu foram sobre os VW mesmo?

  • Lucas 20/01/2013 15:08

    Mto show o painel do 17-230OD.

  • Rafael 20/01/2013 15:09

    Estou curioso quanto a resistência dessa coifa da alavanca de câmbio. As antigas usadas nos VW aparentavam ser resistentes. As do OF1722 me parecem um tanto frágeis, onde moro vejo alguns OF1722 com menos de 2 anos já com essas coifas rasgadas. Os OF1620 tinham lindas coifas na alvanca de câmbio, porém também eram frágeis, era a impressão que ficava.

  • André Vitor 20/01/2013 15:13

    O motor MAN é menor que o do MWM... o painel é show de bola mas o ronco é bem fraquinho, quase não dá pra ouvir... bacana o registro!

  • Claiton 20/01/2013 15:16

    Carlos Júnior
    Rsrsrsrs...matei o português...rsrsrsrs. Eu quis dizer aquecimento e escrevi esquentamento. Observamento tbm não fica atrás não, rsrs.

    Estranho isso, pq segundo o que eu ouvi de motoristas, nos MWM esse "problema" não existia. Já nos Man, esse problema tem sido recorrente e não só no 17.230 OD, como tbm no 15.190 OD.

    Rafael Rabelo

    Sim, tanto no 17.230 OD quanto no 15.190 OD.

  • Carlos 20/01/2013 15:25

    André Reis
    Ricardo Peruch
    Conceição Morais de Oliveira
    Rafael Rabelo
    Valeu amigos.

  • Carlos 20/01/2013 15:29

    Rafael Rabelo
    André Vitor Silva dos Santos
    Mas ae, é que está, pro que querem diminuir o máximo de niveis de ruidos e tudo mais, casos de maiores incidencias de altos ruidos e afastamento de motoristas do trabalho, nao apenas, pelo ruido, mas tambem, calor excessivo, trepidaçoes, e outras condiçoes adversas do transito, alem da ergonomia da troca de marchas e tudo mais. O correto é deixar esses 'cabritos' nas menores linhas de percurso possivel, em razao das causas descritas.

    O correto e interessante sao em verdadeiras soluçoes para o transporte em veiculos com corredores e motorização central e traseira, evitando assim o triplo desgaste: motorista, passageiro e pras empresas e o Governo (INSS) que arcam por coisas que por falta de politicas publicas e ingerencia, fazem esse somatorio de desgastes serem frequentes nas cidades.

  • Clebson 20/01/2013 15:34

    Muito show essa foto meu amigo Carlos Júnior, agora aproveitando tem bomba no ar por ai, foi feita reunião com o pessoal da VIAN e novidades estão por vim, agora so esta dependendo de resutados da ANTT para as coisas melhorem sera que tem VOLKSWAGEM/MAN por ai???????

  • Claiton 20/01/2013 15:36

    Carlos Júnior
    Mas isso é decorrente das normas Euro em vigor. A cada norma vigente, os motores vão ficando cada vez mais silenciosos e menos poluentes.

    Já andei de OF-1721 Euro 5 aqui em Salvador e nem parece que tem o mesmo motor do OF-1722 e nem em sonho lembra a barulheira que era o antigo OF-1721 Euro 2.

  • Carlos 20/01/2013 17:52

    Clebson da Silva Pereira
    Rapaz, nao vou afirmar com 100% de certeza. Na verdade ate o pessoal da VOLVO estao de olho na Vian para empurrar pelo menos 6 VOLVO B270F nela,. Veremos como vai ficar. Nao sei ao certo.

  • Carlos 20/01/2013 17:53

    Claiton Reis
    Mas isso é com toda certeza. Abraço amigo.

  • Jose Carlos 20/01/2013 19:02

    Carlos Júnior
    valeu pelo esclarecimento.

  • Lucas 20/01/2013 20:11

    Belo registro, parece q a cobertura do capô fico mais baixa e mais larga

  • Carlos 20/01/2013 23:48

    Jose Carlos do Espirito Santo Junior
    Lucas Fernandes dos Santos
    Eu quem agradeço.

    E a mesma coisa de ver o capô dos Mercedox 1722 M59, ate o tamanho parece ser proporcional.

  • Almir 20/01/2013 23:58

    Boa amigo, show!

  • Marcos 21/01/2013 09:18

    Muito bonito

  • Marcos 21/01/2013 09:22

    Carlos Júnior
    Na verdade ate o pessoal da VOLVO estao de olho na Vian para empurrar pelo menos 6 VOLVO B270F nela

    Se vierem vou correr pra clicar. Só não sei se vão durar 30 dias por aqui sem dar problema.

  • Mineiro 21/01/2013 12:03

    Carlos Júnior
    O caput tambéme stá mais largo! Conseguiu passar pela porta e entrou sem dificuldades, ou teve que ficar de lado? hahaha
    Aqui no Rio nos poucos que eu andei, observei isso. Se alguém quiser colocar aquela cadeirinha solitária ali do lado, fica 'flórida'!!

  • Claiton 21/01/2013 12:56

    Carlos Júnior
    Claro, não tem como ser diferente. Nos OF-1418 e 15.190 EOD tbm é assim.

  • Carlos 21/01/2013 13:09

    Almir Correia
    Marcos Sá Carneiro
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. so vc mesmo Marcao. Abraço amigo.

  • Carlos 21/01/2013 13:09

    Mineiro
    Conseguiu passar pela porta e entrou sem dificuldades, ou teve que ficar de lado? hahaha
    Uai amigo, entrei pela porta traseira que é mais larga. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Everton 21/01/2013 16:35

    No caso de ônibus de Motor Dianteiro é possível adaptar eles para a Suspensão a Ar nas 4 rodas (inclusive nas rodas dianteiras) nos carros 4x2 e nas 6 rodas (inclusive nas 6 rodas) no caso dos motores dianteiros 6x2 trucado. O Valor gira em torno de R$ 26000,00 e é serviço completo inclusive alterando a altura do 1º degrau em relação ao solo de 45cm para 38,1 cm (é possível esse serviço completo também em carros de motor dianteiro antigos e já encarroçados como os Apache Vip I 17-210 EOD de Goiania). A Alteração do tipo de Suspensão nos carros não encarroçados é de 7 dias já para os encarroçados o serviço dura aproximadamente 15 dias.

  • Everton 21/01/2013 16:37

    O meu comentário foi em relação a trepidação e aos desníveis em ruas pavimentadas que motor traseiro passa com tranquilidade já no motor dianteiro é desconforto para o motorista, cobrador e passageiros por que o carro sofre nesses desniveis!

  • Carlos 21/01/2013 16:45

    Everton Costa Goltara
    Opaa. Com toda certeza, meu amigo. Mas isso eu vejo como uma faca de "dois legumes".

    Ta certo, vamos adaptar os bolsoes de ar nos ODs ou COFs da vida e todas beldades proporcionada.

    So lembrando que esses mesmos carros, rodam em linhas alimentadoras ou diretas com vias nao-pavimentadas, condições adversas de trafego, vias com malha viaria corrugada e com muitas trepidações comprometendo o conjunto como uma todo e aumentando demasiadamente os custos com a toda sua manutenibilidade e o principal : A OPeração.

    Numa via nao pavimentada ou mesmo asfaltada porem com buracos e trepidações excessivas, onde junta-se a lotação, o peso do motor, e a dirigibilidade "seca" e o humor do motorista, será que essa adapataçaõ, alcançaria realmente o objetivo especifico (ou seja, a proporcionalidade do conforto e uma REAL operação) ???

  • Everton 21/01/2013 17:06

    Carlos Júnior
    Me refiro a adaptação em carros em vias com alguns desníveis e bem pavimentadas nas linhas alimentadoras com ruas pavimentadas boas condições de trafegabilidade, nas linhas de estrada de terra deixa como está pois um erro e pronto a bolsa de ar fura!

  • Guilherme 21/01/2013 19:11

    Temos um aki em BH que roda na Linha 35 da Viação Paraense, Prefixo 30461... Ele é magnifico... hj andei nele pela segunda vez e digo... um carrão e tanto, mas o operador tem que saber operar... não é um Mercedes que aceita trancos e etc ( não falo por mal, mas aki em BH, alguns motoristas ficam mal acostumados com os OF's)...

  • Claiton 21/01/2013 21:14

    Carlos Júnior
    Seria o ideal numa via com essas condições Carlos. Exatamente pq os foles de ar absorvem melhor essas imperfeições.

    Acho que a pergunta certa seria com relação à durabilidade da suspensão numa operação diária em vias com essas características que vc citou e ao custo de manutenção dela.

  • Leandro 21/01/2013 21:20

    Os daqui não esquentam não, mas o escalonamento das marchas continua duro...... ainda da aqueles trancos típicos de VW..... agora as empresas não estão muito satisfeitas com esse euro 5 da VW/Man não, até fiéis clientes de VW aqui trocaram p/ MBB.... o motivo ? Consumo de Diesel.... o OF-1721 ta imbatível..... rsrs

  • Claiton 21/01/2013 22:21

    Leandro Carneiro
    Mas o interessante é que o aquecimento é na área abaixo da alavanca de marchas, inclusive, os motoristas daqui utilizam toalhas molhadas para tentar mnimizar o excesso de calor.

    Aqui tbm, alguns clientes VW tem migrado pra MB desde o final de 2011 e adquirido OF-1721 esse ano. Eu soube até que na empresa Boa Viagem, o OF-1722 bateu recorde de consumo e o OF-1721 tende a ser mais econômico ainda.

  • Iury 21/01/2013 22:24

    Perfeito painel!!

  • Mineiro 21/01/2013 22:49

    Claiton Reis
    O argumento da Volks para o consumo maior do 17-230 OD é que ele não utiliza o ARLA32 e por isso a operação com apenas um "líquido" fica mais simples e rentável.

    Porém parece que a MBB está trabalhando bem demais para conseguir convencer o empresário de que o consumo de diesel baixo junto com o consumo de ARLA ainda bate o custo de operação do VW que gasta só Diesel.

  • Claiton 21/01/2013 23:15

    Mineiro

    É meio estrango esse argumento, pq o consumo do diesel não está ligado ao Arla, mas ao sistema utilizado para atender à norma Euro 5.

    Segundo o que eu li, em diversos lugares, é que o EGR utilizado pelos motores MAN, tem um consumo de diesel semelhante ao dos motores Euro 3, além de utilizar óleo lubrificante mais caro e o intervalo de troca é o mesmo do Euro 3. Já os motores que utilizam o SCR, tem o consumo de diesel reduzido, utilizam óleo lubrificante mais barato e teve o intervalo da troca de óleo aumentado. A desvantagem é o custo do Arla e o preço maior dos veículos.

  • Claiton 21/01/2013 23:16

    Claiton Reis
    *estranho.

  • Carlos 21/01/2013 23:20

    Mineiro
    Claiton Reis
    Ae que está pessoal. O ARLA 32, apesar de ser uma norma tecnica empregada para os veiculos novos, é o que está deixando os empresarios com o pé atras, ainda mais no custeio operacional. Com toda essa nova tecnologia empregada com SCR e o ARLA em si, os preços dos chassis estão saindo 15% mais caros.

    Aqui em Goiania por estrategia do Grupo Odilon Santos, a HP esta testando um 17-230 EOD V-TRonic, um B270F Euro 3, um B270F Euro 5 e a Viação Leste esta com 4 17-230 OD Euro V. Tudo iso esta sendo testado e avaliado dia a dia, com relatorios de consumo, operacionalidade, curvas de desempenho, peças e serviços empregados num prazo de 18 meses.

    "Vamos ver quem dá mais ... lucro, é claro !"

  • Jose Carlos 22/01/2013 00:24

    Leandro Carneiro
    Claiton Reis
    Mineiro
    o que faz o ser mais economico não é só a vantagem de usar a tecnologia SCR,mas com a redução de potencia e torque do motor,prolonga a vida, e aumenta a rentabilidade já que o mesmo não esta operando em capacidade maxima.Se a VW diminuisse a potencia do 17.230 OD para 215 ou 210 ele conseguiria,ter uma melhor eficiencia e mais não trabalharia no limite de potencia e torque já que o motor MAN D0834 á potencia maxima que ele poderia gerar seria de 220 cv, e não 228 cv como no caso do vw, e mais ele seria adequado apenas para o 15.190 OD......... o v-tronic euro 5 é uma otima opção,pois a evolução foi significativa e a relação de marcha melhorou e ficou longa a partir da 4ª, e não dá tranco.Se dessa vez a vw ainda não conseguiu melhorar a linha volksbus por completo é so aguardar a proxima que será pra 2014, e tera belas mudanças tecnicas, e tendem a vir com eixos MAN e algumas outras tecnologia ainda não disponivel na linha dela aqui no brasil.

  • Claiton 22/01/2013 01:12

    Carlos Júnior
    Mas Carlos, todos os chassis Euro 5 tuiveram aumento de preço independente se usam o Arla ou não. Esses custo maior, segundo as fabricantes é decorrente da maioor tecnologia empregada nos motores para diminuir a emissão de poluentes.

    E ao contrário de Goiânia, em outras cidades os empresários estão com os dois pés atrás com a tecnologia EGR, tanto que segundo uma nota que saiu no site automotivebusines, a VW perdeu mercado em 2012. Aqui em Salvador, algumas empresas que antes eram 100% VW, optaram por MB ano passado.

    Jose Carlos do Espirito Santo Junior

    José, eu acredito que mesmo que a VW diminuísse a potência para 210 cv, ele ainda consumiria mais diesel que o 1721, por usar o sistema de recirculação de gases, que foi aplicada na Europa para atender à norma Euro 4.

    Com relação ao V-Tronic utilizado nos atuais OD, é o mesmo câmbio com as msmas relações aplicadas no V-Tronic do 17.230 EOD Euro 3. A única evolução foi a introdução de um inibidor eletrônico de 2ª marcha, mas o câmbio em si é o mesmo ZF 6AS 1010 BO.

  • Ricardo 22/01/2013 03:07

    Na verdade é um "caminhãozinho" Euro V.

  • Carlos 22/01/2013 08:23

    Jose Carlos do Espirito Santo Junior
    Interessante esse comentario seu,amigo. Uma coisa eu nao tinha parado pra pensar na relação 210cvs e 230 cvs.E realmente, A VW esta perdendo espaço ae, a priori.Que vençam o melhor !!

  • Carlos 22/01/2013 08:25

    Claiton Reis
    Hummm ...Entendi. Aqui em Goiania, nao estao ao contrario não KKKKKKKKAqui estamos com os Dois pes atras e os tres olhos abertos com relação a tudo isso. Esses testes dessas diferentes marcas, VW e VOLVO.

    Ficaram na promessa de ja esta fazendo aniversario junto comigo de trazer dois MBB OF-1721 e OF-1724, mas ate agora nada deles, por multiplas razões: Grupo Odilon Santos. Mas ... algo que me consta isso tudo pode mudar.

  • Carlos 22/01/2013 08:26

    Ricardo Cruz
    Meu amigo, acredito que serei obrigado a concordar contigo. KKKKKKKKKKKKK E um 15-190 "mudernizado" e com 230 cvs.

  • Vicente 22/01/2013 13:13

    Fico bem ajeitado esse ai em!Lindaço o painel!

  • Carlos 22/01/2013 13:20

    Vicente Pinto Moreira
    Da pro gasto ! ...

  • Sérgio 22/01/2013 19:26

    Carlos, o Odilon Santos tem alguma coisa a ver com seu Haile Pinheiro?

  • Leandro 22/01/2013 20:19

    faz depilação a vapor de graça nas pernas dos motoristas
    Minha barriga doeu de tanto rir, muito phoda...

  • Jose Carlos 22/01/2013 21:00

    Claiton Reis
    apesar de ser a mesma transmissão automatizada, ele aperfeiçoaram com o motor man.

  • Carlos 22/01/2013 21:21

    Sérgio Freitas
    Sao cunhados.

  • Claiton 22/01/2013 21:52

    Jose Carlos do Espirito Santo Junior
    A diferença é que o MAN D-0834 é um pouco mais forte que o MWM 6.12 TCE, aí ele se sai melhor com o câmbio V-Tronic da ZF.

  • Jose Carlos 24/01/2013 00:16

    Claiton Reis
    verdade.

  • Mineiro 25/01/2013 00:31

    Claiton Reis
    Jose Carlos do Espirito Santo Junior
    Carlos Júnior

    Pois é, esse dia estava aqui pensando sobre o mercado VW x MBB no Rio de Janeiro e a situação é semelhante. Apesar de aqui termos o Grupo Guanabara dominando a maioria das ações das empresas, algumas empresas independentes também compraram MBB.

    Outro fato interessante é que a MAN ainda não está com a artilharia completa contra a MBB: O 17-280 ainda não saiu direito, o 9-160 continua só rodando na fábrica, praticamente...

    Das que não são 100% MBB (Grupo Guanabara) boa parte delas adiantou a renovação no ano passado, e os que precisaram comprar esse ano, foram bem tímidos, com poucas unidades VW mesmo.

    A diferença da tecnologia dos fabricantes para atingirem as metas do Euro 5 influencia muito as vendas. A Mercedes, como sempre, priorizou a manutanção simples e fácil, resistência e confiabilidade (afinal ela está no mercado a mais de meio século fazendo assim) enquanto a VW decidiu "sair da sombra" da MBB e lançar seus motores próprios, com as convicções da matriz, buscando um melhor rendimento, com um motor mais moderno, de concepção mais recente.

    Apesar de parecer bom, nem sempre essa inovação tecnologica é suficientemtente boa para o transportador. Infelizmente a inovação tecnologica só vai ser a maioria do mercado quando o custo operacional dela for melhor que a tecnologia já utilizada. Se for igual, ainda é preferivel manter a tecnologia antiga, pelo comodismo e facilidade de uso.

    Dessa forma, ainda acho que a VW/MAN ainda vai patinar muito até encontrar o ponto ideal entre inovação tecnologica e custo operacional do transportador brasileiro.

    Vale lembrar que o motor MAN é fabricado no Brasil por fornecedores locais de uma empresa que já forneceu motores pra VW no passado...

  • Carlos 25/01/2013 08:25

    Mineiro
    Esse é meu amigo, Mineiro - Rafael.

    Isso mesmo, excelente ponderação amigo. Parabens, falou tudo ae. E complemento o que disse: se a VW não mandar um bom plano de Marketing dela ae, vai ser igual a linha rodoviária ... pingados e pingados ae. Valemos a pena a lembrar que agora temos a Srta VOLVO com o B270F no meio ...

  • Jose Carlos 25/01/2013 18:03

    Mineiro
    isso que voce falou é verdae,ah e provavelmente a man/vw lance algum modelo vw com chassi e eixos MAN,que agora serão fabricado no brasil, e desconfio que tera algum chassi rodoviario MAN ainda esse ano,já que tem varias unidades rodando dentro daa fabrica,e mais a vw não vende tanto por causa da fama que tem e que faz jus,pois desde quando ela entrou no mercado ela evolui pouco.........sempre investiram mixaria na linha de onibus,agora que vai começar a investir pesado na linha volksbus,ja que tem uma nova sendo desenvolvida que talvez só de as caras no final desse ano ou no inicio do proximo e tem bmb mode center versão para onibus que está previsto para ser inaugurado esse ano...............e referente a volvo parece que ela vai lançar um chassi com menor potencia mas para o segmento de 17T.....a transpublico 2013 vai ter bastante novidades....... o melhor quem ganha nessa historia é nos passageiros,quanto mais concorrencia,melhor são os produtos....

  • Carlos 25/01/2013 20:39

    Mineiro
    Jose Carlos do Espirito Santo Junior
    Ficamos na torcida amigos. Estou torcendo mais que lavadeira pra que as inovações e grande concorrencia chegue a todo vapor.

    Vamos ficar com os três olhos abertos. Abraço a todos.

  • Leandro 25/01/2013 21:54

    Uma coisa eu digo: Estou satisfeitíssimo com o desempenho do OF-1721 E5 frente ao OF-1722....... rsrsrs

  • Romney 25/01/2013 22:01

    Carlos Júnior
    Opaa. Com toda certeza, meu amigo. Mas isso eu vejo como uma faca de "dois legumes".

    Ta certo, vamos adaptar os bolsoes de ar nos ODs ou COFs da vida e todas beldades proporcionada.

    So lembrando que esses mesmos carros, rodam em linhas alimentadoras ou diretas com vias nao-pavimentadas, condições adversas de trafego, vias com malha viaria corrugada e com muitas trepidações comprometendo o conjunto como uma todo e aumentando demasiadamente os custos com a toda sua manutenibilidade e o principal : A OPeração.


    Até onde sei, a suspensão a ar se mostra mais resistente que as atuais arcaicas. Sem contar que a manutenção da suspensão a ar é bem mais fácil e menos morosa que as utilizadas nos veículos de motor dianteiro. Procure as argumentações do projeto TOR90, feitos em parceria com a Busscar, a Volkswagen e a Gidion.

  • Carlos 25/01/2013 22:08

    Romney Alves Pereira
    Meu caro amigo, Romney, quanto tempo ??

    Verdade meu caro, a ACAV acho que fez uma reportagem especifica em 2007, porem vc tem algum link facil deles ?? Eu devo procurar uma revista aqui falando algo a respeito.

    Obrigado pelas informações.

  • Rava 25/01/2013 22:09

    Carlos Júnior
    TOR90 é recente, do ano passado.

  • Carlos 25/01/2013 22:21

    Rava Ogawa
    O que referia era sobre a Volkswagen, amigo sobre os chassis em si, seus lançamentos, cuidados que o frotista tinha de ter e tals. Eu assinava a revista sobre os produtos VW da época inclusive tenho uma delas que é a frota de Joinville. Interessante o projeto TOR90. Abraço.

  • Claiton 29/01/2013 14:48

    Mineiro
    Concordo contigo em parte, mas acho que a VW conitnua à sombra da MB,. As mudanças feitas no EOD e no atual OD, deixaram o chassi dela praticamente um "gêmeo" do OF. Observe que a introdução do câmbio ZF com relações semelhantes ao do OF-1722, a introdução de um novo motor tbm com 4 cilindros e até a tomada de ar do lado esquerdo, mostra que a MB estava "certa" quando introduziu o conceito de "downsizing" na categoria de 17 ton.

    Um outro detalhe que eu queria registrar é que o D-0834 existe há anos lá fora e com uma tecnologia que foi usada para atender de forma eficiente à norma Euro 4 na Europa.

    Com relação as vendas dos modelos Euro 5, concordo que a tecnologia influenciou muito, realmente, mas eu insisto em dizer, aliás, em várias publicações que eu li, o pessoal diz a mesma coisa sobre o EGR.

    Para vc ter uma idéia, no Atego Euro 5 o intervalo da troca de óleo passou de 45 mil km para 75 mil km, enquanto nos veículos com tecnologia EGR o intervalo manteve-se o mesmo. Aliado a isso o EGR usa o óleo sintético, que é mais caro que o óleo mineral usado pelo sistema SCR.

    E vc sabe que empresário de ônibus não compra um parafuso a mais se não for realmente necessário, tudo em nome da economia. Embora, inicialmente, os veículos SCR sejam mais caros que os EGR, posteriormente essa proporção se inverte.

    Com relação à tecnologia, todas elas mudaram a tecnologia para se adequarem à Euro 5, só que a maioria optou pela SCR e a VW pela EGR e aí em minha humilde opinião, está o calo da VW.

    Com relação ao 17.280, foi especulação do pessoal aqui no OB, pq o que a VW lançou mesmo foi o 17.260 OD Euro 5, concorrente direto do B-270, do OF-1724, do MA 17.0 e futuramente do S-170 da Iveco.

    Quanto ao 9.160 já tem vendas dele, agora como o panorama aí no Rio é da estrela, vai ser visto mais o LO-916 que o 9.160.

    Um grande abraço a todos.

  • Claiton 29/01/2013 14:50

    Carlos Júnior

    Digite www.acav.com.br, lá vc pode baixar todas as edições e baixá-las tbm.

  • Claiton 29/01/2013 14:55

    Leandro Carneiro
    Leandro, vou te dizer, na primeira vez que andei eu estranhei um pouco, mas depois de andar mais vezes, pude perceber o bom desempenho dele e com menor ruído.

  • Carlos 29/01/2013 15:37

    Claiton Reis
    Concordo contigo em parte, mas acho que a VW conitnua à sombra da MB,. As mudanças feitas no EOD e no atual OD, deixaram o chassi dela praticamente um "gêmeo" do OF. Observe que a introdução do câmbio ZF com relações semelhantes ao do OF-1722, a introdução de um novo motor tbm com 4 cilindros e até a tomada de ar do lado esquerdo, mostra que a MB estava "certa" quando introduziu o conceito de "downsizing" na categoria de 17 ton.

    Nao vamos muito longe nao, olhe o B270F e o F230 e 270 através das entradas de ar deles na lateral esquerda.

  • Carlos 29/01/2013 15:39

    Claiton Reis
    Sim, sim amigo. Tenho elas em PDF aqui. Obrigado !!

  • Carlos 29/01/2013 15:42

    Claiton Reis
    Aqui em Goiania, ainda nao veio o 1721 nem o 1724 para testes. La na MBB Goias Caminhoes e Onibus pra a HP Transportes testar ou mesmo a Viação Leste. Porem ate o momento nada. So mandaram VW e VOLVO.

  • Claiton 29/01/2013 15:45

    Carlos Júnior

    A tomada de ar foi só um detalhe, mas se vc olhar o conjunto, vai perceber a aplicação do mesmo conceito.

    Eu acho normal, se tá dando certo, vamos ver o que podemos fazer semelhante. Não acho errado não.

    Como disse o José, quem ganha são os clientes e os passageiros com veículos cada vez melhores, com o aumento da concorrência.

  • Claiton 29/01/2013 15:59

    Carlos Júnior
    Aqu tbm só 1721, 17.230 OD e B-270F. Bom, pelo que andei ouvindo, o 1721 e o B-270 F tem tido aprovação. Já o OD, a única empresa que o comprou até agora não tem falado muito bem dele não, mas vai chegar em torno de 20 deles pra outra empresa.

    Quanto ao 1724 aqui nem cheio dele, rs.

  • Fabricio 29/01/2013 16:00

    Claiton Reis
    Em Vitória da Conquista os 2 OD da Serrana estão sendo bem vistos, agora em SP nem sinal de VW-MAN

  • Claiton 29/01/2013 16:05

    Fabricio Zulato
    Já tem OD aí sim. Tem fotos deles aqui no OB, rsrs.

  • Fabricio 29/01/2013 16:06

    Claiton Reis
    Na cidade de SP não

  • Carlos 29/01/2013 16:28

    Claiton Reis
    Fabricio do Nascimento Zulato
    Aqui em Goiania, só a Viação Leste esta com 4 unidades que por açao estrategica do Grupo Odilon Santos, foi escolhida para testes e analises de desempenho.

    Tendo PLENA aprovação, 348 unidades virao de uma vez so para renovação e "ampliação" da frota. Até o momento estao bem, visto que nessa etapa inicial, ambos passam pelo processo de amaciamento do motor alem de analise dia-a-dia do desempenho operacional, consumo e tempo de resposta nas viagens via ITS 4 Mobility da VOLVO (já empregado em toda a frota de Goiania).

  • J. Alexandre 29/01/2013 16:31

    Legal o cockpit. Alavanca de câmbio igual ao dos caminhões da MAN/VW.

  • Carlos 29/01/2013 16:39

    Claiton Reis
    u acho normal, se tá dando certo, vamos ver o que podemos fazer semelhante. Não acho errado não.

    Como disse o José, quem ganha são os clientes e os passageiros com veículos cada vez melhores, com o aumento da concorrência.


    A mesma espectativa com os OF-1722 M59 que chegaram aqui em Goiania em 2005. POrem com o tempo o carro nao demonstrou muita coisa nao. Tanto que em 2007 pra 2008 a Rapido Aragauia ja estava vendendo mais de 20 unidades pra BH por que ela ja estava querendo ficar livres deles.

    Da mesma forma a HP Transportes que ja passou de uma so vez 16 unidades para a co-irmã ITA Transportes para transporte Escolar, por que os mesmos nas linhas de Eixos Radiais, Circulares, diretas etc,. não correspondiam à altura que Goiania precisa. Com isso, os "menos ruins" posso afirmar com todas as letras, é o que tinha pra oferecer em 2008, o 17-230 EOD e no lançamento da carroceria Apache VIP II, onde juntaram tudo num pacotão so, alem da VOLVO com a Officina consultoria.

    Isso sem contar tambem com os 1722 da Reunidas que foram pra Itatur Transportes, tambem pra transporte e turismo de baixa demanda.

    A Rapido Araguaia, preferiu voltar atras e resgatar 24 Alphas 16-210 Euro II aos trancos e barrancos, do que ficar com os 1722 M59 arrastando da forma que estavam. Quem quiser confereir de perto venha a Goiania.

  • Carlos 29/01/2013 16:41

    J. Alexandre Machado
    Humm ... mas num sei nao, amigo. Essa alavanca tem jeito de ser fragil, fragil. Quando fui encostar ele com os outros VIP II, nao percebi a mesma robustez dos 16-210, 17-210 e 230 que tem.

  • Claiton 30/01/2013 00:48

    Fabricio do Nascimento Zulato
    Oxe....esse carro roda onde? http://www.onibusbrasil.com/foto/1571486/

  • Claiton 30/01/2013 00:57

    Carlos Júnior
    É estranho, pq aqui por exemplo, com subidas fortes e linhas bem pesadas eles dão conta do recado.

    Já andei em 1722 em outras cidades tbm e te digo que o desempenho dele foi muito bom.

    Talvez não tenham parametrizado adequadamente aí em Goiânia ou pegaram um lote com defeito.

  • Carlos 30/01/2013 08:42

    Claiton Reis
    Pois é. Foi o lote adquirido de Maio de 2005. No inicio era os melhores carros do sistema, ate 2007 por ae. Depois so problema em cima de problemas. Tanto que ants da chegada dos VIP II, o Grupo Odilon Santos mandou embora 21 deles pra BH. Hoje tem ainda o resquicio de 18 que ja estao sem prefixos e 4 com motor fundido (50074, 50077, 50080 ( o melhor que eu achava, ta ate sem a caixa de cambio) e o 50084).

    Estao parados ha quase 2 anos, pro que nas linhas Expressas ou mesmo nas alimentadoras viviam parados e dando defeito no percurso.

  • Carlos 30/01/2013 08:44

    Claiton Reis
    Ahh tem mais. Por que os 1722 M sao campeoes de estourar o bujao de escapamento ??

    Aqui a valvula de ar deles direto soa alto. Estourar a turbina aqui o fumaceirao no escape é certeiro.

    Porem pra andar sao excelentes, porem como aqui a performance veicular os empresarios poe em primeiro lugar, logo logo ja tiram de circulação. Gostaria que o amigo, viesse a Goiania conhecer nosso sistema. Claro , que aqui nao é a "Cidade Luz" do transporte, porem há cases interessantes de se ver.

  • Gilberto 30/01/2013 08:45

    eae carlao blz sempre nas melhores publicloes em abr

  • Carlos 01/02/2013 15:48

    Gilberto Martins
    Valeus !!

  • Leandro 01/02/2013 20:18

    Fabricio do Nascimento Zulato

    e ai dr.... aqui no Terminal Campo Limpo temos o 7 8004 da Cooper Pam, é um VIP II 17.230 OD Euro V rsrss

  • Luis Otávio 04/02/2013 00:14

    Bem interessante! Show

  • Carlos 04/02/2013 14:39

    Leandro Carneiro
    Luis Otávio Vicente Domingues
    Ficaram ate bonitinhos. A Alavancona do VW tava precisando de mudanças rsrs

  • Jose Carlos 09/02/2013 19:53

    Fabricio Zulato
    aqui em são paulo a vw/man perdeu muito mercado.........vide a epoca 2007 a 2011 sem mexer na linha,sem trazer boas modificações ou lançamentos........o que fez com que a concorrencia em geral pegasse alguns clientes dela......

  • Carlos 18/02/2013 14:05

    Jose Carlos do Espirito Santo Junior
    Claiton Reis
    Fabricio do Nascimento Zulato
    aqui em são paulo a vw/man perdeu muito mercado.........vide a epoca 2007 a 2011 sem mexer na linha,sem trazer boas modificações ou lançamentos........o que fez com que a concorrencia em geral pegasse alguns clientes dela......
    E eu concordo, imensamente com vcs ... Acomodaram demais e pelo que vejo as alterações não estão sendo muuuuuito bem vistas pelos empresarios nao.

  • Claiton 18/02/2013 14:24

    Carlos Júnior
    Jose Carlos do Espirito Santo Junior
    Até meados de 2011 a VW tinha excelente percentual. Em 2012, com a entrada da Euro 5, é que o percentual caiu.

    E pra informar, agora em 2013, o diesel usado para os Euro 5 é o S-10.

  • Carlos 18/02/2013 14:31

    Claiton Reis
    Até meados de 2011 a VW tinha excelente percentual. Em 2012, com a entrada da Euro 5, é que o percentual caiu.

    E pra informar, agora em 2013, o diesel usado para os Euro 5 é o S-10.

    Hummmm ... Pra mim estou vendo essa recaida da VW desde o lançamento da linha V Tronic.

    Ate 2009 por ae, ela tinha um bom percentual do mercado. Mudanças significativas teriam de serem feitas por que as reclamaçoes pontuais dos grandes frotistas estavam com relação à suspensão, grampos que quebram faceis demais e a entrada da VOLVO com o B270F ja assombrando e deixando o mercado mais interessante.

    Essa prospecção e aplicação das 'necessidades de melhorias' nos produtos tinha de ser feitas apos o lançamento do 17-230 EOD em 2007, visto que direto o mercado quer algo alem das inovações como a durabilidade e a operacionalidade do carro, em menos tempo estar parado por sucessivas trocas de peças e fragilidade das mesmas.

  • Carlos 18/02/2013 14:34

    Claiton Reis
    E pra informar, agora em 2013, o diesel usado para os Euro 5 é o S-10.

    Inclusive, amigo. Aqui no SEST SENAT Goias está tendo um mix de palestras explicando a nova norma Euro e o modelo de diesel aplicado como o S10 e o S50 para caminhoes. Peguei uma gama boa de material relacionado na area.

    Os mecanicos, gestores de performance veicular, pessoal das concesionarias de veiculos pesados aqui estao em peso no auditorio do SEST. Muito bom e valem a pena conferir, ministrado pelo próprio pessoal da PETROBRAS.

    A METROBUS está em peso com o pessoal por la.

  • Claiton 19/02/2013 21:13

    Carlos Júnior

    O problema do V-Tronic em comparação ao modelo de câmbio manual é o preço, que é bem mais caro. Mas o modelo de câmbio manual fez um sucesso enorme, em grande parte pelo motor MWM, robusto, de manutenção fácil e barata.

    Com relação às reclamações, a maior delas é com relação ao chicote elétrico e ao câmbio Eaton. Com a introdução da caixa ZF, com relações longas, semelhantes ao G-85 do OF-1722, o EOD manteve sua trajetória de sucesso.

    O B-270 F tem 2 anos de existência somente e por enquanto 5% de mercado, ainda não dá pra "assombrar" a VW ainda não.

    Acho que , tirando os "problemas", do chicote elétrico e do câmbio que ela resolveu aplicando o ZF, não tinha que mexer em mais nada não. Até pq as mudanças mais significativas seriam feitas 1 ano depois com a introdução do Euro 5.

    Veja o OF-1722 pr exemplo, que de 2005 a 2011, a única mudança que ocorreu foi o posicionamento do filtro da direita pra esquerda e a introdução do Retarder como opcional e, mesmo sem nenhuma alteração, vendia o dobro do EOD. Então, como dizem, em time que tá ganhando não se mexe.

    O diesel S-50 foi um "jeitinho brasileiro" ano passado, usado nos motores Euro 5, até a Petrobras ter tempo de distribuir no mercado o diesel correto, que é o S-10.

    O diesel S-50 era ideal para a Euro 4, como foi utilizado na Europa e que não foi aplicada no Brasil. Esse ano, o diesel S-50 foi substituído pelo diesel S-10 para aplicação nos motores Euro 5.

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
Panasonic
Modelo da Câmera Fotográfica
DMC-FH25
Tempo de Exposição
10/600
Programa de Exposição
Normal
ISO
400
Valor Máximo de Abertura
441/128
Abertura (fnumber)
33/10

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 80043 que se encontra na identidade visual da empresa Leste Transportes, de Goiânia, Goiás, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Apache Vip II, fabricada pela encarroçadora CAIO. O chassi é um 17.230 OD Euro V, fabricado pela Volkswagen. A fotografia foi publicada por Carlos Júnior, em 20/01/2013 e consta como tendo sido registrada em 27/12/2012, na localidade de Goiânia, Goiás, Brasil.

Referência Bibliográfica

JÚNIOR, C. Leste Transportes 80043 em Goiânia por Carlos Júnior - ID:1549399. Ônibus Brasil, 2013. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/carlosjunior/1549399> Acesso em: 21 jun 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Leste Transportes Goiânia, Goiás, Brasil
Numeração:
80043
Placa:
OMI5260 VOLKSWAGEN INDUSCAR APACHE U 2012/2012 / Potência: 225 cv / Cilindrada: 4600 cc / Lotação: 32 passageiros / Combustível: DIESEL
Carroceria:
CAIO
Apache Vip II
Chassi:
Volkswagen
17.230 OD Euro V
Local:
Goiânia, Goiás, Brasil
Data:
27/12/2012 18:05:44
Autor:
Carlos Júnior
Publicação:
20/01/2013 13:09