Rápido Araguaia 1706-1 na cidade de Goiânia, Goiás, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: 1225708.
Rápido Araguaia 1706-1 na cidade de Goiânia, Goiás, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: :id.
Rápido Araguaia 1706-1 na cidade de Goiânia, Goiás, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: :id.
/ 907 acessos / 22 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Rápido Araguaia 1706-1 em Goiânia por Carlos Júnior - ID:1225708

Até os Mercedoooooooooooxx eram gatões. Hehehhe. Lembro do primeiro que vi chegando em Goiania o carro 1704-5, indo pro patio da Goias Caminhoes e em seguida o 1692-8, com os bancos todos nos plasticos subindo a Castelo Branco com um ronco levinhooooo. hehhehe. Zeradinho. Sem placa sem nada.

22 comentários

  • Alexandre 18/08/2012 17:26

    Legal a foto. Parabéns, Carlos Junior.

  • Roger Vinicius de 18/08/2012 22:15

    massa!

  • Almir 18/08/2012 22:20

    Belo cit!

  • Daniel 18/08/2012 22:23

    so acho estranho o protetor das laternas traseiras
    rs

  • Italo 18/08/2012 22:34

    Lembro quando eles chegaram ! no dia 24 de outubro de 2005, vi um monte de Citmax da HP Sem placas ! Zerinhos zerinhos !! Saudades daquele tempo !

  • Leandro 19/08/2012 22:24

    feioso demais! mas o que vale é o registro!

  • Erwin 19/08/2012 22:35

    mb é bom só quando novo pq depois é uma porcaria

  • Carlos 19/08/2012 23:42

    Alexandre Magnus
    Roger Vinicius de Britto
    Almir Correia
    Daniel Porto Nery
    Leandro Carneiro
    O Ciferal Cit Max, quando desenhado acho que foi feito em cima de uma Kombi em movimento. Basico igual ela.

  • Carlos 19/08/2012 23:43

    Erwin Luiz
    Hehehe. Erwin, vou concordar com vc. Sem contar a frouxidao deles e desgaste de peças. Mas a VW nao fica atras nao, do mesmo jeito tambem.

  • Guilherme 19/08/2012 23:44
  • Mineiro 20/08/2012 02:52

    Carlos Júnior
    Citimax é lindo!

    Tenho suspeitas que a Marcopolo usou o projeto do Torino GV pra desenha-lo. Atualizou alguns componentes, mas manteve o principal: simplicidade para manutenção fácil.

    A grade grande (pra não ter problema com falta de ar), o farol único (simples e barato de manter e trocar), o interior simples e direto, sem firulas, as caixas de lanternas do GV (com algumas modificações na disposição dupla das lanternas), a caixa de itinerária reta (bem parecida com as da Busscar), o painel espartano (usa menos material pra fazer), o vigia traseiro pequeno e reto (preço menor caso necessite de substituição), parabrisas bi partidos também retos (fácil e barato de trocar), lanternas traseiras que você acha em qualquer loja de autopeças. Além disso não tinha a caixa de itinerário traseiro nem como opcional, pra evitar de gastos extras com plástico lá na traseira. Quem era obrigado a ter, fazia um gato com a luz de sinalização (que era interna, pra aumentar a vida util e facilitar a manutenção) e adaptava alguma coisa ali.

    Ou seja, era um baita carro simples, pra quem não podia gastar muito.

    Os da minha cidade vieram com desembaçador do vidro dianteiro, coisa que nenhum outro carro jamais teve por lá. Era tão barato que até gastaram um cadinho com esse "luxo"

    Eu gosto dos Citimax. Daqui uns 30 anos, se eu conseguir ficar rico, vou restaurar um. Ou um Thamcom Scorpion, igual ao que me fez apaixonar por ônibus lá em 1994...

  • Carlos 20/08/2012 07:17

    Guilherme Oliveira
    Mineiro
    Valeu queridos.

    Concordo com vc ae, Mineiro por que olhando o Cit Max, Torino GV, Torino 99, Turquesa, Gran Viale (olho pelo nosso gringo da METROBUS) e tals. KKKKKKKKKKKKKK sem tirar e nem por.

    Porem realmente na epoca em 2005, a carroceria mais barata que tinha no mercado, sendo ele basicao da Silva. Por essa razao, que em 2005, por questoes politicas e economicas - tempo das vacas magras em Goiania, que emergencialmente foram comprados os Cit Max. Compraram 70 MBB OF 1722 M59 (chassi mais barato da categoria) e 60 VW 17-210 EOD, ate para fazer uma especie de "cortina de fumaça" na frota de Goiania que nao via renovação desde 1998.

    Por essa razao que veio os Cit Max que estao com a gente aqui ate hj e que já irao partir da frota de Goiania, onde agora serao os proximos todos com acessibilidade e Euro V em todo o sistema.

    Um grande abraço, irmaozinho.

  • Horst Wessel 20/08/2012 17:15

    Mineiro
    Tenho suspeitas que a Marcopolo usou o projeto do Torino GV pra desenha-lo. Atualizou alguns componentes, mas manteve o principal: simplicidade para manutenção fácil.
    Só nunca entendi porque as empresas de ônibus de Porto ALegre e de todo o RS praticamente não adquiriram Citmax para suas frotas. No mais, concordo com tudo que foi dito e ainda digo mais: era uma carroceria extremamente confortável e com amplo espaço interno, inclusive entre os bancos.
    Abraços!

  • Mineiro 21/08/2012 03:33

    Carlos Júnior
    O foco da Marcopolo era bater o S21 da Caio. Conseguiu. Aí achou que era o suficiente e parou no tempo. Logo veio o Vip e o S22 que mataram o Citimax, isso sem contar o Ecoss.

    Tem que aprimorar sempre, por que não dá pra deixar passar batido. Se bobear, vem outro e toma o seu lugar.

    Ao invés de continuar investindo no Citmax, preferiram atualizar o Viale e dar o foco pro Torino. Logo, o Citimax foi esquecido pelo transportador. A estratégia não foi das mais furadas não, visto que o número de Marcopolos nas ruas não é pequeno. Mas poderia ser melhor aplicada.

    Lembro que com o Citimax a Marcopolo conseguiu entrar em SP, vendendo pra cooperativas...

    Enfim, que os ventos do Viale BRT traga bons frutos!

    Horst Wessel Von Daudt Mohn
    Interessante, no RS a frota é sempre bem conservadora, percebeu? Empresas poucas vezes mudam de modelo, o que faz com que o Citimax ficasse como um patinho feio ali dentro desse ninho... fora que comprar um onibus do RJ pra rodar no RS com um produto sendo fabricado no RS parecia um pouco fora de mão, não?

  • Carlos 21/08/2012 14:02

    Mineiro
    Esqueceram que o Onibus tem evolução na verdade.

  • Horst Wessel 21/08/2012 15:56

    Mineiro
    Verdade. E se ainda considerarmos que o RS possui quatro carrocerias de ônibus (Marcopolo, Neobus, COmil e Maxibus) a entrada de carrocerias de fora fica do estado ainda fica mais difícil. AInda assim é possível ver Urbanuss e Milleniuns rodando pelas ruas de Porto Alegre, por exemplo, embora adquiridos em sua grande maioria ppela CARRIS, que sempre compra seus ônibus por licitação, já que é uma empresa de economia imista. Mas na década de 80 (acho que até o início dos anos 90), as empresas de ônibus da capital gaúcha eram bastante diversificadas quanto às suas compras.

  • Carlos 21/08/2012 18:31

    Horst Wessel Von Daudt Mohn
    assim é possível ver Urbanuss e Milleniuns rodando pelas ruas de Porto Alegre, por exemplo, embora adquiridos em sua grande maioria ppela CARRIS, que sempre compra seus ônibus por licitação,

    E nessa licitação em 1999/2000 os Millenniuns adquiridos foram daqui de Goiania da Rapido Araguaia. Foram 32 ou foi 35 Millenniuns, nao lembro ao certo. Todos L94UB Executivo que infelizmente nao puderam rodar em Goiania por decisao da AGR que na epoca queriam os carros nao so Executivo mas tambem em outras linhas do sistema.

    A maior latada que o Grupo Odilon Santos teve na epoca.

  • Horst Wessel 22/08/2012 16:09

    Carlos Júnior
    E nessa licitação em 1999/2000 os Millenniuns adquiridos foram daqui de Goiania da Rapido Araguaia. Foram 32 ou foi 35 Millenniuns, nao lembro ao certo. Todos L94UB Executivo que infelizmente nao puderam rodar em Goiania por decisao da AGR que na epoca queriam os carros nao so Executivo mas tambem em outras linhas do sistema
    SIm, Carlos. Andei muito neles em Porto ALegre. Basicamente faziam duas linhas transversais de grande demanda (T5 e T9) e eram bastante confortáveis em seu interior. Mas foi uma amiga minha quem me chamou a atenção para a placa dele, que começava com K (as do Rs começam com I) e levantou a hipótese de serem de GoiÂnia, isso em 2003. Só nunca entendi claramente o porquê do entrave que os impediram de rodar em Goiânia. QUanto seria a passagem deles na época? Qual seria o problema de eles rodarem naslinhas comuns da cidade ou apenas na linha executiva? Tens alguma foto de algum deles com a pintura da Rápido Araguaia?

    Vicomentários desencontrados sobre o destino deles. Um destes dava conta de que dois Milleniuns haviam ido parar na TCA, em Anápolis. Agora, enquanto lia seu comentário último, fui procurar fotos deles na CARRIS e achei outro comentário, que me chamou a atenção, sobre Vips II, de Goiânia, que nunca teriam chegado a rodar aí e foram parar em Belo Horizonte: http://www.onibusbrasil.com/empresas/104/Carris/0299/

    Aproveitando a ocasião, como estão aqueles micros que foram adquiridos para o serviço executivo daí. Mais ou menos uns trÊs anos atrás, uma amiga me disse que eles estavam tendo pouca procura em razão do alto preço da passagem, e que uma rede de supermercados estaria até fazendo uma promoção: quem comprasse uma quantidade x de produtos, teria direito a um vale para andar nos micros.

  • Luiz 22/08/2012 16:18

    Carlos Júnior

    Lembrando que destes 70 1722, 17 foram vendidos pra uma empresa já extinta de BH e 7 deles ainda estão em operação.

    Horst Wessel Von Daudt Mohn

    Será que estavam se referindo a um do link abaixo? Foi adquirido originalmente pela mesma empresa que comprou 17 Citmax oriundos de Goiânia.

    http://onibusbrasil.com/foto/1233427/ ?

  • Horst Wessel 23/08/2012 14:45

    Luiz Guilherme
    Mas o ônibus d o link que vc citou tem placas de BH. E ainda mostra o número da linha na parte de trás do veículo, algo que os de Goiânia não têm.

  • Moisés 23/08/2012 14:51

    Horst Wessel Von Daudt Mohn
    Então, esses veículos foram comprados de forma conjunta.
    Digamos que a empresa aproveitou a parceria que ja tinha com a empresa de Gyn e fez a compra no embalo, ja que a mesma estava com o "nome sujo", tanto é que os veículos primeiramente ficaram estacionados em uma garagem de Gyn antes de vir para cá.

  • Luiz 23/08/2012 15:01

    Moisés Magno

    Pensei nessa hipótese mesmo...agora tudo se explica.Eles chegaram a vir no padrão de GYN e depois serem adaptados?

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
Samsung Techwin
Modelo da Câmera Fotográfica
<KENOX S730 / Samsung S730>
Tempo de Exposição
1/180
Programa de Exposição
Normal
ISO
80
Valor da Velocidade do Obturador
725/100
Valor de Abertura
0/1
Valor Máximo de Abertura
297/100
Abertura (fnumber)
71/10

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 1706-1 que se encontra na identidade visual da empresa Rápido Araguaia, de Goiânia, Goiás, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Citmax, fabricada pela encarroçadora Ciferal. O chassi é um OF-1722M, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por Carlos Júnior, em 18/08/2012 e consta como tendo sido registrada em 21/03/2009, na localidade de Goiânia, Goiás, Brasil.

Referência Bibliográfica

JÚNIOR, C. Rápido Araguaia 1706-1 em Goiânia por Carlos Júnior - ID:1225708. Ônibus Brasil, 2012. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/carlosjunior/1225708> Acesso em: 06 mai 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Rápido Araguaia Goiânia, Goiás, Brasil
Numeração:
1706-1
Placa:
NFT1533 MERCEDES-BENZ CIFERAL CITMAX U 2005/2005 / Potência: 218 cv / Lotação: 44 passageiros / Combustível: DIESEL
Carroceria:
Ciferal
Citmax
Chassi:
Mercedes-Benz
OF-1722M
Local:
Goiânia, Goiás, Brasil
Data:
21/03/2009 09:39:17
Autor:
Carlos Júnior
Publicação:
18/08/2012 17:21