Rápido Araguaia 141-6 em Goiânia por Carlos Júnior - ID:1169753
Matando Saudades ... Alguem lembra dessa fera ae ??? Era Busscar Urbanus II / Scania L113 CL e depois foi re-encarroçado para BUSSCAR URbanuss Pluss - Scania L113 CL com ar-condicionado. Ficaram ate bonitinhos. Ja desativado do sistema desde 2003.
25 comentários
- Leandro 22/07/2012 22:19
Clássico! que linda foto
Erwin 22/07/2012 22:58belissimo pluss, meu xodó
Windy 22/07/2012 23:13a uns anos atras tinha um monte desses urbanuss pluss em um reformadora aqui da cidade, eram iguais a esse, tinha mais de 10, depois sumiram todos, dizem que foram exportados
Carlos 23/07/2012 12:23Leandro Carneiro
Erwin Luiz
Performance, estilo e com ceteza mais que um Classico em nossas cidades. E o melhor com ar condicionado e tudo.Bruno 23/07/2012 12:24Eita Máquiiiiiiina!!!!
Carlos 23/07/2012 12:32Bruno Roberto
Com pose de galã. Achei interessante que antes de re-encarroçar ele, a RAL em todos os L113 CL, virou os escapamentos deles para a esquerda. Isso dava um ronco bem fechado aos Scanias garantindo a imponencia deles.
A HP e Transurb mantiveram o mesmo escape, porem ambas retiraram eles que eram presos ao para-choques e viraram o bocal para baixo. Me disseram uma vez que era para quesito de manutenção, espeiclamente quando dao problemas na bomba injetora que a emissao de gases é enorme.Italo 23/07/2012 12:40Interessante mesmo esse comentário ae ! Parabens pela foto!! eu via muito eles na 262,280 passando ali perto do Mutirama!! Aquele tempo foi boooooom! Saudades!!
Wallison 23/07/2012 17:56Muito show!
Almir 23/07/2012 19:37Show, Pluss+L113CL, bela máquina urbana!
Danilo 23/07/2012 20:41Perfeito todo original.
André 23/07/2012 21:25PARABÉNS PELA FOTO CARLOS
Raider 23/07/2012 21:41Vi ele uma vez em 2003. Só de ouvir o ronco dele nem deu pra acreditar que era dele mesmo.
Carlos 23/07/2012 22:13Wallison Ferreira
Almir Correia
Danilo Matheus Gonçalves da Silva
André Reis
Raider Lopes Martins
Isso mesmo, Raider. Na epoca um belo diferencial na frota do Sistema.Magno 23/07/2012 22:39vichi desde 2003 baixado do sistema, nossa um carrão desse.
Carlos 24/07/2012 12:36Magno dos Santos Barbosa
Pois é, infelizmente amigo. Na epoca o sistema estava em crise e tentaram de toda forma atrair os clientes, porem com um alternativo fazendo a maior bagaça no sistema de Goiania.Bruno 24/07/2012 14:27sistema que com ou sem alternativo não presta, consorcio rmtc não da conta do recado, será que não sabem que goiânia precisa de mais ônibus, o problema não é a velocidade, já que transito de goiânia e uma [****], com ou sem corredor vai ficar superlotado. Lógico algumas medidas devem ser tomadas em relação ao transito mas o grande maravilhoso problema é superlotação, baixa frêquencia dos alimentados e por ai vai......
Carlos 24/07/2012 18:47Bruno Henrique
Bruno Henrique, vamos imaginar alguns fatores aqui:
Mais onibus nas ruas ... mais carros ... mais MASSA operacional nas ruas;
Mistura maluca de carro e Onibus, pontos estrangulados, pessoas correndo pra cima e pra baixo para alcançar os degraus da conquista em razao da BAIXA velocidade operacional dos Onibus, consequencia do aumento de numero de onibus e carros ao mesmo tempo;
- População aumentando, media de 1 carro pra cada habitante e as ruas sao as mesmas ... ;
- Oferta de serviço ja degradada, omissão do poder publico e pessoas e mais pessoas optanto pelo transporte individual e seguida: a bela sugestao - MAIS Onibus !!
Sera que com mais Onibus, a beira do caos exponenciará ainda mais o caos urbano, em especial ao transporte ?? Eu desde que me conheço como gente, enquanto tiver essa mistura maluca de carro e onibus (isso que nao estamos colocando articulados e Biarticualdos como em outras cidades, hein) disputando palmo a palmo as MESMAS e carcomidas ruas e avenidas de nossa cidade + OMISSÃO do Poder Publico que nao realizam no minimo uma parceria Publico privada, com o seguimento a risca do Plano Diretor de uma cidade e atendendo a jogo de interesses Economicos e Politicos (leiam-se comerciantes e mercenários que estao na classe dominante da cidade que se priorizar o transporte vai tirar a clientela dele e que o mesmo vai boicotar a prefeitura com adeptos a boicote em impostos), vamos ver cenas urbanas que já estao virando farofas de tao velhas e corriqueiras no dia a dia de nossa cidade.
Que adianta, comprar 2000 novos Onibus cheirando rosas, com rodomoças, TV, ar condicionado, cassino, jogos de azar e os escambal, se todos vao ficar presos no mesmo Transito, com o mesmo stress, mesmo consumo, instabilidade e 4 a 6 horas presos em Transito ??Carlos 24/07/2012 18:53Bruno Henrique
O dia que tirarem a venda dos Olhos e perceberem que o transporte de massa em veiculos de grande capacidade, segregaçao de vias de carater exclusivo, seja de superficie ou elevado, dando VELOCIDADE OPERACIONAL e claro, maior capacidade de acomodação e ganho no tempo, com mobiliario moderno, com calhas viarias de alto fluxo, Expressos de verdade, IINFORMAÇÂO ao Cliente com multiplas integrações ... meu amigo, ae sim Teremos um Transporte Publico de qualidade.
E tarde demaaaaaaaaaaaaisss estarem com a ilusao que as pessoas vao deixar o carro por tao cedo em casa. Estudos da ANTU apontam que daqui há 10 anos, se nao investirem em estrutura, Plano Diretor e Setorial de Transportes, a população que vai andar de onibus sera 1/3 da que esta hj andando em nossas cidades. E nao vamos muito longe nao, por que a INSATISFAÇÃO é em nivel NAcional.
Cidades como Bogotá é mais do que um exemplo de transporte por BRT. Quando se fala em BRT, nao consigo enxergar nenhum aqui no Brasil. Ainda estamos longes de termos BRT com eficiencia e operacionalidade !
O falta não é Onibus nas Cidades e sim FALTA DE VIAGENS. Ou seja, corredores segregados e um sistema com eficiencia em todas as Unidades, alem de atuarem em parceria, especialmente com a população, que de tao discrente do sistema atual, infelizmente custará a regenerar feridas aplicadas pela Omissão do Poder Publico e do famoso 'to nem ae' das empresas que o que importa é a catraca rodando.
Carlos 24/07/2012 18:57Bruno Henrique
E um verdadeiro absurdo, termos estatisticas que foram deixando, deixando e deixando de lado para tentar de uma hora pra outra consertar tudo na varinha de condão. Em termos dados que pra levarmos 13 pessoas é necessário 10 carros, ja que a proporção (digo Goiania) é de 1,3 carros por habitante.
E pensar que temos um Plano Diretor que infelizmente hj é visto como mais um livro fechado pra falar que tem e que nada é saido do papel. Um exemplo classico é o corredor Eixo Norte Sul que desde o PDTU de 1984 era pra ser implantado 100% com 80% de expansividade da Rede de Goiania. Da mesma forma o circular Metropolitano utilizando o Anel Viario, desde o mesmo periodo, porem entra governo e sai Governo e a lorotada e o Jogo de Interesses Economico e Politico é o mesmo. Infelizmente.Daniel 24/07/2012 21:10carro esquezito ....
Bruno 25/07/2012 09:37Concordo plenamente com vc, o politicos governam pra eles não pro povão, junto com as empresas rodando catraca, mesmo as ações lentas como o desastre (ao meu ver) corredor universitario, o tempo de viagem da praça civica a biblia fez foi aumentar, utiliso todos os dias 020/612 chego a fila não cabe na plataforma fico uns vinte minutos passam três 020 e um 612, chega no ponto de experar o proximo e embarcar a fila continua a mesma os onibus lotados, uma logistica melhor resolveria o problema, não mais onibus, pena que o pessoal da rmtc não vê isso... o governo nunca pensa nisso... poder privado não quer gastar com isso... quem anda de carro [*****] quem anda de ônibus
Realidade, enquanto isso minha vida ouvindo 17-230 EOD todos os dias três horas é meia todos os dias...Carlos 25/07/2012 10:15Bruno Henrique
Pois é, como diz os mamonas assassinas, é uma 'faca de dois legumes' ! O poderio da Burocracia, aliada à propria identidade do Poder Publico e que fica na queda de braço com as empresas concessionarias que vem isso. Porem um detalhe ae:
A RMTC ela é o Consocio Operacional das Empresas 'vencedoras' da licitação realizada em 2007 em Goiania. Porem depende da CMTC - orgao fiscalizador e tecnico publico-municipal, para o desenvolvimento, fiscalização (em conjunto com a AMT), parceria com a CDL (Comerciantes) que implicam com a AMOB (realização de obras e no caso da METROBUs a Agetop e SEINFRA), com aval do SETRANSP e prefetura de Goiania (CMTC de novo), alem da ADEMI - Associaçao de Imobiliarias e tals) para todos numa confaternizaçao mundial cheguem a um consenso. A coisa é complexa ate demais para que sejam aprovado isso.
Para fazer o corredor Universitário foi na verdade um Parto. Se nao houvesse um baita jogo de interesse economico-politico esse corredor não saia. Estavam com as mesmas mungubas, sem os pontos de onibus, bagunça infernal com carro estacionando em frente as 'demarcaçoes' dos pontos de onibus, Pça Universitaria no caos e assim caminhando a humanidade.
Enfim, no frigir dos ovos: Politica. Tudo ja esta no papel, investiram cerca de 10 milhoes à empresa Oficina Consultoria e a VOLVO para desenvolver todo o planejamento do Transporte de Goiania, alem de arquitetos, urbanistas, engenheiros de trafego da CMTC e empresas de transporte, alem do ITS 4 Mobility que é uma coisa para 2017 e anteciparam 8 anos para implantaçao nos Onibus junto com a CCO do Consorcio.Rafaell 02/08/2012 11:37Noosa, que saudade dessas máquinas ultra-luxuosas!! Quando vi pela primeira vez pensei que a RA tinha entrado no ramo de turismo! rsrs. Pena que foram embora, pena mesmo!!!
Carlos Júnior
Carlos, eu achava tão estranho na época quando via esses ônibus zerados, modernões, e quando o ronco soava parecia ônibus velho... kkkkk. Eu não sabia na época que eram reencarroçados...Rafaell 02/08/2012 11:43Bruno Henrique
O 612 é um caos. Não da conta de levar nem 1/3 dos que pretendem embarcar. Se os fiscais deixassem, o povo viajava no teto, rsrs. No Term. Cruzeiro, o ônibus encosta só com os degraus vazios, e a fila literalmente some! É impressionante ver 15 pessoas subindo a escada ao mesmo tempo. Não sei como a plataforma do elevador suporta! rsrs
Tinham mesmo que ressuscitar os articulados da HP pra colocar no lugar das vans VIP 2!Vinicius 12/05/2024 16:42Antigo essa relíquia viu
A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.
As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica
Não foi possível localizar nenhum parâmetro técnico de câmera fotográfica associado a esta imagem.
Texto Acessível
A imagem exibe a foto do ônibus número 141-6 que se encontra na identidade visual da empresa Rápido Araguaia, de Goiânia, Goiás, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Urbanuss Pluss, fabricada pela encarroçadora Busscar. O chassi é um L113CL, fabricado pela Scania. A fotografia foi publicada por Carlos Júnior, em 22/07/2012, na localidade de Goiânia, Goiás, Brasil.
Referência Bibliográfica
JÚNIOR, C. Rápido Araguaia 141-6 em Goiânia por Carlos Júnior - ID:1169753. Ônibus Brasil, 2012. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/carlosjunior/1169753> Acesso em: 27 ago 2025. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.
Ficha Técnica
- Companhia:
- Rápido Araguaia Goiânia, Goiás, Brasil
- Numeração:
- 141-6
- Placa:
- XXX0000
- Carroceria:
-
- Chassi:
-
- Local:
- Goiânia, Goiás, Brasil
- Autor:
- Carlos Júnior
- Publicação:
- 22/07/2012 22:07
Na mesma galeria
Aguarde, carregando...Em outras galerias
Aguarde, carregando...Análise de Consenso - Carroceria
A análise de consenso requer que o registro tenha sido cadastrado com uma placa válida.Análise de Consenso - Chassi
A análise de consenso requer que o registro tenha sido cadastrado com uma placa válida.