Categorias
Políticas e Diretrizes

Quais tipos de fotos não são aceitos?

Este artigo traz as diretrizes em relação a tipos de fotos que não devem ser publicados nas galerias do Ônibus Brasil. Os itens aqui descritos complementam os itens do artigo que lista os tipos de fotos que são aceitas.

1. Sanitários

1.1 Fotos do interior do sanitário de ônibus não são aceitas em nenhuma hipótese.

2. Plaquetas de identificação

2.1 Fotos de plaquetas de identificação do veículo não são aceitas em nenhuma hipótese, seja qual for o tipo da plaqueta, relacionada ao veículo ou seu operador.

3. Peças isoladas

3.1 Fotos de peças isoladas, internas ou externas, não são aceitas em nenhuma hipótese. Portanto, fotos de luzes de leitura, numeração de poltronas, apoios de pernas, painéis de controle de itinerário ou ar condicionado, rodas, pneus ou qualquer outra peça isoladamente, ainda que fazendo parte de um ônibus inteiro, não devem ser publicadas.

3.2 As fotos devem priorizar o registro do ônibus completo.

4. Garagens

4.1 Fotos exclusivamente da fachada ou portões de garagens não são aceitas, para esta finalidade existe o recurso do Google Street View;

5. Frotas

5.1 Fotos de frotas, sem que haja um ônibus específico em primeiro plano, ou em que este apareça muito distante, não são aceitas, por possuírem baixo valor catalográfico.

5.2 Caso haja um ônibus em primeiro plano na imagem, com seus dados legíveis, identificáveis e devidamente preenchidos na ficha catalográfica, poderão ser aceitas normalmente.

6. Aéreas

6.1 Não são aceitas fotos em que o único elemento visível, ou com maior destaque em relação à área da imagem, seja o teto de um ou mais veículos.

6.2 Não há problema caso a imagem seja feita a partir de uma altura superior à do veículo, contudo, deverão estar com maior visibilidade a frente, traseira ou lateral, sem que o teto ocupe a maior porção da área da imagem.

6.3 As fotos permitidas pelo item 2.3.2 devem apresentar os dados do veículo legíveis e identificáveis.

7. Falhas na ficha catalográfica

7.1 Fotos em que seja impossível identificar os dados do veículo fotografado não possuem valor catalográfico, pois não podem ser localizadas pelos sistemas de busca e integração de dados disponibilizados pelo site;

7.2 A impossibilidade de identificação de dados do veículo pela foto pode ser compensada pelo correto preenchimento pelo usuário da ficha catalográfica da fotografia, contanto que haja coerência entre os dados informados na ficha e o veículo fotografado.

7.3 Na impossibilidade de identificação dos dados do veículo, a foto deverá ser removida, porém poderá ser novamente enviada pelo autor.

7.4 Dados ausentes ou inexatos na ficha da foto poderão levar à sua não aceitação ou posterior exclusão, dada a incapacidade de identificação do veículo.

7.5 Uma foto poderá ser considerada não-representativa caso não apresente fácil identificação do ônibus que foi informado na ficha catalográfica. Nesta situação, a foto poderá ter sua ficha alterada, para outro veículo que ocupe a porção mais representativa da imagem, ou removida, caso não seja possível determinar qual veículo ocupa o primeiro plano e a porção mais representativa da imagem.

8. Registros que exponham pessoas

8.1 Registros que exponham a face de pessoas, ou permitam a identificação pessoal por qualquer outra forma, não devem ser publicados, a fim de conservar a privacidade de todos os seres humanos envolvidos na cena.

8.2 Entretanto, o autor da foto poderá utilizar algum programa de edição de imagens para aplicar um efeito, do tipo “máscara de desfoque”, que descaracterize a face das pessoas, tornando a foto apta à publicação.

9. Acidentes

9.1 Fotos registradas em cenas de acidentes que envolvam o ônibus não são permitidas, em nenhuma hipótese.

9.2 Fotos de ônibus acidentados são permitidos na pasta de sucatas, jamais na pasta das empresas e não devem conter o nome da empresa exposto no veículo.

9.3 Fotos de veículos acidentados não devem trazer o veículo com o nome da empresa, a fim de evitar o mal uso da imagem a fim de prejudicar a reputação da companhia.

9.4 Fotos de veículos acidentados poderão ser removidas a qualquer momento, atendendo à solicitação do proprietário do mesmo.

10. Sem nenhum ônibus em primeiro plano

10.1 Todas as fotos de ônibus no Ônibus Brasil devem apresentar um veículo em primeiro plano, sendo que este terá seus dados informados na ficha catalográfica.

10.2 Fotos que não apresentem um ônibus identificável em primeiro plano, não serão aceitas.

11. Outros elementos com maior destaque do que o ônibus

11.1 Em todas as fotos de ônibus, o ônibus deverá ser o elemento principal, de maior destaque. Existindo outro elemento que desvie a atenção, esta não poderá ser aceita.

11.2 Fotos com outros objetos à frente, com ônibus ao fundo, ainda que apresentem um ônibus ocupando a maior porção da imagem, não serão aceitas.

11.3 Deve-se evitar que outros elementos da composição da imagem compitam com o ônibus como elemento principal da imagem.

12. Publicações repetidas

12.1 Não é permitido publicar, mais que uma vez, a mesma imagem. Exceto em situações em que a imagem é substituída por outra com melhor qualidade de digitalização, por exemplo.

12.2 Uma vez encontradas pela moderação, fotos duplicadas serão imediatamente excluídas.

13. Publicações sequenciais

13.1 Não é permitido o envio de fotografias sequenciais, uma vez que estas não agregam nenhuma informação nova em relação à primeira foto enviada.

13.2 Fotos do mesmo ônibus, do mesmo ângulo ou de ângulos muito semelhantes, sem que nenhuma informação nova seja agregada, enviadas pelo mesmo usuário, não são aceitas.

13.3 Uma vez encontradas pela moderação, fotos sequenciais serão imediatamente excluídas.

13.4 Não são permitidas fotos sequenciais que apenas registrem mudanças pontuais no veículo, como faróis acesos e apagados, palavras alternadas no itinerário, rodas esterçadas para diferentes lados, etc.