Categorias
Políticas e Diretrizes

Quais tipos de fotos são aceitos?

O Ônibus Brasil aceita fotos de ônibus – que nesse artigo são referenciados como “veículos”, terminais e pontos de apoio. Abaixo, especificamos quais ângulos e características são aceitos para cada tipo de assunto fotografado.

1. Para veículos, externas:

1.1 Frente e lateral (recomendado);

1.2 Traseira e lateral (recomendado);

1.3 Somente frente;

1.4 Somente traseira;

1.5 Somente lateral.

2. Para veículos, internas:

2.1 Painel de instrumentos completo, sem apresentar cortes no volante e conjunto de botões;

2.2 Visão geral aérea da cabine do motorista e painel de instrumentos. Deve ser registrada com altura que torne possível o registro da área mais ampla possível;

2.3 Visão geral aérea do salão de passageiros. Deve ser registrada com a câmera próxima ao teto do veículo, permitindo a maior visão geral possível da bancada de poltronas;

2.4 Visão aérea do conjunto de poltronas. Deve ser registrada com a câmera próxima ao teto ou à parede oposta do veículo, sem fechar demais nas poltronas fotografadas;

2.5 Visão geral aérea do bloco do motor, em caso de veículo equipado com motor dianteiro. Não deve fechar apenas no motor, permitindo que se visualize também o seu entorno.

3. Terminais Urbanos e Rodoviários

3.1 Devem mostrar a área operacional, utilizada pelos ônibus para espera, embarque ou desembarque. Preferencialmente, deve exibir um ou mais ônibus estacionados.

4. Pontos de Apoio

4.1 Pontos de Apoio são considerados estacionamentos utilizados rotineiramente por diversos ônibus. São considerados pontos de apoio:

  • a) Paradas de ônibus para refeição em rodovias;
  • b) Estacionamentos de locais com alto tráfego de ônibus, como a Basílica de Aparecida – SP e outros pontos turísticos que atraem peregrinações.

4.2 Ao contrário das fotos de Terminais, as fotos de Pontos de Apoio necessariamente devem apresentar ônibus estacionados.