As diretrizes de qualidade fotográfica identificam os principais problemas que resultam na reprovação e remoção de fotos do Ônibus Brasil
1. Ângulos exóticos
Ângulo exótico, foto feita em retrovisor. Ângulo exótico: foto fora de plano, desalinhada com o piso em que o veículo se encontra.
Fotos em que efeitos fotográficos despertam maior atenção do que o próprio assunto. Fotos com a câmera inclinada, fora de plano (desalinhadas com o piso), tiradas em espelhos retrovisores, entre plantas, utilizando filtros ou efeitos como “fisheye”, etc.
2. Baixa definição

Fotos tiradas com câmeras digitais mais antigas, devido à limitação de seus sensores, tendem a ter definição inferior à necessária para se fazer fotos de ônibus com qualidade. Fotos com câmeras digitais com excesso de compactação ou recorte também produzem, como resultado afinal, após o upload no Ônibus Brasil, imagens com definição aquém da mínima desejável.
3. Excesso de compressão

As fotos são arquivos no formato JPG. Este formato, a cada vez que é salvo, perde uma porcentagem de sua qualidade, devido ao algoritmo de compressão que é empregado para reduzir o tamanho final do arquivo. Assim, a cada vez que você edita uma foto, ela perde um pouco mais de sua qualidade de cores e traços. Fotos que foram editadas e salvas muitas vezes ou que passaram por uma compressão com grau muito elevado, perdem sua qualidade de cores e nitidez.
4. Ônibus cortado na foto

Foto em que o elemento principal demonstrado não pôde ser enquadrado totalmente dentro do espaço disponível.
5. Créditos causando poluição visual

Créditos adicionais inseridos pelo usuário na foto não podem ser muito grandes. Se forem sobre o ônibus, devem apresentar elevado nível de transparência.
6. Desfoque


Fotos em que o ônibus apresenta-se total ou parcialmente desfocado devido a movimentos do ônibus ou da câmera.
7. Distorções causadas pelo movimento
Foto em que o elemento fotografado encontra-se distorcido. Distorções podem acontecer pelo movimento do veículo, trepidação da câmera ou até mesmo pela edição em programas de imagens, onde cores e formas podem ser adulteradas.
8. Ônibus demasiadamente distante





Em condições normais o ônibus deve estar ocupando a maior área possível da foto. Caso uma bela paisagem ao fundo ajude a compor a beleza da foto, o autor poderá abrir mão da proximidade do ônibus, desde que seja possível identificar ao menos o prefixo do veículo para fins de catalogação.
9. Ônibus encoberto por pessoas ou objetos






O ônibus fotografado não poderá estar obstruído por pessoas ou objetos. Será feito uso do bom senso a fim de tolerar pequenos detalhes, como, por exemplo, folhagens que encobrem parte do teto de um ônibus estacionado sob uma árvore ou mato que encobre a parte mais baixa da carroceria quando estacionado. Elementos naturais mostrados quando o veículo está em operação, por exemplo, neblina, água de chuva, lama ou barro de atoleiros serão permitidos.
10. Orientação da câmera incompatível com a cena
Fotos laterais de um ônibus exigem uma orientação horizontal da fotografia (modo paisagem). Fotos com orientação vertical (modo retrato) são compatíveis em poucas situações, como, por exemplo, quando apenas a frente ou traseira do veículo é fotografada.
11. Por trás de vidros




Vidros são transparentes mas possuem características muito diferentes das lentes de uma câmera. Geralmente fotos tiradas por trás de vidros adulteram as cores originais e podem ocasionar reflexos e manchas. Por isso, quando for possível identificar que uma foto foi tirada por trás de vidro, esta não deverá ser publicada. Fotos com manchas de sujeira na lente ou problemas no sensor da câmera também não são aceitas.
12. Manchada por raios solares
Raios solares podem incidir direta ou indiretamente, causando a “queima” de parte da imagem.
13. Ônibus mal enquadrado
O ônibus deve ocupar a maior porção da foto. O fundo e o piso nunca devem ocupar mais espaço que o ônibus, exceto quando o fundo ajuda a compor a imagem.
14. Proporções incompatíveis com o espaço
A proporção recomendada para fotos no Ônibus Brasil é 4:3. Fotos em que as proporções (razão da largura dividida pela altura) são muito distantes deste padrão não se adaptam ao espaço disponível e tendem a deixar uma área muito pequena para exibição do conteúdo.
15. Iluminação insuficiente



Fotos em que o ônibus apresenta-se total ou parcialmente escurecido pela falta de iluminação.
16. Excesso de iluminação

Fotos em que o ônibus apresenta-se total ou parcialmente esbranquiçado pelo excesso de iluminação.
17. Excesso de manipulação digital


Fotos que passaram por processo de edição exagerada, alterando níveis de contraste, saturação ou nitidez, que tenha levado à descaracterização de formas ou cores reais do assunto retratado.