Viação Pendotiba 2.1.003 na cidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, por Renan Silva. ID da foto: 9280726.
Itajaí Transportes Coletivos 2935 na cidade de Campinas, São Paulo, Brasil, por Danilo Augusto. ID da foto: :id.
FAOL - Friburgo Auto Ônibus 497 na cidade de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil, por Ademar Taveira. ID da foto: :id.
Itajaí Transportes Coletivos 2940 na cidade de Campinas, São Paulo, Brasil, por Danilo Augusto. ID da foto: :id.
Expresso Pégaso D87432 na cidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, por Kaio de Macedo. ID da foto: :id.
/ 3.584 acessos / 111 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Viação Pendotiba 2.1.003 em Rio de Janeiro por Renan Silva - ID:9280726

111 comentários

  • Victor 17/09/2021 14:01

    Top irmão

  • André Rodrigues 17/09/2021 18:14

    Ficou lindo demais! Carrão

  • Ewerton 17/09/2021 18:14

    Fotão, carro ficou muito bonito

  • Gustavo 17/09/2021 14:46

    Várias empresa do rio comprando VIP 5 e nd de vir vip 5 pra SP

    • Alexandre 17/09/2021 15:32

      Calma.. Depois vem de enxurrada!

    • Herbet 17/09/2021 16:01

      Enquanto a Caio não finalizar as vendas de Vip IV vai demorar um pouco

    • Ícaro 17/09/2021 16:28

      Só entrou mais um produto em linha de produção, não envolve essa questão finalizar A ou B. Até então todos os pedidos ela vem cumprindo com seus clientes. Alendo mais, eles tem porte pra isso. caso não conheça a Caio Induscar.

    • Robson 20/09/2021 11:20

      E nem vai vir tanto assim pra São Paulo (cidade) também. As empresas que podem comprar dianteiro a maioria tá com frota em dia, as ex-coopers que precisam renovar nem precisam de tantas unidades assim.

  • Ícaro 17/09/2021 15:12

    Mais a Move comprou, e é de SP, São configuração SC 15.190 OD MicroMaster.

    • Henrique 17/09/2021 16:08

      Gosto

    • Leonardo Bruno 17/09/2021 19:17

      E em breve outras cooperativas de São Paulo comprarão, aguardem...

  • William 17/09/2021 15:34

    Ficou bonito nessa cor.

  • Renan 17/09/2021 16:02

    CONFIRAM O CANAL ÔNIBUS EM FOCO NO YOUTUBE

  • fabricio 17/09/2021 18:14

    Top

  • Sandro 17/09/2021 18:14

    Essa frente dele ficou sensacional... TOP esse CAIO...

  • Marcelo 17/09/2021 16:31

    Ficou muito bonito mesmo 👏👏
    Parabéns pela foto.

  • Leonardo Bruno 17/09/2021 16:49

    Ficou muito bonito! Bela imagem!

  • Gregorio 17/09/2021 16:56

    Essa empresa troca os veículos a cada quanto tempo?? Pq esse prefixo 2.1.003 era um Vip II, depois virou um Vip III, Vip IV e agora Vip V, são 4 renovações em menos de 10 anos! Ônibus é descartável aí parece kk

    • Rodrigo 17/09/2021 17:08

      Média de 3 anos, não passa disso!

    • Leonardo Bruno 17/09/2021 17:51

      A Pendotiba e a Araçatuba renovam muito bem, ambas com frota constantemente nova e bem vistosa pelas ruas de Niterói! Agora, um detalhe, se posteriormente chegar Vip V para o setor intermunicipal da Pendotiba, ela vai ser a única empresa junto com a Nossa Senhora do Amparo que possuiu toda a geração de Apache Vip em uma mesma pintura despadronizada! Vamos aguardar para ver se dentro de um tempo isto se concretizará...

    • Vinicius 17/09/2021 19:28

      Ultimamente de 2 a 3 anos no máximo

    • Carlos 17/09/2021 20:26

      Em média 1,5 anos .

    • Breno 19/09/2021 19:50

      Não a toa que vimos tantos carros antigos dela no Brasil todo

  • Rodrigo 17/09/2021 17:10

    Melhor empresa de Niterói, melhores carros, máximo de 3 anos de uso. Ar condicionado, tv, wi-fi, suspensão a ar, banco semi rodoviário, carregador USB etc.
    Penas que as outras empresas de Niterói não dão esse valor como a Pendotiba.

    • Leonardo Bruno 17/09/2021 17:40

      Não somente de Niterói como a melhor no estado do Rio de Janeiro, pois no conjunto da obra a Pendotiba e a Araçatuba (mesmo grupo) vencem nos mais diversos quesitos, além dos já apresentados por você, destaco também os funcionários da empresa que trabalham muito bem, pagamentos em dia aos mesmos, carros limpos e com manutenção em dia, várias linhas com funcionamento 24 horas e bons intervalos das linhas na medida do possível, claro que uma linha ou outra pode acabar tendo um intervalo maior, no entanto, sempre se vê carros em abundância da empresa pelas ruas de Niterói...

      Eu mesmo sou usuário ocasional da empresa e sinceramente não tenho nada do que reclamar da mesma... Em comparação ao que era antigamente, a Pendotiba foi literalmente do lixo ao luxo!

    • Leonardo Bruno 17/09/2021 17:43

      Outra empresa da cidade que trabalha bem é a Expresso Miramar, apesar de ter uma frota mais simples, os intervalos de suas linhas são bons e a casa mantém bons funcionários trabalhando, além da conservação de seus carros que também é boa na medida do possível e a frota que também é 100% ar condicionado...

    • Vitor 18/09/2021 12:12

      Ela é de Jacob? Pq esse grupo é muito bom

    • Luiz Ronaldo 18/09/2021 15:39

      gostaria de uma empresa perto disso por aqui

    • Leonardo Bruno 18/09/2021 16:23

      Não é totalmente do Jacob, ele possui apenas uma porcentagem na empresa...

    • Leonardo Bruno 18/09/2021 16:25

      A Pendotiba e Araçatuba pertencem ao grupo da Vera Cruz de Belford Roxo que atualmente também possui a Nossa Senhora da Penha no time...

  • Gabriel 17/09/2021 21:29

    essa renovacao a cada 3 anos, é determinacao da prefeitura ou é por vontade propria das empresas ??

    • Leonardo Bruno 17/09/2021 22:21

      Vontade própria da empresa, pois o valor de revenda fica mais atrativo para a empresa que está vendendo, e a empresa que compra recebe um carro praticamente semi novo, aos que não podem comprar ônibus zero quilômetro...

      Existem empresas que além do transporte de passageiros, ganham bastante dinheiro revendendo os próprios ônibus com baixo tempo de uso, ou seja, lucram em dobro...

    • André Rodrigues 19/09/2021 18:58

      TSA, Amparo, Novacap, NS Penha que o digam kkkk tão bem pra serem chamadas de concessionárias kkkk

    • Ricardo 18/09/2021 12:49

      Com a renovaçao a cada 2 anos os custos de manutençao caem bastante, além da garantia de revenda com valor agregado.

    • Vitor 20/09/2021 10:45

      Faltou a Mathias, outra que repassa carros quase 0 por ai

    • Leonardo Bruno 20/09/2021 19:08

      Assim como a Novacap também, outra empresa que revende carros em bom estado de conservação...

  • Bruno 18/09/2021 12:32

    Melhor sistema de Transporte do Rio de Janeiro, segundo o Bozótuber.
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Lucas 18/09/2021 15:57

      Melhor que o lixão que se tornou o sistema da Capital é.

  • Marcelo 18/09/2021 14:38

    Não vou falar mais nada sobre o superestimado transporte de Niterói. Vou deixar os fanáticos se iludirem.

    • Herbet 18/09/2021 15:12

      E o que tem de ruim?

    • Rodrigo 18/09/2021 15:22

      Cara não vi ninguém falar bem do "superestimado" transporte de Niterói, estou vendo o pessoal falar bem e com razão da melhor empresa de transporte do Rio de janeiro, quem sabe do Brasil. A Pendotiba tem os melhores carros e não digo só em acessórios, mas em limpeza também.

    • Ricardo 18/09/2021 15:55

      O sistema de Niteroi é um dos melhores, porem a Pendotiba/Araçatuba se destacam em tudo em termos de qualidade, mas há empresas no sistema sofríveis, como a Brasilia e a Barreto com frotas velhas e mau cuidadas.

    • Lucas 18/09/2021 16:02

      Não somente a Brasilia e a Barreto. A Ingá também deixa um pouco a desejar.

    • Leonardo Bruno 18/09/2021 16:30

      Todo o sistema de transporte no Brasil é ruim, sem exceções, mas aqui no estado do Rio de Janeiro lanço o desafio de me mostrarem alguma cidade que tenha frota e serviços melhores que Niterói, estou falando de serviços municipais, valendo...

    • EVERSON 18/09/2021 19:19

      você mora na Europa, meu caro?! Eu moro em São Gonçalo, trabalho em Niterói e ao que me diz respeito por ser usuário do sistema de transporte municipal de lá, é bom sim!
      E, se comparado a outras cidades com a mesma quantidade de habitantes, é ótimo!
      O que acho inadmissível é um idiota usar como parâmetro a cidade de Maricá, por ter transporte gratuito e tem veículos refrigerados.
      Maricá ganha quase 1 Bilhão de royalties, e tem uma cidade de 100 mil habitantes.. Enfim, em Niterói não é uma cidade-modelo, mas lembre se que no Estado do Rio de Janeiro, as outras grandes cidades tem um serviço inferior! (Até a própria capital!!!).

    • Leonardo Bruno 19/09/2021 01:14

      Até mesmo porquê não existe cidade modelo no Brasil, pois o país é corrupto e violento em todas as regiões, umas mais, outras menos, mas estes dois quesitos não deixam de existir em lugar algum daqui...

      E com o transporte não seria nada diferente, visto que as empresas são envoltas em cartéis e todo cartel gera corrupção no sistema, fazendo assim com que muitas empresas operem da forma que lhe for mais lucrativa...

      Por essas e outras que pouco veremos ou simplesmente não veremos ônibus mais sofisticados em determinadas cidades e sistemas de transporte que beneficiem ainda mais o usuário de forma direta...

    • Leonardo Bruno 21/09/2021 16:58

      E mesmo assim Everson, se formos analisar o sistema de Maricá a fundo, veremos que os ônibus adquiridos pelo poder público já estão praticamente sucateados...

      Por outro lado fizeram de forma inteligente contratando os serviços da Amparo e da Fiel para realizarem os trajetos gratuitos pelos bairros da cidade, ali podem exigir frota nova (ou semi novos) e com ar condicionado, e que de uma certa forma, os intervalos em algumas linhas são grandes...

  • Marcos André 18/09/2021 15:33

    Botou a Flores e a Amparo no chinelo, esse carro só fica bonito sem janela, só com vidro colado. Parabéns para a foto!

    • Lucas 18/09/2021 16:04

      Concordo. O modelo parece que foi feito para esse tipo de configuração. Ao menos que pintem a moldura das janelas de preto.

  • Gabriel 18/09/2021 17:14

    outra duvida, com esse renovacao a cada 2, 3 anos, eles sao financiados ou pagos a vista ?

    • Lucas 18/09/2021 18:46

      Normalmente faz girar o capital dentro do próprio grupo. Um exemplo é o Jacob Barata, que além do Banco Guanabara, tem a Guanabara Diesel, Guanabara Seminovos, etc... Ganham na hora de comprar, financiar e revender.

  • EVERSON 18/09/2021 19:21

    Minha curiosidade é ver VIP V chegando na Araçatuba, por ser menor.. Será que vem SC ou normal?
    Belo registro!

    • Lucas 18/09/2021 19:33

      Acho que nesta geração do VIP não existe mais a versão SC.

    • Marcelo 18/09/2021 19:42

      Provavelmente na versão normal, seguindo o padrão da Pendotiba.

      Lucas Bernardo, sim, existe a versão SC! Inclusive, Nossa Senhora da Penha e Flores estão nessa versão. Basta olha a faixa intermediária entre o para-brisa e a tampa da grade frontal. Na versão SC não existe essa faixa intermediária e dessa vez o para-brisa é o mesmo nas duas versões e foi uma bela sacada da Caio nesse quesito.

    • Marcelo 18/09/2021 19:45

      Lucas, compare com esse aqui e veja como o para-brisa é colado com a tampa... https://onibusbrasil.com/...ontext=bodywork

    • Leonardo Bruno 19/09/2021 01:07

      Sem dúvida deve chegar dentro de um tempo Vip V para a Araçatuba, acredito que talvez não seja SC em se comparando com a Pendotiba, mas com certeza serão 1519...

    • Caio 19/09/2021 11:25

      Na verdade essa diferença entre a grade e o para-brisa é por causa da suspensão a ar. Lembre que nos VIP que tem suspensão a ar, a ponteira do para-choque era "maior", agora essa diferença de altura fica nessa faixa abaixo do para-brisa. A versão SC a diferença continua no para-brisa, inclusive o único SC que saiu até agora foi aquele protótipo prata do lançamento.
      Esse da Pendotiba ficou top demais!!

    • Ícaro 19/09/2021 11:58

      Negativo Caio Luiz, procure si informar melhor sobre o que é um SC, esta bem desinformado. Aqui mais um ilustrando indo de encontro aos comentários do Marcelo https://onibusbrasil.com/...ontext=bodywork

    • Ícaro 19/09/2021 11:59

      Sobre outro que ele mesmo citou, https://onibusbrasil.com/...ontext=bodywork

    • Ícaro 19/09/2021 12:02
    • Caio 19/09/2021 12:09

      Esse é um SC: https://onibusbrasil.com/...ontext=bodywork
      Tem a janela dos passageiros na mesma linha da janela do motorista e o para-brisa menor.
      Esse é um STD: https://onibusbrasil.com/...ontext=bodywork
      A linha da janela do passageiro fica acima da janela do motorista. Mesmo caso da NS Penha, Flores e Pendotiba.
      Insisto, essa diferença no espaço entre a grade e o para-brisa se dá pelo veículo ter suspensão a ar ou não, como falei, no VIP que tem suspensão a ar essa diferença de altura era nas ponteiras dos para-choques, agora está nesse vão.

    • Tiago 19/09/2021 14:01

      Tudo errado Ícaro kkkkkkkkkk Ambos são a versão principal da carroceria que é mais alta.
      Creio que esteja certo, Caio, foi a explicação mais coerente até agora. Agora esse da 1001, Pendotiba e etc eu acho que não são chamados de STD, já que pelo histórico, STD (Standart) eram versões na mesma altura da SC, porém com acabamento mais simples e barato.

    • Leonardo Bruno 19/09/2021 17:45

      Até hoje no Vip IV nunca consegui reparar visualmente a diferença do com e sem suspensão a ar, não consegui enxergar isso até hoje nele...

    • Caio 19/09/2021 17:53

      Leonardo, vou lhe mostrar:
      Esse tem suspensão a ar, repara na ponteira do para-choque "caída": https://onibusbrasil.com/...ontext=bodywork

      Esse não tem suspensão a ar, veja que a ponteira do para-choque é diferente, com uma leve curva pra cima: https://onibusbrasil.com/...ontext=bodywork

      Espero ter ajudado!

    • Tiago 19/09/2021 19:21

      Sim Marcelo, eu já sabia sobre a explicação dada no vídeo, o que eu discordei ali foi apenas o Ícaro denominando quais carros eram isso e aquilo de forma errada, já que único na versão SC que saiu até o momento foi o de lançamento, os demais são na versão mais alta, que não sei se tem um nome próprio, então vou chamar de 'completa'.

    • Marcelo 19/09/2021 19:24

      Caio e Tiago, quando puderem, assistam a live que o Portal do Ônibus fez com o protótipo, veja à partir do minuto 29:30 a explicação do representante da Caio, Gildo Vendramini, sobre isso. Se após assistirem, ainda mantiverem a ideia do que é ou não versão SC, aí é com vocês. https://www.facebook.com/...watch_permalink

    • Marcelo 19/09/2021 19:28

      Tiago, você continua equivocado. O carro de lançamento é versão normal. os SC não tem a faixa intermediária abaixo do para-brisa. Nesse caso, o da Flores, os da Nossa Senhora da Penha, assim como esses da SPTrans, são mais baixos na versão SC. Só observar: Tendo faixa intermediária, versão normal. Não tendo, versão SC. Tendo faixa ainda mais larga, versão BRT. Espero ter ajudado na explicação.

    • Ícaro 19/09/2021 19:29

      Boa Marcelo, como digo sempre, fonte segura é outra coisa.

    • Marcelo 19/09/2021 19:31

      Tiago, ponha as duas fotos lado a lado e veja a diferença abaixo do para-brisa https://onibusbrasil.com/...ontext=bodywork

    • Tiago 19/09/2021 19:42

      Meu filho, esqueça um pouco a dianteira e pegue fotos de lateral pra vê se percebe a diferença de altura.
      Versão mais alta sem suspensão a ar:
      https://onibusbrasil.com/...ontext=bodywork
      Versão mais alta com suspensão a ar:
      https://onibusbrasil.com/ba2467/9280726?context=bodywork
      Versão SC com suspensão a ar:
      https://onibusbrasil.com/ba2467/9076554?context=bodywork

      Observe o balanço dianteiro, que na versão com suspensão a ar a saia é no nível da saia do resto da saia do ônibus, bem baixo. Já na versão sem suspensão a ar, ela não vai até o nível do resto da saia da carroceria, essa diferença faz a dianteira mudar e alterar o espaço entre tampa dianteira e para-brisas.

    • Tiago 19/09/2021 19:43

      Infelizmente a foto do Vip da Flores não é muito boa, mas caso queira ver a saia do ônibus com a alteração que disse, olhe fotos do Vip V da Movebuss, que não tem suspensão a ar.
      Tem no Google.

    • Ícaro 19/09/2021 19:56

      Tiago, realmente você não prestou atenção no video ou não viu, além de outras informações citadas. Quem sabe um dia você e outros abrem a mente para os produtos das montadoras do que realmente é. Abraços a todos e Boa noite.

    • Tiago 19/09/2021 19:57

      Ah, lembrando que o Gildo apenas CITOU a diferença de altura nas versões anteriores, não afirmou que é daquele jeito hoje.
      Repetindo, você perceberá a diferença observando a ponteira do carro, posição da janela do motorista e o tamanho da chapa lateral entre a saia e as janelas.

    • Marcelo 19/09/2021 20:15

      Tiago, desculpe, mas não vou me prolongar nesse debate... se você realmente assistiu o vídeo, viu as fotos pra comparação e ainda assim mantém a sua lógica, nada posso fazer. Só lamento.

    • Tiago 19/09/2021 20:19

      Isso tá com cara de quem viu que tá errado e tá saindo fora...
      Mas tudo bem, vai lá! 👍
      De qualquer forma, que apareça logo uma confirmação real de como é de verdade.

    • Leonardo Bruno 20/09/2021 01:35

      Obrigado Caio, reparei na diferença sim, é um tanto sutil mas deu para perceber! Valeu!

    • Marcelo 20/09/2021 13:44

      "Ah, lembrando que o Gildo apenas CITOU a diferença de altura nas versões anteriores, não afirmou que é daquele jeito hoje."

      Daí já vi que você não prestou atenção no vídeo, pois ele fala exatamente que no Vip V não mexerão mais em para-brisa e vigia traseiro e que as mudanças de altura seria naquela faixa abaixo do para-brisa, tanto pro SC, normal ou BRT.

      "Isso tá com cara de quem viu que tá errado e tá saindo fora...
      Mas tudo bem, vai lá! 👍"

      É sério mesmo isso, Tiago?

      Tá bom, eu tô errado e você está certo! Então agora eu vou esperar você me mostrar a sua teoria... a prática eu mostrei com fotos comparativas da realidade... Faz assim: pegue uma trena e meça a altura de ambos, fotografe esse ato e mostre. Fora isso, jogo pra você a pecha de que viu que está errado e continua com a birra kkkkkkkkkkkk

    • Ícaro 20/09/2021 13:57

      kkkkkkkkkk ser papagaio nessas é fogo Marcelo. A mesma matéria, a mesma prova, e não sabem colar. Ainda bem que já sabiamos que ia dar nisso kkkkk povo teimoso é assim mesmo, liga não.

    • Tiago 20/09/2021 14:39

      Mas já mostrei mostrei a minha teoria, e com fotos onde se percebe claramente o que estou dizendo.
      A sua teoria eu já não aceitei totalmente pois no único modelo SC que saiu até o momento, o detalhe que você disse definir as versões foi 'quebrado'. Se segundo o que você entendeu do vídeo, a versão SC não tem aquele espaço entre a tampa e o vigia, não faz sentido o carro de lançamento ter esse espaço, já que o mesmo é SC, basta olhar as laterais com atenção e vai perceber o que estou dizendo.
      Mas enfim, é uma opção sua não levar a sério meu ponto de vista, então que seja.

    • Marcelo 20/09/2021 15:29

      Ok, Tiago! Ficamos assim: Você segue sua teoria e eu sigo a minha lógica e ninguém fica triste!

      Outro detalhe: Quem afirma que o protótipo de lançamento é versão SC? Onde está essa informação?

    • Tiago 20/09/2021 16:33

      Por enquanto, desconheço de afirmação oficial, então não direi com 100% de certeza, mas é bem visível que ele é mais baixo que os demais fabricados até o momento, como da Penha ou 1001.

    • Tiago 20/09/2021 16:34

      Alias, afirmação oficial sobre o modelo de lançamento em si provavelmente nunca conseguiremos, então resta esperar que, por exemplo, empresas de Belo Horizonte adquiram do modelo, já que é a certeza de vir a versão mais baixa, talvez será melhor pra nós fazer a comparação a partir desse momento...

    • Ícaro 20/09/2021 18:05

      Eu prefiro segui a lógica, já que teoria são diversas. E as teorias citadas não batem de jeito nenhum com relação as informações da Caio Induscar.

    • Marcelo 20/09/2021 18:26

      Tiago, viu que quando debatemos sadiamente, podemos chegar em algum lugar? Faremos isso: aguardar pelas empresas costumeiras a comprar o SC e teremos essa dúvida sanada! Esse hobby tem muitas variações nos modelos e sempre teremos coisas assim pra debater, ensinar e aprender. Vamos passar uma borracha nas palavras truncadas e esperar as próximas aquisições pra entendermos essas peculiaridades.

    • Tiago 20/09/2021 18:50

      Bom, nenhum de nós passamos do ponto em algum momento, então foi um debate legal sim!

      Ô Ícaro, quais são essas informações lógicas que você diz ter? Pô, diz aí pra gente, Marcelo e eu apresentamos detalhes das formas que cada um acredita ser a correta (nenhuma das duas oficialmente confirmadas) e você escondendo fatos aí?!

    • Ícaro 20/09/2021 18:53

      Mudo...não sou papagaio, é só ler acima, grato pela atenção.

    • Tiago 20/09/2021 19:13

      Entendi, tipo o comentário que deu uma de fanfarrão pra cima do Caio e disse que o Vip da Penha, que por sinal é bem alto, era SC, né?! Enfim, seus 'fatos'.
      Agora, se você estiver considerando que a teoria do colega ali são fatos, saiba que não são, tanto eu quanto ele não apresentamos nada além de teorias.

    • Ícaro 20/09/2021 19:37

      Obrigado pelo elogio, Marcelo não é meu colega, é meu amigo, assim como outros que estão aqui e comentaram aqui. Não preciso baixar ao seu nível pra me sentir melhor, pois sei muito a diferença de curtir bom e velho hobby! Pessoas como vc agente deixa passa batido ou si diverte. Se voce ja leu e entendeu o que eu quis dizer é só aguardar, tomara que esteja vivo até lá pra saber das coisas e principalmente saber respeita ao próximo, aceita ser corrigido. Sério mesmo, dar pena de ler comentários desse tipo, eu respondo com maior alegria sem estresse algum, tão jovem e estressado, pobre coitado. Infelizmente o OB disso ta cheio disso, uma infestação de desinformação, papagaios, dono da razão, sendo que o debate passa longe e acaba faltando conhecimentos, que é o recheio do bolo. Já que da sua parte falta educação, da minha sobra, abraços e fique na paz.

    • Andre 22/09/2021 10:26

      Parece que os da Pendotiba, N.S. Penha e Flores são mais baixos do que os da 1001.
      Reparem no "caimento" entre o para-choque dianteiro e a saia dianteira é inexistente nos da Pendotiba e Flores, independentemente da suspensão a ar: https://onibusbrasil.com/ba2467/9280726?context=bodywork
      https://onibusbrasil.com/...ntext=bodywork.
      Agora, como a carroceria parece ser mais alta no da 1001, é mais perceptível o caimento entre para-choque e saia: https://onibusbrasil.com/...ntext=bodywork.
      Não dá pra saber se os três são versões normais do Vip V, ou se Flores e Pendotiba são SC e o da 1001, uma versão normal, ou se há uma versão intermediária entre a SC e a normal, onde o da Pendotiba se enquadraria.
      Outra coisa que muda entre as versões é o espaçamento entre caixa de roda dianteira e a porta dianteira, no Pendotiba, o espaço é um pouco maior: https://onibusbrasil.com/...context=company
      No da 1001, espaço entre a caixa da roda direita e a porta de embarque, é inexistente: https://onibusbrasil.com/phsantos/9233464?context=prefix

    • Tiago 20/09/2021 20:00

      kkkkkkkkkkkk tá certo, vou guardar a sua exagerada nota de repúdio.
      Abração! 👋🏻

    • Caio 05/10/2021 19:29

      Segue foto de um VIP V SC de fato, onde ele tem o para-brisa menor, janela do passageiro alinhada com a do motorista e ainda assim tem o espaço maior entre a grade e o para-brisa devido a suspensão a ar.
      https://onibusbrasil.com/...ontext=bodywork
      https://onibusbrasil.com/...ontext=bodywork

    • Marcelo 05/10/2021 19:46

      Caio, se você diz "de fato", então atesta que esse é um SC? Eu já não acredito em mais nada sobre isso. Desculpem, mas só vou acreditar nos meu olhos e a fita métrica, depois de tantas informações sobre o tema... já estão falando que tem a ver com suspensão a ar ou mola, etc, então vou à luta procurar tirar essa dúvida kkkkkkkkkkkkkkkk

    • Caio 05/10/2021 20:04

      Marcelo, como você disse no comentário acima que era melhor esperar uma empresa que compra VIP SC, a NEXT comprou um lote de mais de 100 VIPS e todos SC. Também citei acima alguns diferenciais visíveis entre o STD e SC como o para-brisa e o alinhamento da janela do motorista com a dos passageiros. São detalhes, mas se prestar bem atenção irá notar que há diferença. Abraço!

    • Marcelo 05/10/2021 20:18

      Então... só que a informação que tive anteriormente, é que não existirá mais diferença no tamanho do parabrisa e que o ajuste de altura da frente se daria naquela faixa, visto que a parte de baixo é separada e move conforme o projeto, por isso digo que vou esperar pra medir o tamanho da saia e blusa e ter essa certeza.

    • Tiago 06/10/2021 02:19

      Esses de fato são SC, muito bonitos por sinal.
      O para-brisas e o vigia traseiro, pelo que vem sendo falado desde o dia do lançamento, não mudam entre as versões, apesar de deixar essa impressão.
      Agora, que essa dianteira muda de acordo com a suspensão do carro, isso sim eu acredito que seja verdade, é o que todos os detalhes entre os veículos que saíram apontam, como citei em vários comentários acima.

    • Gustavo 06/10/2021 03:14

      A verdade é que, ainda que seja improvável, a pessoa da CAIO que passou a informação sobre o Vip SC pode ter errado. Se havia alguma dúvida sobre o demonstração ser diferente, a unidade da Next veio pra comprovar, já que ela confirma tudo o que foi observado no primeiro. Estão lá o janelão alinhado com a linha das janelas, o espaço acima do janelão (aonde vai o logotipo "Apache Vip") bem menor, as lanternas que terminam acima da linha das janelas... E em ambos a faixa larga abaixo do para-brisa está lá, logo ela não pode ser a explicação pras diferenças de altura das versões.

    • Tiago 06/10/2021 04:49

      É verdade! Aparentemente aquela faixa muda de acordo com a suspensão do carro.
      E falando nisso, o que chegou para a Osasco, que tem suspensão a ar e não é SC, está me quebrando a cabeça...
      O balanço dianteiro tem a saia mais baixa, à nível do resto do ônibus, que é um detalhe dos Apaches V que tem a suspensão pneumática. Porém, a dianteira segue o padrão, que segundo a ideia que Caio e eu apresentamos, é para os modelos com suspensão comum.
      Pela ponteira do para-choque deu pra ver que subiram bastante a frente ao invés de deixar na altura dos outros exemplares e assim criar aquele espaço a mais abaixo do para-brisas.
      Aí fica a minha dúvida, será um caso a parte, ou tem a ver do veículo ser Volkswagen? Os modelos sobre esse chassis ela costuma mudar alguma coisa, como a janela do motorista.
      Enfim, a Caio tem mania de inventar moda e deixar todos confusos, por isso a cada dia e a cada debate, como esse aqui, eu fico mais ''cansado'' de tentar entender o que é cada coisa nos modelos da dela. kkkkkkkkkkkkk

    • Tiago 06/10/2021 04:52
    • Gustavo 06/10/2021 04:56

      Pois é, o Osasco é um caso curioso. Eu fiquei pensando sobre, e só consegui imaginar que deve ter algo relacionado com a homologação da SPTrans (já que o carro tá no padrão dela). Vai dar pra saber melhor quando saírem outros ODS pra outras cidades, e outros Vip V com suspensão a ar pra SP tb.

  • Ismael 19/09/2021 07:32

    Aí sim hein. Aos poucos o Vip V vai ganhando as ruas. Enquanto vierem nessa configuração de ar condicionado e vidros colados tá bom

  • Mauro César 19/09/2021 19:44

    A Brasília ultimamente vinha recebendo carros da Pendotiba e por último da Araçatuba. A frota dessa empresa e Barreto deixam a desejar e muito. será que vão renovar a frota com os novos apache VIP V?

    • Leonardo Bruno 20/09/2021 01:38

      Pode até ser que a Brasília venha de Apache Vip V zerado dentro de algum tempo, lembrando que a mesma possui também Vip IV zerado de fábrica e que foi inclusive um dos primeiros veículos a serem emplacados já no padrão Mercosul!

      Aliás, se a Brasília vier a adquirir Vip V um dia, ela também será uma empresa que possuiu a família Apache completa em sua frota ao longo do tempo...

      Já a Barreto eu não sei como ficará a empresa, talvez viverá de usados também, não sabemos ao certo o seu futuro...

    • Leonardo Bruno 20/09/2021 01:44

      Na verdade, completa não totalmente, pois faltará apenas o Apache S22 que não foi adquirido por nenhuma empresa no estado do Rio de Janeiro... Mas a família Vip sim estará completa se porventura a Brasília vier a adquirir o Vip V um dia...

  • Bruno 19/09/2021 21:10

    Lindo carro

  • João 20/09/2021 00:58

    Linda foto, carro muito bonito por sinal!

  • Heitor 26/09/2021 16:09

    Quantas unidades a Pendotiba comprou?

    • André Rodrigues 27/09/2021 11:23

      10

    • Leonardo Bruno 26/09/2021 23:52

      Se não me engano são 10 unidades...

  • Matheus 27/09/2021 05:42

    Ficou muito lindo, as empresas do RJ da um show nas skins dos veículos, gosto muito da pintura da Real, Novacap, Flores e etc e essas pinturas de niteroi é linda

  • Gabriel 29/09/2021 11:11

    sinceramente eu nao consegui distinguir SC de STD, eu so consigo ver aqueles vip 4 na configuracao BRT em que eles tem parachoque maior, as janelas sao mais altas...ali é feio...kkk https://onibusbrasil.com/...?context=prefix

    • Tiago 29/09/2021 15:24

      Esse BRT nem se fala, além de feio é um projeto bem besta.
      Do Vip IV para baixo o melhor jeito de saber é olhando o alinhamento da janela do motorista com a do passageiro.
      Olhando de baixo para cima, se a do motorista estiver na mesma altura, é SC, se for mais baixa é a versão padrão.
      No V o alinhamento das janelas parece existir ainda, porém os para-brisas e vigia traseiro não mudam entre as versões, detalhe que mudava no I(?), II, III e IV.
      Vip SC: https://onibusbrasil.com/snipesfotos/5762481?context=prefix
      Vip Padrão: https://onibusbrasil.com/GabrielBrook/8541246?context=prefix

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 2.1.003 que se encontra na identidade visual da empresa Viação Pendotiba, de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Apache Vip V, fabricada pela encarroçadora CAIO. O chassi é um OF-1721L BlueTec 5, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por Renan Silva, em 17/09/2021 e consta como tendo sido registrada em 17/09/2021, na localidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Referência Bibliográfica

SILVA, R. Viação Pendotiba 2.1.003 em Rio de Janeiro por Renan Silva - ID:9280726. Ônibus Brasil, 2021. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/ba2467/9280726> Acesso em: 26 abr 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Viação Pendotiba Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Numeração:
2.1.003
Placa:
<< Sem placa >>
Carroceria:
CAIO
Apache Vip V
Chassi:
Mercedes-Benz
OF-1721L BlueTec 5
Local:
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Data:
17/09/2021 14:00:00
Autor:
Renan Silva
Publicação:
17/09/2021 14:00