Auto Viação Água Verde JB008 na cidade de Curitiba, Paraná, Brasil, por João Silva. ID da foto: 5729141.
Viação Castelo Branco 25134 na cidade de Curitiba, Paraná, Brasil, por Guilherme Bomfim. ID da foto: :id.
Auto Viação Reginas RJ 110.011 na cidade de Mangaratiba, Rio de Janeiro, Brasil, por Pietro dos Reis Gonçalves . ID da foto: :id.
Decdil Turismo 2173 na cidade de Aparecida, São Paulo, Brasil, por Rogerio Marques. ID da foto: :id.
Auto Viação Reginas RJ 110.011 na cidade de Mangaratiba, Rio de Janeiro, Brasil, por Pietro dos Reis Gonçalves . ID da foto: :id.
/ 2.090 acessos / 15 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Auto Viação Água Verde JB008 em Curitiba por João Silva - ID:5729141

15 comentários

  • Santiago 29/09/2023 23:10

    Que preciosidade!! Curitiba é o paraíso da busologia!

    • Giovanni 02/10/2023 21:31

      Já foi, agora esqueça, é só caminhão pra lá e pra cá.

    • Osvaldo 04/10/2023 15:11

      Todas as linhas dos expressos e 90% dos interbairros tem veículos com articulação, além disso as alimentadoras e troncais de grande demanda continuam com veículos pesados (inclusive articulados). Pessoal reclama dos dianteiros, mas não tem como ficar carro pesado batendo lata dia inteiro, reverte na piora da planilha...

    • Giovanni 06/10/2023 00:17

      Não tem como ficar veículo batendo lata, mas já foi o tempo de ter uma reorganização geral do sistema. Vivemos da fama dos anos 90.

    • Osvaldo 06/10/2023 15:45

      Como seria esta reorganização Giovanni, em poucas palavras.

    • Giovanni 26/10/2023 20:49

      Osvaldo, em poucas palavras, basta abrir a mente.

    • Osvaldo 27/10/2023 10:33

      Giovanni, é o que todo mundo que reclama se resume. Não sabe o que precisa mudar, apenas "acha" que precisa e fica no achismo. Sabe por que? Porque quando começa a colocar no papel e comparar, sabe que é o melhor sistema do país ainda.

    • Diogo 27/10/2023 11:02

      Antigamente eram carros motor traseiro porque o diesel era muito mais acessível as empresas de ônibus, e a população que utilizava ônibus era muito superior, como disse o Osvaldo, sempre entrou na planilha.
      Essa diminuição de "ônibus pesados" tem a ver com a planilha principalmente, e em parte por manter o atendimento de 500 metros para o usuário.

    • Osvaldo 27/10/2023 11:14

      E Diogo, conforme sabemos, ainda continuamos com toda a frota de expressos e quase toda do interbairros, além de uma parte dos alimentadores e troncais com carros pesados... Tudo tem seu custo.

    • Giovanni 31/10/2023 20:50

      Osvaldo, você pediu em poucas palavras. Sei muito bem o que pode mudar e não duvido da sua capacidade de também ter noção das mudanças que melhorariam o sistema. Mas, já que você não ficou satisfeito, então reflita sobre o que era o sistema modelo dos anos 90 com o atual. Fomos e somos exemplo mundial, adoramos viver dessa propaganda e não discordo que ainda é referência, mas será que, hoje, é tudo isso mesmo? Basta ver os números de passageiros diminuindo ano após ano; ainda temos regiões da cidade que não são bem servidas e não possuem integração; nossos ônibus são praticamente as versões mais básicas do mercado; os terminais mais antigos estão extremamente defasados e sobrecarregados; várias estações tubo são mal dimensionadas; temos empresas com frota praticamente inteira vencida há muitos anos; não temos mais o amarelo do convencional e o azul do ligeirão "para conter custos"; tivemos uma "licitação" em 2010; enfim, não dá pra responder em poucas palavras. Muito pelo contrário, dá pra ficar muito tempo debatendo ideias e possíveis mudanças. E pra você, tá tudo ok?

    • Osvaldo 01/11/2023 11:23

      PARTE 1
      Giovanni, sua CAPACIDADE de análise então deve ser notória.
      - Continuamos sendo exemplo mundial. Na verdade acho a palavra exemplo muito forte e não pode ser aplicada porque cada cidade tem seu contexto. Creio que uma palavra técnica seria "referência" que vc mesmo usou.
      - O modelo dos anos 90, se vc tem capacidade de análise mais técnica e menos passional do sistema, é que trouxe diversas dificuldades que infelizmente influenciam até hoje o sistema. Mas se quiser posso te passar a relação de frota de 1990 e vc pode comparar de verdade, creio que ficará assustado com a frota "real" da época que provavelmente não lembre devido a sua idade. Ficaria pasmo, te garanto.
      - Se vc tem o mínimo de capacidade analítica deve saber que diversos fatores influenciaram a queda da demanda, e neste caso já que a crítica é sobre Curitiba especificamente, diga-me UMA SÓ cidade que teve aumento da demanda no mesmo período e nas mesmas condições. Só não vale exemplo de pesado subsídio ou tarifa zero ok. Não encontrará uma do mesmo porte que não tenha passado pelas mesmas dificuldades e eu citaria a goumertização do povo como a principal. Apps (que a prefeitura tentou impedir inclusive, cumprindo sua função), financiamento de veículos a longo prazo, benesses de transporte de políticos, pandemia (medo do outro), enfim...

    • Osvaldo 01/11/2023 11:23

      PARTE 2
      Giovanni
      - Nossos ônibus são as versões básicas do mercado. Ando pelo Brasil e posso te dizer que de básico nada temos. A não ser que queira andar em piso de alumínio com catraca de cima até embaixo, sem espaço no corredor e COM TODA A FROTA com motor dianteiro. Desculpe, estamos longe disso. Não diria que estamos no top, longe disso, até porque tem um custo. E tem a ver com a goumertização que referenciei acima.
      - Em relação à frota vencida se vc ler o edital que citou, não existem empresas mas sim consórcios e infelizmente existe a compensação. Mas concordo, eu não gostaria de ser usuário de duas delas em específico. E neste sentido oriento que busque o vereador em que votou quanto a questionar o poder executivo, gerenciador e fiscalizador do sistema. Já fez alguma vez? Senão é só mimimi, te digo, mimimi na internet não muda a realidade.
      - Se vc não concorda que diminuir custos é importante para o sistema pois como vc mesmo disse temos perdido demanda... evidentemente que termos uma frota reserva azul e uma vermelha aumenta os custos não?
      Nunca está tudo ok, mas não me prendo em avaliar negativamente um sistema pela falta de ar condicionado ou reclamando que tem uma parte da frota com (ótimo) micrão, se este mesmo está batendo lata maior parte do tempo. E pondero questões técnicas, financeiras que vão além do "querer" ou "achar".

    • Giovanni 24/11/2023 11:57

      Osvaldo, aproveitando da sua CAPACIDADE, vamos continuar o debate.

      - "Continuamos sendo exemplo mundial."
      A palavra "referência" que eu usei cabe muito bem. Sabemos o que o nosso transporte foi e o potencial que tem. Não pode ser simplesmente copiado sem analisar o contexto de cada local (incluindo a própria Curitiba).
      - "O modelo dos anos 90..."
      Nessa eu uso o teu próprio texto: "...trouxe diversas dificuldades que infelizmente influenciam até hoje o sistema". Apesar de conhecer a frota do sistema por fotos, fóruns, conversas e planilhas, talvez você possa postar mais algumas fotos do seu acervo pra enriquecer ainda mais a discussão.
      - "A queda da demanda."
      Gostei e concordo com o termo gourmetização do povo, é uma realidade difícil de mudar. Mas a prefeitura tentar apenas impedir a entrada de apps é uma ação um tanto quanto autoritária, visto que os aplicativos trouxeram uma nova dinâmica que a gerenciadora não soube como competir, assim como na maioria das grandes cidades. Não dá pra negar que muitos deslocamentos tem sido muito mais vantajoso fazer via carro de aplicativo do que via transporte coletivo (tempo x custo x distância), apesar de ser mais um (vários) carros na rua afetando a mobilidade como um todo para favorecer o individual. Eu particularmente abri mão de usar carro/ônibus na cidade e substitui pela bicicleta, tem sido muito mais rápido e prático (e seria bom se tivesse algum tipo de integração entre esses modais).

    • Giovanni 24/11/2023 11:57

      Parte 2

      - "Versões básicas do mercado."
      Também tenho tido a oportunidade de conhecer várias cidades do Brasil e usar o transporte coletivo. Curitiba poderia estar muito mais para um padrão São Paulo (em qualidade de ônibus).
      - "Frota vencida."
      Sim, já busquei o vereador e outros canais da prefeitura além da internet. Infelizmente a licitação não foi interessante para os usuários, ficamos na expectativa que o edital da próxima possa elevar o padrão de prestação de serviço.
      - "Diminuir custos é importante."
      Com certeza é. Mas diminuir custos não precisa significar diminuir conforto. Sabemos que há muitas formas de buscar recursos para otimizar a saúde financeira do sistema (bussdoor, publicidade em terminais, parcerias público-privadas, otimização de linhas e demandas, etc...).

      Na minha opinião, acabamos caindo no comodismo de ser a referência, mas não conseguimos enxergar os problemas que temos. Assim como o salário mínimo não é o ideal, o transporte também pode ser pensado assim. Tomara que a licitação possa voltar a um transporte modelo, com boa oferta x procura. Outro ponto interessante para a discussão é o expressivo aumento populacional da Região Metropolitana de Curitiba, que nos últimos 12 anos aumentou em mais de 520 mil/hab, segundo dados do Governo.

  • Richard 30/09/2023 00:35

    Sensacional 👏🏽

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Não foi possível localizar nenhum parâmetro técnico de câmera fotográfica associado a esta imagem.

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número JB008 que se encontra na identidade visual da empresa Auto Viação Água Verde, de Curitiba, Paraná, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Urbanus 1990, fabricada pela encarroçadora Busscar. O chassi é um L113CL, fabricado pela Scania. A fotografia foi publicada por João Silva, em 11/02/2018, na localidade de Curitiba, Paraná, Brasil.

Referência Bibliográfica

SILVA, J. Auto Viação Água Verde JB008 em Curitiba por João Silva - ID:5729141. Ônibus Brasil, 2018. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/andarilhocarioca/5729141> Acesso em: 24 abr 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Auto Viação Água Verde Curitiba, Paraná, Brasil
Numeração:
JB008
Placa:
ADC2173 SCANIA L113 CL 1992/1992
Carroceria:
Busscar
Urbanus 1990
Chassi:
Scania
L113CL
Local:
Curitiba, Paraná, Brasil
Autor:
João Silva
Publicação:
11/02/2018 00:45