Viação Cidade Sorriso XY036 na cidade de Curitiba, Paraná, Brasil, por Adriano Santos Pereira. ID da foto: 5853232.
Real Maia 1725 na cidade de Belém, Pará, Brasil, por Alexandre Almeida. ID da foto: :id.
Cantelle Viagens e Turismo 6134 na cidade de Aparecida, São Paulo, Brasil, por Raphael Malacarne. ID da foto: :id.
TransArapari 257 na cidade de Belém, Pará, Brasil, por Jhonata de Souza. ID da foto: :id.
Rápido Macaense RJ 150.130 na cidade de Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro, Brasil, por Lucas Oliveira. ID da foto: :id.
/ 1.536 acessos / 36 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Viação Cidade Sorriso XY036 em Curitiba por Adriano Santos Pereira - ID:5853232

[let] 203 - santa candida / capao raso +++++&cl=orange[/let]

36 comentários

  • Richard 04/04/2018 00:19

    Por que chamam este ônibus de gambiarra da Scania?

  • Adriano 04/04/2018 09:38

    Richard Silva
    acho eu que é por causa do motor dianteiro , particularmente queria mais desses rodando.

  • Wallan 05/04/2018 00:38

    Também acho estranho, e de certa forma errado chamarem de gambiarra da Scania. Isso que a Scania fabrica ònibus dianteiro, faz tempo. F 113 é um dos exemplos, sendo até articulado. Pessoal esquecido kkkkk.

  • Wallan 05/04/2018 00:42

    Mais desses rodando, seria bom. Diversifica um pouco. Boa foto.

  • Jorge 05/04/2018 02:03

    É filho único?

  • Rafael 05/04/2018 02:31


    Richard Silva
    Por desinformação colega; muitos sequer supõem que o primeiro ônibus articulado a rodar no Brasil foi justamente um dianteiro dessa marca.
    Já outros tendem a uma preferência quase fanática por um fabricante X, sendo radicalmente contra produtos da Y, por aí vai...

  • Adriano 05/04/2018 09:21

    Jorge Antunes nessa carroceria e aqui por essas bandas acredito que sim.

  • Diego 05/04/2018 16:19

    Rafael do Amaral Luiz

    Já outros tendem a uma preferência quase fanática por um fabricante X, sendo radicalmente contra produtos da Y, por aí vai...

    Ou reprovação fanática por motor dianteiro. Particularmente minha única ressalva pra esse ônibus é o balanço dianteiro curtíssimo, e me perdoem os saudosistas de S112 e F113, mas eu acho bem feio.

  • Lucas 05/04/2018 19:43

    Rodou na 200 hoje, pelo jeito deve estar dando resultados positivos. Torço para que venham mais Scania, acho bom diversificar um pouco.

  • Cláudio 05/04/2018 20:36

    Bi-trem Scania!

  • Ricardo 05/04/2018 21:56

    O único problema possível desse chassi é o desconforto para o motorista, tanto que na primeira semana já retornou a caio por problemas de aquecimento na cabine. Passageiro comum nem percebe a diferença.

  • Jose 06/04/2018 01:01

    suspensao dele é aquelas molas do OF-1418?
    Se for estragou o carro.
    É itpo o OF-1721L?

    FICOu bonito esse supercabrito ai...

  • Adriano 06/04/2018 15:26

    Jose Luís Magalhaes não sei te dizer como é o sistema de suspensão mas acredito eu que seja semelhante ao 1721L , abraço.

  • Adriano 06/04/2018 15:26

    Cláudio Lopes
    verdade.

  • Rafael 06/04/2018 15:53


    Jose Luís Magalhaes
    Parece, mas não é cabrito colega; esse modelo especificamente tem suspensão a ar, transmissão automática, motor com mais de 340cv, portas amplas, ventilação forçada no salão de passageiros, ou seja; atente aos requisitos do projeto Padron, só que o motor é dianteiro.

    Diego Parreira
    Preferência ou reprovação é algo normal, o problema está justamente no fanatismo, concorda? A questão é que muitos consideram esse modelo como uma adaptação grotesca, um 'cabrito', só por ter motor dianteiro; coisa que ele não é...

    Lucas Alex
    Concordo. Diversidade de produtos é mais que bem vinda nesse mercado.

  • Gabriel 06/04/2018 17:50

    Ricardo Fontes Moro
    Porém depois que retornou da Caio ele não está tão quente...

  • Adriano 07/04/2018 10:28

    Rafael do Amaral Luiz
    disse tudo parceiro , o fanatismo faz as pessoas verem defeitos sem ao menos conhecer o "produto".

  • Richard 07/04/2018 14:53

    Wallan Vinicius
    Adriano Santos Pereira
    Rafael do Amaral Luiz
    Concordo com vocês.
    Quem conheceu F-113 jamais vai chamar de cabrito só por causa do motor dianteiro.

  • Alfredo 07/04/2018 15:05

    Ontem eu vi ele na 200

  • Claiton 07/04/2018 15:13

    Richard Silva
    E era o quê?.

  • Windy 08/04/2018 14:17

    Claiton Reis
    E era o quê?.
    Era barulhento e péssimo de freio, quem dirigiu sabe bem....rsrsrsrs

  • Leonardo Bruno 08/04/2018 16:21

    Bom amigos, eu particularmente não gosto de ônibus com motor dianteiro interno, como sempre foi aqui no Brasil, e claro, é sabido que a Scania sempre teve articulados com motor frontal, mas os S-112 e os F-113 já eram, o tempo deles já passou... Estamos em outros tempos, a modernidade está aí, e ao meu ver, é um regresso sim continuarmos investindo em ônibus articulados e biarticulados com motor frontal, quem trabalha ao lado desse motor deve sofrer bastante principalmente com a temperatura, e hoje em dia, deveríamos estar prezando pelo conforto absoluto tanto dos passageiros quanto dos operadores, mas pelo visto, não é isso que veremos ainda hoje e nem daqui há um tempo... Ele pode até ser confortável aos passageiros por ter suspensão pneumática e transmissão automática, mas para quem trabalha ao lado do motor durante 8 horas ou mais, não deve ser nada agradável...

  • Lucas 08/04/2018 16:36

    Não o vi de perto, porém EU acredito na eficácia do projeto para os passageiros. Não é uma adaptação de um dianteiro simples pelo fato de possuir o motor frontal, porém, ainda acho difícil um ônibus urbano comum conseguir embarcar toda a 'tecnologia' de isolamento dos 'cavalinhos' da da Scania. Se a caio fez isso, aí pode ser que o motorista não sofra com o calor e o barulho, mas esse não é o caso então fica complicado.
    Fora isso, é um ônibus Biarticulado como qualquer outro... Não interfere na vida do passageiro.

  • Wallan 08/04/2018 16:45

    Bom, todos aqui eram barulhentos, os antigos B10M Caio tambem, os OF1318, e 1721, não só o F-113. E mesmo sendo barulhentos, B10m e F-113 nao deixaram de vender.

  • Claiton 08/04/2018 23:06

    Windy Silva
    Pois é, barulhento, suspensão dura, alto com relação ao solo, degrau dianteiro estreito, sem conforto nenhum.

    É a famosa regra do um peso duas medidas.

  • Davi 09/04/2018 02:47

    O projeto em si atende todos os requisitos... foi a solução encontrada pela Scania para bi-articulados... outra solução seria motorização independente em cada roda de tração (já testado em veículos elétricos da MAN) utilizado atualmente pela VanHool, quem sabe com o avanço dos Hybrid Bus no Brasil, não apareça alguns veículos nesses moldes.

    A volvo tem as patentes é os direitos de uso/comercializaçãod de motorização longitudinal entre-eixos (volvo canibalizando o mercado desde os B58)... certamente a SCANIA produziu e tem tecnologia para fabricar entre-eixos... porém no quesito comercialização ai depende da Volvo liberar os direitos intelectuais de uso de patente.
    Volvo e Scania atualmente é uma Apple Vs Samsung do mundo automobilístico

  • Davi 09/04/2018 03:20

    Para quem deseja ver as especificações técnica https://www.scania.com/co...m253-499241.PDF

  • Rafael 09/04/2018 05:47


    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Pois, é colega mas aí fica a questão do ideal x real; pra mim, o tempo dos Diesel é que já passou e 'deveríamos' ver nas cidades brasileiras apenas ônibus elétricos como os Trólebus e os 'Plug-In' a bateria..
    Mas se os tomadores de decisões insistem no 'Status Quo' com carro Diesel dianteiro, pelo menos então que haja no mercado opções de qualidade, como parece ser o caso desse F360HA e daquele novo Volks ODA que também está em testes.
    Não sou contra articulado dianteiro, desde que atenda aos requisitos da norma NBR 15570/2009 da ABNT.

  • Richard 09/04/2018 09:09

    Davi Sampaio obrigado por compartilhar esses dados. Pelo menos tem uma boa tecnologia embarcada

  • Claiton 09/04/2018 11:56

    Davi Sampaio
    Não acredito que haja patente para posicionamento de motor. Na época do B-58, só a Volvo produzia motor horizontal aqui no Brasil, mas, existem outros motores horizontais como o OM-457hLA, o OM-926hLA e o OM-936hLA. Atualmente a preferênca dos fabricantes é por chassis de motor traseiro, para articulados pelo menos.

    No caso dos elétricos ou híbridos, na Europa é utilizado o eixo AVE 130 da ZF. Esse eixo motriz possui um motor elétrico de 170 cv em cada cubo e é aplicado em padron, articulado e biarticulado, podendo ser pusher(empurrando) ou puller(puxando). E mais recentemente está sendo aplicado no e-Actros, caminhão elétrico da Mercedes.

  • Romney 10/04/2018 13:41

    Vejo muitas críticas a quem se opõe a esse ônibus, acusações de alienação, dentre outros. Mas me parece que os colegas não percebem o veículo sob a ótica do motorista. Primeiramente, temos que abandonar a comparação com opções do passado. Estamos em 2018 e não em 1988. A tecnologia evoluiu e muitas descobertas sobre saúde e segurança do trabalho foram feitas nesse período, principalmente no que tange a doenças ocupacionais adquiridas em ambientes insalubres, principalmente aqueles que expõem o profissional ao ruído e ao calor. Nesse passo, sabendo que o veículo da frota apresenta níveis de calor e ruído em níveis prejudiciais a seu condutor, não tem como fazer a defesa de sua existência. A Scania, sabendo que o motor é grande e, destarte, produz um índice elevado de ruído e calor, nada fez para contornar essa situação. Poderia ela, por exemplo, investir em isolamento próprio do chassi, a exemplo do que fez a Volvo no B9Salf/B360S. Não o fez. Minha crítica contra esse veículo segue firme nesse sentido. E se agrava quando fico ciente de que a legislação de trabalhista que versa sobre insalubridade é diuturnamente manipulada a gosto dos grandes operadores do transporte coletivo, que não querem nem pagar o adicional de insalubridade, nem buscar soluções para afastá-la.

    Claiton Reis
    Não acredito que haja patente para posicionamento de motor.

    E mesmo que existisse, patente não é algo eterno. Ela tem prazo de duração. Após isso, o conceito se torna domínio público.

  • Claiton 10/04/2018 14:16

    Romney Alves Pereira
    E mesmo no B-360 S, aquele "quiosque" dentro do salão é feito pelas encarroçadoras. O chassi vem pelado:
    http://www.autosuecocentr.../B360S-Art2.jpg

  • Rafael 10/04/2018 17:45


    Romney Alves Pereira
    Compreendo. É que a questão da insalubridade na operação não se aplica somente a esse modelo F360HA mas também a todos os chassis de motor dianteiro, de várias marcas, e que são os mais vendidos, salvo engano.
    Acho que tais críticas a esse produto tem sido dirigidas de maneira seletiva por uma questão de preferências pessoais sem nenhuma relação com questões técnicas. Na minha opinião, ônibus de motor dianteiro deveriam ser abolidos, mas daí dizer que TODOS são produtos de qualidade inferior, adaptações toscas ou simples 'caminhonibus', acho forçoso.

  • Leonardo Bruno 13/04/2018 16:29

    Rafael do Amaral Luiz
    É uma questão complicada, pois nos dias de hoje com toda a tecnologia embarcada existente ainda estarmos a depender de ônibus com motor dianteiro interno considero um retrocesso a favor da economia e baixo custo de operação, no entanto, conforto zero... Sabemos que todos os empresários querem lucrar exorbitantemente e o poder público nada faz perante a isso, permitindo essas coisas que vemos nas frotas atuais...

    E o pior é que o calçamento das ruas segue pelo mesmo caminho, cada dia pior... Mas respeito a opinião de todo mundo, só digo que em minha opinião, o tempo dos ônibus com motor dianteiro já deveria de ter acabado...

  • Eliabe 20/04/2018 13:18

    O Mal da Scania, foi ter parado de produzir padrons dianteiros, ai qndo retorna, causa esse alvoroço....

    Mas como muitos amigos citaram, parece que se esqueceram quem era a Scania no Passado, com padrons dianteiros....Nao vejo nenhum retrocesso apenas por ter um motor na frente....
    Claro, isso acaba enxugando o numero de cliente, se por exemplo, fosse traseiro, tinha a possibilidade de vir para a cidade de SP, em Piso baixo.....

    Porem, o cliente final, o passageiro nao nota diferenca...
    O modelo ainda eh prototipo, eh normal ter alguns problemas, que são corrigidos, e claro, a empresa ou empresas darem sugestoes, para que o veiculo fique melhor, tanto o chassi como a carroceria

  • Leonardo Bruno 26/04/2018 05:43

    Eliabe da Silva Sardinha
    Ainda não andei neste novo chassi para poder confirmar algo, mas, a olho nu, percebe se que é um carro com todas as características modernas da atualidade, suspensão a ar, motor mais potente, transmissão automática, enfim, faltava um ar condicionado aí nele, mas como não há essa exigência em Curitiba, vida que segue...

    Porém, acredito que como todos os chassis com motor dianteiro, o calor do motor principalmente nos dias quentes deve se espalhar por todo o veículo, não ? Tudo bem que há o isolamento térmico, mas nem sempre ele é tão eficiente assim...

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
NIKON CORPORATION
Modelo da Câmera Fotográfica
NIKON D3100
Tempo de Exposição
1/500
Modo de Exposição
Exposição manual
Programa de Exposição
Manual
ISO
400
Valor da Velocidade do Obturador
8965784/10
Valor de Abertura
4/1
Valor Máximo de Abertura
40/10
Abertura (fnumber)
4/1

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número XY036 que se encontra na identidade visual da empresa Viação Cidade Sorriso, de Curitiba, Paraná, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Millennium BRT 2017 Biarticulado, fabricada pela encarroçadora CAIO. O chassi é um F360HA, fabricado pela Scania. A fotografia foi publicada por Adriano Santos Pereira, em 03/04/2018 e consta como tendo sido registrada em 03/04/2018, na localidade de Curitiba, Paraná, Brasil.

Referência Bibliográfica

SANTOS PEREIRA, A. Viação Cidade Sorriso XY036 em Curitiba por Adriano Santos Pereira - ID:5853232. Ônibus Brasil, 2018. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/adriansk8/5853232> Acesso em: 19 abr 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Viação Cidade Sorriso Curitiba, Paraná, Brasil
Numeração:
XY036
Placa:
FUS8225 SCANIA INDUSCAR MILLEN U 2015/2016 / Potência: 360 cv / Lotação: 56 passageiros / Combustível: DIESEL
Carroceria:
CAIO
Millennium BRT 2017 Biarticulado
Chassi:
Scania
F360HA
Local:
Curitiba, Paraná, Brasil
Data:
03/04/2018 22:41:25
Autor:
Adriano Santos Pereira
Publicação:
03/04/2018 23:08