Viação Pendotiba 2.1.020 na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, por Jonathan Oliveira. ID da foto: 9022415.
Viação Pendotiba 2.1.020 na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, por Rafael Lima. ID da foto: :id.
Viação Pendotiba 2.1.020 na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, por Yaan Medeiros. ID da foto: :id.
Viação Pendotiba 2.1.020 na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, por Valter Silva. ID da foto: :id.
Viação Pendotiba 2.1.020 na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, por Rafael Lima. ID da foto: :id.
/ 265 acessos / 39 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Viação Pendotiba 2.1.020 em Niterói por Jonathan Oliveira - ID:9022415

39 comentários

  • Lucas 25/06/2021 15:25

    nossa esse barulho de ar condicionado deve ser irritante.É alguma exigência na licitação q a frota tem q ser de 3,5 anos,e q todo ônibus em Niterói tem q ter ar condicionado da Spheros,vidros colados e suspensão a ar?

    • Rodrigo 26/06/2021 18:24

      Viação pendotiba os carros são silenciosos, barulho pra caramba são os carros da Santo Antônio.
      Quanto a sua pergunta não é obrigado a ter vidro colado e 3 anos de vida, acontece que a Pendotiba presa pelo conforto, além de carros com média de 3 anos, os carro dela tem tv, wi-fi, suspensão a ar, entrada USB para carregar smartphone fone, maior espaçamento entre os bancos que é bom pra quem é grande e carros limpos.

    • Lucas 26/06/2021 22:14

      aqui na minha cidade tem uns 14,ou 15 desse,inclusive tudo Vip IV(6 ex-Araçatuba e 15 ex-Pendotiba)e os carros são barulhentos(principalmente os ex-Pendotiba,a suspensão não é a mesma desde que chegaram kkkk(digo isso pq experimentei vários deles)elevador do cadeirante,muitos ex-Araçatuba não estão funcionando.Mas assim,se for pelo conforto,por mim ja bastaria o wifi o USB,eu sou muito friento kkkk,não gosto de frio...e eu gosto de suspensão a ar nos de motor traseiro...
      Mas eu entendi,acho muito pouco tempo 3 anos,aqui o orgão regulador dos ônibus(EMTU/SP),idade pra veículos comuns é de 10 anos e articulados de 12 anos,e eu ja acho pouco kkkkk,eu tenho alguns primos q moram no interior,e la ainda roda Apache S21 kkkk e parece zero

    • Lucas 26/06/2021 22:14

      mas vlw pela informação

    • Leonardo Bruno 27/06/2021 06:22

      Em Niterói a obrigação é apenas os ônibus possuírem ar condicionado e elevador para cadeirantes. Vez por outra sou cliente da Pendotiba/Araçatuba e digo que seus ônibus são bem silenciosos e com a manutenção em dia!

      Já sobre a questão de idade baixa da frota, há carros mais antigos circulando em Niterói já beirando os 10 anos de uso como por exemplo os ônibus mais antigos das empresas Brasília e Ingá, no entanto, no caso da Pendotiba e Araçatuba, a baixa idade se dá pelo fato de revendas futuras dos carros, pois quanto mais baixa a idade e melhor a conservação, maior lucro se dará nas revendas!

      Não somente a dupla de Niterói faz isso, aqui no Rio de Janeiro capital empresas como Matias e Novacap agem da mesma forma, frota nova com baixa idade e manutenção em dia, com isso, seus carros revendem como água.

    • Lucas 27/06/2021 22:07

      ah sim entendi,muito obrigado pela informação.Aqui na minha região(Campinas,São Paulo),vieram varios Vip IV OF1721L ano 2019,tudo da Matias,para preencher o lugar dos Svelto 2012 OF1721 BT5 e OF1722M,que foram mandandos para outro setor,em Piracicaba-SP,a carater emergencial,pois a antiga empresa,não tinha renovado contrato

    • Lucas 27/06/2021 22:25

      aí vcs tem sorte de terem carro novo sempre,aqui eles compram só usado,novo é só no metropolitano e rodovíario.Oque eu não gosto de nenhum RJ,é:vidro colado(no caso dos Niterói),escape inferior(embaixo),e 2 portas.Agora,tirando os respectivos modelos:
      -COMIL
      Svelto e Doppio BRT 2017
      -CAIO
      F2400
      -MARCOPOLO
      New Senior
      Torino S
      Ideale 2015
      New G7
      -MASCARELLO
      GranMicro 2018
      -NEOBUS
      (o novo Spectrum)
      New Mega
      do restante eu gosto,principalmente do OF1721 Bluetec5(sem suspensão a ar) e do OF1722M
      Os cara fica achando q eu não gosto de Vip IV,claro q eu gosto,mas depende da configuração.A configuração da capital paulista,é a q eu gosto(tirando o vidro colado)

  • Herbet 27/06/2021 12:02

    Queria tanto que por aqui tive esses ex-rio praticamente novos com AC e vidro selado. Mas aqui costumam comprar os Torino e VIP IV mais porcaria possível (novos), que mal tem 2~3 anos de uso e ja esta tudo batendo, parece que rodam há uns 10 anod

    • Lucas 27/06/2021 22:13

      cara,se eu te falar q aqui aonde eu moro,tinha Vip I ano 2006 em OF1722M alongado,com piso taraflex,elevador pra cadeirantes e itinerário digital Translux cor ambar? e são naves,motor zero bala
      Mas infelizmente,com a ordem da prefeitura pra trocar por onibus com ar condicionado,wifi,USB,cameras de monitoramento,GPS e elevador pra cadeirantes,além de manter a idade da frota de 06 anos,a empresa vendeu todos eles,e agora:ou vão virar escolar,ou rural,ou vão pra outra empresa de transporte urbano.Disse também q a porta de saida deve ficar entre os eixos do Veículo,mas o unico modelo usado a venda,são os Vip IV OF1519 da Pendotiba,mas eles querem comprar carro convencional,e não midis.Faz anos que não tem mais micros,midis,padrons e articulados,só no sistema metropolitano

  • Marcelo 27/06/2021 22:16

    Lembrando que não é só renovação de frota e aparelho de ar condicionado que caracterizam a qualidade de um sistema de ônibus.

    Niterói tem que ter um planejamento melhor de itinerários e pontos de linhas e verifiquei que há MUITOS ERROS. Por mim, criaria o sistema de ônibus do zero, extinguindo a maioria das linhas, criando novas, alterando algumas e mantendo apenas poucas do jeito que estão.

    Há muito o que fazer. Quem considera o sistema de Niterói perfeito é quem não anda de ônibus.

    • Lucas 27/06/2021 22:56

      vdd vc está certo sobre sistema de linhas.Mas além disso,o serviço prestado é mais importante que a frota,pq voce pode ter carros antigos e bem cuidados,mas se o seu serviço for bom,tu ganha!Agora,a frota mais nova,toda top(ar condicionado,wifi etc...),mas se o serviço for ruim....deixa a desejar.Aqui na minha cidade,tem os ex-Araçatuba e ex-Pendotiba(como disse acima)mas o serviço é péssimo.Nunca passa no horario,quando passa é cheio,e tem aqueles motoristas q dá pau no carro....e a tarifa é alta.Não adiantou nada ter mudado a frota,pq ainda continua horrivel!Eu não gosto de ar condicionado e nem do barulho do próprio Spheros,sou friento,por isso pretendo montar uma empresa futuramente,usando carros convencionais,trucados e articulados(todos com itinerário digital e elevador),oferecendo wifi,USB,poltronas confortaveis,horários acessiveis e bons condutores,menos ar condicionado kkkk

  • Leonardo Bruno 28/06/2021 01:01

    Mas gente, acredito que aqui ninguém considere o sistema de transporte em Niterói perfeito, muito pelo contrário, há muito o que se fazer e mudar sim, com certeza! Porém, em comparação com a capital, Niterói está anos luz melhor e isso é um fato! E ainda vou mais adiante, não existe perfeição em nada no mundo, muito menos ainda em sistemas de transporte no Brasil! O país passa longe da perfeição em quase tudo, diga-se de passagem...

    Agora, o ar condicionado aqui no Rio de Janeiro é uma realidade e necessita ser implementado em toda a frota, pois quem é daqui sabe que o calor no verão e em dias mais quentes, é insuportável! E isso vale principalmente para toda a região metropolitana do estado, inclusive Niterói claro...

    Um detalhe, eu não gosto de ônibus com motor dianteiro, por mim seria tudo com motor traseiro, piso baixo, transmissão automática, suspensão a ar, poltronas estofadas e ar condicionado! Porquê insisto no ar condicionado ? Pois é o que chama passageiros aqui no Rio de Janeiro! Um exemplo é aqui no bairro onde moro, quando haviam os ônibus sem ar condicionado, os passageiros deixavam passar para ir no carro refrigerado e por muitas vezes os carros quentes não carregavam quase nada! A solução foi implementar ar condicionado em toda a frota para elevar o nível do serviço e não haver mais tantas reclamações quanto havia antes...

    • Lucas 29/06/2021 16:18

      é sério que esperavam um carro com ar?kkk nossa,pra mim é uma novidade.Aqui eles se deixam levar pela lei do:" oque passar primeiro eu vou"
      Eu acho isso errado,porque tem as linhas que são destinadas a atender certos bairros,certas regiões,e as vezes a pessoa ta no lugar de uma outra que mora pra lá...
      Eu gosto de onibus de motor dianteiro,traseiro,piso baixo e piso comum,mas tem sempre levar em conta o terreno da cidade que a empresa opera.Em Sampa mesmo,carros com portas esquerdas,somente de motor traseiro e piso baixo,com o tanto de relevos,valetas e comunidades,é dificil a operação de um veículo nessa configuração.Ja se passou nos telejornais,onibus piso baixo entalado em valetas ou em curvas acentuadas,coisa que com o motor dianteiro não acontece com frequência.Os de motor dianteiro,tem muito mercado,por isso muitas empresas acabam o-escolhendo,e por ser mais barato,econômico e de baixo custo de manutenção.Eu sou suspeito pra falar,porque gosto dos dois,mas acho que uma frota bem dividia(exemplo:50% motor dianteiro e o restante traseiro/articulado/piso baixo)a empresa consegue dividir os lucros prejuisos,e ainda sim oferecer variedades na operação....

    • Lucas 29/06/2021 16:30

      sobre transmissão automática,todos os ônibus piso baixo,articulado de motor traseiro ou central,só é equipado com cambio automático.Muita das empresas,compram Votih com 4,por conta que se o carro for operar em vias urbanas de densa movimentação e se for limitado eletronicamente a 50 ou 60km/h,ele não irá usar a 5 e nem a 6 marcha.Mas se for igual na minha região,que para ir do bairro mais longe até o centro,existem grandes trechos de rodovia,que chegam a 80,90km/h,então eles compram em ZF de 6 marchas,para poder ter uma eficiência maior e velocidade também.Eu particularmente,gosto muito de ônibus de motor traseiro(menos piso alto,pq aí prefiro manual,pq gasta menos)com cambio ZF de 6 marchas(qualquer modelo de cambio da ZF,(o meu preferido são os Ecomat,principalemente o ZF Ecomat 6HP604)
      O Voith,ao contário dos ZF6,faz qualquer motor gritar até dizer chega,pra poder alcançar 80km/h

    • Leonardo Bruno 01/07/2021 01:39

      Sim amigo Lucas, aqui no Rio de Janeiro tem passageiros em determinados bairros que escolhem o ônibus em que vão andar! Como atualmente o meu bairro é constituído por 90% das linhas com ar condicionado, essa escolha diminuiu, mas antes eu mesmo era um dos passageiros que escolhia andar no ônibus com ar condicionado do que no sem ar... Mas isto acontece apenas em determinados bairros aqui da cidade, não é regra geral, pois há também muitos passageiros que vão no primeiro que aparece...

      Eu não gosto de ônibus com motor dianteiro por ser algo particularmente já ultrapassado em termos tecnológicos, o vulgo "caminhônibus" que não oferece acessibilidade alguma e o conforto passa longe na maioria das vezes, mas infelizmente o motor dianteiro aqui no Brasil é um mal necessário, pois como mencionaste, existem casos em que operar com motor traseiro é praticamente inviável, lembrando que somos terceiro mundo, rs...

      E com isso, as empresas enxergaram que podiam faturar sobre os ônibus com motor dianteiro, tanto em termos econômicos operacionalmente falando quanto nas revendas a outras cidades...

      Por outro lado, acho que poderiam ter mais ônibus com motor traseiro nas cidades, pois nem toda operação também é digna de ônibus com motor dianteiro, convenhamos...

    • Leonardo Bruno 01/07/2021 01:57

      Lucas, você havia dito que todo ônibus piso baixo é equipado com transmissão automática, na atualidade sim, porém, em São Paulo já teve piso baixo Volkswagen no chassi 17-240 com transmissão manual, inclusive já andei em carros do tipo por lá, mas na verdade são raros mesmo, bem poucos...

    • Lucas 01/07/2021 11:59

      "Por outro lado, acho que poderiam ter mais ônibus com motor traseiro nas cidades, pois nem toda operação também é digna de ônibus com motor dianteiro, convenhamos..."
      É vdd.Eu ja ouvi dizer q motor traseiro bate muito a traseira e afins(isso aqui na minha região,que é muito relevosa e cheia de valetas por conta disso)
      Mas assim,e como fica os micros? kkkk,eles também são motor dianteiro.
      Eu acho q é importante ter variação,tipo:oque o motor dianteiro não pode fazer,o motor traseiro faz....e lembre-se dos articulados,tem bastante importância ao transporte.Na minha empresa,eu quero ter desses modelos:Micros,Midis,Convencionais,motor traseiro e articulados...e quem sabe um "super articulado".
      Sobre tecnologia ultrapassada,os caminhônibus,eu acho que pra época foi uma revolução,e sim,parecem caminhões em formas de ônibus(meu ponto de vista)mas se vc for reparar,por exemplo,o da foto>OF1721 L nunca existiu para caminhões,o modelo mais próximo disso é o MB Atego 1419 Bt5,eles usam o mesmo propulsor ,sim(o MB OM924LA),mas a caixa é diferente,o cambio é diferente,o PBT é diferente,a potencia(principalmente)e por isso,acaba tendo custos mais baixos de operação(por ter extatos 208,gasta menos combustível, mecânicos tem fácil acesso ao motor e o trem de froça em si,pouco treinamento aos profissionais e facilita a revenda para escolar ou outras empresa.Se fosse um motor traseiro,como dificilmente empresas escolares compram,eles são desmanchados,infelizmente)

  • Leonardo Bruno 28/06/2021 01:01

    Mas entendo perfeitamente que existem estados com clima mais ameno e que por vezes o ar condicionado se torne um item dispensável... Só que viver aqui no Rio de Janeiro torrando no calor que chega a mais de 40°C na sombra e ainda encarar um ônibus sem ar condicionado com janelas que sopram bafo quente, é de lascar!

    Agora, realmente não adianta ter a melhor frota do mundo se o seu serviço é ruim, também não sou contra carros antigos desde que bem conservados! Eu penso que acima de tudo o serviço precisa ser bem prestado e passar confiança! O ônibus necessita de estar com a limpeza em dia, manutenção em dia, profissionais bem treinados e capacitados, enfim, fazer com que se preste um serviço de qualidade! E isso, são poucas as empresas que de fato conseguem e querendo ou não, a Pendotiba e a Araçatuba na medida do possível conseguem, mas que de fato, o sistema de Niterói assim como de todo o estado do Rio de Janeiro e do Brasil é péssimo e precisa de remodelação total ? Sem dúvidas que sim!

    • Lucas 29/06/2021 16:08

      concordo com você,aqui em São Paulo,o clima é bipolar,de manhã ta frio,e de tarde esquenta pra caramba,quando é de noite esfria de novo...e ainda mais nesse inverno,as temperaturas tem sido bem baixas.No interior,o clima é pior,porque as vezes é verão e faz frio,ou inverno e faz calor,e o uso do ar no frio é dispensavél.A região de Ribeirão Preto-SP(oeste do estado)sofrem com as temperaturas altas com mais frequência,e lá os carros não possuel ar,mas do restante sim:motor traseiro,wifi,articulados etc...
      Ja aonde eu moro(região metropolitana de Campinas)o clima é muito mais instável doque na capital,e a frota geralmente é usada,com origem do RJ,na maioria das vezes não atendem a configuração das licitações...
      Eu não gosto do ar condicionado,e ainda mais por conta da minha alergia(não posso pegar friagem),mas depende muito da marca do aparelho.Percebo,que ai no RJ,quase todas as empresas compram seus veículos equipados com o ar da Spheros,e é justo dele que eu não gosto.

    • Leonardo Bruno 01/07/2021 01:53

      Verdade Lucas, eu conheço São Paulo e Campinas, sei bem como é o clima em ambas as cidades! Até confesso que me espantei com o alto nível de refrigeração que os ônibus da capital paulista já possuem! Se duvidar, São Paulo irá refrigerar toda a sua frota primeiro que o Rio de Janeiro, quer ver ?

      Mas acho que ar condicionado são casos e casos, veja Curitiba por exemplo, os ônibus com ar condicionado são raríssimos na cidade e os curitibanos convivem muito bem desta forma, até pelo clima da cidade geralmente ser bem frio, não por menos, Curitiba é considerada a capital mais gelada do país... Entretanto, lá os ônibus também possuem motor traseiro, câmbio automático, suspensão a ar e tudo mais! Apesar da grande cabritada que por lá também existe, enfim...

      Eu ainda não conheço Ribeirão Preto, mas já pesquisei sobre os ônibus de lá, mas sei que a alta paulista realmente faz muito calor por lá!

      Eu particularmente já considero os aparelhos da Spheros/Valeo uns dos melhores, pois muitos deles aqui no Rio de Janeiro e em Niterói gelam bastante! Compreendo que até são barulhentos, mas ao menos por aqui eles costumam funcionar muito bem! Mas a minha marca predileta é a Thermo King...

      Gosto do ar condicionado bem regulado e funcionando como deveria, ou seja, de acordo com a temperatura externa, entre 19°C a 22°C, é a temperatura mais indicada para os aparelhos funcionarem com melhor performance, abaixo dos 19°C já se torna frio demais e acima dos 22°C torna-se quente, mas em temperaturas mais amenas dá para regular entre 22°C e 24°C com tranquilidade...

  • Leonardo Bruno 02/07/2021 02:31

    Mas o caso dos micros, mesmo eles sendo de motor dianteiro, são para linhas circulares de baixa demanda ou para acessar locais de difícil acesso, mais do que isso é besteira aplicá-los... Lembrando que hoje em dia já existem micros com motor traseiro e piso baixo inclusive, o Volare Access...

    Os chassis dianteiros para ônibus não são de caminhão, entendo, mas o apelido de "caminhônibus" é em alusão a como se fosse um caminhão de carga só que carregando passageiros, rs... Mas compreendo que a aplicação deles em alguns casos se faz necessária...

    O problema do motor traseiro no Brasil é a difícil revenda e o maior custo na aquisição e operação destes veículos, estes são os motivos pelos quais não temos grandes quantidades destes ônibus no país...

    • Lucas 02/07/2021 12:54

      é vdd.Eu ja vi o Volare Access,mas outro modelo de micro MT não..
      Eu concordo q deveriam ter mais MTs no brasil,mas eu só não entendo sua preferencia por piso baixo.Eu acho meio arriscado piso baixo,pq ele é facil facil de enperrar ou entalar numa valeta,numa depressão, ou até mesmo numa lombada....eu prefiro piso alto,diminui o risco em mais de 30%

    • Leonardo Bruno 02/07/2021 21:39

      Então, a minha preferência por piso baixo é a questão da acessibilidade! Imagine só uma pessoa de idade ou com movimentos reduzidos ter que subir as escadas altas dos ônibus sendo que muitos motoristas não tem a mínima paciência para esperar os passageiros embarcarem com segurança... Bom, ao menos aqui no Rio de Janeiro é assim, muitos motoristas não tem a mínima paciência para aguardar os passageiros mais velhos subirem, por isso, se fosse piso baixo, diminuiria bem mais todo este esforço e também facilitaria muito a entrada de cadeirantes bastando acionar apenas uma rampa sem precisar ficar dependendo de um elevador que nem sempre funciona ou está com a manutenção bem duvidosa...

      Sobre a questão de valetas e lombadas, não temos isso aqui nas ruas do Rio de Janeiro, temos é ruas esburacadas sem manutenção, isso sim temos e haja suspensão para circular em determinadas vias aqui na cidade, mas em São Paulo existem de fato muitas valetas que atrapalham a circulação de algumas linhas!

      Já existiam antes micros com motor traseiro, mas eles são muito raros e pouco fabricados, existiram alguns nos anos 80 na carroceria Marcopolo Júnior e encarroçados em chassis adaptados para motor traseiro, mas são bem raros de ser vistos!

    • Lucas 03/07/2021 20:27

      "Então, a minha preferência por piso baixo é a questão da acessibilidade! Imagine só uma pessoa de idade ou com movimentos reduzidos ter que subir as escadas altas dos ônibus sendo que muitos motoristas não tem a mínima paciência para esperar os passageiros embarcarem com segurança... Bom, ao menos aqui no Rio de Janeiro é assim, muitos motoristas não tem a mínima paciência para aguardar os passageiros mais velhos subirem, por isso, se fosse piso baixo, diminuiria bem mais todo este esforço e também facilitaria muito a entrada de cadeirantes bastando acionar apenas uma rampa sem precisar ficar dependendo de um elevador que nem sempre funciona ou está com a manutenção bem duvidosa..."

      Ah sim entendi.Aqui,muito dos motoristas de 30 anos pra cima,esperam todos os passageiros embarcarem e desembarcarem(pelo menos boa parte deles HOJE,sim)
      Aqui,os elevadores são testados todos os dias,antes de sair da garagem,e ao chegar...e eu acho q elevador na porta do meio,evita o risco de bater em alguma valeta ou lombada alta.Os ex-Niterói q tem aqui na minha cidade(igual o dá foto),batem todo o elevador e as suspensões não estão amortecendo mais nada kkkk(digo isso pq vi e andei neles...)
      Bom,mas tem alguns piso baixos 4 portas(igual os de Sampa),a porta traseira da direita,fica nos fundos,e pra ir até lá é necessário passar pelos degraus...

  • Leonardo Bruno 02/07/2021 21:44

    E sem contar que o transporte deveria prezar pela facilidade, acessibilidade e presteza e não pela dificuldade, escadas altas em ônibus é um retrocesso...

    • Lucas 03/07/2021 20:31

      bom,concordo até dificuldade.Mas hj não tem tantas escadas altas assim...e se levar em conta todas as escalas de concreto q a pessoa sobe(apartamento principalmente/os q não tem elevador)
      Eu acho,q se o Brasil fizesse/copiar igual os outros países,ia ficar meio chato pra os busólogos igual eu,só piso baixo,motor traseiro e automático.E sem contar q as tarifas iriam nas alturas,ainda é meio/um pouco mais barato,pq o motor dianteiro é "o salvador de dispesas e dividas"

    • Lucas 03/07/2021 20:32

      e tbm,como fica o rodoviário?eles tem mais escadas q os urbanos

    • Leonardo Bruno 05/07/2021 18:15

      Mas aí é o seguinte, se os apartamentos não dão o exemplo, isso é problema de cada condomínio para se adaptar em termos de acessibilidade, cabe a cada um dos condôminos que se sentem prejudicados com a acessibilidade reivindicarem por melhores condições de mobilidade!

      No transporte coletivo é diferente, a acessibilidade já deveria de ser um item obrigatório há muitos anos! Pois o nome já diz, "transporte coletivo", precisa atender a um bem coletivo, de todas as pessoas, independente de classe social e condições de mobilidade!

      Perderíamos a variedade se os ônibus fossem apenas com piso baixo, transmissão automática e motor traseiro, mas o que quero dizer é o seguinte, existem linhas que podem perfeitamente ser operadas por este tipo de veículo e na verdade não são, ou seja, se aproveitam desta premissa para não implementarem ônibus padron na frota, ainda que em determinados casos, e sinceramente, não estou nem um pouco preocupado com as empresas, eu quero mais que elas que se danem! Se houvesse uma lei determinando que certas linhas deveriam operar somente com veículos padron, ela precisaria ser respeitada sem discussão! Mas como aqui no Brasil é terra de Marlboro e o transporte é uma verdadeira máfia, aí já viu, né ? Repito, não seria necessário que todas as linhas operassem com veículos padron, mas há determinados casos (muitos deles inclusive) em que eles se fazem estritamente necessários...

      Entretanto, eu não me considero um busólogo, e sim apreciador dos transportes em geral, pois não quero apenas variedades e cores bonitas, aliás, isso para mim fica em bem segundo plano mesmo... Eu quero um transporte que funcione, pois pago e muito caro por tudo isso!

      Quanto as tarifas, eu já acho que é tudo muito caro do jeito em que se encontra hoje, particularmente para mim isso não faz diferença alguma hoje, rs...

    • Leonardo Bruno 05/07/2021 18:28

      No caso dos ônibus rodoviários, eles acabam sendo uma exceção, até porquê comparemos, o número de pessoas com problemas de locomoção que viajam em ônibus rodoviários diariamente é muito menor e bem menos frequente que o de pessoas habilitadas a se locomover sem problemas... Lembrando também que ainda assim, não são todas as pessoas que viajam e há ainda os que não viajam de ônibus... Já no caso do ônibus urbano, há um maior número de passageiros diários de todas as classes e idades a qualquer hora do dia, ou seja, os deslocamentos em ônibus urbanos superam com folga os deslocamentos em ônibus rodoviários no país... E mais um detalhe, por mais que o ônibus rodoviário possua um maior número de degraus, estes ainda são mais baixos que os degraus dos ônibus urbanos, com o qual ainda são relativamente altos dependendo do modelo implementado...

      Mas por outro lado, concordo que a acessibilidade nos ônibus rodoviários deveria sim ser melhor!

    • Lucas 05/07/2021 18:28

      entendi,e concordo com alguns pontos...
      Sobre um veículo padron,eu ja notei q eles lidam melhor com super lotação e são mais flexíveis ,mas vc concorda em articulados também?eu tenho certeza q pra linhas com maior demanda,articulados e padrons são fundamentais...
      Eu concordo,eu digo q sou um busólogo,tenho as minhas preferencias,gosto da maioria dos modelos de carroceria e chassis(menos as q disse acima)e concordo q transporte coletivo deve ser melhorado em muitas coisas,principalmente em serviço e frota bem cuidada/organizada e limpa.Mas a minha realidade é outra.Espero um dia poder montar minha empresa de transporte urbano/turismo,oferecendo um serviço melhor doque as empresas aqui da minha região,uma frota 100% acessivel,confortável,e uma tarifa mais baixa...

    • Leonardo Bruno 05/07/2021 18:33

      E pôxa, lamento que os ex Niterói em sua cidade já não estão mais plenos como eram Lucas... Pois os carros da Pendotiba e Araçatuba (sua afiliada) estão intactos circulando na cidade sem nenhum tipo de problema! Inclusive ambas as empresas são umas das que possuem os menores índices de enguiços e avarias em seus veículos...

    • Leonardo Bruno 05/07/2021 18:39

      Concordo sim com articulados Lucas, com certeza! E é isso, linhas com maior demanda e fluxo de passageiros, eu também acho que deveriam ser operadas exclusivamente com ônibus padron, mas observe que hoje existem ônibus padron de todos os tipos e tamanhos, ou seja, até nas linhas com menor demanda, um chassi do tipo Volkswagen 15-230 OT que possui piso baixo e motor traseiro funcionaria perfeitamente bem em algumas linhas ao menos aqui no Rio de Janeiro, saca ?

      Mas também concordo plenamente quando diz que o transporte precisa ser melhorado em muitos aspectos e que uma frota precisa ser limpa e bem cuidada, só que isso também não depende da empresa, né ?

      Eu torço para que você consiga montar a sua empresa e forneça bons serviços como um diferencial, te desejo todas as boas vibes do mundo nesta empreitada, pois o que temos nos dias de hoje está muito complicado, viu ?

    • Lucas 05/07/2021 18:43

      "E pôxa, lamento que os ex Niterói em sua cidade já não estão mais plenos como eram Lucas... Pois os carros da Pendotiba e Araçatuba (sua afiliada) estão intactos circulando na cidade sem nenhum tipo de problema! Inclusive ambas as empresas são umas das que possuem os menores índices de enguiços e avarias em seus veículos..."

      psé,apesar de eu não gostar do Spheros e da configuração(2 portas e escape em baixo)eles são bonitos,e as pinturas daí também...mas é q aqui a empresa/o grupo é cara de pau mesmo...
      hj eu tava andando em um Vip II OF1722M ano 2011 ex-Viação Vila Real,e enquanto ele subia a avenida,do outro lado desceu 2 ex-Niterói,e os dois fazendo barulho no eixo traseiro,parecia q tava batendo alguma peça ou tava solta.Um deles é recem chegado na empresa(no começo de Junho)e a maioria ja estão detonados.Eu acho q é impressão minha,mas os ex-Pendotiba parecem meio fracos e barulhentos,ao contrário dos ex-Araçatuba,q batem toda a traseira e o elevador...
      Ja os Svelto 2012 próprios da empresa,estão muito bons no quisito suspensão/potencia-força/som-bem vedado, e eles não tem ar...

    • Everton 05/07/2021 20:59

      Leonardo Bruno Mello dos Santos
      Opa mano, que bom que você tá aqui no OB ainda; você tem e-mail ainda? pois eu perdi pois o meu e-mail que era o hotmail e agora uso o gmail

    • Lucas 05/07/2021 18:52

      "Concordo sim com articulados Lucas, com certeza! E é isso, linhas com maior demanda e fluxo de passageiros, eu também acho que deveriam ser operadas exclusivamente com ônibus padron, mas observe que hoje existem ônibus padron de todos os tipos e tamanhos, ou seja, até nas linhas com menor demanda, um chassi do tipo Volkswagen 15-230 OT que possui piso baixo e motor traseiro funcionaria perfeitamente bem em algumas linhas ao menos aqui no Rio de Janeiro, saca ?"

      sim sim,existe o próprio O500M mais curto,o OH1418,OH1518,OH1519 Bluetec5 e o OH1621L Bluetec5

      "Mas também concordo plenamente quando diz que o transporte precisa ser melhorado em muitos aspectos e que uma frota precisa ser limpa e bem cuidada, só que isso também não depende da empresa, né ?"

      é,psé...uma vez eu estava passeando num Doppio BRT em O500MA BT5 com cambio ZF Ecomat.Aí,eu olhei pro piso do carro,e tinha um copinho de sorvete do MC Donnalds,e eu disse:Manoo,q porquice essa gente...

      "Eu torço para que você consiga montar a sua empresa e forneça bons serviços como um diferencial, te desejo todas as boas vibes do mundo nesta empreitada, pois o que temos nos dias de hoje está muito complicado, viu ?"

      Poxa cara,obrigado eu vou precisar,te desejo tudo de bom também,felicidades e q possa crescer mais e mais

    • Leonardo Bruno 05/07/2021 18:59

      É, nem digo que os carros da Pendotiba são fracos, eles aqui respeitam os limites de cada via! Os motoristas é que são orientados para andar no limite do consumo de combustível, daí por vezes algumas viagens podem parecer mais lentas que outras... Mas é o que sempre digo, ônibus não é carro de corrida, né ? Ele está transportando vidas e precisa fazer isso com o máximo de presteza e segurança...

      Mas fico muito triste em saber que a manutenção deles aí em Campinas não está sendo feito como deveria, pois eles saem impecáveis daqui, pode acreditar!

      Aliás, qual a empresa que você utiliza aí em Campinas ?

    • Leonardo Bruno 05/07/2021 19:02

      Na questão do sorvete do Mcdonald's no Comil Doppio BRT, é aquilo né ? A falta de educação impera por todo o país, aí já é um outro aspecto que passarei horas falando a respeito, mas enfim...

      Mas é isso aí mano, vá em frente com os seus sonhos que um dia eles se concretizam, e tamo junto! Felicidades a todos nós!

    • Lucas 05/07/2021 19:15

      "É, nem digo que os carros da Pendotiba são fracos, eles aqui respeitam os limites de cada via! Os motoristas é que são orientados para andar no limite do consumo de combustível, daí por vezes algumas viagens podem parecer mais lentas que outras... Mas é o que sempre digo, ônibus não é carro de corrida, né ? Ele está transportando vidas e precisa fazer isso com o máximo de presteza e segurança..."

      sim,mas dependendo,tem q ter uma rapidez

      "Mas fico muito triste em saber que a manutenção deles aí em Campinas não está sendo feito como deveria, pois eles saem impecáveis daqui, pode acreditar!"

      sim vdd...

      "Aliás, qual a empresa que você utiliza aí em Campinas ?"

      Auto Viação Ouro Verde e Transportesd Capellini(as duas de um dos maiores grupos do Estado,o Bamcaf/Berlamino)

    • Lucas 05/07/2021 19:21

      "Na questão do sorvete do Mcdonald's no Comil Doppio BRT, é aquilo né ? A falta de educação impera por todo o país, aí já é um outro aspecto que passarei horas falando a respeito, mas enfim..."

      é entãoo,é complicado e difícil de aturar...
      as vezes passo na parte de trás da Auto Viação Ouro Verde,e vejo algumas funcionarias limpando por dentro alguns carros...mas neah,aquele Doppio BRT rodava somente de tarde,e em 4 horários(das 3 as 7)

      "Mas é isso aí mano, vá em frente com os seus sonhos que um dia eles se concretizam, e tamo junto! Felicidades a todos nós!"

      beleza,igualmente pra vc,tamo junto pra oq precisar...

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Modelo da Câmera Fotográfica
SM-J530G
Software
J530GUBS9CUC2
Data/Hora
24/06/2021 21:17:56
Posição da Câmera
Câmera na horizontal, com a base para baixo
Fabricante da Câmera Fotográfica
samsung
ISO
40
Programa de Exposição
Normal
Abertura (fnumber)
17/10
Tempo de Exposição
1/683
Ajuste de Granulação
Normal
Distância Focal
371/100
Status do Flash
Flash não disparado
Ajuste de Saturação
Normal
Ajuste de Contraste
Normal
Modo de Medição
Ponto
Modo de Captura de Cena
Padrão
Distância Focal em Filme de 35mm
27
Valor Máximo de Abertura
153/100
Data/Hora Digitalização
21/05/2021 16:11:07
Valor de Viés de Abertura
0/10
Razão de Zoom Digital
0/0
Balanço de Branco
Automático
Data/Hora Original
21/05/2021 16:11:07
Valor do Brilho
693/100
Modo de Exposição
Exposição automática
Valor de Abertura
153/100
Valor da Velocidade do Obturador
941/100

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 2.1.020 que se encontra na identidade visual da empresa Viação Pendotiba, de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Apache Vip IV, fabricada pela encarroçadora CAIO. O chassi é um OF-1721L BlueTec 5, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por Jonathan Oliveira, em 24/06/2021 e consta como tendo sido registrada em 24/06/2021, na localidade de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Na ocasião, o veículo operava o serviço serviço urbano

Referência Bibliográfica

OLIVEIRA, J. Viação Pendotiba 2.1.020 em Niterói por Jonathan Oliveira - ID:9022415. Ônibus Brasil, 2021. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/Jonathan_Oliveira/9022415> Acesso em: 06 mai 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Viação Pendotiba Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Numeração:
2.1.020
Placa:
LTY8A34 MERCEDES-BENZ INDUSCAR APACHE U 2019/2020 / Potência: 208 cv / Lotação: 45 passageiros / Combustível: DIESEL
Carroceria:
CAIO
Apache Vip IV
Chassi:
Mercedes-Benz
OF-1721L BlueTec 5
Serviço:
Serviço Urbano:
Local:
Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Data:
24/06/2021 21:17:56
Autor:
Jonathan Oliveira
Publicação:
24/06/2021 21:52