Empresa de Transportes Braso Lisboa A29173 na cidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, por Gabriel Sousa. ID da foto: 11012093.
Empresa de Transportes Braso Lisboa A29173 na cidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, por Luiz Fabio Silva. ID da foto: :id.
Empresa de Transportes Braso Lisboa A29173 na cidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, por Gabriel Sousa. ID da foto: :id.
Empresa de Transportes Braso Lisboa A29173 na cidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, por Breno Vieira. ID da foto: :id.
Empresa de Transportes Braso Lisboa A29173 na cidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, por Bruno Carvalho. ID da foto: :id.
/ 192 acessos / 29 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Empresa de Transportes Braso Lisboa A29173 em Rio de Janeiro por Gabriel Sousa - ID:11012093

29 comentários

  • Horst Wessel 16/05/2023 14:26

    Como está a manutenção desta(s) porta(s) para cadeirantes? O que aconteceu para mãe e filha despencarem deste carro no domingo passado? A propósito meus sentimentos aos familiares da idosa, uma das passageiras que despencou do carro, e que todas as proviêcias sejam tomadas afim de minorar os danos a todos.

    • André Rodrigues 16/05/2023 14:29

      Aconteceu isso? Caramba

    • Wendel 16/05/2023 14:31

      Como que uma porta dessa abre e porque a cadeirante não estava com o cinto de segurança ?

  • Horst Wessel 16/05/2023 14:46

    Segundo a reportagem que passou no Jornal Hoje, o cinto de segurança não estava funcionando no momento do acidente. mãe e filha estavam juntas na hora e as duas despencaram quanto a porta se abriu na hora em que o motorista teria feito uma curva m de forma muito brusca.

    • André Rodrigues 16/05/2023 14:48

      Misericórdia. Isso ocorreu num Vip 5 da Transurb uma vez, o cadeirante voou pela porta que se abriu com o carro em movimento. Morreu na hora. Pensa numa coisa triste...

    • Horst Wessel 16/05/2023 14:52

      Eu sinceramente tenho medo destas portas elevadas assim. não entendo por que as empresas de ônibus fluminenses compram ônibus com este tipo de porta.

    • André Rodrigues 16/05/2023 14:54

      Pra preservar o elevador dentro daquele alçapão ali embaixo, já que o desembarque na porta com elevador desgasta o equipamento, e um carro com mais portas pra auxiliar o desembarque comum diminui a oferta de bancos nos veículos

    • Horst Wessel 16/05/2023 15:01

      A propósito, André, como funciona este tipo de elevador para embarque e desembarque de cadeirantes?

    • Horst Wessel 16/05/2023 15:57

      Da última vez em que estive no Rio, em 2021, pude ver uns Apaches VIP IV da Útil também com a plataforma elevada para cadeirantes, porém em vea do modelo geladeira, eram portas próprias do modelo.

    • André Rodrigues 16/05/2023 18:51

      Horst, o da UTIL, além de ser apenas 1 carro, é porta de geladeira sim

  • Wayrque 16/05/2023 14:56

    Este tipo de elevador além de ser um trambolho, é muito mais perigoso, já é o segundo acidente fatal com um carro novo.
    Bom mesmo a prefeitura já proibir este tipo de equipamento e voltar com os elevadores convencionais na porta do meio e porta traseira para desembarque.

    • Horst Wessel 16/05/2023 15:21

      Bom, Wayrque, pelo que eu conheço do transporte público do Rio, acho difícil acontecer, ainda mais porque a prefeitura voltou a permitir às empresas comparem carros com tamanho de portas mínimo para embarque e desembarque. É uma concepção ultrapassada de economia de espaço, que já não serve mais nos dias d hoje.

  • Everton 16/05/2023 15:01

    Por mim essa porta de geladeira DEVERIA SER PROIBIDA PELO CONTRAN, E A ACESSIBILIDADE DE ÔNIBUS URBANO SER PADRONIZADA EM ELEVADOR EM ESCADA NA PORTA OU EM RAMPA (neste caso dos pisos baixo). Outra a Prefeitura do Rio de Janeiro já passou da hora de PADRONIZAR SEUS URBANOS PARA A VERSÃO DE 3 PORTAS COM ELEVADOR EM ESCADA NA PORTA DO MEIO pois facilita a revenda (várias cidades do Brasil exigem 3 portas com elevador em escada na porta do meio), e também em caso de evacuação de emergência facilita a evacuação rápida do veículo.

    O vídeo desse lamentável acidente nessa tragédia já anunciada devido a essa porta de geladeira em urbanos que os empresários adoram pra não ter que colocar uma terceira porta.
    https://globoplay.globo.com/v/11620306/?s=0s

    • Horst Wessel 16/05/2023 15:04

      Bem colocado, Everton, um ônibus com três portas, sendo a do meio com elevador para cadeirantes, teria muito mais vazão pra vendas. Cidades como João Pessoa, Natal e Brasília, mesmo, comprariam deles aos montes.

    • Everton 16/05/2023 15:08

      Tem muita coisa nos ônibus urbanos que o Contran já deveria ter padronizado EM ITENS BÁSICOS há tempos. A começar por uma padronização nacional unica de embarque e desembarque em veículos de transporte coletivo com cobrança a bordo independente do tipo de tarifação ser unica ou seccionada.

  • Horst Wessel 16/05/2023 15:47

    Mas para isto, Everton, primeiramente, é necessário, se não acabar, pleo menos reduzir o conceito de liberdade econômica tão difundido nos últimos quatro anos, e que propiciaram bizarrices como a porta para cadeirantes do ônibus desta foto; um problema , aliás, que não acontece só no estado do Rio de Janeiro, porém acaba sendo mais dramático lá por causa de toda a permissividade do poder público para com o privado. Em Porto Alegre, por exemplo, empresas como a Sudeste, SOPAL e, até algum tempo atrás, a Trevo adquirem carros com apenas duas portas sendo uma na frente e outra no meio, o que causa muita confusão na hora do embarque e do desembarque de passageiros, sobretudo quando são feitos na mesma parada. Já em Brasília, ainda que a licitação de 2011/2012 tenha obrigado as empresas locais a disponibilizarem três portas para embarque e desembarque de passageiros, a São José, que, aliás, deverá deixar nosso DF em breve, achou uma brecha aberta pelo início das operações do corredor da EPTG para comprar 60 veículos com duas portas de cada lado (direito e esquerdo), sendo uma delas, a dianteira esquerda, com medida de abertura diferente das demais. Por sua vez, a Pioneira opera no Expresso DF Sul com 90 Tornos Low Entry com quatro portas, sendo duas de cada lado, todas ao nível do piso baixo.

    • Everton 16/05/2023 15:55

      Eu sempre falo que grande parte da desorganização de padrões de qualidade na fabricação dos ônibus e de falta de pelo menos normas mínimas gerais básicas (eu disse BÁSICAS) se dá graças a ausência do Contran nesses quesitos BÁSICOS que já deveriam ter sido padronizados a nível nacional em 8 ITENS. Como eu disse nesse link abaixo:
      https://onibusbrasil.com/...context=company

      Eu me refiro apenas aos 8 ITENS BÁSICOS JÁ CITADOS QUE É NESSE CASO É POSSÍVEL SIM UMA PADRONIZAÇÃO NACIONAL UNICA PARA FABRICAÇÃO BÁSICA e também padrão único de Fluxo de Embarque e Desembarque nos veículos com cobrança a bordo. Esses itens em padrão nacional evitaria a necessidade de fazer gambiarras e adaptações e também facilitaria a compra de veículos usados daquelas empresas que TEM BOA PROCEDÊNCIA DE FROTA e que vendem carros em pouco tempo, beneficiando a inclusive liberdade econômica pois a concorrência da venda de ônibus usados BOA PROCEDÊNCIA vai crescer e muito. Inclusive sou a favor da Liberdade Econômica.

      Más o padrão dos seus sistemas de transporte municipal, metropolitano e intermunicipal e as tipificação de linhas e tarifas CONTINUARIAM INTACTOS SOB GESTÃO LOCAL DE ESTADOS E MUNICÍPIOS

    • Horst Wessel 17/05/2023 14:10

      Mas a liberdade econômica em sua essência, Everton, não pode coexistir com a prestação de serviços básicos, tais como locomoção, seja por meio público (sob pretexto de se garantir mais espaço e conforto ao passageiro que enxergue com os dois olhos e se movimente com as duas pernas e os dois braços) ou privado (por meio da adulteração na composição da gasolina ou do diesel a pretexto de se cobrarem preços mais baixos nas bombas), ou comercialização de gêneros alimentícios (onde temos visto e comprado produtos em quantidades menores, como ovos, pães e biscoitos) ou adulterados (no caso do leite) também a pretexto de se praticarem preços mais baixos nas gôndolas dos supermercados. A isto, aliás, eu daria o nome de LIBERTINAGEM ECONÔMICA.

    • Horst Wessel 17/05/2023 14:10

      No mais, sim, já passou da hora de o CONTRAN estabelecer uma normativa que garanta ao menos uma padronização mínima nas frotas de ônibus urbanos e rodoviários no Brasil, que traga as pessoas de volta a um transporte público confortável, espaçoso e acessível, onde todos nós sejamos respeitados em nossas necessidades individuais, porém respeitando a particularidade de cada região; E aí eu chamo a atenção para o fato de o ar-condicionado não ser tão bem-vindo em determinadas cidades como a fria Curitiba, com temperaturas que dificilmente passa de 25º, mal chegando a 30º. Em Brasília, mesmo, que é uma cidade com baixa umidade e altas temperaturas no meio do ano, portanto que teria até a necessidade de veículos climatizados, já ouvi motoristas e passageiros reclamando do acessório como, inclusive saiu em uma postagem de um integrante de um grupo denominado CAVALEIROS DO APOCALIPSE, que ranqueou as piores empresas de ônibus no DF levando em conta quesitos como iluminação, espaço e climatização. E, segundo essa abordagem, os veículos do Expresso DF, operados pela Pioneira, estão dentre os piores justamente por conta das "ites" (sinusites e renites) que seriam causadas pelo ar-condicionado, possivelmente mais pela inadequada manutenção do ar-condicionado.

    • Horst Wessel 17/05/2023 14:11

      No caso dos micro-ônibus, a segunda porta acaba sendo o que eu chamaria de "mal necessário", já que, apesar do tamanho do carro, é fundamental haver democracia no transporte público de cidades e regiões administrativas onde acaba sendo mais rentável às concessionárias o uso de veículos menores - micros ou midis nas operações diárias. Mas, aqui, eu queria destacar o Transporte Táxi Lotação, de Porto Alegre, que opera com micros de uma porta apenas, porém esta já com o elevador para cadeirantes na própria escada de acesso.

    • Horst Wessel 17/05/2023 14:11

      Por fim, sou amplamente defensor que os ônibus no Brasil possuam três portas, sendo preferencialmente a do meio no modelo elevador-escada, como você citou no lonk que você disponibilizou no nosso comentário. Mas, dentro de esta regulamentação, é preciso haver outra, que trate daqueles caros que operem em corredores como a EPTG e Expresso DF, em Brasília, a Av. São João, em São Paulo, a Sertório, em Porto Alegre e odo serviço Ligeirinho/Ligeirão de Curitiba, no sentido de quantas portas eles terão dos dois lados da carroceria, se quatro, como os carros da São José/DF ou cinco (minha configuração preferida), como são os casos da Urbi e da Marechal, que também operam o corredor da EPTG.

    • Horst Wessel 17/05/2023 14:17

      Ah e ainda em relação à configuração dos micro-ônibus Everton também gostei muito de uns Gran Minis comprados pelo Governo do Estado da Bahia que possuem duas portas como se fossem de viagem porém uma delas adaptada para cadeirantes.

    • Everton 17/05/2023 14:48

      Horst, outra coisa que o Contran já deveria ter padronizado há tempos e que é fácil de normatizar a nível nacional é uma padronização nacional unica de embarque e desembarque em veículos de transporte coletivo com 2 ou mais portas de acesso (sendo uma para o embarque e outra para o desembarque) com cobrança a bordo independente do tipo de tarifação ser unica ou seccionada e que seja valida também em linhas semiurbanas.

    • Everton 17/05/2023 15:09

      Horst, nos casos do BRT com Portas nos 2 lados e cobrança mista, sou a favor que as portas do lado esquerdo seja somente com BRT com cobrança antecipada pré-embarque pelas bilheterias e que seja em Piso Alto com rampas nas portas igual Curitiba, e as portas do lado direito sejam usadas para as paradas nos pontos normais e para veículos urbanos tocos 4x2 independente de ser motor dianteiro ou motor traseiro os veículos BRT tem que ter o comprimento mínimo de 12,60 metros de comprimento com 5 portas sendo 3 no lado direito com elevador na porta do meio para as paradas normais e as 2 portas em nível do lado esquerdo no entre-eixos padrão Curitiba, igual a estes links abaixo:
      Lado Esquerdo: https://onibusbrasil.com/ricardomatu/7736497?context=prefix
      Lado Esquerdo BRT-01: https://onibusbrasil.com/yanaguibus/7260088?context=prefix
      Lado Esquerdo BRT-02: https://onibusbrasil.com/andre2017/10626527?context=prefix
      Lado Direito: https://onibusbrasil.com/...?context=prefix

    • Horst Wessel 17/05/2023 15:16

      Everton, esta padronização que você mencionou até já vem ocorrendo, ainda que paulatinamente e, acredito, por decretos estaduais e municipais isolados entre si. À exceção de uma capital de estado e de algumas cidade pelo Brasil, a tendência é que o embarque se dê pela porta dianteira e o desembarque, pela traseira ( e a do meio, quando houver). . O que me incomoda neste aspecto é a modalidade de cobrança de passagens ,que, só de uns tempos para cá, passou a ganhar visibilidade e importância pra o planejamento urbano das cidades, mas que tem tirado emprego de cobradores em algumas praças, como Tio de Janeiro e São Paulo, além de causar muita confusão entre passageiros em outras, como Brasília, cidade onde, passados dez anos da efetivação da integração no modelo temporal, muitas pessoas ainda desconhecem esta facilidade.

    • Everton 17/05/2023 17:48

      Horst, nesse quesito entendo que precisa haver uma normatização nacional única partindo do Contran e com urgência sobre o padrão unico de embarque que tenha validade sobre as linhas municipais, metropolitanas, Intermunicipais e interestaduais operadas por ônibus urbanos com 2 ou mais portas de acesso (sendo um para entrar e outro pra sair) e por ônibus rodoviários semiurbanos com 2 portas de acesso (sendo um para entrar e outro pra sair) independente da tarifação ser única ou seccionada. Pois dependendo de quem compra ou de quem vende você tem que alterar o veículo em várias coisas. Esse padrão único nacional de embarque em ônibus com cobranca embarcada a bordo que deveria ser imposto pelo Contran é de fácil implementação.

  • Horst Wessel 17/05/2023 16:23

    A Braso Lisboa também está operando a 434?

  • Kauê 23/05/2023 10:19

    Caralho esses comentários viraram uma tese de mestrado pqp

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
samsung
Modelo da Câmera Fotográfica
SM-M526B
Posição da Câmera
Câmera na horizontal, com a base para baixo
Software
M526BXXU2CWB3
Data/Hora
04/04/2023 16:29:49
Tempo de Exposição
1/333
Abertura (fnumber)
180/100
Programa de Exposição
Normal
ISO
20
Data/Hora Original
04/04/2023 16:29:49
Data/Hora Digitalização
04/04/2023 16:29:49
Valor da Velocidade do Obturador
1/333
Valor de Abertura
169/100
Valor do Brilho
824/100
Valor de Viés de Abertura
-200/100
Valor Máximo de Abertura
169/100
Modo de Medição
Média Ponderada Central
Status do Flash
Flash não disparado
Distância Focal
532/100
Modo de Exposição
Exposição automática
Balanço de Branco
Automático
Razão de Zoom Digital
200/100
Distância Focal em Filme de 35mm
28
Modo de Captura de Cena
Padrão

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número A29173 que se encontra na identidade visual da empresa Empresa de Transportes Braso Lisboa, de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Apache Vip V, fabricada pela encarroçadora CAIO. O chassi é um OF-1519 BlueTec 5, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por Gabriel Sousa, em 05/04/2023 e consta como tendo sido registrada em 04/04/2023, na localidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Na ocasião, o veículo operava o serviço serviço urbano, na linha Grajaú x Gávea (435).

Referência Bibliográfica

SOUSA, G. Empresa de Transportes Braso Lisboa A29173 em Rio de Janeiro por Gabriel Sousa - ID:11012093. Ônibus Brasil, 2023. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/GabrielSousa/11012093> Acesso em: 04 mai 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Empresa de Transportes Braso Lisboa Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Numeração:
A29173
Placa:
RJQ8J81
Carroceria:
CAIO
Apache Vip V
Chassi:
Mercedes-Benz
OF-1519 BlueTec 5
Serviço:
Serviço Urbano: 435 - Grajaú x Gávea
Local:
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Data:
04/04/2023 16:29:49
Autor:
Gabriel Sousa
Publicação:
05/04/2023 17:11