BsBus Mobilidade 500933 na cidade de Samambaia, Distrito Federal, Brasil, por Brenno Santos. ID da foto: 11992306.
SEST SENAT 7832 na cidade de Samambaia, Distrito Federal, Brasil, por Brenno Santos. ID da foto: :id.
Viação VG B31007 na cidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, por Brenno Santos. ID da foto: :id.
BsBus Mobilidade 500933 na cidade de Samambaia, Distrito Federal, Brasil, por Brenno Santos. ID da foto: :id.
BsBus Mobilidade 501484 na cidade de Taguatinga, Distrito Federal, Brasil, por Brenno Santos. ID da foto: :id.
/ 389 acessos / 35 comentários / Compartilhar no WhatsApp

BsBus Mobilidade 500933 em Samambaia por Brenno Santos - ID:11992306

Samambaia Norte.

35 comentários

  • Daniel 03/04/2024 19:21

    BsBus chegou chegando na Samamba hein! A Marechal agora tá ficando para trás, e é forte candidata a assumir o posto de pior do DF que desde 2013 é da SJ/BsBus. A Marechal é a única que continua com a frota de 2013/14 circulando por um tempinho considerável e indeterminado.

    • Angel 03/04/2024 21:30

      TCDF e MP já estão na cola dela, a Marechal tá praticamente falida e essa suposta renovação que ela prometeu é porque o governo tá subsidiando tudo, aí fica fácil porque se depender da própria Marechal contínuava com a frota de 2013/14 por um bom tempo.

    • Daniel 03/04/2024 21:45

      Pois é, a Marechal praticamente respira por aparelhos e já faz um bom tempo. A Marechal tá com os mesmos problemas da SJ que sempre a tornaram uma dor de cabeça, a Marechal tá com uma frota sucateada e muito mal cuidada, com ônibus andando sujo, muitas linhas com horários bagunçados, fora que tá faltando ônibus para tanta linha como tem na área 4, fora os diversos problemas trabalhistas que ela tem e que a colocam em uma posição arriscada futuramente, cara fala sério a Marechal é a única empresa que nesse novo contrato chegou a parar várias vezes por falta de combustível, o básico para a operação. E como se não bastasse o governo ainda teve a ideia de criar o zebrinha em águas claras para ela operar, já não dá conta do que opera e o governo ainda presenteia mais linha para ela. Sinceramente a Marechal nos primeiros anos era uma das melhores empresas do DF, mas hoje em dia é assustador ver o declínio e eu sinceramente não boto fé nessa renovação da Marechal não, se ela renovar acho que é questão de tempo para a frota ficar surrada e desgastada, afinal a manutenção da Marechal hoje também vive um enorme desgaste, muito também por conta dos problemas financeiros e administrativos que ela tem passado e agravados nesse pós-pandemia.

    • Brenno 04/04/2024 00:08

      Vi uma reportagem no DFTV que ela vai renovar totalmente só em 2026.

    • Horst Wessel 04/04/2024 15:33

      Só no Sol Nascente, nais esatamte no Trecho 3, é que a BsBus parece não ter agradado muito

    • Brenno 04/04/2024 17:19

      Inclusive foi lá que queimaram um

    • Daniel 05/04/2024 13:10

      Pior que não teve nada haver com a empresa em si, um jovem acabou morrendo por lá e os moradores em forma de protesto, queimaram um ônibus novinho da BsBus. Eu sou um dos que mais criticou a empresa desde que ela veio operar aqui na Ceilândia e cidades ao redor, mas reconheço que nessa situação os moradores que se auto prejudicam, pois a empresa realmente fez a parte dela para melhorar por lá, ela priorizou totalmente a renovação primeiramente no Sol Nascente e só depois focou na Ceilândia e Taguatinga em si, na época do Grupo Planeta mesmo, isso dificilmente aconteceria..

    • Angel 05/04/2024 13:35

      Um jovem, o que diga um marginal com várias passagens pela polícia Daniel, e no vídeo foi bem claro que foram 15 vândalos da mesma laia dele que não ligam pra nada e fizeram o que fizeram (tanto que ameaçaram queimar outro), e prejudicaram os moradores trabalhadores que não tiveram nada a ver com isso, aquela região do Trecho III é muito problemática com a questão do tráfico e a violência e por isso muitas linhas da BsBus não descem totalmente pela falta de segurança. Por causa de uma minoria irracional a maioria trabalhadora acabou pagando o pato, é lamentável isso.

    • Horst Wessel 05/04/2024 15:38

      É até por isso que eu volto a perguntar, Angel e Daniel, existe alguma ocorrência de operação de transporte pirata na região do Sol Nascente nos mesmos moles do que existe na zona Oeste do Rio de Janeiro?

    • Daniel 05/04/2024 16:26

      Até que não se tem tantas ocorrências Horst, mas como o Trecho III do Sol Nascente é bem problemático e tem uma estrutura horrível, é bem provável que o transporte público sozinho não dê conta e em consequência deve ter uns piratas por lá. Mas esse problema é mais frequente apenas no S.N Trecho III mesmo, no S.N Trecho II tudo é bem mais organizado e funciona bem, até o novo terminal de lá que inaugurou em Dezembro deu um ar bem mais moderno e de organização para a cidade.

    • Horst Wessel 05/04/2024 16:33

      Cara, eu estava no Rio de Janeiro passando uma semana de férias até segunda passada. Mas, antes disso, estávamos vendo onde ficar e um sobrinho meu chegou a ver casas baratas na região do Recreio dos Bandeirantes, onde houve aquela queima de 35 ônibus por milicianos que atuam na zon Oeste da cidade. Evidente que eu bati o pé e me recusei a ir pra lá - e daí acabamos ficando em Copacabana mesmo.
      Mas, voltando para o DF, não é a primeira vez que um ônibus da BsBus/São José é incendiado no Sil Nascente, seja por traficantes, seja por grileiros de terra. E acho uma situação bastante preocupante, que o Poder Público precisa resolver, separar as pessoas boas dos marginais , como não foi feito no Rio de Janeiro.

    • Daniel 05/04/2024 16:47

      Pois é, aqui no DF existem algumas regiões que são realmente complicadas, no caso da BsBus o Sol Nascente Trecho III é um baita desafio, some isso a Cidade Estrutural que é outro local absurdamente complicado de ser operado e com muitos problemas. Mas não é só área 5 que isso ocorre também, na Área 1 o Arapoangas e a Fercal também são um desafio para a Piracicabana e a população, na Área 2 tem São Sebastião que recentemente também deu muita dor de cabeça para a Pioneira, enfim, o DF como um todo tem merecido mais atenção do governo, pois isso que você falou é uma verdade e é realmente preocupante.

    • Brenno 05/04/2024 20:32

      Acho que a área mais de boa em questão de operação seja a da Urbi - Área 3.

    • Jefferson Willian 05/04/2024 21:24

      Também acho a área 3 a melhor. Toda a estrutura da empresa fica numa mesma região e tem fácil acesso aos terminais, no máximo uns 20-25 minutos.

      Cidades fáceis de transitar, com avenidas largas pra desenvolver velocidade. O mapa delas permite criar linhas que atendem quase todos, sem precisar dar voltas numa mesma região. Menos linhas, mais padronização.

      Brinquem no Maps tentando criar rotas em lugares como Arniqueira, Águas Claras, Vicente Pires, Gama, São Sebastião, Itapoã, Sol Nascente, Guará... é complicado, vai rodar demais, repetir rua, pegar rua sem saída ou sem volta, muitas casas ficam longe das rotas, etc...

      Nesse ponto de organização, acho que Taguatinga e Ceilândia tbm tem vantagem, mas como tem o metrô, parece que ignoram a situação por lá.

      Curiosamente até agora a Urbi só perdeu 1 veículo, e foi gente fazendo graça sem nenhum motivo.

    • Brenno 05/04/2024 21:35

      Pois é.
      Samambaia, Recanto, Riacho e Bandeirante, todos têm como interligar com todas as outras RAs sem ter que passar por dentro de outra RA.
      Não tem muitas ruas, Samambaia só tem 4 ruas, Recanto 3, Riacho uma única rota e Bandeirante 2 ruas.
      Fora que toda a Área 3 só tem a Urbi operando todas as linhas.
      Ceilândia e Taguatinga tem 2 empresas: SJ/BsBus e Marechal
      Guará tem Marechal, Piracicabana e SJ/BsBus (linha pra Ceilândia, por exemplo, não é operada pela Marechal)
      Estrutural tem 2 empresas: SJ/BsBus e Piracicabana (158.1)

      Ou seja, em todas as regiões em alguma RA tem mais de uma empresa competindo. Já na área da Urbi todas as linhas são operadas pela Urbi, não há nenhuma linha aqui q rode dentro da cidade q não é só pela Urbi.

      Na verdade, tem só a 0.850/850.1, mas fora essas duas, todas a urbi opera, diferente de outras áreas.

      Poderia dizer q a Piracicabana e Pioneira também, mas a área delas são cheios de ruas e áreas rurais.

    • Daniel 05/04/2024 23:22

      A Urbi realmente é a mais equilibrada nesse ponto, todas as cidades tem uma estrutura semelhante e são cidades bem próximas, diferente da Área 5 por exemplo onde as melhores cidades para se operar ainda são disparadas Ceilândia,(Setor O nesse caso é a que tem a melhor estrutura, a QNR já é mais pancada), Taguatinga (M Norte) e o Sol Nascente trecho II que tem uma estrutura melhor e um terminal recém inaugurado e que só roda 100% BsBus. Agora Brazlândia pela distância é mais complicado e a Cidade Estrutural é até próxima do P.P mas tem concorrência com a Piracicabana e as linhas circulares de lá não são tão interessantes assim.
      Na Área 4 o melhor lugar ainda é o P Sul, pois é o único lugar onde a Marechal ainda atua totalmente sozinha e tem boas linhas, e tem Taguatinga Sul que também é só dela e tem boas demandas, agora o Guará e Águas Claras tem uma boa concorrência, principalmente com a BsBus.
      Área 1 eu diria que é bem equilibrada por ter o Plano Piloto praticamente só para Piracicabana e ela ainda opera o zebrinha de lá em massa. A área 2 da Pioneira é a melhor bacia por conta do Paranoá/Itapoã com demanda o dia todo para o Plano Piloto e o sistema BRT também é uma grande ajuda.

      Brenno só uma correção, na bacia da Urbi, ela concorre com a BsBus em linhas com destino Ceilândia como 397, 398, 398.1, 808, 886, 812, 812.1, 841 etc.

    • Angel 06/04/2024 03:42

      Ontem saiu no Metrópoles a entrevista com o Secretário de Mobilidade afirmando que a Marechal irá renovar toda a frota ainda em 2024 e com o novo cronograma apresentado que segundo ele, virão 377 veículos até o final do ano e 122 nesse primeiro semestre com a chegada do primeiro lote no final de Abril, estava lendo a matéria e essa parte me pegou de surpresa.

      "E mais um detalhe, informação que a empresa me passou: estão trazendo ônibus com uma tecnologia muito moderna. A informação que eles nos deram é que serão veículos da marca Volvo. Não serão nem os Mercedes que tradicionalmente usamos aqui em Brasília. São veículos mais modernos, mais adequados e muito mais eficientes energeticamente. Um pouco mais caros, não muito, mas eles conseguiram uma boa negociação. Segundo eles me disseram, a Volvo faz questão de ter bons ônibus aqui na capital do Brasil. Nós estamos bastante entusiasmados com essa nova frota que está vindo aí"

      Olha, pelo que sei a Volvo não tem nenhum chassi/motor dianteiro Euro 6, só restando os urbanos B320R e o BZL. Mas se isso aqui realmente for verdade a Marechal vai surpreender e muito nessa renovação, seria muito bom ver a Volvo ganhando destaque/espaço no DF dominado pela grandiosa Mercedes-Benz, e provavelmente eles devem continuar com a Caio trazendo Apache VIP V, vamos ver se na prática vai acontecer isso porque na situação atual da Marechal acho pouco provável, só acredito vendo rsrs.

      Aqui o link da entrevista.
      https://www.metropoles.co...-diz-secretario

    • Brenno 06/04/2024 10:04

      Daniel, concorrer a Urbi concorre com a SJ/BsBus e Marechal. Mas eu desconsiderei as linhas compartilhadas. Eu digo que na bacia da Urbi todas as linhas são operadas por ela, e tirando a 850, mas é uma linha de meia viagem, vai de manhã e volta a noite, nem conta, pois tem 1 ou 2 viagem só, nem uma outra linha é operada só por outra empresa.
      Diferente de Ceilândia, Taguatinga, Guará, Gama, Santa Maria, Estrutural, Cruzeiro, etc.

      Como exemplo, no Gama a 0.205, 0.215, 0.216 e 0.234 é só da Marechal, na Santa Maria, a 260.3 é só Marechal, na Estrutural a 158.1 da Piracicabana, no Guará as linhas da SJ/BsBus pra Ceilândia (operada pela Urbi tbm, Marechal não, só o P Sul).

      Claro que tem cidades exclusivas, Brazlândia, Paranoá, Itapoã, São Sebastião, etc. Mas em cada bacia tem linhas operadas totalmente por outras empresas, o que não ocorre em toda a bacia da Urbi, que é toda dela.

    • Brenno 06/04/2024 10:08

      Angel, Volvo? Ela não tem motor dianteiro, a não ser que ela abriu uma exceção pra Marechal ou está desenvolvendo um novo B270F com Euro 6.
      Caso contrário, duvido a Marechal trazer ônibus com motorização traseira total.
      Vamos ver, se ela realmente trocar os MB por Volvo seria algo muito bom mesmo.
      A SJ inicialmente iria trazer Volvo, mas acabou trocando pela VW.
      A Urbi também testou Volvo mas desistiu também, em Goiânia eles além da Volvo também testou Iveco, esse último o motor dianteiro mais potente do Brasil.

    • Horst Wessel 06/04/2024 22:41

      Se a Marechal trouxer o chassis da volvo, como está sendo noticiado, vai ser realmente uma grande surpresa aqui para Brasília, mas eu lembro que a antiga matriz curitibana renovava muito da sua frota com chassis volvo, inclusive uma das últimas inovações antes de ser decretada a liquidação extrajudicial foi feita com o chassi híbrido 215r. Aguardemos para ver o que virá no fim deste mês, sob carroceria Mascarello acredito, que é a mais barata existente no mercado atualmente.

      Em tempo, a Marechal não deveria estar operando a linha 0.205, uma vez que o itinerário foi alterado para terminar na M Norte. Sendo assim, a Pioneira deveria estar compartilhando a linha com a São josé/BsBus.

    • Horst Wessel 07/04/2024 17:55

      Agora uma pergunta que me ocorreu fazer aqui: se a Marechal vai comprar ônibus com chassis Volvo, por que e/ou por quanto tempo ela continuará testando aquele Millenium V, de chassis MBB BT6?

    • Daniel 07/04/2024 18:51

      Marechal trazer volvo para rodar no P Sul, Taguatinga Sul, Guará e Águas Claras... Sinceramente não me parece uma boa ideia, para uma empresa que já passa por grave crise financeira escolher chassi Volvo que tem a manutenção mais cara dentre todos, quero dizer, nem os Mercedes dele tão lá essas coisas. O Grupo Amaral se destacava por usar chassis Scania e Volvo mas na crise financeira deles praticamente não tinha ônibus para operar, eles não conseguiram mais manter essa frota diferenciada de antes e deu no que deu. Não estou dizendo que pode acontecer o mesmo, só acho muito contraditório e realmente pode dar muito errado, a Marechal até 2016 tinha uma boa gestão e uma boa manutenção, mas de lá para cá, ao meu ver ela só tem se asfixiado, era melhor focar em reduzir custos investindo em chassis de manutenção mais barata e de fácil assistência como sempre foi com Mercedes. Como o Horst falou, sem sentido testar Mercedes e querer brincar com o perigo ao trocar tudo para Volvo.

    • Jefferson Willian 08/04/2024 16:14

      Sem especulações, essa novela vem desde 2022 na SJ e Marechal, então melhor só esperar pra ver. Havia os rumores de renovação das duas, mas só veio uns 30 de cada pra ficar na expectativa. Depois de muita pressão, SJ testou os VW de sempre e logo apareceu de surpresa com MB.

      E agora essa história de Marechal com Volvo, logo a marca com menos opções de modelos. De toda forma, até que a empresa tem várias linhas pro Plano que até permitem esses veículos mais sofisticados.

      Ainda tem aquela história do ar condicionado, vamos ver no que isso vai dar (ou não)...

    • Horst Wessel 08/04/2024 19:59

      Amigos, confirmei agora há pouco com um motorista da 156.8: serão 377 carros de chassis Volvo, provavelmente sob carroceria Marcopolo. Mas o motorista acha meio em cima o prazo dado pelo secretários de Transportes para que os primeiros 122 cheguem em abril é muito em cima da hora para se concretizar.

  • Brenno 08/04/2024 22:18

    Também tô surpreso com essa notícia de vim chassis da Volvo, ainda mais que o B270F (motor dianteiro) foi descontinuado em meados de 2020 por aí e não há registros de uma nova geração de um chassi de motor dianteiro da Volvo. Fora que ela também descontinuou dois chassis de motor traseiro com menor potência: B250R e B290R. Na linha Euro 6, que eu saiba, só tem o B320R. Improvável demais a Marechal vim todo com motor traseiro, a não ser que a Volvo tá desenvolvendo um novo motor dianteiro e a Marechal seria uma das primeiras a adquirir.

    • Brenno 08/04/2024 22:19

      2°. A matriz de Curitiba decretou falência há um bom tempo já, tendo toda sua operação passada para a Viação Glória, e a matriz veio pra Brasília. Já os Volvos dela eram principalmente os articulados, e os bi-articulados que só a Volvo produzia (Já que o da Scania era motor dianteiro). E os articulados da Volvo pra operação lá é bem grande.

      3° A São José iria vim com chassis Volkswagen nessa renovação, mas o pessoal da SJ/BsBus me informou que os chassis da VW estavam mais caros nessa linha Euro 6, e por isso optaram pela compra dos chassis MB que saiu mais barato. Não veio Mercedes pq a empresa quis mudar, veio Mercedes por ter sido mais barato.

      4° O Grupo Amaral começou a decair quando o Sr. Valmir Amaral veio a falecer e a gestão passou pros filhos, o qual fez todo o grupo vim a falência por má gestão. A SJ também ocorreu isso, o dono do grupo São José do Tocantis também veio a falecer e empresa passou por más gestões, mas tão tentando se reerguer e trocaram o nome fantasia pra BsBus.

    • Brenno 08/04/2024 22:19

      5° Aparentemente a Pioneira não quer ou nunca quis a operação da São José em sua bacia, ou a SJ não quer operar na área da Pioneira, tanto que não há nenhuma linha compartilhada com a SJ, mas há com a Urbi e Marechal, e a Piracicabana opera a linha Sobradinho x Paranoá. Além de que a Pioneira não queria outras empresas operando em sua bacia, tanto que todas as linhas da Área 3, 4 e 5 (exceto a linha 129) que antes ia até o Paranoá, hoje vão até somente a Ponte JK
      Linhas essas: 384.1, 386.1, 389.1, 0.822, 0.834 e 0.835, fora as que não existem mais: 129.1, 388.1, 388.2, 834.1, 0.877 e 885.1

      6° À respeito da linha 0.205, a Marechal alegou que tinha direito de operar a linha pois em seu plano original, essa linha ia até a Rodoviária de Taguatinga passando pela QNL, mas foi alterada para o M Norte e ela manteve com a linha, tanto a 0.205 quanto a 205.1, que inclusive antes era operada pela Pioneira e logo depois ela desistiu da operação, e aí a Marechal solicitou à SEMOB a permissão pra operá-las, mas aí a Pioneira viu que a linha rendia bem e tomou a 205.1 de volta, deixando a Marechal apenas com a 0.205, já as linhas 0.215, 0.216 e 0.234 deveriam ser operadas pela Pioneira também, mas ela não quis, daí a Marechal veio a assumir, pois a Pioneira disse q era mais rentável só as linhas para o Plano Piloto. Ela também tinha deixado a operação da 0.225, e como ela não aceita a SJ na sua bacia, a linha ficou ausente por um bom tempo, até a Pioneira voltar a operar e segue ativa até hoje.
      Já a linha 260.3, a Pioneira também desistiu da linha e a Marechal veio a operar, aos moldes da 0.205, ela alegou que originalmente a linha passava pelo P Sul e que tinha direito a operar, e realmente a linha passava pelo P Sul, ela tinha a mesma rota do 0.812 do Recanto das Emas, mas foi alterada para o P Norte, e claro, a SJ não é aceita pela Pioneira, então não pôde pegar a linha. Mas há uma outra linha também, a 0.260 que a Pioneira largou a operação, que vai para P Sul, até hoje, não sei pq a Marechal não quis.

    • Brenno 08/04/2024 22:23

      Mas esse assunto sobre a SJ/BsBus não ser aceita pela Pioneira ou não querer operar na bacia 2 é mero rumor. Não tenho certeza se isso é verdade, mas vi isso em algumas reportagens, comentários de outros e também de motoristas da Pioneira que me disseram isso.
      Se é verdade, não sei o motivo da Pioneira não querer compartilhar as operações na região com a SJ/BsBus.

  • Daniel 08/04/2024 22:30

    Pioneira ficou fresca nesse novo contrato então Brenno, na época da concorrência com a Viplan, qualquer linha que desce a Pioneira abocanhava, pois se desse espaço a Viplan entrava e ganhava espaço. Acho realmente curioso a BsBus e a Pioneira são as únicas empresas que quase nunca se topam, os únicos locais que sei que elas ainda se encontram é aqui no Setor O e na M Norte. A BsBus não teme nem a Piracicabana já que concorre com ela na Cidade Estrutural e no Guará. Realmente a Pioneira parece ter uma boa influência ou no mínimo uma boa barganha nesse novo contrato pois foi uma das mais beneficiadas, se não, a mais beneficiada desde o novo contrato.

    • Brenno 08/04/2024 23:04

      Viplan era um grande monopólio do DF, operava em quase todos os lugares, só não teve operação que eu me lembre no Riacho 2 e Recanto.
      Sobre a Pioneira, verdade, ela é de longe a que tem mais privilégios, digamos, nas linhas da sua área, já que ela conseguiu tirar a Urbi, Pioneira e SJ/BsBus do Paranoá, não quer a SJ/BsBus no Gama/Santa Maria, e não sei como ela fez isso. E acho que ela só deixa a Piracicabana operar a linha de Sobradinho lá no Paranoá pq é uma linha circular, ela não termina no terminal do Paranoá, ela entra e volta na mesma viagem. E as linhas que a Marechal opera lá no Gama e Santa Maria é só pq a Pioneira não quis. Já a linha 207.3, a Marechal assumiu integralmente pq é do Engenho das Lajes, não faz falta pra Pioneira.
      No Setor e M Norte elas só se encontram por causa das linhas 205.1, 0.223, 0.253, 0.255 e 0.275. Mas ela realmente tem algum poder sobre suas linhas e áreas, pois na bacia da Urbi, por exemplo, tirando certas linhas, tipo 082, 087 e 161 que deveriam ser compartilhadas com a Piracicabana, todas as outras tem compartilhamento, salva algumas pra Taguatinga.
      A Piracicabana tbm tem um certo privilégio, já que não quis compartilhar a linha de Sobradinho pro Paranoá (0.511 e 511.4), não tem nenhuma outra linha, além da 099.1, que ela compartilha com outra empresa. Tipo, a 124.6 e essas do Sobradinho, poderiam muito bem ser compartilhada entre ela e a Pioneira, mas não são.
      E na Cidade Estrutural ela praticamente tomou todos os horários da linha Rodoviária via W3 Sul (158.1) da SJ/BsBus (158) que virou linha de meia viagem.
      Não sei se você lembra, mas, a linha 158 e 158.1, eram praticamente a mesma linha e compartilhada mas não usando o mesmo número.
      Essas duas linhas antigamente elas se alternava, uma hora saia do terminal da Estrutural a 158 (SJ) e outra hora saia a 158.1 da Rodoviária (Piracicabana) e as duas se encontrava em sentidos opostos. Hoje, a 158 se não me engano tem só umas 2, 3 viagens.

    • Daniel 09/04/2024 12:19

      É bem esquisito isso Brenno, o negócio é que a Piracicabana e a Pioneira são dos Constantino e isso provavelmente é o que pesa para serem tão poderosas e suas decisões nunca serem questionadas pelo sistema. Eu também acredito que as demais empresas evitam rodar nas bacias delas, justamente pq sabem que concorrer com os Constantino pode não ser uma boa ideia, e ao invés disso preferem concorrer para cá mesmo. Não é atoa que a BsBus roda em praticamente todas as cidades da bacia 3 e 4 em concorrência/com linhas compartilhadas com a Urbi e a Marechal, a única exceção é o P Sul, pois a Marechal realmente não permite ela entrar lá, mas até em Águas Claras a BsBus entrou operando linhas de Águas Claras para a QNR, Expansão e Setor O em peso.

    • Daniel 09/04/2024 12:23

      E antigamente Águas Claras era 100% da Marechal, a BsBus não ia para lá não, mesmo as linhas saindo da QNR, Expansão e Setor O. Então realmente acho que é aquela história cada uma sabe onde é o seu lugar, e do Guará para baixo a Urbi e a BsBus principalmente, são as que mais possuem linhas e eu diria que são as mais dominantes nessa área, a Marechal é mais um suporte, até pela crise que vive ultimamente. Agora no Plano Piloto para cima, já é um oligopólio Constantino com Pioneira e Piracicabana.

    • Brenno 09/04/2024 14:43

      Pois é.
      No P Sul atualmente só tem 2 linhas da SJ, a 812 que vem do Recanto para a QNR passando pelo P3 Sul e a 385 que é Rodoviária vindo da QNR, passando pelo P1 Sul.
      Antigamente tinha a 159 que vinha da Estrutural, esse rodava em todo o P Sul, mas posteriormente a linha foi alterada para o Pinheiros, e as demais linhas da Estrutural: 154.5, 154.6 e 154.7 foram descontinuadas.

    • Brenno 09/04/2024 14:44

      Sobre Águas Claras eu lembro disso, se não me engano a SJ só veio operar a linha 333.6 e 333.7 recentemente e no começo das operações (quando ela já operava antes da Marechal começar)

    • Brenno 09/04/2024 14:44

      Igualmente as linhas 332.1 e a 359.1

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
samsung
Posição da Câmera
Câmera na horizontal, com a base para baixo
Data/Hora
02/04/2024 17:49:14
Modelo da Câmera Fotográfica
SM-S908E
Software
S908EXXS7DXC3
Valor de Abertura
169/100
Valor de Viés de Abertura
0/100
Programa de Exposição
Normal
Valor Máximo de Abertura
169/100
Valor do Brilho
762/100
Data/Hora Original
02/04/2024 17:49:14
Balanço de Branco
Automático
Modo de Exposição
Exposição automática
Tempo de Exposição
30/10000
Status do Flash
Flash não disparado
Abertura (fnumber)
18000/10000
ISO
12
Distância Focal em Filme de 35mm
23
Razão de Zoom Digital
10000/10000
Data/Hora Digitalização
02/04/2024 17:49:14
Valor da Velocidade do Obturador
1/327
Distância Focal
640/100
Modo de Medição
Média Ponderada Central
Modo de Captura de Cena
Padrão
Fonte de Luz
Desconhecido

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 500933 que se encontra na identidade visual da empresa BsBus Mobilidade, de Brasília, Distrito Federal, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Torino S, fabricada pela encarroçadora Marcopolo. O chassi é um OF-1721 Bluetec 6, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por Brenno Santos, em 03/04/2024 e consta como tendo sido registrada em 02/04/2024, na localidade de Samambaia, Distrito Federal, Brasil. Na ocasião, o veículo operava o serviço serviço urbano, na linha Setor O³ (Via Oeste/Ceilândia Centro/QNJ - QNL) x Samambaia Norte (200/400) (397.2).

Referência Bibliográfica

SANTOS, B. BsBus Mobilidade 500933 em Samambaia por Brenno Santos - ID:11992306. Ônibus Brasil, 2024. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/4629e47875b9b995785c163d405c43b0/11992306> Acesso em: 24 mai 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
BsBus Mobilidade Brasília, Distrito Federal, Brasil
Numeração:
500933
Placa:
SSF5F82
Carroceria:
Marcopolo
Torino S
Chassi:
Mercedes-Benz
OF-1721 Bluetec 6
Serviço:
Serviço Urbano: 397.2 - Setor O³ (Via Oeste/Ceilândia Centro/QNJ - QNL) x Samambaia Norte (200/400)
Local:
Samambaia, Distrito Federal, Brasil
Data:
02/04/2024 17:49:14
Autor:
Brenno Santos
Publicação:
03/04/2024 15:43