Saritur - Santa Rita Transporte Urbano e Rodoviário 8000 na cidade de Atibaia, São Paulo, Brasil, por William de Souza Ribeiro. ID da foto: 2775561.
KVB - Kölner Verkehrs-Betriebe 320 na cidade de Cologne, North Rhine-Westphalia, Alemanha, por Fábio Takahashi Tanniguchi. ID da foto: :id.
TPL - Talca París y Londres 3030 na cidade de Boituva, São Paulo, Brasil, por Carlos Augusto Sousa. ID da foto: :id.
A. V. Reis 113 na cidade de Cologne, North Rhine-Westphalia, Alemanha, por Fábio Takahashi Tanniguchi. ID da foto: :id.
Viação Paraty 2907 na cidade de São Carlos, São Paulo, Brasil, por Rodrigo Martarello. ID da foto: :id.
/ 1.430 acessos / 49 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Saritur - Santa Rita Transporte Urbano e Rodoviário 8000 em Atibaia por William de Souza Ribeiro - ID:2775561

#111 | Chassi IVECO 170S28F | 15º Encontro de Empresas de Fretamento da FRESP 13/Setembro/2014 no Tauá Hotel Convention

49 comentários

  • Andrey Marcos 15/09/2014 16:03

    bem diferente estranho ver um G7 com chassi da iveco poxa

  • Luis Philippe Cardoso 15/09/2014 17:11

    LEGAL MAIS SEM WC

  • Jackson 15/09/2014 19:54

    esse será usado para fretamento simples quero ver o eurorider e até agora só o do corinthians...

  • Luis Philippe Cardoso 15/09/2014 20:12

    ESSE CARRO TEM QUANTOS CV

  • Wendel 15/09/2014 20:14

    Luis Philippe Cardoso Coelho se nao me engano ,280 cv .

  • Wendel 15/09/2014 20:15

    Andrey Marcos Santos pois e , o normal aqui seria mercedes ......

  • Luis Philippe Cardoso 15/09/2014 20:18

    LEGAL , MAIS ACHO QUE SÃO 230 CV 17 TON 230 CV , SE FOR 280 CV SERÁ UMA MÁQUINA

  • Andrey Marcos 15/09/2014 23:40

    interessante q so agora q percebi é um Viaggion 1050 caramba axei q fosse um 900 seria mais comun não

  • William 15/09/2014 23:52

    Luis Philippe Cardoso Coelho
    Wendel Cerutti
    São 280 CVs mesmo

    170S28F
    170: 17 TONs
    S: Família
    28: 280CVS
    F: Motor Dianteiro

  • Savio 16/09/2014 00:00

    Ótimo registro, Show!
    Muito bacana vermos novas opções de chassi em "grandes" empresas, mas também sabemos que o chão é longo e muito, pois as outras marcas de chassi pensam da mesma forma.
    Muitos empresários são "conservadores" com suas tradições e dificilmente coloca o nome da sua "grande" empresa em "novas mãos", mesmo a marca tendo confiabilidade em outro ramo, exemplo disso é Vw, mais parabéns a Saritur por investir em outro chassi que tende atender melhor suas necessidades!

  • William 16/09/2014 00:09

    Bus Harrison
    Obrigado pela visita!
    Penso o mesmo, a IVECO terá um longo caminho pela frente, mesmo tendo uma experiência na Europa... O mercado brasileiro é disputador e também o conservadorismo de certos empresários, é mais uma fator a vencer.

  • Marcelo 16/09/2014 09:35

    Provavelmente veiculo de teste cedido a saritur pelo grupo fiat/iveco, como a saritur é um dos grandes prestadores de serviço para o grupo e possuir varias linhas em estradas precarias seria uma laboratorio excepcional ....

  • Otávio 16/09/2014 09:47

    Marcelo Duarte
    ...isso se a Saritur não entrou como sócia financeira na produção e desenvolvimento do chassi....

  • Andrey Marcos 16/09/2014 15:16

    eu ainda axo estranho aquele bagageiro no final onde deveria ser o motor trazeiro é estranho não sei mais axo q G7 não combina com motor dianteiro alguem ai tambem axa

  • William 16/09/2014 17:18

    Marcelo Duarte
    Sim, um ótimo laboratório de desenvolvimento. Todos os carros que estavam lá segundo ouvi já estavam comprados... Daí fiquei em dúvida quanto ao IVECO

  • William 16/09/2014 17:18

    Otávio Batista
    Tem essa possibilidade mesmo Otávio! vlw pela visita!!

  • William 16/09/2014 17:20

    Andrey Marcos Santos
    Também me confundi quando vi o modelo à distância, porque é quase padrão ver motor dianteiro com Viaggio 900 e não no 1050... Obrigado pela visita e comentário!

  • Leonardo 16/09/2014 23:06

    Então, em breve , eu verei este daí na Bonfim-Brumadinho.... Uma das linhas com trajeto mais precário da Saritur

  • Cesare 16/09/2014 23:13

    Belafotocabrito, essencial para as estradas bem cuidadas de Minas,rsrs/abcs

  • Claiton 16/09/2014 23:32

    William de Souza Ribeiro
    Otávio Batista
    Não acredito nisso, até pq a Iveco já tinha o CC170E22 que rodava aqui, em Aracaju e roda em Porto Alegre se não me engano.

    A Iveco apenas adaptou o chassi baseado no novo Tector e nas condições das vias brasileiras.

  • William 17/09/2014 00:07

    Cesare Lucchini
    Se as estradas não mudam, as montadoras se adaptam... Vlw pela vista Cesare

  • William 17/09/2014 00:10

    Claiton Reis
    William de Souza Ribeiro
    Otávio Batista
    Não acredito nisso, até pq a Iveco já tinha o CC170E22 que rodava aqui, em Aracaju e roda em Porto Alegre se não me engano.

    A Iveco apenas adaptou o chassi baseado no novo Tector e nas condições das vias brasileiras.


    Sim, mas por maior que possa ser a adaptação, o produto merece testes para que ele se torne algo ainda mais sob medida cabendo uma parceria com um cliente algo proveitoso para P&D... Obrigado pelo comentário!

  • William 18/09/2014 00:08

    Sim, é um diferencial que ambos os lados saem ganhando. Pena que a empresa aí não pode aproveitar o produto... Porém, são raros os casos que ele está vindo para fretamento, mais urbano... Vlw pela informação Claiton! Abs

  • William 18/09/2014 00:13

    Andrey Marcos Santos
    É um pouco estranho sim.. Os motoras que curte o último bagageiro para colocar o colchão rsrsrs Pelo visto a linha não é rentável um motor traseiro...

  • William 18/09/2014 00:18

    Leonardo Campos
    Então, em breve , eu verei este daí na Bonfim-Brumadinho.... Uma das linhas com trajeto mais precário da Saritur

    E como é essa linha amigo?

  • Claiton 18/09/2014 00:48

    William de Souza Ribeiro
    Está vindo mais urbano pq é onde o cabrito vende mais, rs.

    Quanto aos testes com empresas é um procedimento normal quando os fabricantes estão desenvolvendo um produto que não tinham em seu portifólio. A VW e a Volvo fizeram isso antes de lançarem ofcialmente seus cabritos.

    Pra vc ter uma idéia, o Grupo Evangelista daqui de Salvador, ajudou a VW a desenvolver o 16.180 CO. Eu cansava de ver um Thamco Falcão OF-1313 da Joevanza, rodando com motor MWM escrito nas laterais, "TEST-DRIVE MWM".

    É bastante comum esses testes em empresas.

  • William 18/09/2014 08:56

    Claiton Reis
    Sim, urbano é bem mais mesmo rs, mas falo de linhas suburbanas e fretamentos com condições mais adversas como disse o Leonardo Campos que a linha Bonfim-Brumadinho é uma das mais "radicais" feitas pela Saritur.

    Acho que o P&D faz toda a diferença mesmo, isso mostra que cada vez mais o cabrito está deixando aquela concepção de "chassi de caminhão para ônibus" e está ganhando características únicas

  • Claiton 19/09/2014 00:46

    William de Souza Ribeiro
    Não conheço a linha Bomfim-Brumadinho, mas, geralmente as linhas urbanas são mais pesadas, por conta do pára e anda, da superlotação nos horários de pico, do sobe e desce de passageiros, etc..

    No caso aí desse da Saritur, não é nem mais um teste de desenvolvimento do produto em si, é mais de aferição de consumo de diesel, desempenho e custo operacional. Embora possam aparecer sugestões para melhorar o produto.

  • William 19/09/2014 08:22

    Claiton Reis
    Sim, as linhas urbanas tem maior demanda, porém é louvável a atenção da IVECO no quesito fretamento e intermunicipal, já que isso é um bom destaque em relação à concorrência...

  • Claiton 19/09/2014 20:46

    William de Souza Ribeiro
    A Iveco tá seguindo o exemplo de suas concorrentes, rsrs.
    Muitas empresas usam cabritos com carrocerias rodoviárias em linhas curtas e em fretamentos:

    http://www.onibusbrasil.com/foto/2782737/
    http://www.onibusbrasil.com/foto/2735467/
    http://www.onibusbrasil.com/foto/2754329/
    http://www.onibusbrasil.com/foto/2754258/
    http://www.onibusbrasil.com/foto/2782985/
    http://www.onibusbrasil.com/foto/2777183/

  • Cesare 19/09/2014 21:14

    Vlw registro, para fretamento e linhas ate 100Km, os cabritos rodoviarios tambem atendem bem/abcs

  • William 19/09/2014 23:55

    Claiton Reis
    Compreendo seu raciocínio, mas se observar bem, a IVECO já está saindo na frente de concorrentes de peso... Da mesma forma que a VW deu salto na participação de vendas a alguns anos. A MBB tem seu know how, porém tem uma velocidade muito reduzida em introduzir alterações nos produtos e tal fato para um empresário de transporte que visa um produto sob medida faz total diferença, fazendo-o apostar em marcas com menos "bagagem" como é o caso da IVECO nesse segmento no Brasil.

  • William 19/09/2014 23:57

    Cesare Lucchini
    Tem razão Cesare, principalmente quando o mercado se abre a novos concorrentes que podem agitar o certo marasmo que existe em determinados segmentos

  • Claiton 20/09/2014 00:47

    William de Souza Ribeiro
    Em que sentido ela está saindo na frente dos concorrentes?.

    A VW na época criou um conselho consultivo com clientes em potencial, numa época em que a MB detinha 80% do segmento e tinha uma política de pós-venda horrível e desdenhva dos clientes. Além disso, apresentou um produto superior ao que a MB vendia na época. A VW cresceu nessas falhas da MB.

    O B-270 F sim, trouxe diferenciais com relação aos concorrentes de 17 ton de PBT, como longarinas feitas com aço mais leve, alavanca de câmbio no painel e rolamentos de roda livres de manutenção nos dois eixos.

    Sem querer menosprezar o S-170, mas, se a agente analisar, ele não trás diferencial em relação aos atuais cabritos. Porque, tudo que ele trás, os atuais cabritos tbm trazem, inclusive a suspensão pneumática.

  • Claiton 20/09/2014 00:52

    Cesare Lucchini
    Exato, principalmente em linhas onde as estradas são precárias, em que são usados os OF e OD.

  • William 20/09/2014 08:28

    Claiton Reis
    Você observa apenas o produto em si, isso é apenas a ponto do iceberg amigo... O exemplo da Vw que você disse, é justamente aquilo que afirmei, ela cresceu pelas brechas e pelo modelo devagar de mudanças que a MBB tem até hoje, isso mostra que ela teve atenção aos concorrentes e soube administrar seu crescimento. Falo de diferenciais de atender o cliente de forma sob medida, de surgir com um produto já com concessionárias espalhadas pelo país, em ter um know-how de ter produtos na Europa diferente das demais montadoras que precisaram explorar e criar seus produtos junto com sua rede de apoio, entende? O simples fato do produto aparecer em testes com grandes frotistas nesse mercado concorrido em que todas as marcas tem seus cabritos já mostra que o produto tem certa confiabilidade, pois se não fosse por isso, nem em testes ele entrava. Concordo que temos que avalia-lo tecnicamente, porém para quem trabalha com isso, a parte técnica não é tudo...

  • Cesare 20/09/2014 08:48

    A realidade e que a soberana MBB. Ficou anos sem concorrencia e fazia o que queria, e nem se atualizava a nivel de Brasil. A partir de meados de 80, comecaram a chegar Volvo/VW/e a propria Iveco ja com algumas novidades como o freio a ar que os empresarios a ocasiao ja vinham ate adaptando em suas frotas, so assim a soberana comecou a acordar, mas vem perdendo mercado por culpa do desleixo passado/abcs

  • Cesare 20/09/2014 08:50

    Corrigindo. A partir de 1980/abcs

  • William 20/09/2014 08:55

    Cesare Lucchini
    Tem toda razão Cesare, um exemplo é ala ter disponibilizado somente a pouco tempo chassis rodoviários com câmbio automatizado, com suspensão inteligente e mais potentes (408cv)... Nos urbanos também, o caso é parecido, por exemplo, uma cidade vizinha a minha, tem cerca de 80 carros urbanos, sendo 80% deles VW V-Tronic ZF...

  • Claiton 20/09/2014 14:27

    William de Souza Ribeiro
    Sim, mas isso aconteceu em outra época, no início da década de 90, em que a MB não evoluía. Aliás, nem o mercado era evoluído.

    Mas isso que vc citou, William, todas fizeram em algum momento de sua trajetória e ainda fazem. Tanto a MB quanto a VW-MAN, Volvo e a Scania tbm tem produtos na Europa. Apenas a VW na época, é quem não tinha know-how no segmento de chassis de ônibus e usou o Ford Cargo para desenvolver seu produto.

    E o caso dela ter lançado o chassi já com concessionárias instaladas se deve ao fato dela já vender caminhões há alguns anos. A Iveco apenas está seguindo a cartilha que as outras seguiram, para abocanhar uma fatia dos 40% do segmento.

    Só como exemplo, a MB criou o Center Bus, um departamento exclusivo pra tratar de ônibus junto ao cliente e orientá-lo da melhor forma possível. Assim como foi a primeira a criar um plano de manutenção junto aos frotistas que foi seguida por Volvo e Scania.

    A parte técnica e importante tbm e muito, pq está diretamente relacionada com o custo de manutenção e as empresas olham bastante isso.

    Quanto aos testes, é normal, é uma oportunidade dos clientes que possuem produtos de suas concorrentes, conhecerem seu produto. A Agrale tbm está fazendo isso com seu MA 17.0.

    Esses são exemplos de diferenciais que as fabricantes já fazem ou já fizeram para fidelizar o cliente.


  • Claiton 20/09/2014 14:58

    Cesare Lucchini
    Na década de 80 já tinha Volvo. A verdade é que enquanto a Volvo oferecia o B-58, a MB ia de OF-1113 e a Scania de F-112.

    Porém, eles eram mais caros e tinham manutenção cara tbm comparada com os OF e LPO da vida.

    Na década de 90, em 1993 foi que a VW entrou no mercado com um chassi melhor que os OF. Enquanto os OF tinham um PBT de 13 ton, a VW lançou o 16.180 CO com 16 ton de PBT e pelo mesmo preço do OF de 13 ton. Aí foi que a MB acordou pra vida, perdeu espaço no mercado e lançou o OF-1618 feito a toque de caixa paa freiar as vendas do 16.180 CO e do B-1618.

    Pouco tempo depois ela recuperou um pouco o espaço com o OF-1620, mas, o mercado já tinha uma segunda opção pra escolher.

    A Iveco chegou depois, em 1997 começando sua fábrica com apoio da Fiat.

    O freio a ar já era utilizado desde os monoblocos O-362 e nos OF, a partir do 1313.

    William de Souza Ribeiro
    Toda fabricante William, observa as demandas do mercado e com a MB não é diferente. E não adianta lançar um produto que não venda. Um exemplo disso, é que em 2010 ela lançou o RSD e RSDD com 422 cv e quantos foram vendidos em comparação com o de 360 cv?. Se tiver cinco rodando aqui no Brasil é muito. Também em 2010, ela lançou o OF-1730 e quantos foram vendidos em comparação com o OF-1722?.

    A MB oferecia o câmbio automático e o Retarder Telma para o OF-1722 e quantos tem rodando por aí com esses assessórios?.

    O câmbio automatizado está disponível desde 2012 para a linha O-500 e todo mundo só compra com caixa manual.

    O OF-1724 tbm tem a opção do câmbio automatizado e veja que os do MOVE são todos manuais.

    Aqui em Salvador só tem uma empresa com V-Tronic, todas as outras que usam VW, só caixa manual.

    Quem "determina" o que as fabricantes produzem é o mercado, pq é ele quem compra os produtos.

  • William 20/09/2014 16:38

    Claiton Reis
    Apenas estou destacando pontos diferentes de cada montadora, que trouxeram destaque não só ao mercado mas ao meu ver também. NÃO estou defendendo nenhuma montadora em relação a outra, pois a diversidade começa na mentalidade dos empresários e assim vai até o produto final... Apenas acho a MBB uma montadora grande mas que não acompanha as demais de peso. a MBB não vende produtos com tanta tecnologia embarcada como Volvo e Scania justamente porque sua imagem é de produtos de frotistas tradicionais. Porque se tecnologia não vendesse... Scania e Volvo não existiriam. Essa diversidade de produtos se reflete em tudo, até mesmo na busologia com sua diversidade de opiniões... Obrigado pela visita

  • Claiton 20/09/2014 19:24

    William de Souza Ribeiro

    Veja bem, não tenho nada contra a Iveco nem contra fabricante nenhum. Quanto mais concorrência melhor, pq isso ajuda a termos produtos melhores no mercado.

    O mercado é que não é exigente como deveria ser, William. Basta ver os produtos que a MB vende em outros países.

    Não disse que tecnologia não vende. O que eu disse é que os clientes optam por produtos mais simples de cada fabricante por conta do menor custo. E isso não é só na MB, veja quantos K-360 são vendidos em comparação com o K-400 e o K-440. Na Volvo acontece o mesmo.

    Isso de a MB não acompanhar as "demais de peso", é lenda urbana, pq a MB oferece na versão de 354 cv os mesmos equipamentos de série oferecidos pela Scania e a versão de 408 cv, é tão equipada quantos os chassis da Volvo. Basta ver o carro 2795 que está na Brasil Sul.

    Acho até que a Ford está dormindo no ponto, pq com um mercado tão grande como é o Brasil, uma marca do porte da Ford que já foi umas das principais no segmento de caminhões e que já fabricou chassis de ônibus, não poderia ficar de fora desse segmento.

    Grande Abraço.

  • William 20/09/2014 19:29

    A ford deveria investir... mas quem sabe no futuro... Ela aos poucos reformulou a linha de caminhões, talvez venham ônibus algum dia

  • Claiton 20/09/2014 19:38

    William de Souza Ribeiro
    Surgiu um boato há um tempo atrás de que a GMC estaria entrando nesse segmento tbm.

    Mas, depois do fiasco da passagem dela pelo país, não acredito que ele retorne nem no segmento de caminhões.

  • William 20/09/2014 20:49

    Claiton Reis
    Acho bem difícil mesmo a GMC depois da passagem da mesma por aqui, ela precisa melhorar a imagem dela para depois tentar algo por essas terras

  • William 21/09/2014 11:03

    Vamos ver para qual linha vai esse IVECO

  • William 16/12/2014 10:42

    Celso Maia Alves
    Parabéns pela foto e pela novidade, se tiver aceitação no mercado vai ser mais uma opção no mercado.
    Estive em BH esse final de semana e o pessoal diz que esse IVECO está na fábrica de Sete Lagoas, só não sei se procede...

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Não foi possível localizar nenhum parâmetro técnico de câmera fotográfica associado a esta imagem.

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 8000 que se encontra na identidade visual da empresa Saritur - Santa Rita Transporte Urbano e Rodoviário, de Belo Horizonte, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Viaggio G7 1050, fabricada pela encarroçadora Marcopolo. O chassi é um S170, fabricado pela Iveco. A fotografia foi publicada por William de Souza Ribeiro, em 15/09/2014, na localidade de Atibaia, São Paulo, Brasil.

Referência Bibliográfica

DE SOUZA RIBEIRO, W. Saritur - Santa Rita Transporte Urbano e Rodoviário 8000 em Atibaia por William de Souza Ribeiro - ID:2775561. Ônibus Brasil, 2014. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/willribeiro/2775561> Acesso em: 23 abr 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Saritur - Santa Rita Transporte Urbano e Rodoviário Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Numeração:
8000
Placa:
XXX0000
Carroceria:
Marcopolo
Viaggio G7 1050
Chassi:
Iveco
S170
Local:
Atibaia, São Paulo, Brasil
Autor:
William de Souza Ribeiro
Publicação:
15/09/2014 16:00