Auto Viação Jabour BRT na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, por Jovani Cecchin. ID da foto: 873198.
Guaçu Tur Viagens e Turismo 7070 na cidade de Curitiba, Paraná, Brasil, por Emanuel Prique. ID da foto: :id.
Auto Viação 1001 RJ 108.806 na cidade de Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brasil, por Paulo  Junior. ID da foto: :id.
Expresso Guanabara 208 na cidade de São José dos Pinhais, Paraná, Brasil, por Adão Henrique dos Santos. ID da foto: :id.
Planalto Transportes 1408 na cidade de , por Guilherme  Buss - Colecionador. ID da foto: :id.
/ 7.301 acessos / 139 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Auto Viação Jabour BRT em Caxias do Sul por Jovani Cecchin - ID:873198

25/02/2012 Veiculo Equipado com Euro V!

139 comentários

  • Ricardo 25/02/2012 12:55

    Eita!!
    Mais um BRT Marcopolo.. Vai ficar com essa pintura mesmo?, a nova pintura do Rio é mais bonita!!
    http://onibusbrasil.com/ricardozambianco/

  • Matheus 25/02/2012 12:56

    Que horas fez esta foto Jovani?

  • Jovani 25/02/2012 12:58

    Não Saiu Hoje Matheus Novacki
    Foi até a Concessionária da MBB Fazer Revisão

  • Matheus 25/02/2012 12:59

    Jovani Cecchin
    Ah tá. Só uma coisa, você tem certeza que ele já é Euro V?

  • Jovani 25/02/2012 13:15

    sim tava escrito no papel colado no parabrisa que ele e euro v

  • William 25/02/2012 13:16

    Ae sim!
    acho sensacional esse modelo,espero q logo teja muitos por ae!

  • Matheus 25/02/2012 13:17

    Jovani Cecchin
    legal. Parabéns hein.

  • Ricardo 25/02/2012 13:18

    sim já é modelo Euro V. é o primeiros dos 47 que chegarao. Gostei do azul. Vai ser o padrão BRT RIO.

  • Eduardo 25/02/2012 13:18

    Huuuuummmm em direção ao RJN. Bom saber

  • Ricardo 25/02/2012 13:21

    show.

  • Marco A. 25/02/2012 14:02

    Não vou com a cara dessas calotas dele
    Bem que podia deixar sem elas né, seria mais bonito
    Belo registro

  • Marcos 25/02/2012 14:03

    Que venham muitos, diversos e variados! Aqui no RJ precisamos muito! Espetacular!

  • Everton 25/02/2012 14:04

    Pessoal do RJ a Cidade Maravilosa que tem mais conhecimento sobre o BRT Municipal do RJ tenho uma pergunta para vocês:
    Com os BRT Rio de Janeiro, terá linhas que vão alimentar os corredores do BRT que ligam os bairros as estações do BRT, os ônibus normais que vão fazer essas linhas vão ter as Portas nos 2 Lados sendo as Portas do Lado Esquerdo no BRT e as Portas do Lado Direito nas Paradas Convencionais dentro dos Bairros?

  • Leandro 25/02/2012 14:06

    O Neobus tá mais bonito....e essa pintura padrão do Rio é muito simplória...mas não deixa de ser uma grande novidade !

  • Pedro Omar 25/02/2012 14:06

    Muuuuito lindo..
    porem essa calota mata o carro

  • Josenilton 25/02/2012 14:09

    ESSE PINTURA PELO QUE FOI COMENTADO PELA PROPRIA EMPRESA ELA TERIA UMA ALTERAÇÃO NA COR, BELO REGISTRO

  • Ricardo 25/02/2012 14:09

    Putz achar o Neobus mais bonito é sacanagem. Porém gosto e gosto né.

  • Fábio 25/02/2012 14:10

    Ficou muito liiindo!!!!

  • Marco A. 25/02/2012 14:11

    RICARDO WAGNER
    Pior que eu tbm acho cara
    Não em tanta parcela, esse Viale BRT tem sua parcela de beleza, mas Neobus é um pouco mais
    Minha opnião lógico

  • Windy 25/02/2012 14:12

    esse ai ficou pronto antes do brt da visate, ja faz uns 2 meses.. e só agora saiu da fabrica

  • Andrews 25/02/2012 14:14

    Só sai com O-500MA??? HAHA'

  • Pedro Omar 25/02/2012 14:15

    Pelo amor né
    Mega BRT estranho demais
    Viale >>>>>>>>> abismo >>>>>>>> Mega Brt

  • Atilio 25/02/2012 14:15

    O que sei é que o BRT TransOeste deveria ir apenas até o terminal Alvorada e a tal Linha 4 so metrô ir de Alvorada até a Carioca ,mas esse governo que está no Rio esta simplesmente ignorando os projetos originais do metrô .

    O BRT Transcarioca era para ser a Linha 6 como consta nos projetos dos anos 80 .Se naquela época que demanda era menor ,já se previa metrô ,nao é agora com a demanda muito maior é que vao fazer BRT .É uma total falta de planejamento.Só quero ver que BRT é esse que dizem que vao transportar 400 mil pessoas por dia.O Transmilenio em Bogotá tem um eixo que transporta 300 mil e vive engarrafado ,superlotado,gente se espremendo nas estações ,no Rio com 400 mil o negocio vai ser tenso.

  • Marco A. 25/02/2012 14:17

    Tem pessoas que não sabem levar a opnião de outros em consideração, pelo amor né

  • Leandro 25/02/2012 14:18

    Pedro Omar Mendes Miranda
    RICARDO WAGNER


    Ainda bem que gosto é uma coisa bem particular né? rsrs

  • André Vitor 25/02/2012 14:18

    \o/ Jabour, Jabour, Jabour!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Show de bola!!!!!!!! parabens pelo registro!!!!!!!!!

  • Marco A. 25/02/2012 14:19

    Leandro Carneiro
    Falou tudo mano
    Depois te dou uma bala por isso
    Kkkkkk

  • Alexandre 25/02/2012 14:19

    Caraca, lindão este BRT da Jabour. Parabéns, pelo post.

  • Mineiro 25/02/2012 14:20

    Ficou lindo! Tomara que cheguem logo!

    Essa faixa amarela deixou o BRT parecido com uma empresa de executivos daqui do RJ...

    Os quadradinhos coloridos no teto não tem nenhuma ordem... só isso que ficou feio no carro.

    No mais, pintura simples e bonita (apesar de eu preferir aquela apresentada inicialmente no Mega BRT de demonstração).

    Bela foto, Jovani!

  • Pablo 25/02/2012 14:20

    Show Jovani ! E um beijo, concorrência ! Marcopolo + Mercedes Benz é o que há !

  • Rodrigo 25/02/2012 14:21

    agora sim vi vantagem no transporte carioca!

  • Claiton 25/02/2012 14:22

    Matheus Novacki
    Foram vendidos 87 MA Euro 5 para as empresas Jabour e Pégaso, Matheus. São 47 para a Jabour e 40 para a Pégaso, se não me engano.

  • Eduardo 25/02/2012 14:24

    ta mto lindo , so essas calotas q estragam !

  • Mineiro 25/02/2012 14:24

    Claiton Reis
    Os da Jabour vem com Viale BRT e os da Pégaso com Mega BRT.

    Se a VW já tivesse condições de vender o 26-330 OTA com certeza essa conta seria diferente.

  • Wender Luiz 25/02/2012 14:25

    BELO REGISTRO PARABÉNS.

  • Mineiro 25/02/2012 14:25

    Na primeira renovação da Jabour depois desses primeiros BRTs eu acho que eles vão migrar pros chassis MDA, por que a demanda do Transoeste pra mim é bem maior do que os articulados podem carregar.

  • Everton 25/02/2012 14:26

    Concerteza a Real Auto Ônibus vai comprar o 26-330 OTA Articulado se não compra o Volvo B12M/B340M Articulado ou novo modelo Euro V que substituirá o B12M/B340M

  • Claiton 25/02/2012 14:27

    mineiro
    Os VW já estão sendo produzidos tbm, mineiro. Mas não
    sei se a conta seria diferente não, pq pelo que eu entendi, a compra foi em consórcio, o que facilita muito em termos de preço, financiamento, etc..

  • Mineiro 25/02/2012 14:28

    Everton Costa Goltara
    Provavelmente os alimentadores vão continuar da mesma maneira, com portas à direita. Os alimentadores vão circular nas pistas laterais deixando os passageiros próximo às estações. Os passageiros devem atravessar as pistas nas faixas de pedestres já implantadas em direção às estações BRT.

    Só em alguns casos bem específicos como os da estação Novo Leblon é que a passagem pode ser feita por passagens subterrâneas.

  • Everton 25/02/2012 14:31

    mineiro
    Como vai ficar a situação de

  • Mineiro 25/02/2012 14:31

    Claiton Reis
    Não acredito nisso. Os consóricos cariocas são bem independentes. Cada empresa negocia separado. Até por que Pégaso e Jabour são rivais e não costumam fazer alianças.

    Penso que a Pégaso não veio com articulado VW por que esses ainda estão em fase de testes. Nas próximas compras, sobretudo para o TransBrasil que ambas irão participar, poderemos ver a VW vendendo.

  • Everton 25/02/2012 14:32

    mineiro
    Como vai ficar a situação de quem paga a passsagem em dinheiro? como vai ser feita a integração de ônibus para quem paga em dinheiro sem necessidade de pagar outra passagem?

  • Mineiro 25/02/2012 14:33

    Everton Costa Goltara
    A Real até pode comprar articulado, só não tem nenhum BRT na área de atuação dela por enquanto.


    Mas como a divisão das empresas para as linhas do BRT vai ser completamente diferente, não se espantem de ver veículos de empresas diferentes operando BRT bem longe de sua área de atuação.

  • Mineiro 25/02/2012 14:35

    Everton Costa Goltara
    A tendência é eliminar a passagem em dinheiro com integração.

    Hoje em dia o metrô faz toda a integração com bilhetes de papel e o que mais acontece são fraudes no sistema.

    A partir de março, todas as integrações do metrô serão feitas com cartão. Clientes sem cartão vão pagar o custo de duas locomoções.

    Hoje o Rio Card é uma mão na roda de quase todos os cariocas. É muito fácil adquirir e utilizar. Conheço pessoas que tem mais de 3 cartões.

  • Josenilton 25/02/2012 14:35

    Claiton Reis
    é isso mesmo meu amigo vecê está correto

  • Mineiro 25/02/2012 14:36

    Josenilton Cavalcante da Cruz
    Pégaso e Jabour comprando juntas?

  • Cleber 25/02/2012 14:39

    Como sempre o exemplo da Zona Oeste!!!!!
    Dá-lhe Jabour!!!! :D :D :D :D :D :D :D :D

    Abraçossss.......................

  • Josenilton 25/02/2012 14:41

    mineiro
    acradito que sim, embora ambas não fazem parte do mesmo grupo(dono), mais o treinamento dos motoristas da jabour e pégaso vai ser feito em parceria com a mercedes na garagem da jabour que foi ampliada para a chegada dos brts

  • Mineiro 25/02/2012 14:42

    Josenilton Cavalcante da Cruz
    Então seria coisa da Fetransport, né?

    A Jabour está de parabéns!

  • Felipe Cristovão 25/02/2012 14:45

    Onibus nota 9,5 so nao dou 10 por causa dessa calota feia!

  • Ricardo 25/02/2012 14:45

    pena que essa ideia de BRT so tenha saido por causa da copa. Isso já poderia estar em funcionamento a muito tempo.

  • Gabriel 25/02/2012 14:45

    TOMARA K ESSES CHEGUEM AQUI,UMA PENA QUE AKI QUEM REINA E O MEGA BRT

  • Everton 25/02/2012 14:46

    mineiro
    Você defende o fim dos cobradores nos ônibus MUNICIPAIS do RJ, a OBRIGATORIEDADE pagamento da passagem nos Cartões de Bilhetagem Eletronica e no Bilhete Unico e Bilhete Unico Carioca (BUC) ou Bilhetes Retornaveis (Cartão) previemente comprados antes do passageiro entar nos ônibus?

  • Ricardo 25/02/2012 14:47

    na proxima renovação de frota em Curitiba não vai ser so MEGA nao. Pode apostar.

  • Gabriel 25/02/2012 14:48

    RICARDO WAGNER
    AKI QUEM TA "MANDANDO NO TRANSPORTE" E A PREFEITURA.POR QUE QUE VC ACHA QUE ESTA VINDO SO MEGA BRT.ATE NAS EMPRESAS MAIS MARCOPOLISTAS.

  • Claiton 25/02/2012 14:53

    mineiro
    Ah sim, eu tinha entendido que o "consórcio" Transoeste é que tinha comprado o lote de 87 chassis e distribuído entre as duas empresas.

    http://www.mercedes-benz....&conteudo=13074

  • Claiton 25/02/2012 14:55

    Felipe Cristovão Fonzar Leitão
    Tbm achei feia.

  • Felipe Cristovão 25/02/2012 14:55

    as roda da MB sao mais bonitas

  • Claiton 25/02/2012 14:56

    Josenilton Cavalcante da Cruz
    Pois é, pelo menos foi o que eu entendi no release sobre as vendas.

  • Claiton 25/02/2012 14:58

    Josenilton Cavalcante da Cruz
    Até pq num consórcio, raramente as empresas são do mesmo dono.

  • Josenilton 25/02/2012 15:00

    Claiton Reis
    sim, pois já faz algum tempo que a pégaso não é mais controlada pelo jacob barata que detem várias empresas aqui no rio

  • Everton Silva 25/02/2012 15:24

    Com essas calotas de novo ??? Não ficou tão legal assim

  • Jovani 25/02/2012 15:38

    Ricardo Zambianco
    Matheus Novacki
    William Schembergue
    RICARDO WAGNER
    Eduardo Oliveira
    Marco A. Bornatoviski
    Marcos Pedrazzi
    Everton Costa Goltara
    Leandro Carneiro
    Pedro Omar Mendes Miranda
    Josenilton Cavalcante da Cruz
    Fábio Ferreira
    Windy Silva
    Andrews Fuscolin
    Atilio Flegner
    André Vitor Silva dos Santos
    Alexandre Magnus
    mineiro
    Pablo Henrique
    Rodrigo Padilha Rodrigues | EQUIPE19
    Claiton Reis
    Eduardo Benetti
    Wender Luiz dos Santos
    Cleber Vicente Oliveira
    Felipe Cristovão Fonzar Leitão
    Gabriel marciniuk
    Obrigado pela Visita e Comentários
    Detalhe: Ele Estava Sem Calotas nas Duas Rodas Traseiras por

  • Jovani 25/02/2012 15:40

    Que estava Indo Para a Mecasul (Revenda MBB) para Lubrificação dos Cubos das Rodas Traseiras.

  • Leandro 25/02/2012 15:57

    Marco A. Bornatoviski


    Bala faz mal...se é loco??? hauhauhauah

    Prefiro bebidas alcólicas ! kkkkk

  • Ricardo 25/02/2012 17:11

    imagino um BRT na pegasos. 1 mes e o bicho ta detonado.

  • Gustavo 25/02/2012 17:17

    Sensacional! Show de carro, e show de empresa, hahahaha!

  • Káio 25/02/2012 17:19

    Sou o Mega BRT. Não consegui me adaptar com o Viale BRT. mto esquisito.

  • Gabriel 25/02/2012 17:20

    Káio Augusto
    VENHA PARA CURITIBA ANDAR NOS MEGA.
    SOU MAIS MARCOPOLO

  • Leandro 25/02/2012 17:45

    Opa , agora sim , hora de ir pra Dutra!!!Parabéns pela foto!!!

  • Robson 25/02/2012 18:41

    Grande foto!!!
    Uma vez que esse Viale BRT é para o Consórcio Santa Cruz, a pintura não deveria ter predominância (ou destaque) no vermelho??? Ou a pintura de todos os BRT previstos (Transcarioca, Transolímpico etc) para a cidade o Rio vai ser assim, com predominância azul? Se sim, haverá alguma diferença visual para identificar o consórcio a que o ônibus BRT pertence? Qual(is) seria(m) esse(s) indicativo(s)? Obrigado.

  • Paulo 25/02/2012 18:46

    A nova pintura é azul e prata. Azul na maior parte e na saia e teto em prata.

  • Paulo 25/02/2012 18:48

    Gabriel marciniuk
    Esses de Curitiba estão sofrendo manutenção constante, pois como nunca havia acontecido no mercado brasileiro, o primeiro lote de um carro novo, não teve tempo pra teste e em vez de ser um ou dois carros, foram mais de 300. Repare que os mais novos já nao apresentam tantos problema se logo vão subir mais aguns outros pra Curitiba bemmmm mais ajeitados. Inclusive se você for BEMMM detalhista, verá diferenças no interior.

  • Mateus 25/02/2012 18:50

    Que beleza!!! Ficou lindo demais o carro.

  • Daniel 25/02/2012 18:54

    Olha mais um Viale BRT,ficou lindo demais esse do Rio,a pintura mais bonita da cidade!

    E a Marcopolo só tá encarroçando sobre Mercedes-Benz,claro pode ser uma coincidência.

  • Paulo 25/02/2012 19:10

    Pois é né Daniel Ramos , deve ter rolado uma parceria. Não duvido que seja o primeiro a aparecer em O500MDA.

  • Mineiro 25/02/2012 22:01

    Everton Costa Goltara
    Não sou a favor do fim dos cobradores não. Mas sabemos que as mudanças que aconteceram nos ultimos 10 anos na cidade do Rio encaminham para a extinção do cobrador na cidade.

    Ainda acho que há espaço para os cobradores na cidade, até por que os BRT não vão tomar conta da cidade toda, como é em Curitiba, por exemplo.

    Sem pânico!

  • Mineiro 25/02/2012 22:24

    Claiton Reis
    Sim, essa é a idéia que se passa ao criar consórcios para administrarem as linhas da cidade.

    Mas quem está por aqui sabe que os consórcios são só faixada, que as mesmas empresas de antes continuam dominando o transporte da cidade.

    Teoricamente a Expresso Pégaso é a lider do Consórcio Santa Cruz. Se você andar pela galeria dela por aqui vai ver que é uma das piores no quesito conservação da frota da cidade. Se rodar em sites de notícias, vai ver sempre um carro dela relacionado à apreensões e veículos rodando sem condições.

    Há tres semanas a Real entrou na justiça contra a Translitorânea por causa do excesso de Mega BRS na rua, o que estaria prejudicando o rendimento das linhas da Real. Só lembrando que a Real é a líder do Consórcio Intersul, que a Translitorânea opera os melhores carros da cidade, por obrigação da prefeitura.

    Enfim, isso são só dois exemplos de que os consórcios são só faixada.

    A Jabour era certo de que viria com Mercedes. O grupo Jacob Barata é acionário majoritário da Jabour, tem 100% da frota Mercedes (micros LO915, micrão OF-1418 e convencionais e rodoviários OF-1722) fora outras empresas 100% Mercedes e Concessionárias Mercedes na cidade (Guanabara Diesel).

    Já a Pégaso comprou MBB pelas facilidades (treinamento de funcionários, desconto$$$$$$$...) e pela VW não ter o 26-330OTA 100% pronto. Fora que a diferença de potência no trecho que eles vão rodar é crucial. Os 30cv fazem muita diferença, fora o torque...
    Frotista busca lucro e no caso, MB é a forma mais fácil de conseguir lucro no momento.

  • Hector Ulloa 25/02/2012 23:07

    Jovani Cecchin
    Que buenas fotos!! me gusta el color azul ojala en Argentina podramos volver ver algun modelo de estos un abrazo.

  • Paulo 25/02/2012 23:08

    mineiro
    Ja foi divulgada a ficha técnica do 26-330? Pois a potência nao significa necessariamente que o torque seja menor. Até porque o O500MA não é dos mais fortes. Mas de qualquer forma, o MAN não está pronto ainda, então não adianta.

  • Claiton 25/02/2012 23:20

    mineiro
    Sim, mas foi o que eu disse, pela facilidade de negociação, condições de pagamento, etc. Uma coisa é comprar 40 carros em nome de uma empresa, outra coisa é comprar 87 carros a ser distribuídos entre duas empresas.

    Nesse caso da Pégaso e da Jabour, houve um envolvimento maior da MB nessa venda, que mandou técnicos para apresentação dos carros para as empresas e está prestando assessoria na operação do BRT.

    Quando os carros chegarem nas garagens, haverá treinamentos ao pessoal pelos concessionário, enfim.

    Eu acredito que mesmo que mesmo se o 26.330 OTA estivesse a venda já, viria O-500MA, exatamente por esse trabalho de pós-venda e assessoria prestado pelo concessionário às empresas.

  • Claiton 25/02/2012 23:27

    Paulo César de Carvalho Júnior
    Já sim, Paulo. Seguem dados abaixo:
    VW 26.330 OTA
    Motor Modelo Cummins ISL 330
    P7-0, 6 cilindros, 8.900 cm³,
    common rail
    Potência: 330 cv a 2.100 rpm
    Torque: 133 mkgf de 1.000 rpm a 1.500 rpm
    Câmbio: ZF Ecolife (automática)
    Nº de marchas: 6 a frente e 1 a ré
    Tração: 6 x 2
    Eixo Motriz: Com Retarder modelo Meritor 17X
    Rodado Traseiro: Duplo
    Eixo Intermediário: KLL 1120128E_02

  • Marcos 25/02/2012 23:38

    Hum que bonito.

    abs

  • Almir 25/02/2012 23:44

    Lindo demais esse Viale BRT!

  • Thiago 25/02/2012 23:54

    MTO SHOW O BUS. PREFERIRIA A PINTURA NORMAL DA JABOUR, MAS ENTRE ESSA PINTURA AZUL E A TRADICIONAL PP, PREFIRO A TRADICIONAL PP. ESSA PINTURA É ESTRANHA.

  • César 26/02/2012 00:23

    Show demais!

  • Mineiro 26/02/2012 03:46

    Claiton Reis
    Hahaha
    A gente tá falando a mesma coisa de maneiras diferentes.

    Como a Guanabara Diesel é do mesmo dono da Jabour, ia ficar ela por elas o treinamento, etc...

    A Pégaso aproveitou a onda e foi junto, afinal são vantagens quase gratis, uma vez que tudo vai ser feito na garagem ampliada da Jabour (como já disse o Josenílton).

    A Pégaso fechou contrato com MBB e Neobus depois da Jabour. Tanto que assim que o Viale BRT foi lançado ficou um bom tempo no RJ, o que acabou em concretizar a venda da Jabour (tanto que esses são os primeiros Viales BRT a serem vendidos). A da Pégaso veio meses depois, pois se fossem juntas teriam sido noticiadas juntas aqui no RJ. Não duvido que a venda da Pegaso tenha sido concretizada com aquele modelo de demonstração da Neobus com chassi MBB que veio para o Rio durante a INTTRANS. No release da MBB ficou tudo junto por que fica mais "bonito" falar que vendeu para consórcio. Uma nota de 87 chassis fica bem mais vistoso que duas notas de 45 unidades.

    Hoje acho MUITO difícil a Pégaso largar a VW, até por que a renovação da Pégaso é gigantesca e tem sido VW exatamente por causa dessas negociações gigantescas.

    Quando compraram o primeiro 17-230, sabia que não ia parar por ali. Foram mais de 700 veículos num espaço de 5 anos. A Pégaso tem bala pra queimar. As únicas compras de MBB vieram no fim do ano passado, quando vieram 1418, mais pelo prazo de entrega do que pelo chassi em si (tanto que vieram 15-190 no mesmo lote para outra aplicação).

    Reafirmo, o trabalho da Mercedes foi ótimo nessa venda. Mas a VW tendo um veículo em condições semelhantes, torna-se concorrente imbatível na Pégaso. Mesmo gostando MUITO mais dos MBB do que dos VW.

  • César 26/02/2012 03:47

    mineiro
    Todas as empresas vão ter BRT?

  • Mineiro 26/02/2012 03:48

    Paulo César de Carvalho Júnior
    A comparação chega a ser covarde, por que o chassi VW tem motor de 9l e 330 cv. O da Mercedes são 12l e 354cv.

    O modelo VW briga com o Scania K310. Cidades como SP e Goiânia tem restrição a modelos com baixa potência em articulados (mínimo de 340cv).

  • Mineiro 26/02/2012 03:53

    Torque é uma briga de 163kgfm contra 133kgfm.

    O único porém do chassi Mercedes é seu comprimento limitado de 18m sendo que o Volvo pode ir a 21m. E claro, o caixote.

  • Claiton 26/02/2012 03:58

    mineiro
    Depende mineiro, o Grupo Ruas por exemplo, é concessionário MB e comprou 100 biarticulados Volvo há alguns anos atrás e continuou comprando chassis MB para outras aplicações.

    O fato da Pégaso usar VW em convencionais não impede de usar articulados MB ou Volvo. E tbm não quer dizer que ela deixe de comprar VW a partir de agora.

    O articulado VW parece ser bom, mas ainda é um produto novo, que precisa de tempo para ter seu desempenho avaliado, ao contrário do MA que já tá aí há bastante tempo e já está mais do que testado.

    Além disso, o OTA é um articulado "leve', digamos assim, ao contrário do O-500MA, B-340M e B-360S, que são veículos mais potentes e com mais torque, para aplicações mais severas.

  • Mineiro 26/02/2012 04:01

    César Castro
    Ninguém sabe responder isso César.
    O Transoeste "prejudica" só Jabour e Pégaso quando estiver implantado 100% em 2016. E como tudo tem sido feito nos últimos anos, quem tem algum prejuízo com alguma mudança assume o serviço. E o Transoeste vai ser inaugurado até o meio do ano, então é preciso de pressa para começar o treinamento e a operação do sistema (até por que estamos em ano de eleição).

    Mas o Transcarioca, por exemplo, vai ser muito mais complexo, por que vai afetar quase todas as empresas do consórico com o mesmo nome. E aí é mais complicado, por que se cada uma for ter uma fatia no BRT...

    O edital de licitação previa a entrega dos BRTs aos permissionados. Mas não estabelece nenhuma maneira de como isso vai acontecer. Ou seja, vai ser tudo decidido por debaixo dos panos, com muita influência política. E como vai ser tocado as pressas no final, a gente sabe como termina (por que esse vai ser entregue em duas fases, 2013 até a Penha e 2016 até o Galeão).

    E vão haver outros BRTs que ainda nem sairam do papel como o Transolímpica (Recreio x Deodoro) e o TransBrasil (Santa Cruz x Central) que devem ser entregues em 2015 e 2016 respectivamente. Ou seja, muita água ainda vai rolar por debaixo dessa ponte.

  • Claiton 26/02/2012 04:06

    mineiro
    Mas aí não é limitação do chassi, é o comp´rimento máximo permitido por lei.

    Segundo a ABNT, o comprimento máximo para chassis articulados é de 18,60m e para chassis biarticulados 30,0m

    Para um chassi articulado ter mais de 18,60m, é necessário possuir um segundo eixo no reboque, como por exemplo, no K-310 com 20,30m.

  • Mineiro 26/02/2012 04:08

    Claiton Reis
    Sim, exatamente!

    A Pégaso precisa de um chassi pesado, a MBB tem o melhor produto. E fez um bom negócio! Mas com o tempo a VW vai entrar nessa história, por que ninguém quer perder uma boca de mais de 100 chassis por ano por que não tem um veículo bom o suficiente pra aplicação.

    Por isso que eu acho que as coisas vão ser diferentes nas próximas compras da Pégaso com articulados.

    Enfim, a Pégaso veio com MBB, mas nada impede que ela volte a ter VW. E nada impede que ela volte a ter MBB no restante da frota.

    Boa noite amigo!
    (:

  • César 26/02/2012 04:09

    mineiro
    Se duvidar vai ter outras encarroçadoras lançando BRT pra não perderem esse nicho...

  • Mineiro 26/02/2012 04:13

    Claiton Reis
    E os Volvos de 21m?

    Acho que a legislação mudou com a aprovação das carretas Vanderléias e assim liberou os articulados mais longos...

  • Mineiro 26/02/2012 04:15

    César Castro
    Com certeza! Já há boatos de que Caio e Mascarello estão desenvolvendo os seus.

    A Comil já apresentou o seu apesar de não ter vendido. Marcopolo começa a dar saída e Neobus colhe os frutos de ser a pioneira.

  • Anderson 26/02/2012 07:38

    na minha opinião no geral a marcopolo tem muitisima qualidade mais q os outros o problema é que não capricham faz tudo na correria.
    show de brt melhor q esse só se fosse B12M/340

  • Anderson 26/02/2012 08:52

  • Paulo 26/02/2012 11:35

    mineiro
    Cara, a litragem não significa necessariamente que o torque será inferior. Veja o K310 que atinge 158 kgfm com um motor de 9 litros, ou seja, quase igual ao Mercedes. Nesse caso digo que a VW/MAN está se arriscando
    Claiton Reis
    O B340M de Curitiba e outros com 20,30 e 21m não possuem segundo eixo no reboque. No caso de Scania e Mercedes, a questão é o peso do motor traseiro que aí sim, pede um eixo de apoio no reboque.

  • Paulo 26/02/2012 11:42

    Sobre os veículos BRT, não existem boatos sobre Caio e Mascarello, são realidades que devem nas próximas semanas. Há quem diga que o da Caio aparecerá em dois momentos: um primeiro para testes, que inclusive poderá nao apresentar o desenho definitivo e logo depois o carro de produção. O da Mascarello sei que já andou circulando foto, mas ainda nao tive acesso. Teoricamente o da Comil nao é um "BRT", e sim um articulado convencional, visto que não possui o novo "padrão" de medidas, com 2,6m de largura e 2,2m de altura no salão.

    A Neobus chegou a vender mais de 1000 carros desde seu lançamento, claro que apresentou muitos problemas em seu primeiro lote, mas é que lançamento costuma vender um ou dois carros que servem pra testes, e no caso deste, foram mais de 300 hehehe. O que me leva ao comentário do Anderson Castro:
    Rapaz, no mercado de ônibus, TUDO é na correria e a Marcopolo, por ter maior capital de giro, é a que menos faz na correria, pois têm tempo ($$$) para desenvolver seus produtos.

  • Mineiro 26/02/2012 12:32

    Paulo César de Carvalho Júnior
    Anderson Castro
    Nem tanto. Esse aí da foto está pronto há quase um mês, rodando em testes na Marcopolo. Agora parece que está tudo ok para ele subir pro RJ.
    Nem tudo que a Marcopolo faz é na correria, como dizem por aqui.

  • Paulo 26/02/2012 12:59

    mineiro
    É na correria, como todos as outros. Um carro roda dois anos hehehe. Como eu disse, a Marcopolo é a que consegue ter mais tempo para desenvolver. Teve um mês para testar seu carro de produção após apresentar o "showbus" para as empresas.
    E esse não esta ok para subir, falta mudar a pintura ainda. Mas em dois dias de trabalho isso se resolve.

  • Paulo 26/02/2012 13:02

    Falando nisso, acho que depois de almoçar vou dar um pulo na Marcopolo para ver o que tem de bom por lá e bater umas fotos. Inclusive, estou no aguardo para liberarem minha galeria aqui.

  • Paulo 26/02/2012 18:49

    Peguei um Viale "BRS" =DDD

  • Julio Cesar 26/02/2012 18:51

    belo fraga do viale brt da jabour

  • Mateus 26/02/2012 18:52

    Gostei.... Apesar dessa pintura n ter me agradado mto n!

  • Paulo 26/02/2012 19:16

    Mateus Silva Souza Machado
    Fica tranquilo que já mudou. Mas essa era melhor hein.

  • Jovani 26/02/2012 20:30

    Paulo César de Carvalho Júnior
    Trabalhas na Neobus?

  • Fabricio 28/02/2012 00:08

    Lindão esse Viale, e belo registro!!!

  • Ricardo 28/02/2012 10:42

    tem foto dele com pintura nova não?

  • Alanderson 01/03/2012 00:11

    Alguem sabe se a marcopolo ja esta produzindo algum Viale BRT, na versão BRS ? RICARDO WAGNER Fiquei sabendo que a pintura mudou para azul e prata... foi o que me informaram

  • Markson 01/03/2012 00:13

    Que lindo!
    Marcopolo dessa vez trouxe o futuro para a realidade

  • Gustavo 01/03/2012 00:22

    Alanderson Patrick dos Santos

    Já sim, existe pelo menos um pronto, aqui pro Rio.

  • Paulo 01/03/2012 07:40

    Alanderson Patrick dos Santos
    Já tirei foto de um, está no transportecoletivo.com
    Creio que não deixariam postar aqui, pois o veículo estava por trás de árvores (já estava com o zoom 20x e procurei todos os angulos possíveis) .

  • Ricardo 01/03/2012 07:54

    A foto esta bem legal. Acho que é Viale com Volvo B7LE

  • Paulo 01/03/2012 12:44

    Alanderson Patrick dos Santos
    Sim, saia e teto prata, e o restante azul.

    RICARDO WAGNER
    É O500U, repare no cubo da roda dianteira =)

  • Gabriel Petersen 01/03/2012 12:47

    Paulo César de Carvalho Júnior
    RICARDO WAGNER
    E já é quase certo de ser da Auto Viação Alpha. O estilo da janela na foto (2 folhas - vulgo, janelas rodoviárias) denuncia...

    Agora, tô doido pra esses BRT's chegarem por aqui... Pelo menos vamos ter algo decente no meio de tanta micraiada...

    Bela foto, Jovani!

  • Ricardo 01/03/2012 15:01

    hum boa informação. Achei que seria Volvo para outra empresa.. vamos aguardar e ver o qual irá sair primeiro.

  • Paulo 01/03/2012 20:55

    E eu acabei de pegar uma foto do Viale BRT da Canasvieiras e mais cedo, peguei esse mesmo Viale "BRS" de traseira, mas de longe. Ja ja vou postar em algum lugar ehhehe.

  • Edson 01/03/2012 22:42

    otima foto mestre, e lindo ele assim como o neo buss brt, mais se tirassem essas calotas, ficariam muito melhor.

  • Paulo 01/03/2012 23:28

    Pessoal, aqui estão mais flagrantes: Viale BRT Canasvieiras e mais do "BRS"

    http://www.transportecole...ver.php?id=1312

  • Mineiro 01/03/2012 23:32

    Gabriel Petersen Gomes
    Mas o da foto tem janelas semelhante as dos Mega BRS da Translitorânea, divida em 4 pedaços.

    Se for Mercedes mesmo, abre um leque gigantesco de possibilidades pra esse carro semi-pronto (faltam muitos detalhes na pintura)

  • William 04/03/2012 14:40

    Paulo César de Carvalho Júnior

    Rapaz, Viale "BRS"!!!!!!! Estou super-feliz, primcipalmente que é para o RJ. Deve ser de alguma emrpesa do "Vovô"...

  • Alanderson 05/03/2012 23:55

    William Hupsel
    Que vovô ? ?

  • Alexandre 08/03/2012 12:50

    Se antes eu já era viciado no Rio de Janeiro, agora então terei um ataque se não for aí urgentemente. O dia que entrar para a Marinha e que me mandarem para aí, podem até me esquecer e deixar por um bom tempo, porque já deu para perceber que ao contrário do RS, no RJ as coisas estão sendo levadas à sério...

  • William 08/03/2012 14:00

    Alanderson Patrick dos Santos

    É o Jacob Barata, dono do Grupo Guanabara!

  • Anderson 09/03/2012 09:55

    Anderson Castro

    concordo com vc amigo, só faltou ser um volvo ai, ou até mesmo scania, dava um brilho maior pro carro

  • Paulo 10/03/2012 13:35

    Pois é, até agora não vi nada que não fosse Mercedes. Nem o piso baixo, que inclusive está ali na frente da fábrica agora, mas numa posição impossível de fotografar.

  • William 10/03/2012 14:07

    Paulo César de Carvalho Júnior

    Putz... essa eu gostaria de ver!

  • Bruno 10/03/2012 14:08

    Agora sim!

  • Marcelo 17/03/2012 20:43

    Pintura feia. Não gostei. Prefiro o da minha terra natal que, além de bem mais lindo que esse gigante verme azul, NÃO TEM PADRONIZAÇÃO!!!!

    http://onibusbrasil.com/foto/913616/empresa

  • Marcelo 17/03/2012 20:45

    Lembrando que adorei a carroceria, mais bonita que o Mega BRT. Mas detestei a pintura escolhida para o BRT, mais feia que a já feia farda escolhida para uniformizar os ônibus cariocas.

  • Paulo 17/03/2012 21:11

    É questão de gosto. Eu particularmente, adorei a padronização de pintura do Rio, ficou moderna, com linhas retas e motivos geométricos. E agora a coisa parec emais organizada, e não a zona que era.

  • Lucas 19/03/2012 16:35

    Arretada demais ficou a foto. parabéns!

  • Juliano Henrique 22/03/2012 21:56

    llindao!!!

  • Gabriel 31/01/2015 08:24

    Marcelo Pereira
    Hoje tem.

  • Humberto 11/03/2015 19:38

    show de foto

  • Alexandre 24/09/2015 17:03

    O-500 MA BlueTec 5

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
Nokia
Modelo da Câmera Fotográfica
C3-00

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número BRT que se encontra na identidade visual da empresa Auto Viação Jabour, de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Viale BRT, fabricada pela encarroçadora Marcopolo. O chassi é um O-500MA, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por Jovani Cecchin, em 25/02/2012, na localidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referência Bibliográfica

CECCHIN, J. Auto Viação Jabour BRT em Caxias do Sul por Jovani Cecchin - ID:873198. Ônibus Brasil, 2012. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/jovanibus/873198> Acesso em: 24 abr 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Auto Viação Jabour Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Numeração:
BRT
Placa:
XXX0000
Carroceria:
Marcopolo
Viale BRT
Chassi:
Mercedes-Benz
O-500MA
Local:
Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
Autor:
Jovani Cecchin
Publicação:
25/02/2012 12:51