Rápido Araguaia 101-7 na cidade de Goiânia, Goiás, Brasil, por Carlos Júnior. ID da foto: 2863563.
Tropical Tur 0494 na cidade de Ribeirópolis, Sergipe, Brasil, por Gledson Santos Freitas. ID da foto: :id.
Banda Signos 3190 na cidade de Curitiba, Paraná, Brasil, por Ricardo Fontes Moro. ID da foto: :id.
Insular Transportes Coletivos 2092 na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, por Diogo de Carvalho Silva. ID da foto: :id.
Viação Tamandaré 16G03 na cidade de Almirante Tamandaré, Paraná, Brasil, por Elias Roberto Alves. ID da foto: :id.
/ 2.701 acessos / 111 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Rápido Araguaia 101-7 em Goiânia por Carlos Júnior - ID:2863563

Em homenagem ao Aniversário de Goiânia - 81 anos - A FOTO número 8000. Ano de 1992 - Pesados investimentos em transportes em nossa Goiânia. Os Eixos Estruturais de Goiânia com essa pintura emblemática de nossa cidade regidos e fiscalizados pela antiga TRANSURB. É com essa frota de respeito que chego a essa marca na minha galeria onde Goiânia e Região Metropolitana com BUSSCAR + SCANIA foram marcas registradas da Rápido Araguaia, Viação Araguarina e Viação Goiânia. Era mais de 300 SCANIAs seja na linha motorização Dianteira ou traseira que enobrecia o cartão de visitas de nossa cidade. Obrigado a todos pelas considerações e parcerias de sempre e mais e mais vem ae. Abraços a todos.

111 comentários

  • Carlos 25/10/2014 11:16

    Esse era o jingle, com a chegada dessa frota de respeito e categoria na Grande Goiânia:

    https://www.youtube.com/watch?v=u4dDp4_YccE

  • Lucas Gabriel 25/10/2014 11:17

    sdds desses carros

  • Deoclismar 25/10/2014 11:18

    Eita nos parabéns pelo registro,sensacional esse registro,gostei dos BUSSCAR URBANUS!

  • Adeilton 25/10/2014 11:18

    Top demais esses busscar

  • Carlos 25/10/2014 11:18

    Lucas Gabriel Almeida Barros
    sdds desses carros

    Lembro perfeitamente do desfile deles nas Avenidas 90, Araguaia, Paranaiba e Tocantins. Parece que foi ontem !!

    Um por um.

  • Carlos 25/10/2014 11:19

    Deoclismar Vieira
    Era do 101-7 ao 153-0. Depois vieram do 1205-1 ao 1245-9.

    Epoca que éramos felizes e não sabíamos.

  • Emanuel 25/10/2014 11:25

    Isso sim é frota de respeito!

    Belo achado!!!!

  • Wendel 25/10/2014 11:26

    hoje em dia porem ..........

  • Lucas 25/10/2014 11:26

    Parabéns pelo acervo e pela foto 8000! Simplesmente sensacional!

  • Raider 25/10/2014 11:31

    Goiânia num transporte de mais respeito.

    Quando eles foram baixados Carlos?

  • Paulo Henrique 25/10/2014 11:33

    Show de bola, isso sim eram carros de respeito.........

  • Felipe 25/10/2014 11:33

    Acervo expetacular, parabéns

  • Carlos 25/10/2014 11:40

    Wendel Cerutti
    hoje em dia porem ..........

    Deixa eu completar essa. HOJE EM DIA SENTAMOS NA CALÇADA E CHORAMOS. A onda de plastico e bodes que sobem uma ladeira so de primeira e olhe la.

  • Carlos 25/10/2014 11:43

    Lucas Pereira Bicca
    Raider Lopes Martins
    Parabéns pelo acervo e pela foto 8000! Simplesmente sensacional!

    Valeu. Gosto de manter.

    Raider Lopes Martins
    Goiânia num transporte de mais respeito.

    Quando eles foram baixados Carlos?


    Todos esses SCANIAs motor traseiro, foram baixados em Maio de 2004. Foi triste ver a saida deles, pois foram todos substiuidos por Mercedes-Benz OF-1620 com uma porta traseira e uma dianteira e VW 16-180 CO com a mesma configuração.

    Um verdadeiro golpe baixo no transporte da grande Goiania, que na epoca passava por uma crise tão gigantesca a beira de um colapso, por omissão do Poder Publico, Briga e rixa politica, jogo de interesses economico-politico e a verdadeira baderna e descaso por casos eleitoreiros na epoca.

  • Jose Carlos 25/10/2014 12:03

    Ai da saudade mesmo um carrão desse Parabéns pelas foto Carlos

  • Gledson 25/10/2014 12:07

    Muito linda a foto do urbanus.

  • Sergio 25/10/2014 12:25

    Sensacional!!! Nem era nascido nesta época.

  • Carlos 25/10/2014 12:26

    Gledson Santos Freitas
    Sergio Marques
    Sensacional!!! Nem era nascido nesta época.

    Você nasceu em que ano ??

  • Remulo 25/10/2014 12:34

    Parabéns pela marca ! 8000 !!

  • Carlos 25/10/2014 12:47

    Paulo Henrique Claudino
    Felipe Dn
    Acervo expetacular, parabéns

    Valeu. Fizeram parte de nossa história.

  • Carlos 25/10/2014 12:48

    Remulo Oliveira Clementino
    Parabéns pela marca ! 8000 !!
    Valeu, amigo. Abraços.

  • Adeilton 25/10/2014 12:51

    Grande Carlos Júnior com suas belas recordação parabéns pela foto de 8000

  • Felipe 25/10/2014 13:16

    bela foto

  • Fabrício 25/10/2014 13:19

    Ai sim era carroões viu ! Parabéns pela foto de numero 8000 !

  • Guilherme Henrique 25/10/2014 13:54

    Digamos q a melhor época foi em 1980 e1990

  • André 25/10/2014 14:01

    Bela lembrança, junto com eles os Scania L113 Caio Vitória da HP, os Scania F113, os Volvo, época que não volta nunca mais infelizmente...
    Parabéns Carlos!!

  • Paulo Roberto 25/10/2014 14:08

    ONDE FORAM PARAR ESTES ONIBUS?

  • Carlos 25/10/2014 14:09

    Adeilton Fabricio de Melo Fraga
    Fabrício Francisco Pires
    Guilherme Henrique de Caires Nascimento
    Digamos q a melhor época foi em 1980 e1990

    Ate os anos 2000 podemos afirmar.

  • Anderson 25/10/2014 14:09

    realmente, muito bonitos, show d foto

  • Carlos 25/10/2014 14:10

    André Cândido
    Bela lembrança, junto com eles os Scania L113 Caio Vitória da HP, os Scania F113, os Volvo, época que não volta nunca mais infelizmente...
    Parabéns Carlos!!


    SCANIA na Rapido Araguaia, na HP Transportes e na TRANSURB. Ate a Parauna tinha em seus Scorpions e Urbanus como esses de duas portas na frota dela. Todos em L113 CL.

    Saudades demais deles.

  • Paulo Ricardo 25/10/2014 14:14

    Ai sim foto de epoca. Parabéns irmão rumo as 1000

  • Lucas 25/10/2014 15:09

    Perfeitos, parabéns pela marca amigo!!

  • Carlos 25/10/2014 15:17

    Caros amigos. Essa empresa Rápido Araguaia com essa bela frota do passado tinha uma das grandes parcerias em seu Marco histórico do transporte coletivo de Goiania. A RADIO TERRA FM 104,3.

    Era nessa frotaça, que houviamos músicas que marcaram época como essas:

    https://www.youtube.com/watch?v=e2r25oMj-uA
    https://www.youtube.com/watch?v=WXBr5qnu5yA
    https://www.youtube.com/watch?v=p5SObVViDoA
    https://www.youtube.com/watch?v=jMgmegLCmlE
    https://www.youtube.com/watch?v=_kijbmjhxsQ
    https://www.youtube.com/watch?v=nLN6qtcDNjA
    https://www.youtube.com/watch?v=spJqqFYqy1k

    E muitas e muitas mais ... 1992 a 1996 foi o ápice com essas musicas e a programação da Rádio Terra.

  • Rafael 25/10/2014 15:52

    Esses sao raridades em Carlos, Ótimo Registro e parabens pelo acervo.

  • Diego 25/10/2014 15:54

    Mais uma nostálgica né Carlos Júnior! Parabéns pela a marca de 8000 mil postada no site!

  • André 25/10/2014 15:56

    Que carrão

  • Alberto 25/10/2014 16:27

    Parabéns pelas 8.000 fotos postadas. Grande abraço.

  • Mairan 25/10/2014 16:27

    Belo acervo amigo !

  • Wendel 25/10/2014 16:31

    Maravilha .

  • Kennedy 25/10/2014 16:45

    Lindos demais esses Busscar

  • Kennedy 25/10/2014 16:45

    Parabéns pelas fotos!

  • André 25/10/2014 16:48

    Sem comparação essa frota com as "porcarias" que imperam no sistema goianiense atualmente. Bela imagem, Carlos!

  • Vinicius 25/10/2014 17:27

    Ótima foto amigo, Busscar e Scânia combinação perfeita !!

  • Marcos 25/10/2014 17:41

    Linda foto.
    Tem nem comparação o transporte de 1992 com o de hoje e parece que foi ontem isso. Como o tempo passa rápido.

  • Marcela 25/10/2014 17:45

    Bela foto!

  • Brollo 25/10/2014 17:51

    Só Categoria em...

  • Guilherme José 25/10/2014 18:18

    Carlos Júnior
    Com a #fotonº8000, você não merece palmas de todos nós que admiramos, mas o Tocantins todinho!! Bela foto, colega!

  • Lucas 25/10/2014 18:24

    Parabens pelo marco

  • Everton 25/10/2014 18:29

    1 - A Transurb era estatal ou privada?
    2 - A Transurb caso seja estatal era da Prefeitura de Goiania ou do Governo de GO ou do Governo Federal
    3 - A Transurb atuava apenas na Cidade de Goiania ou atendia a toda a Região Metropolitana de Goiania na época?
    4 - Quais eram os TODOS tipos de linhas da Transurb Goiania na época (tipo Alimentadoras, Troncais, etc..)?

  • Gustavo 25/10/2014 20:23

    Lembro-me quando aqui em Vitória chegou essas carrocerias, bom relembrar..

  • Carlos 25/10/2014 20:46

    Paulo Roberto Machado
    ONDE FORAM PARAR ESTES ONIBUS?

    Uns deles foram desencarroçados e colocados na carroceria Urbanuss Pluss. Depois desmontaram eles no Urbanuss Pluss e foram vendendo as peças em si.

    E 95% deles entre L113 e F113 HL foram pra Angola, alem de uns F94 HB também.

  • Carlos 25/10/2014 20:47

    Teve uns deles que ficaram apenas o motor e servem de gerador nas fazendas do Sr. Odilon Santos.

  • Carlos 25/10/2014 20:52

    Anderson Bacelar
    Paulo Ricardo Rodrigues Meneses
    Lucas Silva
    Rafael Valdivia
    Diego de Souza Apolinário
    André Costa
    Alberto Andrade
    Mairan Santos
    Wendel Hermenegildo Alves
    Plinio Filho
    André Luiz
    Vinicius Ferreira Mouzinho
    Ótima foto amigo, Busscar e Scânia combinação perfeita !!

    Era uma frota nobre que nós tinhamos. A população se orgulhava dela.

    Os Onibus era de respeito. Não tinha essa bagunça que é hoje o sistema, não.

  • Carlos 25/10/2014 20:55

    Marcos Sá Carneiro
    Marcela Sousa
    Brollo Bus
    Guilherme José Silveira de Sousa
    Lucas Fernandes dos Santos
    Com a #fotonº8000, você não merece palmas de todos nós que admiramos, mas o Tocantins todinho!! Bela foto, colega!

    KKKKKKKKKKKK ... referencia a cidade, é ?

  • Josenilson 25/10/2014 22:14

    Nossa, mas que resgate lindo.

  • Breno 25/10/2014 23:11

    Show esses urbanus juntinhos.

  • Rafaell 26/10/2014 00:11

    Quando um busólogo vê uma foto dessa, quase infarta de emoção! Mas um barão do transporte olharia pra essa foto e daria um tic nervoso! kkk

    Goiânia decaiu bastante! A licitação de 2008 veio só pra trazer novos terminais pra você ficar de molho e novas tecnologias pra vc saber que o ônibus não vai passar!

  • Anderson 26/10/2014 01:26

    Deixa eu contar: 1,2,3,4,5,6,7...... vixi tem muitos! kkkkk bela foto amigo!

  • André 26/10/2014 08:02

    André Cândido
    Carlos Júnior
    Rafaell Rocha Guimarães
    Wendel Cerutti
    Raider Lopes Martins
    Paulo Henrique Claudino

    O Plano Real foi o divisor de águas no transporte. Antes do Plano Real haviam reajustes mensais da tarifa e a inflação. Com eles as ineficiências no transporte eram bem encobertas. Após o Plano Real, acabou a inflação e as empresas tiveram de fazer os cálculos de quanto seria ter uma frota de qualidade. A grande maioria das prefeituras não quis subsidiar o transporte e a saída, nesse caso foi tornar a frota mais básica. Aí, Goiânia perdeu os Ônibus Pesados, Belo Horizonte perdeu os Ônibus Urbanos Convencionais de Motor Traseiro e os Ônibus de Piso Baixo, etc.
    Na maior parte do Brasil quem paga a conta do transporte é o usuário. Na Europa tem tanto o subsídio nacional, quanto o regional e o local.
    Por aqui no Brasil, se em uma determinada cidade uma empresa concordasse em investir numa frota melhor quem é que iria pagar a conta? Esse tem sido o grande problema em todo o Brasil. Transporte de qualidade não é barato e alguém tem de pagar a conta.
    Em São Paulo há o subsídio e lá tem uma predominância grande de Ônibus Urbanos Convencionais de Motor Traseiro, etc.
    Se em várias cidades do Brasil as prefeituras se dispusessem a subsidiar o transporte, muita coisa iria melhorar

  • Jose Omar 26/10/2014 12:46

    como faço para ser moderador do site? para ficar sempre em primeiro lugar.

  • Lucas Gabriel 26/10/2014 15:24

    Sem igual esse registro! Parabéns pela galeria! Continue com seu sucesso Carlos!

  • Carlos 26/10/2014 18:25

    Jose Omar Beserra da Silva
    Simples. Basta vc ser você mesmo tendo identidade própria seja pessoal ou pscilogicamente e parar de ficar com os olhos grandes em cima do trabalho dos outros. Siga o seu trabalho, faço o seu e se puder compartilhe e aprenda com o sucesso dos que estão na frente.

    E aquele negócio: "só cresce aqueles que estão em cima dos ombros dos grandes".

    Não importa se é primeiro ou ultimo colocado. Faça o seu trabalho !! Só isso.

  • Carlos 26/10/2014 18:26

    Lucas Gabriel Resende Lopes
    Sem igual esse registro! Parabéns pela galeria! Continue com seu sucesso Carlos!

    Obrigado. Mais e mais vem ae. O negocio agora é tempo pra clicar.

    A responsabilidade aumentou na empresa e tempo agora tá meio que complicado.

  • Jehan Melanco 26/10/2014 18:38

    Carlos Júnior
    Que grade relíquia. No tempo que tinhámos Urbanos de verdade.

  • Angelo 26/10/2014 18:40

    isso sim é relíquia isso sim que era carro de verdade

  • César 26/10/2014 18:40

    Gosto nem de olhar essas fotos dos bons tempos hehehehehhe! É triste demais a situação hoje ehhehe.... Goiania já foi modelo, com onibus de motorização traseira e dianteira, cada um posto onde deveria.

  • Gilberto 26/10/2014 18:58

    Bela postagem Carlão.

    Nessa época a Scania fez a maior venda para único cliente, tanto que teve destaque em todos os meios de veiculação.

  • Emanoel 26/10/2014 19:25

    Show d+.

  • Jose Omar 26/10/2014 19:25

    Não importa se é primeiro ou ultimo colocado. Faça o seu trabalho !! Só isso.

    FALOU TUDO, postei uma foto PrtScn "copiar colar" e mantive os creditos e foi deletada. só para ver a politica; o que consta nesse sité é (Que não sejam de autoria ou propriedade legalmente reconhecida do proprietário da galeria, ainda que com créditos mantidos;) então vamos a luta batalhar por fotos nas rodovias rodoviarias etc.

  • Carlos 26/10/2014 19:50

    Jehan Melanco da Silva Carvalho
    Angelo Domingos Rebelato
    César de Carvalho
    Gosto nem de olhar essas fotos dos bons tempos hehehehehhe! É triste demais a situação hoje ehhehe.... Goiania já foi modelo, com onibus de motorização traseira e dianteira, cada um posto onde deveria.

    Hoje a base da coisa é a economia e a catraca rodando. Se o governo tivesse politicas publicas de transportes e subsidio necessário para tal, a coisa seria totalmente diferente.

  • Carlos 26/10/2014 19:51

    Jose Omar Beserra da Silva
    Então pronto.

  • Jahn Thobias 26/10/2014 19:55

    Bela foto meu amigo.
    Uma galeria que faz história... Com uma foto desse nivel.
    Abraços

  • Gabriel 26/10/2014 19:56

    FOTAÇOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO !

  • Jonathan 26/10/2014 20:06

    So classico

  • Vinicius 26/10/2014 20:20

    belo acervo!

  • Carlos 26/10/2014 20:20

    Gilberto Martins
    Bela postagem Carlão.

    Nessa época a Scania fez a maior venda para único cliente, tanto que teve destaque em todos os meios de veiculação.


    Ate comercial em Out Door com uma SCANIA da Rapido Araguaia tinha. Eu lembro que era o carro 1277-2 perto do Jaime Camara.

    Coisa mais linda.

    Fora o jingle da Rapido Araguaia, conforme postei no inicio do meu comentario da foto.

  • Carlos 26/10/2014 20:26

    André Moreira Gross
    O Plano Real foi o divisor de águas no transporte. Antes do Plano Real haviam reajustes mensais da tarifa e a inflação. Com eles as ineficiências no transporte eram bem encobertas. Após o Plano Real, acabou a inflação e as empresas tiveram de fazer os cálculos de quanto seria ter uma frota de qualidade. A grande maioria das prefeituras não quis subsidiar o transporte e a saída, nesse caso foi tornar a frota mais básica. Aí, Goiânia perdeu os Ônibus Pesados, Belo Horizonte perdeu os Ônibus Urbanos Convencionais de Motor Traseiro e os Ônibus de Piso Baixo, etc.
    Na maior parte do Brasil quem paga a conta do transporte é o usuário. Na Europa tem tanto o subsídio nacional, quanto o regional e o local.
    Por aqui no Brasil, se em uma determinada cidade uma empresa concordasse em investir numa frota melhor quem é que iria pagar a conta? Esse tem sido o grande problema em todo o Brasil. Transporte de qualidade não é barato e alguém tem de pagar a conta.
    Em São Paulo há o subsídio e lá tem uma predominância grande de Ônibus Urbanos Convencionais de Motor Traseiro, etc.
    Se em várias cidades do Brasil as prefeituras se dispusessem a subsidiar o transporte, muita coisa iria melhorar


    Excelente comentário, Gross. Espetacular sua visão.

    E acrescento ainda. Em Brasilia teve o seminário da ANTU relacionado ao subsidio da passagem no transporte Publico. O que infelizmente hj é uma das grandes barreiras massacradoras disso é o chamado Jogo de Interesse Economico e Politico, especialmente Politico no meio.

    Papéis de politicas publicas de transporte são pautados e discutidos porem o infeliz mal do Brasileiro, do faz de conta ainda impera em nossas cidades. O que mais corrói a situação são os chamados 'atravessadores' da situação, ou seja: a verba sai 100% da União, que é transferida para Estado que chega em 50%, que é transferida ao Municipio chegando a 15% e ao orgao gestor do sistema que não chega nem a 5% e pras empresas -1%.

  • Carlos 26/10/2014 20:27

    André Moreira Gross
    Ou seja, o furo do saco é grande e sempre tem caroço dentro do angu. Essa é a grande realidade. Grandes orgaos como o GEIPOT de primeiro e as EBTUs que tinha de primeiro tinha uma regencia melhor sobre a gestão desse montante, porem com o passar dos anos, fizeram questão de acabar com esses orgaos pelos interesses politicos que já foi relatado.

    Esse é o verdadeiro Cancer do Brasil.

  • Antonio 26/10/2014 20:47

    Só saudade dessa configuração, aqui teve alguns assim... :(

  • Walisson 26/10/2014 21:24

    foi a imagem que salvou este domingo tão sem graça

  • André 27/10/2014 08:33

    Carlos Júnior

    Também Carlos,
    os governos sempre preferem investir no transporte individual no lugar do transporte coletivo. Preferem investir em novas vias, novos anéis rodoviários, novos viadutos, baixar o ipi para facilitar a compra de automóveis e outras coisas. Na Europa o Transporte Coletivo tem preferência sobre o individual

  • Carlos 27/10/2014 08:37

    André Moreira Gross
    Também Carlos,
    os governos sempre preferem investir no transporte individual no lugar do transporte coletivo. Preferem investir em novas vias, novos anéis rodoviários, novos viadutos, baixar o ipi para facilitar a compra de automóveis e outras coisas. Na Europa o Transporte Coletivo tem preferência sobre o individual


    Transporte Público com Qualidade e Nobre é onde o Rico anda de Onibus BRT, VLT ou Metrô. Aqui prioriza o ego mesmo !

    As cidades e regiões metropolitanas crescendo em progressão geométrica e as ruas são as mesmas. Ou seja, não há planos politicas de transporte e mobilidade urbana para a população de modo em geral. Fora as motocicletas que na via predatoria da coisa, vivem superlotando os hospitais com inumeros acidentes causados por eles mesmo, transformando tal em caso de saude publica.

    E complicada a coisa. Falta de vontade politica e pulso administrativo para colocar de vez tantos projetos e planejamento em si. Infelizmente essa morosidade é que faz a cada dia perdermos a credibilidade da evolução real do transporte no Brasil.

  • Rui 27/10/2014 09:23

    PARABÉNS PELA FOTO 8000!!!! E que foto exelente!!!

  • Yasmim 27/10/2014 10:42

    Show demais! Parabéns por esse registraço!

  • Vinicius 27/10/2014 11:54

    O pior é que tu disse sério quando a foto 8000 saísse iria ser um negócio de outro mundo.
    QUE DEMAIS! Essa empresa tiha uma [****] frota bacana nos anos 90.
    Parabéns por esse marco amigo, que tu continue com excelentes registros pra compartilhar conosco. Abração!

  • Carlos 27/10/2014 12:42

    Rui Hirsch
    Yasmim Genova
    PARABÉNS PELA FOTO 8000!!!! E que foto exelente!!!

    Muito obrigado amigo. São clássicos como esses que deram grandes expansões às nossas cidades.

  • Carlos 27/10/2014 12:43

    Vinicius Rolin da Rocha
    O pior é que tu disse sério quando a foto 8000 saísse iria ser um negócio de outro mundo.
    QUE DEMAIS! Essa empresa tiha uma [****] frota bacana nos anos 90.
    Parabéns por esse marco amigo, que tu continue com excelentes registros pra compartilhar conosco. Abração!


    Eu quem agradeço imensamente as considerações de todos vocês. Um grande abraço a todos. Obrigado por comparilharem as informações e acompanhar nosso trabalho.

    Abraços.

  • Rodrigo 27/10/2014 13:40

    Opaa, não posso deixar de comentar a foto 8000, fico feliz em considerar como as melhores esses carros que fizeram nossa historia em Goiania. Eramos felizes e não sabiamos mesmo. De onde que a Parauna compraria um scania urbano motor trazeiro hj....rsrs Essas são as Scanias que mais tarde foram reencarroçadas com carroceria Urbanus Pluss, certo? Epoca de ouro, mas interrompida por quebra quebra e aquisição dos piores onibus que aqui ja tivemos, usados da BA, RJ, caindo aos pedaços...

  • Wanderson 27/10/2014 20:24

    Sem dúvidas não poderia ter sido uma foto melhor! Perfeita recordação, isso sim era respeito e seriedade com o transporte e usuários da época! Bela recordação, linda foto!

  • Cleber 27/10/2014 23:12

    Parabéns pela marca de 8000 fotos meu amigo!!!

    Forte abraço!!!

  • Carlos 27/10/2014 23:18

    Everton Costa Goltara
    1 - A Transurb era estatal ou privada?
    2 - A Transurb caso seja estatal era da Prefeitura de Goiania ou do Governo de GO ou do Governo Federal
    3 - A Transurb atuava apenas na Cidade de Goiania ou atendia a toda a Região Metropolitana de Goiania na época?
    4 - Quais eram os TODOS tipos de linhas da Transurb Goiania na época (tipo Alimentadoras, Troncais, etc..)?


    Vc quer uma resposta ou minha biografia autografada ?? KKKKKKKKKKKKK

    Vamos em partes ae.

  • Carlos 27/10/2014 23:35

    Everton Costa Goltara
    1) A TRANSURB - Empresa de Transporte Urbano do Estado de Goiás foi criada em Novembro de 1975 em consonancia com a EBTU - Empresa Brasileira de Transportes Urbanos. Ela era uma estatal até em Setembro de 1997, quando veio a chamada Cisão, com a METROBUS S/A hoje que tambem é uma estatal, empresa de Economia Mista, tendo o Governo do Estado de Goiás como sócio-majoritário;

    2) Governo do Estado de Goiás;

    3) A TRANSURB era orgao gestor, fiscalizador e operadora tambem do sistema AGLURB da Grande Goiânia. Aglurb por se chamar Aglomerado Urbano de Goiania, nome que outrora era chamado e hoje é a RMG - Região Metropolitana de Goiânia e com o Consorcio Operacional RMTC e novos conceitos - A REDE Metropolitana de TRansportes Coletivos. Ela sempre atuou no BRT Anhanguera desde 1976, e linhas alimentadoras de todo o sistema, onde primeiramente a TRANSURB quem fazia o desenho operacinal das linhas, pesquisa de Origem e Destino, extensão em ciclo fechado, compra de veiculos para tal e sua distribuição. Conforme a fase experimental da linha a TRANSURB quem repassava a outorga da linha à operadora correspondente de acordo com a oferta realizada; Atendia Goiania, Senador Canedo e Goianira inicialmente, até a empresa Guarany Transportes assumir Goianira. As outras linhas do entorno de Goiania boa parte era da Viaçao Parauna, Jussara, Leste, Moreira e Viação Ribeiro alem de umas contar com a Viação Araguarina e Goianésia;

    4) Troncal - O Eixo Regional de Serviços, que depois virou Eixo Leste / Oeste e até os dias de hoje Eixo Anhanguera. Quanto às alimentadoras é grande numero, especialmente nas regiões do Pe. Pelagio, Pça A, DERGO, Pça da Biblia, Novo Mundo e Terminal Isidória (ate 1980) para que depois do Eixo Norte Sul a Viaçao Araguarina assumir de vez o sistema.

  • Carlos 27/10/2014 23:37

    Everton Costa Goltara

    Alem disso tinha o serviço Executivo, que hoje é o Citybus, com Monoblocos Executivos O-362 que por muito tempo rodava em Bairros nobres de Goiania e no Centro Expandido.

    Houve tambem os famosos 'amarelinhos', que era um serviço complementar ao Eixo Anhanguera, porem esse passava por fora dos Terminais. A linha era a 101 - GARAGEM Transurb / Secretaria da Agricultura no Setor Universitario.

    Em 1997 com a Lei das Privatizações do Fernando Henrique foi que houve a chamada Cisão que hoje é a Estatal METROBUS S/A. Hoje a empresa é de Economia Mista e consorciada à RMTC pertecente ao lote 1 de operações.

    Com a extensão do BRT Anhanguera garantindo um novo modal ao serviço, hoje é chamado de Complexo METROBUS.

  • Ricardo 27/10/2014 23:59

    Esses tipos de rodas não se utilizam mais hoje em dia?

    Pelo jeito era bem comum na época.

  • Ramon 28/10/2014 01:30

    Top!! Gosto muito dessa versão de Urbanus,

  • Davi 28/10/2014 16:02

    Andei muito neles quando tinham a 2º pintura nas alimentadoras do Terminal Bandeiras.
    Bela recordação, amigo.

  • André 29/10/2014 08:23

    Carlos Júnior


    Não temos de ignorar Carlos que tem tido algumas melhorias tais como o investimento em vários BRTs pelo país todo. Rio, Belo Horizonte, Brasília agora tem BRT e várias cidades vão ter BRT tais como Aracaju, Maceió, João Pessoa, Natal, São Luís, Belém, Duque de Caxias no Rio de Janeiro,

  • Bruno 29/10/2014 08:33

    Ricardo Fontes Moro
    Isso não são rodas, e sim, calotas. Eram um charme a parte nos coletivos aqui da capital.

  • Rafaell 29/10/2014 16:21

    André Moreira Gross
    Na maior parte do Brasil quem paga a conta do transporte é o usuário. Na Europa tem tanto o subsídio nacional, quanto o regional e o local.
    Subsídio no Brasil ainda é uma novidade. Ele se tornou necessário nos dias atuais, pois o trânsito pesado impede os barões do transporte de lucrar (e com prejuízo eles jamais aceitarão rodar!). É por isso que vemos, em todo o Brasil, a piora da qualidade dos ônibus, e vemos a Caio fazendo a festa com a venda de suas carroças!
    Aqui em Goiás o subsídio foi implantado neste ano, mas o valor é baixíssimo e o repasse do mesmo ainda é inconstante. Lá na Europa o governo para quase 100% da tarifa.

    No meu ver o transporte no Brasil está uns 100 anos atrasado, pelo menos, em relação à Europa, visto que o Metrô de Londres foi inaugurado em 1863 para aliviar o congestionamento de carruagens na cidade, enquanto o governo daqui dá incentivos para compra de carro e acha um máximo, como se estivesse "bem na fita"!

  • Uilhame 29/10/2014 17:47

    Quando minha mãe fazia compra, andavamos nessas máquinas!! Show de foto!

  • André 29/10/2014 19:22

    Rafaell Rocha Guimarães

    A queda da qualidade do transporte começou na verdade após o plano Real por conta da recusa da maioria das prefeituras em subsidiar os transportes. Por volta de 1992 / 1993 (Período anterior ao plano Real), Ônibus com Chassis Pesados eram comuns em várias cidades Brasileiras :
    * Fortaleza tinha vários Volvo B58E; Scania L113; Mercedes O 371 UP,
    * Manaus tinha Monoblocos e Mafersas,
    * Goiânia tinha vários Scanias F113; L113 e Volvo B58E
    * Belo Horizonte tinha aos montes Mercedes O 371 UP, Volvo B58E, Scania L113

    Aí, como não houve quem pagasse a conta, os Ônibus com Chassis Pesados foram substituídos por cabritos Mercedes e Volks. Juntamente com a queda da qualidade do transporte, vieram inúmeras facilidades para se adquirir 1 carro por vários meios tais como o governo segurar o preço dos combustíveis, baixar o IPI

    São Paulo é o exemplo melhor de subsídio do transporte no Brasil. Lá tem inúmeros Mercedes O 500 M, diversos Articulados, Biarticulados, etc pois tem quem pague a conta que é a prefeitura através dos subsídios. Em algumas cidades o usuário é quem paga a conta de 100 % do valor da tarifa. Tem outras cidades que o governo dá algum tipo de subsídio ou reduz os impostos tal como Fortaleza onde a tarifa é mais barata pois a prefeitura de lá cortou vários impostos. Entretanto, a frota de lá foi esquecida e em Fortaleza com exceção dos Articulados que chegaram agora o resto é tudo cabrito Mercedes e Volks

    No Brasil não existe a cultura de valorização do transporte coletivo. O carro é sinônimo de ascensão social

  • Rafaell 29/10/2014 20:27

    André Moreira Gross
    No Brasil não existe a cultura de valorização do transporte coletivo. O carro é sinônimo de ascensão social
    E o individualismo no trasporte gera uma cultura agressiva no trânsito, com muita imprudência e violência!

  • André 11/11/2014 11:54

    Rafaell Rocha Guimarães
    Carlos Júnior

    Na Europa não tem 1 cabrito, toda a frota de lá tem Motor Traseiro, Motor Lateral, Piso Baixo,.... O ponto que pega na Europa é o conforto nos Ônibus. A maior parte dos Ônibus da Europa tem poltronas Urban 90

  • Wendel 11/11/2014 11:59

    Rafaell Rocha Guimarães caio fazendo a festa com suas carroças ? ainda bem que temos os maravilhosos torino , ne ......

  • Bruno 14/02/2015 18:44

    Esses carros aguentavam o rojão? Bons de média?

  • Diego 14/02/2015 19:12

    Carlos Júnior
    É Carlos Júnior, 23 anos depois a qualidade dos ônibus/motores deixam muito a desejar, quantos as músicas "sertanejas" de hoje prefiro nem comentar... O tempo passa e nada mais volta, nem os ônibus, nem as músicas. Sorte de quem viveu tudo isso lá atrás!

  • Rafaell 18/02/2015 16:22

    Diego Moreira de Faria
    É Carlos Júnior, 23 anos depois a qualidade dos ônibus/motores deixam muito a desejar, quantos as músicas "sertanejas" de hoje prefiro nem comentar... O tempo passa e nada mais volta, nem os ônibus, nem as músicas. Sorte de quem viveu tudo isso lá atrás!

    Retrocesso duplo!! E em breve, tal como em Curitiba, teremos retrocesso triplo! A falta de subsídio e as passagens exorbitantes ameaçam detonar as redes metropolitanas integradas!!

  • Carlos 18/02/2015 16:29

    Rafaell Rocha Guimarães
    Retrocesso duplo!! E em breve, tal como em Curitiba, teremos retrocesso triplo! A falta de subsídio e as passagens exorbitantes ameaçam detonar as redes metropolitanas integradas!!

    Falou tudo meu caro.

    Enquanto tivermos esse jogo de interesse Economico e Politico ... do transporte do faz de contas ... Tendo um sistema integrado como picadeiro politico e a omissão do Poder Publico teremos esses aumentos extorsivos com a população.

  • Emanoel 18/02/2015 17:02

    Carlos Júnior
    Verdade Carlos. O Beto Lixo(Richa) nessa em Curitiba não teve culpa. Os prefeitos das cidades da RMC estavam deitando e rolando com todos os munícipes do Paraná pagando para os dessa RM fazerem integração de graça. Quando o governo do estado foi repassar esses custos para as prefeituras dessa região, não quiseram bancar, ai a RIT foi por água abaixo.

  • Carlos 18/02/2015 18:27

    Emanoel Diego.
    Verdade Carlos. O Beto Lixo(Richa) nessa em Curitiba não teve culpa. Os prefeitos das cidades da RMC estavam deitando e rolando com todos os munícipes do Paraná pagando para os dessa RM fazerem integração de graça. Quando o governo do estado foi repassar esses custos para as prefeituras dessa região, não quiseram bancar, ai a RIT foi por água abaixo.

    Mesma coisa com todo o sistema de Goiânia e RMG.
    Abraços.

  • Leonardo Bruno 28/07/2016 17:28

    Foto excelente e com vários comentários de igual excelência, eu ia falar um pouco sobre o transporte aqui do Rio de Janeiro, mas nem preciso dizer mais nada... Só agradecer ao amigo Carlos Júnior pelas belas relíquias!!! Provavelmente esta é uma das melhores imagens do site, sem mais!

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
HP
Modelo da Câmera Fotográfica
HP ScanJet 2400

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 101-7 que se encontra na identidade visual da empresa Rápido Araguaia, de Goiânia, Goiás, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Urbanus 1990, fabricada pela encarroçadora Busscar. O chassi é um L113CL, fabricado pela Scania. A fotografia foi publicada por Carlos Júnior, em 25/10/2014, na localidade de Goiânia, Goiás, Brasil.

Referência Bibliográfica

JÚNIOR, C. Rápido Araguaia 101-7 em Goiânia por Carlos Júnior - ID:2863563. Ônibus Brasil, 2014. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/carlosjunior/2863563> Acesso em: 26 abr 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Rápido Araguaia Goiânia, Goiás, Brasil
Numeração:
101-7
Placa:
XXX0000
Carroceria:
Busscar
Urbanus 1990
Chassi:
Scania
L113CL
Local:
Goiânia, Goiás, Brasil
Autor:
Carlos Júnior
Publicação:
25/10/2014 11:14