Rainha Turismo 350 na cidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, por Donald Hudson. ID da foto: 2735641.
Viação Santa Brígida 21 185 na cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, por Donald Hudson. ID da foto: :id.
Vida Leve Viagens 4040 na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brasil, por Jonathan Silva. ID da foto: :id.
Rodoviária Caxangá 034 na cidade de Olinda, Pernambuco, Brasil, por Jonathan Silva. ID da foto: :id.
Transpen Transporte Coletivo e Encomendas 9050 na cidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, por Donald Hudson. ID da foto: :id.
/ 3.558 acessos / 40 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Rainha Turismo 350 em Rio de Janeiro por Donald Hudson - ID:2735641

Julho de 1982, Rainha Turismo Ltda, Curitiba, PR, 350 com placa CP5973, Scania BR110 (1968) com Ciferal Lider carroçaria tomada perto do Pão de Açúcar. Um dos apenas 3 importados para o Brasil em 1968, tinha sido como novo 1301 com Penha, Curitiba.

40 comentários

  • Bento 28/08/2014 07:07

    Este Ciferal não pertence àquele lote que foi encarroçado com o chassis Scania importado? (antes do BR 115). Caso eu esteja certo está foto é de um valor histórico incalculável!!!!!!

  • Marcio Antonio 28/08/2014 07:08

    belo registro,mas scania c/ certeza nao é,scania tinha rodas raiadas,ou é magirus deutz,ou alfa romeo FNM,mais provavel FNM.

  • Marcio Antonio 28/08/2014 07:13

    http://onibusbrasil.com/foto/874936/ desculpe,eu queria dizer q é quase certeza que é magirus.como este.

  • Reinaldo 28/08/2014 07:19

    Marcio Antonio Chaves
    olhe a ponta do eixo de tração, é pontuda... a do magirus é quem nos mbb e volvo.. qse certeza q é Scania sim

  • Marcio Antonio 28/08/2014 07:23

    Reinaldo Neto
    eu vi isso amigo,mas pode ter sido trocada a carcaça,scania tinha rodas raiadas nesta época,abço.

  • Reinaldo 28/08/2014 07:36

    Marcio Antonio Chaves
    Bento dos Santos Junior
    sim, tudo bem, mas como o Bento disse, pode ser m lote que foi encarroçado em Scania importado... e se não me engano, a Scania nao tinha nessa epóca mais roda raiada no exterior, soh em alguns paises da america do sul....

  • Mackshasney 28/08/2014 08:00

    Marcio Antonio Chaves Parece que o Magirus tem um balanço dianteiro maior e traseira mais alta.

  • Eduardo 28/08/2014 09:03

    ...mas scania c/ certeza não é, scania tinha rodas raiadas...
    Não, Marcio, concordo com o Bento e com o Reinaldo: é SCANIA.
    Consultando outro site que tem foto desse modelo, carro da Cometa, há a seguinte informação:
    "O chassi desse Scania (importado em 1970) é um BR-110, cujo motor era montado transversalmente na traseira (vejam balanço traseiro curto), com potência de 205cv, turboalimentado e com câmbio elétrico. Vieram 03 desses veículos para o Brasil: um para a Cometa, um para uma empresa do sul (provavelmente Penha) e um para testes pela própria Scania".
    Ah, e na Suécia eram utilizadas rodas de disco, como essas da foto.
    Abraços.

  • Marcio 28/08/2014 09:30

    a propria itapemirim nos nielson leito utilizava scania com roda lisa ja,foi uma das primeiras

  • Marcos Venicios 28/08/2014 10:51

    Bom, pelo menos na frente está escrito Scania, mas é uma raridade isso. Abraços

  • Vander 28/08/2014 10:52

    É muita relíquia nostálgica em uma galeria só!


    Só elogios ao Sir Hudson é pouco, temos é que agradecer por compartilhar esse acervo INIGUALÁVEL conosco!!

    Thank you Sir Hudson!

  • Donald 28/08/2014 11:01

    To everyone above

    I have been following this thread with interest and have had a closer look at a better scan of the image. The plate should read CP5973 and I apologise for error. This would fit with Eduardo's information on one of the Scania imports probably going to Penha (and subsequently sold on to Rainha in the same city).

    Para todos acima

    Tenho vindo a acompanhar esta discussão com interesse e ter tido um olhar mais atento a uma melhor verificação da imagem. A placa deve ler CP5973 e peço desculpas por erro. Isso se encaixa com informações de Eduardo em uma das importações Scania provavelmente vai Penha (e, posteriormente, vendidas a Rainha na mesma cidade).

  • Marinaldo 28/08/2014 11:02

    Vander Buss
    Verdade mesmo, são registros históricos!

  • Itamar 28/08/2014 11:18

    Belo e raro Scania!

  • Josue 28/08/2014 11:22

    Não sei o porque o motivo da duvida dos colegas pois se na propria frente do veiculo esta dizendo scania e esse eixo trazeiro e inconfundivel,agora que pode realmente ser um br110,isso talvez possa ser

  • Mauro 28/08/2014 18:46

    e na Frente tem a placa de Scania...

  • José Geyvson 28/08/2014 20:33

    Coisa linda!!!

  • Adrianno 29/08/2014 02:38

    Não sabia que teve Scania com motor traseiro transversal (como o da GMC PD-4104) que rodou no país. Muito bom. :)

  • Anderson 29/08/2014 03:14

    Que lindo,muito Bom,muito legal!

  • Eder 29/08/2014 09:45

    Bento dos Santos Junior
    Eduardo Monteiro
    Estão corretissimos,é o BR-110,o vovô do saudoso 112...

  • Eder 29/08/2014 09:47

    Ah,sem falar na plaqueta S C A N I A na frente,na época ninguém ficava inventando moda nem se apropriando de emblemas,se um carro tinha Scania ou MB é pq era mesmo,nem os Magirus que eram semelhantes ao MB o pessoal não misturava...

  • Cesare 29/08/2014 10:05

    Vlw registro, e conhecimentos/belafotoreliquia/abcs.

  • Cesare 29/08/2014 10:34

    Eder Pereira
    Mas a viacao Teresopolis adaptou, motores mb 355/5 em seus Magirus/diplomatas, talvez ate por falta de pecas/abcs

  • Efraim 29/08/2014 11:45

    Pensei nunca ver foto desse raro Scania transversal,para essa foto eu tiro o chapéu,só vi esse modelo uma vez na Penha

  • Giangiulio 29/08/2014 13:02

    Lembrando que os Magirus tinham rodas de 8 parafusos. Esse daí é Scania mesmo.

  • Fernando 29/08/2014 15:04

    Eder Pereira
    Eita nois! Deve ser isso mesmo. Parece que na época veio 3 motores desse, BR-110 transversal, da Suécia pro Brasil, em 1968. Um deles foi pra cometa. Que foi encarroçado num protótipo de ciferal líder (Jumbo C). Prefixo 2014.

  • Wilson Roberto 29/08/2014 20:04

    Ex-Penha 1301

    Donald Hudson
    It is a great pleasure for me to appreciate your photos. The only picture I know, was the Cometa #4326. Everyday I see your photos here,and I appreciate it very much.

    The Scania takes to Brazil three Swedish units of BR-110 engine with 205 hp naturally aspirated, no turbo and full air suspension. One unit was directed to the Viação Cometa S.A., which operated in the route SÃO PAULO - RIO DE JANEIRO; another unit, the same coach of photo was #1301 of Penha, and operated Curitiba - Rio de Janeiro and Rio de Janeiro - Porto Alegre. Finally there is a third unknow unit, but there are photographic records of a unit in Empresa UNIDA Mansur e Filhos, from Juiz de Fora, MG, perhaps the unit of Cometa (which I believe is not because I have sources that claim Comet's car was sold to a company in São Paulo) or third car that nobody knows the whereabouts.

    I apologize to you for my English with some (many) errors of agreement and grammar.

    Best Regards.
    Wilson Míccoli

    Viação Cometa S.A. Official Community
    www.viacaocometaco.com.br


    É um grande prazer para mim a apreciar suas fotos. A única imagem que conhecia, foi o Cometa # 4326. Todo dia eu vejo as suas fotos aqui, e eu aprecio muito.

    A Scania trouxe ao Brasil três unidades suecas do BR-110 com motor de 205 cv aspirado naturalmente, sem turbo e suspensão pneumática integral. Uma unidade foi direcionada para a Viação Cometa SA, que operava na rota SÃO PAULO - RIO DE JANEIRO; outra unidade, a mesma da foto foi o #1301 da Penha, e operava Curitiba-Rio de Janeiro e Rio de Janeiro-Porto Alegre. Finalmente, há uma terceira unidade desconhecida, mas existem registros fotográficos de uma unidade na Empresa UNIDA Mansur e Filhos, de Juiz de Fora, MG, talvez a unidade da Cometa(que eu acredito que não é porque eu tenho fontes que afirmam que o carro do Cometa foi vendido a uma empresa em São Paulo)ou terceiro carro que ninguém sabe o paradeiro.

    Atenciosamente,
    Wilson Míccoli

    Viação Cometa S.A Comunidade Oficial
    www.viacaocometaco.com.br

  • Wilson Roberto 29/08/2014 21:44

    Marcio Antonio Chaves
    As rodas eram originais do Scania Sueco, vide o fato do chassi ser importado da Suécia pela Scania para testes no Brasil. Na Suécia, os Scanias não usavam rodas raiadas como aqui, embora tenha sido utilizada sim a roda raiada em outros países da Europa. Abraços

  • Wilson Roberto 29/08/2014 22:26

    Uma informação não citada aqui, de Raul Antônio Hedeke, veterano de Curitiba: "Quando o senhor Augustinho Boscardim da Rainha o comprou adaptou um motor do 110 na frente." Isso justificaria porque da tampa estar com uma grade adaptada até embaixo num carro que supostamente seria motor traseiro, e as laterais traseiras que deveriam ser abertas estarem fechadas. Naquele tempo era prática comum mudar posição de motores. A própria Cometa e a CMTC de São Paulo tiveram carros assim com motorização adaptada e mudada de posição.

  • Rogerio 29/08/2014 22:26

    Muito show

  • Donald 30/08/2014 07:38

    Wilson Roberto Miccoli Degressi

    Thank you for your information. I have to say that I had no idea I was photographing anything of significance. I just thought that it looked a bit different (being a Scania) from all the others.

    Obrigado por suas informações. Eu tenho que dizer que eu não tinha idéia que eu estava fotografando nada de significativo. Eu apenas pensei que ele parecia um pouco diferente (sendo um Scania) de todos os outros.

  • Vitor Hugo 30/08/2014 10:17

    Pintura muito bonita e ainda mais uma raridade.

  • Laércio 30/08/2014 23:35

    Alem de ser muito bacana ver fotos de carros classicos como esse e varios outros fotografados pelo Donald, nessa foto dá pra se ver tambem q houve uma discussão saudavel sobre o assunto onibus, cada um complementando de um jeito, ajudando a ter cada vez mais informações sobre o carro. Isso q e o legal do hobby. Agora quando acontece aquelas discussões sobre quem sabe mais q o outro, fica chato de ver.

    Eu como não entendo nada sobre carros mais antigos, gosto de ver os comentarios, assim aprendo mais. Bacana o registro, como sempre. Parabens ao Donald, fotos de altissima qualidade.

  • Paulo Roberto 06/09/2014 12:42

    Creio que seja Scania B76

  • Wilson Roberto 07/09/2014 22:34

    Paulo Roberto de Morais Amorim Conforme os comentários que postei é um Scania BR-110 sueco, a Cometa teve um carro (2014) e a Penha outro (1301). Abraços!!!

  • Carlos 02/01/2015 22:10

    Meu caro amigo Wilson Degressi, você é uma autoridade em VCSA, concordo com tudo que vc falou, e aqui também vai meus pitacos nessa história>>>>Scania Sueco motor transversal turbinado, cambio automático comando elétrico, veiculo de demonstração da Scania em 1971 ou 72, rodou em Taubaté pelo Expresso Rodoviário Atlântico S/A na linha Taubaté x S.Luiz do Paraitinga, fazendo demonstração da Scania, depois acho que também rodou em Guaratinguetá na Pássaro Marron, é só perguntar para o Charles Machado, que ele também deve saber algo a respeito......Tenho um folder da Scania com a mecânica desse carro, que eles davam na época......Fiz esse comentário no Toffo, uns anos atrás, na foto do Jumbo-C, muito debatido, abs......ASA.

  • Wilson Roberto 03/01/2015 10:56

    Carlos Almeida Salve amigo Asa... só um comentário, o BR-110 Sueco originalmente não tinha motor turbo, mas sim motor de aspiração natural. O motor possivelmente foi turbinado ou com kit de atualização, é fato consumado que muitos chassis Scania tiveram alterações nas mãos da Cometa, recebendo atualizações não só de motor, como também o kit de upgrade da suspensão que transformava Feixe de Molas em Suspensão a ar... prova disso são os Flechas de Prata, que originamente eram Suspensão feixe de molas, e mais tarde passaram a ter suspensão a ar. Temos aí também os Jumbos B, que também eram B-76 feixe de molas como os Flechas de Prata. Os chassis Scania B-75 e B-76 que foram reencarroçados na Ciferal com carrocerias urbanas para utilização em Campinas também receberam tal kit de suspensão. Possivelmente nosso amigo aí que você citou que rodou na Atlântico recebeu um kit turbo no motor. Abraços meu caro.

  • Carlos 04/01/2015 11:25

    Prezado amigo Wilson, não tenho certeza se era ou não turbo, vc pode ter razão, mas os primeiros turbos no Brasil saíram em 1970 nos B-76 SUPER......Já na Suécia acho que foi antes, mas vou procurar o folder dele pra tirar a duvida.......Teve outro carro da Scania que tb fez teste no Atlântico na mesma época só que pela fabrica da Marcopolo, ele era um BR-115(MP-II) com pintura da Reunidas, eu cheguei até a dar uma voltinha nesse carro de carona, quando meu pai saiu para fazer um teste drive, (e, eu estava pentelhando pra não perder a chance), foi um passeio marcante nunca mais esqueci, já fiz esse comentário no Toffo também, ainda deve estar por lá....Abs

  • Wilson Roberto 09/01/2015 13:09

    Carlos Almeida Esse Marcopolo II da Reunidas que você comentou, a Cometa testou um... era o 2007, igualmente Scania BR-115 como o 2008, rodou menos de um ano na SAO-RIO da Cometa, se envolvendo em um engavetamento na Dutra creio que na altura de Bonsucesso, Guarulhos... depois disso o carro desapareceu. Se me contassem não acreditaria, só sei que de fato existiu porque vi as fotos do incidente... a pintura dele era igual à do 2008 e do 3101 quando novo. Abraços.

  • Gustavo 22/04/2016 18:45

    Com certeza, das 3 unidades que veio da Suécia, uma ficou com a Empresa Unida. Ele teve seus ultimos dias de vida operando em uma linha curta com motorista fixo de nome Luís Paulo, o unico que acertou com o carro, linha essa Juiz de Fora x Santos Dumont. Esse carro era muito problematico. O motor era trazeiro transversal, as informações no painel era toda em inglês, a marcha ré era na posição da primeira, porém, tinha um botão de acionamento para engatá-la e as rodas também eram diferentes conforme a da foto.

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
Epson
Modelo da Câmera Fotográfica
Perfection3200

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 350 que se encontra na identidade visual da empresa Rainha Turismo, de Curitiba, Paraná, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Líder, fabricada pela encarroçadora Ciferal. O chassi é um BR110, fabricado pela Scania. A fotografia foi publicada por Donald Hudson, em 28/08/2014 e consta como tendo sido registrada em 01/07/1982, na localidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Na ocasião, o veículo operava o serviço turismo/fretamento, no serviço "".

Referência Bibliográfica

HUDSON, D. Rainha Turismo 350 em Rio de Janeiro por Donald Hudson - ID:2735641. Ônibus Brasil, 2014. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/donaldhudson/2735641> Acesso em: 16 abr 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Rainha Turismo Curitiba, Paraná, Brasil
Numeração:
350
Placa:
CP5973
Carroceria:
Ciferal
Líder
Chassi:
Scania
BR110
Serviço:
Turismo/Fretamento:
Local:
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Data:
01/07/1982 01:44:08
Autor:
Donald Hudson
Publicação:
28/08/2014 06:24