UTIL - União Transporte Interestadual de Luxo 11401 na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, por Victor Schanuel. ID da foto: 2667883.
Gasparzinho Turismo 1100 na cidade de Ananindeua, Pará, Brasil, por Guilherme José Silveira de Sousa. ID da foto: :id.
Empresa Gontijo de Transportes 11695 na cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, por Cristiano Soares da Silva. ID da foto: :id.
Empresa Unida Mansur e Filhos 2917 na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, por Eloisio  Saraiva Silva Junior. ID da foto: :id.
Auto Viação Urubupungá 20.075 na cidade de Osasco, São Paulo, Brasil, por Caio  Takeda. ID da foto: :id.
/ 2.613 acessos / 150 comentários / Compartilhar no WhatsApp

UTIL - União Transporte Interestadual de Luxo 11401 em Juiz de Fora por Victor Schanuel - ID:2667883

O-500RSD 354HP Powershift

150 comentários

  • Abraão Italo 25/07/2014 20:12

    Lindo, boa Victor! abç.

  • Matheus 25/07/2014 20:16

    Nossa, carro ficou top demais!
    Finalmente hein UTIL! Automatizado, tem que colocar Powershift mesmo, os motoristas agradecem!
    Foi como eu disse no vídeo do Constellation. Bem melhor assim.
    Mesmo com 354 cavalos, mas agora os motoristas tem mais conforto!

  • Bruno 25/07/2014 20:22

    lindo bus

  • Matheus 25/07/2014 20:30

    E agora vai até melhorar para os passageiros, o câmbio automatizado Powershift que possui 8 marchas, na estrada à 90 km/h em velocidade de cruzeiro, o motor vai trabalhar em rotação menor, incomodando menos o pessoal que estará dormindo, terá mais silêncio à bordo! Sem dúvidas esta compra sim, valeu à pena. O que faltou mesmo só foi o carro possuir 44 poltronas em cima e 9 embaixo, tendo isso aí sim estaria perfeito.

  • Clovis 25/07/2014 20:44

    Sensacional! O mais bonito dos novos!

  • Rogerio 25/07/2014 21:05

    Mais lindo do Brasil!! Bate de frente com qualquer DD argentino!!

  • Rogerio 25/07/2014 21:05

    M A R A V I L H O S O ! ! ! !

  • César 25/07/2014 21:18

    perfeito, fotão

  • José Antônio 25/07/2014 21:27

    Nossa são tantas pinturas novas,espero que alguma apareça por aqui quando estiverem em linha.

  • Rui Leoni 25/07/2014 21:35

    Matheus Scheguschewsky

    Concordo com você, em gênero, número e grau... MBB com PowerShift é sinônimo de conforto, economia e suavidade em viagens de longas distâncias... Melhor pra todo mundo, seja pro motorista ou passageiro!

  • Eder Francisco 25/07/2014 21:38

    Os motoristas estão dizendo que é 408 HP

  • Bruno 25/07/2014 21:46

    Nave linda!!!

  • David André 25/07/2014 21:53

    Carro da Util com pintura de tigre,rsrs,show de foto,parabéns pelo registro!

  • Lucas 25/07/2014 21:58

    Bela Foto!!desenhosdeonibusma.blogspot.com.br

  • Carlos Roberto 25/07/2014 22:02

    E a busca não pára!!

  • Matheus 25/07/2014 22:13

    Eder Francisco Santos
    Será? Acho que não. Tem 3 grades lá na lateral traseira.
    Carros com 408 ou 422 cavalos tem que ter apenas 2. Pois a posição dos componentes são diferentes:

    Exemplo?
    Claro, só ver o 18101 8x2 e outros carros com 422 cavalos:
    http://onibusbrasil.com/foto/2308435/
    http://onibusbrasil.com/foto/2327461/
    http://onibusbrasil.com/foto/1171991/

    Agora perceba os 8x2 com 354 cavalos:
    http://onibusbrasil.com/foto/2663369/
    http://onibusbrasil.com/foto/2436323/
    Olha lá ali no fundo tem 3 grades do ar-condicionado e bateria e embaixo 2 do motor.

    Pelo o menos antigamente era assim que dava para identificar se era 360 cavalos ou 422 cavalos.

    Eu dei o exemplo desses carros pois eu não lembro de nenhum G7 6x2 com 422 cavalos.

    E até hoje também não sei se tem algum 8x2 com 408 cavalos, motor O-500RSDD 2741 Bluetec 5 ou um O-500 RSD 2441 Bluetec 5.

  • Dario 25/07/2014 22:43

    essas fotos foram tiradas hoje pela manhã??
    passei e vi o fotografo tdo pozudo fotografando o busão...

  • Thomaz 25/07/2014 23:53

    Nossa o mais lindo DD Util..parabens pra quem teve a ideia....

  • Felipe 25/07/2014 23:55

    Parabéns pelo lindo click.

  • Marcela 26/07/2014 00:30

    Lindo!!! Parecem ser bem confortáveis!

  • David 26/07/2014 13:17

    Matheus Scheguschewsky
    a posição do radiador segundo o site da MBB são igual olha isso:
    https://www.mercedes-benz...DD-2741-8x2.pdf

    https://www.mercedes-benz...SD-2441-6x2.pdf

    https://www.mercedes-benz...00-rsd-2436.pdf

    Então teoricamente deve ser a mesma grade!!! Bom ai é ver a plaqueta que esta nos carros novos!!

  • Anderson 26/07/2014 14:11

    A util arrasa nas pinturas

  • Matheus 26/07/2014 14:57

    Mas se você ver entre o O-500RSD 2436 e 2441 são a mesma foto. Sei não.
    Realmente tem que olhar a plaqueta dos carros.

  • Carlos Augusto 26/07/2014 14:59

    eu prefiro manual msm

  • David 26/07/2014 20:12

    Matheus Scheguschewsky
    é ai fica realmente complicado é do site da fornecedora!!! Se estiver errado ai não sei!! Detalhe TODO 0500RSDD Blue Tec 5 cadastrado aqui no OB estão com esta grade!! E segundo o site da MBB só exite ele na versão 2741 de 408cv! Mas como vc disse é só olhar a plaqueta!!

  • David 26/07/2014 20:25

    Matheus Scheguschewsky
    Ao 422cv 6x2:
    http://onibusbrasil.com/foto/1343348/
    http://onibusbrasil.com/foto/1362532/
    ja os da Util só na plaqueta!!! Valeu fera!

  • Matheus 26/07/2014 22:03

    David Simão Soares
    Não, os O-500RSDD Bluetec 5 possuem 354 cavalos, porque foi este ano que lançaram o O-500RSDD com 408 cavalos.

    E grande parte daqueles carros cadastros foram fabricados em 2013. A Mercedes-Benz ainda fabricava o O-500RSDD porém com 354 cavalos e somente este ano chegou o novo motor que é o de 408 cavalos. Depois leia os comentários:
    http://onibusbrasil.com/foto/2128942/

  • Claiton 26/07/2014 22:18

    Matheus Scheguschewsky
    David Simão Soares
    Colocaram fotos antigas em alguns folhetos dos modelos Euro 5.

  • David 26/07/2014 22:57

    Matheus Scheguschewsky
    Então fera!! não existe nenhum 408 cv nem 0500RSD e RSDD!! Então se o catalogo esta errado e ninguem tem!! Ai fica dificil mesmo!! Pq td foto 0500RSDD postadas aqui até so dos chassis só tem 422 cv (com a grade maior) e eu nem sabia que tinha esse 354 cv no RSDD!!! Então meu amigo ai é plaqueta mesmo!!!

  • Josenilton 26/07/2014 23:00

    mandou bem

  • Claiton 26/07/2014 23:02

    David Simão Soares
    Existem os novos chassis RSD e RSDD com 408 cv. A MB iria lançá-los com 428 cv esse ano, porém, mudaram a estratégia e resolveram lançá-los com 408 cv.

  • David 26/07/2014 23:11

    Claiton Reis
    pois é, ai fica dificil oferece gato por lebre em um site oficial!! É ta dificil!! Ainda bem que ja não sou fã da MBB nesse serie pesadas!! Até nos carros paradiso G7 1200 e de altura e peso semelhante acho interessante mas dai pra frente(ou seja de G7 1600 e outros de altura e peso semelhantes)!! Gostaria de acompanhar em relação a Volvo e Scania!! Pq 354 cv e um torque 163 mKgf menor do que um B340R que é de 166Kgf, em um DD deve ser interessante principalmente em Serras!!! Sinceridade adoraria realmente fazer esta comparação tecnica! mais conhecida a prova dos 9!! logico que o volvo tem que ser no minimo B380R e o Scania K360 IB!! ADORARIA!!

  • David 26/07/2014 23:13

    Claiton Reis
    Pois é claiton está dificil demais ninguem compra e niguem tem foto!!! Uaiiii fica impossivel!!! Até o 422cv tem compra e foto!!

  • David 26/07/2014 23:15

    Claiton Reis
    nem a propria empresa dona do chassi não sabe o que faz e nem mostra em um site oficial!! Que isssoooooo!!! Loucura mano!!

  • Claiton 26/07/2014 23:30

    David Simão Soares
    Tem no site tbm, inclusive informando do novo lançamento. E outra, o RSDD é somente com 408 cv. O RSD é que tem as opções de 354 cv e de 408 cv:

    http://busclub.com.br/o-5...is-rodoviarios/

    http://busclub.com.br/o-5...-mercedes-benz/

    http://www.mercedes-benz....ibus-2012-2.pdf

  • David 26/07/2014 23:38

    Detalhe B380R com torque de 182 Kgfm e K360IB com torque de aprox. 188,7 Kgfm por serem os motores TRASEIROS E RODOVIARIOS com menor potencia das duas marcas na versão 6x2!! Para atender um LD ou um DD!! Detalhe que o torque e a potencia dos dois são maiores do que o MBB!

  • David 26/07/2014 23:41

    Claiton Reis
    Pois é amigo, mas foi isso que eu disse para o Mateus!!! Que no site so tem essa versão 408 CV e inclusive no RSDD se a foto for correta ao modelo do chassi!! Olha a posição do radiador!! Então foi ai onde eu disse para ele que TEORICAMENTE a grade nova é esta utilizadas nos da Util e tds as outras fotos no site na versão 0500RSDD Blue Tec 5!! Mas ele fala que não é essa grade!! Então fica dificil!! Entendeu??

  • David 26/07/2014 23:42

    Claiton Reis
    Olha os comentarios anteriores pra vc entender!!

  • Claiton 26/07/2014 23:49

    David Simão Soares
    Eu entendi, é que na versão Euro 3, de 422 cv, a grade era diferente por causa dos radiadores que eram laterais.

    Talvez o modelo de 408 cv tenha grade normai. A menos que tenham colocado fotos dos modelos antigos erroneamente.

  • David 26/07/2014 23:53

    Claiton Reis
    exatamenteeeeeeeeee issso ai!!

  • David 26/07/2014 23:55

    Claiton Reis
    vc tem disponivel esse 0500 RSDD euro 3 de 354 cv, pq eu nunca vi? só lembro dos 422cv!! gostaria de ve-lo!!

  • David 26/07/2014 23:58

    Claiton Reis
    E sobre o comparativo o que vc acha? Volvo, Scania ou MBB? Qual deverá ser o melhor custo beneficio? Detalhe na mesmas condições para tds!! Ou seja plano, aclive e declive!!

  • David 27/07/2014 00:04

    E uma coisa! Pq nem o 422 cv 6x2 foi bem de venda? Interessante!!!

  • Claiton 27/07/2014 00:23

    David Simão Soares
    Provavelmente o consumo de diesel e o preço fizeram com que ele não fosse muito bem nas vendas. Talvez por isso, a MB tenha lançado uma versão com 408 cv ao invés da versão de 428 cv prevista inicialmente.

    Sobre o comparativo, varia de empresa pra empresa. E olhando os números friamente, o B-380 R leva uma certa vantagem, por ser mais leve, mesmo tendo um pouco menos de torque que o K-360, além dos 10 cv a mais.

    No entanto, existem uma série de variáveis que influenciam no desempenho como por exemplo o câmbio, relações de marchas, relação do diferencial, etc..

  • David 27/07/2014 00:33

    Claiton Reis
    concordo por isso eu citei nas mesmas condiçoes!! Agora sobre cambio e outros acessorios para comparar tem que ser o mais equalizado possivel!! lembrando que tecnologia Scania e volvo tem de sobra!!

  • Jose 27/07/2014 00:34

    maneiro essa pintura imitando animal

  • Jose 27/07/2014 00:34

    olhando de longe lembra um animal selvagem

  • Rafael 27/07/2014 00:36

    Show e mais vista do dia.
    Merecido irmão tamo junto

  • David 27/07/2014 00:36

    sobre o 422cv uma otima hipotese pode ser mesmo!!! E será que o 408 cv vai ser bem vendido na versão 6x2? Pq na 8x2 sei não!! competir com Volvo e Scania!!! E lembrando que na 6x2 concorre com o proprio e conhecidissimo 354cv!!

  • David 27/07/2014 00:46

    Claiton Reis
    Vc citou um pareo a pareo de Scania e Volvo então vc tbm acha que esse MBB 354 cv é inferior aos outros dois? Bem esse 408 tem que ver pois o torque é bem mais alto né 194 Kgfm!!

  • Claiton 27/07/2014 00:50

    David Simão Soares
    Não tô nem me referindo a acessórios. Se basear somente pelos números dos folhetos é muito relativo, pq um veículo com menos potência e torque pode ter desempenho igual ou superior ao de um veículo mais potente, por conta dos fatores que eu citei no comentário anterior.
    Sobre o 2741, seus concorrentes são o K-400 e o B-420R que tem na verdade 410 cv, para clientes que usam carrocerias LD e DD.

  • David 27/07/2014 00:50

    Claiton Reis
    detalhe que citei 6x2 pq o carro chefe da Volvo no 8x2 deve ser B450 e B420, na scania é o K440!! Ai fica mais dificil ainda para o MBB!! Mesmo com esse novo 408 cv!!

  • Claiton 27/07/2014 00:56

    David Simão Soares
    Não, não, o "carro-chefe" são os modelos mais vendidos de cada marca, no caso o B-380R, o K-360 e o RSD-2436.

  • David 27/07/2014 00:58

    Claiton Reis
    Huumm no caso de cambio amigo ai fico devendo pq não sei vc (talvez vc tenha) mas eu não tenho conhecimento tecnico pra falar quais são melhores! Parece que tds são da ZF(mesmo fabricante em comum) mas ja no caso do peso não tinha olhado isso, bem lembrado!!

  • David 27/07/2014 00:59

    Claiton Reis
    não claiton, eu falo para 8x2!! entende?

  • Claiton 27/07/2014 01:00

    David Simão Soares
    Nesse caso, os câmbios são de fabricação própria. Só o O-500 R e o B-290 R é que usam ZF com alavancão.

  • David 27/07/2014 01:04

    Claiton Reis
    olha dessa eu não sabia!! pra mim os automaticos e semi-automaticos eram da ZF!

  • Claiton 27/07/2014 01:04

    David Simão Soares
    Mesmo para o 8X2, as versões intermediárias de cerca de 400 cv é que são o carro-chefe.

    Normalmente as empresas de turismo, como compram poucos carros, é que adquirem os chassis mais potentes.

  • Claiton 27/07/2014 01:07

    David Simão Soares
    O I-Shift é da própria Volvo, o PowerShift da MB e o Optcruise da Scania. A MAN e a Iveco é que usam o AS-Tronic da ZF, assim como o OC-500 RF da MB.

  • David 27/07/2014 01:09

    Claiton Reis
    É ai não sei pois a scania não comercializa mais o K400 no 8x2, ja a volvo ainda tem apartir do B380, mas temos o exemplo da 1001 em sua ultima compra que foram B450R e K440!! Mas que sejam os B420 e K400 são superiores aos da MBB!!

  • David 27/07/2014 01:15

    Claiton Reis
    e lembrando que a Volvo foi quem incentivou(forçou) o resto pois foi ofertado de serie!

  • Claiton 27/07/2014 01:17

    David Simão Soares
    São mais ou menos equivalentes, um ganha aqui o outro perde ali.
    Em ordem crescente são 400 cv, 408 cv e 410 cv de potência e 1900 Nm, 2000 Nm e 2100 Nm de torque.

    Quanto ao K-400 8X2 comercializa ainda:
    http://www.scania.com.br/...m253-292273.pdf

  • David 27/07/2014 01:19

    Claiton Reis
    esse da Scania nao sabia, pois ouvi comentarios que tinham parado e tinha ficado so o K440 8x2

  • Claiton 27/07/2014 01:20

    David Simão Soares
    Que nada, quem define isso é o mercado. Tem empresas que preferem o câmbio manual por conta da facilidade e do custo de manutenção ser menor que o de um automatizado.

  • David 27/07/2014 01:22

    Claiton Reis
    É nesse perde e ganha que queria fazer a prova dos 9 que citei!! na pistaaa que fica com o melhor custo beneficio!! Incluindo o preço do chassi!!

  • David 27/07/2014 01:25

    Claiton Reis
    vc tocou em um assunto interessante!! por isso acho que a MBB vende demais!! É simples de manutenção!!! E DEVE ser mais barato tbm!!

  • Claiton 27/07/2014 01:29

    David Simão Soares
    Custo benefício não se mede na pista. Se mede no consumo de diesel, no preço das peças, no intervalo de troca de óleo, no número de concessionárias, no preço do chassi, no valor de revenda, etc..

    Um exemplo disso, é que tem O-400 RSD eletrônico na Andorinha que rodou 1,7 milhão de km sem abrir o motor.

  • Claiton 27/07/2014 01:30

    David Simão Soares
    Não é mais barato não.

  • David 27/07/2014 01:44

    Claiton Reis
    n° de concessionarias e troca de oleo não sei o resto até concordo!! Mas pra vc decidir qual chassi é melhor pra empresa acho que não precisa vc esperar tanto tempo igual ao exemplo citado!! eu sei que é só um exemplo, mas sim em 4 coisas citadas por vc: consumo, peças (qt preço e prazo de entrega e qualidade), preço do chassi e valor e condiçoes de revenda!! Oleo eu não digo pq isso é preventiva e tds terão que fazer! concessionaria não sei, pq ja ouvi dizer que pelo menos no caso da Volvo parece ter tipo uma venda casada de Manutenção e venda de chassi!! Agora por isso eu disse primeiro consumo e desempenho aliado ao chassi na pista e depois ver o mercado de reposição de peças e preço de manutenções!!!

  • David 27/07/2014 01:49

    Claiton Reis
    Olha amigo serio mesmo, se não é mais barato então eu não entendo por qual motivo vende-se tantos MBB!! só se é por causa de revenda facil ou simplicidade de manutenção!!!

  • Claiton 27/07/2014 01:50

    David Simão Soares
    Mas é isso que as empresas olham. Elas não fazem teste de pista pra decidir isso. O que elas olham é a planilha de custos no final do mês, principalmente no que se refere ao consumo de diesel e aí optam em manter aquele produto ou testar outro e comparar o resultado.

    A troca de óleo é corretiva e todas fazem, mas cada motor tem o seu limite de quilometragem para fazer essa troca.

  • David 27/07/2014 01:54

    Claiton Reis
    o oleo ta bom deixa pra lá rsrsrs
    Mas então os MBB devem ser os reis do consumo, pq nunca vi amigo!!! Olha pra vc ver o tanto de empresa que preferem eles!! Bemque volvo e Scania Cresceram eu admito, mas é incrivel a diferença para a lider MBB!!

  • David 27/07/2014 01:56

    Claiton Reis
    Amigo aqui perto de BH é uma chuva de 0500R seja com serra, plano, perto ou um pouco mais longe, cara é incrivel!! E para que ai tbm ja estão chegando e no rio tbm!! Incrivel este motor!

  • David 27/07/2014 01:58

    * por ai tbm estão chegando..

  • David 27/07/2014 01:59

    Claiton Reis
    Eu fico indignado de ver a superioridade da MBB!! Com td tecnologia de Scania e Volvo!! É incrivel!!

  • Claiton 27/07/2014 02:00

    David Simão Soares
    Da mesma forma existem muitas variáveis que são observadas na aquisição de um chassi. Por isso algumas empresas optam por MB, outras por Scania, outras por Volvo e outras por VW.

    Além disso, tem o fato de que os maiores frotistas são ou foram concessionárias MB.

  • Leonardo Bruno 27/07/2014 02:05

    David Simão Soares
    Superioridade da Mercedes-Benz ? Só se for o consumo mesmo, conforme a conversa vai indo, não ?

  • Claiton 27/07/2014 02:08

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Ele tá se referindo á quantidade vendida.

  • David 27/07/2014 02:11

    Claiton Reis
    isso de ser concessionaria pesa muito!! Ai vem o tal de descontosss e outras coisas!! Vou te contar um historia rapidinho eu sei que ja esta tarde!!

  • David 27/07/2014 02:15

    Claiton Reis
    aqui em itabirito a santafé herdou da santa maria varios Scania K112CL e K113 CL e comprou mais 2 K113CL e K113TL! Tbm comprou 4 0400RSE NÃO ELETRONICO e herdou 2 1635 esse que vieram com chassi de caminhão!!

  • David 27/07/2014 02:17

    Claiton Reis
    eles fizeram de tudo pra vender os Scanias pq o unico 360cv era o TL!! Até ai td bem!! Mas se vc observar agora a santafé tem em sua maioria 0500R e Não 0500RS , lembrando que converso com alguns motorista e eles dizem que os antigos 0400RSE são perfeitos e o R não anda nada e ainda tem que conseguir media de combustivel!!

  • Leonardo Bruno 27/07/2014 02:18

    Claiton Reis
    Ah certo, pois em termos de qualidade, acho a Volvo e Scania superiores em todos os quesitos, Mercedes-Benz só vende porquê o consumo é baixo, a mecânica é fácil além de menos custosa e a reposição de peças também é fácil (creio que o pós-venda também seja melhor), com tudo isso, a relação custo-benefício se torna melhor que as outras montadoras...

  • David 27/07/2014 02:20

    Claiton Reis
    Então por isso citei o preço, so pode fera!! seria a mesma comparação de um veiculo 1.6 e 1.0! Se colocar na balança vc verá que o consumo é praticamente igual, mas com uma ressalva o 1.0 é bem mais barato!! Assim deve ser com os chassis, não tem logica!!

  • David 27/07/2014 02:23

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Pois é isso que eu e o claiton estamos conversando a um tempo, verificando as qualidades de tds as montadoras!!! mas tentando achar sempre o proximo do real!! entende!! Analisando o que de fato acontece!! A realidade do mercado!!

  • Claiton 27/07/2014 02:29

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Isso é relativo. Se vc comparar um RSD 2436 completo com K-360 completo ou um B-380 R completo, vc vai observar que são equivalentes. Estou citando esses modelos pq são os modelos 6X2 mais vendidos de cada marca.

  • David 27/07/2014 02:30

    Claiton Reis
    Valeu pelas informações, show de bola!!!! valeu fera!!!

  • David 27/07/2014 02:32

    Claiton Reis
    pois é!! mas e ai o pq vende mais?? Não entendo!!

  • Claiton 27/07/2014 02:34

    David Simão Soares
    Ah claro, o R é mais barato que o RS mesmo. Quanto ao 1635, não era chassi de caminhão não. Existiu um chassi equivalente ao O-400 RSE, chamado OH-1635L, com mesmo motor do O-400 RSE/RSD.

  • David 27/07/2014 02:37

    Claiton Reis
    é este mesmo eu tinha esquecido as letras, mais conhecido como pulador!! por causa da suspenção que se não me engano em feixe de mola!! mas a questão amigo é que se ver o consumo eles deveriam ter comprado o RS 354cv e não o R!! Entende? Ai depois quer

  • David 27/07/2014 02:39

    Claiton Reis
    Ai depois quer que faz milagre (media)!! Entende pq fico indignado!!

  • Claiton 27/07/2014 02:41

    David Simão Soares
    Não, era suspensão mista, foles de ar com molas. O R é pra curtas distâncias e fretamento, mas, as empresas querem que os chassis façam milagres.

    Aqui em Salvador tem 18.320 OT com eixo de apoio adaptado com carroceria G6 1200. Ou seja, totalmente fora da realidade.

  • David 27/07/2014 02:45

    Claiton Reis
    E o motorista é quem sofre! pq deve ter um tempo maximo estabelecido pra viagem, manter consumo baixo, o transito não ajuda hj em dia!! E ferramenta de trabalho em algumas empresas que não ajudam muito!! Eitaaa é so milagre!!!

  • David 27/07/2014 02:48

    Claiton Reis
    Aqui amigo valeu demais mesmo!!! Muito obrigado pelas informações e explicação!! Valeu mesmo!! Agora um dia ainda vou entender o pq da superioridade da "Estrelinha" desvendar este misterio!!

  • David 27/07/2014 02:49

    Claiton Reis
    Agora vamos aguardar alguem ver a plaqueta desses novos onibus e desvendar se é 408 ou 354cv!!!

  • Leonardo Bruno 27/07/2014 02:55

    Claiton Reis
    Mas a grande maioria dos itens são opcionais, não ? Enquanto na Volvo e Scania eles já vem de fábrica...

    David Simão Soares
    Sim sim! eu estava acompanhando o papo de vocês, rs...

  • David 27/07/2014 02:59

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Eu ainda vou desvendar o pq de tanta venda, pode deixar!!rsrsr
    Claiton Reis
    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Valeu gnt até a proxima!!!Abs...

  • Claiton 27/07/2014 03:00

    David Simão Soares
    "Acontece que quando se compra ou vende um ônibus leva-se em consideração os fatores descritos abaixo tanto para que compra como para quem vende:"

    - Custo operacional
    - Custo de manutenção
    - Desempenho
    - Economia
    - Condição da venda
    - Custo de aquisição
    - Valor de revenda

    Foi o que me disseram na época.

  • Claiton 27/07/2014 03:02

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Na Volvo sim, na Scania não. Inclusive, desde outubro de 2012, a MB passou a oferecer de série os mesmos equipamentos oferecidos de série pela Scania.

  • Leonardo Bruno 27/07/2014 03:06

    Claiton Reis
    É mesmo ? Nem estava sabendo que a MB andava fazendo isso...David Simão Soares
    Abraço!

  • Claiton 27/07/2014 03:15

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    A única exceção é o câmbio que é manual nos O-500 e era o CS nos K. Agora é Optcruise de série.

  • Claiton 27/07/2014 03:15

    David Simão Soares
    Até mais. Abço.

  • David 27/07/2014 03:35

    Claiton Reis
    Ultima coisa, curta distancia de acordo com as montadoras! Isso é qt? 100, 200, 300km? Valeu pela planilha para decisoes para negociacoes! Show de bola! Valeu fera!

  • David 27/07/2014 03:38

    Claiton Reis
    ate mais fera!

  • Ricardo 27/07/2014 05:11

    Para comprar Scania, Volvo ou MB, cada empresa tem os seus critérios, baseados principalmente na receita de cada uma.

    A Gontijo, e a Itapemirim tem linhas de longa distância muito parecidas, e a primeira tem Scania, e a segunda MB como modelos padrão de suas frotas. E ambas alegaram que é por baixo consumo de combustível que foi o critério para a compra desses modelos. Com certeza existe outras variáveis que as duas não revelaram.

    Já a Viação Andorinha optou pela MB também pelo baixo consumo de combustível, pela durabilidade do motor, e também porque as sua manutenção é treinada pelo fabricante.

    Tenho um colega que já trabalhou na Cometa, e afirmou que ela está optando pela MB por causa do menor custo de peças de reposição, e também porque não há mecânico suficiente que saiba trabalhar com Scania e Volvo. Sendo que as duas marcas só é feita manutenção nas concessionárias.

    Os modelos K360, O500RSD, e o B380R são os mais vendidos por causa do menor consumo de combustível de cada marca.

  • Matheus 27/07/2014 10:20

    David Simão Soares
    Não falei que era 354 cavalos.
    http://onibusbrasil.com/foto/2670499/
    Olha aí o comentário do cara que entrou no carro e viu a plaquinha.

  • David 27/07/2014 11:17

    Matheus Scheguschewsky
    Então amigo eu defino que não temos fotos de MBB 408 cv aqui no OB!! Pq até que me provem ao contrario tds as fotos dos 0500RSDD que seria mais facil de entender isso!! É definido aqui euro 3 422 cv(com grade grande) e esses euro 5 354 cv!! Como eu disse até que me provem ao contrario!!!

  • David 27/07/2014 11:20

    Matheus Scheguschewsky
    Agora quanto ao Util, acho que os motoristas não irão gostar dessa noticia!! Mas ai vai de cada um, não posso falar por ninguem!! cada um tem sua opinião!! ATÉ QUE ENFIM ACABOU A DUVIDA!! Pq cada hora aparecia uma informação!!

  • David 27/07/2014 11:26

    Matheus Scheguschewsky
    É assim que fico feliz em visitar o OB todo dia!!! Ver informações IMPORTANTES!!! Valeu fera!!

  • David 27/07/2014 11:29

    Matheus Scheguschewsky
    Ah e tbm tem o tal 0500RSDD 354cv euro 3 citado!!! Agora adoraria ver um 408 cv, exatamente por causa da grade!!! Pq segundo o site oficial da MBB a posição do radiador mudou!!!

  • Victor 27/07/2014 23:07

    Abraão Italo Moraes Silva
    Matheus Scheguschewsky
    Bruno Ribeiro
    Clovis Junior
    Rogerio Miguel Moreira
    César Natividade
    José Antônio Gama
    Rui Leoni Oliveira Melo
    Eder Francisco Santos
    Bruno Roberto
    David André Silveira Costa
    Lucas Conceição Costa Barbosa
    Carlos Roberto Martins
    Dario de Almeida Sabino
    Thomaz Lima
    Felipe Pessoa de Albuquerque
    Marcela Sousa
    Anderson Dionísio
    Carlos Augusto Nascimento da Cunha
    David Simão Soares
    Claiton Reis
    Rafael da Silva Xarão
    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Ricardo Cruz
    Valeu amigos, obrigado por comentarem, esse na minha opinião é o mais bonito, sem dúvidas! Desta vez a UTIL inovou na compra, optando pela cambio PowerShift, vamos ver se aprovarão, com certeza um conforto a mais para os motoristas. Um grande abraço em todos!

  • Matheus 28/07/2014 15:35

    David Simão Soares
    Pois é. Como eu disse para você!
    Eu acho que não vai demorar muito para aparecer um 408 cavalos por aí, talvez tenha sido até por isso que o Futebol não veio 8x2.
    Empresas que tem costume de comprar Mercedes-Benz, se obtarem por um 8x2, com certeza será 408.

  • David 28/07/2014 15:38

    Matheus Scheguschewsky
    seráaaa???? Não vejo isso não!!! Se não o 422 CV tinha vendido mais!!! Vamos aguadar fera!!!

  • David 28/07/2014 15:43

    Matheus Scheguschewsky
    Uma prova disso é que ja existe a versão 6x2 deste 408 cv e o proprio grupo guanabara e outros não optaram por ele! Entãoooooo acho dificil!!! Vamos aguardar!!

  • Vinicius 28/07/2014 15:46

    Muito bacana acompanhar essa discussão saudável em relação ao O-500RSD/RSDD.
    Deve ser SENSACIONAL um G7 1200 com esse motor de 408cv

  • David 28/07/2014 15:48

    Vinicius Rolin da Rocha
    Eu tbm estou curioso pra ver um!!! Vamos ver né fera!! tomara que alguem compre!! Valeu fera!!

  • Vinicius 28/07/2014 15:55

    David Simão Soares
    Já comentei isso, vi um G7 1200 da mirim no mesmo motor desses DD Util e achei bem andador, 408 cv tomara que alguém compre mesmo! Pegando pelos opcionais dá pra deixar o chassi bem completo.

  • Leonardo Bruno 28/07/2014 15:59

    Mercedes-Benz qualquer um mexe, por isso que também há a maior preferência dos frotistas pela marca... A mecânica da Volvo e Scania já são mais especializadas, e isso acaba custando um pouco mais...

  • Claiton 28/07/2014 16:02

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Tem muita lenda urbana cultivada até hj.

  • David 28/07/2014 17:05

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Tbm concordo com o claiton se não depois que os Scania e Volvos não conseguiriam ter manutenção assim que não estivessem mais em empresas grandes!!!

  • David 28/07/2014 17:05

    Vinicius Rolin da Rocha
    pois é fera! vamos aguardar!! Acho meio dificil! Por causa da concorrencia interna do 354 cv!!

  • Leonardo Bruno 29/07/2014 02:07

    Claiton Reis
    David Simão Soares
    É lenda urbana mesmo amigos ? Mexer em Scania e Volvo não é realmente tão custoso assim ?

  • Ricardo 29/07/2014 03:25

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Não é lenda urbana! Todos os veículos automotores possuem um manual chamado de Literatura Técnica!

    Essa literatura tem todas as informações do veículo, como os procedimentos de manutenção de desmontagem e montagem dos mesmos, e catálogo de peças.

    Acontece que a Scania e a Volvo não libera essa literatura, ficando exclusivamente nas mãos das concessionárias.

    Já a Mercedes de fato é menos complexa a manutenção, sem contar que existe uma maior quantidade de mecânicos que saibam trabalhar com ela.

    Outra marca problemática para conseguir a literatura técnica é a Citroën.

  • Ricardo 29/07/2014 03:29

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    No BR existe um acordo da Associação das Concessionárias, onde as informações de manutenção só podem serem liberadas para serem vendidas as oficinas independentes, depois de três anos do laçamento de qualquer modelo. Mas mesmo assim a Scania e a Volvo não liberam para o mercado.

    Já nos EUA, uma oficina independente pode adquirir os manuais mediante a pagamento mensal para as concessionárias.

    No BR infelizmente, tudo é difícil!

  • Leandro 29/07/2014 09:00

    Na minha opinião essa é a pintura mais bonito até o momento.

  • David 29/07/2014 12:35

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Olha eu não sou especialista e te afirmar que seja facil ou dificil!! Trabalhar na manutenção de Scania e volvo!! Agora é a questão que te disse para pensar se fosse tão complicado assim ninguem comprava scania e volvo depois de sair de empresas grandes!! Pq empresarios pequenos não levam caminhoes e onibus só em concessionarias de 5, 10 ou 15 anos fera!! Pode ter certeza!!! Então como ja te disse MBB pode ser mais facil!! Até pq vc acha mais MBB do que os outros!! Agora como em carros é mais facil vc dar manutenção em um fiat uno do que em um marea, mas mesmo assim vc vende um marea de 10 anos e encontra mecanico pra ele sim!!

  • David 29/07/2014 12:44

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Lembrando que um exemplo a Itamarati estava comprando com MBB e este ano veio Scania e como tbm tem outras empresas que fizeram ao contrario, então se fosse tão dificil assim quem compra MBB não mudaria para Scania!!! Concordo com o Claiton e o Ricardo qd eles dizem que tem muitas variaveis!! Agora eu ainda quero entender é superioridade de vendas da MBB!! Eu queria poder ter em mãos as planilhas de quem tem pelo menos dois motores!! Seja scania com MBB ou volvo com MBB!! Pra tentar entender!! Tipo a Brasil Sul tem agora ou até a Itamarati!! Valeu fera!!

  • Claiton 29/07/2014 17:59

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Ricardo Cruz
    David Simão Soares
    Há muita lenda sim. Coisas que aconteciam antigamente devido ao momento em que aconteceram e que até hoje são ditas, mesmo depois de terem mudado.

    Aqui mesmo na Bahia, as empresas fazem manutenção de seus Scania e Volvo na própria garagem com mecânicos próprios. Inclusive, um colega meu que tem acesso a determinada empresa, me contou certa vez que os mecânicos não gostavam muito de fazer manutenção nos chassis Volvo mais modernos por conta dos diversos sensores interligados que eles tem. Caso queime um desses sensores, havia a necessidade de troca da placa eletrônica por conta dessa interligação.

    Já nos chassis MB e Scania isso não acontece segundo ele ouviu, por serem mais independentes.

    Com relação ao custo, a Volvo é maior realmente, por que alguns de seus componentes são importados. Eu tive a informação que um sensor de um B-340M estava custando R$700,00, sendo que esse componente é fabricado na Alemanha.

    Já a manutenção da MB e Scania são equivalentes em preços. Como exemplo, um kit de embreagem do Axor 2644 tá em torno de R$4 mil e pro Scania R-440 tá em torno de R$1.800 reais. Um filtro de ar para esss caminhões tá custando R$264,00 para o MB e R$296,00 pra o Scania.

    Só isso ai ajuda a comprovar que as lendas urbanas existem. Até pq a Scania é mais popular do que muita gente pensa.

  • David 29/07/2014 18:16

    Claiton Reis
    A cada informação sua me deixa mais curioso, o pq da grande escolha por MBB!! Aqui claiton vc sabe me dizer o que eles consideram como curta distancia? 100, 200 Km...?

  • Claiton 29/07/2014 18:47

    David Simão Soares
    Vou procurar essa informação e te falo.

  • David 29/07/2014 18:52

    Claiton Reis
    Amigo desculpa a insistencia, mas vejo isso em varios catalogos das fornecedoras e vejo motores de teoricamente "linhas curtas" fazendo cada linha longa!! Então depende qual a distancia aproximada indicada pelo fabricante!! Mas sem zebra, desculpa o incomodo!! Valeu fera!!

  • Claiton 29/07/2014 20:43

    David Simão Soares
    É que a fabricate diz uma coisa, mas, as empresas fazem outra, rs. É assim mesmo, rs.

  • David 29/07/2014 21:13

    Claiton Reis
    Pois é um exemplo 0500 R novo horizonte de SPO para linhas da Bahia!! E ja até dianteiros nessa linha!! Assim tbm dianteiros em linhas da Unida Mansur!! Por isso queria saber qual é a distancia pra esse curta distancia!!!

  • Leonardo Bruno 30/07/2014 05:02

    Ricardo Cruz
    David Simão Soares
    Claiton Reis
    Todos os amigos sempre com boas informações! Mas, mediante tudo isso, dá para se perceber que a Mercedes-Benz é a que no geral, como um todo, a que possui um melhor custo-benefício para os frotistas. Não que a Scania e a Volvo não o tenham! Pois considero que sejam produtos mais duráveis que os da Mercedes-Benz em termos de ônibus e eu acho que em determinadas ocasiões, acaba compensando mais ter Scania e Volvo na frota do que MB, só que o preço final é quem vai ser o fator determinante da coisa, independente da durabilidade ou não do produto...

  • Leonardo Bruno 30/07/2014 05:04

    Claiton Reis
    Estou para te perguntar isso há algum tempo, se já perguntei, me desculpe, rsrs... Mas, você é mecânico, trabalha na área ou é apenas um estudioso mesmo do assunto ? Pois suas informações são sempre com um bom nível de embasamento no assunto, sem desmerecer o debate de alto nível dos outros amigos também!

    Abraço!

  • David 30/07/2014 12:45

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Fera eu não qual é o milagre da MBB!! Mas muitos dizem que eles duram muito e que aguentam muitos trancos e mal usos dos "bons motoristas" e dizem que scania é otimo confortavel mas tem que saber trabalhar com eles!! Tanto que ouvi dizer que um dos DDs da Passaro Verde travou e não sai do lugar, pq algum talento erro tanta operação que a central que o controla travou td!! BEM OUVI DIZER, não sei se é verdade!!!

  • David 30/07/2014 12:48

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Agora so uma prova de durabilidade é incrivel o tanto de 1113, 1313 e as outras versões semelhantes destes caminhoes ainda exitentes na rua, esse talento é igual a fusca sempre tem um!! Então parece ter um milagre ali!! Mas ainda vou descobrir!!!

  • Leonardo Bruno 30/07/2014 13:04

    David Simão Soares
    Sim! A era LPO ao meu ver é a mais resistente da marca! LPO-1113 e OF-1313 e OF-1113 são sensacionais, aguentam até dizer chega, são meus dianteiros preferidos da MB... Muito melhores do que qualquer coisa da atualidade eletrônica que dão pau à toa por qualquer coisa! Até no OF-1620 a MB fez relativamente um bom trabalho, e olha que não gosto de dianteiros, hein ?

  • David 30/07/2014 14:15

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Eu tbm não mano, e nem sou muito fã da Estrelinha!! Mas tenho que reconhecer! Ela é fera nas vendas!!! Eu ainda vou desvendar!!! E olha que esses caminhoes citados existem em varias prefeituras e empresas!! Que vc sabe como é operado né!! fera acho que nem se por fogo o talento acaba!!rsrsrsrsrs... Valeu fera!! Vamos continuar analisando qualquer nova informação te informo!!

  • Claiton 31/07/2014 01:35

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Eu não sei se posso ser chamado de "estudioso", pois tenho muito o que aprender ainda, mas eu procuro me informar, ouvir, ler, pesquisar, perguntar, fuçar pra poder ter algum conhecimento sobre o assunto, rs.

    Com relação à durabilidade, isso tbm é relativo e depende do tratamento que a empresa dá a seus veículos. Na Andorinha mesmo, tem vários O-400 com mais de 1,7 milhão km rodados sem problemas. Da mesma forma, já teve B-58 na Camurujipe aqui na Bahia, com 1 milhão de km rodados tbm sem problemas e foi inclusive matéria da Eu Rodo na época.

    Quanto aos LPO e OF antigos, não tem nem como comparar com os atuais OF. Os OF de hj são muito mais eficientes que os antigos. É o mesmo que comparar o PT-550 com o iPhone, rs.

    Eu li a reportagem de um OF-1417 da Costa Sul Transporte e Turismo com 1 milhão de km rodados. Depois dessa quilometragem, ele foi aberto pra reparos e rodou mais 350 mil km e só aí teve o motor trocado.

    Já que vc citou o OF-1620, ele tbm tinha suas qualidades e seus defeitos, assim como o atual OF-1721, porém, com menos barulho e menos poluição, rs.

  • Leonardo Bruno 31/07/2014 01:55

    Claiton Reis
    Ah sim! Os chassis atuais são mais eficientes e possuem bem mais potência, fato! Mas vejo que os LPO tem uma durabilidade fora de série que em muitos casos vem a superar um OF-1722 ou um OF-1721 Euro 5, mesmo que os LPO andem menos e poluam mais... Há este grande exemplo que roda até hoje em Paraíba do Sul e Paty do Alferes, encarando estradas de terra e bem esburacadas, rs... http://onibusbrasil.com/foto/2587299/

    Mas carro rodoviário é diferente de carro urbano, né ? rsrsrs! No geral, as empresas rodoviárias dão mais atenção a sua frota do que as urbanas onde em muitas cidades grandes rodam inclusive urbanos literalmente caindo aos pedaços!

    E puxa, logo um OF-1417 né ? Eu já tinha lido a respeito dessa matéria, ao meu ver, foi a pior coisa que a Mercedes-Benz já fabricou, putz, chassi ruim que dá dó em todos os quesitos, nem sair do lugar essa coisa sai, é duro, barulhento, desconfortável, enfim...

    Já o OF-1620 acho que também é pau para toda obra, esse é difícil de dar problemas, hehe! Mas ele era bem barulhento mesmo, no entanto, era ronco de verdade, kkk!

    Eu também procuro me informar sobre tudo relativo a chassis, motores, carrocerias e etc, são muitas informações que até se acha pela net mesmo, basta saber onde procurar!

    David Simão Soares
    Cara, eu até gosto da Mercedes-Benz sim, pois sem ela, não estaríamos debatendo neste saudável hobby, rsrsrs! Só que por mais exemplos já mostrados e tudo mais, não consigo achá-la melhor que Scania e Volvo, eu até hoje não andei em um Mercedes-Benz que realmente tivesse andado de verdade, com maciez e desenvoltura, eu sinto os seus motores meio "travados", não sei, eles não desenvolvem com tanta facilidade com que a Volvo e Scania o fazem, são chassis mais soltos, que desenvolvem com mais tranquilidade, sem se preocupar em fazer muita força nem nada disso, já a MB, vejo que tem que se extrair o máximo do chassi para que ande de verdade, e que mesmo assim, ainda não tive o tal prazer com a marca, infelizmente...

  • Claiton 31/07/2014 02:19

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Mas cada caso é um caso. Antigamente, os órgãos gestores não determnavam a idade máxima da frota, então, as empresas rodavam com o carro até o talo. Atualmente, as empresas renovam mais constantemente não pq os carros não duram, mas por exigência das prefeituras.

    Esse LPO aí tá rodando, pq é o que a empresa tem e a prefeitura deixa e não pq ele é super mega hiper robusto. E só pra vc ter uma idéia, na época dos LPO, não era raro acidentes causados por quebra da barra de direção.

    Quanto ao OF-1417, pra vc ver que é mais implicância nossa que por ele ser ruim. Eu tbm não gostava dele, mas, ele inaugurou a era eletrônica no segmento de ônibus. E apesar de ter um motor pequeno, era mais forte que a última série dos OF-1318 e com maior capacidade de carga.

    Se vc tivesse andado de REX e Bomfim aqui na Bahia, vc já teria revisto seus conceitos, rs. E outra, as vezes a peça que fica entre o volante e o banco é que faz o carro ficar travado.

    Certa vez eu andei num 17.230 EOD que passei raiva tamanho era a lerdeza. Essa semana, andei de 1721 que foi muito mais rápido e nem parecia que ele tinha "só" 208 cv.

  • Leonardo Bruno 31/07/2014 02:53

    Claiton Reis
    Engraçado que todos (sem exceção) os OF-1417 que andei até hoje foram horrorosos, horríveis mesmo! Já andei de OH-1417 que se saíram melhores que os OF semelhantes, rs...

    Mas esses LPO rodam em estradas de terra, onde não sei se um OF-1721 da geração atual aguentaria o tranco não, rs... E a empresa possui ônibus bem mais novos do que este! Mas entendo que os LPO no passado possam ter dado muita dor de cabeça...

    Já andei de 17-230 por aqui que andou bem a beça, porém, já peguei uns lerdos e bem parametrizados também...

    Pois é, tudo depende do motorista também, kkkkkkkkkk! Ou então das empresas parametrizarem os seus carros, só que sei lá, no OF-1417 tem muito perdão não, tenho uma raiva imensa desse chassi, kkkkkkkkkkkkkkkk!

  • Claiton 31/07/2014 11:24

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    O OF-1417 quando novo dava até pra suportar, mas, depois de velhos, eram horríveis, barulhentos e com aquele ronco estridente de limalha de ferro solta dentro do motor.

    Se vc comparar o PBT do LPO com o dos atuais OF, vc vai perceber que os atuais OF são bem mais robustos, pois suportam mais peso que os antigos LPO. E pra suportar mais peso, precisam ter embreagem, câmbio, freios, diferencial, longarinas, eixos e suspensão mais reforçados, mais robustos e dimensionados para o maior peso que eles transportam.

  • Leonardo Bruno 31/07/2014 14:03

    Claiton Reis
    Pôxa, nem novos os OF-1417 prestavam ao meu ver, kkkkkkkkkk! Tenho um trauma terrível desse chassi, eu via os motoristas acelerando e nada de ele sair do lugar, rsrs! Velhos então, deus me livre...

    Mas também, devemos lembrar uma coisa, na época que os LPO surgiram, não tínhamos essa quantidade absurda de passageiros nos ônibus como há hoje em dia, por isso que de uma certa forma, os novos OF's tem por obrigação serem mais robustos! Mas, você tocou em um ponto interessante, freios... é outra coisa que vem decaindo na Mercedes-Benz, vejo os motoristas sofrerem para frear os novos OF-1721 até pararem por definitivo, já não vejo tanto isso no B270F e na Scania em geral, em se tratando de dianteiros, até mesmo os freios do 17-230 que também eram ruins, melhoraram bem...

  • Leonardo Bruno 31/07/2014 14:04

    Claiton Reis
    Ao meu ver, os chassis com motor dianteiro mas redondos da atualidade, são os B270F mais novos e os 17-230 já com a gestão da MAN...

  • Ricardo 01/08/2014 01:56

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    A única coisa boa do OF1721 é o câmbio, com as trocas curtas e rápidas. Graças a ele o motorista consegue manter um giro do motor. No mais tudo é ruim, o barulho do motor, a péssima suspensão, e pouca força em subidas.

    Já o LPO tinha os freios muito ruins, e era extremamente barulhento, o chassis batia demais na carroceria. É um projeto muito antigo, o monobloco era muito melhor que ele.

    Já os atuais dianteiros, depende muito de como é usado para aferir durabilidade. Aqui em Osasco o 17-230 da Urubupungá dão mais problemas que o OF1722-OF1721, mesmo sendo usados nas mesmas linhas, e no mesmo trajeto.

    O Volvo B270F é igual ao VW 17-230, só é um pouco mais potente, mas ambos são duas batedeiras. rs.

    E sei que as empresas compram dianteiros por causa do menor custo, mas andando nos ônibus modernos de SP, não tem salvação, os dianteiros são todos umas porcarias. Quem acha um dianteiro um bom modelo, é porque nunca andou num ônibus urbano de verdade!

  • Leonardo Bruno 01/08/2014 02:28

    Ricardo Cruz
    Eu sei disso! Pois eu detesto motor dianteiro, gosto de alguns pouquíssimos, mas no geral, prefiro motor traseiro e central! Eu adoro andar nos ônibus de SP, com certeza são muito melhores que os daqui!

  • Claiton 01/08/2014 02:55

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Que nada Leonardo, a quantidade de passageiros era proporcional. Não era raro vermos os LPO e OF antigos andando tortos pendendo para o lado mais cheio, coisa que nao ocorre hoje em dia, pq os chassis cabritos mais novos tem batentes de borracha que não deixa entortarem.

    Com elação aos freios do 1721 atual não vejo isso aqui não, acho até que melhorou em relação ao 1722.

    Chassi mais redondo o B-270 F?. Rsrsrsrsrs...nem te conto, rsrsrs. O 17.230 OD manteve o bom desempenho do EOD e com uma suspensão mais acertada.


    Ricardo Cruz
    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Nem tanto, o barulho do motor melhorou em comparação com o 1722, tá mais baixo e menos tró-tró-tró. A suspensão tbm está bem melhor que a do 1722 e do 17.230 EOD, agora falta força na subida realmente e percebe-se isso quando está cheio. Com lotação completa não, ele até anda razoavelmente bem.

    Acredito que com esse novo eixo traseiro com ABS, que eles está musando, por ser mais leve, ele melhore um pouco o desempenho.

  • David 01/08/2014 11:12

    Claiton Reis
    Concordo com vc sobre a comparação dos LPO com os comtemporaneos, mas a questão é a durabilidade e quantidade principalmente no quesitão carga(caminhões) que ainda existem!!! Mas como eu digo chassi dianteiro pra mim é somente urbano e linha via terra!!! E no urbano olha la se não puder um traseiro!!! Agora na minha opinião VW pra carga(caminhões) show!! Mas pra onibus sei la, esses sim muitos travados!! Não sei o que a Volvo modificou no VW, mas o chassi que vende!!! E vendo alguns aqui parece que são bons mesmo!!! Me ajudem se eu estiver falando besteira!!

  • Leonardo Bruno 02/08/2014 04:10

    Claiton Reis
    Seria então manutenções diferentes ? Pois os OF-1721 aqui no Rio de Janeiro sofrem para parar, os motoristas tem que pisar diversas vezes no freio para o carro parar completamente, rsrs! Em quase todos de várias empresas diferentes vejo isso!

    Os B270F que ando por aqui são normais e andam bem de boa, rs! O problema fica por conta da suspensão mesmo que é muito dura, mas de resto, ele vai tranquilamente e freia muito bem, hehe! Hoje mesmo andei em um que cumpriu seu papel normalmente! Mas é fato que a Volkswagen acertou bem o seu 17-230 atual, ele está bem de boa mesmo... não posso falar sobre o 17-260 EOD, pois não andei ainda, rs...

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
Canon
Modelo da Câmera Fotográfica
Canon PowerShot SX160 IS
Tempo de Exposição
1/1250
ISO
100
Valor da Velocidade do Obturador
329/32
Valor de Abertura
149/32
Valor Máximo de Abertura
139/32
Abertura (fnumber)
50/10

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 11401 que se encontra na identidade visual da empresa UTIL - União Transporte Interestadual de Luxo, de Juiz de Fora, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Paradiso G7 1800 DD, fabricada pela encarroçadora Marcopolo. O chassi é um O-500RSD BlueTec 5, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por Victor Schanuel, em 25/07/2014 e consta como tendo sido registrada em 24/07/2014, na localidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Referência Bibliográfica

SCHANUEL, V. UTIL - União Transporte Interestadual de Luxo 11401 em Juiz de Fora por Victor Schanuel - ID:2667883. Ônibus Brasil, 2014. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/victorschanuel/2667883> Acesso em: 24 abr 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
UTIL - União Transporte Interestadual de Luxo Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
Numeração:
11401
Placa:
XXX0000
Carroceria:
Marcopolo
Paradiso G7 1800 DD
Chassi:
Mercedes-Benz
O-500RSD BlueTec 5
Local:
Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
Data:
24/07/2014 13:18:36
Autor:
Victor Schanuel
Publicação:
25/07/2014 20:11