Ônibus “Expresso Mauá” começam a circular com novas cores

Por , em 16 de março de 2017.

Veículos não ostentam o vermelho na parte dianteira, que continua no resto da frota.

Ônibus com nova padronização dedicada a linhas do “Expresso”. Foto: Roberto Mourão/PMM.

Ônibus com nova padronização dedicada a linhas do “Expresso”. Foto: Roberto Mourão/PMM.

Mauá, na Grande São Paulo, a partir dessa quarta-feira, 8 de março de 2017, passa a contar com dois tipos de pintura de ônibus municipais, mas a empresa continua uma só: a Suzantur.

Na manhã de hoje, o prefeito Atila Jacomussi (PSB) inaugurou três linhas “Expresso Mauá”, serviços semi-expressos de ônibus, com cores diferentes, que fazem menos paradas nos pontos, com o objetivo de tornar as viagens mais rápidas. Em alguns casos, a redução do tempo pode ser de 30 minutos, segundo a prefeitura.

As linhas são:

021 Vila Assis, Sertãozinho e Vila Carlina: os ônibus partem do terminal com paradas nos pontos com maior movimentação, perto das fábricas e indústrias.

040 Jardim Guapituba, Jardim Primavera e Vila Mercedes: ligam esses bairros até o Terminal Central com menos paradas. Entre os pontos atendidos estão: Estação Guapituba da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o Hospital Santa Helena, a Vara da Justiça Federal, o supermercado Coop e a Associação da Vila Mercedes e Adjacências que abriga o campo distrital e a nova Fábrica de Artes.

080 Zaíra-Centro: sai do Terminal Zaíra e segue sem paradas até o Terminal Central.

Segundo a Prefeitura, “os expressos circularão de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h, horário de maior circulação. As linhas expressas 080 e 021 sairão do mesmo ponto em que atualmente saem as linhas circulares. O morador poderá optar por uma ou outra na hora do embarque. As linhas mais rápidas terão o aviso ‘Expresso’ no letreiro”.

Também foi inaugurado o wi-fi nos ônibus do sistema, que será implantado gradativamente. O que também chamou atenção é que os três ônibus que serão disponibilizados para os serviços “Expresso Mauá” estão com novas cores. O desenho continua semelhante ao padrão da empresa Suzantur, mas, no lugar do vermelho na parte da frente, os veículos receberam adesivos amarelos e, nas laterais, a inscrição “Expresso Mauá”. Os ônibus também já contam com o logotipo da nova administração. A traseira continua vermelha.

As cores vermelha e branca nos ônibus de Mauá foram criadas durante a gestão do petista Donisete Braga, que não conseguiu se reeleger. Os veículos de outras linhas, por enquanto, continuam com o padrão anterior. Os três ônibus amarelos e branco, com detalhes azuis, que foram apresentados nessa quarta-feira, estão no sistema de Mauá desde o ano passado e são do modelo carroceria AMD Álamo (midibus), chassi Volkswagen 15.190 Euro V.

Apesar de ser adesivação, a mudança dificulta remanejamento de frota caso haja necessidade de os veículos serem aproveitados em outras linhas. Segundo a administração, as cores são para ajudar os passageiros na identificação das linhas semiexpressas. A Prefeitura ainda acrescentou que, ao todo, pretende implantar 10 linhas expressas para atender as demandas de toda a cidade.

Esta publicação foi catalogada na categoria de