Temer anuncia crédito de R$ 3 bi para renovação de frota nacional de ônibus

Por , em 13 de dezembro de 2016.

Linha deve renovar 15% dos veículos utilizados no transporte público.

Inicialmente, só modelos urbanos serão contemplados. Foto: Adamo Bazani.

Inicialmente, só modelos urbanos serão contemplados. Foto: Adamo Bazani.

O presidente Michel Temer anuncia a criação de uma linha de crédito de R$ 3 bilhões para renovação da frota de ônibus urbanos e metropolitanos em todo o país. A informação foi repassada ao Diário do Transporte por representantes de montadoras.

De acordo com a proposta inicial, a linha deve utilizar recursos do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Trata-se do Programa de Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo Urbano – Refrota. O financiamento começa já em 2017, e será uma linha do Programa Pró-Transporte.

Com os valores, será possível renovar até 15% dos ônibus hoje utilizados para o transporte público. O pacote não incluiria, no primeiro momento, ônibus rodoviários. Devem ser trocados 10 mil ônibus.

Além de auxiliar as empresas de ônibus, um dos objetivos também é permitir com que montadoras e encarroçadoras de ônibus consigam números maiores de vendas e produção.

Em três anos, a queda no setor soma quase 70%. Somente de janeiro a novembro deste ano, os licenciamentos de ônibus caíram 32,3%, de acordo com a Anfavea. Relembre.

O crédito deve ser liberado pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – e operado por instituições privadas.

Esta publicação foi catalogada na categoria de